Ver Versão Completa : PROJETO MUITO LOUCO
nem sei por onde começar, eu participo pouco aqui da lista, não tenho Jeep, mas sou mecanico e dou assistencia nuns Jeep aqui da minha cidade....
bom uma vez eu conversando com um cara mai loco dq eu, ele me deu a seguinte idéia, utilizar o motor e cambio do Monza e colocar num Jeep...
heheheheh....vou me explicar melhor....
o motor e cambio do Monza trabalham transversalmente, uma hocinetica pra cada roda, virando o conjunto deixando longitudinalmente dentro de um Jeep teria-se uma hocinetica virada pro eixo traseiro e outra pro eixo dianteiro,
bastaria travar o diferencial e ligar as canelas nos eixos....pronto um veiculo 4x4 permanente sem usar a Tcase....
quem faria a redução seria o proprio diferencial da caixa do Monza....
pergunto pros mais entendidos, teria fundamento isso ou seria loucura???
Sandro Tannuri
12/02/2006, 21:12
Fontana,
Isso ja é velho, os caras na gringolândia usam isso para usar o motor central.
Se usar no asfalto vai dar problema ja que não vai haver ação diferencial entre os eixos.
Abraços,
Rogério Tortato
12/02/2006, 21:35
acho que o quatrax já usa isso, porém da vw
Arnaldo Tomazetti
13/02/2006, 00:30
Fontana, achei legal...tem tudo pra funcionar...
não vai haver ação diferencial entre os eixos.
Porque não? Vai manter o diferencial do Monza, ele cumpre essa função...
Beto Lacerda
13/02/2006, 10:45
Porque não? Vai manter o diferencial do Monza, ele cumpre essa função...
então não vai prestar no offroad ...
se não bloquear o central no barro não vai .. igual niva ou land se não bloquear ...
[]'s
Arnaldo Tomazetti
13/02/2006, 12:34
então não vai prestar no offroad ...
se não bloquear o central no barro não vai .. igual niva ou land se não bloquear ...
[]'s
É, tá certo, não vai prestar mesmo...então tem que dar um jeito de bloquear quando necessário...
Fontana,
Se usar no asfalto vai dar problema ja que não vai haver ação diferencial entre os eixos.
Abraços,
blz...eu sabia q eu ia fala besteira.mas....falei....hehehehe....
eu pensei pra rodar no asfalto desligar a roda livre dianteira....assim libera os cubos, claro q fica girando a coroa e pinhão em falso...mas...
outro sistema q eu penso em fazer, q esse eu ja vi numa gaiola de cross com o casco de um Jepp em cima, usando o motor e cambio originais VW AP com uma sainda no rolamento traseiro da caixa acoplado um eixo cardan ali, indo pra um diferencial traseiro....tmb 4x4 permanente....esse sim sem diferencial central......claro q só usado em competições...e eu ja pensei em fazer pra correr em arrancadão.....hehehehe....
Sandro Tannuri
13/02/2006, 23:37
Fontana,
Com as RL da para usar numa boa, mas eu só procuro encrenca quando não tem jeito no "papai e mamãe". Bem mas o que eu sei sobre isso ?! :pensativo: :mrgreen:
Abraços,
GuTo_Cerulli
14/02/2006, 15:02
Fontana,
Abraços,
Sandro,
Apesar de não ser um assunto misterioso...tem umas referências de umas tranqueiras desse tipo? :mrgreen:
[]'s
Sandro Tannuri
15/02/2006, 00:14
Guto,
Pesquisa no pirate, tem uma cara de Israel que montou um desse e o topico dele rendeu bastante.
Abraços,
Beto Lacerda
15/02/2006, 20:55
dos gringos bacana mesmo é um buggie amarelo com 39" e motor e cambio de civic (automatico )... acho que era rhino o nome ...
[]'s
Rogério Tortato
16/02/2006, 09:40
pessoal, como já falei ali em cima, não precisa ir longe para saber mais detalhes desse projeto.
na gringolandia até pode ter, mas bem aqui no Brasil já foi feito, testado e (talvez) aprovado.
um empreendedor desenvolveu uma réplica do jeep 42 chamado quatrax que usa exatamente o motor e cambio do logus dessa forma.
a desvantagem é que é 4x4 em tempo integral e não tem reduzida.
bom, não ter reduzida é forma de falar. na verdade, como entram aí em ação a redução do diferencial original do logus e ainda a redução dos diferenciais do jeep, ele só tem reduzida.
o cara do quatrax, até onde soube, para eliminar este problema, criou um diferencial 1:1 para o logus. assim a redução ficou toda por conta dos diferenciais (que lá acho que era de kombi).
outra opção seria manter o diferencial original no cambio do logus (central) e logicamente bloqueado e colocar diferenciais de jeep mais longos possível (f1000) e com pneus grandes (35' ou mais) para eliminar o efeito de super redução advinda dos dois diferenciais (central e do eixo). só não sei se, neste caso, a caixa ou diferencial do logus (ou qualquer outro carro de passeio) teria robustez suficiente para aguentar tocar o "sistema" com menos redução, pois certamente vai forçar mais.
espero ter dado uma luz. abraços.
pessoal, como já falei ali em cima, não precisa ir longe para saber mais detalhes desse projeto.
na gringolandia até pode ter, mas bem aqui no Brasil já foi feito, testado e (talvez) aprovado.
um empreendedor desenvolveu uma réplica do jeep 42 chamado quatrax que usa exatamente o motor e cambio do logus dessa forma.
a desvantagem é que é 4x4 em tempo integral e não tem reduzida.
bom, não ter reduzida é forma de falar. na verdade, como entram aí em ação a redução do diferencial original do logus e ainda a redução dos diferenciais do jeep, ele só tem reduzida.
o cara do quatrax, até onde soube, para eliminar este problema, criou um diferencial 1:1 para o logus. assim a redução ficou toda por conta dos diferenciais (que lá acho que era de kombi).
outra opção seria manter o diferencial original no cambio do logus (central) e logicamente bloqueado e colocar diferenciais de jeep mais longos possível (f1000) e com pneus grandes (35' ou mais) para eliminar o efeito de super redução advinda dos dois diferenciais (central e do eixo). só não sei se, neste caso, a caixa ou diferencial do logus (ou qualquer outro carro de passeio) teria robustez suficiente para aguentar tocar o "sistema" com menos redução, pois certamente vai forçar mais.
espero ter dado uma luz. abraços.
justamente foi isso q eu pensei....um diferencial original do Monza ou do Logus mesmo a redução dele gira em torno de 4:1, com diferenciais originais ficaria muito reduzido mesmo, trocando coroa e pinhão teria a opção pro Dana 44 até 2,72:1......mas dai é claro, sera q la no meio a coisa aguenta???
GuTo_Cerulli
16/02/2006, 11:48
Guto,
Pesquisa no pirate, tem uma cara de Israel que montou um desse e o topico dele rendeu bastante.
Abraços,
Ok!!!! achei!!!!!!! :concordo:
Arnaldo Tomazetti
16/02/2006, 13:05
Se der um jeito de adaptar um sistema de freio na saída da frente (eixo), a caixa de satélites vai fazer uma função multiplicadora de 1:2
Assim vai ter reduzida quando traçado, e multiplicador de um por dois quando rodar no asfalto, desde que estando com o freio do eixo dianteiro acionado.
Talvez a caixa de satélites e as planetárias não aguentem muita rotação por muito tempo...