Ver Versão Completa : L200 no atoleiro e muitas duvidas. Ajudem por favor!
Eliezer Marcos
26/07/2015, 20:44
Pessoal, hoje (25/07/2015) pela manha eu estava na ilha de Itamaracá aqui em Pernambuco e acabei atolando a minha l200 gls spor 2005. Tracionei a 4x4 com reduzida e não consegui sair do atoleiro. O problema é o seguinte: na hora que eu estava tentando tirar a viatura do atoleiro na 4x4 e reduzida, percebi que só os pneus traseiros que estavam tracionando e os dianteiros, mesmo traçada, não mostrava esta tracionando, fiquei por um bom tempo com a cabeça pra fora da viatura tentando ver se os pneus dianteiros tracionavam também juntos com os traseiros e nada. Alguém já passou por isso? É um problema serio? estou achando que a 4x4 da minha caminhonete não esta funcionando.
Quando eu engato a 4x4 e a 4x4 reduzida, no painel fica a luz da 4x4 piscando, tanto na 4x4 quanto na reduzida! Ta certo isso? É pra ficar piscando mesmo ou a luz tem que ficar acesa sem pisca?
Outra duvida que eu estou é que sempre que eu giro a chave para ligar o carro, a luz do bloqueador do diferencial fica acesa com uma luz vermelha e depois apaga logo quando o carro liga. É assim mesmo?
Alguém pode me ajudar? Obrigado.
Eliezer Marcos
26/07/2015, 20:47
Tem algum teste que eu possa fazer pra saber se a tração 4x4 esta funcionando?
Bom dia
Se a luz do 4x4 está piscando, quer dizer que a tração não conseguiu engatar. Ela tem que começar a piscar e dps de um tempinho ela fica acessa continua. Esperimenta dar uma re de leve após engatar a tração, para ver se ela engata.
Porém, posso estar errado aqui mas, o engate da tua tração é manual, correto? Por meio de uma alavanca. Se for assim, ela teria que ter ligado, já que é mecânico o engate. As rodas livres que eu n me recordo como que funciona nas l200, já que pode ser manual ou automática. Caso seja manual, vc lembrou de ligalas? A roda livre manual tu tem que ativar, bem no meio da roda dianteira( nos dois lados tem que fazer) vai ter uma peça que vc gira para traçar.
Tem dois jeitos de testar a tração, ou vai em um local com pouca tração, uma estrada de chão por exemplo ( se tiver chovido melhor Ainda) e arranca forte e veja as marcas no chão (n precisa ficar cavando pneu um tempao rs, só uma arrancada já é o suficiente) no 4x4 alto, reduzida desligada.
Ou coloca em um elevador, deixa as 4 rodas suspensas e testa.
A próxima veis que for abrir um tópico, tenta abrir lá na área correspondente ao teu veículo, pra tua vtr tem uma área certinho pra ela. Isso deixa mais organizado as informações.
Eliezer Marcos
28/07/2015, 07:09
Guga, obrigado pela explicação!
O engate da tração é manual sim, correto. Guga, eu estou com essa L200 gls sport 2005 a pouco tempo e ainda não conseguir entender muito bem sobre a roda livre, eu não sei como ligar essas rodas, mas vou tentar agora já que você passou a informação. No caso eu tiro aquelas calotas que fica bem no meio das rodas para ativar? certo?
Da próxima eu posto na aria dela sim, Obrigado. Assim que eu chegar la perto da vtr eu tento fazer o que você me explicou e dou retorno aqui. obrigado.
Guga, você sabe me dizer se tem algum grupo no WhataApp sobre 4x4? é que eu gostaria de participar.
valeu
Na verdade, dei uma pesquisada aqui no fórum, e as tuas rodas livres são automáticas, por meio de vacuo. A sua l200 já é aquela mais arredondada né? N a quadrada.
No teu caso, pelo o que eu olhei. São dois solenoides( é uma peça elétrica, que quando ativada, deixa passar algo, no teu caso, começa a fazer o vácuo nas rodas livres) então o que pode estar acontecendo é: ou mangueira rasgada (as mangueirinhas do vacuo) solenoides com problema, rodas livres emperradas( quando n é usado de veis em quando ela fica muito pessada pra ativar), falta de alimentação para as solenoides( um chicote rompido talvez) fusivel queimado, ou algum módulo que n está enviando o comando para as solenoides (desconheço a parte que faiz este comando nas l200, se fosse uma ranger ou f250 eu poderia te guiar melhor Nesta parte)
Na f250, que usa tbm a roda livre automatica, ao remover esta calotinha no meio da roda, vc ve a roda livre e vc tem como ativar manualmente. Coloca no google imagens: roda livre manual. Daí vc vai ver como é uma certinho.
Estou presumindo que a l200 tbm de para ativar manualmente.
Se vc curte mexer no próprio carro, vai ter bastante coisinha para olhar rs.
Ou se n vai ter que levar em alguma oficina que mexa com 4x4 para olhar para ti
Eliezer Marcos
28/07/2015, 11:37
isso mesmo guga, ela é arredondada.
Onde fica essa válvula Solenoide? Eu também estava pesquisando e vi o pessoal falando muito da solenoide.
Eu gosto sim de mexer no carro
508271
Eliezer Marcos
28/07/2015, 13:04
Eu li aqui no fórum que essa solenoide fica próximo ao filtro de ar, pra esse modelo também é no mesmo local?
Tem alguns que falam que pode comprar também a solenoide do gol de três vias que também serve e funciona perfeitamente.
Tem também a questão dos sensores, uns 4 se não me engano.
Quando eu chegar em casa, vou da uma verificada. Guga, mais uma vez, muito obrigado palas explicações.
Pelo que eu li, ela deve ficar em cima das caixas de roda. Mas n deve ser muito complicado de achar, é só seguir as mangueiras que estão nas rodas e ver até onde elas vão. Ali na solenoide vai ter duas mangueiras, uma que vai pra roda e a outra. Desconecta a outra, e com o motor ligado, coloca o dedo na mangueira, tapando ela, vc deve sentir o vacuo ali (o teu dedo vai dar uma leve puxada). Na F250 vc consegue acionar a roda livre com a boca msm, é só desconectar a outra mangueira que tá na solenoide e dar uma puxada e vc já escuta um click na roda. Esses seriam os testes mais mecanicos a fazer, após isso vc vai precisar de um multimetro.
Dps posta aí os resultados ;)
Eliezer Marcos
28/07/2015, 20:25
Guga, hoje a tarde, logo quando eu cheguei em casa, eu tirei a calota central pra da uma olhada pra ver se tinha a chave da roda livre, mas não tem. Então retirei o filtro de ar e logo a baixo, lá estava a bendita da válvula solenoide, ela estava com as conexões todas oxidadas, peguei uma lixa, passei um pouco nos conectores e depois usei um limpa contato pra finalizar, dai montei tudo novamente, liguei a viatura e fiz como você tinha dito, ta chovendo aqui em Recife, então aproveitei para das umas aceleradas boas pra ver se tracionava as rodas dianteiras, então para minha surpresa, as rodas dianteiras estavam tracionando, só que logo a noite eu fiz outro teste na frente da minha casa e pedi para minha esposa olhar a roda dianteira esquerda, pra ver se ela estava tracionando, segundo minha esposa não tracionou, mas a roda esquerda sim! E ai? o que isso significa? pode isso acontecer? das rodas dianteiras só a do lado esquerdo ter tracionado? e observação: mesmo com as rodas dianteiras tracionando, pelo menos a do lado esquerdo, a luz do painel continua a pisca. e ai? Outra coisa, é que essa válvula solenoide que esta na minha vtr já foi mexida, porque os conectores estão adaptados.
Guga, logo a baixo, segue a foto da roda dianteira esquerda sem a calota central. Valeu
508305
SergioMedeiros
28/07/2015, 20:53
1- Antes de qualquer situação onde pode ser possível atolar, já entrar com o 4x4 engatado. Engatar depois que atola não adianta, pois tem grandes chances das Rodas Livres não acoplarem mais devido a diferença de rotação dos semi eixos e a roda.
2- Sua pickup tem RL automatica. Se pisca em 4x2 é porque as RLs não desengataram. Se pisca em 4x4 é porque as RLs não engataram.
3- O sistema de RL da Mit tem uma mola, onde a falta de vácuo devido a problemas no alternador ou na própria solenóide fará com que as RLs travem acopladas. Ou seja, se tudo falhar a pickup estará com as rodas acopladas, caso o sistema esteja limpo e a mola não esteja cansada. Tem que afastar a coifa que fica no diferencial dianteiro e ver a posição do pino.
4- Teu carro não tem diferencial central, por outro lado tem diferencial dianteiro e traseiro. O dianteiro não tem bloqueio e o traseiro tem bloqueio manual. Ou seja, patinar somente uma roda dianteira em pisos de alta aderencia é situação normal.
5- Para uso do 4x4 sem diferencial central, os quatro pneus tem que estar obrigatoriamente com o mesmo diametro, e ser da mesma marca. Muitas pessoas trocam apenas dois pneus dianteiros ou traseiros mais gastos, e isso simplesmente acaba com todos os componentes da tração do carro. Pneus para 4x4 tem que ser identicos e com o mesmo desgaste. Rodízio religioso a cada 5.000Km.
6- Se continuar testando sua tração em superfícies de alta aderencia, mesmo com chuva, pode ficar tranquilo que logo logo você não terá mais tração para utilizar.
SergioMedeiros
28/07/2015, 21:00
Em tempo, os casos onde precisa dar uma ré para acoplar as rodas livres é devido a pneus com diametro diferente na traseira e dianteira. Isso faz com que o cardan dianteiro e os semi eixos dianteiros desenvolverem velocidade diferente dos pneus dianteiros em relação aos traseiros. Nesse caso as Rodas Livres não acoplam e precisa usar essa "manha" de dar uma ré tanto para acoplarem quanto para desacoplarem. Se todos os pneus forem iguais, o veículo acopla normalmente sem precisar dar ré, pois a velocidade dos cardans e semi eixos são exatamente as mesmas das quatro rodas. Por esse motivo esperar atolar para engatar o 4x4 em carros com RL é pedir pra ficar atolado (salvo casos sem RL ou RL manual).
Mesma coisa em utilizar 4x4 sem diferencial central com pneus diferentes ou desgaste diferente. Todos os componentes, desde caixa de transferencia, cambio até ponta de eixos são forçados e uma hora ou outra irão quebrar.
Então já matase a charada eliezer, oxidação no terminal ;D.
É bem normal patinar apenas uma, por causa do diferencial, a que tem menos aderência é que fica girando. Por isso o pessoal que participa de trilhas instala o bloqueio do diferencial, para as duas rodas girarem na mesma velocidade em qualquer situação de aderência.
Faiz isso tbm na outra solenoide, se uma deu problema na conexão, a chance é grande de acontecer na outra tbm.
Estranho cara, era pra ter ficado acesso.
Esperimenta andar um pouco mais com ela, para ver se a luz fica constate. Vc provavelmente n andou muito né ? Experimenta andar um pouco mais com ela no 4x4, procura uma estrada com pouca aderência, pode ser uma estrada de chão mesmo, é só pra andar com ela no 4x4. So evita fazer curva muito fechada no 4x4 enquanto estiver na estrada de chão ;).
Eliezer Marcos
29/07/2015, 06:50
Opa pessoal! Em primeiro lugar, muito obrigado pela ajuda que vocês estão me dando.
Bom, Sergio eu fiz o teste da tração na rua que moro, onde a mesma não é asfaltada, é de terra mesmo e estava chovendo, como eu sou novo no mundo 4x4, eu te pergunto: nessas condições da rua que moro, ela é qualificada com que tipo de aderência?
Gostaria de saber se eu posso afasta a coifa do diferencial dianteiro e depois de conferir a posição do pino e o estado da mola, se posso da uma boa lubrificada com graxa antes de colocar a coifa no lugar? O afastamento da coifa do diferencial do lugar, faz derramar óleo ou e lubrificada só com graxa mesmo?
Guga ou Sergio, onde fica a outra solenóide? (Eu encontrei a primeira pouco a baixo do filtro de ar) fica na parte do motor mesmo ou é em baixo próximo aos diferenciais? E esses sensores do 4x4? Onde eles ficam? Eu li aqui no fórum que seria bom da uma limpada nos contatos deles também.
Guga, realmente, quando eu fiz o teste, eu andei pouco com ela. Mas o curioso é que hoje quando eu estava vindo pro trabalho engatei a 4x4 e a luz começou a pisca, mas quando eu voltei pra 4x2, a luz continuou piscando, acho que só parou de pisca, cerca de 1 km após ter engatado a 4x2. É normal isso? Tem alguma possibilidade de apenas um lado da tração dianteira esta engatando? Enquanto a outra não engata?
SergioMedeiros
29/07/2015, 12:48
Eliezer, estradas de terra são baixa aderencia, pode rodar tranquilo em 4x4. Não deve-se utilizar 4x4 em asfalto, mesmo molhado! Tem muita gente que afirma que utiliza 4x4 no asfalto em dias de chuva pois o carro transmite maior "firmeza". Não faça isso! A sensação é falsa pois o carro tende a andar em linha reta, e isso na curva pode ser um grande problema.
Pode sim afastar a coifa, é lubrificada com graxa e não vai vazar nada. Pode dar uma boa limpada com WD e engraxar novamente. Aproveita e veja os dois canos que chegam nesse ponto. São de vacuo e um deles sempre estará com sucção. Quando aciona a tração a sucção inverte entre eles. Quem controla isso são as solenóides que voce achou. Em 4x2 com o carro ligado testa o vacuo... tira um dos canos que está com vacuo e veja o funcionamento da trava.. ela tem que acoplar e desacoplar somente com o vacuo. Se tirar os dois canos ela tem que ficar travada devido a mola... mexendo voce vai entender. O segundo cano de vacuo é pra ajudar a mola.
As solenóides ficam ambas em baixo do filtro de ar mesmo. São duas valvulas no suporte com quatro canos. Dois vem do alternador e outros dois saem para o diferencial dianteiro. Pode fazer o teste de vacuo direto na saida das solenoides.
