Conectar

Ver Versão Completa : Emplacamento engesa ee-34

JPLondero
23/07/2015, 21:06
Prezados, sou novo no fórum, recentemente adquiri uma ee-34 1989 em leilão do exército e gostaria de saber atualmente como anda os trâmites para emplacar estas viaturas? Pergunto isto pq em setembro de 2013 encaminhei um cj5 militar e até agora o detran-rs, meu crva e o denatran não emplacaram nem me disseram o porque da demora, e ja se passaram 22 meses...

Niumar
24/07/2015, 11:44
Eu tenho situação parecida. Tenho um CJ-5 1971 e ainda nao encaminhei a papelada, mas já estou em fase final da reforma. Vou precisar saber como enfrentar essa dificuldade para emplacar...

sallespickup
25/07/2015, 18:55
aqui em sampa é facil, eu compro esse tipo de mercadoria e nunca tive problemas, junta nota do leilão (que tem de ter os dados certinhos) pois como é uma viatura que nunca foi emplacada ja viu, tem de ter o edital do leilão faz vistoria e ja era, ai é o normal taxas etc

JPLondero
02/08/2015, 14:24
Boa tarde sallespickup, mas não exigem que se faça o pré-cadastro no denatran? Aqui no sul este é o procedimento que demora...

sallespickup
07/08/2015, 12:50
o detran em especial da cidade de são paulo, entende que esses carros não tem e não terão pre cadastro e fazem por si so o Nascimento por assim dizer da viatura, não sei as viaturas que comprei não tive problemas...

Walter da Camper
07/08/2015, 17:49
Delegados de trânsito adoram dar sua própria interpretação às leis e às normas administrativas federais. É por isso que cada estado e até cada cidade tem suas próprias exigências, proibições e obstáculos.
Eu faria o seguinte:
1-pesquisar as leis e resoluções do Contran que regulam o assunto.
2-reunir a documentação necessária, conforme essas normas.
3-fazer requerimento por escrito ao Ciretran local para emplacamento da viatura.
4-se houver recusa ou imposição de exigências não previstas nas normas, ingressar com mandado de segurança contra a autoridade de trânsito local, com pedido de liminar para licenciamento imediato (ainda que provisório) para o fim de rodar com o veículo enquanto tramita o processo.

Eescobar
12/01/2017, 20:44
Boa noite, sallespickup , tenho um jeep comprado em leilao do exército e estou precisando emplacar, pode me indicar um despachante em São Paulo que tenha conhecimento neste tipo de emplacamento.
Muito Obrigado!!

sallespickup
15/01/2017, 00:29
manda pra mim que eu faço escobar, meu zap 11 96448 6454 ou email sallespickup@gmail.com

BAND.RE
27/01/2017, 00:27
Boa noite, sallespickup,vc sabe o tempo pra fazer esses documentos, eu tb estou com um caminhão ee-15 para emplacar....

sallespickup
30/01/2017, 20:06
Boa noite, sallespickup,vc sabe o tempo pra fazer esses documentos, eu tb estou com um caminhão ee-15 para emplacar....

mandei hoje um do colega a cima pra eles avaliarem, assim que tiver resposta aviso

Mauriciolindoia
30/01/2017, 20:36
Valeu Salles pela ajuda dada a galera! Parabéns pela iniciativa.

sallespickup
19/02/2017, 17:48
só pra não deixar o assunto morrer, ta demorado, estive na sexta no detran, e prometem uma resposta definitiva essa semana... vamos aguardar a OTORIDADE se manisfestar...

sallespickup
24/03/2017, 23:16
aqui ainda sem resposta definitiva infelismente....

