Ver Versão Completa : Primeiro 4x4 CJ3B "Mandioca"
rschneider
11/08/2015, 14:14
Buenas turma!
Estou entrando no mundo dos willys, não sei se é um sonho ou um pesadelo rsrs
Vamos às especificações do "Mandioca" (quebra igual uma mandioca mesmo) :
Motor do opala 4 cilindros, carburado, gasolina. Direção Hidráulica, coluna com elétrica toda embutida (funciona o limpador, buzina, seta, luz alta e baixa, tudo na coluna). Cambio e reduzida originais. Freio a disco nas 4, com duas pinças nos discos dianteiros. Guincho Warm ou Winch, não descobri qual das duas marcas realmente é, já veio no jeep e com a alavanca de direcionamento quebrada (preciso de ajuda para resolver isso).
Pneus Volverine 31x10.5 r15 da mamute off road. Roda livre, bancos modernos em um tipo de couro.
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rschneider
11/08/2015, 14:26
Os primeiros ups feitos foram:
4 pneus 31x10.5 r15 modelo Volverine da mamute off road
Troquei todos os fluidos e filtros
Revisão completa na suspensão, eliminando folgas, trocando amortecedores colocando da s10.
Feita uma capa seca para a embreagem que estava exposta.
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Renan Folly
11/08/2015, 17:27
Boa sorte, ainda está em tempo de mudar o nome do jeep. Mesmo que continue quebrando, sentar na mandioca pra passear pega mal ne!?
rschneider
12/08/2015, 12:39
Sem dúvidas Renan. Ajudem a rebatiza-lo então.
rschneider
12/08/2015, 12:44
Hoje pela manhã contatei os colegas do grupo no WhatsApp sobre a alavanca do guincho quebrada. Pois bem, me aconselharam a levar no torno e fazer tudo de ferro. Já que ia ter que mexer nisso resolvi desmontar todo o guincho e fazer uma revisão geral!
Durante a tarde encaminharei a parte elétrica ao eletricista para revisão completa e me encarregarei de lixar, limpar, lubrificar, repintar e montar tudo de volta.
Engrenagens, eixos e cabo estão recebendo um banho de óleo diesel e sendo limpados com um pincel. As partes externas estou passando uma escova de aço rotativa pra tirar o que ainda tinha de tinta velha.
rschneider
12/08/2015, 13:03
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rschneider
12/08/2015, 18:53
Pintura das peças externas do guincho! Falta o lado do motor elétrico que está no eletricista revisando.
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rschneider
16/08/2015, 22:07
Segue a manutenção do guincho WARN
Engrenagens de redução de volta, limpas, encaixadas e lubrificadas! Graxa azul nelas...
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Fabricando a junta:
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Já montado o lado mecânico:
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Como havia relatado sobre a alavanca quebrada, eis a solução, simples, barata e eficaz:
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Está ai a revisão básica e caseira que fiz no guincho WARN. Até agora sem nenhuma complicação.
Materiais usados:
Desmontagem e Montagem:
-Jogo de chave allen
-Chave phillips
-Marretinha
-Morsa
Limpeza:
-Óleo diesel e pincel
Adaptações:
Pino ou trava R (fiz a gambiarra da alavanca cortando um pedaço do pino)
Lubrificação:
-Graxa Azul
Junta:
-papel junta
-tesoura, caneta
Aparência:
-Solvente e tinta a gosto.
Dica para quem não quer desmontar toda a parte mecânica: Com uma phillips retirar a alavanca de acionamento do guincho, de cara verá alguma parte das engrenagens, da pra por graxa por ali evitando a desmontagem e todo o serviço de refazer a junta! Penso (e farei na próxima manutenção do guincho), que da pra completar esse compartimento com óleo diesel, rodar um pouco as engrenagens e esvaziar um pouco, repetir até sair toda a graxa, dai só reengraxar e aproveitar! Aceito opiniões sobre esse pensamento.
A parte elétrica mandei fazer num eletricista capacitado, espero que essa semana fique pronta. Assim que montar tudo mando mais fotos, mantendo os interessados atualizados.
fabiogaucho
17/08/2015, 22:45
Parabéns pelo capricho, continue assim :palmas:
rschneider
19/08/2015, 20:41
Segue foto do guincho já no lugar! Ansioso pela chegada dos roletes guia para o cabo.
