Ver Versão Completa : Vocês trocariam uma Ranger V6 por uma F-1000 3.6?
Múcio Luiz
01/08/2015, 20:10
Boa noite!
Um amigo tem uma Ranger V6 4x4 1998. Seu estado geral é bom, mas ele ficou tarado por uma F-1000 3.6 1992, também em bom estado. Sua Ranger é CD e a F-1000 também, XK SR 4p. Segundo ele, a F-1000 pareceu mais fraca (de fato, o Falcon é menos potente e menos torcudo que o 4.0, além de ser carburado) mas mais confortável que a Ranger (é uma SR), além da suspensão mais resistente que a da Ranger (suspensão Twin-I-Bean vs. bandejas). O negócio seria pau a pau, a Ranger na F-1000. Todos sabemos da robustez da F-1000, mas não vi ninguém no fórum com uma 3.6. Sei que usam muito esse motor nos CJs e até em Mavericks, mas a dúvida é: a manutenção do 4.0 e do 3.6, qual é mais fácil, mais barata e com maior facilidade de se encontrar peças? E aí, o que vocês acham? Ele fica com a Ranger ou parte para a F-1000?
Coophamat
01/08/2015, 20:46
Eu trocaria qualquer ranger por qualquer f1000.
Leonardo Raffi
01/08/2015, 22:58
sim trocaria... 3.6 são muito bons... melhor só o 4.9
lfschmitz
02/08/2015, 09:14
Esse motor tem peças de rolo na Argentina. No Brasil, não é tão simples, mas nada impossível, e esse motor tem fama de dar pouquíssimo incômodo. Ele é fraco por uma questão de ajuste: admissão restritiva (acho que usa um carburador de corpo simples, um baita gargalo), comando muito manso. Mas nos EUA, onde é chamado de Economax 221ci (cubic inches), tiram mais de mil cavalos. Mas tem fama de ser um motor razoavelmente econômico, chegando a fazer médias de 7km/L na gasolina (que eu acho milagroso para um motor carburado numa picape...).
Se achar que fica muito anêmico, um carburador 3E melhora o desempenho; uma injeção eletrônica programável melhora mais e ainda fica mais econômico, devendo custar uns R$1200-1500. Se ainda achar fraco pendura um turbo T2 em baixa pressão (0,5bar ainda permitiriam uso de gasolina e uma mistura magra, econômica) com Intercooler (esse motor aguenta muito pau!), que fariam misérias e não são muito complexos de instalar (mas aí somando injeção monoponto e turbo já passaria de R$5k).
Juliano_SBO
02/08/2015, 10:17
Se fosse ao menos uma pickup injetada... na minha opnião o seu amigo estaria andando para trás.
lfschmitz
02/08/2015, 10:25
Complementando: em termos de manutenção do motor, trocaria seis por meia dúzia e ainda se sentiria obrigado a melhorar a admissão/alimentação do motor - particularmente em região de serra.
A única vantagem seria o conforto e a baixa manutenção da mecânica da F1000. Mas na primeira subida de serra ele vai sofrer mais tédio do que assistindo a horário político na TV.
E a F1000 provavelmente é 4x2.
Por mais que a Ranger tenha, de forma geral, manutenção mais cara que a F1000, é muito improvável que ele se adapte a um carro com a mesma relação peso/potência de um Fusca 1300.
Múcio Luiz
02/08/2015, 14:37
Creio que se a troca fosse por uma diesel eu o recomendaria tranquilamente.
Mesmo o 3.6 sendo um ótimo motor como o lfschmitz disse acima, o fator torque/potência conta muito, ainda mais na altitude.
