PDA

Ver Versão Completa : Roscas do munhão espanadas: o que fazer?



Mauro B.
13/02/2006, 18:28
Oi pessoal! :D

O munhão do lado esquerdo do cj3A 1949 do meu pai teve um problema: 4 das 6 roscas que fixam os parafusos da manga no munhão espanaram, acredito que isto ocorreu devido a fala ou excesso de aperto da pessoa que montou o conjunto, já que o jipe é original e não enfrenta trilhas. Pensei então em 3 possibilidades:

1 - passar um macho maior (7/16" UNF) e usar parafusos maiores. Os parafusos originais são 3/8" UNF.

2 - mandar encher de solda as roscas espanadas e passar o macho na medida original para continuar usando os parafusos de tamanho original.

3 - comprar um munhão do ferro-velho


A primeira opção, em termos de custos, é a melhor, pois não terei que gastar nada com isso, já que tenho como conseguir o macho e o desandador, e eu mesmo faria o serviço. Meu único medo desssa medida é saber se o munhão aguentaria, já que colocar parafusos de diâmetro maior reduzirá um pouco a parede do munhão, e logo a resistência dela tbm, só não sei se isso seria relevante.

A segunda opção acho ruim e pelo jeito não sairia barata. Acho que já vou excuí-la (a não ser que vc's a apóiem)

A terceira opção parece ser a mais acertada, já que manteria tudo original. O único contra é o custo, comparado com o da primeira opção: no ferro-velho custa R$80,00 o munhão "novo" ... contra R$ 0,00 se eu mesmo passar um macho maior.

Na verdade esta mensagem toda poderia ser resumida em uma pergunta: aumentar os parafusos 3/8" UNF do munhão para 7/16 UNF fará com que o munhão não aguente o tranco??? ........ se aguentar eu faço esse serviço ..... se não aguentar eu compro um munhão "novo" no ferro-velho.

Eras isso! Estou na mão de vc's! Opiniões? :roll:

[]'s

Alessandro Henrique
13/02/2006, 19:21
Mauro B.,
Se voce consegue encontrar no ferro-velho o munhao em boas condicoes para a susbstituicao, fique com esta alternativa. Creio que o preco cobrado ate se justifique pela dificuldade de se encontrar.

Sds.

Arnaldo Tomazetti
13/02/2006, 19:49
A diferença entre 3/8" e 7/16" é de 0,80mm no raio do furo, não tem como você medir? Veja se comporta esse aumento no furo...
abs

leopoldo
13/02/2006, 20:13
Mauro Mauro Mauro.

Faça as contas:

limpar corretamente o munhão.............: 2H
encher de solda e esperar esfriar..........: 4H
comprar um jogo de macho correto......: 2H
dar 5 tiros de 357 magnum para tentando posicionar a manga numa furadeira de bancada para furar alinhado...........:3H
Mais 5 tiros tentando alinhar os furos com o macho x 3: 3H
acabamento, pintura, etc... : 4H

mão de obra: 18 H x 80.00R$/H= 1 440,00 reais.

mais o jogo de macho + gasolina pra ir na loja+ trava química= 1 500 reais.

A sua cara quando ver que um furo está errado (lei de murphy) : não tem preço :lol:

Que tal uma visita num ferro felho ONTEM ?

Sergio Rocha
13/02/2006, 21:03
Fala Mauro

Vc tá meio sumido.Tudo bem com vc ?

Acho que vc deve estar com algum problema. :roll: :roll:

Solda,macho etc......... :pensativo: :pensativo: :pensativo:


Munhão no ferro velho :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Logo vc pensando em gambiarra ?

[]' :lol:

Elmer_Jeep
14/02/2006, 11:11
Os mestres já responderam, não tenho muito o q falar.

