Conectar

Ver Versão Completa : barulhão quando aciono o 4x4

gabrielqueiroz
25/07/2015, 17:50
boa tarde !

minha band está fazendo um barulho estranho quando aciono a roda livre no 4x4. o barulho acontece com o 4x4 engatado ou não. e quando o motor está forçando na marcha lenta. se eu desengato a roda livre o barulho para imediatamente.

a cruzeta e o rolamento foram trocados a 4000 km. o oleo do diferencial trocado a 300km.

levei no meca que fez o ultimo serviço e ele disse que não tem folga nem no cardan nem na cruzeta. ele suspeita que algum dente da caixa de redução pode ter quebrado.

alguém ai pode me dizer se o que ele disse faz sentido? ele foi bem indicado.

um abraço e obrigado

Denise Ávila
25/07/2015, 18:06
Oi Gabriel!
Não tenho conhecimento suficiente pra te ajudar mas, se o barulho ocorre somente com a roda livre engatada, estando ou não no 4x4 (é isso né?), me parece que o problema está na roda livre.
Mas já já os colegas feras vêm em seu auxílio.
Bjcão

Sergioporto
25/07/2015, 20:01
boa tarde !

minha band está fazendo um barulho estranho quando aciono a roda livre no 4x4. o barulho acontece com o 4x4 engatado ou não. e quando o motor está forçando na marcha lenta. se eu desengato a roda livre o barulho para imediatamente.

a cruzeta e o rolamento foram trocados a 4000 km. o oleo do diferencial trocado a 300km.

levei no meca que fez o ultimo serviço e ele disse que não tem folga nem no cardan nem na cruzeta. ele suspeita que algum dente da caixa de redução pode ter quebrado.

alguém ai pode me dizer se o que ele disse faz sentido? ele foi bem indicado.

um abraço e obrigado
Manda examinar o diferencial !Se cardan e cruzetas esta bons não há outro ,senão diferencial. Presta atenção também quanto à colocação da junta do cardan pois cruzetas tem que ficar em paralelo ,se ficarem desencontradas acontece vibração muito grande.

hercilio.neto
25/07/2015, 20:40
Com a roda livre ligada, o movimento da roda vai virar o eixo, que vai virar o diferencial, que vai virar o cardã, etc, ou seja, vai virar todo o conjunto da transmissão. Mas se não estiver engatada a tração dianteira, as engrenagens da caixa ficarão isoladas e o barulho não será da t-case.
Pode ser cardã desbalanceado (mais provável), ou problemas no diferencial (tomara que não seja isso).

gabrielqueiroz
25/07/2015, 21:06
obrigado a todos pela ajuda!

a sensação que eu tenho é que o som vem entre o meu pé e o pé do carona.....

faz sentido o que o meca
disse de ser algo na caixa de redução?

hercilio.neto
25/07/2015, 22:09
faz sentido o que o meca
disse de ser algo na caixa de redução?
Acho improvável.
Se o barulho acontece também com a alavanca em 4x2, o problema deve ser fora da caixa.

blind75
26/07/2015, 11:38
Tira o cardan dianteiro... Engata a roda livre... Se o barulho continuar pode abrir o diferencial dianteiro.. Deve ser eixo ... Planetário ... Ou coroa pinhão (mais provável )...
Se o barulho parar.. Problema será na caixa.. Nada de desespero.. Esta manutenção provavelmente será somente uma vez... Se dirigir como se deve. Abs amigo