PDA

Ver Versão Completa : Som automotivo interno Pajero TR4

florim
11/08/2015, 11:56
Olá, acabei de identificar os tamanhos de som e o que preciso para modificar o som da Pajerinho que, infelizmente, é bem fraquinho. Cheguei à seguinte conclusão:

Na frente: Kit 2 vias 6" (Mid-bass e tweeter) 50w cada falante;

Atrás: Coaxial de 6", 50w cada falante

No porta malas: Woofer de 8" (Eu gosto de graves secos e não dos que se propagam no tempo).

Módulo: ?.

Daí preciso de ajuda dos que manjam de som:
Qual a potência dos tweeters do kit 2 vias? ou é padrão?
Qual a potência do woofer?
De quantos watts de potência deve ser o módulo para aguentar o setup?

Aceito ajudas e sugestões.

Obs: Pra quem curte um sonzão, tem um outro tópico aqui no fórum que recomendaram 2 6"x9 no tampão e sub de 12" no lugar do woofer de 8".

Abraços!

florim
11/08/2015, 15:10
Não consegui editar então vou responder rsrs, encontrei estes aqui:

Duas Vias 6” dianteiro
Bravox

http://www.megalojabauru.com/ecommerce_site/produto_11251_5221_Kit-2-Vias-Bravox-Cs60b-6-Pol-Mid-Bass-Tweeters-Crossovers

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687601901-kit-2-vias-bravox-5-pol-130w-cs50b-falante-tweeter-crossover-_JM

Selenium

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-668153325-kit-2-vias-52v5a-jbl-selenium-120w-rms-crossover-tweeter-_JM

Coaxiais 6” traseiros

Audiophonic

http://www.extra.com.br/automotivo/SomAutomotivo/Altofalantes/Alto-falante---Audiophonic---Linha-Sensation---Coaxial---6----50W-RMS---semi-slim---par---CS-650-3479843.htm

Bravox

http://www.graveagudo.com.br/index.php?route=product/product&product_id=337

Woofer 8”

Selenium

http://www.premiershop.com.br/woofer-8--jbl-selenium-8pw7---140-watts-rms-1088200/p

http://www.premiershop.com.br/woofer-8--jbl-selenium-8mg600---300-watts-rms-1154100/pl

Variam entre 50 e 60w e o woofer com 140 e 300 w.

Vocês recomendam algum? Qual módulo suficiente pra aguentar os falantes?

Troller-a-vista
11/08/2015, 20:22
1- aconselho a vc ler fortemente e com calma o seguinte topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/143270-auto-falantes-originais-nissan-frontier-2013-a.html?highlight=frontier

2- Releia o topico e veja algumas questoes:
a) quto qr gastar, qto pode gastar, qto vai realmente gastar
b) o que espera do som,
c) que tipo de musica ouve com mais frequencia
d) qual a finalidade do som (anti stress, passar o tempo, curtir, nao ouvir os barulhos do carro, etc)
e) qual seu nivel de exigencia e o quanto acha que sabe de verdade?
f) tem gente que instala na cidade ou só tem zé ruela com camiseta polo falando um monte de gírias e achando que sabe mais que o Einstein?
g) vc vai fazer isolamento acustico?
h) adoro a letra H
i) releu o topico?

florim
12/08/2015, 10:01
2- Releia o topico e veja algumas questoes:
a) quto qr gastar, qto pode gastar, qto vai realmente gastar
b) o que espera do som,
c) que tipo de musica ouve com mais frequencia
d) qual a finalidade do som (anti stress, passar o tempo, curtir, nao ouvir os barulhos do carro, etc)
e) qual seu nivel de exigencia e o quanto acha que sabe de verdade?
f) tem gente que instala na cidade ou só tem zé ruela com camiseta polo falando um monte de gírias e achando que sabe mais que o Einstein?
g) vc vai fazer isolamento acustico?
h) adoro a letra H
i) releu o topico?

Opa Troller, divertido você, e gostei que critica mesmo não fica enrolando. Bom, desculpe se me estender, vamos lá:

2- Não reli o tópico mas li com muita calma, ontem e hoje, tentando absorver ao máximo. Li também os links que você colocou naquele tópico. Claro que não entendi muito mas uma semana atrás eu não sabia nada. Agora quando entra em eletrônica, elétrica e física, meu amigo, esquece.
a) Querer mesmo, vou passar vergonha, queria gastar uns R$ 500,00, pensei nuns 150 no kit 2 vias, 120 no coaxial, 200 no módulo e 120 no woofer. Já vi que isso para um som bom é impossível.
Quanto posso é relativo: se for pra gastar tudo de uma vez, creio que no máximo estourando estes R$500,00 que disse, incluindo cabos e vedação, ou seja, não dá. Se for possível fazer um projeto que eu possa instalar por partes, sem necessidade de refazer tudo toda vez que for instalar uma peça nova, facilita, porque faço um projeto a longo prazo.
Quanto realmente vou gastar, pelos seus conselhos, posso gastar mais num amp e nos cabos, pois vão durar pra sempre, mas penso em gastar até uns R$ 800,00, fora os cabos, a instalação e vedação.
b) Eu gosto de SQ sei apreciar (pois estudei música e tal), mas nunca tive muitos equipamentos meus, estou acostumado com coisas ruins de som, meu melhor reprodutor de som é o fone de ouvido do Iphone (háhá). O som da Pajero é sofrível, tem um agudo forte, até chia um pouco se aumento, e zero grave. Queria um som pra ouvir dentro do carro (porta-malas aberto nem pensar), não precisa ser volume alto, pra curtir com a esposa no dia a dia, não preciso apreciar a orquestra dentro do carro, até porque são trajetos curtos, a exceção são as viagens esporádicas. (Por este motivo pensei no projeto do post inicial, melhor qualidade na frente). Grave eu gosto seco, não gosto de sub que propaga o som no tempo, estes som de mano que irrita o motorista e os vizinhos todos. Ouvi dizer que o woofer tem essa característica. Procuro o melhor que puder dentro do que puder gastar. Gastar mais só quando mudar de emprego :P
c) Eu e esposa gostamos de um pop rock, Coldplay é um bom exemplo. As vezes sozinho eu ouço um rock mais pesado, o que seria legal com o grave seco, mas Coldplay taí.
d) Finalidade: Curtir, como você disse, um som que não irrite depois de um tempo, põe lá, curte as músicas, chega no destino. Não precisa ser o top som qualidade, é uma coisa interna mesmo, com graves secos. Detesto som "embolado" tudo misturado, gosto de ouvir os sons limpos.
e) Nível de exigência: Não manjo nada de som, mas sei identificar o som ruim e bom, por tocar instrumento já muito tempo, fiz aulas de piano, toquei um bom tempo em banda na igreja, etc. Daí da pra separar o baixo, o solo de guitarra, o vocal, etc, entendo neste sentido.
f) Porra velho, sei lá se tem gente que manja, vou ter que entrevistar os instaladores hahahahaha, mas do que já estou lendo vou saber fazer algumas perguntas.
g)Olha eu li sobre manta asfáltica, achei bem caro, cento e poucos o m², acho que vai uns 400R$ só pra isolar as portas né? Enfim, vi um cara que recomendou usar uma fita tipo silver tape, mas sei lá, procuraria uma opção mais em conta, que mantivesse a qualidade. Dependendo iria a manta mesmo mas num projeto "com o tempo".
h) cara eu faço um H na mão. Aprendi a escrever uma letra artística, realmente o H é bem bonito, qualquer hora posto pra vc ver!
i) Não, não reli, acho mais fácil te perguntar :P zuera