Pesquisei um pouco na internet e cheguei aos seguintes dados:
MOTOR:
Ranger: V6 4.0 L, injeção multiponto sequencial, potência 162 cv a 4200 rpm, torque 31,1 kgfm a 2800 rpm
F-1000: 6 em linha 3.6 L, carburador de corpo simples, potência 108 cv a 3700 rpm, torque 25,7 a 1400 rpm
Ranger 1 X 0 F-1000
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA E PESO/TORQUE:
Ranger: peso: 1760 kg. Peso/potência: 10,86 Kg/cv. Peso/torque: 56,59 Kg/kgfm
F-1000 XK SR 4p: 2330 kg (esse é o peso da diesel, então o peso da 3.6 seja em torno de 2200kg). Peso/potência: 20,37 kg/cv. Peso/torque: 85,6 kg/kgfm.
Ranger 2 x 0 F-1000
SUSPENSÃO:
Ranger: Dianteira independente com barras de torção. Traseira eixo-rígido.
F-1000: Dianteira independente, braços duplos com molas helicoidais. Traseiro eixo-rígido.
Ranger 2 x 1 F-1000
CONSUMO: talvez tenha uma pequena vantagem para a Ranger pelo fato dela ser injetada (com essa nossa gasurina os motores carburados sofrem mais). Ranger 3 x 1 F-1000
CONFORTO: Pelo fato da F-1000 ser uma XK SR, sem dúvida alguma, principalmente em viagens longas. Ponto para ela. Ranger 3 x 2 F-1000
UTILIZAÇÃO: A Ranger é 4x4. A F-1000 4x2. Aí é relativo, pois se o sujeito não precisar da 4x4 ela é dispensável, sendo até melhor por dar menos manutenção. Mas nunca se sabe quando será necessária, principalmente em área rural. Ranger 4 x 2 F-1000.
MANUTENÇÃO: A F-1000 leva vantagem sim, principalmente pela maior oferta. Com relação ao motor 3.6, de fato, é mais difícil encontrar peças se comparado ao 4.0, mas nada que uma boa pesquisada não resolva. Um grande problema seriam as peças de lataria exclusivas da SR, no caso de uma colisão. Mesmo assim, ponto para F-1000. Ranger 4 x 3 F-1000.
FREIOS: A Ranger tem ABS na traseira. Ranger 5 x 3 F-1000.
Tudo bem, eu sei que essa é uma análise bastante fria. Durante a semana esse amigo vai levar a F-1000 no mecânico para avaliar melhor. A F-1000 é mais bruta sim, mas acho que no caso dele que sempre vai pra sítio, o 4x4 pode fazer falta sim. Além do 3.6 ser motor mais fraco e com maior consumo que o 4.0.
Obrigado.
[]s!
Só quem teve F1000 sabe o monstro que é. Acho que as demais qualidades dela superam e valem a pena usar um motor "mais fraco". Eu não pensaria duas vezes: F1000.
Com certeza iria de F1000!!!
Marcelo Corradi
02/08/2015, 23:14
Os fãs da Milona aqui estão sendo muito emotivos e pouco racionais...rsrs
A única vantagem que eu vejo de uma F1000 3.6 sobre uma Ranger V6 4x4 é ser um pouco mais resistente e maior.
É mais velha, mais atrasada, mais fraca, menos econômica, não é 4x4 (pickup sem 4x4 pra mim é perneta) e só é mais confortável que a Ranger porque é uma SR.
Assino em baixo o que o Marcelo disse, tenho uma F a diesel 1989 , sou apaixonado pelas F, mas nesse caso EU JAMAIS faria essa troca. Se fosse uma diesel ou uma 4.9 injetada sem dúvida valeria a pena, mas se não é facil manter uma 6cc injetada, imagine uma 6cc carburada.
As pecas tem uma certa dificuldade de encontrar, ela não tem 4x4. Na minha opinião o único quesito que ela ganha é no conforto, no mais a Ranger está na frente. Lembrando que a ranger deve ter ar condicionado vidros travas eletricas e bancos de couro se for a XLT que oferecem um certo conforto na F ele teria que gastar um dinheiro pra colocar tudo isso.
F1000 É um mito mas nesse caso eu não trocaria não
Imperador!