Os sensores ficam em cima do diferencial dianteiro e em cima da cx de transferencia. Sem duvida é bom limpar seus contatos, mas o acesso da cx de transferencia é bem complicado. O do Dif dianteiro já é mais facil. Entrando em baixo do carro voce vai ver ele.
Não... as duas rodas estarão acopladas se tudo estiver funcionando. Esse pisca pisca do painel é complicado mesmo... não da pra definir 100% onde está o problema acompanhando o painel... tem que verificar o funcionamento do sistema. Se estiver tudo ok a luz do painel vai funcionar como deve.
Seus pneus estão com o mesmo desgaste na frente e atras? Isso pode fazer as RLs não engatarem ou não desengatarem com facilidade, fazendo a luz ficar piscando por um tempo como voce mencionou.
vavarusso
29/07/2015, 17:48
Acompanhando, pois vi uma mangueira partida junto aquilo que se parece com um filtro.
Eliezer Marcos
29/07/2015, 18:37
Sergio, vou fazer os testes agora com as solenoides e tirar algumas fotos pra posta aqui. Assim que eu tiver o resultado, te aviso! Já nas coifas do diferencial dianteiro, vou fazer no próximo sábado dia 01/08/2015.
Agora, sobre os pneus, realmente tem dois que estão diferentes! como peguei a viatura a poucos dias e estou comprando correias, tensores, mandei trocar óleo do motor e caixa de marcha, ainda não comprei os pneus, mas no próximo mês eu vou providenciar.
Agora Sergio, hoje a tarde, eu fiz outro teste em uma rua aqui perto, uma rua sem asfalto, e mandei um amigo meu olhar as duas rodas dianteiras pra ver se tracionava, e as duas estão tracionando, mas a luz continua piscando kkkkk É meio complicado mesmo de entender esse pisca pisca. Como ainda tem os sensores pra eu verificar e fazer a limpeza, vou esperar pra fazer no sábado, porque a luz pode esta piscando por causa desses sensores também, correto?
Mais uma vez obrigado!
Daqui a pouco eu posto as fotos.
Eliezer Marcos
29/07/2015, 18:38
Vavarusso, obrigado pela imagem!
Eliezer Marcos
31/07/2015, 06:21
Pessoal, acho que o problema é nas solenoides mesmo, eu fui fazer outra limpeza nas solenoides e também testa o vácuo, depois de tudo concluído e instalado, a tração dianteira voltou a não engata na 4x4. Outra coisa, no teste de vácuo, só uma estava com uma boa pressão, na outra eu praticamente não senti nada. Comprei o par das válvulas solenoides e agora estou aguardando chegar, acho que na próxima segunda feira dia 03/08/2015 eu estarei recebendo essas solenoides. Humm, até durepox tem na válvula. Assim que chegar eu posto as fotos aqui. Valeu
508464508465508466508467
jacquesfreitas
31/07/2015, 11:58
Eliezer,
Após muito penar, estudar e me sujar embaixo da viatura, sempre documentando (em vídeo) tudo que fazia, compilei tudo num único vídeo!
A voz está baixa e enrolada (principalmente no início), para contornar o problema legendei o vídeo todo. Como fiz diretamente no youtube é necessário ligar as legendas, mas logo no início do vídeo tem um aviso apontando para o lugar onde se liga as legendas.
Testei todos os interruptores em todas as posições e falo da função de cada um, relacionando as operações mecânicas e elétricas envolvidas no ato de selecionar 2H, 4H e 4L. Espero que ninguém nunca mais fique atolado por falta de tração...
Estou produzindo um segundo vídeo que explica como forçar 4x4, mesmo com problemas elétricos nos interruptores. Sim é possível! Aprendi a fazer isso nessa via-crucis: Depois posto aqui.
Espero que seja útil a todos:
https://youtu.be/w53OHTRlcWg
ivancgbsb
31/07/2015, 13:24
Muito bacana seu vídeo.
Parabéns e obrigado.
Eliezer Marcos
31/07/2015, 20:47
Jacques Freitas, seu vídeo ajudou e muito, já deu uma esclarecida melhor. Amanha mesmo eu vou pra baixo da minha viatura pra tirar esses sensores e fazer os testes. De qualquer forma, as solenoides da 4x4 já estão compradas, espero que o problema seja só delas mesmo. Agora me tire uma duvida, no caso das solenoides com defeito, as luz da 4x4 também fica piscando? Assim que eu concluir, posto aqui os resultados... Valeu e parabéns pelo seu vídeo!:-o
jacquesfreitas
31/07/2015, 21:58
Jacques Freitas, seu vídeo ajudou e muito, já deu uma esclarecida melhor. Amanha mesmo eu vou pra baixo da minha viatura pra tirar esses sensores e fazer os testes. De qualquer forma, as solenoides da 4x4 já estão compradas, espero que o problema seja só delas mesmo. Agora me tire uma duvida, no caso das solenoides com defeito, as luz da 4x4 também fica piscando? Assim que eu concluir, posto aqui os resultados... Valeu e parabéns pelo seu vídeo!:-o
Eliezer,
Embaixo é chato de tirar pra cacete... o bom é que você aproveita e limpa tudo... eu usei resto de um spray de contato elétrico que eu tinha (depois que acabou usei WD40) nos conectores do chicote do carro.
Nos interruptores (conectores e chaves) eu usei wd40 e também álcool isopropílico (lembra da época da limpeza das cabeças de vídeo cassete e drives de disquete), há quem diuga que dá pra usar thiner, preferi não arrisscar.
Nessas limpezas eu consegui salvar um interruptor lá de baixo (o ponta pino, que ficou mais ou menos mas tá valendo).
Eles custam R$ 350,00 cada um na Mitsubishi... no MercadoLivre vende uns de R$ 90,00 até R$ 120,00 (acho que são Akiyama)... Eu terminei comprando (um só) com caixa original Mitsubishi de um cara do interior da Bahia por R$ 180,00 (mas foi porque eu precisava do carro no sábado... fiz o negócio na quinta de manhã o cara me mandou pelo sedex 12, pra eu trocar tudo na sexta).
Eu li esse techo do seu primeiro post
Quando eu engato a 4x4 e a 4x4 reduzida, no painel fica a luz da 4x4 piscando, tanto na 4x4 quanto na reduzida! Ta certo isso? É pra ficar piscando mesmo ou a luz tem que ficar acesa sem pisca?
Isso (luz sempre apagada e piscando somente quando você seleciona 4x4) significa que os interruptores da caixa de marchas estão funcionando.
Pode ser que apenas o interruptor do diferencial dianteiro esteja queimado ou que as válvulas solenóides não estejam funcionando
Acontece que se as mangueiras estiverem ligadas corretamente, se você desligar os dois conectores o vácuo vai comandar 4x4 o tempo inteiro (Por uma boa idéia do projetista o 4x2 é quando tem corrente, se faltar corrente fica 4x4: Achei isso muito inteligente).
O que achei estranho foram suas válvulas solenóides, não usam os conectores originais. Deve ser uma adaptação com os solenóides de partida com motor frio de carros flex, mas se o funcionamento for semelhante, não tem problemas.
Olhei as fotos, a primeira gera dúvida, mas na segunda dá pra ver que as mangueiras estão certas... no seu caso, diferente do vídeo, não tem as duas mangueiras na lateral que estão ligadas a filtro de poeira... os filtros estão ligados diretamente nas respectivas entradas (em cima no solenóide amarelo e embaixo no solenóide azul). Dá até pra ver a mangueira tracejada de azul ligado no solenóide azul (ou o que substituiu ele)...
Acho que o caso é tirar os dois (desparafuse a placa, tá preso a outra coisa, mas é fácil colocar depois) e fazer os testes do início do vídeo... inclusive você pode fazer com os conectores fixados no lugar, selecionando 4x2 e 4x4:
- Em 4x2 (COM ENERGIA - situação normal, basta a chave do carro estar ligada) a saída fica conectada ao tubo próximo ao conector
- Em 4x4 (SEM ENERGIA - esse corte só acontece se os dois interruptores de baixo estiverem funcionando) a saída fica conectada ao tubo vizinho
Se funcionou desse jeito explicado acima, as possibilidades do seu problema são:
1 - Está tudo funcionando, menos o interruptor que fala que o diferencial dianteiro conectou ao cardan (vai ficar piscando no painel, mas você está em 4x4 real, só faltou a cereja do bolo, o último interruptor elétrico confirmar o 4x4). Nesse caso você atolou na areia porque não ligou o 4x4 antes do carro afundar, depois que afundar é foda... pois pro diferencial dianteiro conectar a roda precisa girar um pouco até passar pelo ponto de encaixe (quando o vácuo conecta).
2 - Você está sem vácuo na bomba... aí não tem como o atuador fazer nada no diferencial dianteiro... o pisca-pisca é porque o interruptor do diferencial dianteiro não detecta o 4x4 real... e você não está em 4x4 mesmo
Eu desconsiderei problemas mecânicos na ligação caixa de transferência/redução e cardan dianteiro a partir do comando mecânico no câmbio... pois dificilmente isso quebra...
Faça os testes logo cedo e me diga como foi, se quiser mande um email pra "meus dois nomes colados" arroba gmail ou hotmail, que eu mando meu telefone de volta.
Eliezer Marcos
01/08/2015, 06:09
Blz Jacques
Vou mandar o e-mail
Eliezer Marcos
01/08/2015, 10:06
Bom dia! Jacques, eu já tinha feito o teste com as solenoides do 4x4 a uns dois dias, no teste eu pude observar que só uma esta funcionando, a outra esta completamente parada, no caso a que esta parada e a que corresponde a azul. Em relação a piscada que a lampada da na troca de 4x2 para 4x4 e para 4x4 reduzida, ela ta piscando sim ao fazer essas trocas, mas logo depois de engatada, continua piscando.
Continua...
jacquesfreitas
01/08/2015, 11:16
Bom dia! Jacques, eu já tinha feito o teste com as solenoides do 4x4 a uns dois dias, no teste eu pude observar que só uma esta funcionando, a outra esta completamente parada, no caso a que esta parada e a que corresponde a azul. Em relação a piscada que a lampada da na troca de 4x2 para 4x4 e para 4x4 reduzida, ela ta piscando sim ao fazer essas trocas, mas logo depois de engatada, continua piscando.
Continua...
Eliezer, parada significa o que?
Qual o resultado do teste com a solenóide ligada e desligada? São três tubos, o tubo de saída (a 90º dos outros) sempre está ligado a um deles sem energia (circuito sem energia), você tem que testar se colocando 12 V a saída se liga ao outro tubo (circuito com energia).
Quando a saída se liga a um tubo, o outro fica "fechado", você não consegue soprar nele... Mesmo que a válvula esteja queimada, um dos circuitos deve estar selecionado... os três tubos estão "fechados"?
Outra pergunta o solenóide azul estava com o filtro de resíduos na parte de baixo (na foto não aparece)?
Eliezer Marcos
01/08/2015, 21:15
Jacques, quando eu testei as solenoides, foi com o carro ligado e em 4x2, no caso foi a que corresponde pela azul. Parada que eu quis dizer foi sem nenhum funcionamento. Hoje a tarde eu retirei a sensores que você tinha falado e fiz a limpeza deles e também o teste com a luz, como foi mostrado no vídeo. Rapaz, que trabalho deu pra tirar esses sensores! Por final, percebi um problema no atuador da roda livre, um tubinho que encaixe da mangueira estava quebrado e a mangueira esta pendurada. Tirei fotos e tô postando logo em baixo. Agora eu lhe pergunto Jacques: Será que o problema é do atuador de roda livre? que esta fazendo a 4x4 não engata? Amanha eu vou comprar um araudite e um tubinho para adaptar e colocar a mangueira de volta no lugar, O que você acha?
508570508570
vavarusso
01/08/2015, 21:44
É meu caro percebi que temos os mesmos problemas e a mesma falta de conhecimento do carro. Tá quebrada a solenóide onde encaixa a mangueira azul. E no painel nada acende. O da sua L200 acende? Olhem a foto dela. Segundo o que eu entendi nas orientações do Jacques é que as lâmpadas no painel sao acionadas mecanicamentes e apenas servem para avisar que o carro está com a tração "ligada", mas quem faz o acoplamento é o vácuo...
jacquesfreitas
01/08/2015, 22:08
Jacques, quando eu testei as solenoides, foi com o carro ligado e em 4x2, no caso foi a que corresponde pela azul. Parada que eu quis dizer foi sem nenhum funcionamento.
Ainda não entendi o que é sem nenhum funcionamento, não há nenhuma ligação entre os três tubos? Mas tudo bem, você encomendou elas novas pelo que entendi...
Hoje a tarde eu retirei a sensores que você tinha falado e fiz a limpeza deles e também o teste com a luz, como foi mostrado no vídeo
Dá muito trabalho mesmo, o do diferencial dianteiro não, mas os da caixa de marchas... pqp... é foda! Estão todos perfeitos, né?
Por final, percebi um problema no atuador da roda livre, um tubinho que encaixe da mangueira estava quebrado e a mangueira esta pendurada. Tirei fotos e tô postando logo em baixo. Agora eu lhe pergunto Jacques: Será que o problema é do atuador de roda livre? que esta fazendo a 4x4 não engata? Amanha eu vou comprar um araudite e um tubinho para adaptar e colocar a mangueira de volta no lugar, O que você acha?
É isso mesmo, o vácuo não tá entrando pra alimentar o lado do atuador que faz 4x4 no diferencial dianteiro! Se araudite der certo, perfeito! Araudite e massa plástica (pense também nessa possibilidade, mas demora a secar) são as melhores soluções...
Olha aí as fotos das minhas mangueiras entrando no atuador. A mais longa vem do solenóide amarelo, a mais curta vem do azul (essa é a que não está conectado no seu por causa do tudo quebrado).
Não sei por que suas fotos ficaram de cabeça pra baixo, pra quem olha o carro pelo lado do passageiro, vou enviar a mesma foto duas vezes, uma delas invertida.
