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Ver Versão Completa : Bloco 2.8 condenado, o que fazer?



Ricardoamsilva
30/07/2015, 14:46
Boa tarde, pessoal.

Moro em Manaus e tenho uma Pajero Sport 2.8 turbo 4M40. Ocorre que o bloco do motor foi condenado pela retífica em função de problemas na lubrificação do virabrequim que fez com que a bronzina rodasse no mancal. Segundo o técnico uma alternativa seria encher novamente os mancias e recortar na medida e alinhamento correto, mas não me recomendava, pois os mancais ficariam fragilizados e muito suscetíveis a quebra.
Acontece que um bloco novo é difícil de achar mesmo na autorizada, e quando aparece fica em torno de R$ 8.000,00 (só o bloco). Andei procurando um usado pra retificar, mas ainda não achei um que estivesse em condições, e aqui em Manaus, por ser muito longe, não me senti muito a vontade em comprar um fora, pois caso tivesse algum problema com com esse bloco ou motor completo/parcial, seria muito difícil resolver como o vendedor.
Me sugeriram substituir esse motor por um MWM 2.8 em virtude da facilidade de manutenção, mas acredito que o cara tem que ser muito fo** pra fazer um serviço bem feito.
Assim fica a dúvida de qual a melhor saída, comprar um bloco novo, adaptar outro motor ou encher os mancais?

Desde já agradeço os comentários.

SergioMedeiros
30/07/2015, 19:02
Complicado.... mas eu não faria preenchimento nos mancais... passei por algo parecido com um Pstroke, onde foi utilizado água sem aditivo pelo antigo dono e na minha mão deu corrosão no bloco... tinha a opção de solda mas não era garantido. Fui de bloco zero. Se voce gosta e quer ficar com o carro, vai atras de um bloco. O valor é esse mesmo! A vantagem seria que voce vai ficar com um motor 0Km....
Ou, se quiser passar pra frente, manda ver na solda!

Ricardoamsilva
30/07/2015, 20:14
Realmente é muito complicado. Já estou a uns três meses nessa peleja e não consegui me decidir. Quanto a ficar com o carro estou mais inclinado a isso mesmo, pois gosto do carro, na lama parece um trator de esteira, tem conforto pra toda a família. E outra, trocar de carro tá complicado nos dias de hoje.
Obrigado pela ajuda.

Duque da Estrada
03/08/2015, 11:04
Ricado eu estou trocando o meu motor por muito menos que o que você está passando. O meu 4m40 deu um problema no cabecote e eu cai na besteira de plainar e o cabecote quebrou. Eu te aconselho a fazer a troca do motor, mas se você tiver animo, eu vendo o meu bloco com o vrabrequin para voce por 2.500,00 mais as custas da baixa do motor. O meu bloco esta em perfeito estado, mas ainda assim eu te aconselho a fazer a troca do motor, pois esse motor da muitos problemas.

Nando Pires
04/08/2015, 14:06
Discordo, Duque da Estrada. Não é o motor 4M40 que dá problemas demais. QUALQUER motor a diesel dá problema se não for bem tratado. Manutenção preventiva é tudo! E olha que aprendi na prática, maltratando o danado até arrebentar! Depois da retífica, incluindo usinagem do bloco, ficou muito bom novamente. Já rodei 60.000Km depois da retífica e está uma beleza. Fiz uma viajem de 6.000Km, incluindo trilhas da Chapada Diamantina e só tenho elogios para a minha Jardineira!
No lugar do Ricardo eu compraria o bloco que você está vendendo e procuraria uma oficina das boas. Isso também é fundamental! Nem que tenha que procurar em outro Estado...

izaias inacio
08/08/2015, 21:16
amigo, va de motor novo vale apena na somotores,em sao paulo motor fechado com 1 ano de garantia custa 10;000. boa sorte

Ricardoamsilva
29/12/2015, 12:46
Pessoal, agradeço a atenção de todos. Retorno hoje pra informar o que decidi fazer. Na verdade já fiz. Encontrei um bloco usado e original, desisti de colocar o MWM, pois teria muita despesa com adaptação e ainda corria o risco de comprar um motor meia boca, haja vista que na maioria esmagadora das vezes não tem como saber como o motor foi tratado pelo dono anterior. Enfim, coloquei o original mas refiz ele completamente, com exceção do cabeçote que estava tudo ok. Mas optei por deixar o bloco com os eixos balanceadores desativados, fiz as modificações nos respectivos dutos de lubrificação para poder manter a pressão do óleo, já que o bloco que adquiri já tinha folga nas buchas. O meu anterior também tinha e por isso decidi não trocar as bucha desses eixos, pois o técnico da retífica me falou que as chances de dar problemas nessas buchas eram grandes em função do material disponível para esse trabalho. Já estou rodando com o carro a quase 2.000 km e está tudo ok, tá redondo, mas não dei nenhuma pisada mais forte por ainda estar dando aquela amaciada, mas esta respondendo bem. Quanto ao custo do trabalho ainda não coloquei na ponta do lápis, mas está em torno de R$ 12.000,00, já que troquei a turbina que ainda era a original. Afinal, não fazia sentido colocar tudo novo e manter uma turbina que já estava cansada. Pra quem quer saber do funcionamento do motor 4M40 com os eixos balanceadores desativados, posso dizer que a diferença não é tão grande, inclusive me atrevo a dizer que quem não conhece o carro não percebe que estão desativados. Mas em rotações mais altas, aproximadamente 2.500 rpm, e em 5ª marcha, dá pra perceber uma pequena vibração. Mais uma vez obrigado a todos que se manifestaram.

Marcos Novaes
08/08/2018, 17:23
Ricado eu estou trocando o meu motor por muito menos que o que você está passando. O meu 4m40 deu um problema no cabecote e eu cai na besteira de plainar e o cabecote quebrou. Eu te aconselho a fazer a troca do motor, mas se você tiver animo, eu vendo o meu bloco com o vrabrequin para voce por 2.500,00 mais as custas da baixa do motor. O meu bloco esta em perfeito estado, mas ainda assim eu te aconselho a fazer a troca do motor, pois esse motor da muitos problemas.

Duque da Estrada, você ainda tem esse bloco & virabrequim?
E alguém saberia informar o que é preciso fazer para regularizar a troca do bloco junto ao Detran?

Marcos Novaes
08/08/2018, 17:25
Pessoal, agradeço a atenção de todos. Retorno hoje pra informar o que decidi fazer. Na verdade já fiz. Encontrei um bloco usado e original, desisti de colocar o MWM, pois teria muita despesa com adaptação e ainda corria o risco de comprar um motor meia boca, haja vista que na maioria esmagadora das vezes não tem como saber como o motor foi tratado pelo dono anterior. Enfim, coloquei o original mas refiz ele completamente, com exceção do cabeçote que estava tudo ok. Mas optei por deixar o bloco com os eixos balanceadores desativados, fiz as modificações nos respectivos dutos de lubrificação para poder manter a pressão do óleo, já que o bloco que adquiri já tinha folga nas buchas. O meu anterior também tinha e por isso decidi não trocar as bucha desses eixos, pois o técnico da retífica me falou que as chances de dar problemas nessas buchas eram grandes em função do material disponível para esse trabalho. Já estou rodando com o carro a quase 2.000 km e está tudo ok, tá redondo, mas não dei nenhuma pisada mais forte por ainda estar dando aquela amaciada, mas esta respondendo bem. Quanto ao custo do trabalho ainda não coloquei na ponta do lápis, mas está em torno de R$ 12.000,00, já que troquei a turbina que ainda era a original. Afinal, não fazia sentido colocar tudo novo e manter uma turbina que já estava cansada. Pra quem quer saber do funcionamento do motor 4M40 com os eixos balanceadores desativados, posso dizer que a diferença não é tão grande, inclusive me atrevo a dizer que quem não conhece o carro não percebe que estão desativados. Mas em rotações mais altas, aproximadamente 2.500 rpm, e em 5ª marcha, dá pra perceber uma pequena vibração. Mais uma vez obrigado a todos que se manifestaram.

Ricardo, como está a viatura?

kmaxo
09/08/2018, 10:16
O meu aconteceu a mesma coisa...
Antes de vender pro ferro velho...
Alguém tem um motor ou bloco e subbloco?