03/08/2015, 09:27
Os fãs da Milona aqui estão sendo muito emotivos e pouco racionais...rsrs
A única vantagem que eu vejo de uma F1000 3.6 sobre uma Ranger V6 4x4 é ser um pouco mais resistente e maior.
É mais velha, mais atrasada, mais fraca, menos econômica, não é 4x4 (pickup sem 4x4 pra mim é perneta) e só é mais confortável que a Ranger porque é uma SR.
Sem dúvida alguma. Agora você falou tudo!
Esse o grande mito de a F1000 ser indestrutível e qualquer troca de carro para uma F1000 ser um upgrade para qualquer picapeiro, mas alto lá!!! Não vi uma vantagem sequer nessa troca, na verdade acho que o dono da F1000 tá dando uma de esperto pra cima de você!
1) F1000 a gasolina!! As únicas que valem alguma coisa no mercado são as 4.9i (quando estão MUITO bem conservadas) e as diesel especialmente com 229 turbo e X10. F1000 com motor a gasolina você encontra aos milhares em site de compras como olx por valores irrisorios dada a fama indestrutível do carro.
2) SR! Pelo amor de Deus, pra que você quer se meter com SR? Peças de acabamento difíceis, modelos desvalorizados, muitas vezes FEIOS, não entendi nem porque cogitou isso.
3) Revenda. Ninguém vai querer pegar esse carro depois que você quiser se desfazer dela: 1) É a gasolina e 2) É SR.
4) Motor carburado. Não sei vocês, mas eu acho carburador coisa do capeta pra fazer raiva aos homens
5) Sem peças!!!!
Abs!
Múcio Luiz
03/08/2015, 12:22
Sem dúvida alguma. Agora você falou tudo!
Esse o grande mito de a F1000 ser indestrutível e qualquer troca de carro para uma F1000 ser um upgrade para qualquer picapeiro, mas alto lá!!! Não vi uma vantagem sequer nessa troca, na verdade acho que o dono da F1000 tá dando uma de esperto pra cima de você!
1) F1000 a gasolina!! As únicas que valem alguma coisa no mercado são as 4.9i (quando estão MUITO bem conservadas) e as diesel especialmente com 229 turbo e X10. F1000 com motor a gasolina você encontra aos milhares em site de compras como olx por valores irrisorios dada a fama indestrutível do carro.
2) SR! Pelo amor de Deus, pra que você quer se meter com SR? Peças de acabamento difíceis, modelos desvalorizados, muitas vezes FEIOS, não entendi nem porque cogitou isso.
3) Revenda. Ninguém vai querer pegar esse carro depois que você quiser se desfazer dela: 1) É a gasolina e 2) É SR.
4) Motor carburado. Não sei vocês, mas eu acho carburador coisa do capeta pra fazer raiva aos homens
5) Sem peças!!!!
Abs!
Hahahahahaha!
Eu sei que vc falou sério, mas eu ri muito!
Ontem qdo eu tava pesquisando na internet é interessante quão pouca informação tem sobre a F-1000 3.6. Por que será? Acho que porque têm poucas disponíveis. E por que isso? Por que não deve ter sido um bom casamento do bom motor Falcon com a brutalidade da F-1000. Uma vez andei numa F-100 2.3 e achei muito anêmica. Com o 3.6 não deve ser diferente. Pra um cara que tá acostumado com a força do V6 Cologne, deverá passar muita raiva com o Falcon.
Como bem vc colocou Imperador, os motores ideais para a F-1000 são o diesel turbo (seja o 229 ou o X10) ou o 4.9 gasolina. Vou tentar convencer o cara a não fazer a troca. Se ele quer uma F-1000, que junte mais $$$ e compre uma diesel 4x4. Aí sim!
Felizes os ianques que têm suas F-150 com motores V8. E num preço justo!
moraesgyn
08/08/2015, 18:54
Belo tópico, desmistifica que qualquer F-1000 é ouro.