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Ver Versão Completa : MODULO INJEÇÂO e TEMPERATURA - GRAND CHEROKEE LMTD 4.7l - 2007/2007



lucas_ldbn
06/08/2015, 18:27
Boa Tarde,

Sou de BH/MG. Me chamo Lucas e sou proprietário de uma:

Grand Cherokee Limited 4.7l V8 - 2007/2007.

De um tempo para cá, venho tendo problemas com ela. Para falar bem a verdade, desde que eu a adquiri em Julho de 2014, não consegui aproveita-la mais que 2 meses.

Em Belo Horizonte, está complicado de encontrar mão de obra especializada, sem ter que cair na mão de concessionaria.

Até que recorri à DETROIT - http://www.detroit.com.br (http://www.detroit.com.br/) - empresa "especializada" em marca Jeep.

Deixei minha Grand Cherokee lá, e após uma semana de serviço, resolveram o primeiro problema - Luzes do ABS, Tração e Estabilidade, tinham acendido, após eu virar a direção toda para a direita e não apagava mais.
Segundo o João, dono da Detroit, o problema era na REDE CAM.

Porém, após realizar os serviços de "RECUPERAÇÃO da REDE CAM" e "RECUPERAÇÃO DO SENSOR DO ABS RODA D/E", a LUZ da INJEÇÃO ACENDEU.

Quando eu levei à DETROIT, ela não estava acesa.

Reclamei com o João e ele me disse que não sabia o motivo de ter acendido, que o problema era o MODULO, e que isso não mudaria o funcionamento do carro.

Eu poderia continuar a rodar, mesmo com a LUZ ACESA, até que conseguisse a peça para troca do MODULO de INJEÇÃO
(P/N P05094354AE).

Trouxe o veículo para minha casa, mesmo incomodado com a LUZ ACESA, porém, confiando na palavra do "especialista".

Ao chegar em casa, notei que a Cherokee estava marcando 3/4 da temperatura.
Desliguei, imediatamente, o veículo e liguei para a Detroit.
Me informou que eu deveria observar nível da água do reservatório.
Informei que estava no FULL. E que a água está amarela - Aditivo.
Respondeu que "então, está normal".

Porém, após esfriar, tentei tirar a TAMPA do RADIADOR e ela parece estar "colada", não consegui removê-la

No fim de semana, sai para dar uma volta na Cherokee.
Quando pegava transito ou sinal fechado... temperatura passava do meio.
Andava, voltava a ficar próximo do meio... para menos do meio.
E ficou nessa variação, sem afetar o comportamento do carro.

Voltando para casa, com a temperatura um traço abaixo do meio,parei no sinal luminoso, e ela começou a falhar. A ameaçar apagar o motor.
Abriu o sinal, voltei a coloca-la em marcha. Já não tinha a mesma força.

Guardei na garagem, e agora, recorro a vocês.

Alguém já passou por isso?

Conseguiram uma solução?

Sabem onde encontrar este modulo, sem recorrer à Concessionaria?
Sabem me dizer se este modulo aceita reparo?

Obrigado pela atenção.

Att.

Lucas Ladeira

lucas_ldbn
06/08/2015, 18:29
Esqueci de mencionar.

A água do reservatório não baixou. E nem há sinal de óleo misturada a água.
Ela permanece Amarela, cor do aditivo.

A tampa permanece "colada".

E o carro, após esfriar, voltou a ter funcionamento Normal.
Porém, ainda não sai com ela a rua para testar. Mas a marcha lenta está, aparentemente, redonda.

