PDA

Ver Versão Completa : Vitara Jlx 3 P - Mecânica Pajero Sport 2.8 Auto

padovanieduardo
07/08/2015, 15:36
Boa Tarde pessoal!

Estou cadastrado no site desde 2012 acompanhando e pesquisando sobre veículos 4x4 e somente em outubro de 2014 tive a oportunidade de comprar um Vitarinha 93 1.6 8v Auto, carinhosamente apelidado de jipinho. :euforico:

Comprei barato sabendo que teria que fazer muitas reformas, mas com a certeza de que ele ficará 100% do meu gosto no final.

Ocorre que recentemente tive um problema com o motor e estou estudando qual a melhor situação para o caso. Meu Bloco não poderá mais ser usado, e o único que achei a pessoa pede R$ 2.000,00 pelo bloco (caro).
Não abro mão do câmbio automático (fiz completo recentemente), pois vou usar o vitarinha para passeios e um rally de regularidade ou outro.

Pesquisei sobre adaptação de motores AP 2.0 (Gasolina) ou 1.9 (Diesel) e se não for pela questão da flange que não encontrei em lugar algum para câmbio auto ainda fui questionado sobre curva de torque do motor diesel em relação ao cambio também (que seria a minha melhor opção diesel).

Outro dia pesquisando no google encontrei uma pajero 2.8 SE 2002 com motor diesel para vender em leilão (7 mil) (já baixada no Detran) e pensei porque não retirar toda a mecânica da pajero com câmbio e reduzida (alavancas, eventuais módulos) e instalar no jipinho? Seria um trabalho de garimpar e localizar uma que esteja batida mas com a mecânica boa para aproveitar.
Acontece que eu não entendo nada de mecânica e então estou abrindo esse tópico para receber as ideias do demais participantes e das experiências.

Fora isso eu poderia vender as peças aproveitáveis da pajero e levantar uma grana para reduzir o custo do projeto.

Alguém sabe me informar se essa ideia é possível? Procurei tópicos aqui e não localizei, quem sabe alguém ja teve essa experiência.

padovanieduardo
10/08/2015, 11:42
E aí pessoal? Ninguém nunca pensou numa adaptação dessas?

Será que é possível pegar toda a parte de cambio e motor da pajero e adaptar no vitarinha?

Mecânicos de plantão? Engenheiros? Ajudem...

Abraço

flavinho
10/08/2015, 12:23
Eduardo,

Pelo que vi, você quer colocar "porco dentro da linguiça". São excelentes motores, mas esses tem um problema critico, super aquecem com muita facilidade.
Cara... nunca vi alguma adaptação do tipo, pois os motores da mitsubishi são maiores e acho que ficaria um tanto quanto apertado no baú do vitara.
Pense bem antes de bater o martelo.

WOT
10/08/2015, 17:28
Eduardo
Nesse mundo 4x4 vc vai ver tanta adaptação que vai acabar concluindo que tudo é possível, desde que se tenha grana e vontade.
Não é uma adaptação comum. Eu particularmente nunca vi. O tamanho do motor vai ser um dos primeiros desafios para se colocar no cofre do Vitara.
Pode ser que vc consiga adaptar facilmente, mas geralmente o pioneirismo tem um preço que não é baixo.
Vc vai ter que ir descobrindo os problemas conforme vai adaptando, não vai ter pra quem perguntar, e como não entende de mecânica terá que ter um profissional qualificado e que te dê confiança pra ajudar nessa empreitada.
O investimento que parece razoável no início vai somando, somando, e no fim "o molho acaba mais caro que o peixe".
Pense bem antes de assumir essa empreitada, com certeza vai ser um desafio. Se vc tiver tempo, recursos e um profissional comprometido pra encarar com você, manda bala.

Curumim
11/08/2015, 16:18
Acho que na altura não vai caber. O AP 1.9 Diesel, com intercooler, já fica na bitola.

padovanieduardo
11/08/2015, 17:09
Flavinho, obrigado!
Essa questão de tamanho do cofre do motor é uma boa questão a ser analisada
Ainda não busquei a mecânica, preciso de mais detalhes para enfrentar o projeto e como vejo a dificuldade da flange para o cambio 3m auto pensei na hipótese de colocar cambio motor e reduzida de outro modelo no jipinho.
Valeu vou estudar!

Eduardo,

Pelo que vi, você quer colocar "porco dentro da linguiça". São excelentes motores, mas esses tem um problema critico, super aquecem com muita facilidade.
Cara... nunca vi alguma adaptação do tipo, pois os motores da mitsubishi são maiores e acho que ficaria um tanto quanto apertado no baú do vitara.
Pense bem antes de bater o martelo.

padovanieduardo
11/08/2015, 17:12
WOT,
Por tudo que já li aqui no Forum também acho que nesse mundo de adaptações o céu é o limite, basta você ter um mecânico que tope a empreitada e $$$. O primeiro eu até ja arrumei o segundo é que está difícil.
A altura do motor eu acho que pode comprometer o projeto. Andei olhando algumas Pajeros e notei que o motor é bem maior na altura que o 1.9 diesel.
Valeu pela dica!!

Eduardo
Nesse mundo 4x4 vc vai ver tanta adaptação que vai acabar concluindo que tudo é possível, desde que se tenha grana e vontade.
Não é uma adaptação comum. Eu particularmente nunca vi. O tamanho do motor vai ser um dos primeiros desafios para se colocar no cofre do Vitara.
Pode ser que vc consiga adaptar facilmente, mas geralmente o pioneirismo tem um preço que não é baixo.
Vc vai ter que ir descobrindo os problemas conforme vai adaptando, não vai ter pra quem perguntar, e como não entende de mecânica terá que ter um profissional qualificado e que te dê confiança pra ajudar nessa empreitada.
O investimento que parece razoável no início vai somando, somando, e no fim "o molho acaba mais caro que o peixe".
Pense bem antes de assumir essa empreitada, com certeza vai ser um desafio. Se vc tiver tempo, recursos e um profissional comprometido pra encarar com você, manda bala.

padovanieduardo
11/08/2015, 17:18
Curumin, boa tarde.

O problema maior que vejo no AP 1.9 Diesel é a conexão com o câmbio 3 marchas auto do vitarinha.
Minha primeira ideia seria, e até já encontrei o motor, colocar o 1.9 diesel, mas todo mundo fala da adaptação no cambio manual e eu não quero de desfazer do Auto.
Me parece que a maior dificuldade seria a regulagem pois o motor tem torque em baixa e o câmbio auto atinge o melhor torque em alta (desculpem se falei algo tolo, não manjo nada de mecânica nem curva de torque).
Se fosse possível encontrar alguém como cambio Auto e motor 1.9 AP diesel que conseguiu deixaria toda essa idéia de montar um Vitara Sport 2.8...rsrsrs

Acho que na altura não vai caber. O AP 1.9 Diesel, com intercooler, já fica na bitola.

ecoperegrino
11/08/2015, 17:32
Compre um Pajero TR4 automatico e seja feliz.

padovanieduardo
12/08/2015, 10:49
Ecoperegrino, valeu mas a ideia não é desfazer do vitarinha.
Na verdade eu gostei muito dele e minha intenção é prepará-lo de forma a ficar por muitos anos, usando para passeios, trilhas leves e rallys.

Compre um Pajero TR4 automatico e seja feliz.