Mas, o melhor é substituir a carcaça de munhão mesmo. Mesmo porque se vc fosse tentar resolver à custo zero (reabrir pra 7/16) pode ser que o material não aguente posteriormente daí além do munhão vc vai precisar substituir a manga também... :putz:

[]'s

equipeminas4x4
14/02/2006, 11:53
Eu compraria 6 prisioneiro 3/8" rosca fina com cabeça, com porca autotravante.
É tipo prisioneiro de roda, só q bem menor e a estria entra nestes furos com rosca espanada igual dedo nozóio. :shock: :shock:

Precisa ver o melhor comprimento do prisioneiro, se tiver kit freio à disco usa um maior, só q não me lembro a medida agora.

Bom, desmonta tudo, e coloca esses prisioneiros de dentro pra fora na prensa. Se não tiver prensa na marreta tb funfa legal. Pode ser q algum dele fique meio torto, dificultando a montagem da manga de eixo, ae vc coloca a porca e dá umas pancadinhas q ele chega no lugar.... :mrgreen: :mrgreen:

Esses pririoneiros vão substituir os parafusos, q geralmente te deixam na mão no meio da trilha, com a grande vantagem de não quebrar e nem espanar rosca nunca mais e se alguém falar q a cabeça do prisioneiro pega no semi-eixo ou nunca viu montado, ou tá chutando ou num sabe o q fala mesmo.

[]´s... com a 1ª modificação do munhão antes de fazer RockCrawling.

bacana00
14/02/2006, 16:29
Tem uma outra opção meio que mais ou menos, mas resolve e não quebra mais...

abre o munhão, compre parafusos de aço mais compridos e os coloque de dentro para fora, no espelo agora você terá um prisioneiro e pode atarracha tudo com porca...

Tinha um 54 que perdeu a roda no meio da rua uma vez aí fiz isso pra voltar pra casa....

Bacana

billj
14/02/2006, 16:44
E boa sorte em achar parafusos 7/16 UNF por aí. Nem nos States que acha fácil.............

Munhão novo ou a gambi do Marcel, ambos funfam.........

equipeminas4x4
14/02/2006, 18:05
Se optar pelo munhão novo, joga esse no lixo lá de casa......

:concordo: :concordo:

[]´s

Thales Pimenta
14/02/2006, 21:52
Não sei se resolveria, mas já tentou ver roscas postiças??? :concordo:

Vejo o preço antes, pois pode sair mais caro que o munhão no ferro velho :putz:

http://www.bollhoff.com.br

Fácil de achar em retíficas.

[]'s

Thales

Mauro B.
15/02/2006, 00:47
Ae pessoal! :D

Ih, a idéia de preencher os furos com solda, furar e fazer rosca foi esculhembada!!! :oops: Ainda bem que essa idéia não foi minha, foi do meu pai, e foi em respeito a ele que eu coloquei aqui a idéia ... mas a gente perdoa né, afinal ele é engenheiro CIVIL ! uheuehe!!! :lol: Brincadeira aí pai! :concordo: Mas falando sério, desde o início eu não gostei dessa opção. :D


Se voce consegue encontrar no ferro-velho o munhao em boas condicoes para a susbstituicao, fique com esta alternativa. Creio que o preco cobrado ate se justifique pela dificuldade de se encontrar.

No ferro-velho do Nico (em Porto Alegre), numa vez dei uma vasculhada por lá, encontrei vários ... e foi lá mesmo que me deram o preço de R$ 80,00. :pensativo:


A diferença entre 3/8" e 7/16" é de 0,80mm no raio do furo, não tem como você medir? Veja se comporta esse aumento no furo...

Tem como medir sim ... e comportar comporta, o problema é se aguenta o tranco depois ... o que provavelmente aguenta, mas por via das dúvidas perguntei aqui. :concordo:



Mauro Mauro Mauro.

Faça as contas:

limpar corretamente o munhão.............: 2H
encher de solda e esperar esfriar..........: 4H
comprar um jogo de macho correto......: 2H
dar 5 tiros de 357 magnum para tentando posicionar a manga numa furadeira de bancada para furar alinhado...........:3H
Mais 5 tiros tentando alinhar os furos com o macho x 3: 3H
acabamento, pintura, etc... : 4H

mão de obra: 18 H x 80.00R$/H= 1 440,00 reais.

mais o jogo de macho + gasolina pra ir na loja+ trava química= 1 500 reais.

A sua cara quando ver que um furo está errado (lei de murphy) : não tem preço :lol:

Ah Leopoldo Leopoldo Leopoldo ... seguindo por esse raciocínio teu jipe deve custar uns milhões!!! :lol: :lol: :lol: Mas de qualquer forma não é tudo que é torneiro que é "atirador" ("de elite" hehe) assim não ... tem uns caras muito bons mesmo! :concordo:



Fala Mauro

Vc tá meio sumido.Tudo bem com vc ?

Acho que vc deve estar com algum problema. :roll: :roll:

Solda,macho etc......... :pensativo: :pensativo: :pensativo:


Munhão no ferro velho :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Logo vc pensando em gambiarra ?

Pois é, disso eu tenho aprendido muito com vocês! :lol: :lol: :lol:


(...) se vc fosse tentar resolver à custo zero (reabrir pra 7/16) pode ser que o material não aguente posteriormente daí além do munhão vc vai precisar substituir a manga também... :putz:

Pois é, esse é o principal ponto (e negativo) dessa medida ... :parede:


Eu compraria 6 prisioneiro 3/8" rosca fina com cabeça, com porca autotravante.
(...) desmonta tudo, e coloca esses prisioneiros de dentro pra fora na prensa.
(...)Esses pririoneiros vão substituir os parafusos

TOTALMENTE EXCELENTE!!! Essa foi a melhor até agora!!! Disse tudo! Valeu Marcel!!! :palmas: :concordo: :dance:


Tem uma outra opção meio que mais ou menos, mas resolve e não quebra mais...

abre o munhão, compre parafusos de aço mais compridos e os coloque de dentro para fora, no espelo agora você terá um prisioneiro e pode atarracha tudo com porca...

Emergencialmente essa opção parece ser boa, mas agora que está tudo aberto e com tempo, os prisioneiros ranhurados e com cabeça me parecem a melhor opção. :concordo:


E boa sorte em achar parafusos 7/16 UNF por aí. Nem nos States que acha fácil.............

Bom, porcas 7/16" UNF se encontra fáci fácil ... acredito que com os parafusos não deva ser diferente ... mas posso estar enganado .... :pensativo:


Não sei se resolveria, mas já tentou ver roscas postiças???

Meu pai pensou nisso ... mas como nós nunca tínhamos visto isso na nossa frente, nem sabíamos quem faria tal serviço, excluímos a idéia. Mas acredito seria uma boa opção caso não tivéssemos liberdade no local para colocar os prisioneiros. :palmas:

************************************************** ***********

Bom pessoal, a novela parece que chegou ao fim: depois de ler o forum eu já estava decidido a colocar prisioneiros quando meu pai me ligou essa tarde dizendo que falou com um mecânico de jipes e este tem um munhão em condições e vai trocar pelo nosso "espanado" por R$ 50,00. Ótimo preço! :dance: Assim sendo não serão necessários adaptações ou gambiarras (né Sergio?) :lol: De qualquer forma, se alguma outra vez acontecer algo semelhante, não pensarei duas vezes e comprarei logo os prisioneiros 3/8" e cravarei eles com a prensa. Ótima dica mesmo Marcel! :palmas:

Forum forum ... aliado dos jipeiros em apuros ( e dos que busccam apuros tbm) ! :lol:

Valei pessoal! :concordo: :palmas:

[]'s

equipeminas4x4
15/02/2006, 08:59
1º- Essa solução não é gambiarra, é medida de reforço do munhão, já q essas roscas no ferro fundido não aguentam nada. Pra vc ter uma idéia, to rodando com pneu 37" há 1 ano, sem problema algum com munhão. :concordo:

2º- Eu não trocaria o munhão nem se saísse mais barato q os prisioneiros, por causa do ítem 1. :stop: :stop:

3º- Não foi só 1 vez q tivemos q desmontar jeep no meio da trilha pra trocar munhão, pois essas porcarias dão "Pobrema" direto. :parede: :parede:

4º- O jeep é seu, faz o q achar melhor.... nem sei pra q to escrevendo isso tudo.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s... e precisando tamos ae.... :concordo: :concordo:

Elmer_Jeep
15/02/2006, 10:44
Aqui na Retífica agente instala rosca postiça(helicoil), a recomendação de uso é apenas pra peças em alumínio, no ferro ela desliza... :putz:

[]'s descartando essa hipótese.

Mauro B.
15/02/2006, 12:21
Marcel, gostei muito da idéia mesmo, não achei gambiarra e nem disse isso. :shock: Eu estou em Porto Alegre e meu pai em Rio Grande, e quando eu consegui falar com ele sobre instalar os prisioneiros ele já havia fechado negócio de troca por um munhão novo, caso contrário teríamos feito como tu havias dito.:concordo:

Elmer, obrigado pela informação. :wink:

*****

Resumindo então ao pessoal que por ventura tiver o mesmo problema, as melhores opções são:

:arrow: colocar um munhão novo, mantendo tudo original;

ou

:arrow: colocar prisioneiros 3/8" rosca fina com cabeça, reforçando o sistema.

[]'s :concordo:

kbrito
15/02/2006, 13:16
Encher com solda nem pensar pois o munhão é de ferro fundido e a solda fica uma mer....!!!
Eu particularmente faria 6 novos furos intercalando com os que estão espanados, de um giro de 30° na ponta de eixo e boa.


[]s

equipeminas4x4
15/02/2006, 13:44
:putz: :putz: :putz: :parede: :parede: :parede:


[]´s

elcio
15/02/2006, 17:53
Encher com solda nem pensar pois o munhão é de ferro fundido e a solda fica uma mer....!!!
Eu particularmente faria 6 novos furos intercalando com os que estão espanados, de um giro de 30° na ponta de eixo e boa.


[]s

hã?

Giovani
15/02/2006, 19:20
1 - passar um macho maior (7/16" UNF) e usar parafusos maiores. Os parafusos originais são 3/8" UNF.

Não posso confirmar se a medida era essa, mas o Berga já fez isso num munhão, no jeep que era dele, e tá na boa até hoje! :concordo:

[]'s

Mauro B.
15/02/2006, 20:50
Encher com solda nem pensar pois o munhão é de ferro fundido e a solda fica uma mer....!!!

Até onde sei não tem problema nenhum em soldar ferro fundido ... desde que a solda seja apropriada para ferro fundido. Soldar ferro fundido com solda para aço fica uma bela bos#@ mesmo.



Eu particularmente faria 6 novos furos intercalando com os que estão espanados, de um giro de 30° na ponta de eixo e boa.

Isso tbm foi pensado, porém, se não me engano, o munhão tem um reforço (mais material) nas partes das roscas originais, e se as roscas fossem feitas fora dalí elas não contariam com esse reforço.

[]'s

kbrito
16/02/2006, 11:01
Até onde sei não tem problema nenhum em soldar ferro fundido ... desde que a solda seja apropriada para ferro fundido. Soldar ferro fundido com solda para aço fica uma bela bos#@ mesmo.


Isso é lógico, só que o esforço exercido em uma rosca (pelo menos neste caso) é de tração e a solda não ira suportar........ Bom tente fazer e verá o que eu estou tentando dizer ....



Isso tbm foi pensado, porém, se não me engano, o munhão tem um reforço (mais material) nas partes das roscas originais, e se as roscas fossem feitas fora dalí elas não contariam com esse reforço.


Bom isso eu ja não posso afirmar, :pensativo: mas não me lembro de ter visto este reforço interno.

[]s

equipeminas4x4
16/02/2006, 11:23
:putz: :putz: :putz: :putz:

Tá cheio de teórico aqui.... :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Andrejur
16/02/2006, 11:43
Aconteceu comigo, não no munhão mas no cubo, tinha uma rosca totalmente espanada e outra " meia boca". Levei no torneiro, ele abriu um furo +, abriu nova rosca, enroscou uma bucha de ferro feita no torno com trava química e abriu nova rosca. Até agora nada de "afrouxar" os parafusos do cubo... Cobrou 70 pratas...
Então pensei, valeria + a pena procurar um cubo "novo" no ferro-velho ou comprar um cubo novo?

