PDA

Ver Versão Completa : Gasolina com numeracao alta tem vantagem?



VKSilva1978
13/08/2015, 17:58
Pessoal as gasolina com numeracao alta que se encontram fora do Brasil tem vantagem em relacao a gasolina que se encontra no Brasil?

VKSilva1978
14/08/2015, 17:39
Ninguem ouvi falar em gasolina com numeracao alta que se encontram fora do Brasil?

marcelo_henrique
14/08/2015, 18:39
Você quer dizer alta octanagem?

VKSilva1978
14/08/2015, 18:48
Amigo sei que fora do Brasil se encontra gasolina que tem numeracao alta pois tem a numeracao na bomba do posto

xibiu!!!
14/08/2015, 21:12
Amigo sei que fora do Brasil se encontra gasolina que tem numeracao alta pois tem a numeracao na bomba do posto

Amigo.

Seria interessante que reformulasse sua pergunta para que possamos entender qual realmente é sua dúvida com relação à gasolina.
Talvez sua dúvida seja com relação à octanagem da gasolina que pode variar de um país para outro e também a qualidade que aqui no Brasil é uma porcaria em quase a totalidade dos postos de abastecimento.
Também não entendi sua pegunta quanto a numeração alta na bomba.
Numeração alta da bomba que eu sei e conheço é o preço (roubo) que todos Brasileiros pagamos por um litro de gasolina comum que tem misturada (oficialmente sabemos que deveria "só" ter) 27,5% de álcool , sendo que o álcool contém quase 1/4 de água..!!!

509672

VKSilva1978
15/08/2015, 08:30
Amigo que eu to falando nao seria o preco. que eu sei que fora do Brasil em vez de ter gasolina comum e aditivada no posto tem nao sei se 2 ou 3 bombas com numeracao diferente e preco diferente. eu nao sei explicar melhor

ivancgbsb
15/08/2015, 09:57
Nessas gasolinas com numeração mais alta, as vezes indicadas nas bombas, normalmente a octanagem (potência) é indicada por números. Quanto maior o número mais potência a gasolina entrega por litro. Por isso quanto mais alta a numeração, maior o preço e mais potência a gasolina terá.
Por exemplo, na Argentina:

NAFTA COMUN: Tiene 85 octanos. Sirve para cualquier motor, aunque se recomienda solo para motores con tasa de compresion menor a 8,5:1. Es color amarillo o ambar.

NAFTA SUPER: tiene 95 octanos. Sirve para cualquier motor, aunque se recomienda solo para motores con tasa de compresion entre 8,5:1 y 10:1. Es color azul.

NAFTA PREMIUM: Tiene entre 98 y 100 octanos, dependiendo de la marca. Sirve para cualquier motor, aunque se recomienda solo para motores con tasa de compresion superior a 10:1. Es color verde.

No Brasil a gasolina comum tem teoricamente 87 octanas e a premium tem 95.

O número indicado nas bombas é a quantidade de octanas. Uma gasolina 97 é melhor que uma 85.

VKSilva1978
15/08/2015, 10:00
Pessoal quando voces abastecem fora do brasil nuncam viram no posto em vez de ter bomba dizendo gasolina comum e aditivada tem bomba com uns numeros nelas com precos diferentes?

VKSilva1978
15/08/2015, 10:41
ivancgbsb aqui no brasil qual seria a numeracao da gasolina? tem vantagem em usar gasolina com numeracao alta em carro do Brasil?

ivancgbsb
15/08/2015, 10:54
ivancgbsb aqui no brasil qual seria a numeracao da gasolina?
Teoricamente, a gasolina comum brasileira tem 87 octanas. A premium teria a numeração 95.

tem vantagem em usar gasolina com numeracao alta em carro do Brasil?
Em carros mais novos a vantagem é maior. O melhor seria testar. Usar e medir consumo e sentir se existe diferença na potência do carro.

VKSilva1978
15/08/2015, 11:00
ivancgbsb a gasolina premium seria a gasolina aditivada?

ivancgbsb
15/08/2015, 11:11
A premium é aditivada sim. Mas a gasolina grid da Petrobrás é uma "gasolina comum", sem aumento de octanas (número) mas também aditivada.
Aqui http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/gasolina/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAy NTD5egIEcnQ4MgQ_2CbEdFAGTlInk!/?PC_7_9O1ONKG10GSIC025HDRRAB10F4000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/duvidas+frequentes+gasolinas+petrobras#12
tem alguma coisa sobre gasolinas.

VKSilva1978
15/08/2015, 11:14
Amigo essa premium nuca ouvi falar so conheco comum e aditivada alcohol e diesel

ivancgbsb
15/08/2015, 11:27
Gasolinas premium são gasolinas com maior octanagem (maior número). Cada companhia tem a sua. A da petrobrás chama-se: podium. Normalmente elas são de mais octanagem e aditivadas. Mas a gasolina comum (octanagem normal) também pode ser aditivada ou não.
Resumindo:
Gasolina comum 87 octanas - pode ou não ser aditivada.
Gasolina premium (maior octanagem, maior número, 91, 95, 97) - sempre aditivadas.
Diesel comum - pode ou não ser aditivado. Se não me engano o diesel da Shell é sempre aditivado. Mas é comum.

