Ver Versão Completa : Pneu maior no Grand Vitara 2012, pode?
Augusto R Antoun
26/07/2015, 10:52
Prezados,
Minha ambição é ter um Suzuki 4Sport "falsificado", me explico: tenho um Suzuki Grand Vitara AT 4X4 2012/2012, sou muito feliz com ele e, com 45K km, é hora de trocar os pneus. Minha pergunta é simples: as dimensões dos pneus originais são 225/65R17 (BF Goodrich), será que sem qualquer modificação na suspensão/amortecedores eu poderia trocar por um ATR (Pirelli, Yokohama, Michellin...,) 245/65R17?
Muito obrigado,
Augusto.
X2!!
Por favor galera do GV3, dêem alguma dica sobre pneu AT maior no limite do carrro, com ou sem lift.
Pra tracker tem a tabelinha abaixo, existe alguma coisa assim pra GV3?
Originais: 225 e 235/60/16 = 27,1 : 67,64cm altura.
Opções: Altura(cm): Necessário: Consequência:
215/70/16 = 27,9 70,74 - Muda pouco, apenas estético
225/70/16 = 28,4 72,14 - Pega às vezes no fim de curso
215/80/16 = 29,5 75,04 Lift 2" Não pega em nada, mas pneu estreito
225/75/16 = 29,3 74,39 Lift 2" Pega na longarina
* 235/70/16 = 29,0 73,54 Lift 2" Não pega em quase nada, só um pouquinho no fim de esterçamento na longarina (IDEAL)
235/75/16 = 29,9 75,89 Lift 2" + BodyLift 2" Não pega em nada mas mais caro
245/70/16 = 29,5 74,94 Lift 2" Pega muito na longarina
255/70/16 = 30,1 76,34 Lift 2" + BodyLift 2" + diversos ajustes
235/85/16 = NO-WAY 80,59
Obrigado!!
245/65R17 sem lift ok!
245/70R16 sem lift ok!
245/70R17 sem lift, alguém no forum usou, acho que o fellipetti (?) e pega mto pouco.
Acima disso só com lift.
Augusto R Antoun
28/07/2015, 00:43
Muito obrigado. Deverá ficar uns 2,5 cm mais alto só com o AT 245/70R16. Já prevejo o aumento do consumo (diâmetro/largura da roda) e o erro no velocímetro/odômetro pelo aumento do diâmetro da mesma. Será que a turma da concessionária saberia corrigir isso? Abraços, Augusto.
Augusto, 245/65R17 e 245/70R16 têm o praticamente o mesmo diâmetro (29,54" e 29,50"). O pneu original mede 28,52", aproximadamente uma polegada de diferença. Então o aumento na altura com relação a original será de meia polegada, que representa a diferença de diâmetro dividido por 2 = raio.
Quanto à diferença no velocímetro, no meu caso que uso 245/70R16, portanto um diâmetro 3,5% maior que o original, é corrigido pelo próprio erro intrínseco de fábrica do velocimetro do carro. Conferí com GPS e dá exatamente o mesmo valor.
O erro no odômetro, apresenta sempre 3,5% a menor, o que se corrige relativamente fácil, por exemplo para trocas de óleo. Em viagens uso sempre GPS para medir distâncias.
abs
clovisirenio
28/07/2015, 14:58
Pessoal, boa tarde!
Também estou pretendendo trocar os pneus originais da minha GVIII 2010, vocês podem dizer se raspa ou não raspa ?
Sobre o consumo, minha viatura está fazendo 7 cidade e 10 estrada.
Com os pneus LT245/70R17 119/116Q SL369 GOODRIDE, irá gastar muito combustível?
Veja a foto do pneu: 508289
Augusto R Antoun
29/07/2015, 00:43
Olá Netuno,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Se puderes dar sua opinião de escolha entre os ATR da Toyo, Pirelli, Goodyear, Yokohama, Michellin, etc., qual você considera melhor para uso misto?
Obrigado mais uma vez,
Augusto.
Gente!!!!, para um motor 2.0 a diferença no diâmetro desses pneus não faz nem cocegas no consumo, é capaz de ficar mais econômico, pq vai rodar mais com menos rotação no motor!!!!!!.
acho q se andar com janela aberta, vai mudar mais o consumo do que os pneus. Não existe pneu 225 com perfil mais alto? o que faz dar altura é o 60 ou 65, portanto bom seria um 225/75 R17.
