Conectar

Ver Versão Completa : Carter reduzida Willys maior qual a vantagem?

tuna
28/07/2015, 22:05
Pessoal, vendo esse produto fiquei intrigado e pergunto aos experts de plantão, qual a vantagem?

http://www.lojaadapbrasil.com.br/carter-da-reduzida-jeep-willys-1litro-mais-de-oleo-40765568xJM

[]'s sem comissão

antonio umino
28/07/2015, 23:08
Os caminhões Mercedes Benz, antigos, tinha a caixa de cambio pequena..... acho que era 3 litros, e passaram para uma caixa maior de 5 litros....
Penso que com maior quantidade de óleo, o óleo não vai esquentar tanto e dando maior durabilidade nas engrenagens....

abçs

Thiago Rodeghel
30/07/2015, 09:07
E ai tuna, blz!!!

Eu tbm coloquei uma carter desses... segundo o q me explicaram foi como o Antonio disse, um litro a mais ajuda a manter a qualidade do óleo, reduz o aquecimento etc... Esses tipos de carter existem tbm para motor... e tbm explicam a mesma coisa.

[s]

matrakaum
30/07/2015, 09:38
para caber 1lt a mais o carter tem de ser maior e para ser maior ele tem de ser maior embaixo. A pergunta é.. não fica pegando no protetor?

reslima
30/07/2015, 09:53
Bom pessoal, eu não vejo lá tanta vantagem em ter mais óleo na reduzida, que aquilo que já determinado pelo fabricante. Acho que existem muitas pessoas tentando reinventar a roda, muitos professores de Deus que esquecem que à época alguém provavelmente estudou muito para desenvolver algo que funciona muito bem até hoje com a quantidade "original" de óleo, ainda que muitas vezes submetida a esforços severos. Nunca vi uma reduzida dessa fritar com o óleo no nível correto, pelo contrário, já vi nego espancar com vontade willys em trilha e quando aberta a reduzida, mesmo tirando pouco mais de 200ml de óleo, a mesma se encontrava perfeita.
Resumindo, pra mim é mais uma das coisas inúteis que criam e tentam colocar na cabeça do consumidor que é melhor, sem saber apontar, inclusive, as vantagens da mudança.

Matraka, respondendo sua pergunta, não da pra usar no sistema original, no anúncio ali do link já diz isso.

Abraço.

Dic3
30/07/2015, 14:58
Acho muito bom pra pegar em pedras e arrancar fora! kkkk

leopoldo
30/07/2015, 17:39
O nível de óleo para as engrenagens e os rolamentos é o mesmo. Somente o volume muda, com a caixa mais funda (para baixo). Não vejo vantagem. Se o problema fosse aquecimento, o carter deveria ser aletado.

Denis Takashi
30/07/2015, 20:30
O nível de óleo para as engrenagens e os rolamentos é o mesmo. Somente o volume muda, com a caixa mais funda (para baixo). Não vejo vantagem. Se o problema fosse aquecimento, o carter deveria ser aletado.

Apenas complementando a informação do Leopoldo :

O atrito na caixa gera uma taxa de calor , sendo este dissipado pelo casco/carcaça da reduzida. Até aí, ok .

Analogamente seria como um tubo de água, ele entra uma quantia e passa por um bocal, que causa uma resistência ao escoamento, para sair para o ambiente.

Só que vc pensa " Pô, tá acumulando muita água no tubo, tá aumentando a pressão " , no caso da reduzida, é a temperatura do oleo que sobe ao invés da pressão do tubo do exemplo.

Aí vc tem a idéia de colocar uma caixa dágua na sua tubulação de água.... ela aliva no primeiro momento, porém, depois de algum tempo volta a ter a mesma pressão, já que a caixa encheu e continua tendo resistencia para passar a agua no bocal.

Ou seja, a quantidade maior de óleo iria segurar por um tempo a temperatura, mas não iria diminui-la após determinado tempo de uso.

Ou seja : Diminui a temperatura de serviço para distancias pequenas/médias, para grandes distancias, permanece o mesmo. Só que para distancias menores, já sabe-se que para-se em breve, então não tem porque se preocupar com o aquecimento excessivo, se é que se atinge alguma temperatura excessiva indo até a padaria ...

Ah, mas e o óleo que fica queimado, judiado por conta da temperatura excessiva ?? Se diminuir o intervalo de troca dele, problema resolvido.

Outro fator que pode dificultar a situação : O carter novo é feito em alumínio, que conduz melhor o calor, porém é bem mais espesso, e quanto maior a espessura, mais dificil de conduzir calor. No nosso exemplo anterior, seria o bocal que vc aumenta o diametro mas põe uma rolha no centro.