508584 508585
jacquesfreitas
01/08/2015, 22:22
É meu caro percebi que temos os mesmos problemas e a mesma falta de conhecimento do carro. Tá quebrada a solenóide onde encaixa a mangueira azul. E no painel nada acende. O da sua L200 acende? Olhem a foto dela. Segundo o que eu entendi nas orientações do Jacques é que as lâmpadas no painel sao acionadas mecanicamentes e apenas servem para avisar que o carro está com a tração "ligada", mas quem faz o acoplamento é o vácuo...
vavarusso,
- A parte puramente mecânica é comandar a alavanca de 2H para 4H (ou 4L), a caixa de transferência/redução é conectada mecanicamente, e junto com ela o eixo cardan dianteiro que vai passar a girar.
- Os dois interruptores que estão na caixa de marchas, se estiverem funcionando vão passar corrente para o módulo de controle
[o ponta pino manda corrente o tempo todo, se ele queimar ou travar acionado - ela corta a corrente na passagem de 4H para 4L - a parte elétria não funcionará]
[o ponta bola é o interruptor real que diz que o motorista selecionou 4x4, manda corrente em 4H ou 4L]
- O módulo de controle vai comandar os solenóides para fazer o trabalho mecânico (através da linha de vácuo no atuador) de conectar o diferencial dianteiro ao eixo cardan (que já está conectado mecanicamente por você)
[Aqui é a parte estranha, mas bem pensada na minha opinião: o módulo manda corrente para 4x2 e corta a corrente para 4x4. É bem pensado porque se você desligar as válvulas solenóides propositalmente, independentemente do restante dos interruptorres você vai conseguir 4x4]
- O interruptor em cima do diferencial dianteiro é final de tudo, ele informa eletricamente ao módulo de controle que está tudo certo
vavarusso
01/08/2015, 22:52
vavarusso,
- A parte puramente mecânica é comandar a alavanca de 2H para 4H (ou 4L), a caixa de transferência/redução é conectada mecanicamente, e junto com ela o eixo cardan dianteiro que vai passar a girar.
- Os dois interruptores que estão na caixa de marchas, se estiverem funcionando vão passar corrente para o módulo de controle
[o ponta pino manda corrente o tempo todo, se ele queimar ou travar acionado - ela corta a corrente na passagem de 4H para 4L - a parte elétria não funcionará]
[o ponta bola é o interruptor real que diz que o motorista selecionou 4x4, manda corrente em 4H ou 4L]
- O módulo de controle vai comandar os solenóides para fazer o trabalho mecânico (através da linha de vácuo no atuador) de conectar o diferencial dianteiro ao eixo cardan (que já está conectado mecanicamente por você)
[Aqui é a parte estranha, mas bem pensada na minha opinião: o módulo manda corrente para 4x2 e corta a corrente para 4x4. É bem pensado porque se você desligar as válvulas solenóides propositalmente, independentemente do restante dos interruptorres você vai conseguir 4x4]
- O interruptor em cima do diferencial dianteiro é final de tudo, ele informa eletricamente ao módulo de controle que está tudo certo
No meu caso tenho o sinal luminoso que nao funciona e tenho a mangueira azul desligada. O que voce visualiza em termos de funcionamento? E o que me recomenda?
jacquesfreitas
01/08/2015, 23:17
No meu caso tenho o sinal luminoso que nao funciona e tenho a mangueira azul desligada. O que voce visualiza em termos de funcionamento? E o que me recomenda?
Alguma hora a luz da tração chega a acender ou mesmo piscar?
- Se não acontecer em nenhum momento, ela pode estar queimada (muito difícil), ou o problema são os interruptores que ficam na caixa de marchas... Esse foi o meu caso...
Dá muito trabalho tirá-los, eu tirei já de olho onde compraria os dois, precisou só de um, pedi pra enviar por sedex 12 (não tinha sedex 10... e o 12 chegou às só às 15h... correios...), desmontei no dia 1, o cara enviou no dia 2, chegou no dia 3...
E eu nçao pensei em nenhum momento colocá-los de volta, andar com o carro e tirar quando chegasse o novo... o troço dá muito trabalho pra tirar, a não ser que você leve numa oficina e desconecte a caixa de marchas dos cardans....
- Se pisca o tempo todo, o problema são os solenóides que estão queimados ou sem alimentação 12V, resolve bem mais fácil
- Se pisca só em 4x4, o problema é o interruptor do diferencial dianteiro que está queimado, nesse caso você tem 4x4 real, apenas não tem a última confirmação elétrica...
Aqui é só um resumo que me veio rapidamente à mente, considerando só falhas elétricas, mas existem outras variáveis não habituais: Falta de vácuo no sistema, mangueiras de vácuo rasgadas, conectores das mangueiras quebrados, etc...
Eliezer Marcos
03/08/2015, 05:42
Ainda não entendi o que é sem nenhum funcionamento, não há nenhuma ligação entre os três tubos? Mas tudo bem, você encomendou elas novas pelo que entendi...
Dá muito trabalho mesmo, o do diferencial dianteiro não, mas os da caixa de marchas... pqp... é foda! Estão todos perfeitos, né?
É isso mesmo, o vácuo não tá entrando pra alimentar o lado do atuador que faz 4x4 no diferencial dianteiro! Se araudite der certo, perfeito! Araudite e massa plástica (pense também nessa possibilidade, mas demora a secar) são as melhores soluções...
Olha aí as fotos das minhas mangueiras entrando no atuador. A mais longa vem do solenóide amarelo, a mais curta vem do azul (essa é a que não está conectado no seu por causa do tudo quebrado).
Não sei por que suas fotos ficaram de cabeça pra baixo, pra quem olha o carro pelo lado do passageiro, vou enviar a mesma foto duas vezes, uma delas invertida.
508584 508585
Bom Jacques, em relação as solenoides, eu irei fazer um vídeo hoje e posta aqui pra você da uma olhada. O vídeo no caso das solenoides velhas, que ainda estão conectadas. As solenoides novas, chegam hoje (03/08/2015). Os sensores estão perfeitos sim, quem não esta perfeito sou eu, tô com meu pescoço todo duro de tão ruim que foi pra tirar os sensores!!! kkkkkkkkkk
Então hoje a tarde irei fazer a troca das solenoides e também irei tentar fazer a adaptação no atuador de vácuo para encaixar a mangueira de vácuo.
Eliezer Marcos
03/08/2015, 05:46
Desculpe, o nome correto é Atuador de roda livre.
vavarusso
03/08/2015, 13:34
Alguma hora a luz da tração chega a acender ou mesmo piscar? Meu caro Jacques, nenhuma luz acende ou pisca.
A luz pra acender precisa das solenoides? A solenoide azul está desconectada da mangueira, pois o encaixe dela está quebrado.
Jacques pra testar as valvulas solenóides basta com a chave de ignição no primeiro estagio, acionar a alavanca de tração e soprar com com a boca fazendo uso de uma mangueirinha? Com a tração uma vai fechar e a outra vai abrir e vice versa??
jacquesfreitas
04/08/2015, 12:13
Alguma hora a luz da tração chega a acender ou mesmo piscar? Meu caro Jacques, nenhuma luz acende ou pisca.
A luz pra acender precisa das solenoides? A solenoide azul está desconectada da mangueira, pois o encaixe dela está quebrado.
Jacques pra testar as valvulas solenóides basta com a chave de ignição no primeiro estagio, acionar a alavanca de tração e soprar com com a boca fazendo uso de uma mangueirinha? Com a tração uma vai fechar e a outra vai abrir e vice versa??
Vavarusso,
Basta estar na posição ON (lá tem LOCK, ACC, ON e START), a mesma que fica com o motor funcionando... mas ele não precisa estar funcionando. Teste soprando com uma mangueira.
- Em 4x2 vai ter 12V em um dos pinos dos conectores dos dois solenóides
- Em 4x4 não vai ter sinal algum de corrente nos conectores dos dois (se os dois interruptores de cima da caixa de marchas estivebrem funcioanando)
- No caso de, em 4x4, continuar com 12V desligue os conectores e faça o teste do sopro assim (você verifica se os solenóides estão Ok, mas já sabe que os interruptores da caixa de marchas não estão)
vavarusso
04/08/2015, 12:58
Vavarusso,
Basta estar na posição ON (lá tem LOCK, ACC, ON e START), a mesma que fica com o motor funcionando... mas ele não precisa estar funcionando. Teste soprando com uma mangueira.
- Em 4x2 vai ter 12V em um dos pinos dos conectores dos dois solenóides
- Em 4x4 não vai ter sinal algum de corrente nos conectores dos dois (se os dois interruptores de cima da caixa de marchas estivebrem funcioanando)
- No caso de, em 4x4, continuar com 12V desligue os conectores e faça o teste do sopro assim (você verifica se os solenóides estão Ok, mas já sabe que os interruptores da caixa de marchas não estão)
Muito obrigado, o motivo de tantas perguntas é que ainda nao tive tempo de observar in loco, estou doido que cheguei o sábado, mas tb preocupado pois posso tomar uma pancada no bolso.
Há alguns meses atras eu retirei o alternador para mandar embuchar a sede do rolamento, eu mesmo retirei e recoloquei e tinha apenas uma mangueira e um flexível, onde um seria vácuo e outro lubrificação, e tinha sem "função" uma saída fininha.... o problema já vem daí??
jacquesfreitas
04/08/2015, 15:05
Muito obrigado, o motivo de tantas perguntas é que ainda nao tive tempo de observar in loco, estou doido que cheguei o sábado, mas tb preocupado pois posso tomar uma pancada no bolso.
Há alguns meses atras eu retirei o alternador para mandar embuchar a sede do rolamento, eu mesmo retirei e recoloquei e tinha apenas uma mangueira e um flexível, onde um seria vácuo e outro lubrificação, e tinha sem "função" uma saída fininha.... o problema já vem daí??
Ainda não precisei fazer nada no alternador, não sei te informar sobre ele... Mas se você tiver uma linha de vácuo solta, provavelmente vai estar perdendo vácuo que atuaria na tração no diferencial dianteiro.
Aproveitando vavarusso: Com o motor frio você consegue partida logo que toca na chave? Eu só consigo depois de escutar umas 4 ou 5 forçadas do motor de partida, as toyotas antigas pegam tão bem... e minha L200, que é até novinha não pega......
vavarusso
04/08/2015, 17:41
Ainda não precisei fazer nada no alternador, não sei te informar sobre ele... Mas se você tiver uma linha de vácuo solta, provavelmente vai estar perdendo vácuo que atuaria na tração no diferencial dianteiro.
Aproveitando vavarusso: Com o motor frio você consegue partida logo que toca na chave? Eu só consigo depois de escutar umas 4 ou 5 forçadas do motor de partida, as toyotas antigas pegam tão bem... e minha L200, que é até novinha não pega......
Meu caro Jacques, obrigado pela presteza em dispensar tão breve ajuda.
Quero pedir desculpas pelos meus "achismos", agora in loco fui ver a vtr e fazer alguns testes, com multimetro. Veja só se você e os foristas aqui de plantao visualizam meu (dela) problema: Os terminais tanto de uma valvula como da outra estao energizado com +12v, independentemente da posição da alavanca de tração. As valvulas quando energizadas apenas uma (azul) dá um pequeno estalo, mas nao modifiaca nada nas suas saídas. A outra está visivelmente avariada.
E quanto as saídas do alternador errei feio na citação que fiz no post acima. Estão corretas e sao na verdade 3 saídas: uma que vai para o carter, outra que vai no bloco e outra que vai para o hidrovácuo, antes do hidrovácuo volta uma manguerinha que vai para o cilindro de vácuo e de lá para as válvulas. Quando uma abre faz com que o vácuo puxe o autuador para um lado, e vice versa.
jacquesfreitas
04/08/2015, 18:49
Os terminais tanto de uma valvula como da outra estao energizado com +12v, independentemente da posição da alavanca de tração.
Então um ou os dois interruptores da caixa de marchas está com problemas, aconselho você desmontar (dá muito trabalho) e limpar/testar cada um...
As valvulas quando energizadas apenas uma (azul) dá um pequeno estalo, mas nao modifiaca nada nas suas saídas. A outra está visivelmente avariada.
Se nada muda tem algo errado, mas só lembrando que só podemos saber a situação dos solenóides se você confrontar o funcionamento deles com o funcionamento correto e postar aqui. O correto é:
[O tubo comum é o tubo que fica a 90º em relação ao eixo da peça]
- 12V, tubo próximo ao conector ligado ao tubo comum;
- 0V, tubo vizinho ao tubo comum se liga a ele; (se não está desligando em 4x4 desconecte o conector e teste)
- Sempre que dois tubos estão ligado o terceiro está "entupido"
Se todos estiverem entupidos, alguma coisa está errada, se as ligações se mantém com eles energizados ou não (esse deve ser o caso do seu azul) alguma coisa está errada... mas seria interessante você postar quais tubos estão ligados, se estão ligados...
Veja aí pra chegar no sábado tudo ok, também dá pra testar os conectores da caixa de marchas sem retirá-los, basta ter o voltímetro...
E quanto as saídas do alternador errei feio na citação que fiz no post acima. Estão corretas e sao na verdade 3 saídas: uma que vai para o carter, outra que vai no bloco e outra que vai para o hidrovácuo, antes do hidrovácuo volta uma manguerinha que vai para o cilindro de vácuo e de lá para as válvulas. Quando uma abre faz com que o vácuo puxe o autuador para um lado, e vice versa.
Eu realmente não sei sobre a alternador e o reservatório de vácuo, mas para saber se vocês está com vácuo: Retire a mangueira que sai dele para essa divisória da segunda foto (solenóides), se com o motor ligado você não sentir que ela está puxando ar, algo está errado.
jacquesfreitas
04/08/2015, 22:06
vavarusso,
CORRIGINDO...
Se nada muda tem algo errado, mas só lembrando que só podemos saber a situação dos solenóides se você confrontar o funcionamento deles com o funcionamento correto e postar aqui. O correto é:
[O tubo comum é o tubo que fica a 90º em relação ao eixo da peça]
- 0V, tubo próximo ao conector ligado ao tubo comum;
- 12V, tubo vizinho ao tubo comum se liga a ele; (se não está desligando em 4x4 desconecte o conector e teste)
- Sempre que dois tubos estão ligado o terceiro está "entupido"
Se todos estiverem entupidos, alguma coisa está errada, se as ligações se mantém com eles energizados ou não (esse deve ser o caso do seu azul) alguma coisa está errada... mas seria interessante você postar quais tubos estão ligados, se estão ligados...