Augusto, na realidade só rodei mesmo com os BF AT. Na Tracker (235/70R16) 100 mil km e uso até hoje. Considero excelentes para o uso que faço da TK, rodei muito em ripio na Patagonia, estradas de chão empedradas na serra gaúcha e longas viagens em asfalto. O primeiro jogo andou bem uns 60 mil km. Tenho lift de 2" e ando em velocidades compatíveis com a viatura, quando em asfalto 100/110 km/h, pois retirei a barra estabilizadora. Portanto considero que para TK com lift casam perfeitos.
Já no GV3, rodei 40 mil km com os BF AT (245/70R16), sem lift. Claro que com uma viatura mais moderna, mais segura, e sem lift a gente acelera um pouco mais. Aí então achei que os BF não sintonizaram muito para o uso principal que faço do GV, em asfalto e velocidades maiores ( 120/140 km/h). Acho ruidosos em velocidades maiores que 100 km/h, e levei alguns sustos em pista molhada! Claro que quando saio do asfalto eles mostram sua competência! Decidi então provar os Michelin LTX AT2 245/70R16 por usar o GV principalmente em viagens asfalto e vez que outra uma saída por chão. Ainda não posso opinar sobre eles pois rodei meia duzia de km.
Quanto aos outros, Pirelli, General, Yokohama etc... vamos esperar a opinião dos colegas! Os Bridgebosta originais, sem comentarios, rsrsrs!
Abc
GV3-2014
01/08/2015, 22:42
Augusto, na realidade só rodei mesmo com os BF AT. Na Tracker (235/70R16) 100 mil km e uso até hoje. Considero excelentes para o uso que faço da TK, rodei muito em ripio na Patagonia, estradas de chão empedradas na serra gaúcha e longas viagens em asfalto. O primeiro jogo andou bem uns 60 mil km. Tenho lift de 2" e ando em velocidades compatíveis com a viatura, quando em asfalto 100/110 km/h, pois retirei a barra estabilizadora. Portanto considero que para TK com lift casam perfeitos.
Já no GV3, rodei 40 mil km com os BF AT (245/70R16), sem lift. Claro que com uma viatura mais moderna, mais segura, e sem lift a gente acelera um pouco mais. Aí então achei que os BF não sintonizaram muito para o uso principal que faço do GV, em asfalto e velocidades maiores ( 120/140 km/h). Acho ruidosos em velocidades maiores que 100 km/h, e levei alguns sustos em pista molhada! Claro que quando saio do asfalto eles mostram sua competência! Decidi então provar os Michelin LTX AT2 245/70R16 por usar o GV principalmente em viagens asfalto e vez que outra uma saída por chão. Ainda não posso opinar sobre eles pois rodei meia duzia de km.
Quanto aos outros, Pirelli, General, Yokohama etc... vamos esperar a opinião dos colegas! Os Bridgebosta originais, sem comentarios, rsrsrs!
Abc
Netuno,
Pode-se rodar no ripio com pneu comum ou há grande risco dele estragar? Pretendo fazer uma viagem para a Carretera Austral/Chile com um Etios, o que você acha?
grato,
Ricardo
Netuno,
Pode-se rodar no ripio com pneu comum ou há grande risco dele estragar? Pretendo fazer uma viagem para a Carretera Austral/Chile com um Etios, o que você acha?
grato,
Ricardo
Ricardo, a princípio, se o pneu estiver em boas condições e se tomar os cuidados necessários, como velocidade moderada, não vejo problema. O rípio é uma pedra "quase" arredondada, com poucas arestas. Cortes podem acontecer em "panelas" que são comuns em alguns trechos, mas aí vai do cuidado do motorista. De qualquer forma um pneu AT com boa proteção lateral te deixaria mais seguro para curtir as belezas da Carretera. E um 4x4 ajuda bastante, mas não é mandatório.
Nosso fórum tem muitas informações da Carretera para balizar tua viagem.