Ao meu ver : Perdido não é, só o fato de ter uma superfície paralela para assentar a junta do carter já melhora muito a vedação, já que a chapa sempre está empenada do uso. Porém, se vc pretende andar rapido na estrada, por longas distancias, não vai resolver tanto sua vida.

()´s

Ian Jeep
31/07/2015, 00:50
Ao meu ver : Perdido não é, só o fato de ter uma superfície paralela para assentar a junta do carter já melhora muito a vedação, já que a chapa sempre está empenada do uso. Porém, se vc pretende andar rapido na estrada, por longas distancias, não vai resolver tanto sua vida.

()´s

Quanto a vida útil dos componentes tmb acho q nao muda muita coisa.
Esteticamente mais bonita e resistente, melhor assentamento e melhor vedação.

508456 508459

508457 508460

508458 508461

matrakaum
31/07/2015, 11:06
Só para ilustrar meu Pai ia daqui de SP para Caetité/BA - indo pela Rio-Bahia, por Vitória da Conquista, uma caminho uns 300km a mais, e o Jeep nunca quebrou por isto. Ele conta que uma única vez estourou a correia do alternador mas foi pq. na revisão que fez na Agromotor apertaram demais. E só...
P.S - Ouve outro incidente mas com a kra de um jegue na estrada... isto é outra história...rs

Willian Del Piero Rocha
31/07/2015, 11:21
Então porque não aumentar a capacidade de óleo da cx de marchas também ???

tuna
31/07/2015, 11:40
Então porque não aumentar a capacidade de óleo da cx de marchas também ???

Porque seria mais complicado, ela não tem cárter...

Pelas considerações postadas, acho que não vale a pena, eu tinha essa percepção também, uma outra coisa que andei vendo é a realização de um reforço para a reduzida, feito com uma chapa de metal no formato da junta, isso sim acho que pode ajudar a evitar deformação na carcaça, e já tenho em mente fazer o meu com chapa de 1/4.
Obrigado a todos que postaram suas considerações e opiniões.

[]'s

reslima
31/07/2015, 12:58
Sim, o reforço eu acho que vale a pena, pois acredito que atenua aquela tendência que a carcaça tem de trincar e abrir próximo a orelha inferior. Eu tinha na minha F75, com chapa 3/8.
Bjunda.

Porque seria mais complicado, ela não tem cárter...

Pelas considerações postadas, acho que não vale a pena, eu tinha essa percepção também, uma outra coisa que andei vendo é a realização de um reforço para a reduzida, feito com uma chapa de metal no formato da junta, isso sim acho que pode ajudar a evitar deformação na carcaça, e já tenho em mente fazer o meu com chapa de 1/4.
Obrigado a todos que postaram suas considerações e opiniões.

[]'s

squinzani
31/07/2015, 13:45
Sim, o reforço eu acho que vale a pena, pois acredito que atenua aquela tendência que a carcaça tem de trincar e abrir próximo a orelha inferior. Eu tinha na minha F75, com chapa 3/8.
Bjunda.

rola fotos do reforço ? :D

reslima
31/07/2015, 13:59
Cara, não tenho nenhuma da época. Mas é fácil, tira o desenho pelo cárter da reduzida e manda cortar na chapa de espessura que preferir. Vai ficar uma peça no mesmo formato da junta do carterzinho.
Abraço.

eliasFerreira
01/08/2015, 21:57
Acho que não há benefício significativo pra fazer valer essa grana.
É mais uma "solução" pra um problema que não existe.

Sydney66
24/08/2015, 22:13
Cara, não tenho nenhuma da época. Mas é fácil, tira o desenho pelo cárter da reduzida e manda cortar na chapa de espessura que preferir. Vai ficar uma peça no mesmo formato da junta do carterzinho.
Abraço.
Amigo Reslima, com isso precisa trocar os parafusos do cárter por maiores devido aumentar a distância para a CT?
Pergunto porque os parafusos originais são bem pequenos e podem ficar com pouca rosca para aperto.
Abs.

tuna
25/08/2015, 09:27
Amigo Reslima, com isso precisa trocar os parafusos do cárter por maiores devido aumentar a distância para a CT?
Pergunto porque os parafusos originais são bem pequenos e podem ficar com pouca rosca para aperto.
Abs.
Sydney, não sou o Renato, mas...

É só aumentar o tamanho da chapa, se fizer com 1/4 (6 mm) procure parafusos com 5 mm a mais de rosca que já vai
resolver...

[]'s