Veja aí pra chegar no sábado tudo ok, também dá pra testar os conectores da caixa de marchas sem retirá-los, basta ter o voltímetro...
vavarusso
04/08/2015, 22:15
Boa noite Jacques. Olha tenho sempre uma saída "entupida", a da atmosfera livre e tb a saída horizontal, onde sai a mangueira com azul, a que aponta para cima "entupida".
Jacques nao entendi esse texto em vermelho. como assim tubo com 12v ou 0v.?
Como verificar se os interruptores com multimetro? É só testar no conector, ver a continuidade e a descontinuidade conforme acionamento da alavanca.????
Voce me perguntou como é a partida da minha L200: olha meu caro, quando a comprei ha oito meses atrás pegava "de fora" , bastava triscar, aí mandei trocar as correias, quando o meca abriu estava fora do ponto, fora de sincronismo, eu mesmo vi. Montou tudo, mo ponto e agora demora pegar, mas pega na primeira tentativa, e o meca diisse que é assim mesmo, ou seja que elas no ponto demoram mais a pegar. (???)
Sobre o vácuo, tem, quando tapo as duas mangueiras com os dedos, elas grudam nos dedos com uma certa força que sempre vai aumentando.
Eliezer Marcos
05/08/2015, 06:56
Pessoal, ontem as solenoides chegaram e logo fiz a substituição, prestei bem atenção nas ligações das mangueiras e deixei tudo certinho, mas a luz do 4x4 continua a pisca. Tirei algumas fotos e vou posta logo a baixo. Jacques, será que a luz continua piscando por causa de uma das mangueira que não esta conectada ao atuador de roda livre? Hoje (05/08/2015) estarei fazendo a adaptação do caninho no atuador. Logo depois de instala as solenoides, sai pra uma rua com lama pra ver se as rodas dianteiras estavam tracionando, mas não estavam. Jacques, o que você acha
50888050888150888250888350888450888950889050888650 8887508888
jacquesfreitas
05/08/2015, 07:11
Jacques, será que a luz continua piscando por causa de uma das mangueira que não esta conectada ao atuador de roda livre?
Isso! Você está com a parte elétrica funcionando, os interruptores e os solenóides, mas para o diferencial dianteiro trocar para a configuração de 4x4 ele precisa que tenha vácuo nesse caninho quebrado do atuador (apontando para a roda direita).
Da mesma forma para voltar para 4x2, é preciso que tenha vácuo no outro caninho (apontando para a roda esquerda)
Eliezer Marcos
05/08/2015, 08:51
Ok então, hoje a tarde eu faço a adaptação do caninho e deixo secar até amanhã, quando for amanhã a tarde eu conecto a mangueira. Deus queira que de certo dessa fez. Obrigado Jacques.
vavarusso
05/08/2015, 08:51
Boa noite Jacques. Olha tenho sempre uma saída "entupida", a da atmosfera livre e tb a saída horizontal, onde sai a mangueira com azul, a que aponta para cima "entupida".
.
Bom dia pessoal! Jacques nem eu estou entendendo esse texto que escrevi ontem. KKKK. Recapitulando: Digo: o solenoide azul energizado ou nao se comporta do mesmo jeito, ou seja a saída que vai aquele filtrinho fica aberta, a sáida que aponta para a turbina tb fica aberta e a saída que aponta para cima fechada. Eliezer veja aí se possível com suas solenoides novas como é o comportamento.
LEMBRANDO que os pinos positivo (+12V) para que quiser testar as solenoides fora, sao aqueles que estao no mesmo sentido das tomadas de vácuo que apontam para o motor, quando instalados.
vavarusso
05/08/2015, 08:55
Ok então, hoje a tarde eu faço a adaptação do caninho e deixo secar até amanhã, quando for amanhã a tarde eu conecto a mangueira. Deus queira que de certo dessa fez. Obrigado Jacques.
Meu caro Eliezer, vc fez eu descobrir esse problema. Obrigado! Meu caro o caninho quebrou "rente", ou sobrou um pontinha? se sobrou tente uma mangueirinha dessas mesma que faz parte desses sistema. Eliezer, por favor, aproveitando que sua vtr está aberta testa com seu teste de lampada se com a alavanca em 4x2 e 4x4 tem energia nos terminais, chicote, das solenoides. A minha tem sempre 12v.
vavarusso
05/08/2015, 10:41
Pessoal tem um topico aqui onde é falado que a solenoide de 3 vias, de partida a frio do gol e outros serve perfeitamente. E eu acredito pois elas servem apenas para abrir e fechar, e trabalham com 12v. E custa R$37,00. Eu acho que vou testá-la
Fonte: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/102217-solenoide-tracao-l200-com-problema.html
Trapiche
05/08/2015, 17:36
Pessoal tem um topico aqui onde é falado que a solenoide de 3 vias, de partida a frio do gol e outros serve perfeitamente. E eu acredito pois elas servem apenas para abrir e fechar, e trabalham com 12v. E custa R$37,00. Eu acho que vou testá-la
Fonte: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/102217-solenoide-tracao-l200-com-problema.html
Boa tarde aos amigos....
so comentando que pode colocar essa solenoide do gol 3 vias que funciona perfeitamente...coloquei na minha L200 Sport 2005 e está perfeita!
espero ter ajudado
abraço a todos
vavarusso
05/08/2015, 17:54
Boa tarde aos amigos....
so comentando que pode colocar essa solenoide do gol 3 vias que funciona perfeitamente...coloquei na minha L200 Sport 2005 e está perfeita!
espero ter ajudado
abraço a todos
Boa tarde meu caro Trapiche, ajudou e muito, e pode ajudar mais, se voce poder contar mais... ha quanto tempo voce colocou? Foi voce mesmo? Tem foto?
Procurei aque na cidade, e as lojas nao vende pois a Mit as impede de comprar. O vendedor de uma que vende peças de motor para Pick-up me disse pra nao comprar paralela, pois eles vendiam e deu tanto problemas com os clientes que deixaram de vender.
Obrigado!
jacquesfreitas
05/08/2015, 22:02
Bom dia pessoal! Jacques nem eu estou entendendo esse texto que escrevi ontem. KKKK. Recapitulando: Digo: o solenoide azul energizado ou nao se comporta do mesmo jeito, ou seja a saída que vai aquele filtrinho fica aberta, a sáida que aponta para a turbina tb fica aberta e a saída que aponta para cima fechada.
vavarusso,
Saí de manhã pra ser cicerone de um pessoal de Natal que está aqui em Salvador, já viu né? Levar no pelourinho & cia... Tinha começado sua resposta mas não deu pra terminar...
Como você já se adiantou, esse solenóide está com problema mesmo.
Só faço uma observação a que está "entupida" não se liga a nada, as duas que estão livres estão internamente ligadas, se você soprar numa sai ar na outra, não sei se você entendeu isso...
Como são três, uma sempre vai estar ligada a alguma das outras, essa que sempre está conectada é a que fica na horizontal quando está montada (essa é a que eu chamo de "saída"*, a que está a 90º das outras duas).
Com energia ela ("saída") tem que se ligar a que está colada nela (que eu chamo de "entrada"*), a que aponta para baixo na posição montada, a que se liga a atmosfera (solenóide azul), onde está o filtro...
Sem energia ela se liga a "entrada"* que aponta para cima na posição montada, onde está a linha de vácuo, vizinho ao conector elétrico...
Espero que tenha ficado claro.
* As aspas são porque como estamos tratando com vácuo: Entrada deveria ser saída; e saída deveria ser entrada...
jacquesfreitas
05/08/2015, 22:11
Como verificar se os interruptores com multimetro? É só testar no conector, ver a continuidade e a descontinuidade conforme acionamento da alavanca.???? Isso! Dá pra testar assim!
Você pode levar uma bateria velha também pra baixo do carro, ligar os fios, uma lâmpada... pronto.
vavarusso
05/08/2015, 22:27
Isso! Dá pra testar assim!
Você pode levar uma bateria velha também pra baixo do carro, ligar os fios, uma lâmpada... pronto.
Obrigado Jacques, já detectei que as dois solenoides estao inoperante. Tambem os interruptores apresentam problemas pois tem sempre 12V nos conectores das solenoides. Também percebo sugando com a bocas tanto uma como outra mangueiras do atuador nao ouço barulho algum de acionamento. Entao aproveitei para destrinchar uma e percebi que tinha sujeira dentro. Acho que vou colocar a da linha VW.
vavarusso
05/08/2015, 22:42
Sábado vou ver se consigo retirar os interruptores e o atuador pra verificar. Como está sem as válvulas, conectei entre si, as duas mangueiras que tem vácuo, pois acho que pode interferi no freio. Ser guia em Salvador é legal. Pelourinho, MM, Barra...
Eliezer Marcos
06/08/2015, 04:59
Boa tarde aos amigos....
espero ter ajudado
abraço a todos
Obrigado Trapiche
Eliezer Marcos
06/08/2015, 05:22
Bom pessoal, ontem eu fiz a adaptação no atuador de vácuo, esperei algumas horas e a noite eu fiz o teste, a luz do 4x4 continua a pisca, já tô ficando arretado com essa luz que não para de pisca no painel. Também, continua sem a tração na dianteira. Hummm
Eliezer Marcos
06/08/2015, 05:38
Meu caro Eliezer, vc fez eu descobrir esse problema. Obrigado! Meu caro o caninho quebrou "rente", ou sobrou um pontinha? se sobrou tente uma mangueirinha dessas mesma que faz parte desses sistema. Eliezer, por favor, aproveitando que sua vtr está aberta testa com seu teste de lampada se com a alavanca em 4x2 e 4x4 tem energia nos terminais, chicote, das solenoides. A minha tem sempre 12v.
Amigo Vavarusso, o caninho quebrou bem rente, mas consegui fazer a adaptação ontem, só que o problema continuou o mesmo, a luz piscando e as rodas dianteiras sem tracionar.:freaking:
Já tô ficando com vontade de mandar pra especializada aqui em Recife. Mas antes disso, vou fazer testes com as solenoides novas, pra ver se são elas que chegaram com problemas.
vavarusso
06/08/2015, 08:14
Bom dia Eliezer, vamos ficar fera nesse coisa, igual ao Jacques. Voce observou se o sistema tem vácuo? Com o motor funcionando tape ao mesmo tempo com os dedos aquelas duas que saem do "T" para as válvulas selenóides, se houver vácuo vai sugar seus dedos. Dizem que sugando com a boca as mangueiras que vem do atuador, dá para ouvir um barulho. Os terminais onde são conectado os solenoides tem 12V quando na posição 4x2 e 0V na posição 4x4. Veja esse vídeo sobre solenoides. Se o vídeo nao rodar pesquise no google ou YT:
Testando válvula solenóide com bexiga de aniversário https://www.youtube.com/watch?v=PCKTz4wekhg
jacquesfreitas
06/08/2015, 10:57
Bom pessoal, ontem eu fiz a adaptação no atuador de vácuo, esperei algumas horas e a noite eu fiz o teste, a luz do 4x4 continua a pisca, já tô ficando arretado com essa luz que não para de pisca no painel. Também, continua sem a tração na dianteira. Hummm
Eliézer,
Se fosse só a luz piscando, mas você tivesse tração o problema seria o interruptor que fica em cima do diferencial dianteiro (você testou ele?)... Mas como está tudo funcionando você deveria estar com tração.
O que você precisa fazer agora é testar o atuador, pode ser que ele tenha se prejudicado por ter passado tanto tempo "aberto"... pode ter entrado resíduos sólidos...
Faça o seguinte:
- Solte as duas mangueiras dele
- Ponha o motor em funcionamento e selecione 4x2
- A mangueira azul tem que estar sem vácuo
- A mangueira amarela tem que estar com vácuo
Como a mangueira amarela é maior que a azul você pode colocá-la tanto no lugar correto dela (apontando para a roda esquerda) quanto no lugar da azul (apontando para a roda direita)...
Puxe a coifa do atuador e verifique se o eixo se move para a esquerda e para a direita de acordo com o lugar onde você coloca a linha de vácuo... Se não está se movendo, você vai ter que tirar pra limpar...
Eliezer Marcos
06/08/2015, 12:03
Eliézer,
Se fosse só a luz piscando, mas você tivesse tração o problema seria o interruptor que fica em cima do diferencial dianteiro (você testou ele?)... Mas como está tudo funcionando você deveria estar com tração.
O que você precisa fazer agora é testar o atuador, pode ser que ele tenha se prejudicado por ter passado tanto tempo "aberto"... pode ter entrado resíduos sólidos...
Faça o seguinte:
Como a mangueira amarela é maior que a azul você pode colocá-la tanto no lugar correto dela (apontando para a roda esquerda) quanto no lugar da azul (apontando para a roda direita)...
Puxe a coifa do atuador e verifique se o eixo se move para a esquerda e para a direita de acordo com o lugar onde você coloca a linha de vácuo... Se não está se movendo, você vai ter que tirar pra limpar...
Jacques, é complicado de tirar o atuador? Outra coisa, ontem a noite, eu tirei o filtro de ar do lugar e fui fazer um teste com as solenoides novas, com a chave ligada em on mas sem o viatura funcionar, tirei as mangueiras e testei uma por uma, e não tinha vácuo em nenhuma das duas solenoides. Será que eles estão com defeito? ou sera o cabo ou os conectores?
Eliezer Marcos
06/08/2015, 12:15
Eliézer,
Faça o seguinte:
Bom dia Eliezer, vamos ficar fera nesse coisa, igual ao Jacques. Voce observou se o sistema tem vácuo? Com o motor funcionando tape ao mesmo tempo com os dedos aquelas duas que saem do "T" para as válvulas selenóides, se houver vácuo vai sugar seus dedos. Dizem que sugando com a boca as mangueiras que vem do atuador, dá para ouvir um barulho. Os terminais onde são conectado os solenoides tem 12V quando na posição 4x2 e 0V na posição 4x4. Veja esse vídeo sobre solenoides. Se o vídeo nao rodar pesquise no google ou YT:
Testando válvula solenóide com bexiga de aniversário
https://www.youtube.com/watch?v=PCKTz4wekhg
Vavarusso, obrigado por essas dicas, assim que chegar em casa, eu irei testar as solenoides dessa forma que você falou.
jacquesfreitas
06/08/2015, 14:29
Jacques, é complicado de tirar o atuador? Outra coisa, ontem a noite, eu tirei o filtro de ar do lugar e fui fazer um teste com as solenoides novas, com a chave ligada em on mas sem o viatura funcionar, tirei as mangueiras e testei uma por uma, e não tinha vácuo em nenhuma das duas solenoides. Será que eles estão com defeito? ou sera o cabo ou os conectores? Eliezer,
Não tenho idéia do trabalho, mas se o eixo do atuador não for preso ao diferencial, deve ser tranquilo, bem mais fácil que tirar os interruptores da caixa de marchas...