TreiscBr
29/03/2017, 07:40
Bom dia! De interesse de todos. Tinha um policial na capital paulista, com quem faziamos laudo de recuperabilidade para veiculos de leilão, mas, o Denatran resolveu em final de 2015 que os engenheiros mecânicos não poderiam mais fazer tais documentos com ART e, que tal procedimento foi direcionado para os organismos acreditados do INMETRO, que são as inspeções veiculares. Assim, fica ai o alerta. No caso de veiculos artesanais não, pode ter um engenheiro mecânico quem emite um CSV - Certificado de Segurança Veicular, aonde conta que o dono do veiculo artesanal concorda com a fabricação dele, que atende ao CTB - Código de Trânsito Brasileiro e, respectivas ART´s de projeto e do CSV. Mas, sempre devem procurar o Ciretran na cidade que irá pegar uma autorização eletrônica, que é o documento liberado pelo Ciretran, para poder ir numa inspeção veicular, munidos de todos os documentos: notas fiscais das peças, desenho das peças parciais e do conjunto, até ensaio dinâmico da suspensão é necessário de acordo com a legislação do peso admissivel para o seu veiculo. O engenheiro deve ir no local acompanhar a fabricação e analisar como é feita a estrutura, para dar seu palpite e colaborar para que o veiculo atenda as normas da ABNT, tudo é feito nas claras, sem caminhos das pedras e, deve ter fotos do veiculos conforme procedimento do CTB. Bom, tá ai, se alguém sabe de alguma novidade, gostaria por que não tenho feito documentos para ninguém, desde que sai da inspeção veicular, por que os que me chegam são de veiculos malfeitos, descaracterizados e, partiu de gente sem noção da legislação, ai o cara quer dar nó em pingo de agua, não dá não, a gente não faz milagres por isto que tá dificil tirar documentos de veiculos, por que teve muita gente fazendo veiculos de fundo de quintal, sem condições de por nas ruas, coisas de gente que se acham os donos do mundo, só que de técnicas e legislação são leigos, podem ser bons mecânicos, sim, são, mas de teoria, legislação e normas zero.

Walter da Camper
29/03/2017, 09:50
Eng. Pastore, obrigado pelas informações.

Ao que pude entender, os procedimentos descritos referem-se à fabricação de veículo artesanal, o que não é o caso dos colegas acima, que pretendem documentar veículos que pertenceram às forças armadas.
Não se trata de veículos de fabricação artesanal, mas sim de projetos feitos e executados por grandes montadoras (caso das Toyota Bandeirante Xingú) ou por construtores especializados em viaturas militares (a saudosa Engesa). De uma forma ou de outra, são veículos cuja estrutura atende aos requisitos de segurança veicular vigentes ao tempo de sua fabricação.
Ocorre que nunca foram submetidos ao licenciamento por terem pertencido às frotas das forças armadas.
Por este motivo, entendemos que não deveria existir tanta dificuldade em fazer o primeiro emplacamento depois de sua "baixa" do serviço militar.

Quanto aos veículos de construção artesanal, a própria definição de artesanal parece incompatível com um procedimento tão burocratizado e oneroso. Ao deparar-se com uma muralha de exigências, aquele que pretende construir seu próprio veículo, principalmente para uso fora-de-estrada, acaba optando por partir de outro veículo já documentado e implementar sobre ele seu projeto, na forma de modificação/adaptação, aproveitando, no mais das vezes, apenas o chassi e os documentos, resultando em situações piores do que as que relatastes.

Em nosso país, o poder público parece aproveitar-se das normas técnicas (e mais recentemente as ambientais) como fonte extra de arrecadação fiscal, o que incentiva o abandono das vias formais em favor da clandestinidade. Essa parece ser uma realidade em diversos setores de atividade no nosso país, como é o caso da construção civil por exemplo.

Abraços e continue prestigiando o forum com seus conhecimentos, tão valiosos para nós entusiastas do 4x4.