Falcon-MG
07/08/2015, 00:54
Lucas, você adquiriu um excelente carro, pode ter certeza, o problema de sempre é ele como foi mantido pelo dono anterior.
Se você em BH tem problema de encontrar mão de obra especializada imagina então eu que estou no interior, e não é só pra Jeep, no geral tá difícil.
Seguinte, dono de Jeep tem que conhecer um pouco do carro, quanto mais souber menos chance de ser passado pra trás, ou então ter grana suficiente pra levar sempre na css, acredita se eu lhe disser que não gastei nenhum centavo com oficina nenhuma? pois é verdade, tudo que precisou fazer inclusive preventivamente eu mesmo fiz.
Primeiramente melhor não apavorar, essa oficina que você levou é de confiança? pergunto pois levou pra resolver uma coisa e saiu de lá com outros problemas.
Não vá trocando peças assim, primeiro tentar entender o que está acontecendo, a luz que você se refere é de indicação de funcionamento incorreto, pode ser muita coisa como combustível de má qualidade, falha na caixa de transmissão, um problema na boia do tanque e etc.... então, como foi foi o diagnóstico para saber que era no módulo de injeção? se realmente fosse provavelmente não iria apagar.
O liquido que está no reservatório não mistura com o restante do arrefecimento, somente quando for para suprir o sistema.
Para retirar a tampa do radiador empurre para baixo e ao mesmo tempo gire no sentido anti-horário, mas cuidado nunca abra com o motor em funcionamento ou quente, ao abrir o liquido do reservatório vai vazar, então retire antes a mangueira que encaixa perto da tampa e deixe ela para cima, daí você poderá inspecionar melhor.
Se houver ar no sistema de arrefecimento pode provocar sobreaquecimento e até ferver, não é difícil de descobrir, mas se você não leva jeito melhor não mexer pois pode piorar, nesse caso de ter entrado ar, alguém pode ter mexido ou pode ser falha na tampa do radiador por exemplo.
O ideal no seu caso seria passar o scanner, mas tem como você mesmo fazer um pré diagnóstico se tiver alguma falha vai ser informado no display do painel, caso tenha interesse é só falar.
Boa sorte!

velten1
12/08/2015, 18:51
Lucas
Sou de Ipatinga mg, relativamente perto de você. Tenho hoje uma WK 2005 com o mesmo motor seu, 4.7 v8 então acredito que nosso motor seja semelhante, senão idêntico. Aqui não tem oficina especializada, o mecânico sou eu ou um amigo que me ajuda. Tenho certeza que seu problema inicial seria apenas o sensor de roda do abs, das rodas dianteiras, que também coleta informações para o sistema de estabilização e tração. Agora este problema ai do aquecimento e falha pode ser outra coisa mais difícil, se o seu viscoso e sua ventoinha estão funcionando corretamente, pode ser problema de sensor de coleta de dados de temperatura, ou mesmo modulo. Se o liquido no reservatório sobe quando aquece é sinal de que tem retorno do motor quente e não tem ar, então não há necessidade de abrir a tampa. Posso estar errado mas eu voltaria na oficina e falaria com quem mexeu no carro para saber exatamente o que fizeram. Na minha opinião teriam de apenas trocar os sensores de abs da dianteira, mais nada.
Boa sorte
Abraço
Sergio

lucas_ldbn
17/08/2015, 13:28
Lucas, você adquiriu um excelente carro, pode ter certeza, o problema de sempre é ele como foi mantido pelo dono anterior.
Se você em BH tem problema de encontrar mão de obra especializada imagina então eu que estou no interior, e não é só pra Jeep, no geral tá difícil.
Seguinte, dono de Jeep tem que conhecer um pouco do carro, quanto mais souber menos chance de ser passado pra trás, ou então ter grana suficiente pra levar sempre na css, acredita se eu lhe disser que não gastei nenhum centavo com oficina nenhuma? pois é verdade, tudo que precisou fazer inclusive preventivamente eu mesmo fiz.
Primeiramente melhor não apavorar, essa oficina que você levou é de confiança? pergunto pois levou pra resolver uma coisa e saiu de lá com outros problemas.
Não vá trocando peças assim, primeiro tentar entender o que está acontecendo, a luz que você se refere é de indicação de funcionamento incorreto, pode ser muita coisa como combustível de má qualidade, falha na caixa de transmissão, um problema na boia do tanque e etc.... então, como foi foi o diagnóstico para saber que era no módulo de injeção? se realmente fosse provavelmente não iria apagar.
O liquido que está no reservatório não mistura com o restante do arrefecimento, somente quando for para suprir o sistema.
Para retirar a tampa do radiador empurre para baixo e ao mesmo tempo gire no sentido anti-horário, mas cuidado nunca abra com o motor em funcionamento ou quente, ao abrir o liquido do reservatório vai vazar, então retire antes a mangueira que encaixa perto da tampa e deixe ela para cima, daí você poderá inspecionar melhor.
Se houver ar no sistema de arrefecimento pode provocar sobreaquecimento e até ferver, não é difícil de descobrir, mas se você não leva jeito melhor não mexer pois pode piorar, nesse caso de ter entrado ar, alguém pode ter mexido ou pode ser falha na tampa do radiador por exemplo.
O ideal no seu caso seria passar o scanner, mas tem como você mesmo fazer um pré diagnóstico se tiver alguma falha vai ser informado no display do painel, caso tenha interesse é só falar.
Boa sorte!