Algumas considerações:
1- Meu pai tem um módulo amplificador antigo, esqueci mesmo a marca agora, mas ele me disse que é de 50w. Eu não entendo muito de Watts então imaginei que não daria pois cada caixa por aí é 50w. Mas é um módulo legal, e tem muitas regulagens (tem um equalizador no próprio módulo). Se for possível usarei ele sim.
2- Olha, se fosse possível um projeto, tipo: primeiro instalaria o módulo, daí 1/2 meses depois compraria o duas vias e os cabos e isolaria as portas, daí um tempo depois compraria um coaxial pra preencher o fundo (na TR4 as caixas traseiras são quase no porta-malas) com os cabos, daí depois compraria um woofer de 8" (seguindo o projeto original) e caixa, comprando peças um pouco mais caras, daí fosse mais fácil chegar lá nos R$ 800,00. A única coisa que estou disposto a pagar mais caro seria o amplificador, pois você disse que dura pra vida inteira né.
3- Acabei de comprar este som abaixo, então provavelmente não vou trocar :/ http://www.americanas.com.br/produto/121165522/som-automotivo-pioneer-mvh-078ub-media-receiver-com-entrada-usb-e-interface-smartphone-android
4- Grave seco = S2

Vlw pelas dicas. Btw, você é quase meu vizinho aí de Ribeirão, estamos a cerca de 200Km de distância :P

Daí queria entender melhor o que é preciso de amplificador, se é preciso e se a bateria aguenta.

Ainda bem que você se diverte respondendo, porque perguntas não faltam!

Abraço

AirtonLieuthier
12/08/2015, 12:23
Dá pra se divertir bastante lendo esse tópico... recomendo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/44151-sistema-de-som-pajero-tr4.html

florim
12/08/2015, 12:52
Dá pra se divertir bastante lendo esse tópico... recomendo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/44151-sistema-de-som-pajero-tr4.html

Oi Airton obrigado, eu já li 2x esse tópico aí, rsrs, peguei várias idéias!

Troller-a-vista
12/08/2015, 17:46
florim, que bom que deu boas risadas, forum pra mim é isso, sair um pouco do meu estresse particular e rir um bocado, ajudar, rir, polemizar, ser ironico, acido , rir, voltar pro stress..

nao tinha visto sua cidade, rio preto tem muita gente boa, mas tb tem uns monte de zé ruela nascido em bady que nao sabe nem onde fica o polo positivo da bateria e sai instalando som tipo goianio e indo em campeonato em mirassol pra ter troféu... fica ligado nisso!

bom vamos lá, vc já percebeu que "milagres non ecxistem". Nem no PT meu amigo...

Vamos desmitificar algumas coisas antes?

Som alto nao quer dizer som de mano onde todo mundo escuta menos ele (pq ta surdo). Existe o trio (som goiano) e som interno, onde vc aumenta o som e só voce escuta, pq ta dentro do carro. Veja que nem falei em qualdiade, SQ, Hi-FI, etc...

Subwoofer, vc vai encontrar mais informacao e mais opcao que gente querendo uma boquinha em brasilia nesse quesito, mas basicamente vc tem dois tipos de modus operandi de um sub woofer:
a) sub graves, ou normalmente encontrado caixas dutadas: é um som mais profundo, bem profundo, vc nao escuta o som, mas SENTE o som, normalmente ele é mais lento que a opcao abaixo, e normalmente quem curte isso tb curte ver o carro vibrar ate despedaçar. Indicado pra pop, black music, techno, erudito, e qqr coisa que tenha um mesmo tipo de batida bem constante e prolongada.
b) graves ou normalmente encontrado em caixas seladas: é um som profundo, mas nem tanto, vc escuta mais a batida, é mais rápido, embora treme o carro se bem ajustado nao é essa a finalidade, musicas indicadas: quase todas, inclusive rock, rock pesado, sertanejo, axé, classica, pop, etc...

Ambos tem vantagens e desvantagens, ambos podem usar o mesmo tipo e modelo de falante, o que vai diferenciar é a caixa (construcao e afinação da mesma) e tb seu amplificador.

Pelo que vc disse, vc quer um grave mais seco, mais audivel, mais rapido, portanto, caixa selada e tb isso ocupa menos espaco (algo critico na tr4)

Sendo bem sincero, com essa grana disponivel, vamos esquecer sub, amplificadores bons, kits bons etc... O que vc vai ter com muito custo é algo melhor que nada ainda mais com esse radio que já comprou.

Antes de mais nada, ache o amplificador do teu pai, poste aqui modelo, marca, etc, que ai a gente vai conseguir te dar uma dica.

Silver tape? PEga o silver tape e enfiar goela abaixo de qm te indicou isso ehheheh o som gera pressao sonora, qdo vc "isola" uma porta mais pressao vai gerar, precisa ser algo grosso, em media o pessoal passa 2x a manta asfaltica pra vc ter ideia, e ainda isola a parte interna da folha da porta.

Vamos tb esquecer essa parte pq nao fará parte do teu orçamento.

Sobrou o que?

Um kit duas vidas de entrada, tem uns baratos, de ate 250 reais, nao da pra esperar grandes coisas, mas tb nao sao um lixo completo, vc pode comprar, bomber, bravox, sao marcas parecidas, se puder investir em algo melhor, vai num nar, ou mtx ou kicker (pede pra alguem do paraguay trazer, eles tem isso barato la... talvez caiba no teu orçamento), mas nao se iluda, sera um kit simples, mesmo essas marcas mais conhecidas.

Sinceramente, pra mim vale mais vc investir uns 400 a 500 reais num kit melhor do que investir 150 num kit ruim, 120 num coaxial que só vai fuder teu som e se iludir achando que ainda vai ter um subwoofer capaz de algo com o resto. ainda tem a caixa, os fios, a instalacao etc... desiste cara.

parte para um kit duas vias melhor que desce bem que vai conseguir falsear a falta do subwoofer e ainda vai tocar mais que um kit meia boca e um coaxial.

estou pensando que o amplificador do teu pai nao seja ruim, ai daria pra vc ligar só o kit 2 vias no amplificador, amplificador no radio e ser feliz. Pra mim é a melhor solucao no momento.

Daqui uns meses vc faz o isolamento acustico e vai ter uma melhora de uns 45 50% com o mesmo som. Se tiver com a mistureba nao vai melhorar tanto.

Ai daqui 1 ano e meio vc compra um sub razoavel, faz uma caixa legal e poe no porta malas. TE garanto que apenas o kit 2 vias melhor vai te gerar mais felicidade.

Nao adianta vc enfiar um monte de coisa ruim, ser mal alimentado, ter qualidade ruim, vai virar uma caixa de abelha e nao vai ter resposta em nenhuma frequencia.

Qual kit comprar entao?

Entra naquele forum que indiquei no topico da frontier e veja um kit que "desce" bem (repito oq ue disse no topico da frontier: faz tempo que nao procuro sobre som, marcas, modelos, isso muda muito de um ano pro outro, portanto, veja o que esta rolando no momento e vai nele, tem centenas de kits bons com 500 ou pouco menos).

Com um kit bom, vc coloca o amplificador do teu pai ou se ele tiver queimado, pode por um booster que é um "amplificador vagabundo digamos assim" ... custa uns 100 reais +- ...

Veja, nao estamos falando de bateria extra, cabeamento de 1000 reais, cabo isso e aquilo, caixa, frequencia, etc... Estamos falando do basico do basico, ou seja, poe essa joça ai pra rodar pq eu to liso... acho que é esse o esquema certo?

com um kit 2 vias bons, vc passa pro proximo carro, ou qdo entrar uma grana vc melhora algo mas mantem ele, se vc comprar coisa muito simples, vai ter que trocar td de novo logo na frente, nao compensa nem em termos financeiros nem em termos acusticos.

