PDA

Ver Versão Completa : Adaptação



BAS
11/01/2004, 00:28
Tenho uma Dakota Sport Disel 2001 e gostaria de coloca-la 4x4. Se puderem me ajudar agradeço.

Eduardo Velo
11/01/2004, 08:29
Bas , bem vindo ao Forum ...
Vou dar meu palpite ...
Iria atraz do eixo dianteiro da Cherokee , acho que seria a melhor opção , já a transmissão , não sei qual seria melhor , não sei se a tua picape é automática , acho que da cheroca tbm serve .
De qqer maneira conforme for solucionando o caso , posta no forum pra gente acompanhar ...

[]s e boa empreitada ...

Markito Amato
12/01/2004, 12:04
Salve, meu caro!

A princípio, tudo é possível em termos de adaptações mecânicos. Porém, nem sempre a relação custo X benefício compen$a. :wink:

Há pouco tempo, um amigo daqui do Fórum, o Amithai, estava transformando sua Ranger diesel para 4x4. A parte mecânica foi praticamente "plug´n play", entretanto, a ligação elétrica da caixa de transferência apresentou alguns problemas. O principal deles ficou por conta da central que controla as funções da CT. Ao invés de ser uma central separada, como nas Explorers até 95, ela é a mesma unidade que monitora e controla o motor. Ou seja, só mesmo uma peça destinada a uma Ranger diesel 4x4 do mesmo ano serviria para o caso dele.

Parece complicado mas não é, pois existem diversos modelos dessa picape em ferros-velho. É aí que começa o seu problema! :shock:

Até onde sei, não houve Dakotas 4x4 aqui no Brasil. Com isso, você não tem opções de caixas de marcha e de transferência, nem de suspensões. Ou seja, você teria que pegar componentes de outros 4x4. :(

Por esse prisma, você pode instalar todo o conjunto moto-propulsor de uma Hi-Lux pré 97, por exemplo, colocando, inclusive, um eixo rígido na frente. Não faço a menor idéia dos custos envolvidos, nem se isso é fácil de se fazer. Foi o que eu disse antes, toda adaptação tem um cu$to que, às vezes, pode ser bastante elevado. :wink:

Há muito, quando me perguntaram sobre algumas transformações, disse uma frase para um grande amigo daqui do Rio, o Verne:

"Não existe nada melhor que um produto acabado. Aquele que tem um projeto do início ao fim"

Portanto, meu caro, perdoe-me pela franqueza, mas, para evitar risco$$$ desnecessários, acho mais simpes vender sua picape e comprar outra, já com a 4x4. :wink:


Abraços,

NeRo
29/01/2004, 12:20
Oi amigo!

A não ser que você tenha o maior amor do mundo pelo picape... compensa mais vender e comprar uma Ranger ou S-10...
Já vi uma Ranger 4x4 Diesel por 25mil que um cara enforcado tava vendendo...
Pelo que meus amigos têm falado, o custo de manutenção da Dakota aumenta cada vez mais...

[]s