Ver Versão Completa : óleo 10w40 vs 150?
Bom dia pessoal, sempre usei na hilux 3.0 2010 o óleo que as ccs toyota recomendava 10w40 ( mobil), estou querendo substituir pelo delvac 15w50 mx, pois falam que é melhor, será que vale a pena?
sandro_ventania
17/08/2015, 19:43
Existe no manual uma tabela com o oleo indicado para cada clima segundo a região onde o carro anda.
Eu moro no Rio e pela tabela o 15W50 estaria mais adequado para o meu clima (temperatura média) que o 10W40 que uso (top turbo), mas continuo usando o topo turbo pela facilidade de encontrar e pelo custo x beneficio.
Esse Delvac é fácil de achar? Qual o valor?
Existe no manual uma tabela com o oleo indicado para cada clima segundo a região onde o carro anda. Eu moro no Rio e pela tabela o 15W50 estaria mais adequado para o meu clima (temperatura média) que o 10W40 que uso (top turbo), mas continuo usando o topo turbo pela facilidade de encontrar e pelo custo x beneficio. Esse Delvac é fácil de achar? Qual o valor? Em revendas de peças para caminhões acha fácil, o valor na Bahia ano passado era +- 180 o galão de 20L, o preço pode variar de acordo com a região.
Bom dia pessoal, sempre usei na hilux 3.0 2010 o óleo que as ccs toyota recomendava 10w40 ( mobil), estou querendo substituir pelo delvac 15w50 mx, pois falam que é melhor, será que vale a pena?
A concessionária Toyota aqui do norte do MT (Rodobens) trocou a especificação de óleo para motores diesel a 3 meses atrás e agora só usa 5w-30 :shock:
Abraços
Dinho_BH
18/08/2015, 13:32
A concessionária Toyota aqui do norte do MT (Rodobens) trocou a especificação de óleo para motores diesel a 3 meses atrás e agora só usa 5w-30 :shock:
Abraços
Jeisonk,
Passamos pelo mesmo com a Mitsubishi. O óleo que consta no manual é o Castrol 15w40 e, à partir de abril/14, todas as concessionárias do Brasil passaram a usar o Lubrax 10w30.
O detalhe é que não encontrei QUALQUER documento que indique os efeitos desta mudança do óleo a longo prazo. Nem na concessinária souberam informar.
Aparentemente a mudança foi por questões estritamente comerciais, sem levar em conta a saúde do nosso motor.
Abraços.
Floripage
22/08/2015, 00:17
Saudações,
Tambem me deparei com esse problema, fui na autorizada aqui de Floripa e a informação que obtive foi a seguinte:
Para as nossas japinhas, devemos usar o 15W40 e para as argentinas o 5W30 semi sintético.
Estou usando o 15W40 Delvac turbo, vou torcar já na proxima semana quando estará já com cinco mil km juntamente com o filtro. Creio que trocas com 5.000km serão de grande valia para a durabilidade de nossas máquinas maravilhosas, concordam?
Adquiri a minha agora recentemente(07/07/2015) com o odometro marcando 221.122km, mas estive pesquisando na Hai
e tive a triste notícia que ela passou por lá a última vez em 2005 com 165.000km, porem quando falei com o dono anterior, que não era esse que esteve em 2005 na autorizada, o mesmo me disse que quando a comprou em 2010 ela estava com 122.000, logo considerando que o dono de 2005 rodava 33.000km por ano, em 2010 teria que estar com 330.000km e estava com 122.000, então baixaram 220.000 creio. Somado aos 221.000 estaá agora com 360.000km. Não me apavoro não, o motor está excelente e tenho ouvido falar que chega à um milhão se bem cuidado. Tenho fé e logo tentarei ver se é possível ver a kilometragem real com escaner na central. |Inclusive essa é uma pergunta que deixo no ar, se alguem souber com certeza, agradeço.
Saudações à todos.
Paulo-Floripa.
