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Ver Versão Completa : Um sonho que se tornou realidade! F1000 MWM x10



AnselmoSandri
28/07/2015, 13:15
Boa tarde à todos!
Sou novo no fórum, mas já acompanho alguns tópicos à algum tempo. Principalmente os que se tratam das belas, brutas e rústicas "efemil". Bom, esse é meu primeiro tópico, e tenho o orgulho de escrevê-lo, pois desde criança, sonhava em ter uma F1000, não importava o modelo, ano ou outra característica. Com meus 12 anos, aprendi a dirigir, e lógico, em uma femil. Meu pai tinha uma 95, à gasolina que depois foi convertido para diesel, e nela dei minhas primeiras aceleradas e senti a emoção de estar atrás do volante. Passaram alguns anos, ela foi vendida e isso me chateou muito, mas desde então sempre tive o sonho de ter uma. Fiz meus 17 anos e meu pai começou a falar sobre comprar um carro quando eu completasse os 18, desde então, coloquei na cabeça que queria a efe e nada mais. Completei meus 18 e tive a honra, a felicidade e o prazer de conseguir realizar esse sonho! Deu muita dor de cabeça, claro, pois moro no MA e por aqui elas estão extintas, logo as que eu procurava pois eram dos modelos de 96 pra frente. Achei uma XL ano 98/98 MWM, bem longe daqui, no sul do PR, e a paixão me fez ir atrás dela e depois atravessar o país nesse presente inesquecível.
Bom, apesar de já estar pesquisando sobre ela à um tempo bom, ainda não sei algumas coisas que gostaria de saber. Sei do popular mesmo, e só. Procurei em alguns lugares a ficha técnica exata dela, mas não encontrei. Gostaria de saber se alguém aqui poderia me passar algumas informações exatas, como por exemplo:
Potência, torque, litragem do motor, tamanho do tanque e outros detalhes que já tentei achar em ficha técnica mas na internet não achei ainda. Segue abaixo algumas fotos dela. Quero saber qual a opinião de vcs, afinal, a efemil de muitos aqui me servem de inspiração, por exemplo a McLaren do Zeca. A propósito, me confirmem se esse é o verdadeiro X10.

Abraço!

Miúdogeo
28/07/2015, 16:18
Parabéns pelo carro...

AnselmoSandri
28/07/2015, 19:12
Hoje de tarde fiz algumas pequenas modificações. Ela tava com os paralamas folgados e a parede da carroceria que vai contra a cabine solto, qualquer buraco fazia muito barulho. Amanhã posto mais fotos.

AnselmoSandri
28/07/2015, 19:13
Parabéns pelo carro...
Obrigado!!

Meccano
28/07/2015, 21:09
Ola Anselmo, legal ler teu relato e impossivel nao curtir seu entusiasmo pela Fordona hehehe!!

parabens pelo feito e pela cultura da conservaçao, esses carros merecem!

Tenho uma Defender e tambem gosto de mexer bastante, olha seria muito util se vc encontrasse os manuais tecnicos,

TODOS, talvez ache numa revenda esquecido na gaveta, ou no mrcado livre e ebay.

Como esta de ferrugem? ...e nas portas??

faz isso mesmo, vai fotografando e compartilhando, o pessoal todo agradece.

GD abraço e bom trabalho com a EFe!

HERICK
29/07/2015, 03:31
Bom dia Anselmo! Ganhaste uma excelente VTR, pegue com o antigo proprietário o plano de revisões que já foram realizadas, leve num mecânico especializado em diesel, mecânica MWM é fácil de se fazer manutenção e não terás problemas em achar as peças de reposição, boa sorte.

Randal
29/07/2015, 13:38
Bem vindo ao mundo FORD F1000 amigo !!
Parece que vc conseguiu um belo exemplar e fique certo que tens um ótimo motor em mãos , este seu é sim um genuíno MWM 4.1 serie 10
, este tem 135 cv , torque 42 , tanque de combustível de 110 litros , média de consumo urbano 7,5 e rodoviário 8 !!!
Esse motor é show .... Abre a BI e se divirta !!!

AnselmoSandri
01/08/2015, 12:59
Ola Anselmo, legal ler teu relato e impossivel nao curtir seu entusiasmo pela Fordona hehehe!!

parabens pelo feito e pela cultura da conservaçao, esses carros merecem!

Tenho uma Defender e tambem gosto de mexer bastante, olha seria muito util se vc encontrasse os manuais tecnicos,

TODOS, talvez ache numa revenda esquecido na gaveta, ou no mrcado livre e ebay.

Como esta de ferrugem? ...e nas portas??

faz isso mesmo, vai fotografando e compartilhando, o pessoal todo agradece.

GD abraço e bom trabalho com a EFe!

Boa tarde Meccano! Obrigado desde já. Então, ela tem alguns detalhes que precisam ser feitos na carroceria. Ferrugem como sempre, tem em alguns lugares, como na carroceria mesmo, mas no resto está bem inteira. Apenas a porta do motorista tem um pouco de ferrugem na dobradiça, mas fora isso em nenhum outro lugar. A mecânica me surpreendeu, ela rodou 3500 km em 4 dias e não apresentou nenhum vazamento se quer! Vou ver se consigo os manuais dela, se não conseguir dou um jeito de baixar em pdf.

AnselmoSandri
01/08/2015, 13:00
Bom dia Anselmo! Ganhaste uma excelente VTR, pegue com o antigo proprietário o plano de revisões que já foram realizadas, leve num mecânico especializado em diesel, mecânica MWM é fácil de se fazer manutenção e não terás problemas em achar as peças de reposição, boa sorte.

Isso mesmo, vou atrás! Obrigado.

AnselmoSandri
01/08/2015, 13:04
Bem vindo ao mundo FORD F1000 amigo !!
Parece que vc conseguiu um belo exemplar e fique certo que tens um ótimo motor em mãos , este seu é sim um genuíno MWM 4.1 serie 10
, este tem 135 cv , torque 42 , tanque de combustível de 110 litros , média de consumo urbano 7,5 e rodoviário 8 !!!
Esse motor é show .... Abre a BI e se divirta !!!

Obrigado Randal! Obrigado tbm por tirar as dúvidas. Estou gostando muito dela, é bem diferente da 95 que tínhamos à uns 7 anos atrás. Muita força e torque, impressiona qualquer um hehehe. Estou arrumando alguns detalhes antes de mexer na BI. Mas logo logo vou ver o que consigo fazer quando botar as mãos no motor. Até agora, só alegria!

AnselmoSandri
01/08/2015, 13:14
Boa tarde!
Como dito antes, mexi em algumas coisas já, e outras ainda vou mexer mas preciso de mais informações. Os para-lamas dela estavam frouxos, então tive que retirar os estribos pra poder apertar o parafuso inferior e acabei gostando do visual. Dá a impressão de que a caminhonete é mais alta. Passei uma tinta preta nas rodas cromadas, até gostava do cromo, mas queria um visual um pouco mais arrojado, me falaram que as rodas cromo era muito de "tiozão" kkk, futuramente quero trocar essas rodas pelas outras originais da F1000, aquelas de ferro com as bolas furadas. Ficam bonitas com pneus grandes já que planejo trocar esses paraguaios por uns 33 ou 35'.

AnselmoSandri
01/08/2015, 13:22
Comprei tbm as setas do pisca na cor cristal. Sempre achei bonito. Mas não sei como instalar, já olhei mas não achei uma forma de instalá-las sem desmontar a grade ao redor do farol. Um amigo falou que tinha que desmontar o para-choque. Alguma dica?
Queria tbm tirar uma dúvida sobre o escape direto e a turbina piar. Dei uma volta na efe de um amigo, e a dele pia sem pente nenhum, já li que o x10 pia muito fácil mesmo, só tirar o silenciador. Mas tb vi que depende tb da grossura do escape. Estou pensando em colocar um escape de 4', vai começar com 3 ou 3,5 e depois quando tiver espaço vai ficar inteiro 4'. Se eu fizer isso, já vai piar a turbina ou vou precisar de um pente pra realizar esse desejo de menino? kkkk.
Essa F1000 que eu vi piar sem pente, tinha muita coisa mexida, bomba aberta, cabeçote rebaixado, mais pressão nos bicos injetores e na turbina e etc. Não é atoa que eu vi ela chegando nos 180 km/h com facilidade.
Abraço!

HERICK
06/08/2015, 04:43
Bom dia Anselmo! Quanto ao piar que você quer, se coloca um pente soldado na saída da turbina, eu particularmente não gosto, além do que qualquer restrição na saída dos gases do escape, não é saudável para o motor, geralmente as turbinas de TGV piam quando o escape fica direto sem abafadores, de qualquer forma tire a descarga completa e faça o teste ok, essa é a minha opinião e boa sorte na empreitada

AnselmoSandri
13/01/2016, 23:49
Boa noite. Muito tempo sem postar mas vou levantar o tópico novamente. Já se passaram meses e a milona já teve várias mudanças. Maioria na parte mecânica e algumas estéticas. Troquei os coxins da cabine, troquei de para choque traseiro, instalei novas lâmpadas de 100w pra melhorar a visibilidade à noite já que os faróis originais são bem ruins pra iluminação. Pinos das portas foram trocados e as regulagens ajustadas, assim como estribos e para choques. Corrigi alguns vazamentos como no espelho do motor, cárter e diferencial traseiro. Cruzetas trocadas e outras pequenas alterações mecânicas foram feitas. Ontem fiz um escape novo de 4'' e ainda estou me acostumando com o ronco mas ficou muito bom! Depois colocarei algumas fotos pra mostrar as tais alterações visíveis.

AnselmoSandri
13/01/2016, 23:57
Bom dia Anselmo! Quanto ao piar que você quer, se coloca um pente soldado na saída da turbina, eu particularmente não gosto, além do que qualquer restrição na saída dos gases do escape, não é saudável para o motor, geralmente as turbinas de TGV piam quando o escape fica direto sem abafadores, de qualquer forma tire a descarga completa e faça o teste ok, essa é a minha opinião e boa sorte na empreitada

Boa noite Herick! Eu tinha tirado o silencioso do escape e ela começou a piar bastante, as pás da turbina original do x10 tem uma diferença das demais que faz ela piar sem pente se estiver de escape direto, então nem coloquei pente. Ontem fiz um escape novo de 4'' e ela continua piando, mas o piado ficou mais encorpado e menos enjoativo kkk. Em breve postarei alguns vídeos pro pessoal ouvir o ronco antes e depois do escape novo.
Abraço