Um kit duas vias que desce bem, pode muito bem dispensar um subwoofer se vc nao for exigente ou nao tiver possibilidade de te-lo... Nao é o ideal, mas é o que tem pra hoje... Mas entenda, ha kits que descem outros que nao descem tanto, procure se informar, entre la no subforum sqpl ou spl que o pessoal te ajuda, ou apenas leia os relatos, em mais uma semana vc vira audiofilo rapidinho.

ajudei? senao eu volto a postar, pergunta de novo, sei la...

PS: sou nascido em votuporanga, quintal de rio preto... td pé vermei ... relaxa

AirtonLieuthier
12/08/2015, 18:33
Oi Airton obrigado, eu já li 2x esse tópico aí, rsrs, peguei várias idéias!

Minha dica é: se não tem conhecimento em eletrônica e sonorização, procure alguma loja que te poderá te dar umas boas dicas... ou até fazer o projeto para ti.
Só pra ilustração e orientação, a minha TR4 tem nas portas, 2 Piooner 1730, 6"... o mesmo está equipando as colunas traseiras. Sobre o tampão, instalei um par 6x9" Bravox de 220W... e no porta malas, um sub de 10" da Arlen de 150 W.
pra empurrar tudo isso, um módulo amplificador da Buster ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670276246-modulo-amplificador-h-buster-hbm-4000-tuning-power-1300w-_JM )...
No comando de tudo isso, uma multimídia 2 dim Napoli 7335.
O módulo está ligado apenas aos 6x9" (dois canais) e os outros dois canais, em ponte (bridge) no sub.
É mais do que suficiente para um som de ótima qualidade sem distorções.
Abraços.

AirtonLieuthier
12/08/2015, 18:42
florim, que bom que deu boas risadas, forum pra mim é isso, sair um pouco do meu estresse particular e rir um bocado, ajudar, rir, polemizar, ser ironico, acido , rir, voltar pro stress..

nao tinha visto sua cidade, rio preto tem muita gente boa, mas tb tem uns monte de zé ruela nascido em bady que nao sabe nem onde fica o polo positivo da bateria e sai instalando som tipo goianio e indo em campeonato em mirassol pra ter troféu... fica ligado nisso!

bom vamos lá, vc já percebeu que "milagres non ecxistem". Nem no PT meu amigo...

Vamos desmitificar algumas coisas antes?

Som alto nao quer dizer som de mano onde todo mundo escuta menos ele (pq ta surdo). Existe o trio (som goiano) e som interno, onde vc aumenta o som e só voce escuta, pq ta dentro do carro. Veja que nem falei em qualdiade, SQ, Hi-FI, etc...

Subwoofer, vc vai encontrar mais informacao e mais opcao que gente querendo uma boquinha em brasilia nesse quesito, mas basicamente vc tem dois tipos de modus operandi de um sub woofer:
a) sub graves, ou normalmente encontrado caixas dutadas: é um som mais profundo, bem profundo, vc nao escuta o som, mas SENTE o som, normalmente ele é mais lento que a opcao abaixo, e normalmente quem curte isso tb curte ver o carro vibrar ate despedaçar. Indicado pra pop, black music, techno, erudito, e qqr coisa que tenha um mesmo tipo de batida bem constante e prolongada.
b) graves ou normalmente encontrado em caixas seladas: é um som profundo, mas nem tanto, vc escuta mais a batida, é mais rápido, embora treme o carro se bem ajustado nao é essa a finalidade, musicas indicadas: quase todas, inclusive rock, rock pesado, sertanejo, axé, classica, pop, etc...

Ambos tem vantagens e desvantagens, ambos podem usar o mesmo tipo e modelo de falante, o que vai diferenciar é a caixa (construcao e afinação da mesma) e tb seu amplificador.

Pelo que vc disse, vc quer um grave mais seco, mais audivel, mais rapido, portanto, caixa selada e tb isso ocupa menos espaco (algo critico na tr4)

Sendo bem sincero, com essa grana disponivel, vamos esquecer sub, amplificadores bons, kits bons etc... O que vc vai ter com muito custo é algo melhor que nada ainda mais com esse radio que já comprou.

Antes de mais nada, ache o amplificador do teu pai, poste aqui modelo, marca, etc, que ai a gente vai conseguir te dar uma dica.

Silver tape? PEga o silver tape e enfiar goela abaixo de qm te indicou isso ehheheh o som gera pressao sonora, qdo vc "isola" uma porta mais pressao vai gerar, precisa ser algo grosso, em media o pessoal passa 2x a manta asfaltica pra vc ter ideia, e ainda isola a parte interna da folha da porta.

Vamos tb esquecer essa parte pq nao fará parte do teu orçamento.

Sobrou o que?

Um kit duas vidas de entrada, tem uns baratos, de ate 250 reais, nao da pra esperar grandes coisas, mas tb nao sao um lixo completo, vc pode comprar, bomber, bravox, sao marcas parecidas, se puder investir em algo melhor, vai num nar, ou mtx ou kicker (pede pra alguem do paraguay trazer, eles tem isso barato la... talvez caiba no teu orçamento), mas nao se iluda, sera um kit simples, mesmo essas marcas mais conhecidas.

Sinceramente, pra mim vale mais vc investir uns 400 a 500 reais num kit melhor do que investir 150 num kit ruim, 120 num coaxial que só vai fuder teu som e se iludir achando que ainda vai ter um subwoofer capaz de algo com o resto. ainda tem a caixa, os fios, a instalacao etc... desiste cara.

parte para um kit duas vias melhor que desce bem que vai conseguir falsear a falta do subwoofer e ainda vai tocar mais que um kit meia boca e um coaxial.

estou pensando que o amplificador do teu pai nao seja ruim, ai daria pra vc ligar só o kit 2 vias no amplificador, amplificador no radio e ser feliz. Pra mim é a melhor solucao no momento.

Daqui uns meses vc faz o isolamento acustico e vai ter uma melhora de uns 45 50% com o mesmo som. Se tiver com a mistureba nao vai melhorar tanto.

Ai daqui 1 ano e meio vc compra um sub razoavel, faz uma caixa legal e poe no porta malas. TE garanto que apenas o kit 2 vias melhor vai te gerar mais felicidade.

Nao adianta vc enfiar um monte de coisa ruim, ser mal alimentado, ter qualidade ruim, vai virar uma caixa de abelha e nao vai ter resposta em nenhuma frequencia.

Qual kit comprar entao?

Entra naquele forum que indiquei no topico da frontier e veja um kit que "desce" bem (repito oq ue disse no topico da frontier: faz tempo que nao procuro sobre som, marcas, modelos, isso muda muito de um ano pro outro, portanto, veja o que esta rolando no momento e vai nele, tem centenas de kits bons com 500 ou pouco menos).

Com um kit bom, vc coloca o amplificador do teu pai ou se ele tiver queimado, pode por um booster que é um "amplificador vagabundo digamos assim" ... custa uns 100 reais +- ...

Veja, nao estamos falando de bateria extra, cabeamento de 1000 reais, cabo isso e aquilo, caixa, frequencia, etc... Estamos falando do basico do basico, ou seja, poe essa joça ai pra rodar pq eu to liso... acho que é esse o esquema certo?

com um kit 2 vias bons, vc passa pro proximo carro, ou qdo entrar uma grana vc melhora algo mas mantem ele, se vc comprar coisa muito simples, vai ter que trocar td de novo logo na frente, nao compensa nem em termos financeiros nem em termos acusticos.

Um kit duas vias que desce bem, pode muito bem dispensar um subwoofer se vc nao for exigente ou nao tiver possibilidade de te-lo... Nao é o ideal, mas é o que tem pra hoje... Mas entenda, ha kits que descem outros que nao descem tanto, procure se informar, entre la no subforum sqpl ou spl que o pessoal te ajuda, ou apenas leia os relatos, em mais uma semana vc vira audiofilo rapidinho.

ajudei? senao eu volto a postar, pergunta de novo, sei la...