Engels Kbça
24/08/2015, 09:13
Vou continuar usando o velho, bom, confiável e barato LUBRAX TOP TURBO 15W40, que foi o óleo especificado no projeto do motor. Já rodei mais de 376 mil Km com ele não será agora que vou trocar porque as ccs resolveram unificar seus estoques, para baixar seus custos.
calhiandro
24/08/2015, 09:45
Vou continuar usando o velho, bom, confiável e barato LUBRAX TOP TURBO 15W40, que foi o óleo especificado no projeto do motor. Já rodei mais de 376 mil Km com ele não será agora que vou trocar porque as ccs resolveram unificar seus estoques, para baixar seus custos.
Uso esse também as vezes rodo até 6000 kms antes de trocar e não baixa uma gota.
Engels Kbça
24/08/2015, 10:33
Uso esse também as vezes rodo até 6000 kms antes de trocar e não baixa uma gota.
:concordo:Troco tudo, filtro de óleo lubrificante, filtro de diesel, filtro de ar, óleo lubrificante, a cada 10 mil. Já mandei fazer analise do óleo com 10 mil km e ainda dava para rodar muito, mas 10 mil já está de bom tamanho. Com 6 mil é muito pouco, para um bom óleo.:semideia
sandro_ventania
24/08/2015, 23:31
Engels...como foi feito esse teste? Não foi aquele usando o polegar e indicador não né?:mrgreen:
Floripage
25/08/2015, 00:16
Engels,
Taí cara, a resposta que estava buscando de alguem experiente, pois preciso dessa informação preciosa pra fazer minha usina ir longe,rsrsrs, como relatei anteriormente, ja está , creio com pouco mais de 400.00kms, então preciso cuidar muito daqui pra frente, embora note que tem cola branca meio nova no carter, claro que ja devem ter feitos muitos reparos, mas minha esperança é que dure muito, mas muito mais, e veja, não faz fumaça de especie alguma, a bomba estava lacrada, com uma numeração 05 (creio quando foi reparada ou inspecionada/regulada a última vez, será? São dez anos, Prefiro acreditar que sim, vamos ver, o dono anterior não teve sorte com mecanicos, tanto que desanimou e pegou uma 2005, estou tentando resolver vazamentos, tou conseguindo.
Saudações ,
Paulo.
Engels Kbça
25/08/2015, 12:47
Engels...como foi feito esse teste? Não foi aquele usando o polegar e indicador não né?:mrgreen:
KKKKK :putz:....isso era no tempo de meu pai:dance:.....:pensativo:já ouviu falar em laboratório ? Troca de óleo por análise? entra no site da Petrobrás e dá uma olhada, eles fazem para frotista.:idea: Trabalhei com motores de grande porte e as trocas eram feitas por análise do óleo, em laboratório, na época eram feitos pela Caterpillar. Tinha motor que na troca consumia 1400 litros de lubrificante (07 tambores), muito mais barato fazer a análise, e só trocar quando necessário.
Engels Kbça
25/08/2015, 12:49
Não foi teste:freaking:.... :dance: foi análise.
Engels Kbça
25/08/2015, 12:56
Engels,
Taí cara, a resposta que estava buscando de alguem experiente, pois preciso dessa informação preciosa pra fazer minha usina ir longe,rsrsrs, como relatei anteriormente, ja está , creio com pouco mais de 400.00kms, então preciso cuidar muito daqui pra frente, embora note que tem cola branca meio nova no carter, claro que ja devem ter feitos muitos reparos, mas minha esperança é que dure muito, mas muito mais, e veja, não faz fumaça de especie alguma, a bomba estava lacrada, com uma numeração 05 (creio quando foi reparada ou inspecionada/regulada a última vez, será? São dez anos, Prefiro acreditar que sim, vamos ver, o dono anterior não teve sorte com mecanicos, tanto que desanimou e pegou uma 2005, estou tentando resolver vazamentos, tou conseguindo.
Saudações ,
Paulo.