VKSilva1978
15/08/2015, 11:35
Ivan essa gasolina premium e gasolina do Brasil? pois eu achava que no Brasil so existia comum e aditivada

Willian Del Piero Rocha
15/08/2015, 18:32
VKSilva ,dê uma lida nessa matéria para entender um pouco mais sobre gasolina no Brasil
http://www.carz.com.br/blog/v-power-nitro-grid-ou-podium-qual-escolher/

Lembrando que a Shell acabou de lançar uma gasolina tipo premium em julho é a Shel V power Racing com octanagem de 91.

guga100
16/08/2015, 14:31
A octanagem da gasolina é basicamente a resistência a detonação que a gasolina tem, quanto maior a octanagem mais difícil dela entrar em combustão.
Mas daí vc se pergunta: mas qual a vantagem de uma gasolina mais difícil de queimar?
Motores de alta performance, geralmente possuem uma taxa de compressão mais alta, o que resulta em uma temperatura do ar dentro da câmera de combustão maior, o que faria com que a gasolina queimasse antes da centelha acontecer (sendo isso péssimo para o motor). Claro que além da taxa de compressão tem tbm o fato do motor ser turbo ou não (já que se tem mais ar dentro do msm espaço, a compressão do ar é maior) e tbm tem outros fatores tbm. E a temperatura dentro da câmera de combustão pode ser bem alta (motores a diesel por exemplo, sem vela e msm assim ocorre a queima do combustível).
Então o por isso a graça de se utilizar uma gasolina com octanagem maior.
Para motores mais antigos, somente seria usado uma gasolina com maior octanas se vc tivesse mexido no motor, fosse feito uma preparação para melhorar a potência.
Caso o motor seja todo original, coloca a gasolina que pede no manual e seja feliz ;).

Mas daí vc msm assim quer colocar aquela gasolina premium, com octanagem alta, tem problema?
Não tem nenhum problema, o único problema que vai ter é na tua carteira rs, já que ela é bem mais cara.
E melhora o consumo? Sim, o carro gasta menos combustível, porém não é uma diferença muito significativa, já que o preço dela é bem mais alto.
Tem bastante problema é vc colocar uma gasolina com octanagem menor do que pede no manual.

Mas o mais divertido da gasolina premium é que ela n tem nenhum alcool, então a maior vantagem que vejo nesta gasolina, n é nem tanto as octanas dela, mas sim o fato de n ter álcool nela. (Quando digo maior vantagem, é para ser usado em um motor que n precisa de gasolina premium e a pessoa querer usar ela)

dudu83
16/08/2015, 15:09
fui de mercedes c180 e de strada treking 1.6 16v pro chile passando pelo peru, nos dois carros quanto maior a numeracao da bomba (maior octanagem) menor é o consumo e o carro fica mais "forte", na mercedes que é um motor moderno de injeçao direta e turbo a economia passou de 30%...

guga100
16/08/2015, 16:18
Pois é, no caso da tua Mercedes, que usa injeção direta e turbo ela consegue aproveitar o que essa gasolina tem. No manual da tua n pede uma gasolina com octanagem maior n?
Mas na strada a economia n chegou a tanto né?
E além da octanagem maior, tbm n tem o álcool misturado no gasolina.
Meu irmão tinha uma XT600 e colocava podium as vezes, a economia ficava em 10% eu acho, e era carburada ainda. Porém a moto pegava mais rápido de manhã e diminuía bastante a vibração do motor rs.
O que quebra é que tá uns 4 e pouco o litro dela aqui no Brasil :/

wagner4wd
16/08/2015, 18:23
Mas o mais divertido da gasolina premium é que ela n tem nenhum alcool, ..


Se a gasolina que vc se refere como premium for a podium da Br ela tem os 25% de alcool sim...ela só foi poupada de ter aumentado pra 27% o teor de alcool conforme acordo firmado com a anfavea em Fev/2015..

http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/03/gasolina-premium-e-blindada-do-aumento-de-etanol-por-vender-menos.html

guga100
16/08/2015, 20:09
Falha minha wagner, obrigado pela correção.
Mas antigamente era pura né?

VKSilva1978
17/08/2015, 08:37
Pessoal a gasolina podium e do Brasil? eu nunca vi gasolina podium em nenhum posto

guga100
17/08/2015, 09:52
Sim, ela é do Brasil.
Podium é a gasolina com octanagem mais alta da petrobras. Ela tem pra vender somente nos postos com a bandeira da petrobras.

VKSilva1978
17/08/2015, 10:33
guga eu nao vi a podium em nenhum posto da Petrobras. tem certeza que e da Petrobras?

Arildo MT
17/08/2015, 11:36
guga eu nao vi a podium em nenhum posto da Petrobras. tem certeza que e da Petrobras?


Olá a todos, desculpem a intromissão, geralmente sou humilde, não sou dono da verdade, respeito as duvidas e conhecimentos de cada um, mas tenho a leve impressão do cidadão estar sacaneando os colegas, todas as respostas já foram dadas, mas parece não acreditar nos colegas, desculpem se for engano meu.

VKSilva1978
17/08/2015, 11:57
Amigo eu realmento nunca vi a gasolina podium em nenhum posto petrobras que ja abasteci

Willian Del Piero Rocha
17/08/2015, 11:59
VKSilva,,você não viu a gasolina podium em nenhum posto da petrobras devido ela não ser vendida no Acre,,segundo o próprio site da petrobras.

VKSilva1978
17/08/2015, 12:35
------------------