PDA

Ver Versão Completa : adaptar motor opala 4c ou ap em s10 2.2



wilznot
30/07/2015, 19:53
boa tarde,

teria como adaptar um motor de opala 4c ou ap em uma s10 2.2 ano 1996?
quero usar a caixa original, mudar apenas o motor, um que seja carburado com distribuidor.
obrigado.
aguardo.

rfdex
30/07/2015, 21:20
Tem sim, mas porque nao usa carburador no 2.2 original?

wilznot
31/07/2015, 16:01
boa tarde Raphael, tudo joia
é o seguinte, eu desliguei os sensores da injeção ( apenas sensor rotação e sensor de detonação estão ligados) e instalei um carburador 3e configurado para opala 4c. Tudo muito bem feito, com adaptador de monza e regulador de pressão, nem parece adaptação. Mas acontece que o carro, quando acelera mais forte, ele esta dando aquela batida de pino e fica meio fraco, sente que está muito adiantado. O que atrasa o ponto quando ocorre essa batina de pino é o sensor de detonação? Tem como isolar esse sensor e colocar algo no lugar para o modulo atrasar o ponto um pouco.
obrigado.

wilznot
31/07/2015, 16:08
motor em funcionamento com carburador 3e do opala.
https://www.youtube.com/watch?t=13&v=0DplTYA6Z3M

lfschmitz
01/08/2015, 08:02
Provavelmente está dando falta em alta rotação, pois o motor 2.2 tem uma eficiência volumétrica muito superior à do GM 151. Com a mistura pobre, a temperatura na câmara de combustão sobe muito e acontece pré-ignição ("batida de pino"). Muito cuidado pois isso pode até furar um pistão! Motores com injeção eletrônica usualmente são construídos com taxa de compressão mais alta porque a alimentação é muito mais eficiente do que com carburador. Então, para funcionar bem precisa trabalhar com mistura mais rica e ocasionalmente ponto mais atrasado. Ou passar a trabalhar com álcool, que elimina a pré-ignição (mas vai deixar o carro fraco se deixar a giclagem da gasolina, pois o rendimento energético do álcool é 25-30% menor).

Experimente enriquecer um pouco a mistura em alta. Atrasar o ponto resolve parcialmente, mas se a mistura estiver muito pobre ainda pode haver danos ao motor.

Usar sensor de detonação não é uma adaptação das mais viáveis, pois implica em muitas mudanças no sistema de ignição. Como opção, se não quiseres mexer no carburador, podes abastecer meio a meio com álcool e gasolina; não vai deixar o motor tão fraco e provavelmente vai aumentar a octanagem do combustível o suficiente para evitar a batida de pino.

wilznot
01/08/2015, 08:34
Mas essa batida de pino só acontece em rotações baixas, quando a rotação esta mais alta não ocorre isso. Esse motor não tem regulagem de ponto, apenas a injeção faz esse trabalho?

lfschmitz
01/08/2015, 10:04
Perdão, me expressei mal. A batida de pino acontece usualmente nas rotações de maior eficiência volumétrica e plena carga ("pé embaixo", com a borboleta de admissão toda aberta e máximo enchimento dos cilindros. É a situação de maior pressão nas câmaras de combustão. De qualquer forma a taxa de compressão é alta para uso de gasolina e carburador com mistura pobre.

E a menos que eu esteja muito enganado, essa ignição/injeção tem sensor MAP, e se não tiver o sinal de pressão na admissão não há atraso do ponto. A eletrônica provavelmente lê que há muita carga na admissão e deixa o ponto sempre adiantado, algo que só deveria acontecer em altas rotações.

Nao ao conseguirias deixar o sensor MAP ativo instalando-o abaixo do carburador?

rfdex
01/08/2015, 10:31
Tem que tentar alterar a giclagem do carbura. O serviço aparentemente ficou bonito mesmo, parecendo até original. E tua Blazer ta invocadona. As rodas pretas dão um ar agressivo, show. Também tenho uma, mas é MPFI. Abraço.

lfschmitz
06/08/2015, 20:31
Resolveu a questão?

