Ver Versão Completa : Problema na aceleração Pajero Sport AT/Diesel.
Giovanni-BA
17/08/2015, 18:58
Pessoal éo seguinte: eu tenho uma Pajero Sport AT/Diesel que há alguns dias está com o seguinte problema: Quando eu estou andando normal do nada ela desacelera bruscamente tipo que a turbina ou intercooler (não sei) da uma segurada no ar e desacelera o carro de uma hora pra outra tipo um vacúo segurando a aceleração e em questão de segundo volta a andar normal novamente.
O que será isso? Será que alguém aqui já passou por isso?
Quem souber o que pode ser me ajude por favor, não sei o que fazer.
Obrigado!
Giovanni, você é de Salvador?
Walter da Camper
18/08/2015, 18:02
Como está o filtro de diesel?
Pessoal éo seguinte: eu tenho uma Pajero Sport AT/Diesel que há alguns dias está com o seguinte problema: Quando eu estou andando normal do nada ela desacelera bruscamente tipo que a turbina ou intercooler (não sei) da uma segurada no ar e desacelera o carro de uma hora pra outra tipo um vacúo segurando a aceleração e em questão de segundo volta a andar normal novamente.
O que será isso? Será que alguém aqui já passou por isso?
Quem souber o que pode ser me ajude por favor, não sei o que fazer.
Obrigado!
SergioMedeiros
18/08/2015, 18:06
Descarboniza turbina. Quando ela começa a falhar e não enviar ar suficiente a central corta a injeção para poupar o motor. Situações momentaneas mas que vão piorando a longo prazo.
Giovanni-BA
18/08/2015, 18:54
Giovanni, você é de Salvador?
Sim Jonga, sou de Salvador amigo.
Você também é daqui?
Giovanni-BA
18/08/2015, 18:55
Como está o filtro de diesel?
Boa pergunta amigo, vou dar uma olhada, acho que já está na hora de trocar, juntamente com o filtro de ar e oléo do motor.
Abçs!
Giovanni-BA
18/08/2015, 19:00
Descarboniza turbina. Quando ela começa a falhar e não enviar ar suficiente a central corta a injeção para poupar o motor. Situações momentaneas mas que vão piorando a longo prazo.
Você me deu uma boa dica vou fazer a descarbonização da turbina.
Aproveitando como mencionou "ar suficiente" aproveitei e fui ver o intercooler, e para meu espanto!!!:shock: o mesmo não está disparando a ventoinha que fica abaixo dele acoplada. Sei que têm um sensor também nele, será que é o sensor ou o motor da ventoinha foi embora? Sei que precisa esquentar um pouco para sensor funcionar, mas esquentou o motor e ela nada!!! Será que é só com o carro em movimento para a mesma funcionar? Alguém sabe me dizer? Socorro!!!!
Sou sim, temos um grupo de whatsapp só de pajero Sport, se quiser, manda seu cel em PVT que eu te adiciono e a gente tenta ajudar. Abs
Walter da Camper
19/08/2015, 17:14
Particularmente, sou contra a migração do forum para o WhatsApp, porque lá tudo é muito instantâneo e restrito aos participantes. Aqui as informações úteis ficam gravadas e acessíveis a qualquer um que fizer uma pesquisa no Google.
É apenas minha opinião, mas sei que novamente serei voto vencido, pois a modernidade é inevitável, embora nem sempre seja benéfica.
Abraços e vamos em frente.
Giovanni-BA
19/08/2015, 17:43
Sou sim, temos um grupo de whatsapp só de pajero Sport, se quiser, manda seu cel em PVT que eu te adiciono e a gente tenta ajudar. Abs
Pode add a[i no grupo 71 92662508
Abs
ronaldo est
19/08/2015, 23:40
Particularmente, sou contra a migração do forum para o WhatsApp, porque lá tudo é muito instantâneo e restrito aos participantes. Aqui as informações úteis ficam gravadas e acessíveis a qualquer um que fizer uma pesquisa no Google.