PS: sou nascido em votuporanga, quintal de rio preto... td pé vermei ... relaxa

Mandou muito bem...
Qdo fiz o som da minha, queria apenas qualidade, sem aquela ignorância de porrada...
Por isso, optei por reformar um Sub Arlen de 150 W, 10" e o instalei numa caixa selada da Regency... o grave fica bom, sem distorcer e não vaza muito pra fora do carro.
A multimídia tem potência de sobra pra tocar os Pioneer de 6" das portas e da coluna...deixando o módulo apenas para o par 6x9" e sub...o volume da multimídia fica no máximo no 10 e já está com uma excelente qualidade sem distorções.
Abração.

Abraços

florim
12/08/2015, 23:05
Troller-a-vista:

Boa não tinha pensando nisso: desativar os traseiros. É uma opção, pagar mais caro num kit 2 vias melhor e ter um som ali na frente de qualidade. Acho que vou ter que rever e ir melhorando com o tempo.
Gostei muito da idéia. Vou pesquisar algo que dê e posto aqui. Me diga uma coisa, um sub pelo jeito que você disse, vai custar o que, uns R$ 600? Me assustei :) Mas fiquei feliz de saber que um amp de 50w já serviria. O som tem saída de 23w só.
De qualquer forma te dou uma dica: Você poderia prestar consultoria :P

AirtonLieuthier:
Vlw pelas dicas. Meu pai chegou a ir numa loja aqui, a princípio o cara deu uma receita de bolo, daí desanimei um pouco.
Essa marca Arlen eu tinha visto ser muito bem recomendada mesmo!
Se o módulo que tenho não der certo, vou ver se sigo sua dica do HBuster ou ver o booster que o Troller indicou. Obrigado por enqto!

Troller-a-vista
13/08/2015, 09:36
florim, continuando entao...

hoje (na real há alguns anos), o grande trunfo do som automotivo é o chamado Efeito Palco, ou seja, vc dar enfase ao som que vem de frente para voce, isso se deve primeiro ao obvio efeito palco, ou seja, simula vc estar de frente a um palco num show ao vivo, mas tb facilita e muito a vc ouvir os sons de forma separada.

Qdo vc coloca 2 ou mais falantes, sempre havera uma delay entre um e outro, ou seja, 2 falantes, 1 delay, 4 falantes, 3 delays e assim segue. Qto maior e mais delays, menos vc vai conseguir ouvir o som pq obviamente um mata o outro. Sao milissegundos, mas é um efeito audivel ate para leigos.

Como seu melhor fone de ouvido é do iphone, a analogia fica dificil, mas se vc pegar um bom fone de ouvido (porta pro pra cima), vera que tem muita diferenca em nuances da musica, e isso faz TOOOOOOODA diferenca.

Passando a regua: com menos falantes e forçando o efeito palco, vc ganha em qualidade, mas nao somente a isso, vc ganha em potencia, pq o radio ou o amplificador, irao trabalhar apenas para 2 (isso é assunto pra mais rpa frente, qdo vc postar o modelo do amplificador ou foto dele), o que vai gerar ate o dobro da potencia dependendo do aparelho.

ai teremos: efeito palco, maior gama de sons audiveis, mais qualidade dos equipos, mais potencia, menos delay = um som beem melhor.

Mas isso é de gosto, eu por exemplo troco o efeito palco por um efeito ambientacao. Eu prefiro estar envolvido no som do que ter efeito palco. Mas isso é muito particular, entao eu prefiro por 2 falantes atras, mesmo em baixa potencia e desligado do amplificador que vai continuar sendo apenas para o kits... Mas isso é gosto PESSOAL, vc nunca vai ter uma unanimidade no assunto. vai ter que testar.

Mas no teu caso, com orçamento escasso, eu faria sem duvidas o efeito palco, ate pq, pra vc e sua esposa, o som na frente é o principal, o pessoal de tras qdo estiver no carro, vai ouvir muito bem obrigado (o som se propaga em todos os lados) soh nao vai ter o mesmo detalhamento que vcs...

Esquece essa questao de watts no momento, vamos deixar isso pra mais tarde ok? priomeiro poste marca, modelos, falantes, amplificadores etc...

Se vc leu o topico da frontier, ja sabe que 6x9, booster, H-buster, Arlen, etc nao combinam com som, sao efeitos do marketing para conseguir vendas.. Respeito quem goste, mas nao combina com qm pretende alguma coisa a mais.

Cuidado com as receitas de bolos, algumas sao ideiais e coringas, outras sao apenas o que o cara tem na loja, de facil instalacao e com nomes pomposos, ai vc compra e fica frustrado... E outra, compre falantes, etc pela internet, mesmo que vc pague mais na instalacao, vai sair pelo menos 30% mais barato que comprar nas lojas,eles enfiam a faca mesmo.

Por fim, eu dou consultoria, mas empresarial... Gestao adm, conflitos, pessoas, reestruturacao, marketing, comercial, novos negocios, planos de negocios, etc.etc.etc. :)

AirtonLieuthier
13/08/2015, 13:20
Troller-a-vista:

Boa não tinha pensando nisso: desativar os traseiros. É uma opção, pagar mais caro num kit 2 vias melhor e ter um som ali na frente de qualidade. Acho que vou ter que rever e ir melhorando com o tempo.
Gostei muito da idéia. Vou pesquisar algo que dê e posto aqui. Me diga uma coisa, um sub pelo jeito que você disse, vai custar o que, uns R$ 600? Me assustei :) Mas fiquei feliz de saber que um amp de 50w já serviria. O som tem saída de 23w só.
De qualquer forma te dou uma dica: Você poderia prestar consultoria :P

AirtonLieuthier:
Vlw pelas dicas. Meu pai chegou a ir numa loja aqui, a princípio o cara deu uma receita de bolo, daí desanimei um pouco.
Essa marca Arlen eu tinha visto ser muito bem recomendada mesmo!
Se o módulo que tenho não der certo, vou ver se sigo sua dica do HBuster ou ver o booster que o Troller indicou. Obrigado por enqto!
Então... esse sub Arlen é antigo... tava encostado nas minhas tranqueiras...
Levei numa loja pra reformar... o cara olhou e cresceu os olhos, pq ele sabe da qualidade do falante...
Enfim, paguei 40 reais na reforma dele, mais 30 na caixa Regency, que estava ali pra vender...o som ficou muito bom...
A minha multimídia tem 45W nas saídas...bate bem...
O módulo de 50W dá pra bater sim, usando ele no sub (que não seja muito grande, claro)... se quiser fazer "trio elétrico", esquece...
Abraços

florim
13/08/2015, 14:16
Olá amigos.

Troller:

1- Bom, consegui as fotos do amp, que na verdade é um booster Roadstar RS 807.
Meu pai disse que é de 50w, mas olhando do lado direito dos gráficos tá marcado até 25w.
Parece que é duas saídas.

509526509527

2- Meu irmão tem um sub de 8” Bravox, mas não sabe a potência :/ (Viu como somos entendidos do assunto ? rsrs)
Ele tem numa caixa pequena, e, por hora, ele disse que me dá pra eu usar, aí não preciso comprar.
Não sei dados do sub nem da caixa :)

3- Encontrei essa manta, já vi como é feita a instalação, dá pra achar alguém que saiba:

R$ 15,00 10m, ouvi falar dela naquele autoforum que você indicou

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676794098-manta-asfaltica-adesiva-seladin-5cm-x-10m-_JM

4- Segue as marcas que pesquisei de kit 2 vias:

Na faixa de R$ 100,00 (Nem precisa olhar)

http://www.submarino.com.br/produto/8182138/kit-2-vias-6-pol.-jbl-selenium-62v5a-2-x-50w-rms-
http://www.submarino.com.br/produto/8012341/kit-2-vias-6-polegadas-selenium-62v5a-100wrms
http://www.connectparts.com.br/kit-2-vias-bravox-cs60p-6-polegadas-120w-rms-4-ohms-56584/p?idsku=2008009&gclid=CIX50cGnoccCFVUGkQod20oMFw&gclsrc=aw.ds

Na faixa de R$ 250,00-R$350,00 (Prefiro optar por um desta lista)

Diamond Bravox 70wrms
http://www.submarino.com.br/produto/5669538/kit-duas-vias-diamond-de-6-70w-rms-bravox

Bravox CS60D (li muito bem sobre esta)
http://www.submarino.com.br/produto/7996764/kit-2-vias-6-bravox-cs-60-d-140-watts-rms

Rockford Fosgate R1675S (Bem cotada também)
http://www.submarino.com.br/produto/9420610/kit-2-vias-rockford-fosgate-r1675-s-6-pols.-80w-rms-

Bravox CS60B (disseram que a D acima é melhor)
http://www.submarino.com.br/produto/359481/kit-duas-vias-cs60b-6-65w-rms-bravox

Selenium Twoway 62v2a
http://www.submarino.com.br/produto/7973543/kit-2-vias-6-jbl-selenium-two-way-62v2a-120-watts-rms

Audiophonic ks6.1
http://www.submarino.com.br/produto/9263307/kit-2-vias-6-audiophonic-ks6.1-120-watts-rms

Selenium Bass (não entendi o lance do bass aqui)
http://www.submarino.com.br/produto/8035777/kit-2-vias-6-selenium-bass-140w-rms-jbl

Nar 600 CS1 com midbass rebaixado (sem entender eu compraria entre este e o bravox cs60d, este aqui é bem no estilo que você recomendou)
http://www.submarino.com.br/produto/8678365/kit-2-vias-6-nar-600-cs1-midbass-rebaixado-

Na faixa de R$ 500,00 (se houver algum que o custo benefício compense muito, posso procurar)
JL Audio TR650CSI
http://www.submarino.com.br/produto/9508700/kit-2-vias-jl-audio-tr650-csi-6-pols.-100w-rms-

JBL GTO 608C
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679553507-kit-duas-vias-jbl-gto608c-140wrms-com-crossovers-6-polegadas-_JM

Morel Maximo
http://www.submarino.com.br/produto/9381913/kit-2-vias-morel-maximo-2-way-6-6-pols.-180w-rms-

Bravox CS60 Kevlar
http://www.submarino.com.br/produto/8011014/kit-2-vias-6-bravox-cs-60-kevlar-140-watts-rms

5- Cabos: Preciso me preocupar com eles agora?
Shok Industries
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687511277-cabo-p-altofalante-shok-industries-16awg-10-metros-_JM#redirectedFromParent
Cabo para falante Focal Performance
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675090291-cabo-p-altofalante-focal-performance-15mm-10-metros-_JM#redirectedFromParent
Outro da Shok Industries
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674317756-cabo-de-forca-shok-industries-21mm-_JM

Isso aí cara, sinto que estou perto do meu sonzinho de iniciante :)

Airton

Meu pai tem alguma coisa da arlen, possivelmente um subwoofer de 8" também, vou ver se ele tem mesmo disponível!
Não é pra fazer trio não, é pra ouvir com a patroa mesmo, quem sabe no futuro arrumar um tablet pra por uns vídeos e ligar no aux do som.
Não preciso de "potênça", mas se der pra gastar um pouquinho aqui e ali com qualidade, pro som sair mais limpo, já fico satisfeito.

Vou dizer viu, aprendi muito sobre som em poucos dias rsrs, mas ainda falta muito pra entender :/
E a preguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiça não ajuda.

É capaz do "estalador" dizer assim pra mim: "Esse falante de 4 ohms, qual a impedância?" e eu responder "Tua mãe não é homem cara! Tá me estranhando? Vai xingar outro..."

Brincadeiras à parte (até porque não teve graça), é legal investir em algo que você gosta.

Troller-a-vista
13/08/2015, 16:53
vou responder em vermelho ok? mais facil ... se algo ficar faltando, cobra ai pq eu to fazendo 100 coisas ao mesmo tempo ..

1- Bom, consegui as fotos do amp, que na verdade é um booster Roadstar RS 807.
Meu pai disse que é de 50w, mas olhando do lado direito dos gráficos tá marcado até 25w.
Parece que é duas saídas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/509526d1439485419t-som-automotivo-interno-pajero-tr4-cima.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/509526d1439485419-som-automotivo-interno-pajero-tr4-cima.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/509527d1439485437t-som-automotivo-interno-pajero-tr4-frente.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/509527d1439485437-som-automotivo-interno-pajero-tr4-frente.jpg)
velhinho... pega esse treco ai, da uma limpada nele, usa cotonete, passa uma cerinha e leva num encontro de carro antigo, vai ter gente pagando caro nisso aí. Vende, pq não serve pra mais nada além de enfeite... isso não tem qualidade, não tem potencia, não tem nada haver com a tecnologia atual. é uma reliquia, hoje qualquer booster porcaria de 100 reais vai te dar mais qualidade, embora sem as regulagens, vai ter mais qualidade e consumir menos bateria. Vamos deixar isso ai pra algum carro antigo, restaurado, que o cara vai aparecer numa revista e deixa a tua tr4 com algo de 1960 pra ca ahhahah

2- Meu irmão tem um sub de 8” Bravox, mas não sabe a potência :/ (Viu como somos entendidos do assunto ? rsrs)
Ele tem numa caixa pequena, e, por hora, ele disse que me dá pra eu usar, aí não preciso comprar.
Não sei dados do sub nem da caixa
:smile:

vamos ser praticos? um sub de 8 nao precisa de amplificador dependendo do teu RADIO, não é o caso do teu, volto a falar: relaxa qto isso de watts... esquece o sub agora e foca no kit duas vias de qualidade. eu sou um daqueles que acreditam que subs pqnos podem muito bem fazer milagres, mas pra isso precisam de um amp de qualidade, cabeamento de qualidade, caixa bem feita etc, do contrario ele é apenas um peso no sistema, certamente teu irmao nao tem nem kit 2 vias, ai parece q o sub ta fazendo alguma coisa, mas nao esta... No seu lugar eu guardaria esse sub e caixa pra depois, pode te servir muito daqui uns tempos, mesmo sendo "fraco" e um bravox (que vai ser ruim, ja te digo ehehhe), ele pode ser um baita coringa no teu carro, a tr4 é minuscula por dentro portanto, um sub de 8 pode ser a salvacao do teu som, mas deixa ele pra depois ok? Vamos focar no que vai te deixar feliz agora, primeiro escove os dentes, depois saia de casa, depois arrume uma mulher pra atacar, depois convenca ela, depois leve-a pra cama.... ficar pensando que vai gozar antes mesmo de escovar os dentes só vai te deixar com uma mancha na calça quando chegar na balada... sacou?

3- Encontrei essa manta, já vi como é feita a instalação, dá pra achar alguém que saiba:

R$ 15,00 10m, ouvi falar dela naquele autoforum que você indicou

http://produto.mercadolivre.com.br/M...-5cm-x-10m-_JM (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br %2FMLB-676794098-manta-asfaltica-adesiva-seladin-5cm-x-10m-_JM)
é uma boa manta, nao esta caro, mas tem um motivo pra isso, ela é muito estreita, 5 cm é muito pouco, vai ser um parto voce isolar algo com isso, pensa que cada vez que vc for colar a parte abaixo de onde colou vai ter que colar uns 2 ou 3cm sobre a manta de cima.... nisso vc vai ter de 2 a 3cm de area util ... pensa fazer isso num carro inteiro? esquece... arruma uma maior.