O vácuo só existe com o motor em funcionamento, é assim mesmo... como disse pra testar o atuador (colocando vácuo nos dois tubos), só com o motor ligado...
vavarusso
06/08/2015, 18:04
Boa tarde. Eliezer peguei umas fotos aqui do forista Caporto onde tem um passo a passo de como retirar o atuador, é bom dá uma papirada, muito bom.http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-12.html
O CAPORTO POSTOU: Como puderam ver mais uma vez uma compra super tranquila e rapida e com peças originais. Liguei agora na CCS MIT só para passar para os amigos os preços das peças vejam:
Atuador da tração - MR453711 - Dubai U$ 97,51 - CCS R$ 2034,00
Kit reparo freio dianteiro - MR510543 - Dubai U$ 14,75 - CCS R$ 411,00
Kit reparo freio traseiro - MR407427 - Dubai U$ 12,95 - CCS R$ 239,00
Presilhas do quebra sol - MR779704 - Dubai U$ 2,34 par- CCS R$178,00
Resumindo paguei U$ 154,55 ou R$ 542,00 já com frete, dei sorte de não ser taxado, se tivesse comprado aqui no Brasil as peças sairiam por R$ 2.862,00 economizei R$ 2.320,00 é muita grana galera.
Eliezer Marcos
07/08/2015, 06:47
Vavarsso, já dei uma olhada na pagina do passo a passo e imprimir aqui pra ler mais tarde na hora de fazer o serviço no atuador de roda livre.
Ontem eu fiz novamente o teste com as solenoides, da forma que você e o Jacques tinha dito, com o carro ligado em 4x2 e depois em 4x4, bom, o que percebi foi que tanto em 4x2 e em 4x4 só avia vácuo na solenoide tracejada amarela, a solenoide tracejada azul não deu sinal. Tô achando que o problema esta no atuador de roda livre mesmo. O que os senhores acham?
Mais uma vez obrigado palas dicas...
Valeu
jacquesfreitas
07/08/2015, 11:55
Vavarsso, já dei uma olhada na pagina do passo a passo e imprimir aqui pra ler mais tarde na hora de fazer o serviço no atuador de roda livre.
Ontem eu fiz novamente o teste com as solenoides, da forma que você e o Jacques tinha dito, com o carro ligado em 4x2 e depois em 4x4, bom, o que percebi foi que tanto em 4x2 e em 4x4 só avia vácuo na solenoide tracejada amarela, a solenoide tracejada azul não deu sinal. Tô achando que o problema esta no atuador de roda livre mesmo. O que os senhores acham?
Mais uma vez obrigado palas dicas...
Valeu
Eliezer,
Teste as solenóides com e sem energia, elas vão se comportar das mesma forma. O que faz o vácuo descer numa mangueira ou outra é a forma como elas estão ligadas - POR ISSO O FILTRO DE UMA ESTÁ EM CIMA E O OUTRO ESTÁ EMBAIXO... Primeiro confirme o funcionamento das solenóides (são novas, devem estar funcionando perfeiamente), depois faça a ligação e teste o vácuo nas saídas ou lá embaixo do carro mesmo.
Se o erro for ligação, seu atuador está salvo!!!
jacquesfreitas
07/08/2015, 11:58
Atuador da tração - MR453711 - Dubai U$ 97,51 - CCS R$ 2034,00
Kit reparo freio dianteiro - MR510543 - Dubai U$ 14,75 - CCS R$ 411,00
Kit reparo freio traseiro - MR407427 - Dubai U$ 12,95 - CCS R$ 239,00
Presilhas do quebra sol - MR779704 - Dubai U$ 2,34 par- CCS R$178,00
Só tem ladrão no Brasil... US$ 2,34 -> R$ 178,00
vavarusso
07/08/2015, 17:30
Eliezer,
Teste as solenóides com e sem energia, elas vão se comportar das mesma forma. O que faz o vácuo descer numa mangueira ou outra é a forma como elas estão ligadas - POR ISSO O FILTRO DE UMA ESTÁ EM CIMA E O OUTRO ESTÁ EMBAIXO... Primeiro confirme o funcionamento das solenóides (são novas, devem estar funcionando perfeiamente), depois faça a ligação e teste o vácuo nas saídas ou lá embaixo do carro mesmo.
Se o erro for ligação, seu atuador está salvo!!!
Boa tarde, Eliezer é como o Jacques falou, entenda uma coisa, a única diferença que existe entre esses dois solenoides que vc tem, sao aquelas pintas amarelas e azul. No nosso caso, aplicação nas L200, quando elas recebem energia, no 4x2, elas fecham para o mesmo sentido, mas como as ligaçoes são opostas, tem vácuo em uma e na outra nao, quando acionado o 4x4 deixa de ter energia e abrem para o mesmo sentido, mas como as ligações sao oposta, tem vácuo em uma e na outra nao.
Faça o teste pra ver se estao energizadas em 4x2 e se estão desenergizadas em 4x4.
vavarusso
08/08/2015, 13:23
Boa tarde pessoal! Alguma novidade sobre essse tópico? Estou pegado desde cedo. Breve posto as novidades e impressões.
Luz no painel ainda nao tenho, mas tração sim, colocando diretamente o vácuo na mangueira amarela. A azul nao tem serventia alguma, pois tem uma mola que faz o serviço de desfazer o que o vácuo fez. Depois fotos e resultados. Atuador para um lado tá inoperante....
vavarusso
08/08/2015, 18:33
Boa tarde pessoal! Alguma novidade sobre essse tópico? Estou pegado desde cedo. Breve posto as novidades e impressões.
Luz no painel ainda nao tenho, mas tração sim, colocando diretamente o vácuo na mangueira amarela. ERRATA: Na verdade quando tem vácuo na mangueira com detalhes amarelo desliga-se a tração, sem vacuo nenhum liga-se a tração. A azul nao tem serventia alguma, pois tem uma mola que faz o serviço de desfazer o que o vácuo fez. Depois fotos e resultados. Atuador para um lado tá inoperante....
Essa é mais uma correção qe faço, peço desculpas, pois termino apressando e cometendo alguns equivoco na intenção de ajudar.
vavarusso
08/08/2015, 18:45
Hoje dei uma trabalhada daquelas. Consegui desimperrar o interrruptor do diferencial e abri o atuador da tração, só tinha ferrugem e funcionamento a vácuo apenas em um sentido, o sentido de desligar a tração, mangueira amarela. No sentido de ligar a tração tem a mola que faz isso, nao minha opiniao linha de vácuo totalmente desnecessaria.
Quem puder ajudar, como retirar o interruptor da caixa eu agradeço, passei mais de 2 horas tentando e nao consegui nem decobri que chave é aquela, se 18mm, 19mm. Usei até aquele espelhinho que dentista usa.
vavarusso
09/08/2015, 20:01
Serviço feito. Serviço nao recomendado à pessoas com pouca paciencia, passei muita raiva, pois é um projeto mal feito, inconsequente, onde para trocar um simples interruptor de luz de é preciso derrubar a caixa de câmbio.
Mas bem, fiz o serviço, os interruptores da caixa estavam sem funcionar e a limpeza, banho nao deu jeito, então resolvi abrí-lo , e descobri que ele deixam de funcionar por que os pinos tipo de tomadas, em contato com o oleo criam uma crosta e isola. A tal luz acendeu, mas está piscando..... Comecei antes das 07 e terminei às 18 hrs...
jacquesfreitas
09/08/2015, 22:39
Serviço feito. Serviço nao recomendado à pessoas com pouca paciencia, passei muita raiva, pois é um projeto mal feito, inconsequente, onde para trocar um simples interruptor de luz de é preciso derrubar a caixa de câmbio.
Mas bem, fiz o serviço, os interruptores da caixa estavam sem funcionar e a limpeza, banho nao deu jeito, então resolvi abrí-lo , e descobri que ele deixam de funcionar por que os pinos tipo de tomadas, em contato com o oleo criam uma crosta e isola. A tal luz acendeu, mas está piscando..... Comecei antes das 07 e terminei às 18 hrs...
Parabéns vavarusso! Você é guerreiro! Essa parte eu pulei, encomendei um novo...
Lembrei do que falamos no youtube, acho que estávamos falando dos efeitos de um interruptor mas fazendo referência a dois (eu a um, você a outro)...
Você abriu eles individualmente sem misturar, né? Não tem perigo de ter ligado os fios de um em outro, né?
jacquesfreitas
09/08/2015, 22:45
No sentido de ligar a tração tem a mola que faz isso, nao minha opiniao linha de vácuo totalmente desnecessaria.
Eu já tinha percebido que quando se desliga a viatura ela fica em 4x4, mas imaginava que fosse o restante de pressão negativa no reservatório de vácuo que fizesse o serviço assim que ela era desligada, pois os solenóides tinham a corrente cortada e logo colocavam o vácuo na mangueira azul...
Agora, se tem essa mola, fica mais fácil ainda!
vavarusso
09/08/2015, 22:46
Parabéns vavarusso! Você é guerreiro! Essa parte eu pulei, encomendei um novo...
Lembrei do que falamos no youtube, acho que estávamos falando dos efeitos de um interruptor mas fazendo referência a dois (eu a um, você a outro)...
Você abriu eles individualmente sem misturar, né? Não tem perigo de ter ligado os fios de um em outro, né?
Jacques nao misturei, fiz um ontem e outro hoje. posso está enganado mas, acho que o de esfera é o que é acionado apenas na mudança de H para L ou de L para H, vou conferi nos filmes que fiz para tirar as dúvidas.
vavarusso
09/08/2015, 23:04
Eu já tinha percebido que quando se desliga a viatura ela fica em 4x4, mas imaginava que fosse o restante de pressão negativa no reservatório de vácuo que fizesse o serviço assim que ela era desligada, pois os solenóides tinham a corrente cortada e logo colocavam o vácuo na mangueira azul...
Agora, se tem essa mola, fica mais fácil ainda!
No sentido de ligar a tração tem a mola que faz isso, nao minha opiniao linha de vácuo totalmente desnecessaria.
Pessoal a tração se dar puxando o eixo que sai do diferencial dianteiro, e quem puxa é a mola do atuador e o vácuo da mangueira tracejada de azul, totalmente desnecessária. E para empurrar esse eixo que desconecta a tração precisa-se do vácuo da mangueira tracejada de amarela. Quando falo de azul e amarelo é apenas para ficar fácil a identificação, na verdade o vácuo tem que entrar no atuador do lado esquerdo, lado da roda esquerda dianteira.
vavarusso
09/08/2015, 23:31
Pessoal nao consegui colocar o interruptor ponta bola por baixo da Vtr, e acho que quem consegue ou conseguiu é um verdeiro às em habilidades manuas e muita paciência. Como nao consegui passei para o plano B, cortar a chapa embaixo do console. Inclusive vou fazer uma janela redonda que dê acesso aos dois interruptores, e colocar uma tampa. vou cobrar mais caro na hora da revenda. Vou tb vender a ideia aos bobos da montadora.
Eliezer Marcos
10/08/2015, 04:50
Pessoal nao consegui colocar o interruptor ponta bola por baixo da Vtr, e acho que quem consegue ou conseguiu é um verdeiro às em habilidades manuas e muita paciência. Como nao consegui passei para o plano B, cortar a chapa embaixo do console. Inclusive vou fazer uma janela redonda que dê acesso aos dois interruptores, e colocar uma tampa. vou cobrar mais caro na hora da revenda. Vou tb vender a ideia aos bobos da montadora.
Bom dia Vavarusso! Amigo, eu tirei os dois sensores, o ponta pino e o ponta bola, lhe digo uma coisa, foi difícil de mais, passei horas pra conseguir retirá-los, e depois do termino do serviço, eu estava todo quebrado, passei dias com o pescoço travado kkkkkk
Eliezer Marcos
10/08/2015, 05:37
Bom dia Amigos!
Nesse final de semana, peguei aquele gráfico das ligações das mangueiras das solenoides, que o nosso amigo vavarusso postou aqui e fui conferir pra saber se as mangueiras estavam realmente conectadas corretamente, logo de cara descobrir que as ligações estavam erradas. Logo fiz as ligações seguindo as orientações do gráfico. Após isso, sai com a viatura para fazer alguns testes. Engatando o 4H ela já estava tracionando as rodas dianteiras, porem a luz no painel continuava a pisca. Na hora de passar da 4H para a 4L a luz no painel sempre da uma piscada indicando as trocas, isso me faz lembrar que o sensor ponta bola que é responsável de identificar essas trocas, esta funcionando! Estou correto enquanto a isso?
Ontem mesmo a noite eu fui em uma cidade próxima aqui de Recife e Precisei usar o 4x4, pra minha surpresa, a luz do painel acendeu e ficou acesa, sem pisca, logo quando eu engatei a 4x4. Quando eu retornei para 4x2, acho que andei pouco mais de 2 quilômetros com a luz piscando no painel, só depois disso foi que ela apagou. Então resumindo, com a vtr ligada e em movimento, quando eu engato a 4x4 a luz fica piscando no painel e logo depois ela fica acesa continuamente, na 4L a luz continua acesa. Quando eu retorno para a 4x2, a luz fica piscando por um bom tempo para só depois apagar de vez.
Com esse atraso para engata e desengata o 4x4, estou achando que o problema esta no atuador de roda livre! O que os amigos acham?
Pelo menos até agora, com a ajuda dos amigos Jacques e Vavarusso, já resolvi boa parte dos problemas. Obrigado pela ajuda amigos!!!