Bom dia! De interesse de todos. Tinha um policial na capital paulista, com quem faziamos laudo de recuperabilidade para veiculos de leilão, mas, o Denatran resolveu em final de 2015 que os engenheiros mecânicos não poderiam mais fazer tais documentos com ART e, que tal procedimento foi direcionado para os organismos acreditados do INMETRO, que são as inspeções veiculares. Assim, fica ai o alerta. No caso de veiculos artesanais não, pode ter um engenheiro mecânico quem emite um CSV - Certificado de Segurança Veicular, aonde conta que o dono do veiculo artesanal concorda com a fabricação dele, que atende ao CTB - Código de Trânsito Brasileiro e, respectivas ART´s de projeto e do CSV. Mas, sempre devem procurar o Ciretran na cidade que irá pegar uma autorização eletrônica, que é o documento liberado pelo Ciretran, para poder ir numa inspeção veicular, munidos de todos os documentos: notas fiscais das peças, desenho das peças parciais e do conjunto, até ensaio dinâmico da suspensão é necessário de acordo com a legislação do peso admissivel para o seu veiculo. O engenheiro deve ir no local acompanhar a fabricação e analisar como é feita a estrutura, para dar seu palpite e colaborar para que o veiculo atenda as normas da ABNT, tudo é feito nas claras, sem caminhos das pedras e, deve ter fotos do veiculos conforme procedimento do CTB. Bom, tá ai, se alguém sabe de alguma novidade, gostaria por que não tenho feito documentos para ninguém, desde que sai da inspeção veicular, por que os que me chegam são de veiculos malfeitos, descaracterizados e, partiu de gente sem noção da legislação, ai o cara quer dar nó em pingo de agua, não dá não, a gente não faz milagres por isto que tá dificil tirar documentos de veiculos, por que teve muita gente fazendo veiculos de fundo de quintal, sem condições de por nas ruas, coisas de gente que se acham os donos do mundo, só que de técnicas e legislação são leigos, podem ser bons mecânicos, sim, são, mas de teoria, legislação e normas zero.

Jorge Engesa
16/12/2017, 13:26
aqui ainda sem resposta definitiva infelismente....
Salles.

Como está atualmente o emplacamento em São Paulo ?
Aqui no sul demora de dois a quatro ANOS.

sallespickup
24/12/2017, 10:46
Salles.

Como está atualmente o emplacamento em São Paulo ?
Aqui no sul demora de dois a quatro ANOS.

aqui ta feio, to com um caso protocolado a seis meses sem solução, essa semana mesmo deixei de comprar um 1418 por não estar fazendo, ja to estudando com um advogado amigo, pra ir a justiça, agora ainda estamos analizando, se pra uma liminar pro detran emplacar ou contra o exercito, por vender algo com documento que no flingir dos ovos não tem, pois nenhum detran ta fazendo

xibiu!!!
24/12/2017, 10:55
... ja to estudando com um advogado amigo, pra ir a justiça, agora ainda estamos analizando, se pra uma liminar pro detran emplacar ou contra o exercito, por vender algo com documento que no flingir dos ovos não tem...

Eu arrolaria os dois para que se expliquem.

Walter da Camper
24/12/2017, 19:14
E o que será que acontece com as dezenas de MB 1418 que foram vendidos em leilões de EB neste ano?
Algum estado deve estar emplacando.

Sergio c
25/12/2017, 07:01
Aqui na minha cidade teve casos de jeeps e caminhões que demoraram de 1 a 2 anos p conseguir registrar os veículos, mas não sei como está hj em dia.

Se procede não sei, mas ouvi de um funcionário de CRVA-CIRETRAN que logo esses casos de leilão das forças armadas, todos os casos vão ser encaminhados p Brasília, e o registro vai ser feito somente por lá, ou seja, se vendem, que resolvam o pepino. Até acho que esse modelo de registro, centralizado em um único local, seria bom. Claro que as vistorias dos veículos e juntada da documentação seria no domicílio do comprador.

lucciano amaral
26/12/2017, 08:43
aqui ta feio, to com um caso protocolado a seis meses sem solução, essa semana mesmo deixei de comprar um 1418 por não estar fazendo, ja to estudando com um advogado amigo, pra ir a justiça, agora ainda estamos analizando, se pra uma liminar pro detran emplacar ou contra o exercito, por vender algo com documento que no flingir dos ovos não tem, pois nenhum detran ta fazendo

Amigo ta sendo necessario faxer o cadastro ba BIN no DENATRAN em brasilia, mas dai nao sei como proceder tambem.

