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Ver Versão Completa : Novato f100



tulio catalde
06/08/2015, 23:18
Boa noite galera, sou novo aqui e na equipe off road, iniciando um sonho de .muitos anos, e comecei da forma mais difícil hehe, com uma f100 1974 que comprei de um sítio na região, porém ela vai dar algum trabalho, mas quanto maior a luta maior a vitória. Não entendo quase nada de carro a diesel mas gosto de por a mão na massa, porém preciso da ajuda dos amigos para identificar algumas partes da possante, tenho que trocar as sapatas do freio traseiro e vi que tem várias peças diferentes na máquina, estou postando algumas fotos, se alguém identificar eu agradeço bastante. Está e minha maior dificuldade, saber qual peça comprar. Só identifique sem problemas o motor, pois tem a etiqueta kkkk.

bgtn
12/08/2015, 10:51
Boa noite galera, sou novo aqui e na equipe off road, iniciando um sonho de .muitos anos, e comecei da forma mais difícil hehe, com uma f100 1974 que comprei de um sítio na região, porém ela vai dar algum trabalho, mas quanto maior a luta maior a vitória. Não entendo quase nada de carro a diesel mas gosto de por a mão na massa, porém preciso da ajuda dos amigos para identificar algumas partes da possante, tenho que trocar as sapatas do freio traseiro e vi que tem várias peças diferentes na máquina, estou postando algumas fotos, se alguém identificar eu agradeço bastante. Está e minha maior dificuldade, saber qual peça comprar. Só identifique sem problemas o motor, pois tem a etiqueta kkkk.


tulio,

Primeiramente, parabéns, pois é sempre legal realizar um sonho, mas tenho que concordar com você, que a forma como começou não vai ser a mais fácil, pode ser que essa f100 vá te dar mais trabalho que pensa, pois as camionetes "F" à diesel (F1000) começaram a ser fabricadas somente em 1979.

Sendo essa 1974 e à diesel, foi claramente adaptada, e, falando-se em adaptações, já vi com motor diesel MWM (225, 226 e 229 de 3, 4 e 6 cilindros), Perkins (4203, 4236 e outros), Mercedes (OM), Ford (FTO) e caixa de marchas e diferencial dos mais variados tipos. Ví coisa muuuuito legal, mas também vi muita porcaria, que só servia para andar na roça, mesmo.. Em se tratando de adaptações, pode ter de tudo, mesmo que não seja indicado ou economicamente viável..

Você vai ter que descobrir não somente o motor, mas todo o restante (caixa de marchas, diferencial) aí o pessoal vai ter como te ajudar.

Mesmo assim, a maior parte dos componentes, isoladamente, são bastante conhecidos, assim, sempre terá alguém que poderá ajudá-lo, tem muita gente MUITO gabaritada aqui.

sallespickup
12/08/2015, 12:08
manda as fotos....

tulio catalde
12/08/2015, 12:31
manda as fotos....

Boa tarxe galera, Vou enviar e que estão no celular e ele não aguentou o tranco, mas pretendo mandar ainda hoje, estava mechendo na roda, troquei todas as peças, coloquei da f100 mesmo, não foi difícil achar, comecei bem hehe, agora vou partir pró cilindro de freio, o pedau está baixando mesmo depois de toda a sangria e regulagem, acho que ele ta mau. Pelo que vi tenho um hidrovacuo de enfeite kkk meu motor e om314, e o servo ta conectado na entrada do filtro de ar, e pelo que entendi ali não produz vácuo.... Vocês verão pelas fotos.

tulio catalde
12/08/2015, 15:58
Boa tarxe galera, Vou enviar e que estão no celular e ele não aguentou o tranco, mas pretendo mandar ainda hoje, estava mechendo na roda, troquei todas as peças, coloquei da f100 mesmo, não foi difícil achar, comecei bem hehe, agora vou partir pró cilindro de freio, o pedau está baixando mesmo depois de toda a sangria e regulagem, acho que ele ta mau. Pelo que vi tenho um hidrovacuo de enfeite kkk meu motor e om314, e o servo ta conectado na entrada do filtro de ar, e pelo que entendi ali não produz vácuo.... Vocês verão pelas fotos.
seguem algumas fotos da empreita

tulio catalde
12/08/2015, 16:03
e mais algumas, estou pensando ate em deixar esta grade na frente, acho que esta nunca quebra foi feita de metalon kk,