Lembro também, que estou satisfeito com o andamento de todo serviço que estou fazendo na viatura com a ajuda dos amigos!!!
vavarusso
10/08/2015, 07:54
Bom dia pessoal, meu caro Eliezer Marcos, eu estou com o pescoço super dolorido tb. Sobre piscar na mudança L pra H, informa que o interruptor está legal, eu acho que é sim o ponta bola, o mais a frente, mas, o Jacques tá achando que o que faz isso é o ponta pino, vou vê se identifico nos vídeos que fiz. Quanto a ficar piscando e depois pará pode ser o interruptor em cima do diferencial diant. Ainda nao terminei o serviço, ainda nao rodei, ainda está nos cavaletes. Mas a luz já acendeu, mas está a piscar. Eliezer voce conseguiu enroscar o interruptor ponta bola por baixo? Avante!
ivancgbsb
10/08/2015, 08:44
Maravilhosa esta discussão sobre a tração 4x4 Mitsubishi.
Vou opinar também. rsrsrs
Quanto a ficar piscando e depois pará
O funcionamento normal acho que é esse mesmo. Tanto de 4x2 para 4x4 quanto de 4x4 para 4x2 as luzes piscam até o engate/desengate ocorrer. O tempo que elas piscam depende da estrada, da posição do volante, velocidade, etc.....
Volante reto, velocidade baixa fazem com que o engate/desengate ocorra mais rapidamente.
Eliezer Marcos
10/08/2015, 11:35
Maravilhosa esta discussão sobre a tração 4x4 Mitsubishi.
Vou opinar também. rsrsrs
O funcionamento normal acho que é esse mesmo. Tanto de 4x2 para 4x4 quanto de 4x4 para 4x2 as luzes piscam até o engate/desengate ocorrer. O tempo que elas piscam depende da estrada, da posição do volante, velocidade, etc.....
Volante reto, velocidade baixa fazem com que o engate/desengate ocorra mais rapidamente.
Valeu Ivan!!! Mas tô preocupado em relação as trocas de 4x4 para 4x2 e de 4x2 para 4x4 por causa da demora pra trocar, ontem mesmo eu rodei mais de 3 quilômetros e a luz ainda estava piscando.
Eliezer Marcos
10/08/2015, 11:48
mas, o Jacques tá achando que o que faz isso é o ponta pino, vou vê se identifico nos vídeos que fiz.
Vavarusso, se não me engano, o Jacques disse que o ponta bola é responsável mesmo por aquela piscada na luz do painel na hora da troca 4x2 , 4x4 e 4x4L.
vavarusso
10/08/2015, 13:00
Valeu Ivan!!! Mas tô preocupado em relação as trocas de 4x4 para 4x2 e de 4x2 para 4x4 por causa da demora pra trocar, ontem mesmo eu rodei mais de 3 quilômetros e a luz ainda estava piscando.
Eliezer pelo pouco que, em pesquisa, e agora abrindo o sistema, e tendo conhecimento do funcionamento dele, acho até normal a demora na liberaçao do diferencial dianteiro quando se volta para o 4x2. Nao sei se percebeu que quando estamos em 4x2 e paramos o carro e desligamos o motor e acaba o vácuo, e a mola do atuador empurra um eixo que acopla o diferencial ao cardan diant. Ou seja esta sempre assim quando desligado. Entao se voce está em 4x4 e volta para 4x2 vc precisa do vácuo para vencer a força da mola do atuador e trazer o eixo desacoplando-o do diferencial. Se voce tem "vasamento" de vácuo na linha de vácuo, na válvula de retenção ou no diafragma do atuador ai é que vai demorar mais tempo, sem falar da bomba de vácuo que fica acoplada ao alternador. Muitos dão uma ré para ajudar desacoplar. Acho sabias as palavras do IVAN.
A minha ainda nao testei essa questao de acoplar e desacoplar, ainda está no cavalete.
jacquesfreitas
10/08/2015, 19:30
Eliezer,
Se você não está com o atuador atrasando o acoplamento/desacoplamento, deve estar com o interruptor do diferencial traseiro demorando a responder quando é pressionado e solto... Eu apostaria no atuador, já que no final das contas ele acopla e desacopla, mesmo com atraso. Você viu as fotos do atuador de vavarusso? Estava cheio de sujeira...
Vavarusso,
Eu testei com os interruptores no lugar usando uma bateria embaixo do carro. Pode ser que eu tenha trocado as bolas... Aproveite você que tá com o carro parado e teste com eles já no lugar:
- Pra testar o que indica 4x4 (eu identifiquei o ponta-bola - que fica na frente - como o responsável por isso) basta por nas posições 2H, 4H e 4L e testar a corrente no interruptor.
- Pra testar o que indica a passagem de 4H pra 4L (eu identifiquei o ponta-pino - que fica atrás - como o responsável por isso) você vai precisar de alguém no câmbio, ou fios compridos...
Não filmei os testes embaixo do carro com uma segunda bateria... mas pelos testes que fiz no espaço do motor com a bateria do carro, dá pra ver o funcionamento deles.
- Ponta-pino passando corrente o tempo todo, corta quando pressionado
- Ponta-bola não deixa passar corrente, quando pressionado libera a corrente
Eliezer Marcos
10/08/2015, 19:51
Eliezer pelo pouco que, em pesquisa, e agora abrindo o sistema, e tendo conhecimento do funcionamento dele, acho até normal a demora na liberaçao do diferencial dianteiro quando se volta para o 4x2. Nao sei se percebeu que quando estamos em 4x2 e paramos o carro e desligamos o motor e acaba o vácuo, e a mola do atuador empurra um eixo que acopla o diferencial ao cardan diant. Ou seja esta sempre assim quando desligado. Entao se voce está em 4x4 e volta para 4x2 vc precisa do vácuo para vencer a força da mola do atuador e trazer o eixo desacoplando-o do diferencial. Se voce tem "vasamento" de vácuo na linha de vácuo, na válvula de retenção ou no diafragma do atuador ai é que vai demorar mais tempo, sem falar da bomba de vácuo que fica acoplada ao alternador. Muitos dão uma ré para ajudar desacoplar. Acho sabias as palavras do IVAN.
A minha ainda nao testei essa questao de acoplar e desacoplar, ainda está no cavalete.
Bom, hoje eu sai da empresa em que trabalho e fui até uma oficina a 5 quilômetros para fazer o serviço das trocas de todas as correias da minya viatura, que no total, são 6 correias. Pois bem, assim que eu sai da frente da loja, em 4x2 a luz do nada começou a pisca, fiz o trajeto de 5 quilômetros até a oficina, e a luz piscando, lembrem luz piscando em 4x2. Deixei a viatura na oficina e fui buscala as 14:30 hs de hoje (10/08/15) na hora que eu liguei o carro e sai a luz estava apagada, mas logo depois, uns 50 metros da oficina, a bendita luz começou a pisca novamente. Cheguei em casa, e a luz piscando. Por isso que estou achando estranho, esta demorando de mais pra a luz apagar em 4x2. Pra falar a verdade, hoje a luz piscou o dia todo e não apagou! No próximo final de semana, vou tirar o atuador de roda livre do lugar para fazer uma boa limpeza nele. Valeu amigos
jacquesfreitas
10/08/2015, 19:59
Bom, hoje eu sai da empresa em que trabalho e fui até uma oficina a 5 quilômetros para fazer o serviço das trocas de todas as correias da minya viatura, que no total, são 6 correias. Pois bem, assim que eu sai da frente da loja, em 4x2 a luz do nada começou a pisca, fiz o trajeto de 5 quilômetros até a oficina, e a luz piscando, lembrem luz piscando em 4x2. Deixei a viatura na oficina e fui buscala as 14:30 hs de hoje (10/08/15) na hora que eu liguei o carro e sai a luz estava apagada, mas logo depois, uns 50 metros da oficina, a bendita luz começou a pisca novamente. Cheguei em casa, e a luz piscando. Por isso que estou achando estranho, esta demorando de mais pra a luz apagar em 4x2. Pra falar a verdade, hoje a luz piscou o dia todo e não apagou! No próximo final de semana, vou tirar o atuador de roda livre do lugar para fazer uma boa limpeza nele. Valeu amigos
Eliezer, você já tirou o interruptor do diferencial, é a coisa mais fácil a fazer, teste pra ver se ele está com problema...
Se a luz ficasse piscando o tempo todo em 4x2 eu chutaria que as mangueiras foram ligadas invertidas, mas como o pisca-pisca cessa, eu chuto no atuador travando de sujo ou no interruptor do diferencial.
vavarusso
10/08/2015, 22:24
Eliezer,
Eu testei com os interruptores no lugar usando uma bateria embaixo do carro. Pode ser que eu tenha trocado as bolas... Aproveite você que tá com o carro parado e teste com eles já no lugar:
- Pra testar o que indica 4x4 (eu identifiquei o ponta-bola - que fica na frente - como o responsável por isso) basta por nas posições 2H, 4H e 4L e testar a corrente no interruptor.
- Pra testar o que indica a passagem de 4H pra 4L (eu identifiquei o ponta-pino - que fica atrás - como o responsável por isso) você vai precisar de alguém no câmbio, ou fios compridos...
Não filmei os testes embaixo do carro com uma segunda bateria... mas pelos testes que fiz no espaço do motor com a bateria do carro, dá pra ver o funcionamento deles.
- Ponta-pino passando corrente o tempo todo, corta quando pressionado
- Ponta-bola não deixa passar corrente, quando pressionado libera a corrente
Jacques eu fiz o teste agora a tarde no interruptor ponta bola, fiz a ligação direta,Jumper, e funciona normal. Se retiro o jumper a luz nao acende no painel. Testei a tração agora a tarde e tá beleza, e quando retornei para 4x2 a luz continuou a piscar, entao dei uma pequena ré e pronto apagou. Lembro que tambem no meu caso a luz sempre ta piscando.
jacquesfreitas
11/08/2015, 00:54
Jacques eu fiz o teste agora a tarde no interruptor ponta bola, fiz a ligação direta,Jumper, e funciona normal. Se retiro o jumper a luz nao acende no painel.
Pelo que eu documentei, se você faz jumper no conector que vai pro ponta-bola: Eletricamente, o sistema vai entender que você está em 4H ou 4L (mesmo que você não esteja), o atuador vai acoplar o diferencial dianteiro ao cardan: A luz vai ficar acesa no painel, se a parte da frente estiver funcionando (solenóides, atuador, interruptor diferencial dianteiro).
Se você filmar por baixo do carro o eixo cardan dianteiro vai estar sempre girando, no caso conectado às rodas dianteiras.
Testei a tração agora a tarde e tá beleza, e quando retornei para 4x2 a luz continuou a piscar, entao dei uma pequena ré e pronto apagou. Lembro que tambem no meu caso a luz sempre ta piscando.
Isso pra mim está confuso, você retornou pro 4x2 como? Está com ou sem o jumper? Deixou no 2H (com jumper não existe 2H, pelo menos não eletricamente)?...
A luz apagou após a ré? Ao mesmo tempo está sempre piscando? Ela apaga ou fica piscando???
Vou colocar a tabela aqui embaixo com os meus resultados, os dois interruptores montados, coloquei-os ligados a uma bateria e uma lâmpada, conforme foi explicado em 04:33 do vídeo com o interruptor do diferencial (ligue as legendas), levei a bateria para baixo da viatura:
Ponta-pino
Ponta-bola
2H
lâmpada acesa
lâmpada apagada
4H
lâmpada acesa
lâmpada acesa
4L
lâmpada acesa
lâmpada acesa
O ponta-pino só deixa a lâmpada apagada numa posição entre 4H e 4L...
O ponta-bola deixa a lâmpada acesa em 4H e 4L...
Já que você consertou os interruptores confirmou o funcionamento deles? (reveja o vídeo em 07:10)
O ponta bola é um botão de pressão normalmente aberto
O ponta-pino é um botão de pressão normalmente fechado
https://pt.wikipedia.org/wiki/Botão_de_pressão
"Muitas vezes o botão de pressão inclui um mecanismo para que volte ao estado de repouso quando a força de actuação seja removida. Este tipo de botão, quando no seu estado de repouso, pode ter os seus contactos abertos - designado por NA (normalmente aberto) - ou pode ter os seus contactos fechados - designado por NF (normalmente fechado). Por vezes a nomenclatura usa NO e NC do inglês normally open e normally closed."
Se seu resultado divergir dessa tabela eu vou pra baixo da viatura refazer isso... pois documentei alguma coisa errada, só pode... devo ter trocado os resultados dos interruptores...
Eliezer Marcos
11/08/2015, 05:23
Eliezer, você já tirou o interruptor do diferencial, é a coisa mais fácil a fazer, teste pra ver se ele está com problema...
Se a luz ficasse piscando o tempo todo em 4x2 eu chutaria que as mangueiras foram ligadas invertidas, mas como o pisca-pisca cessa, eu chuto no atuador travando de sujo ou no interruptor do diferencial.
Jacques, Eu ainda não tirei esse interruptor do diferencial, mas irei tirar ele hoje para testa, sobre a Luz piscando em 4x2, esta piscando até agora, eu liguei o carro hoje pela madrugada, para sair pro trabalho e a luz estava apagada, mas com menos de 2 minutos da viatura funcionando ainda na minha garagem, a luz começou a pisca novamente.
Sobre as ligações das mangueiras, eu já conferir e descobri uma ligação errada, mas como eu disse a poucos dias, logo fiz a correção das ligações dessas mangueiras seguindo o gráfico que o amigo Vavarusso postou aqui, depois disso, conferir as ligações mais duas vezes, elas estão corretas. Vou da uma geral no atuador e no interruptor do diferencial.
vavarusso
11/08/2015, 12:07
Isso pra mim está confuso, você retornou pro 4x2 como? Está com ou sem o jumper? Deixou no 2H (com jumper não existe 2H, pelo menos não eletricamente)?...
A luz apagou após a ré? Ao mesmo tempo está sempre piscando? Ela apaga ou fica piscando???...
Realmente tá confuso, muito confuso, e meu texto também está desleixado.
Deixa eu ver se explico melhor: Eu fiz o jamper no pino bola com a vtr parada, e a luz acende em 4x4.....depois religuei normalmente para tester a traçao dianteira, e tracionou, lembrando que está sem vácuo. Coloquei vácuo e voltei a alavanca para 4x2 e luz continuou acesa piscando, tá sempre piscando, então dei uma pequena ré e apagou, depois fiz vários testes de 4x4 para 4x2 e a luz apaga.
Mas entendo que preciso fazer mais teste para ter a certeza do comportamento da traçao com o pino bola ligoado direto (jumper)
E vaomos chegar a um ponto comum.KKK
jacquesfreitas
12/08/2015, 23:40
Pessoal,
Esses dias estou tentando resolver a luz do ABS, mas estou atento ao tópico.
Tem demorado bastante porque estou documentando tudo... Vai ficar pra montar um vídeo depois.
Eliezer Marcos
13/08/2015, 06:20
Pessoal,
Esses dias estou tentando resolver a luz do ABS, mas estou atento ao tópico.
Tem demorado bastante porque estou documentando tudo... Vai ficar pra montar um vídeo depois.
Ta Blz Jacques. Ontem eu dei outra conferida nas ligações das mangueiras das solenoides, e estão todas ligadas corretamente, conforme o gráfico. O que acontece é que a luz não apaga mais em 4x2, ela desengata, não traciona a dianteira em 4x2, mas a luz fica piscando e não apaga. Já na 4x4H e na 4x4L a luz fica acesa continuamente.
vavarusso
13/08/2015, 13:12
Ta Blz Jacques. Ontem eu dei outra conferida nas ligações das mangueiras das solenoides, e estão todas ligadas corretamente, conforme o gráfico. O que acontece é que a luz não apaga mais em 4x2, ela desengata, não traciona a dianteira em 4x2, mas a luz fica piscando e não apaga. Já na 4x4H e na 4x4L a luz fica acesa continuamente.
Eliezer, só vai tracionar se a alavanca de traçao estiver acionada em 4x4, acredito que o que está acontecendo é que nao estar desacoplando o atuador, por falta de vácuo ou por diferenças de diâmetro de pneus, terreno, velocidade e etc.... Já tentou dá uma ré? Levante as rodas dianteiras e faça as girar, observe que vai junto o eixo cardam, o motor tem que está funcionando. CUIDADO! Aproveite que as rodas diat estao levantadas e conecte um mangueira na na saída do atuador lado esquerdo, giras as rodas com as maos e sugando bem forte com a boca tente para as rodas... tem que parar
Trapiche
13/08/2015, 15:17
Boa tarde meu caro Trapiche, ajudou e muito, e pode ajudar mais, se voce poder contar mais... ha quanto tempo voce colocou? Foi voce mesmo? Tem foto?
Procurei aque na cidade, e as lojas nao vende pois a Mit as impede de comprar. O vendedor de uma que vende peças de motor para Pick-up me disse pra nao comprar paralela, pois eles vendiam e deu tanto problemas com os clientes que deixaram de vender.
Obrigado!
Meu amigo....seguinte, comprei a solenoide no mercado livre, e eu mesmo coloquei no lugar, pois aqui na minha cidade ninguem sabia, so fiz um conector novo, por que a solenoide do Gol 3 vias é diferente o encaixe...mas é simples de fazer, nao tenho fotos....mas garanto que por mais que nao tenha conhecimento em mecanica, assim como eu, que pesquiso bastante, é muito simples de fazer....
qualquer duvida...fique a vontade!
att Matheus
vavarusso
13/08/2015, 18:09
Meu amigo....seguinte, comprei a solenoide no mercado livre, e eu mesmo coloquei no lugar, pois aqui na minha cidade ninguem sabia, so fiz um conector novo, por que a solenoide do Gol 3 vias é diferente o encaixe...mas é simples de fazer, nao tenho fotos....mas garanto que por mais que nao tenha conhecimento em mecanica, assim como eu, que pesquiso bastante, é muito simples de fazer....
qualquer duvida...fique a vontade!
att Matheus
Isso Trapiche comprei uma aqui mesmo por 60 pau$ e o chicote por 6 pau$. Quando sobrar tempo coloco.
Eliezer Marcos
14/08/2015, 06:15
Pessoal, preciso de mais uma ajuda.
Ontem no final da tarde, eu fui fazer um teste com o bloqueador do diferencial da minha L200 spor gls 2005 manual, parei o carro, engatei a reduzida, apertei o botão do bloqueador e acendeu no próprio botão uma luz vermelha que deu 3 piscadas e depois apagou, apertei novamente o botão e a luz vermelha ficou acesa. andei uns 15 metros dessa forma em linha reta e depois parei para desliga o bloqueador do diferencial e retornar para 4x2. O problema começa quando eu chego em casa, coisa de menos de 100 metros de onde eu fiz o teste do bloqueador do diferencial. Parei em frente a minha casa, desliguei a viatura para descer e abrir o portão, dai quando eu voltei e liguei a caminhoneta novamente, a luz da injeção ficou acesa e esta até agora (menos de 24 horas). Sera que foi algum problema no bloqueador do diferencial? porque não sei se foi por conhecidencia, mas foi logo depois que eu fiz o teste. Se for um diesel adulterado? pode ter causado o acendimento da luz de injeção? Eu tinha abastecido em um posto pela primeira vez, a menos de 24 horas do ocorrido. É a minha primeira L200 e ainda estou meio perdido nesse novo mundo 4x4. Agradeço a ajuda dos amigos.
Eliezer Marcos
14/08/2015, 06:16
O serviço do atuador de roda livre, eu só poderei fazer no próximo final de semana.
Eliezer Marcos
14/08/2015, 06:17
Vavarusso, você tem whatsApp?
vavarusso
14/08/2015, 07:31
O serviço do atuador de roda livre, eu só poderei fazer no próximo final de semana.
Bom dia meu caro, lembrando que se o seu atuador estiver igual ao meu cheio de pó de ferrugem, nao adianta trocar solenóide pois vai entupí-la. Whats? tenho sim. Agora que vc já completou 50 posts posso te mandar via MP. (mensagem particular) Te mandei uma MP.
Sobre a luz da injeção aconteceu comigo essa semana. Após retirar os connectores dos sensores para aplicar limpa contato, a luz ficou acesa e depois de um tempo apagou.
jacquesfreitas
14/08/2015, 09:37
Pessoal, preciso de mais uma ajuda.
Ontem no final da tarde, eu fui fazer um teste com o bloqueador do diferencial da minha L200 spor gls 2005 manual, parei o carro, engatei a reduzida, apertei o botão do bloqueador e acendeu no próprio botão uma luz vermelha que deu 3 piscadas e depois apagou, apertei novamente o botão e a luz vermelha ficou acesa. andei uns 15 metros dessa forma em linha reta e depois parei para desliga o bloqueador do diferencial e retornar para 4x2. O problema começa quando eu chego em casa, coisa de menos de 100 metros de onde eu fiz o teste do bloqueador do diferencial. Parei em frente a minha casa, desliguei a viatura para descer e abrir o portão, dai quando eu voltei e liguei a caminhoneta novamente, a luz da injeção ficou acesa e esta até agora (menos de 24 horas). Sera que foi algum problema no bloqueador do diferencial? porque não sei se foi por conhecidencia, mas foi logo depois que eu fiz o teste. Se for um diesel adulterado? pode ter causado o acendimento da luz de injeção? Eu tinha abastecido em um posto pela primeira vez, a menos de 24 horas do ocorrido. É a minha primeira L200 e ainda estou meio perdido nesse novo mundo 4x4. Agradeço a ajuda dos amigos.
Eliezer,
Você leu esse tópico, tem uma resposta (o link vai levar pra resposta específica, no fim da segunda página) que fala que esse problema pode ser a mangueira da wastgate da turbina solta...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/20235-luz-advetencia-verificacao-motor-l200-post2172335.html#post2172335
Como fica próximo ao filtro e como nós temos mexido muito nessa região, pode ter sido isso.
Tem uma foto da mangueira no post. Se a sua estiver folgada compre uma nova mais resistente e revestida.
Eliezer Marcos
15/08/2015, 11:54
Eliezer,
Você leu esse tópico, tem uma resposta (o link vai levar pra resposta específica, no fim da segunda página) que fala que esse problema pode ser a mangueira da wastgate da turbina solta...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/20235-luz-advetencia-verificacao-motor-l200-post2172335.html#post2172335
Como fica próximo ao filtro e como nós temos mexido muito nessa região, pode ter sido isso.
Tem uma foto da mangueira no post. Se a sua estiver folgada compre uma nova mais resistente e revestida.
Jacques, dei uma olhada no tópico que você sitou e olhei a foto, mas não é o meu caso! Fiz uma verificação nessa mangueira da wastgate, mas ta tudo ok, a viatura não perdeu força nenhuma.
Ontem no meio da tarde, eu levei a caminhonete pra passar o scanner e o cara me falou que o problema era , na válvula da borboleta. A luz apagou e ele disse pra ficar rodando com o carro pra ver se volta a acender. Pra falar a verdade, não senti muita firmeza nessas informações. Achei coincidência de mais, porque a luz aconteceu na mesma hora que terminei com o teste do bloqueador do diferencial. To achando quê o que fez a luz acender foi algum problema no bloqueador do diferencial.
vavarusso
15/08/2015, 14:27
Jacques, dei uma olhada no tópico que você sitou e olhei a foto, mas não é o meu caso! Fiz uma verificação nessa mangueira da wastgate, mas ta tudo ok, a viatura não perdeu força nenhuma.
Ontem no meio da tarde, eu levei a caminhonete pra passar o scanner e o cara me falou que o problema era , na válvula da borboleta. A luz apagou e ele disse pra ficar rodando com o carro pra ver se volta a acender. Pra falar a verdade, não senti muita firmeza nessas informações. Achei coincidência de mais, porque a luz aconteceu na mesma hora que terminei com o teste do bloqueador do diferencial. To achando quê o que fez a luz acender foi algum problema no bloqueador do diferencial.
É meu caro a macaca tá solta. Tirei a alavanca de cambio pra fazer uma coifa, pois estava rasgada e nao tem aqui pra vender nem na concessionária (66$). Fiz.. saí com o carro e quando precisei da primeira nao engrenou.... e agora?
Eliezer Marcos
17/08/2015, 04:20
É meu caro a macaca tá solta. Tirei a alavanca de cambio pra fazer uma coifa, pois estava rasgada e nao tem aqui pra vender nem na concessionária (66$). Fiz.. saí com o carro e quando precisei da primeira nao engrenou.... e agora?
Vavarusso, você conseguiu resolver alguma coisa ai na sua viatura? Qual foi o problema?
vavarusso
17/08/2015, 08:09
Vavarusso, você conseguiu resolver alguma coisa ai na sua viatura? Qual foi o problema?
Desmontei e descobri que tem um parafuso que é menor alguns mms, e eu tinha colocado no local errado, entao ele passou e pegava numa parte móvel da cx.. Ta blz.
jacquesfreitas
02/09/2015, 14:49
Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:
https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU
bethania
02/09/2015, 22:15
boa noite amigo soa nova por aqui.estou precisando de ajuda tenho uma l200 gls 09/10 pela terceira vez ela acende a luz
da enjeção e queima a valvula solenoide da turbina ja fiz a troca por 3x poderia me dar alguma dica ? sempre troco so a de cor marrom
sera que trocando a preta resolve ?
Eliezer Marcos
03/09/2015, 05:37
Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:
https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU
Valeu Jacques! vou da uma boa analisada.
vavarusso
03/09/2015, 08:30
Bom dia ALL! Bem há tempos que venho tentando solucionar o problema da luz da tração da L200 Outdoor 2007 teimar em ficar piscando até mesmo em 4x2. Ontem descobri que era esse simples fio do interruptor ponta pino do diferencial dianteiro partido. Agora vou tentar descobri como ele chega ao módulo, para ver a continuidade e ficar mais fácil para outros que por ventura venham a sofrer com isso.
jacquesfreitas
03/09/2015, 10:06
boa noite amigo soa nova por aqui.estou precisando de ajuda tenho uma l200 gls 09/10 pela terceira vez ela acende a luz
da enjeção e queima a valvula solenoide da turbina ja fiz a troca por 3x poderia me dar alguma dica ? sempre troco so a de cor marrom
bethania, nunca passei por essa situação...
A busca do forum é ruim ou eu não sei usar, prefiro ir na página inicial da mitubishi:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/
Leio os títulos dos tópicos (um a um) até encontrar o que procuro...
VavaRusso, Eliezer, alguém pode ajudar?
jacquesfreitas
03/09/2015, 10:10
Bom dia ALL! Bem há tempos que venho tentando solucionar o problema da luz da tração da L200 Outdoor 2007 teimar em ficar piscando até mesmo em 4x2. Ontem descobri que era esse simples fio do interruptor ponta pino do diferencial dianteiro partido. Agora vou tentar descobri como ele chega ao módulo, para ver a continuidade e ficar mais fácil para outros que por ventura venham a sofrer com isso.
Agora tem lógica o fato de você ter dito que era indiferente você "jumpear" o contato do interruptor do diferencial dianteiro... Espero que fique tudo certo agora!
vavarusso
03/09/2015, 12:06
Agora tem lógica o fato de você ter dito que era indiferente você "jumpear" o contato do interruptor do diferencial dianteiro... Espero que fique tudo certo agora!
Valeu meu caro Jacques, você ajudou bastante. Agora fazer mais uns teste de continuidade para saber quem é quem, e assim facilitar futuras intervenções. Partindo para interruptores de porta aberta, apenas a do motorista tem som, sem luz no painel.
vavarusso
03/09/2015, 12:14
Minha cara Betânia credito que esse vídeo possa lhe servir. E vamos participando aí.
https://www.youtube.com/watch?v=2wD5rlz0o9g
Eliezer Marcos
14/09/2015, 05:39
Jacques, por favor me tira uma duvida! entre a L200 Sport e Outdoor, o motor e caixa de marcha são os mesmos?
Fiquei com essa duvida porque a minha l200 sport a 3 mil rpm esta em uma velocidade de 115 km, enquanto a outdoor do nosso amigo Vava, com a mesma rotação (3 mil rpm) esta a 125 km!
Dinho_BH
14/09/2015, 17:34
Eliezer,
Além da caixa, verifique se ambas têm pneus de mesmas medidas.
Abraços.
Eliezer Marcos
15/09/2015, 05:15
Eliezer,
Abraços.