sallespickup
27/12/2017, 21:55
Amigo ta sendo necessario fazer o cadastro ba BIN no DENATRAN em brasilia, mas dai nao sei como proceder tambem.
na verdade o problema é que não existe o pre cadastro, dos carros, e nem brasilia sabe como fazer pois quem diz o que fabricou é a montadora, só que carro com mais de 10 anos não tem mais dados, antes com a boa vontade dos detrans dava-se um renavan estadual e o carro "nascia", porem hoje ninguem ta querendo fazer o milagre, resultado, ou um juiz manda o detran fazer, e com liminar o detram faz e pronto, pois ta com respaldo, ou se agente se juntar, digo todos que tem casos desse parados e entrar com uma ação em conjunto contra o exercito, pra indenizar ou resolver...

lucciano amaral
02/01/2018, 09:46
na verdade o problema é que não existe o pre cadastro, dos carros, e nem brasilia sabe como fazer pois quem diz o que fabricou é a montadora, só que carro com mais de 10 anos não tem mais dados, antes com a boa vontade dos detrans dava-se um renavan estadual e o carro "nascia", porem hoje ninguem ta querendo fazer o milagre, resultado, ou um juiz manda o detran fazer, e com liminar o detram faz e pronto, pois ta com respaldo, ou se agente se juntar, digo todos que tem casos desse parados e entrar com uma ação em conjunto contra o exercito, pra indenizar ou resolver...

Entnedi, é realmente acredito ser melhor hj o mandado de segurança,
se alguem ja tiver caso de registro via mandado de seguraça seria interessante passar o numero do grupo para o grupo ja ter um inicio de luz no fim do tunel.
abraços

sallespickup
18/01/2018, 21:02
Entnedi, é realmente acredito ser melhor hj o mandado de segurança,
se alguem ja tiver caso de registro via mandado de seguraça seria interessante passar o numero do grupo para o grupo ja ter um inicio de luz no fim do tunel.
abraços

por hora ta tudo parado...

Sergio c
18/01/2018, 23:05
Agora que esse assunto veio a baila novamente, esses dias fui visitar um amigo que havia comprado em um leilão do Exército uma Camper Envemo, que na verdade é uma D10 com tração 4x4 e, para surpresa, aqui na minha cidade, em três meses estava emplacada e com tudo em dia. Transcorreu muito rápido até.

lucciano amaral
22/01/2018, 15:03
Agora que esse assunto veio a baila novamente, esses dias fui visitar um amigo que havia comprado em um leilão do Exército uma Camper Envemo, que na verdade é uma D10 com tração 4x4 e, para surpresa, aqui na minha cidade, em três meses estava emplacada e com tudo em dia. Transcorreu muito rápido até.

qual sera o caminho desse emplacamento tao rapio?!!!!!

Sergio c
22/01/2018, 22:30
Vou ver com ele e te informo. Um abraço.
qual sera o caminho desse emplacamento tao rapio?!!!!!

lucciano amaral
23/01/2018, 07:50
Vou ver com ele e te informo. Um abraço.

ok, obrigado abraços

sallespickup
23/01/2018, 19:54
ja devia ter placa, ai é rapido

Sergio c
23/01/2018, 22:29
Não, a placa é aqui do estado, inicial "I", recente, sequência de letras igual aos veículos 0KM que emplacam, que agora está em IYJ0001. Amanhã vou falar com a pessoa que opera o NPD e o computadore do DETRAN aqui da minha cidade e posto aqui.
ja devia ter placa, ai é rapido

Sergio c
24/01/2018, 15:22
Vou resumir aqui o que a atendente do CRVA(centro de registro de veículos automotores) me passou, salientando que "a titular" dos processos documentais de veículos está de férias, e a que me repassou as informações entende menos do assunto, mas vamos lá:

Uma normativa interna dos DETRANS, seguindo orientação do DENATRAN, passou a responsabilidade dos pré cadastros aos novos proprietários(casos dos veículos do EB) sem placa, e aqui no RS seria o seguinte:
O proprietário vai até o CRVA com a documentação, inclusive se tiver o manual do proprietário, solicita o registro, faz uma vistoria completa do veículo e depois, as suas custas, via sedex, envia ao DENATRAN solicitando o pré-cadastro. Se o DENATRAN acha que está tudo certo, faz o pré-cadastro e envia de volta a documentação, aí é só voltar no CRVA p fazer o emplacamento em mome do comprador, gerando uma placa alfa numérica.
Segue uma foto do manual de orientação do DETRAN RS aos CRVAs.

