Conectar

Ver Versão Completa : Motor Ap no Grand Vitara/Tracker

Marcos Luiz
28/07/2015, 23:37
Saudações a todos !!

Muito se ouve falar no Motor Ap no Vitara, mas pouco se diz especificamente sobre esse Motor no Grand Vitara/Tracker.

Apesar de serem carros um tanto parecidos, o Vitara(anos 90 até 1998) e o Grand Vitara( de 1999 até 2002), diferem em muitos aspectos como peso e motorização original e etc.. portanto achei proveitoso um tópico que se discutisse essa adaptação em especial.

O caso é que estou em vias de realizar essa adaptação no meu Grand Vitara ano 2000, 2.0 16v, Gasolina, bloco do Motor J20A, o mesmo motor da Tracker gasolina. Meu motor está rajando e parece que também se encontra com folga na corrente e pelo uso irresponsável do dono anterior, esse motor já deve ter muitos cortes no virabrequim. E ainda se assomando aos fatores:

- Altíssimo custo das peças( e mais ainda atualmente com essa alta do dólar);
- Dificuldade de achar peças
- Mão de Obra especializada escassa
- Rede concessionária Omissa
- Já ter disponível toda a mecânica completa do motor Ap de uma Voyage 1990 1.8 álcool, carburado( motor de partida, carburação, alternador, chicote elétrico, o carro todo se precisar... esse carro iria para uma sucata)

Resolvi de ante do exposto que seria a melhor opção, pelo menos a priori!!! rssss

Minhas dúvidas que gostaria que os amigos discutissem:

- Essa adaptação é proveitosa para esse carro em especial, O grand Vitara/Tracker por seu tamanho ?

- O rendimento do motor Ap 1.8 Álcool Carburado será satisfatório tendo em vista que o motor original era o 2.0 16V J20A ?

- O grand Vitara tem embreagem com atuador hidráulico e os Kits de adaptação é para carros com cabo de embreagem, essa adaptação é possível ??

- Os suportes para o assentamento das bases do Motor Ap no Grand Vitara seriam muito diferente dos Vitarinha ?

- Tendo em vista que o painel do Grand Vitara/Tracker tem um maior número de alarmes e controles, posso ter maiores problemas na parte elétrica ??

O que os amigos poderiam analisar mais sobre o caso ??

Aguardo ansioso por comentários !!

Obrigado !!

Marcos L.

WOT
29/07/2015, 08:15
Considerando somente o desempenho do carro, diria que não vale à pena.
Vc estará trocando um motor de 128cv e 17,7kgfm de torque por um de 88cv e 14,7kgfm. Ou seja, uma redução de 31% na potência e 17% mo torque.
Eu considero os Suzukis em geral carros dimensionados bem no limite da potência/torque aceitáveis, sendo que qualquer perda já deixa o carro muito fraco.
Além disso, estará passando de um carro injetado pra um carburado, muito mais antigo e menos eficiente.
Isso sem nem levar em conta o transtorno da adaptação em si e valor de mercado do carro.
Considerando só o custo, vc pode gastar um bom bocado com mão de obra da adaptação, mesmo tendo todas as peças do Voyage. E já que esse carro ia virar sucata, quem garante que esse motor também não precise de um trato?
Se vc considera não ter mão de obra especializada o suficiente pra fazer manutenção em um motor que já está no seu carro, imagina pra fazer uma empreitada dessas. Pode gerar muita dor de cabeça.
Eu manteria o original, pois a troca não está parecendo um bom negócio.

Punch
29/07/2015, 14:38
Concordo 300% com o WOT.

Ricardo Passoni
29/07/2015, 17:47
Marcos se me permite , não faça esta atrocidade , para retificar o seu motor com peças originais ( Suzucar e Alternativa4x4 ) vc não vai gastar o tempo a aporrinhação do mecânico , trocando vc terá como citado acima menor potencia, menor torque , tecnologia defasada ( carburador!) , e se este motor estiver ruim também , gastará 2x , arrume o seu motor minha sugestão . Refazer o motor vc pode ainda comprar na Traçado 4x4 peças usadas em bom estado .
abraço

Marcos Luiz
29/07/2015, 22:00
Boa Noite, Ricardo.

Que portal é esse que vc comentou, o Traçado 4x4 ??

Esqueci de mencionar que o Motor Ap que tenho já está aberto retificado, peças novas , inclusive kit pistões novos Metal LEVE, ou seja , o motor está aberto pronto para ser fechado e jogado no vitara com tudo novo.

E realmente a potencia do Motor AP Álcool é só 88 cv ?? Pensei que fosse 97 cv !!

mas nesse caso instalaria com um coletor dimensionado o que já medaria uns 10 a 15 cvs a mais...

Entretanto, vou fazer o seguinte: vou mandar abrir o motor original do Grand Vitara, caso esteja muito feio mesmo, tipo trocar virabrequim etc, vou optar pelo Motor Ap...