Valeu Dinho!
vou verificar e posto aqui depois
jacquesfreitas
15/09/2015, 11:47
Jacques, por favor me tira uma duvida! entre a L200 Sport e Outdoor, o motor e caixa de marcha são os mesmos?
Fiquei com essa duvida porque a minha l200 sport a 3 mil rpm esta em uma velocidade de 115 km, enquanto a outdoor do nosso amigo Vava, com a mesma rotação (3 mil rpm) esta a 125 km!
A minha é outdoor 2010 e a 3 mil RPM fica por volta de 110~115 Km/h...
jacquesfreitas
15/09/2015, 12:04
Eliezer,
Abraços.
Dinho,
Tem mais lógica a colocação sobre a transmissão de Vava...
Os pneus podem influenciar diretamente na velocidade real, mas não tem NENHUMA influência na velocidade indicada no painel...
Dinho_BH
15/09/2015, 12:31
Jacques,
Bem colocado... pensei que estivessemos falando de velocidade aferida com um GPS, por exemplo.
Abraços.
Eliezer Marcos
16/09/2015, 05:33
Então seria a transmissão da outdoor do Vava que é diferente?
Mas a sua também não é Outdoor Jacques?
Eliezer Marcos
16/09/2015, 05:38
Jacques, você sabe me dizer como trocar o sensor da luz de ré da minha L200 sport?
vavarusso
16/09/2015, 08:22
Então seria a transmissão da outdoor do Vava que é diferente?
Mas a sua também não é Outdoor Jacques?
Bom dia Eliezer, veja este comentário que copiei deste tópico:http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/68698-l200-gl-121cv-mec-2010-relacao-velocidade-x-rpm.html
Dê uma olhadinha lá.
Borges.
200 gl 2010 relaçao velocidade x rpm Amigos 4x4: Coforme já havia postado, adquiri uma l200 gl 121cv 2010. Como tenho l200 há quase 10 anos. Notei que esta tinha um problema. Não batia velocidade com rpm. Nas 3100 rpm velocidade era para indicar aproximadamente 120 kmph e no caso desta gl para estar a 120 precisava 3500 rpm. Insisti muito com revenda e ela conseguiu desvendar o mistéirio. A mit havia colocado um dito "difusor de rpm" para acertar a diferença de tamanho dos pneus em relação as l200 gls (o da gl é menor). Só que o aparato não estava funcionando nada bem e fazia aquela baita distorção entre velocidade indicada e rpm indicada (redor de 400 rpm). Só tiraram o tal difusor (me mostratam a peça) e a branca normalizou. Agora, nas 3100 rpm ela indica aproximadam 120 kmph, o normal das l200. é bom os amigos que adquirirem l200 gl 2010 fiquem atentos a este detalhe, pois podem também ser premiados com tal difusor. Esta defasagem de indicação em redor de 400 rpm pode trazer problemas no decorrer do tempo de uso da camionete. Abraço em todos.
marcos alba
24/01/2016, 23:07
Ola Jacques. Resolvi me cadastrar apos acompanhar suas explicacoes e videos. Minha viatura L 200 2008 ta coma luz da tracao piscando em 4x4. Testei os solenoides com multimetro e o amarelo me parece estar travado. Podemos trocar informacoes pra ver se encontro a solucao? Obrigado desde ja e parabens pelo alto conhecimento.
Abraco
Marcos
marcos alba
28/01/2016, 23:15
Resolvi me problema assistindo esse video abaixo. Qualquer duvida e so chamar
https://youtu.be/w53OHTRlcWg
LeoGuerra
07/03/2016, 23:48
Olá Marcos ALba ... boa noite!! bem como, boa noite a todos do fórum ...
Meu problema era parecido com o seu ... só que no meu caso, piscava a luz da tração em 4x2 ... ou seja .. o problema era no solenóide azul .... tbm estava travado !!!
fiz assim : http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95888-luz-de-motor-e-4x4-piscando-e-luz-de-abs-8.html#post2356153
resolveu!!!
Espero que possa ser útil pra alguém ... afinal ... foi muito útil pra mim tudo o que vi aqui no fórum sobre o assunto ...
Quanto ao vídeo do Jacques ... tudo o que fiz (pois não entendo bulhufas do assunto), partiu do fato de ter assistido esse vídeo ... daí pra frente, foi só ler outros tópicos e somar com o conhecimento que obtive nesse vídeo ... kkkk
Creio que o jacques possa não saber disso ... mas imagino que ele ajudou gente demais pelo país todo ...!!! e deixou muitos mecânicos sem aquele tapinha nas costas e um dindin no bolso!!!! kkkkk
sds
Leoguerra
deixa eu relatar uma situação...
meu diferencial dianteiro esta sempre acoplado e girando o cardan dianteiro, engatando o 4H ou 4L tenho as traçoes 4x4 funcionando.
ate ai tudo certo, no entando como ele esta sempre acoplado, no 4x2, o cardan dianteiro fica sempre girando e nao acho essa situação correta...
estou certo? ou errado de achar isso? sei que no caso de 4H (caixa transferencia engatada) pelo manual nao se deve exceder 80km/h mas no caso de ser somente o cardan acoplado e girando por exemplo numa velocidade de 100 km/h ou 120 km/h isso traria algum problema ao diferencial ou cardan dianteiros???
em tempo, nao sei o que fazer pra desacoplar o cardan dianteiro e deixar ele livre como deve ser no 4x2.... acredito ser algum problema de solenoides defeituosos ou entupidos ou atuador danificado... vale dizer que acho que o sensor do diferencial ta ruim e tambem o ponta bola e ponta pino pq nunca acende a luz do 4x4 no painel.
alguem pode me dar uma ajuda? li todo esse topico e tenho algumas ideias mas pouca certeza.
obrigado.
Sergio c
21/07/2016, 08:48
Tem umas camionetes que o pessoal tira os solenoides e deixa queixo duro mesmo, sempre emgatado.
mfdomingues
21/07/2016, 11:10
deixa eu relatar uma situação...
meu diferencial dianteiro esta sempre acoplado e girando o cardan dianteiro, engatando o 4H ou 4L tenho as traçoes 4x4 funcionando.
ate ai tudo certo, no entando como ele esta sempre acoplado, no 4x2, o cardan dianteiro fica sempre girando e nao acho essa situação correta...
estou certo? ou errado de achar isso? sei que no caso de 4H (caixa transferencia engatada) pelo manual nao se deve exceder 80km/h mas no caso de ser somente o cardan acoplado e girando por exemplo numa velocidade de 100 km/h ou 120 km/h isso traria algum problema ao diferencial ou cardan dianteiros???
em tempo, nao sei o que fazer pra desacoplar o cardan dianteiro e deixar ele livre como deve ser no 4x2.... acredito ser algum problema de solenoides defeituosos ou entupidos ou atuador danificado... vale dizer que acho que o sensor do diferencial ta ruim e tambem o ponta bola e ponta pino pq nunca acende a luz do 4x4 no painel.
alguem pode me dar uma ajuda? li todo esse topico e tenho algumas ideias mas pouca certeza.
obrigado.
Bom, a minha não é uma l200 mas o diferencial sempre gira com o conjunto, o que faz ele engatar as rodas no conjunto é o sistema da roda livre (RL) no meu caso são a vácuo (uma bela porcaria, pois, todos reclamam da fragilidade do sistema) as minhas nunca funcionaram, vou trocar pelas manuais da AVM.
Pelo que eu sei não há problema no diferencial girar sozinho, a questão toda é se as rodas estiverem engatadas, ou seja, estiver no módulo 4x4, neste caso haverá sérios problemas em pisos de muita aderência, seu conjunto todo será moído aos poucos.
eu consegui desacoplar o diferencial dianteiro hoje anulando as solenoides e ligando direto 1 linha de vacuo no atuador no lado que faz desacoplar, na mesma hora deixou livre o diferencial dianteiro, ai no caso fico sem 4x4 a nao ser que eu mude de lado a linha de vacuo no atuador, mas como nao devo usar nos proximos meses 4x4 ta tranquilo entao....
acho que os solenoides estao com defeito, vou fazer a substituição deles. tendo vacuo, tendo o atuador sem defeito, fico mais tranquilo e penso ser so as solenoides...
mas agora vou a outro problema, nunca tive a luz do 4x4 acendendo no painel, isso se deve a qual sensor? ponta pino? ponta bola? ou o do diferencial dianteiro? alguem sabe me informar?
Tem umas camionetes que o pessoal tira os solenoides e deixa queixo duro mesmo, sempre emgatado.
mas ai nao vai detonar o diferencial dianteiro nao??? anadndo sempre com ele acoplado ao cardan dianteiro??? outra coisa nao danifica o cardan dianteiro nao ele sempre girando sem parar a qualquer velocidade??? poderia isso???
Sergio c
22/07/2016, 22:24
mas ai nao vai detonar o diferencial dianteiro nao??? anadndo sempre com ele acoplado ao cardan dianteiro??? outra coisa nao danifica o cardan dianteiro nao ele sempre girando sem parar a qualquer velocidade??? poderia isso???
Pode José, as Frontier são assim, sempre girando, mas sem carga, pois o 4x4 não está acionado. Acho que a fábrica pensou que entre por um monte de tralha p dar problema e deixar ligado direto, optaram por deixar direto. Acredito que o desgaste seria mínimo, pois quando o 4x4 não está ligado, todo o sistema dianteiro gira sem cara. Se fosse p quebrar, quebraria o traseiro primeiro, pois esse, 100% de seu trabalho ele realiza, ou tracionando ou segurando a camionete em descidas quando se tira o pé do acelerador.
e quanto a luz do 4x4 que nao acende?
isso (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#) se deve a qual sensor? ponta pino? ponta bola? ou o do diferencial dianteiro?
alguma ideia do que pode ser?
Sergio c
26/07/2016, 22:25
e quanto a luz do 4x4 que nao acende?
isso (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#) se deve a qual sensor? ponta pino? ponta bola? ou o do diferencial dianteiro?
alguma ideia do que pode ser?
A lâmpada é difícil de queimar, mas pode ser que o plug do acionamento tenha se desencaixado. Teria que entrar debaixo da camionete, ver o plug e se estiver conectado, retirá-lo e com um pequeno arame fechar o contato,(não tem problema algum pois a carga é negativa) e ver se acende a lâmpada, se não acender, o problema é dali até o painel; se acender, o problema é com a cebolinha de acionamento do 4x4. Um abraço.
A lâmpada é difícil de queimar, mas pode ser que o plug do acionamento tenha se desencaixado. Teria que entrar debaixo da camionete, ver o plug e se estiver conectado, retirá-lo e com um pequeno arame fechar o contato,(não tem problema algum pois a carga é negativa) e ver se acende a lâmpada, se não acender, o problema é dali até o painel; se acender, o problema é com a cebolinha de acionamento do 4x4. Um abraço.
o carro precisa estar ligado ou basta estar apenas a chave ligada???
Sergio c
29/07/2016, 09:40
o carro precisa estar ligado ou basta estar apenas a chave ligada???
Só a chave de contato ligada já dá para realizar esse teste. Pegue uma tarde de folga, coloque um tapete embaixo e vá olhando e analisando com calma, vendo o que pode estar errado. As vezes é melhor do que pagar p mexanicos fazerem isso, além de aprender como se faz.
Só a chave de contato ligada já dá para realizar esse teste. Pegue uma tarde de folga, coloque um tapete embaixo e vá olhando e analisando com calma, vendo o que pode estar errado. As vezes é melhor do que pagar p mexanicos fazerem isso, além de aprender como se faz.
concordo com vc pq ta dificil aqui em Vitoria uma mecanica diesel confiavel, peguei esse carro num negocio um tempo atras e resolvi ficar com ele pq gostei...
mandei trocar todas as correias por questao de segurança e o carro voltou com um chiado insuportavel que so para depois de uns minutos andando e ninguem descobre nem de onde vem esse barulho... alem disso a rotação do carro nao para, oscila o tempo todo entre 600 e 900 rpm e nao estava assim... tambem ninguem descobre...
mandei trocar tudo na suspenção, buchas, batentes e amortecedores, numa viagem perdi o amortecedor lado direito, o cara nao apertou direito e caiu tudo, uma barulhada danada na hora...
vai entender a falta de atenção e preparo... por isso to eu mesmo resolvendo...tentando nao é...
essa luz do 4x4 é que ta dando raiva pq nao acende por nada...
Sergio c
31/07/2016, 22:09
concordo com vc pq ta dificil aqui em Vitoria uma mecanica diesel confiavel, peguei esse carro num negocio um tempo atras e resolvi ficar com ele pq gostei...
mandei trocar todas as correias por questao de segurança e o carro voltou com um chiado insuportavel que so para depois de uns minutos andando e ninguem descobre nem de onde vem esse barulho... alem disso a rotação do carro nao para, oscila o tempo todo entre 600 e 900 rpm e nao estava assim... tambem ninguem descobre...
mandei trocar tudo na suspenção, buchas, batentes e amortecedores, numa viagem perdi o amortecedor lado direito, o cara nao apertou direito e caiu tudo, uma barulhada danada na hora...
vai entender a falta de atenção e preparo... por isso to eu mesmo resolvendo...tentando nao é...
essa luz do 4x4 é que ta dando raiva pq nao acende por nada...
Se morasse perto com gosto ia te ajudar um sábado a tarde, mas vai pensando e analisando que todas as coisas mecânicas tem conserto, e, como dizia um mecânico de moto amigo meu, com um motor de Honda XLX 350 todo aberto e mil peças: quem teve que se preocupar, desenhar, fazer o motor funcionar foram os engenheiros do projeto e se nós, depois de tudo pronto, não conseguir nem arrumar e monta-lo, aí temos que se matar hehehehehehehhe
Mergulhãot
13/11/2017, 15:44
Srs, boa tarde,
por acaso alguem que tenha substituido o atuador da RL, tem a peça velha?
estou procurando uma para fazer uns experimentos.
Obrigado
francisco Pedro dos santo
31/01/2018, 06:18
JaquesFreitas este solenoide do seu vídeo não acha mais no mercado, MB937731 mudou completamente o jeitão dele, de 3 ficou apenas com 2 vias.
Estou pensando em usar o do Gol
Partida a frio 3 vias.
Favor me aconselhar aí.
Grato