Só 10 anos ?? a minha está lacrada a 15 anos, lacre de fabrica:euforico:.....:idea:só evito colocar S-10 puro no tanque, uso preferencialmente S-500, para o qual a bomba foi projetada.
sandro_ventania
25/08/2015, 21:27
Não foi teste:freaking:.... :dance: foi análise.
KKK...perdon !!
É...trocar 1400 litros de óleo sai bem caro!
Voce aproveitou a aportunidade e fez com o top turbo, né!?
No rótulo do top turbo, diz que ele é feito pra rodar 45.000km em motores turbo diesel de caminhões. Eu não consigo ver nossas Hilux com uso mais severo que esses caminhos, mas posso estar errado.
De qualquer forma voce está certo, 5.000km é muito pouco...mas por enquanto vou trocando só por desencargo de coinciência!
Dinho_BH
25/08/2015, 22:57
Sandro,
O uso de caminhões são os MENOS severos que existem: baixa rotação (dificilmente passam de 2.000 giros), rodam quase exclusivamente em estradas e ficam ligados por longos períodos (temperatura sempre na faixa ideal de trabalho).
Ainda: o lubrificante é, proporcionalmente, em MUITO maior quantidade (deterioram menos) e seus filtros são ABSURDAMENTE bem dimensionados e possuem vários estágios.
Motores modernos (Euro 7) com óleos de qualidade podem fazer a troca com até 75.000 km. Se são realmente feitas com esta km é uma curiosidade que tenho...
Abraços.
Engels Kbça
26/08/2015, 08:58
KKK...perdon !!
É...trocar 1400 litros de óleo sai bem caro!
No rótulo do top turbo, diz que ele é feito pra rodar 45.000km em motores turbo diesel de caminhões. Eu não consigo ver nossas Hilux com uso mais severo que esses caminhos, mas posso estar errado.
De qualquer forma voce está certo, 5.000km é muito pouco...mas por enquanto vou trocando só por desencargo de coinciência!
:putz: Tenho um amigo que é frotista, só usa TOP TURBO na frota, ele colocou o óleo do meu carro no lote de teste. Ele faz análise com a BR, que vende um Kit com vasilhames para coleta, etiqueta etc, mas só analisam os produtos da BR.
Engels Kbça
26/08/2015, 09:10
Sandro,
O uso de caminhões são os MENOS severos que existem: baixa rotação (dificilmente passam de 2.000 giros), rodam quase exclusivamente em estradas e ficam ligados por longos períodos (temperatura sempre na faixa ideal de trabalho).
Ainda: o lubrificante é, proporcionalmente, em MUITO maior quantidade (deterioram menos) e seus filtros são ABSURDAMENTE bem dimensionados e possuem vários estágios.
Motores modernos (Euro 7) com óleos de qualidade podem fazer a troca com até 75.000 km. Se são realmente feitas com esta km é uma curiosidade que tenho...
Abraços.
uso de caminhões são os MENOS severos que existem Onde você ouviu isso ?? :pensativo: A baixa rotação é uma característica desse motor, não uma condição de uso, com essa rotação o motor já ultrapassou a faixa de torque máximo, que fica em torno de 1800 Rpm, o esforço nos mancais do motor é muito alto.
Dinho_BH
26/08/2015, 09:13
Engels,
É exatamente isto: o motor foi projetado para baixa rotação.
Talvez não tenha me expressado bem. Relendo meu post pareceu que o limite de 2000 giros fossem opção do condutor.
Resumindo: motor projetado para baixa rotação + uso em estradas + faixa de temperatura de trabalho ótima = uso NÃO severo.
Abraços.
Matheus Pira
26/08/2015, 13:07
A minha SW 1997 estou sendo o segundo proprietário dela e está com 323.000km rodados e sempre foi usado o TOP TURBO nela e sempre tocado com 10.000km
Espero rodar e muito com ela ainda !
abraço Matheus ! :safari-rig: