Conectar

Ver Versão Completa : Calço de molas

Th Cerga
11/08/2015, 11:15
Amigos,

No meu RF uso molas de um Troller T4 2011, são mais altas do que as originais do RF.
Na mola traseira, uso um calço de 30mm, e mesmo assim a vtr esta 20mm mais baixa na traseira.

Posso usar outro calço de molas de 30mm (tenho 1 par guardado) na mola traseira ? Vou ter algum problema em segurança?

No resumo ficaria calço/mola/calço.

Eu sei que vou ter que trabalhar amortecedores e bieletas em seguida, mas no momento quero alinhar a vtr.

Fabio_Roberto
11/08/2015, 12:51
No meu ponto de vista esta tudo errado.. tanto o primeiro desenho como o segundo.

O calço de mola vai na parte de cima, não embaixo.

Se quiser que o jipe fique mais alto, troque as molas, dois calços na mesma mola é muita gambiarra, fica perigoso.. se a suspensão trabalhar vai escapar, pode até escapar na compressão, vai sair voando... isso que você pensou não existe.

Não recomendo.

Th Cerga
11/08/2015, 14:56
Vou substituir a traseira por 1 calço de 50mm na parte superior da mola.
Chega de gambi....

Tks.

EVALDO KAISER
13/08/2015, 00:02
Vou substituir a traseira por 1 calço de 50mm na parte superior da mola.
Chega de gambi....

Tks.

Th Cerga vai uma dica, no meu RF a antiga mola traseira estava com apenas 9 elos ,pois havia 1 elo quebrado e a vtr ficava com a bunda caída. Então instalei molas com 11 elos do OPALA mais o calço de borracha "na parte de cima" acho que com 30mm.
E as molas de 9 elos da traseira foram para a dianteira (as anteriores tinham 8 elos) deu com um pouco de trabalho para encolher e instalar mas no final ficou ótimo com baixo custo já que só tive que comprar um par de molas NOVO.
Na sequencia deu fim de curso nos amortecedores e fiz dois alongadores (cilindro de ferro com furo na medida do parafuso do amortecedor e duas chapas soldadas perfuradas para receber os amortecedores, sistema igual aos das motos 125cc para alongar o amort. traseiro )
Preciso ainda alongar as bieletas porque a barra estabilizadora esta um pouco voltada para cima e alongando o braço da bieleta a barra trabalhará alinhada com o piso, assim bem na horizontal . Para quem gosta de altura ficou bonito de ver, certo dia vi um Troller diesel com molas grandes e com amortecedores importados com a altura bem elevada porém não estava em nada mais alto que o meu... e lembrando que estou com sapatos de 31" por enquanto...
Fica a dica para nossos RFs e grande abraço.

Th Cerga
13/08/2015, 08:22
Evaldo, obrigado!
Mas as molas dianteiras sao maiores do que as traseiras, correto !?
Mas como estou com o RF desmontado (toda a frente), acho que vou aproveitar e levantar e desmontar a suspensão e analisar as possíveis trocas e substituições. Sobre as bieletas, vi que tem um pessoal usando as da F250/350 para substituir as originais. Vou estudar um pouco mais!

Temos um grupo de RF no Whatts...já somos mais de 30 loucos...rsrs, me envia seu contato que peço para inclui-lo la!

Abs.

EVALDO KAISER
13/08/2015, 21:42
Evaldo, obrigado!
Mas as molas dianteiras sao maiores do que as traseiras, correto !?
Mas como estou com o RF desmontado (toda a frente), acho que vou aproveitar e levantar e desmontar a suspensão e analisar as possíveis trocas e substituições. Sobre as bieletas, vi que tem um pessoal usando as da F250/350 para substituir as originais. Vou estudar um pouco mais!

Temos um grupo de RF no Whatts...já somos mais de 30 loucos...rsrs, me envia seu contato que peço para inclui-lo la!

Abs.

Th Cerga , voltando a falar sobre as molas dianteiras : Eu peguei "também" na época um par de molas novas de 10 elos para por na dianteira porém, não coube , então tive de colocar as usadas da traseira de 9 elos na dianteira, e veja que deu um trabalhão para encaixa-las então as de 10 nem pensar na dianteira .

Hoje a tarde medi a distancia do pneu dianteiro para a borda do para-lama deu 26 cm, e na traseira, do pneu para a borda do para-lama 25 cm , ficou com uma altura bem elegante e principalmente sem aquela "bunda caída" de antes.

Ops : após a conclusão do estudo sobre as bieletas da F-250/350 para o RF , posta aqui neste tópico ou envia para o meu

email : ekaiserjeep@yahoo.com.br

Fica a minha pequena contribuição para nossos RFs , abraço a todos.