PDA

Ver Versão Completa : Abrir Bomba injetora Sportage tdi



cipriani
17/08/2015, 16:37
então galera, to com a minha spt a uns 4 meses estou gostando muito dela mesmo a unica coisa que peca nela, é o fato de ela ser "manca" em baixa rotação, até uns 1800 rpm ( quando voce sente que a turbina começa a pegar ) ela é bem fraca, ouvi falar que se abrir a bomba injetora um pouco a turbina começaria pegar mais cedo, então isso confere?
além de aumentar o consumo e fazer mais fumaça, tem algum ponto contra???
ex: aumentar a potencia em baixa vai modificar algo na alta?
e voltando ao assunto quanto girar o parafuso da BI?
devo aperta-lo, afrouxa-lo?
e quanto uma volta? meia volta? um quarto de volta?

valeu grato galera

mfdomingues
18/08/2015, 13:02
Cipriani, Boa tarde Não conheço muito (na verdade nada) de bomba injetora, contudo, passou pela minha cabeça essa possibilidade, "melhorar a turbina". Alertaram que além do aumento no consumo, alterar o ponto da turbina para melhorar a baixa poderá causar aquecimento na turbina, na verdade poderá causar um superaquecimento quando chegar na alta, uma vez que ela trabalhará "estrangulada" em alta. Um mecânico informou que viu o pessoal fazer isto e houve problemas de aquecimento e quebra do eixo. Também disse que pode ser realizado uma adaptação para melhorar o fluxo de óleo para a turbina, mas além de não ser garantido, sempre será uma adaptação, que estará associada há muitos fatores e que não foi projetada pelo fabricante. Não se esqueça que a turbina é um dos componentes que aquece muito nas SPTGS, sem contar que andar mais inevitavelmente requer mais arrefecimento, ou seja, radiador, válvula, tampa, gel viscoso, etc tudo em dia hein.

Abs e parabéns pela aquisição.

rDuran
25/08/2015, 23:56
então galera, to com a minha spt a uns 4 meses estou gostando muito dela mesmo a unica coisa que peca nela, é o fato de ela ser "manca" em baixa rotação, até uns 1800 rpm ( quando voce sente que a turbina começa a pegar ) ela é bem fraca, ouvi falar que se abrir a bomba injetora um pouco a turbina começaria pegar mais cedo, então isso confere?
além de aumentar o consumo e fazer mais fumaça, tem algum ponto contra???
ex: aumentar a potencia em baixa vai modificar algo na alta?
e voltando ao assunto quanto girar o parafuso da BI?
devo aperta-lo, afrouxa-lo?
e quanto uma volta? meia volta? um quarto de volta?

valeu grato galera

A minha está com a bomba aberta,
é facil você solta a porca (acho que 13) e gira o parafuso pra direta, gire 1/4 e experimente, a lenta vai subir um pouco a rotação. Nesse 1 pouco ja ficou bom pra mim, gasta mais (a diferença chega ser grande) e solta muita mais fumaça.

Sobre a turbina abrir antes, vai continuar mesmo, a unica opção que temos é colocar uma turbina menor 0,6 bar, que encheria antes, mas perderia força sendo que a original é 0,82bar

Alisson Wagemacher
27/08/2015, 13:33
Isso muito me interessa, me acostumei mal andando de MWM Sprint da F250 e da Silverado, hoje tenho uma Suburban Detroit diesel, e ontem quando fui subir uma rampa com a Sportage senti a falta de força.

Percebi que meu carro fuma MUITO quando acelero mais forte, é isso mesmo? se andar na boa não sai nada, mas se pisar, mesmo com a turbina trabalhando, nooossa é muita fumaça preta!