4- Segue as marcas que pesquisei de kit 2 vias:

Na faixa de R$ 100,00 (Nem precisa olhar)nem olhei mesmo
http://www.submarino.com.br/produto/...a-2-x-50w-rms- (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F8182138%2Fkit-2-vias-6-pol.-jbl-selenium-62v5a-2-x-50w-rms-)
http://www.submarino.com.br/produto/...-62v5a-100wrms (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F8012341%2Fkit-2-vias-6-polegadas-selenium-62v5a-100wrms)
http://www.connectparts.com.br/kit-2...w&gclsrc=aw.ds (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.connectparts.com.br%2Fk it-2-vias-bravox-cs60p-6-polegadas-120w-rms-4-ohms-56584%2Fp%3Fidsku%3D2008009%26gclid%3DCIX50cGnoccC FVUGkQod20oMFw%26gclsrc%3Daw.ds)

Na faixa de R$ 250,00-R$350,00 (Prefiro optar por um desta lista)

Diamond Bravox 70wrms nem olhei tb
http://www.submarino.com.br/produto/...70w-rms-bravox (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F5669538%2Fkit-duas-vias-diamond-de-6-70w-rms-bravox)

Bravox CS60D (li muito bem sobre esta)olha é um kit simples, basico do basico, normalmente esses kit muito simples tocam bem sem manta e tocam muito melhor com a ela, entao é importante pensar nisso, ainda mais que estamos com orçamento apertado e deixando o sub de lado ok?
http://www.submarino.com.br/produto/...-140-watts-rms (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F7996764%2Fkit-2-vias-6-bravox-cs-60-d-140-watts-rms)

Rockford Fosgate R1675S (Bem cotada também) nao é muito diferente do de cima, nao julgue pela marca
http://www.submarino.com.br/produto/...pols.-80w-rms- (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F9420610%2Fkit-2-vias-rockford-fosgate-r1675-s-6-pols.-80w-rms-)

Bravox CS60B (disseram que a D acima é melhor) sim, esta certo
http://www.submarino.com.br/produto/...65w-rms-bravox (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F359481%2Fkit-duas-vias-cs60b-6-65w-rms-bravox)

Selenium Twoway 62v2a nao lembro desse tem que pesquisar... sorry
http://www.submarino.com.br/produto/...-120-watts-rms (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F7973543%2Fkit-2-vias-6-jbl-selenium-two-way-62v2a-120-watts-rms)

Audiophonic ks6.1 melhor que os de cima pelo que ouvi falar, nunca vi ao vivo.
http://www.submarino.com.br/produto/...-120-watts-rms (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F9263307%2Fkit-2-vias-6-audiophonic-ks6.1-120-watts-rms)

Selenium Bass (não entendi o lance do bass aqui) nao posso epesquisar agora, mas o bass se nao estou enganado é mais forte um pouco e tb exige mais potencia, mas é poca coisa
http://www.submarino.com.br/produto/...s-140w-rms-jbl (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F8035777%2Fkit-2-vias-6-selenium-bass-140w-rms-jbl)

Nar 600 CS1 com midbass rebaixado (sem entender eu compraria entre este e o bravox cs60d, este aqui é bem no estilo que você recomendou)
http://www.submarino.com.br/produto/...ass-rebaixado- (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F8678365%2Fkit-2-vias-6-nar-600-cs1-midbass-rebaixado-)
rebaixado é pra portas mais finas, tem que ver se a tr4 exige isso ou nao, se exigir a conversa muda, se nao exigir, compre o mais tradicional.

Na faixa de R$ 500,00 (se houver algum que o custo benefício compense muito, posso procurar)
JL Audio TR650CSI
http://www.submarino.com.br/produto/...ols.-100w-rms- (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F9508700%2Fkit-2-vias-jl-audio-tr650-csi-6-pols.-100w-rms-)me agrada bastante mas tem que ver se vem ou nao com o crossover (aquela caixinha que tem nas fotos dos outros), nunca ouvi mas parece ser bom... JL tem coisas de excelente qualidade
JBL GTO 608C
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-polegadas-_ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br %2FMLB-679553507-kit-duas-vias-jbl-gto608c-140wrms-com-crossovers-6-polegadas-_JM) JBL = selenium... procure pelo correspondente selenium que vai pagar mais barato, mas sao bons kits viu!

Morel Maximo
http://www.submarino.com.br/produto/...ols.-180w-rms- (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F9381913%2Fkit-2-vias-morel-maximo-2-way-6-6-pols.-180w-rms-)
bom kit duas vias, bastante macio, um coringao, naquele forum tem muita informacao sobre ele, nao énada espetacular mas é sem duvida melhor que muitos kits pot ai e tem qualidade construtiva acredito que se nao tiver uma boa potencia por tras nao deve dar todo o potencial, pense nisso.

Bravox CS60 Kevlar
http://www.submarino.com.br/produto/...-140-watts-rms (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.submarino.com.br%2Fprod uto%2F8011014%2Fkit-2-vias-6-bravox-cs-60-kevlar-140-watts-rms) uma opcao , mas achei caro, nao é um kit de entrada basico do basico, mas nao esta no mesmo nivel dos outros dessa lista, bem abaixo.

5- Cabos: Preciso me preocupar com eles agora? nao e nem tem grana pra isso, relaxa, compre o que 'dá pra comprar com as opcoes que tem, nao complica muito nao. nem vou olhar ok?
Shok Industries
http://produto.mercadolivre.com.br/M...ctedFromParent (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br %2FMLB-687511277-cabo-p-altofalante-shok-industries-16awg-10-metros-_JM%23redirectedFromParent)
Cabo para falante Focal Performance
http://produto.mercadolivre.com.br/M...ctedFromParent (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br %2FMLB-675090291-cabo-p-altofalante-focal-performance-15mm-10-metros-_JM%23redirectedFromParent)
Outro da Shok Industries
http://produto.mercadolivre.com.br/M...tries-21mm-_JM (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br %2FMLB-674317756-cabo-de-forca-shok-industries-21mm-_JM)

Isso aí cara, sinto que estou perto do meu sonzinho de iniciante

disso td, me agrada o morel, o nar, o jl depois vem o resto. mas para esses é importante ter um ampli bom pra eles ou pelo menos um booster mas no caso do booster é aquela coisa, vc gasta pouco hoje, mas la na frente vai ter que gastar de novo.

soh para um kit 2 vias, nao precisa de cabeamento de qualidade, o que eles vendem nas lojas resolve tua vida. nao é o ideal mas funciona... estou sendo pratico hein? se for pra aumentar o orçamento td muda, lembre-se queu disse em outro post: milagres non ecxistem.

Airton

Meu pai tem alguma coisa da arlen, possivelmente um subwoofer de 8" também, vou ver se ele tem mesmo disponível!
Não é pra fazer trio não, é pra ouvir com a patroa mesmo, quem sabe no futuro arrumar um tablet pra por uns vídeos e ligar no aux do som.
Não preciso de "potênça", mas se der pra gastar um pouquinho aqui e ali com qualidade, pro som sair mais limpo, já fico satisfeito.

Vou dizer viu, aprendi muito sobre som em poucos dias rsrs, mas ainda falta muito pra entender :/
E a preguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiça não ajuda.

É capaz do "estalador" dizer assim pra mim: "Esse falante de 4 ohms, qual a impedância?" e eu responder "Tua mãe não é homem cara! Tá me estranhando? Vai xingar outro..."

Brincadeiras à parte (até porque não teve graça), é legal investir em algo que você gosta.

florim
14/08/2015, 09:50
Isso aí cara, sinto que estou perto do meu sonzinho de iniciante

disso td, me agrada o morel, o nar, o jl depois vem o resto. mas para esses é importante ter um ampli bom pra eles ou pelo menos um booster mas no caso do booster é aquela coisa, vc gasta pouco hoje, mas la na frente vai ter que gastar de novo.

soh para um kit 2 vias, nao precisa de cabeamento de qualidade, o que eles vendem nas lojas resolve tua vida. nao é o ideal mas funciona... estou sendo pratico hein? se for pra aumentar o orçamento td muda, lembre-se queu disse em outro post: milagres non ecxistem.

Bom, é isso aí, vou de nar 600 mesmo, achei num preço bom o artigo novo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686938343-kit-componente-2-vias-6-nar-600-cs-1-retire-em-sp-_JM

Agora, depois que pagar ele, vou comprar um amp sim, vi estes dois aqui, qual vosmecê recomenda?

Banda 2.4

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688796996-modulo-banda-24-400w-4-canais-amplificador-digital-24d-som-_JM

Soundigital SD400.4D

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688806806-modulo-soundigital-sd4004d-sd400-sd4004-400w-rms-4-canais-_JM

Já me dou por satisfeito, quando comprar e instalar posto o resultado do som. Troller, amigo, muito obrigado, eu provavelmente teria gasto uns 600 reais com coaxial, triaxial, amplificador e não teria dado efeito nenhum no carro!

Abraços

Troller-a-vista
14/08/2015, 11:38
florim, que bom que td esta clareando na tua cabeca...

vamos agora falar sobre o kit que escolheu?

a marca NAR produz bons equipo, mas o CS1 é uma linha bem báscia, esta no mesmo nivel dos outros de 150 reais que avistou, muito longe do nar CS2 ou CS3 . de uma olhada no site deles ('uma empresa nacional naraudio.com.br ) .

Nessa faixa de preço de 250 mangos, e dentro da tua lista eu escolheria o JL ou o fosgate (nao pq é bom mas pq desce bastante o grave e vai te ajudar a nao ter o sub) ou o audiphonic ou o selenium bass. Prometem mais pelo menos..

Mas para tocar um kit 2 vias a contento, especialmente esses acima de 200 reais, vai precisar de pelo menos um booster, isso pq eles sao mais rigidos, mais potntes e precisam de mais potencia do que apenas o radio, do contrario nao vao tocar bem. o ideial seria um bom amplificador, mas isso esta longe agora do nosso plano ok?

ja os kits de 500 reais, vc obrigatoriamente precisa de um booster ou um bom amplificador. Sem eles nao vai tocar. Mas um booster vc tira por uns 100 120 reais +- ... e ainda parcela.

nao existem milagres...

Os NAR serie 3 e um pouco o serie 2, sao bem melhores que o serie 1...

qto a esses dois amplificadores que mencionou... melhor ficar sem UAHeuAHeuh

banda fez bonito no inicio da empresa, la pelos anos de 1999/2000, depois caiu mais que a popularidade da Dilma

sounddigital nao é uma bosta, nao mesmo, mas tb nao é bom, usa de artimanhas para gerar potencia e eu nao acredito nas potencias...

nao adianta vc ser bombado e nao ter forca com qyualidade... eh melhor tem menos forca e maisqualidade.. mas iss eh papo pra outro momento... .,,,,m

florim
14/08/2015, 14:44
Troller, você mencionou booster mas estou com uma dificuldade lascada de encontrar.
Possivelmente vou testar o audiophonic.
Agora eu escrevo booster no google, não acho muitos.

Só tipo esse aqui:

Stetsom
http://www.premiershop.com.br/modulo-amplificador-booster-stetsom-cl500he---2-canais---120-watts-rms-1002200/p

Mas não é este tipo que você indicou, é?

Sou muito burro velho, me fala uma coisa: Qualquer destes 2 vias, se ligar no som que tem saída 23W, não vai ficar fraco demais? Por isso que encanei com o booster ou amp.

Troller-a-vista
14/08/2015, 16:28
florim, desculpe minha falha, acabei falando em booster e amp e esqueci de mencionar quais as diferencas, alem de obviamente serem inferior.

bom a "olho nu", normalmente o booster nao tem regulagem, é menor (digamos que nao maior que um radio de carro), e mais barato.dificilmente vc vai encontrar um booster com entradas ou saidas RCA (que geram uma qualidade muito superior perto dos fios descascados e unidos por um parafuso).

Mas o booster nao é só isso, ele não possui controle de frequencias nem nenhum tipo de desativacao por distorcao, traduzindo: ele manda 100% do sinal no talo pros falantes.por isso qdo vc aumenta um pouco mais o som ele distorce de maneira catastrofica.

O amplificador é algo mais requintado, desde sua eletronica ate sua eletrica, com sistemas dedundantes de energia, protecao, distorcao e potencia. Sua força não emana 100% direto, e sim é despejada de forma linear, o que a principio deixa os volumes mais baixos (o valor que vc aponta no radio) mais baixos frente ao booster, mas em compensação vc alem de mais qualidade sonora (menos dirtorcao, zumbidos, mais frequencias etc), vc pode aumentar mais (bem mais) o som sem causar problemas ao equipamento.

A distorcao é só a ponta do iceberg, ou seja, é a ponta que vc literalmente ouve e ve, ouve com os ouvidos e ve com os olhos o falante se arregaçando pra tudo que é lado (vibrando em muitas direçoes, isso arrebenta com ele, embora a manolagem adora fazer isso com os subs deles, é totalmente o oposto do que se deve fazer).

A parte oculta é muito pior, quando o falante excursiona (se move) acima do especificado, ele pode:
a) amassar e riscar a bobina
b) destruir o falante
c) deixar o falante operando mas depois que ferrou a bobina nunca mais vai ter qualidade mesmo em baixos volumes, famosa caixa de abelha
d) explodir o falante
e) incendiar o carro
f) dar um puta curto circuito em td eletronica (o que é altamente preocupante nos carros atuais devido a eletronica embarcada)
entre outras coisas..

veja que td é um looping de coisas que podem ocorrer.

qdo vc le esses 23 watts do radio, entenda que isso em potencia máxima, raramente vai ter isso e se tiver, vai ser uma distorcao infinita. Por isso existem regulagem de HPF, LPF, entre outras coisas que estao em qqr radio.

De fato o que esta sendo levado pros falantes é algo perto de 10w e olha lá.

Isso é suficiente pra vc tocar um coaxial, ou algo assim mas de forma muito rudimentar, vou te dar o exemplo do radio da strada que tenho, esta soh o radio e o falante.

Abaixo de 13 vc nao escuta nada, pq os falantes sao de plastico, acima de 16 vc tb nao escuta nada pq distorce tanto que parece q vai explodir... vc tem uma faixa muito peqna audivel de som.

se eu tivesse um booster eu poderia usar no 3 ou 5 e teria muito mais qualidade e som ate pelo menos uns 20 ou 23 ...

se eu tivesse um amp, poderia possivelmente fazer tocar perto dos 35 ou 40 no volume com muito mais qualidade e sem parecer uma kombi a diesel usando gnv sem dois pistoes.... Isso sem parecer um manolo corinthiano.

meus falantes iriam durar anos e anos sem problemas algum.

o problema da potencia é como ela é gerada e despejada, nao vou entrar no merito da questao o forum nao eh pra isso, mas te garanto que 99% dos amplificadores e booster nao entregam o que prometem, especialmente, aqueles baratos. Por isso eu indico sempre ampli melhores, mesmo comprados no PY que sai mais barato que um porcaria aqui, mas que contenham o SELO CEA , onde é atestado sua potencia . ou seja, vc paga pelo que compra.

ta cheio de amplificador ai dizendo que chega a 2000 wtts mas na realidad nao passa de 400 ou 500... nao adianta se iludir com isso.

outra, vc sempre compra um amplificador que SOBRE potencia para o falante, isso te gera folga de potencia para empurrar e nao distorcer, mas nao pode ser potencia d+ senao queima td...

de qqr forma, qqr booster simples, vai conseguir tocar um kit 2 vias, (longe de ser o ideal mas vai). mas sem ao menos um booster fica muito dificil a menos que seja um desses kits muito basicos (que na realidade eh um engana bobo, mas é melhor que coaxial...)

nao quis entrar nesse momento nesse monte de tecnica, conceitos etc, pq nao eh o teu intuito e soh vai te deixar perdido e frustrado, acho que o que vc qr é ser feliz e dar uns roles com o carro, entao nao adianta falar muito pq ai vai complicando.