Abs
freitasjr
03/08/2015, 21:10
Olá Netuno,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Se puderes dar sua opinião de escolha entre os ATR da Toyo, Pirelli, Goodyear, Yokohama, Michellin, etc., qual você considera melhor para uso misto?
Obrigado mais uma vez,
Augusto.
Dos que vc citou, sem dúvida os Yokohamas AT G012, bem melhor(no asfalto e off-road) que os tão aclamados BF's(que são muito bonitos e resistentes, porém no asfalto e areia não tem um desempenho muito bom). Já os Michellin sei que são muito bons no asfalto, já no off-road não posso opinar pois nunca usei-os neste tipo de terreno.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
GV3-2014
03/08/2015, 22:27
Ricardo, a princípio, se o pneu estiver em boas condições e se tomar os cuidados necessários, como velocidade moderada, não vejo problema. O rípio é uma pedra "quase" arredondada, com poucas arestas. Cortes podem acontecer em "panelas" que são comuns em alguns trechos, mas aí vai do cuidado do motorista. De qualquer forma um pneu AT com boa proteção lateral te deixaria mais seguro para curtir as belezas da Carretera. E um 4x4 ajuda bastante, mas não é mandatório.
Nosso fórum tem muitas informações da Carretera para balizar tua viagem.
Abs
Netuno,
Obrigado pelas respostas. Eu vou com a GVIII outro parceiro é que vai com um etios, esqueci de colocar na outra mensagem que uma das preocupações com o etios é em relação a altura dele, em torno de 16cm, será que vai bater muito?
Já lí inúmeros posts aqui no forum sobre a viagem mas como você mencionou os pneus e a viagem especificamente resolvi perguntar sua opinião e aprender com você!!
abs
Ricardo
Augusto R Antoun
03/08/2015, 23:53
Netuno,
Pode-se rodar no ripio com pneu comum ou há grande risco dele estragar? Pretendo fazer uma viagem para a Carretera Austral/Chile com um Etios, o que você acha?
grato,
Ricardo
Alô Ricardo,
Estou muito longe de ter a experiência do Netuno, mas já atravessei de carro a Argentina por três vezes (leste - oeste) em Salta, Mendonza e, esse ano, em Chubut (Puerto Madryn - Beriloche) de carro. Em Puerto Madryn, pra ver as baleias, pinguins, focas, leões marinhos... necessáriamente você terá que dirigir sobre rípio.
Minha dica: velocidade moderada, 60 - 80Km/h e distância do carro da frente.
É barulhento, escorregadio nas curvas, mas eu usei Fiat Uno alugado na região. Não tive qualquer problema. A turma toda por lá usa carro 4X2 e não vi muitos problemas. Eu não tive nenhum, foi excelente e vale muito a pena.
508761
Essa foto foi entre Esquel e Bariloche, é muito bonito o local.
Boa viagem, boa sorte,
Augusto.
Augusto,
Troquei recentemente os pneus originais pelos Hankook Dynapro HT 245/65 r17 e ficou muito bom! Mais confortavel e mais bonito. Tudo sem raspar em nenhuma situacao ate agora.
Apenas o consumo piorou cerca de 7% no computador de bordo.
Tenho um 2012/2013 4x4 AT.
Manuel
GV3-2014
04/08/2015, 20:59
Augusto,
obrigado pela resposta e pelas dicas, a viagem deve ser realmente incrível,
abs
Ricardo
eu to querendo colocar no meu g3, pneus 235-70-aro 15, o que vcs aacham?
freitasjr
08/01/2016, 08:59
eu to querendo colocar no meu g3, pneus 235-70-aro 15, o que vcs aacham?
Aro 15? Mesmo com largura e perfil mais alto, devido o aro 15 o conjunto pneu + roda vai ficar menor que o originais 225/65 R17 ou o 225/60 R18.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Jeanilson
08/01/2016, 18:32
Aro 15? Mesmo com largura e perfil mais alto, devido o aro 15 o conjunto pneu + roda vai ficar menor que o originais 225/65 R17 ou o 225/60 R18.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Além disso, rodas aro 15 não caberiam no GV devido ao tamanho das pinças de freio.
O mínimo que cabe no GV é o aro 16.
[]'s
oi pessoal,
Bom, estou caçando pneus faz um tempo pra minha gv3 e tá uma novela isso..