Marcos se me permite , não faça esta atrocidade , para retificar o seu motor com peças originais ( Suzucar e Alternativa4x4 ) vc não vai gastar o tempo a aporrinhação do mecânico , trocando vc terá como citado acima menor potencia, menor torque , tecnologia defasada ( carburador!) , e se este motor estiver ruim também , gastará 2x , arrume o seu motor minha sugestão . Refazer o motor vc pode ainda comprar na Traçado 4x4 peças usadas em bom estado .
abraço

Ricardo Passoni
30/07/2015, 09:04
Marcos bom dia .
A Traçado4x4 tem uma pagina no facebook ( da uma procurada ) , parece que a pagina na net esta fora do ar , mas tenta www.traçado4x4.com.br , tem a www.alternativa4x4.com.br , www.suzucar.com.br , esta tem peças novas e usadas em bom estado . Abra o motor e veja realmente o que tem para fazer , digo isso porque vai sair mais barato arrumar , e não ter a aporrinhação , tem ate o manual técnico para vc baixar e mostrar para o mecânico (www.reparadorchevrolet.com.br) , la contem tudo como reparar , torque , etc.
Compensa fazer isso .
Abraço

Marcos Luiz
30/07/2015, 12:36
Boa Tarde, Ricardo !!

Agradeço muitíssimo seu comentário e sua análise valiosa sobre minha situação !! E também suas indicações !

Realmente estou convencido a fazer de tudo para salvar meu motor!! O que me limitará será somente o custo das peças...

Agradeço também aos demais colegas que ajudaram na minha decisão!!

Fico grato a todos, isso tudo me convenceu da seriedade, da fraternidade e grau de maturidade que tem esse Fórum !!!

Atenciosamente,

Marcos L.

Carlos Leandro
06/08/2015, 09:51
Marcos
Como ficou? Instalou o AP no seu carro? Arrumou o motor Suzi?
Se optou por instalar o AP. Tem interesse em negociar o motor velho e as parte elétrica da injeção?
Obrigado
Carlos

Marcos Luiz
10/08/2015, 23:56
Boa Noite, Carlos !

Amigo ainda não me decidi. Acho que vou pedir para meu mecânico abrir o motor do meu Grand Vitara e verificar qual a extensão do custo do reparo com retífica e tudo e caso seja muito caro mesmo daí partirei para ver outro motor usado nas sucatas ou colocar mesmo o Motor Ap que tenho, tendo em vista que o Ap ja está retificado e com todas as peças novas...

Isso tudo dependerá do custo do projeto, o negócio é que colocando o Motor AP me livrarei de manutenções caras e peças caríssimas que o J20A tem e quanto a potência relativamente fraca do AP, nada que uma WEBER 40 e um coletor de escape dimensionado não resolva...rsss

Marcos L.

RodrigoB
13/11/2015, 17:53
Eai Marcos, novidades quanto aos motores?

brenovalle
18/05/2017, 08:22
@WOT, caso o motor AP a ser utilizado seja preparado e tenha mais potência, em torno de 250cv, valeria a pena?

Biodiversidade
18/05/2017, 12:23
É muito peso pra pouca potência, no caso do motor original do Voyage. Eu só trocaria o motor do Tracker por um mais potente, como do Civic ou Corolla 2.0, ou até mais forte, com uns 170 cv. Ou 200cv, como do Jetta 2.0 16V, ou o 2.5 flex da S10 com injeção direta, que é razoavelmente econômico, considerando o peso desta picape. Aí ficaria animal

Chevrolet S10 Ecotec | Quatro Rodas (http://quatrorodas.abril.com.br/testes/chevrolet-s10-ecotec/)

WOT
18/05/2017, 15:57
@WOT, caso o motor AP a ser utilizado seja preparado e tenha mais potência, em torno de 250cv, valeria a pena?

Breno.
A pergunta principal aqui, e a mais difícil de responder, tem que ser feita pra você. E ela é:
O que você pretende com esta modificação? Qual o seu objetivo para o carro na nova configuração?

A resposta pra isso é que vai te dizer se vale à pena ou não. Se o seu objetivo é ter um carro confiável e econômico, trocar o motor original por um AP carburado e preparado com 250 cavalos não me parece um bom negócio.
Se seu negócio é máximo desempenho com baixa complexidade, o AP preparado parece uma boa. Você tem que definir o que quer, e isso é difícil. Mas tendo isso definido fica fácil avaliar o resto.

Att.

Osmar Junior
19/05/2017, 08:15

O grande problema desses motores preparados são o lag da turbina e a curva de torque, geralmente essa potencia começa a aparecer em 3500-4000RPM ai fica inviável andar na cidade e trilha com um carro assim, não há embreagem que aguente !!! se reforçar a embreagem, vai começas a quebrar cruzeta e ai por diante !!!rsrsrsrsrs
O ideal seria um motor de uns 200cv ou até menos e um bom torque disponível a 1500rpm e plano até uns 4000 !!! da uma olhada nas curvas de torque do UP e Golf TSI !!! isso seria o ideal !!!
Mas como o WOT disse, precisa avaliar primeiro o que você esta querendo !!! Onde e como vai usar o carro, se pretende ficar muito tempo com ele, pois uma adaptação vai desvalorizar muito o carro.

Boa sorte,

Osmar