Compra o kit, compra um booster, instala e pronto..

esquece esses 23watts do radio, esquece o sub, esquece cabos etc... nao é o momento disso.

veja, isso td eh MUITO importante mas apenas nao eh a questao agora ok!

ate pq, tem muita diferenca entre XX watts de um radio e o mesmos XX watts de um booster mais ainda de um amplificador... e de um amp pra outro amp a diferenca é tao abissal que nem vou comentar.

Qlidade eh sempre qlidade e faz toda diferenca.

AirtonLieuthier
14/08/2015, 16:33
Esse seu "amplificador" não é nada mais do que um pequeno "grau"... que usavam antigamente, qdo os módulos de potência eram raros aqui... eu tive um Tojo GR 1600 que era legal... mas para os dias atuais, esqueça...

florim
14/08/2015, 17:36
:D blz, ficou mais claro agora, vlw troller, vlw airton!

florim
27/08/2015, 13:33
Primeiro passo dado, li muito pesquisei, ainda nao entendo nada, mas cheguei a uma decisão:

Comprei o 2 vias hertz dsk1653

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695404841-kit-2-vias-hertz-dieci-dsk1653-_JM

E 4 rolos de manta asfáltica (parece que é mais fina então = + camadas)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679572016-manta-asfaltica-auto-adesiva-aluminizada-10-cm-x-10m-_JM

:D

Troller-a-vista
27/08/2015, 17:30
florim, nao ouvi esse kit, parece q eh dos modelos novos... mas os hertz costumam ser bons e descerem muito bem, entao vai te ajudar nesse momento q nao estara colocando o sub e nem tem ideia de colocar grandes amps e nada mais ousado. Acho que vai te satisfazer... assim que gostar e trocar de carro vc procura algo melhor ehhehe

sobre a manta, 1.2mm eh meio fino memso, normalmente o pessoal coloca entre 1.5 e 3.00mm... acima disso vc gasta muito, da muito trabalho e precisa ser um cara experiente em som pra realmente ver resultados.
portanto se sobrar manta, coloque duas camadas, senao vai uma camada mesmo e pronto.

pra por a manta nao tem segredo (acredito que essa seja auto adesiva).

vc limpa bem o local, coloca uma manta na parte externa da lataria nas portas (onde vai o espelho retrovisor , macaneta etc), depois vc coloca na parte interna (onde vao os acabamentos das portas, auto falante etc). deixe bem vedado, capriche.

a dica é : meça duas vezes, respire, reveja, e entao cole... pq se colar errado da um trabalho do caral** pra tirar... e desperdicar é algo que nao convem pelo custo dela.

se vc fizer nas portas ja resolve alguma coisa. agora se for pra arrebentar, forra todas as portas, teto, colunas, assoalho, especialmente perto das rodas, cambio, eixos, etc..

seu carro vai sair de um carro comum para um carro de outro nivel , tanto em conforto quando sonoro. vai notar que vai usar bem menos o ar condicionado.

se tiver votnade, coloque em camadas no assoalho : eva, espuma, borracha, feltro betuminoso, tudo barato e simples. no teto nao da pra por muito peso, entao é feltro e espuma ou no maximo eva.

se fizer isso vai se sentir numa mercedes de alto luxo.
nao deixe de fora porta malas, pois se deixar , nao vai ter o resultado esperado.

se for forrar o assoalho, recomendo colocar a espuma por ultimo, vai dar uma sensacao de carro top quando por o pé no assoalho imediatamente.

lembre que tera que remontar td, incluindo parafusos, nao convem tampa-los ou deixar pouco espaco depois rpa remontar borrachas e tb tem qu ter calma e capricho para que nao fiquem rebarbas aparente quando fechar os acabamentos (e eles tem que voltar, entao lembre-se idsso tb ehehhe)

eh um trabalho demorado mas é tranquilo, qualquer crianca com uma chave de fenda faz... recomendo chamar um amigo pra fazer, fica mais divertido, rapido e menos doloroso. musica alta, breja e uma feijoada um dia antes é suficiente pra rir por horas.

florim
03/09/2015, 09:55
Atualizando: Chegou o som Hertz DSK 165 terça feira, ontem chegou a manta asfáltica, 4 rolos de 10cmx10m,
Meu irmão tinha um sub parado de 8" disse ser bravox, daí peguei um amplificador Pyramid PB 778 do meu pai parado só pra usar o sub, e dar um "boost" no 2 vias.
510911510912510913510914510915

Agora só falta comprar uns cabos para instalar tudo.

o/

florim
06/09/2015, 03:53
Daí coloquei a manta asfáltica, uma camada interna e externa a porta, o amp tava danificado acho, tava vazando corrente pras caixas. O som da hertz é mesmo muito bom! e coloquei o sub de 8" na traseira, mas tudo ligado direto no player. Gostei!
Ficou o 2 vias front e o sub num rear, tive que manjar uma regulagem pra ele receber o grave, mas deu certo, muito satisfeito!

Marcus Costa
09/09/2015, 15:41
Boa tarde.
Eu montei um som bem legal na minha TR4 2002/2003. Usei só produtos Hertz.
frente: kit duas vias hertz esk 165
traseira: coaxial hertz dcx 170
módulo: hertz HCP4 de 4 canais
subwoofer: hertz es200 de 8 polegadas
utilizo um pionner do mais top, mas não recordo o modelo de cabeça
Selei as portas para utilização dos 2 vias. O coaxial traseiro foi ligado apenas no som.
Ficou com muita qualidade. Se alguém tiver interesse, posto umas fotos depois.
Abraços

Troller-a-vista
09/09/2015, 20:23
florim, nao tinha visto sua postagem...

cuidado com os pyramids, muitos ja foram mexidos por dentro e a confiabilidade deles é muito ruim... embora gerem potencia.

se esta dando corrente eletrica, nem tente usar sem levar numa pessoa qualificada em modulos (quase todo tecnico em eletronica mexe, mas poucos realmente entendem como funciona e as diferencas internas).

De qqr forma, esse modulo deve ser forte pra esse sub, usa-lo é pedir pra estourar a bobina desse sub. é um sub fraco, pra ser usado com booster ou amps bem fracos. deixa como esta e segue a vida.

ainda sobre os pyramids, esse no caso mais especificamente, tem alta distorcao, entao nao casa muito com a ideia de ter qualidade (alem de queimar com facilidade hehhee pyramid é ruim mesmo ehehhe), mas se caso vc quiser muito, da pra regular pra ter pouco gain , mandar ele em bridge pro kit ou talvez (seja ate melhor) distribuir entre o kit e o sub (mas ai é bem capaz de forçar o pyramid e ele esquentar muito facil).

enfim, da pra usar, mas antes, manda revisar, deixar testando o dia e a noite inteira num cara que só trabalha com eletronica de modulos... ai vc fica tranquilo