Lucas
Sou de Ipatinga mg, relativamente perto de você. Tenho hoje uma WK 2005 com o mesmo motor seu, 4.7 v8 então acredito que nosso motor seja semelhante, senão idêntico. Aqui não tem oficina especializada, o mecânico sou eu ou um amigo que me ajuda. Tenho certeza que seu problema inicial seria apenas o sensor de roda do abs, das rodas dianteiras, que também coleta informações para o sistema de estabilização e tração. Agora este problema ai do aquecimento e falha pode ser outra coisa mais difícil, se o seu viscoso e sua ventoinha estão funcionando corretamente, pode ser problema de sensor de coleta de dados de temperatura, ou mesmo modulo. Se o liquido no reservatório sobe quando aquece é sinal de que tem retorno do motor quente e não tem ar, então não há necessidade de abrir a tampa. Posso estar errado mas eu voltaria na oficina e falaria com quem mexeu no carro para saber exatamente o que fizeram. Na minha opinião teriam de apenas trocar os sensores de abs da dianteira, mais nada.
Boa sorte
Abraço
Sergio




Boa Tarde, Falcon e Sérgio.
Desculpe a demora em responder.

Esta oficina, DETROIT, não é de conhecido meu. Levei a eles, pois são "especializada Jeep" e por possuírem o WiTech (Scanner homologado Jeep).

Estranhei e reclamei o fato de ter levado meu carro com um "problema" e ter retornado com outro.

Segundo ele, foi feita a recuperação do Sensor do ABS D/E, da REDECAM e da TOMADA de ACESSO para WiTech, que, segundo ele, estava com os fios "trocados de posição".
Por este serviço, cobrou-me R$2.650,00.
Nõa foi nada barato, mas aceitei, dado a complexidade do veículo.

Após o serviço, a Luz da Injeção acendeu.
Porém, realmente, o dono - João - falou que não entendia o que havia ocorrido, mas que não era de responsabilidade dele.

Segundo este João, o modulo da Injeção estava queimado, pois ao passar o WiTech no meu carro, ele não "enxergava" os parâmetros de rotação, detonação e algo a ver com posição dos cilindros (desculpe se falei algo errado, mas foi o que me recordo mais ou menos).

Questionei se um carro com modulo de injeção queimado, ainda poderia funcionar e andar.
Ele me informou que isso não afetaria em nada o funcionamento e que, inclusive, eu poderia rodar normalmente com a Cherokee.
E que "até" poderia ser gasolina velha ou com percentual maior de Álcool.
Estranho que me devolveram com pouquíssimo combustível. Parecia que o marcador estava até no NEGATIVO.

Você saberia me dizer se isso procede? Modulo queimado e o carro andar normalmente?

Abasteci com R$50,00 de Gasolina Aditivada Ypiranga e trouxe o carro para casa - Luz da Injeção Acesa. Moro em BH e aqui é cheio de lugares altos. Minha residencia fica em um dos pontos mais altos do bairro.
Ela rodava normal. Passando marchas normal.
Dai, ocorreu da temperatura aumentar. Passou do meio e ficou em 3/4.

Liguei para o João e ele pediu para olhar nível da água.
Ela permanecia no nível.
Ele falou que então, estava normal.

Após um tempo com ela guardada na garagem. Resolvi tira-la para uma volta.
Passei no posto, abasteci com R$100,oo de Gasolina Podium - Luz da Injeção permaneceu acesa.
Andava normal.
Exceto pela temperatura chegando a 3/4 em trânsitos ou sinais.

Após rodar cerca de 35km.
Já retornando para casa (Graças A DEUS), parei num sinal e ela começou a falhar. Como se estivesse "engasgando".
Como um carro carburado ficaria, caso estivesse entupido.