BND 4x4
29/08/2015, 19:46
olá Tulio como ta a reforma da "máquina", sei que as f100, desse ano eram a gasolina e algumas tinha motores v8 e cambio automatico, outras motores 4 cc, geralmente igual do maverick...

eu também tenho pensamento em realizar uma restauração dessas, sempre pensei em colocar uma mecanica atualizada por exemplo motor mwm 2.8 sprint...mas não sei com que cambio e diferencial ficam bons, só sei que são caros...rsrs..

gostaria de trocar ideias..
Att!

tulio catalde
31/08/2015, 08:16
Bom dia BND, a reforma ta bem devagar, como eu a uso no dia a dia, estou na fase de acertar alguns detalhes primordiais pra continuar andando, ate agora so fiz freio, calcei com uns pneus provisorios e estou tapando as "entradas de ar" kkkk, a proxima empreita e colocar um freio melhor nela, pois vem sem bomba de vacuo, minha coluna ta gritando por causa deste freio kkk, mas devagar vamos chegar la, gostei da sua ideia, deve ficar um monstro uma dessas com motor da sprinter, acredito que o mais facil seria adaptar o conjunto completo, motor caixa e diferencial, mas tambem nao conheço o sistema pra saber se daria certo. so sei que sairia caro, tive uma ducato e motor e caixa sei que vc nao vai gastar menos de 16 a 18mil..... fora as adaptaçoes. to feliz com este conjunto que esta nela, o motor om314 da band, valente demais, esses dias coloquei quase duas toneladas nela e arrancou sempre de segunda, e tem uma boa velocidade, pra andar na cidade ta otima.

sallespickup
01/09/2015, 00:08
KKKKKKKKKKK, os caras pensaram que diesel é igual a gasolina, não faz vacuo rsrsrrs, tem de colocar bomba de vacuo externa ou o compressor no motor mesmo, e pode ser que o hidro nem funcione, pois sem vacuo costuma furar, ao usar,
no mais vc tem cambio 260V, que é um 4 marchas bem resistente, e depois que tiver freio, é ver o que fizeram no diferencial, se apertar e ela der no maximo 100 por hora ainda ta com o dif original, ai é alongar pra ter um carro com final, mais vai andando pra ver

tulio catalde
01/09/2015, 12:18
pois e salles, e quando falei com o mechanico que intermediou a venda ele ficou me olhando com aquela cara de quem diz "esse cara ta tirando comigo" kkkkk. mas faz parte hehe. mas vai uma pergunta: a adaptaçao que fizeram, o motor ta perto da parede da cabine, e a alavanca muito em cima do painel, alguem sabe me dizer se posso colocar uma capa seca maior ou algo parecido pra trazer a alavanca de marcha mais pra traz? sera se tem alguma alternativa pra isto?http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/509461d1439406129t-novato-f100-img_20150812_123900292.jpg

ricarvalhal
01/09/2015, 13:33
o mais simples é modificar só a alavanca do cambio ...


pois e salles, e quando falei com o mechanico que intermediou a venda ele ficou me olhando com aquela cara de quem diz "esse cara ta tirando comigo" kkkkk. mas faz parte hehe. mas vai uma pergunta: a adaptaçao que fizeram, o motor ta perto da parede da cabine, e a alavanca muito em cima do painel, alguem sabe me dizer se posso colocar uma capa seca maior ou algo parecido pra trazer a alavanca de marcha mais pra traz? sera se tem alguma alternativa pra isto?http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/509461d1439406129t-novato-f100-img_20150812_123900292.jpg

tulio catalde
01/09/2015, 14:42
desculpe minha ignorancia salles, mas o 260v pelo que andei lendo (bem pouco por sinal) nao seria 5 marchas? ou tem as duas configuraçoes pro mesmo cambio? :pensativo:. e a respeito da mudança da alavanca, vou estudar melhor a ideia, pois como ela ja e arqueada, fico com medo de dificultar a mudança das marchas, apesar de nao estar arranhando muito, ainda to longe de dizer que sei pilotar caixa seca kkkkk. mas valeu pela dica. começar pelo mais facil hehe. pessoal, este forum e demais. fico navegando pelos topicos, e orgulhoso de ver o quanto o pessoal se dedica a repassar o que sabe.... voce viaja...:campeao:

sallespickup
02/09/2015, 08:56
240 V é o 5 marchas, o 4 é 260 V, outra coisa seca só a primeira, e aia tem 2 modelos com 1 seca e outro com sincronizado, as outras 3 marchas são sincronizadas, se arranha é anel...
ja a alavanca, vai esquentando ela no lugar e traz onde vc quiser, a da D40 por exemplo faz faz um Z, sem problemas, ja a caixa seca ja esta com a de adaptação pro cambio ford, não tem o que fazer

pcnicolau
02/09/2015, 10:26
Desculpe atravessar a conversa, mas preciso de informações sobre este cambio o clark 240v, gostaria de saber se ele é um bom cambio se é forte e se tem relações boas, pois a que tenho na minha f1000 é um 4 marchas 260f, quero saber se ele é muito superior que o que uso, a respeito dele não ser sincronizado como funciona as mudanças de marchas, a minha relação de diferencial é 14x43 sera que casara bem com o 240v, ou é melhor pegar o clark 2615.

tulio catalde
02/09/2015, 12:44
poxa vida salles, achei que arranhar segunda seria barberagem minha, agora fiquei triste, vou ter que trocar o anel buaaaa. mas valeu pela informaçao, graças a voce ja sei bastante coisa a respeito do cambio.
sem problemas pcnicolau, aqui a conversa e publica hehe, esteja a vontade pra perguntar sempre, mas como vc viu eu nao posso te ajudar, sou totalmente leigo. aliaz quase totalmente, agora ja sei a diferença dos cambios 240 e 260 :euforico: mas temos mestres aqui prontos a responder....

sallespickup
03/09/2015, 09:47
pcnicolau, a troca pelo 240V ou 2615, sempre é boa. pois são cambios muito mais resistentes, porem não vão alterar em nada a velocidade final, a primeira é super trator, então ja sai de segunda, o que muda é em serra, pois sabe aquele buraco no 4 m que em 4 na subida ela mia e passa 3 e fica urrando, nos 5 marchas isso resolve, no mais vale a pena se for colocar diferencial mais longo, pois com 3.07, ou 3,15 a primeira do 4 marchas fica mais longa e judia da embreagem, se parar em subidas, com os 5 isso não é problema, e se seu carro for turbinado pode ir pra dif 2,60 ai anda...

sallespickup
03/09/2015, 09:48
tulio, quando abrir troca os 3 sincronizados e ja freza as 3 pois ai tem cambio pra muito tempo

pcnicolau
03/09/2015, 14:11
Muito obrigado sallespickup, mas aí que está a minha maior duvida sei que os 2 cambios são excelentes o 240v o mais antigo eo cl2615 mais moderno e com engates macios se comparado ao seu antecessor, bom aí vai o problema achei o 240v por R$3.500,00 eo 2615 por R$4.500,00 o mesmo preço do ZF da 250, e o melhor fico com o meu 4 marchas pois o vendedor não tem interesse no meu, ele também me ofereceu a bola do diferencial braseixo 405 relação 3,15, só que minha f1000 já esta com 3,07 dana 44, então acho que não compensa a bola do braseixo. Bem estou querendo ficar com o 240v pois é mais barato, porque terei que mexer no meu cardã e vou gastar. O que vc me diz?

sallespickup
04/09/2015, 12:32
como vc ja tem 3.07, pode ir de 240 ou 2615, pois o Zf vai ter de encurtar o diferencial, agora se tiver um dif braseixos, AI como EU só cagão com pontas de eixo dos dana eu colocava, mais só por isso, e depois, vc pode ir de 2.60, as minhas apesar de serem GM , a nivel de giro de motor é igual, e com 2.60 anda muito...

Marcelo Neves
05/09/2015, 17:15
Boa sorte na empreitada Tulio. Em breve iniciarei a minha, com uma F100 motor MWM 226.

marushio
26/05/2019, 21:07
Boa sorte na empreitada Tulio. Em breve iniciarei a minha, com uma F100 motor MWM 226.


realmente parabens pela empreitada, aguardo noticias do seu projeto , parabens !!!!

aproveitando , já procurei na busca, alguém sabe onde conseguir os manuais do dono e de manutenção da f100 da decada de 70 e inicio de 80 em sistema digital ? grato