Abs.

Elmer_Jeep
16/02/2006, 16:38
um cubo novo da marca PATRAL custa 100 reais :wink:

Será que não compensa :?:

torneiro careiro esse hein :roll:

[]'s

Andrejur
16/02/2006, 17:47
Valeu, na proxima compro um cubo novo...
Pensando bem, até que não foi muito ruim, o cara fez 2 roscas novas no torno, levou umas 3 horas direto no cubo...
Agora, que seria melhor um novo, não resta melhor dúvida...

Abs.

Sergio Rocha
16/02/2006, 18:38
Mauro

Numa raridade como a que vc tem, que NÃO FAZ TRILHA, usa rodas originais , etc. etc etc. Não vejo o menor sentido de alterar o sistema original, esse sistema durou quase 60 anos :lol: será que é ruim ?

A GAMBIARRA do Marcel :mrgreen: , deixa ele usar naquela carniça que ele tem, e que não ganha prova nenhuma. :discordo:

Marcel

Eu te amo.

[]' :roll:

leovalle
18/02/2006, 22:56
Não entendo merda nenhuma de solda, mas meus high steer foram soldados em pinda e aguentou. Chamo aquilo de provisório definitivo :mrgreen:

[]'s

Sandro Tannuri
18/02/2006, 23:18
Não entendo merda nenhuma de solda, mas meus high steer foram soldados em pinda e aguentou. Chamo aquilo de provisório definitivo :mrgreen:

[]'s

Claro, com o resto do carro se desmontando pela pista não houve tempo para ele quebrar. :mrgreen:

Abraços por tras,

fpandur
19/02/2006, 10:41
Tive problema uma vez com 2 roscas com o munhão do lado esquerdo. Solução ? Abri o furo, passei um macho e agora utilizo parafusos 10 mm. Fico uma "salada" de padrões de medidas (os originais são em polegadas), pois tenho 4 parafusos em polegadas e 2 em mm. Mas resolveu, já fiz várias trilhas pesadas depois disso e sem problemas. Isso foi a cerca de 2 anos ... :wink:

leovalle
19/02/2006, 21:34
Não entendo merda nenhuma de solda, mas meus high steer foram soldados em pinda e aguentou. Chamo aquilo de provisório definitivo :mrgreen:

[]'s

Claro, com o resto do carro se desmontando pela pista não houve tempo para ele quebrar. :mrgreen:

Abraços por tras,

Se desmontou o resto era pra aquilo ter também. Forcei pra kct a direção. Como o eixo é provisório (até novembro +- hehehe), vai ficar daquele jeito mesmo e assim que resolver a merda do cardã dianteiro, me aguarde.

Tenho que dar chance pra vcs senão fica muito sem graça :mrgreen:

[]'s, basculando do abraço por trás.

persio100
07/02/2024, 16:48
Eu compraria 6 prisioneiro 3/8" rosca fina com cabeça, com porca autotravante.
É tipo prisioneiro de roda, só q bem menor e a estria entra nestes furos com rosca espanada igual dedo nozóio. :shock: :shock:

Precisa ver o melhor comprimento do prisioneiro, se tiver kit freio à disco usa um maior, só q não me lembro a medida agora.

Bom, desmonta tudo, e coloca esses prisioneiros de dentro pra fora na prensa. Se não tiver prensa na marreta tb funfa legal. Pode ser q algum dele fique meio torto, dificultando a montagem da manga de eixo, ae vc coloca a porca e dá umas pancadinhas q ele chega no lugar.... :mrgreen: :mrgreen:

Esses pririoneiros vão substituir os parafusos, q geralmente te deixam na mão no meio da trilha, com a grande vantagem de não quebrar e nem espanar rosca nunca mais e se alguém falar q a cabeça do prisioneiro pega no semi-eixo ou nunca viu montado, ou tá chutando ou num sabe o q fala mesmo.

[]´s... com a 1ª modificação do munhão antes de fazer RockCrawling.

Eu não consegui achar em 4 casas de parafusos, onde você comprou esse parafussos?