Os pneus mais largos ficam mais bonitos mas queria manter o consumo, portanto fico nos 225
O aro seria ideal mudar pra 16 pra ficar mais compatível e achar pneus melhores, mais fofos (altos) e mais baratos, mas tb não quero gastar com roda, então fico no aro 17 msm.
Agora a altura é uma limitadora complicadíssima! Quase todas as marcas se atem ao 65. Apenas uma séria 771 antiga q não fabrica mais da maxxis faz o pneu 225, 70 r17! De rosca achar inclusive esse pneu.
Os yokohama eu pesquisei bastante e o g012 é um tesão, mas fui pentelho e fiz questão de achar umas pick-ups de sitio onde os produtores niponicos da regiao usam esse pneu. Tudo gasto, bem ralo e na média rodaram 50kkm. Achei bem pouco pelo preço e pelo desenho muito bem feito e não muito diferente de outros ATR não acho q são tão milagrosos assim. Enfim, não usei ou testei, apenas perguntei pra quem tem e usou, mas que compraria outro AT mais barato sem medo.
Vi uns dunlop tipo 3 tb mas não achei nada demais, só mais bunitinhos.
Tudo isso na linha mais AT. O biscoito como o original brigdebosta, como muito bem disse um colega, nem pensar. O carro é mais pra aslfato mas na hora do perrengue o pneu ATR faz falta pra esse tipo de carro.
Resumindo, PELO PREÇO e facilidade de troca e compra estou tendendo ao pirelli ATR (nao Street) scorpion 225 70 17, que é original da TR4 nova inclusive.
Alguém tem alguma experiência negativa ou desanimadora com esse produto da pirelli? Pergunto pq tem muita gente que mete o pau e eu não estou vendo tanto ponto negativo assim.. será que a vida útil é um fiasco?
Obrigado!!
marcosleao
15/06/2016, 01:54
Olá, pessoal!
Instalei os pneus Toyo Opencountry 225/65 R17 no meu GV3 2013 há aproximadamente dois anos.
Como é a medida original não precisei fazer nenhuma adaptação.
Os pneus são sensacionais em todos os terrenos. Silenciosos, boa tração e muito bons no asfalto.
Anteriormente tinha um Tracker com os pneus BFGoodrich AT KO e, sinceramente, não vi muita diferença entre os pneus na trilha. O único ponto negativo é a durabilidade. Os pneus Toyo rodaram até hoje 35mil km e logo, logo precisarei trocar. Ou seja, não vão chegar a 40mil km. Com o carro sempre alinhado e os pneus calibrados. Resumindo: achei que duraram pouco. Mas recomendo demais. Provavelmente colocarei esse mesmo pneu.
De qualquer forma, se tiverem mais alguma dica de um pneu A/T que dê pra instalar na roda original, sem lift, ficarei muito grato.
Obrigado!
Arildo MT
16/06/2016, 01:26
Alguns estão usando 235/65 r17.
ricwarstat
18/06/2016, 18:50
Augusto, na realidade só rodei mesmo com os BF AT. Na Tracker (235/70R16) 100 mil km e uso até hoje. Considero excelentes para o uso que faço da TK, rodei muito em ripio na Patagonia, estradas de chão empedradas na serra gaúcha e longas viagens em asfalto. O primeiro jogo andou bem uns 60 mil km. Tenho lift de 2" e ando em velocidades compatíveis com a viatura, quando em asfalto 100/110 km/h, pois retirei a barra estabilizadora. Portanto considero que para TK com lift casam perfeitos.
Já no GV3, rodei 40 mil km com os BF AT (245/70R16), sem lift. Claro que com uma viatura mais moderna, mais segura, e sem lift a gente acelera um pouco mais. Aí então achei que os BF não sintonizaram muito para o uso principal que faço do GV, em asfalto e velocidades maiores ( 120/140 km/h). Acho ruidosos em velocidades maiores que 100 km/h, e levei alguns sustos em pista molhada! Claro que quando saio do asfalto eles mostram sua competência! Decidi então provar os Michelin LTX AT2 245/70R16 por usar o GV principalmente em viagens asfalto e vez que outra uma saída por chão. Ainda não posso opinar sobre eles pois rodei meia duzia de km.
