Ver Versão Completa : kit para levantar o Niva
Astor Dias de Andrade
13/02/2006, 22:36
Pessoal, ganhei um kit da Apoio 4x4 prá levantar a suspensão do Niva, ele vem com um folheto de instruções, e na parte que trata da suspensão dianteira, é indicado fazer um corte na braçadeira que fixa a barra estabilizadora, visando separá-la da bandeja de apoio da mola.
Pois bem, a minha dúvida é o que fazer depois prá manter fixa a barra, ou ela fica assim mesmo. presa só por um lado? Neste ponto as instruções não são muito claras, gostaria de um melhor esclarecimento, caso alguém já tenha instalado esse kit e resolvido essa questão.
Vi uma esse kit já instalado em uma viatura, mas só foram colocados os espaçadores do lado oposto ao da fixação da barra estabilizadora, ou seja, dos 4 apenas 2 foram montados, assim não precisou mexer na braçadeira. Isso é razoável?
Agradeço aos camaradas (inclusive ao Albino, caso esteja lendo esta) alguma idéia esclarecedora!
Cavalcante
14/02/2006, 08:18
Astor,
meu kit é bastante parecido com o da apoio (comprei na sarancar). só que o calço da bandeja superior tem 1 cm e os três da bandeja inferior têm 2,5 cm (pelas fotos no site da apoio parece ser exatamente o contrário no deles, o que imagino que não interfira na montagem...). Coloquei na boa, e a barra estabilizadora continua no mesmo lugar... Tente colocar sem mecher na barra e veja o resultado. Quanto a colocar só dois espaçadores, acredito que você vai ter problemas com o empenando do suporte da mola. A bandeja em si acho que aguenta, mas o suporte inferior da mola não parece ter resistência mecânica pra isso. Sem contar que a mola pode simplesmente desencaixar, e aí lascou-se. Tem de andar com um encolhedor de molas dentro do carro...
alexandre roveri
14/02/2006, 10:07
Bom ai vai confirmação do link do Rui que garante não haver necessidade de mexer nos parafusos traseiroa da balança
http://www.nivasite.com/framemundo0400.html 8)
E as fotos da instalação
http://www.nivasite.com/framemundo0400.html 8)
A bandeja em si acho que aguenta, mas o suporte inferior da mola não parece ter resistência mecânica pra isso.
Pode ficar tranquilo que a bandeja de mola não vai sofrer com isso, devido aos 4 pontos em que a mola coincide com o braço triangular inferior :concordo: :dance: :dance:
:wink:
Galo Cego
Cavalcante
14/02/2006, 10:41
Pois é Alexandre, com os quatro espaçadores não vejo problemas (tanto que o meu está assim...) mas com só dois de um dos lados como sugeriu o Astor fatalmente vai se ter problemas...
alexandre roveri
14/02/2006, 12:07
:parede: :parede:
Desculpe acho que não fui claro :wink:
O que quiz dizer é que o prato de mola não tem como afundar :!:
Se tivesse que afundar, afundaria de qualquer maneira com ou sem arruelas
Preste atenção nas fotos do link do Rui
A grande duvida do Astor é com relação ao alinhamento da mola !
Astor Dias de Andrade
14/02/2006, 12:07
Cavalcante, a braçadeira que fixa a ponta da barra estabilizadora está por cima do suporte inferior da mola, com um parafuso fixado nela e o outro em um suporte fixado na bandeija inferior, acho que é isso.
Sendo assim, como é que vc fez para não mexer com a barra?
A viatura que vi com os espaçadores só de um lado da bandeja é exatamente a do Galo Cego (e aí, Alexandre, tudo bem? sobreviveu à Galinholla de domingo?), e não me pareceu problemática a instalação, como mostrado no "manual" do Rui.
Astor Dias de Andrade
14/02/2006, 12:18
Na verdade, a minha grande dúvida é como fazer pra fixar a ponta da barra estabilizadora depois de separá-la do prato de apoio da mola.
Cavalcante
14/02/2006, 12:19
Agora entendi... é por isso que meu kit é diferente do da apoio... a medida dos espaçadores da bandeja inferior do meu kit é EXATAMENTE a mesma da espessura do braço da bandeja. Como o suporte da barra estabilizadora vai preso ENTRE o braço da bandeja e o suporte da mola, bastou retirar o suporte, colocá-lo entre os espaçadores e o suporte da mola, e o braço da bandeja passou a ficar ABAIXO do suporte da barra estabilizadora. Não precisou mecher com a braçadeira da barra. Estou sem máquina digital, por isso não dá pra te mostrar... Seus espaçadores inferiores parecem ser mais finos, então não sei se vai ficar bom desse jeito, mas não custa tentar. Se você não entender fala que eu tento postar um desenho, talvez fique mais claro...