É apenas minha opinião, mas sei que novamente serei voto vencido, pois a modernidade é inevitável, embora nem sempre seja benéfica.
Concordo com você,Walter.
A informação no WhatsApp é volátil e não é divulgada nem aberta a todos.Eu acho que perde o sentido do princípio de um forum ,onde a informação fica registrada e aberta a todos os seus membros.
Eu,por exemplo, estou morando em uma chácara que não chega o sinal de celular,minha internet é via rádio,e trabalho em casa,logo não fico com o celular no bolso o dia todo(ele não pega),só quando saio de casa.Nem imagino o que se passa no grupo das Pajeros GLS-B(como a minha)no Whats e frequento diariamente o forum atrás de novas informações.Não é a mesma Mídia,Não serve aos mesmos fins.
Abçs,
Ronaldo.
Pessoal, esse grupo do whatsapp foi criado pela comunidade da Pajero Sport no face, e pelo menos pra mim tem sido de grande valia, pois algumas questões que eu procurei ajuda aqui no fórum não tive resposta, e a mesma no grupo num debate conseguimos uma solução. Enfim, se conseguirmos uma solução para ajudar o parceiro, postamos aqui! Acho que só engrandecerá o fórum. Abs
Bom dia galera do fórum, sou novo aqui, não dirijo ainda, pois tenho 15 anos, mais conheço muito sobre carros devido ao meu pai. Atualmente conheço mais que ele, porém vamos a seguinte questão: como no título, meu pai tem uma Pajero Sport 2.5 Diesel A/T, e quando viajamos, ele para realizar ultrapassagens pisa tudo no acelerador (fazendo com que o carro engate uma 3 marcha, pois o cambio dele tem apenas 4 marchas, porém quando ele faz isto, o carro demora uns 4 segundo para jogar a 3 marcha e mantendo o pedal do acelerador totalmente pressionado o carro vai até 4500 rpm e faz a troca para a 4 marcha) ou então, antes de ultrapassar ele desliga o OD(over drive) fazendo com que o carro já esteja em 3 marcha e assim sendo, se ele continuar com o OD desligado e pisar tudo o carro chega até o seu corte de giro que se dá em 5500 rpm.Mais ai está a questão, porque que o carro demora uns 4 segundos para engatar a 3 marcha sendo um cambio automático bom (Mitsubishi) e só vai até 4500 rpm, sendo essas condições normais (pista reta, carro cheio ou não e manopla de cambio na posição D (Drive)?
Walter da Camper
24/08/2015, 10:50
Pelo que me lembro, na minha era praticamente instantânea a redução para terceira quando o acelerador batia no máximo (o que os gringos chamam de kick-down).
Esse atraso pode ser devido à regulagem daquele cabo que fica sobre a bomba injetora e vai para o câmbio. Cuidado, porque alterando essa regulagem altera o momento da mudança de todas as marchas (antecipa ou retarda). Mas vale à pena ir fazendo pequenos ajustes e experimentando o comportamento.
Bom dia galera do fórum, sou novo aqui, não dirijo ainda, pois tenho 15 anos, mais conheço muito sobre carros devido ao meu pai. Atualmente conheço mais que ele, porém vamos a seguinte questão: como no título, meu pai tem uma Pajero Sport 2.5 Diesel A/T, e quando viajamos, ele para realizar ultrapassagens pisa tudo no acelerador (fazendo com que o carro engate uma 3 marcha, pois o cambio dele tem apenas 4 marchas, porém quando ele faz isto, o carro demora uns 4 segundo para jogar a 3 marcha e mantendo o pedal do acelerador totalmente pressionado o carro vai até 4500 rpm e faz a troca para a 4 marcha) ou então, antes de ultrapassar ele desliga o OD(over drive) fazendo com que o carro já esteja em 3 marcha e assim sendo, se ele continuar com o OD desligado e pisar tudo o carro chega até o seu corte de giro que se dá em 5500 rpm.Mais ai está a questão, porque que o carro demora uns 4 segundos para engatar a 3 marcha sendo um cambio automático bom (Mitsubishi) e só vai até 4500 rpm, sendo essas condições normais (pista reta, carro cheio ou não e manopla de cambio na posição D (Drive)?
Walter da Camper
24/08/2015, 10:58
Talvez esse gráfico ajude.
http://i885.photobucket.com/albums/ac52/richrussell2/shiftpattern.jpg
A minha responde melhor se eu apertar 90% do acelerador, se eu apertar 100% demora mais pra responder.
SergioMedeiros
24/08/2015, 15:59
Só uma observação Walter, o kick-down se dá com um botão no final do curso do acelerador, quando pisamos fundo e sentimos o clique do botão. Em carros como os Audi dá pra sentir o pressionar desse botão. Ele faz o carro entrar no modo esportivo, mesmo o cambio estando no modo normal, consequentemente subindo o giro até seu corte.
No caso as Mit, ela sobe o giro por simples calculo de posição do pedal, giro e velocidade. Por esse motivo que a mudança é mais lenta que em carros com o botão no final de curso do acelerador.
Abs
Galera, eu agradeço o comentário de vocês, muito obrigado!
Mais agora estou na "M" de verdade! Eu comentei que meu pai anda bem com a pajero, mais hoje mesmo, eu fui pescar com ele (ele não tava correndo, pois estava de noite) ao amanhecer do dia, quando ele estava a 100km/h começou a fazer muita fumaça branca(horrível) paramos o carro e ao abrir o capo, a parte de cima do motor estava tudo lambuzado de óleo a em volta da tampa no meio do motor, chamamos um guincho e chegamos a concessionária. Lá o carro foi ligado novamente (porém com muita fumaça ainda) e os mecânicos disseram que um Pistão furou! Pode ser possível isso? Quanto custaria para arrumar nesse caso?
Walter da Camper
25/08/2015, 12:19
Deram esse diagnóstico sem tirar o cabeçote?
Além de pistão furado pode ser anel quebrado. Pistão fura geralmente por defeito no bico injetor que manda excesso de diesel, mas nesse caso teria que fazer fumaça preta antes de furar.
Em qualquer caso, a extensão do dano pode ir desde a simples troca do pistão até a retífica completa.
Escolha um oficina bem recomendada e mande tirar o cabeçote para um diagnóstico confiável.
A propósito, qual a KM desse carro?
Bom dia amigo, meu pai comprou o carro há 1 ano e 2 meses atrás. Ele estava com 150mil (é 2007)
Antes de minha família viajar ano passado nas ferias, meu pai realizou troca de óleo na empresa HC Veículos Concessionaria Mitsubishi Campo Grande-MS. No mesmo dia o carro esquentou o motor e teve de trocar cabeçote junta e outras peças(muitas, cerca de 2 messes na concessionária).o carro quando teve esse problema tava com 154 mil, e agora ta com 158 mil e teve esse problema hoje, infelizmente a Mitsubishi que refez a parte de cima do motor da pajero deixa a desejar quando diz que tudo está perfeitamente bom. Walter, essa pajero da problema muito fácil, para ter uma ideia, ela da problema a cada 3 semanas ou 1 mês. Não sei mais o que fazer, visto que tudo o que já foi feito nela está na casa dos 10 mil reais.
Edimar_Oliveira
28/08/2015, 14:15
Giovani, desculpe a pergunta, mas prá mim, pelas suas linhas, acaba sendo inevitável: você não faz manutenção preventiva na sua? Itens como o filtro de diesel é inspecionado com frequência nas revisões - não me refiro a revisão de concessionária, por que prá mim não é confiável. Falo de manutenções preventivas de 10/10 mil km.
Sérgio, o que é esta "descarbonização de turbina"? Não conheço nada mais avançado de mecânica, apenas o "básico", e estou engatinhando na diesel, mas tenho muita confiança no meu mecânico, que entende bem do assunto. Todavia, na primeira preventiva geral que dei na minha, após comprar, não foi comentado sobre isso, embora a viatura esteja "redondinha".
Abraços,
SergioMedeiros
28/08/2015, 15:26
Edimar, descarbonizar a turbina nada mais é que desmontá-la para uma boa limpeza. Com o tempo o mesmo Diesel não queimado (fuligem) que vai grudando no escapamento, também acumula no caracol quente da turbina, assim como o caracol frio acaba melando muito de óleo. Isso com o tempo prejudica o desempenho da mesma, fazendo ela trabalhar mais pesada, não gerando compressão suficiente no coletor. Esse é um efeito dominó, pois menos ar na admissão significa mistura mais pobre, baixo desempenho e consequentemente mais fuligem no escape.
A cada 50.000Km é bom fazer a sua descarbonização, pois turbina suja pode ser motivo até de aquecimento da viatura.
Abs
Edimar_Oliveira
28/08/2015, 15:31
Ah! Ok, entendi ...
Abraços,
savio3091
11/01/2017, 23:04
ola se puder add no grupo 85 996708325
pedrocuba
12/01/2017, 00:43
assino embaixo
além da inconveniencia de ter várias mensagens que você pode não estar interessado em ler naquele momento. Forum vc entra quando está querendo se dedicar à trocar experiencias da sua viatura.
uma pena que não enxerguem isso e todos migrem para o whatsapp
a unica vantagem que vejo mesmo é poder mandar videos e fotos em tempo real. Mas eh pura preguiça mesmo. No forum dá pra fazer do mesmo jeito (só postar o video no youtube direto e colocar o link)
guhparras
06/03/2017, 19:44
Amigo.. vcs ainda tem o grupo de whatsapp das pajero sport?
poderia me adicionar?
19 99136-1536
E ae galera,
minha pajero sport 2.5 at, demora muito para trocar as marchas no cambio at... noto que pa depois de atingir 66km a terceira marcha.. tem como eu reduzir isso ? parece que to sempre forcando ela.. Agradeco ajuda dos colegas do fórum.
Edimar_Oliveira
24/11/2017, 08:59
Prezado, com a minha acontece, muito raramente, algo parecido. Mas embora eu não saiba a explicação, já aprendi como resolver ... Ela está em segunda ou terceira e não troca para a marcha acima; então eu ligo e desligo o botão do overdrive e na mesma hora ela troca a marcha. Verifica se com você não está acontecendo a mesma coisa ...
RCARDEAL
24/11/2017, 11:14
Bom dia galera, me chamo reinaldo, acabei de criar minha conta, mas já acompanhava o site a muito tempo, recentemente comprei minha primeira 4x4, uma pajero sport 2.5, tanto que para isso consultei o site diversas vezes para finalizar a compra, valeu gente:)
Sim Edimar, já fiz isso e funciona.. mas eu fico meio preocupado em mexer no cambio at.. inclusive eu tento dirigir mais com o botao overdriveroff (clicado) Pois eu acredito que força menos.. Eu acho que ela precisava de um pouco mais de torque, já cogitei em chipar.. mas até hoje não encontrei uma oficina ou produto que tivesse confiança.
("forçar menos a caixa" por isso uso overdriveoff na cidade onde diariamente preciso subir morros,..) Mas na estrada pro litoral eu ligo o od e a fica uma maravilha,. 110km giro a 2000rpm.
Edimar_Oliveira
28/11/2017, 12:16
Até onde sei, este motor não tem como chipar, está no "limite" ...
Walter da Camper
28/11/2017, 17:55
Já li algo no forum sobre reprogramação/chipagem para a L200 que tem o mesmo motor da Sport.
Possível certamente é, mas não é prudente.
Após vários anos discutindo e analisando no forum chegou-se à conclusão de que o motor 4d56 e seu sistema de refrigeração não tem a margem de segurança necessária para suportar uma elevação de potência acima do que já foi feito pela Souza Ramos nos últimos modelos.
Obviamente, se a intenção for "ter para não usar", ou seja, respeitar os limites do carro e só usar a potência extra por curtos períodos em situações de real necessidade (ultrapassagens) é pouco provável que haja comprometimento da vida útil.
Até onde sei, este motor não tem como chipar, está no "limite" ...
tem tal de sprint booster que dizem que ajuda muito tirando o leg do acelerador eletrico.. talvez ja seja suficiente para melhorar a dirigibilidade ! Problema é os valores altos.. talvez não compensa.. enfim,.... gosto muito dessa camionete ! Mas vou aguardar um tempo.. abraços pra todos.
tb sou contra WtsApp grupos ! kkk,
AQUI É RAIZ !
Walter da Camper
30/11/2017, 19:15
Isso sim parece ser uma boa. Booster de acelerador não altera a potencia final do motor, apenas melhora o tempo de resposta à aceleração. Mas o efeito psicológico faz o carro parecer um canhão, dando a impressão de aumento de potencia.
Nos motores eletrônicos a aceleração é suavizada propositalmente para reduzir emissões.
Eu tenho Eurobooster no Troller e realmente o efeito é muito bom.
A única coisa que eu não gostava quando tinha a Sport diesel automática era da demora na arrancada. Socava o pé e o carro só andava depois de 2 segundos. Chegava a ser perigoso tentar entrar numa avenida de grande fluxo após parar o carro saindo de uma via secundária.
Dica: pesquise frequentemente nos sites de venda (OLX e ML) e quando aparecer alguém vendendo um booster na sua região combine com o vendedor para fazer um teste no seu carro antes de comprar. Assim terá certeza se o benefício no seu motor semi-eletrônico é tão bom quanto nos motores common-rail.
tem tal de sprint booster que dizem que ajuda muito tirando o leg do acelerador eletrico.. talvez ja seja suficiente para melhorar a dirigibilidade ! Problema é os valores altos.. talvez não compensa.. enfim,.... gosto muito dessa camionete ! Mas vou aguardar um tempo.. abraços pra todos.
tb sou contra WtsApp grupos ! kkk,
AQUI É RAIZ !
Grande Walter, vou seguir a dica ! abração parceiro.
douglasdlc
08/12/2017, 18:29
Me adiciona no grupo Pajero Sport, por favor: 62 982777883.
eliasbosco
23/10/2019, 19:46
ola se puder add no grupo 85 996708325
Me add no grupo Pajero Sport por favor, meu cel 65981160610
Ssfernandes
03/02/2020, 16:49
Boa tarde, tenho uma Sport 2010, poderia add ao grupo 19 996274477, Sidney, Paulínia/SP
Anderson Morais santos
20/02/2021, 12:15
Olá galera. Eu TB gostaria de entrar no grupo de whats da Pajero sport. 11947315118
RAFA LAGO
14/02/2024, 00:06
Boa noite Pessoal!
Gostaria de uma ajuda de vcs,possuo uma Pajero Sport 2.5 AT e a mesma possui um defeito que não consegui solucionar.
Quando funciono ela cedo e vou sair de casa, eu a engato e a mesma fica sem força para sair, não da aceleração engatada, após alguns segundos ela funciona normalmente, não patina e não faz nenhum ruido.
Outro defeito que acredito está ligado é que se eu parar em um morro inglime as vezes ela apresenta o mesmo defeito tanto em L quanto em R ,porém se aciono a traçao ela sai normalmente.
Parece que ela está sem força nenhuma.
Alguém já teve algum problema pareciso?
Desde já agradeço a todos.