Juliano_SBO
08/08/2015, 06:51
Eu tive um Corsa sedan que bTia pino nessas condições, aparentemente o carro havia sido convertido ao gnv e retirado para a venda.

Era só adicionar em torno de 5 litros de álcool por tanque que a batida ia embora.



Em tempo, só não entendi o porque do regresso em décadas na alimentação desse motor, um sistema de injeção sairia mais barato e muito mais funcional do que esse 3E com todas as adaptações.

Araujo_eng
13/08/2015, 23:07
O cambio da S-10 V6 pega no motor dr opala sem flange, mesma furação, ate a cremalheira do volante inercial eh igual e por isso pega o mesmo motor de partifa tb. A posição q a elice fica na frente do adiador eh mesma tb

Tiago Ligiero De araujo
08/11/2018, 02:53
Olá, pessoal !
Desculpa retomar o assunto novamente, mas estou retirando o motor 2.2 e querendo colocar um de opala , porém mesmo minha caixa sendo Clark o flange de acoplamento não combina com o motor de opala pois o motor retirado se trata de um motor com o encaixe bem pequeno , alguém me ajuda aí?

Frank1986
28/07/2019, 14:36
Pq vc quer usar carburador ?? Pq começou a desligar sensores hein fera? Injeção original deu pau ?? O q houve ?? Manda aí , ou já resolveu?

Rapaz em ultimo caso, usar carburador mas se for usar use um quadrijet ou outro que jogue muita gasolina para dentro da câmara, com as giclagens corretas, mistura pobre é prejuizo certo , assim recomendo que volte a usar a injeção original ou vai direto pra pandoo ou ft300 (caro , mas um motor de opala estimo que saia por uns 4500 a 5 mil) assim a injecao sai mais em conta.
Esse negocio de trocar motor (caso o seu esteja bom de bloco e de cabeçote) é bobagem , o 2.2 da conta muito bem da s10 ou Blazer, use uma pando bem acertada com bicos injetores do astra que vc será feliz e com veiculo mais economico.

pq vc começou a desligar sensores ao inves de trocar o sensor ou resolver o problema que ele tava acusando? sou muito puto com essa mania que brasileiro tem de desligar tudo e voltar pros anos 80 afffff

ollha o q os malucos fazem com vortec =) uma coisa é dar conta de alimenta a marcha lenta , outra coisa em alimentar o 2.2 em plena carga, mistura pobre = pistao Furado ou trincado =(

BLAZER 4.3 V6 CARBURADOR DE FUSCA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=zeupcGPuLWQ)

sallespickup
18/08/2019, 12:12
Olá, pessoal !
Desculpa retomar o assunto novamente, mas estou retirando o motor 2.2 e querendo colocar um de opala , porém mesmo minha caixa sendo Clark o flange de acoplamento não combina com o motor de opala pois o motor retirado se trata de um motor com o encaixe bem pequeno , alguém me ajuda aí?

vai pra um 2.4 da blazer mesmo, bem mais facil agora see quiser mesmo o de opala, tem de fazer flange, ou colocar o cambio da V6, que ai casa com o motor e coloca a embreagem da V6 tb

jeep8
26/08/2019, 09:02
Caro Frank qual modelo de pandoo usa? e você usa bicos do astra flex? melhorou um pouco o desempenho?
grato

Frank1986
27/08/2019, 00:26
qual modelo de pandoo usa?
Qdo eu for fazer , usarei ft300 ou pandoo power inj , alguma q controle a injeção TB e a ignição , pra tirar o limitador de velocidade em 150 km por hora !!
e você usa bicos do astra flex?
Os do astra ou outro bico QQ de alta impedância pra carro Flex!! Fuja dos bicos baratos d+++ ou piratas / retrabalhados

melhorou um pouco o desempenho?
Vai melhorar , economia e desempenho pois vou por uma turbina 42,48 ou uma um pouco maior , q encha em baixas rpm pra ter economia e torque em baixas !!
Farei isso ano q vem em minha picape !!

Tipo isso aqui , projeto sem exagero, mas o meu será mais modesto !!


S10 TURBINADA MOTOR DE VECTRA ELITE TURBO INJEÇÃO ORIGINAL - YouTube (https://youtu.be/DQGh_qIk_LM)