Quanto aos outros, Pirelli, General, Yokohama etc... vamos esperar a opinião dos colegas! Os Bridgebosta originais, sem comentarios, rsrsrs!
Abc
Netuno,
Tenho uma Tracker 2009 e stou pensando em colocar pneus 235/70 R16 A/T. Para isso vou colocar calços de 1" nas molas. Sabe se fica bom? Posso fazer assim? Será que esses pneus não vão pegar em nada?
Valeu!
rui camara
29/06/2016, 16:53
pneus 245/65/17 sem lift na frente e 1" atras.531709
André C Moreira
05/08/2017, 10:54
245/65R17 sem lift ok!
245/70R16 sem lift ok!
245/70R17 sem lift, alguém no forum usou, acho que o fellipetti (?) e pega mto pouco.
Acima disso só com lift.
Que boa informação!
Logo mais vou ter que trocar os da minha GV3 e pesquisando por pneus um pouco maiores encontrei uns michelin LTX Force 245/65 17 ficariam legais nela mas não estou pretendendo fazer lift tão cedo..
Não raspa mesmo?
Muito obrigado
freitasjr
05/08/2017, 13:46
O 245/65 R17 não raspa sem lift, pode ir sem medo.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas.
André C Moreira
05/08/2017, 19:00
O 245/65 R17 não raspa sem lift, pode ir sem medo.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas.
Valeu Francisco!
Abraço
marcosleao
13/06/2018, 02:18
Olá, pessoal!
Coloquei no meu Grand Vitara G3 2013 as rodas do Honda Civic 16 com os pneus BF Goodrich AT KO2 235/70 R16.
Não precisei fazer nenhuma alteração no carro. Apenas troquei as rodas e coloquei os pneus. E não pega nada.
559052
559053
freitasjr
26/06/2018, 12:16
Olá, pessoal!
Coloquei no meu Grand Vitara G3 2013 as rodas do Honda Civic 16 com os pneus BF Goodrich AT KO2 235/70 R16.
Não precisei fazer nenhuma alteração no carro. Apenas troquei as rodas e coloquei os pneus. E não pega nada.
559052
559053
Ficou Show de Bola :concordo:
Rui Dias
06/04/2019, 21:03
Olá boa noite, o meu nome é Rui Dias e sou um novo membro, vi agora a foto do seu carro e estou a pensar montar também essa medida de pneus no meu GV. Qual é o seu feedback? Eles raspam em algum lado?
Muito obrigado desde já e um grande abraço.
soaresdelima
22/10/2019, 20:27
[QUOTE=GV3-2014;2301791]Netuno,
Pode-se rodar no ripio com pneu comum ou há grande risco dele estragar? Pretendo fazer uma viagem para a Carretera Austral/Chile com um Etios, o que você acha?
grato,
Boa noite amigos, sou novo aqui e gostaria de uma opinião de vocês.
Acabei de adquirir uma Grand Vitara 4x2 manual 2012 com 50.000 kms pneus originais ainda e estou precisando troca-los. Meu uso se resume em 70% asfalto e 30% terra. Ouvi dizer que alguns pneus AT fazem barulho nas rodovias, gostaria da dica de vcs para adquirir um pneu ideal para o meu perfil. Gostaria de colocar ou 245/65/R17 ou 245/70/R17 se possível. Obrigado desde ja e aguardo opiniões caros. Abraço
IxxLucasxxI
19/11/2020, 10:15
Meu amigo, poderia me dar uma ajuda. Estou interessado em comprar a mesma roda, mas estou com dúvidas.
Whats (43) 98435-1443
Se puder me dar uma mão, ficarei agradecido.
Lafayete
21/04/2021, 13:40
Pneu 245/60R18 posso usar na GV III 2015?Estou querendo colocar o pneu 245/60/R18 em um grand vitara 2015. O pneu é esse: Pneu Prinx HA1 A/T 245/60 R18 105T - TIRESHOP (https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Ftireshop.com.br%2F2276%2FP rinx-HA1-A-T-245-60-R18-105T). Alguém sabe se dá certo? Esse pneu é bom? Fica pegando em algum lugar? Desde já agradeço.
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