Astor Dias de Andrade
14/02/2006, 12:19
Na verdade, a minha grande dúvida é como fazer pra fixar a ponta da barra estabilizadora depois de separá-la do prato de apoio da mola.
Astor Dias de Andrade
14/02/2006, 12:21
Cavalcante
14/02/2006, 12:22
Agora entendi... é por isso que meu kit é diferente do da apoio... a medida dos espaçadores da bandeja inferior do meu kit é EXATAMENTE a mesma da espessura do braço da bandeja. Como o suporte da barra estabilizadora vai preso ENTRE o braço da bandeja e o suporte da mola, bastou retirar o suporte, colocá-lo entre os espaçadores e o suporte da mola, e o braço da bandeja passou a ficar ABAIXO do suporte da barra estabilizadora. Não precisou mecher com a braçadeira da barra. Estou sem máquina digital, por isso não dá pra te mostrar... Seus espaçadores inferiores parecem ser mais finos, então não sei se vai ficar bom desse jeito, mas não custa tentar. Se você não entender fala que eu tento postar um desenho, talvez fique mais claro...
Astor Dias de Andrade
14/02/2006, 22:24
Oi, Cavalcante, ainda não entendi direito como foi feito na sua viatura, tirei umas fotos da minha, sem instalar os espaçadores, quem sabe vc faz um croquis e me tira as dúvidas...
O folheto de instruções da Apoio diz o seguinte: "existe uma chapa que segura a braçadeira do estabilizador, ela deverá ser cortada na horizontal separando a bandeja da balança inferior (cortar com policorte de mão)".
Cavalcante
14/02/2006, 23:54
Consegui umas fotos:
Astor Dias de Andrade
15/02/2006, 11:24
Oi, Cavalcante, obrigado pelas fotos, já entendi o que foi feito no seu caso, e realmente o kit da Apoio é o contrário do kit da Sarancar, mas pelas fotos me parece que o seu suporte da ponta da barra estabilizadora é diferente do meu, acho que o seu kit forneceu esse suporte prá ser colocado entre a balança inferior e o prato da mola. Vejas as minhas fotos e compare com as suas, acho que há diferença no tal suporte da barra.
Abraços
Cavalcante
16/02/2006, 14:21
Astor, na época que coloquei o kit ainda não havia criado coragem pra começar a fuçar no carro, e foi meu mecânico que instalou. Eu mesmo comprei o kit, e vieram só as peças plásticas, nenhum suporte.
Pelo que eu vi da sua braçadeira, é a mesma que a minha. só que pela posição das fotos, acho que a minha foi invertida, a esquerda com a direita, para poder encaixar. meu mecânico também não lembra o que foi que ele fez.
Astor Dias de Andrade
16/02/2006, 15:14
Cavalcante, falei com o Albino Donatti hoje, e ele explicou que deve ser cortado o suporte da braçadeira da barra estabilizadora, de modo a separá-lo da balança, mantendo a fixação apenas no prato da mola. Enfim, acho que a forma de montagem do seu kit é mais razoável, deve fixar melhor, e verei o que fazer no meu caso. Agradeço sua boa vontade mais uma vez!
Abraços
Cavalcante
16/02/2006, 23:59
Porque você não pede pra ele um jogo de arruelas adicionais? Empilhando duas arruelas, acho que você deve conseguir uma altura próxima ao do braço da bandeja, e aí pode fazer o mesmo que eu. Acho que ele não vai ter problemas em lhe vender só mais oito arruelas. E quem sabe ele não muda o kit dele daí pra frente?
Astor Dias de Andrade
27/02/2006, 00:49
Cavalcante e all,
Instalei o kit da Apoio seguindo as instruções do Albino, vejam as fotos, agora só falta resolver a questão dos amortecedores traseiros, que estão curtos demais, e tb verificar o alinhamento dianteiro, em especial a cambagem.
Abraços a todos
Astor Dias de Andrade
27/02/2006, 00:52
Ooopss, desculpem-me, postei as fotos em ordem inversa.