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rschneider
19/08/2015, 20:44
Obrigado fabiogaucho!
E depois de alguns dias encostado, nada melhor que dar uma estralada nas molas! rsrs
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Pablo.pinto2007
21/08/2015, 01:50
Muiuto show! e não gosto do CJ-3B... PArabens!!!
Rodrigotche
25/08/2015, 23:51
Vc poderia me mandar uma foto de dentro do capu para ver os reforços
rschneider
30/08/2015, 20:31
Rodrigotche. Estou longe do Jeep uns dias. Assim que chegar nele te envio fotos do motor. Se quiser foto de algo mais específico é só pedir!
Abraço
Bem legal a sua revisão de guincho , obrigado por compartilhar , e parabéns pela máquina ,tbm tenho um Cára de Cavalo, pra mim eh o mais único dos WILLYS , e o mais lindo tbm!!!!
rschneider
03/09/2015, 13:11
Boa tarde amigos! Seguinte: mandioca sempre quebrando...
Dessa vez a mola mestra traseira direita. Devo trocar só a mola, ou investir mais de 500 reais em um par de feixes novos?? A mestra traseira esquerda já troquei pq quebrou a um tempo atras.
Aguardo ajuda, obrigado!!
rschneider
04/09/2015, 13:18
Rodrigotche segue foto do motor. Se quiser algo mais detalhado é só pedir!
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rschneider
04/09/2015, 13:20
Boa tarde turma! Enfim chegou a compra :)
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rschneider
04/09/2015, 13:29
Comecei montando as coisas mais simples! Já deu um charme pro mandioca
Coifas das alavancas, espero que além da contribuição com a aparência, diminua o cheiro de gasolina e fumaça dentro do jipe.
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Manoplas das alavancas modelo original:
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A posição/altura da alavanca de marchas estava me incomodando, era muito baixa.
Segue foto da adaptação, a curva foi feita para não pegar no banco do motorista e para a manopla encaixar tive que passar um macho nela aumentando a rosca.
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Preciso de ajuda na fixação do santo antônio!!! Se alguém puder postar fotos de como foi feito no seu jipe fico agradecido, assim como a fixação dos retrovisores originais. Por hoje é isso, vou la dar mais uma mexida nele, qualquer novidade vou mantendo atualizado.
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rschneider
05/09/2015, 22:25
Boa noite amigos offroaders
Hoje montei o Sto Antonio no meu CJ3b-54, que serviceira!!!
Começando pelo produto, marca maceral: Bases maiores que as partes planas onde deveria ser fixado, sendo assim ficou forçando a carroceria.
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Pensando em diminuir a força sob a velha lataria, que mais parece casa de italiano (muita massa), cortei 4 chapas de aço e 8 pedaços de borracha. Usei a chapa e a borracha mais fina por baixo visando distribuir a força dos parafusos por uma área maior. E entre as bases do santo antonio coloquei a tira de borracha mais larga.
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Mas o problemas estavam apenas começando. O produto não encostava as 4 bases na carroceria.Medi e alinhei o melhor que pude, mesmo assim o canto traseiro direito não encostava na lata. Das duas uma: ou a carroceria esta torta, ou o sto antonio foi mal feito. Enfim, utilizei 180 cv da f250 e dei uma "puxadinha" pro lugar.
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Conclui a montagem (após uma tarde de muito serviço, broca quebrada, parafusos curtos etc...)
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rschneider
05/09/2015, 22:32
Hoje também instalei os retrovisores e o rolete guia! Essa parte foi teta...
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Rolete guia:
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Próxima mexida pretendo instalar a capota gaucha, e o calço que permite apoiar capô no quadro do para-brisa e vice-versa
Por hoje é isso! Grande abraço e espero estar contribuindo com os interessados!
rschneider
07/09/2015, 19:48
Fiz um calço para apoiar o capô no quadro do para-brisa e vice-versa...
Não segui o padrão original de madeira, fixado no capô. Optei por fixar no quadro, usando os parafusos do retrovisor interno. Utilizei uma barra de ferro e uma sobra da borracha do apoio do quadro. Segue fotos:
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Jones Ronaldi
08/09/2015, 17:41
acompanhando!!!!!!!
:drunk:
rschneider
08/09/2015, 23:19
Opa Jones! Satisfação em vê-lo por aqui também. Pra quem ta no grupo do whatsapp fica meio repetitivo, mas aqui fica tudo registrado para quem quiser e se interessar!