Com cuidado, trouxe a Cherokee pra casa. Ela estava fraca. Falhando. E a temperatura chegou a 3/4 novamente.
Notei que, mesmo quente, após desligar, nenhuma ventoinha foi acionada.
Como nunca tive problema de temperaturas tao altas, não reparei se alguma vez a ventoinha foi acionada, após desligar o carro.

Você teria esta informação?

Onde ficaria este sensor de coleta de informação da temperatura?

O nível do reservatório não aumenta e nem diminui.
Permanece na marca FULL, inalterado.

Estou preocupado de voltar a DETROIT, pois, aparentemente, não souberam acertar meu carro.

A tampa do radiador, finalmente, consegui remover. Girei no anti-horário. Até travar. Depois pressionei e consegui remover.

Antes, eu parava no ponto em que travava, por isso não conseguia.
A instrução do Falcon me ajudou.
Nesta, fui burro mesmo. :-|
Apesar que ficava com medo de forçar a abertura, por isso, parava.
Porém, li a instrução pela metade, abri sem remover a mangueira e a água transbordou. :curtir_nao:
Ainda bem que não confiro nada com o motor quente.

Bom, é isso.
Continuo com a Grand aqui na garagem, parada.
Afim de dar uma volta, mas sem coragem.

Recorro a vocês, para me ajudarem a pensar em soluções.

Obrigado pela atenção.

Aguardo vocês.

velten1
17/08/2015, 16:36
Muito estranha esta conversa de modulo queimado, nunca tive o modulo queimado mas pelo que li por ai, cherokee quando queima o modulo só anda rebocada, o motor não pega nem a pau. Sei lá, mas minha opinião continua a mesma, era para ter trocados somente os sensores de abs dianteiros. Mais ai para te tirar um troco trocaram também o modulo e puseram um bixado.
cherokee WK acende a luz de injeção a toa, até se ficar com a porta do tanque mal fechada. Para remediar tire o cabo da bateria por meia hora e veja se acende a luz ao religar, se apagar beleza, se continuar aceso volta na oficina e exige pelo menos que passem o scaner para saber qual o problema.

Sergio

Falcon-MG
17/08/2015, 17:17
Lucas, como eu imaginava, levou uma capinada aí hein!
Não querendo falar mau mas esse pessoal cobrou bem caro, não trocou peça nenhuma?
Meu caro teria sido melhor você não autorizar e tentar levar em outro lugar, ou até ter perguntado aqui antes, o carro não é igual a um gol ou corsa mas também não é assim tão complexo, só querer fazer bem feito e ser honesto.
Olha só, como eu disse antes o melhor agora é passar um scanner, não precisa ser witech, ou então faz o procedimento abaixo e depois confiara na tabela de códigos, depois posta aqui novamente.


Recuperando códigos (2005-2010 Grand Cherokee):


Inserir e girar a chave de ignição de "Off" para "On" três vezes, moderadamente rápido e sem parar ("ON" é quando o hodômetro digitais monitores acendem):


Dica: use o método "contar até cinco", onde "1" é o primeiro "On":


Off> On> Off> On> Off> On 0 1 2 3 4 5



0 - Inserir a chave (Off)
1 - On
2 - Off
3 - No
4 - Off
5 - On


No terceiro "On" o visor odômetro vai ler "RELATÓRIO DTC" e listar os códigos. Se não há códigos presentes a mensagem "Done" aparece.

Para conferir os códigos use como referência este site: http://www.wkjeeps.com/trouble_codes.htm

Para apagar alguns erros você pode desconectar o negativo da bateria por uns 5 minutos.

Falcon-MG
17/08/2015, 17:30
Seguinte, tenta fazer o procedimento que te passei, mas em BH tem o Alexandre da High Torque que talvez possa te ajudar, se ele não pegar para fazer um diagnóstico quem sabe ele te indique alguém confiável.
O Sérgio (velten1) mora mais perto de você e também pode te indicar alguém.
Vai na fé que vai dar tudo certo, se tiver um telefone fixo me passa por MP que eu te ligo --> http://www.4x4brasil.com.br/forum/private.php?do=newpm&u=62221

lucas_ldbn
17/08/2015, 19:06
Lucas, como eu imaginava, levou uma capinada aí hein!
Não querendo falar mau mas esse pessoal cobrou bem caro, não trocou peça nenhuma?
Meu caro teria sido melhor você não autorizar e tentar levar em outro lugar, ou até ter perguntado aqui antes, o carro não é igual a um gol ou corsa mas também não é assim tão complexo, só querer fazer bem feito e ser honesto.
Olha só, como eu disse antes o melhor agora é passar um scanner, não precisa ser witech, ou então faz o procedimento abaixo e depois confiara na tabela de códigos, depois posta aqui novamente.


Recuperando códigos (2005-2010 Grand Cherokee):


Inserir e girar a chave de ignição de "Off" para "On" três vezes, moderadamente rápido e sem parar ("ON" é quando o hodômetro digitais monitores acendem):


Dica: use o método "contar até cinco", onde "1" é o primeiro "On":


Off> On> Off> On> Off> On 0 1 2 3 4 5



0 - Inserir a chave (Off)
1 - On
2 - Off
3 - No
4 - Off
5 - On


No terceiro "On" o visor odômetro vai ler "RELATÓRIO DTC" e listar os códigos. Se não há códigos presentes a mensagem "Done" aparece.

Para conferir os códigos use como referência este site: http://www.wkjeeps.com/trouble_codes.htm

Para apagar alguns erros você pode desconectar o negativo da bateria por uns 5 minutos.

Vou fazer este procedimento e postarei o resultado.

Sim, "capinaram" legal mesmo.

Pra fazer um serviço B*ST*.

Vou fazer o procedimento de desligar o cabo da bateria e também tentar pegar o código.
Apesar que, para ser mto sincero, não entendi o lance de contar até 5.

Eu Coloco no ON... conto até cinco e Desligo...
Conto até 5...
Coloco no ON... até 5 e OFF?

Desculpe a minha ignorância, mas seria possível explicar melhor o lance do "até 5"?

Sobre o cabo negativo, que o Sergio falou...
Somente desconecto o cabo ou cruzo com o positivo (Desligados, Obvio) para apagar a memoria?
Corro o risco de "desprogramar" alguma coisa e ela não pegar mais?

Obrigado Sergio e Falcon.

Falcon-MG
17/08/2015, 22:03
Para cada movimento com a chave um segundo do jeito que está no procedimento:

Segundos - posição da chave
0 - Inserir a chave (Off)
1 - On
2 - Off
3 - On
4 - Off
5 - On

Ou seja no 1 a chave em ON, no 2 a chave em Off e assim por diante, entendeu?

No procedimento do cabo é só tirar e aguardar, evite faisca no momento de desconectar e conectar novamente, ou seja desparafuse e puxe para fora rápido, se o erro gravado que foi solucionado não vai aparecer mais, mas se for um mau funcionamento vai continuar.

velten1
24/08/2015, 14:49
E ai? tirou o cabo da bateria? mudou alguma coisa?

lucas_ldbn
31/08/2015, 17:23
E ai? tirou o cabo da bateria? mudou alguma coisa?

Boa Tarde!!

Desculpe a demora em responder.

Não estou entendendo a minha Grand Cherokee...
Tentei o lance do ON e OFF, para o "RELATÓRIO DTC"...
Não apareceu NADA. Nada mudou no Painel, nem a palavra "DONE" apareceu!!

Fiquei chateado e ainda não fiz o procedimento de desligar o cabo da bateria... acabei viajando e não tive tempo de mexer.
Vou realizar o procedimento e relato aqui.

Agora, estou transferindo a G.Cherokee aqui para BH. Antes estava com a placa de São Paulo...

E preciso da AJUDA de VCS, novamente.
O Detran-MG, na vistoria, não permitiu que eu fizesse a transferência, pois "não encontraram o número do motor".

Vim para casa, e comecei uma busca na net.
Mas não encontro informações consistentes.

Vocês saberiam me informar localização precisa deste número e se é possível fazer o decalque?
Se for possível, realizarei este procedimento em minha garagem.

Obrigado pela atenção e, mais uma vez, desculpe-me pela demora em responder.

Att.

Lucas Ladeira

cheroka
02/09/2015, 00:02
Minha jaca veia possui o mesmo motor da de vcs...V8 4.7L...coisa linda de ouvir com o escape aberto hehehehe

modulo queimado = carro parado...não tem segredo...se o motor não lê as informações ele não funciona, a não ser que seja feita uma gambiarra e o seu problema, pra sua sorte, não é módulo queimado...não sei o que pode ser pois nunca tive nada parecido mas de problemas eletromecânicos estou craque e sim, trocar peças é o que resolve, recuperá-las não.

na gringa tem mta ajuda, se vc souber inglês, entra nos grupos do face que eles ajudam quase que de imediato...o que realmente precisa se preocupar eh com o motor e câmbio....a parafernália eletrônica das cherokee V8 é fod@...não sei se vc já fez a revisão básica do se compra um caso usado, como trocar fluidos, inclusive do câmbio e diferenciais, limpar bicos bomba borboleta filtros etc, mas isso eh essencial além de usar óleo pro motor q seja específico.

quem talvez possa te ajudar eh o Sandro, o tópico dele eh o oficina online aqui no grupo mesmo...pra mim ele não serve e não indico nem a um inimigo hahahahhah mas mta gente gosta dele...outra opção eh vc buscar auxílio aqui em SP...vc pode falar com o Laercio 11 2985.9727 (Índico...ele q cuida da minha) ou Rodrigo 11 4442.2660...fala que é indicação do Lucas da WJ vinho...eles sabem que eh...hehehe

Abs e boa sorte

lucas_ldbn
02/09/2015, 00:18
Minha jaca veia possui o mesmo motor da de vcs...V8 4.7L...coisa linda de ouvir com o escape aberto hehehehe

modulo queimado = carro parado...não tem segredo...se o motor não lê as informações ele não funciona, a não ser que seja feita uma gambiarra e o seu problema, pra sua sorte, não é módulo queimado...não sei o que pode ser pois nunca tive nada parecido mas de problemas eletromecânicos estou craque e sim, trocar peças é o que resolve, recuperá-las não.

na gringa tem mta ajuda, se vc souber inglês, entra nos grupos do face que eles ajudam quase que de imediato...o que realmente precisa se preocupar eh com o motor e câmbio....a parafernália eletrônica das cherokee V8 é fod@...não sei se vc já fez a revisão básica do se compra um caso usado, como trocar fluidos, inclusive do câmbio e diferenciais, limpar bicos bomba borboleta filtros etc, mas isso eh essencial além de usar óleo pro motor q seja específico.

quem talvez possa te ajudar eh o Sandro, o tópico dele eh o oficina online aqui no grupo mesmo...pra mim ele não serve e não indico nem a um inimigo hahahahhah mas mta gente gosta dele...outra opção eh vc buscar auxílio aqui em SP...vc pode falar com o Laercio 11 2985.9727 (Índico...ele q cuida da minha) ou Rodrigo 11 4442.2660...fala que é indicação do Lucas da WJ vinho...eles sabem que eh...hehehe

Abs e boa sorte

Valeu pelas Dicas, Lucas!!

Meu Inglês é péssimo, por isso não me aventuro nos Fóruns e Face americano...kkk

Me informa uma parada...
Vc sabe onde fica o NÚMERO DO MOTOR de nossa Cherokee?

Valeu,

Abraço!!

Obrigado!!

Falcon-MG
02/09/2015, 10:10
Para fazer o procedimento de leitura dos códigos não tem erro, é só seguir o procedimento, tenta fazer com calma.
O número fica do lado direito do motor (lado passageiro) na frente, do lado da saída de escape do 2º cilindro, pensa em um local bom prá tirar o decalque, veja se a imagem te ajuda:
510820

Falcon-MG
02/09/2015, 10:14
Acho que pode ser por foto, veja com seu despachante.

lucas_ldbn
03/09/2015, 19:16
Acho que pode ser por foto, veja com seu despachante.


Valeu DEMAIS, Falcon!!

Já vi que vou RALAR MTO!! kkk

Vou tirar um tempo, este Fim de Semana, e entrar debaixo dela...

Vou tentar o Decalque, mas, se não conseguir, vou recorrer a FOTO mesmo!!

Valeu DEMAIS pela imagem anexada.
Vai me ajudar MTO, pois sua explicação, ainda que detalhada, ainda me deixaria em dúvida!

Q lugar CABULOSO para colocar o número do motor, tá doido!!

Qto ao procedimento de leitura dos códigos, vou tentar mais umas vezes.
Não é complicado, mas não sei o que rola com minha "Cheroquinha".

Falcon, sem querer abusar, mas uma ultima informação. O que aparece no DIGITAL de sua Cherokee, assim que vc vira a chave??

Obrigado.

Lucas

Falcon-MG
04/09/2015, 12:43
No meu apresenta a mensagem "DONE" ou seja não tem nenhum código.

Faz sem parar que vai dar certo, o que aparece no display da sua GC?

lucas_ldbn
04/09/2015, 21:51
Boa Noite Falcon.

Assim que viro a chave, sem fazer o procedimento de leitura de código, aparece a seguinte mensagem no painel:
"SPARE LOW PRESSURE"

Se faço o procedimento, acaba aparecendo o mesmo aviso!!

Já tentei calibrar o pneu sobressalente, mas parece que não acerto a pressão...
Alguma sugestão?
Obrigado.

Falcon-MG
05/09/2015, 00:54
Lucas, a mensagem impede que seja feita a leitura DTC, primeiro corrija este erro.

Quando começou essa mensagem?

Qual a pressão que você está colocando?

Você usou o estepe recentemente ou fez rodízio?

Se está calibrando e a mensagem continua tente fazer o procedimento de desconectar a bateria para que os sensores se reprogramem, se não der certo pode ser falha no sensor que fica na roda (TPMS) ou no receptor, pode ter sido danificado em algum serviço feito na roda ou pneu.
Pode ser também outro pneu, nesse caso os receptores não estão estão reconhecendo os sensores na posição correta.

lucas_ldbn
05/09/2015, 01:16
Por isso que não consigo a Leitura do DTC.
Sim, recentemente, utilizei o step, e marcou correto a pressão no painel.

Tenho colocado 35 Libras... mas já cheguei a usar até 38 no Step.

Vou tentar o lance de desconectar a bateria então.

Reporto aqui.

Obrigado.

Falcon-MG
05/09/2015, 09:32
Você precisa andar um pouco no carro para o sistema reaprender os sensores, ok?

Falcon-MG
05/09/2015, 11:40
Lucas, se não estou enganado, o único sensor que precisar ser configurado na central no caso de ter sido trocado de posição é do estepe, tente também retornar o estepe para a posição de sobressalente.

lucas_ldbn
05/09/2015, 21:16
Valeu Falcon.

Só uma dúvida, como configuro este sensor na central?
Pois só usei este step no eixo dianteiro, uma única vez.
Em outra ocasião, utilizei o PNEU do Step, colocando-o para rodar, e mandei o pneu dianteiro, menos rodado, para step. E assim permaneceu.
Até que optei por colocar 4 Yokohama, com medidas mais largas, nos eixos dianteiros e traseiros. Após um tempo, passou a acender este aviso: "SPARE LOW PRESSURE" no painel.

Como devo proceder agora? Teria que colocar pressões iguais nos 5 pneus??
Será que este é o problema??

Obrigado pela atenção.
Desculpe tanta dúvida.

Falcon-MG
06/09/2015, 01:09
Lucas, é o seguinte, o único que tem que configurar na central é o estepe, então como você colocou pra rodar tem que configurar o que está como reserva usando scanner.
Você chegou usar algum tipo de reparador de pneus nesse que está como estepe? Isso pode danificar o sensor tpms, ok?!

lucas_ldbn
07/09/2015, 00:12
Nada Falcon. Não utilizei nem reparador. Nem tripa, nada! Pneu teve só um furo, q foi consertado retirando o pneu e fazendo o remendo.
As 5 rodas, são reconhecidas suas pressões, quando estão no eixo...

Vou procurar alguem q tenha Scanner para fazer esta configuração, então...
O pneu que está de Step é o Original de Fabrica, pois troquei os outros 4 por Yokohama, mais largos que os originais.

obrigado.

Falcon-MG
07/09/2015, 13:48
Lucas, os pneus que estão rodando tem a autoaprendizagem do receptor pela central, o que fica no estepe precisa de configurar o número de série do sensor.
E o restante, teve mais algum problema de aquecimento ou de falha? Verificou se tem algum vazamento no arrefecimento?

lucas_ldbn
07/09/2015, 22:57
Falcon,
Desde que falhou e passou do meio a temperatura, não sai mais com a Cherokee.
Fiquei receoso dela me deixar na mão!!

O Arrefecimento, não está com nenhum vazamento, aparente.
Na ocasião do evento Falha e Aquecimento, o nível não baixou... e permanece no nível, até hj.
Pois eu tenho ligado a Cherokee, pelo menos, 2x por semana.
Deixo na marcha lenta até aquecer (1/4) e desligo. Não fico acelerando...
Só não saio!!

Quinta-Feira, devo leva-la a um mecânico que trabalhou 10 anos na concessionaria da Jeep. Vou lá conversar com ele e ouvir a opinião...

Vou relatar a ele todas as tuas dicas, para que fique bacana.
Hj, eu desliguei o polo Negativo da bateria.
Devo liga-la somente amanhã!! Alguma dica? Ou é só conectar o negativo e pronto?

Te manterei informado!!

Falcon-MG
08/09/2015, 10:36
Lucas, ligue novamente o negativo mas faça a conexão rapidamente sem provocar faísca, ok?
O melhor seria você conversar com ele antes e contar tudo que aconteceu desde que levou na oficina, ele com certeza tem o scanner para fazer a avaliação, veja quanto ele cobra para fazer um orçamento de serviço, se você puder acompanhar tudo é melhor.

lucas_ldbn
13/01/2016, 17:45
Boa Tarde,
Sei que estou em falta com vocês. Falcon, Velten1 e Cheroka, porém, pouquíssima coisa mudou, até o dia de hoje.

Consegui um cara especialista em MÓDULOS, aqui em BH/MG.
E internei a Cherokee lá, desde fim de Outubro/2015.
De inicio, o Alex (Especialista em Módulos) conseguiu scanear o carro e detectar o Erro.
Ele me enviou o código, porém não estou encontrando em meu celular.

Após alguns testes, descobriu que o módulo que comanda os eletro-ventiladores, está com o Chip queimado.
Solicitou novo chip, na China (Local em que é fabricado).
Aguarda a chegada.

Quanto ao aquecimento, além do normal, do motor, está suspeitando que seja a "ventoinha que gira comandada pelo motor" - não recordo, agora, o nome - mas é aquele ventilador que é girado pelo V8.

Segundo o Alex, e o mecânico dele, o magnético responsável em "acoplar" e fazer as hélices girarem, conforme a temperatura do motor, não está "acoplando" corretamente, logo elas estão girando em velocidade inferior ao necessário.

Vocês ou alguém que vocês conheçam, já passaram por isso?

Acredito que agora minha Grand Cherokee será solucionada.
Gostei demais do conhecimento apresentado pelo Alex.

Obrigado pela atenção, aguardo a resposta de vocês.

Desculpe pela demora em Atualizar Informações, porém pouca coisa mudou, por enquanto.

Aproveito para deixar o Contato deste Cara, para se alguém precisar de mexer com módulos e se quiserem "Chipar" suas maquinas.

INDICAÇÃO:
ALLEX: 031 3542-7535 / (31) 98813-1192 (Atende WHATSAPP e soluciona algumas dúvidas)
Av Barão Homen de Melo 1359
Belo Horizonte/MG.

Falcon-MG
13/01/2016, 19:28
Fala Lucas.
Na boa, ainda acho que quem causou todos esses problemas foi a oficina que fez o primeiro serviço.

Com um scanner compatível daria para fazer os testes inclusive o de acionamento do ventilador, por que não fizeram antes?
Se os eletro ventiladores não estiverem funcionando o motor vai aquecer alem do normal e dependendo do caso pode ferver melhor, esse deve ser todo o problema, resolva primeiro para depois verificar o acoplamento viscoso, mas acho que em condução normal não faria sua GC aquecer tanto por não estar girando como deveria, isso poderia acontecer em casos extremos.

Qual o teste que fizeram para suspeitar da ventoinha?
Quando você liga o carro de manhã pela primeira vez faz um som alto quando acelera e depois vai diminuindo até ficar normal?
Por que não comprou essa peça nos eua?