Seguem as tarefas de hoje (08/09/2015):
Iniciada e concluída a montagem da capota gaucha! Produto de boa qualidade, fácil instalação visto que ja tinha a furação da capota antiga que era do mesmo modelo. Alguns problemas com furos muito largos e o excesso de massa na lata, mas no final deu tudo certo! :concordo:
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Indispensável o uso de uma parafusadeira nessa montagem, facilita e agiliza a vida. Usei também uma furadeira pois alguns (poucos) furos não bateram com os anteriores.
Assim que der tiro uma foto da minha caixa de ferramentas (presente do pai), e da parafusadeira!
rschneider
08/09/2015, 23:26
Depois de instalar a capota, me atraquei nos cintos 4 pontos... Como todo jipe tem furos de sobra foi fácil fixar.
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Coloquei no lugar também o galão de reserva, tive que mudar o suporte por era pra galão de 10L e o que comprei é de 20l. Colei tiras de borracha por dentro do suporte visando diminuir os ruídos e evitar furos.
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rschneider
08/09/2015, 23:31
E após as montagens hora de dar uma engraxada no bichim...
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Eis que descobri que de um lado tem graxeira e do outro não! Mas graças ao grupo no Whats, amanha resolverei esse problema, e é claro, posto tudo aqui!
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zé dedão
09/09/2015, 10:31
Rschneider
Vi na foto dos presentes para o jeep que comprou velocimetro willtec.
Já instalou?
Se não tiver instalado aconselho ler um vasto tópico sobre a qualidade dos produtos da marca, ou melhor, falta dela.
Se possível troque antes de instalar.
Desculpe me intrometer. Nunca tive problemas com a marca. Também nunca usei nada deles. Apenas avisei pq vi que vc está fazendo o melhor pelo seu jeep.
Abraços.
Fred
antonio umino
09/09/2015, 13:20
Vc não teve problemas para sangrar a pinça de freio???
Pois está colocada na parte de cima do eixo....
Dizem ser correto colocar a pinça na parte de traz.....
abçs
rschneider
14/09/2015, 08:35
Bom dia!! Ze dedão, estou tento problemas sim. Não é velocímetro e sim marcador de combustível que ainda não consegui fazer funcionar, só marca cheio. Dei uma olhada no tópico que você disse e realmente, já estou convencido que não vai "prestar". Em visita ao eletricista, foi instalado marcador mecânico de temperatura, o mesmo usado em tratores e esta funcionando perfeitamente. Isso tira um pouco da cara de jeep, mas se for o caso colocarei todos os marcadores da linha agrícola, menos o velocímetro que estou pensando em por aquele sistema sem cabo (não sei muito sobre ele, mas parece ser confiável e sem dor de cabeça)
rschneider
14/09/2015, 21:10
Sem problemas com as que estão boas. Porem na roda dianteira esquerda não esta chegando fuido, e um dos sagradores está quebrado, dai não da pra mexer aqui na fazenda. O jipe esta num mecanico esperando peças e assim que chegar ele vai se dedicar ao jeep resolver, entre outros, o problema de freio nessa roda. Nas outras sangro normal, sem nenhum problema, é show o freio dele. Disco nas 4 com duas pinças em cada roda dianteira.
rschneider
13/01/2017, 22:28
Boa noite turma!
Após alguns problemas com o jeep, eu e meu pai decidimos manter o motor já instalado (gm-151), porém queremos dar um trato nele. Primeiro passo vai ser mandar pra uma retifica, fazer o que for necessário.
Segundo: Depois de boas discussões no grupo do WhatsApp JEEP Willys/Ford resolvi que vou por um carburador 3e nele. Gostaria de algumas dicas sobre onde comprar e se é necessária alguma adaptação.
Terceiro: Pretendo por kit igniflex, eliminar 100% o distribuidor. Acho que isso já diminuirá boa parte das minhas dos incômodos que venho tendo com o jeep.
rschneider
31/01/2017, 22:13
Dando uma pesquisada pelo fórum hoje, olhem só quem eu achei anunciado em 2005!
Ele mesmo, com cores diferentes. (Deu trabalho pra acertar isso em 2015 quando comprei)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/9543-vendo-jeep-willys-cj3b-1954-novas-fotos-2.html
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