Sergio c
24/01/2018, 15:31
O que pode ocorrer no pré-cadastro é que tenha alguma contradição nas informações ou falte alguma, aí sim, começa a demora e eles põe no fim da pilha e pode demorar anos.

Assim que a titular voltar ao trabalho, quero ir pessoalmente falar com ela p maiores esclarecimentos e posto aqui.

Infelizmente no Brasil tem trocentas mil normas e leis, uma verdadeira salada de frutas.

lucciano amaral
24/01/2018, 16:53
o que pode ocorrer no pré-cadastro é que tenha alguma contradição nas informações ou falte alguma, aí sim, começa a demora e eles põe no fim da pilha e pode demorar anos.

Assim que a titular voltar ao trabalho, quero ir pessoalmente falar com ela p maiores esclarecimentos e posto aqui.

Infelizmente no brasil tem trocentas mil normas e leis, uma verdadeira salada de frutas.

muito obrigado pelas informações, ja abre um bom caminho pra nos

Walter da Camper
24/01/2018, 17:09
No caso de demora, é possível ajuizar um mandado de segurança pedindo liminar para que o Juiz mande a autoridade de transito apresentar a conclusão da analise dos documentos "em prazo razoável" (30 dias) e, caso a autoridade conclua por negar o registro no Renavam, o pedido final da ação é a condenação da mesma autoridade a efetivar o registro.

É muito difícil um Juiz dar liminar para registrar o veículo, mas se o pedido liminar for para a autoridade concluir o processo administrativo, a chance de obter essa liminar é grande. Embora a decisão final demores meses, a liminar tem que ser apreciada e decidida em 48 horas.

O que pode ocorrer no pré-cadastro é que tenha alguma contradição nas informações ou falte alguma, aí sim, começa a demora e eles põe no fim da pilha e pode demorar anos.
.

sallespickup
25/01/2018, 18:58
acendeu uma bela luz nesse tunel Sergio C, ve se descobre endereço telefone e que parte do denatran é que faz isso em brasilia, pois como sempre disse o problema é fazer o pre cadastro, ai é como emplacar carro zero km é facinho, mais o pre cadastro isso é coisa bem diferente

Sergio c
26/01/2018, 09:04
Valeu Salles, semana que vem quero ir pessoalmente até o CRVA(Ciretran em alguns estados) e falar com a pessoa que há uns 15 anos lida com a papelada dos veículos e o computador do órgão, e ver o que posso "tirar" para esclarecer mais esse assunto. As informações que obtive foi por telefone e fornecidas por uma funcionária substituta.
acendeu uma bela luz nesse tunel Sergio C, ve se descobre endereço telefone e que parte do denatran é que faz isso em brasilia, pois como sempre disse o problema é fazer o pre cadastro, ai é como emplacar carro zero km é facinho, mais o pre cadastro isso é coisa bem diferente

sallespickup
26/01/2018, 19:55
no aguardo Sergio..
abs

Sergio c
06/02/2018, 16:23
Bom, como tinha prometido postar por aqui, hoje consegui falar pessoalmente com "a chefe" dos papéis do representante do DETRAN aqui na minha cidade.

Segundo ela me informou, a partir de janeiro/2018, a responsabilidade de fazer o pré cadastro é do proprietário, ocorrendo da seguinte maneira: O proprietário vai até uma CIRETRAN, faz a vistoria, sendo que o órgão microfilma os documentos e juntamente com a vistoria, passa para um pen drive, e o o proprietário envia p o DENATRAN fazer o pré cadastro, sendo que após feito, este é avisado e o proprietário vai até a CIRETRAN novamente, com a papelada original e faz o emplacamento quase na hora.

Sergio c
06/02/2018, 16:24
Segue foto das portarias repassadas por ela que regulamentam esse assunto(confesso que não as li ainda pelo Dr. Google) hehehe.

Sergio c
06/02/2018, 16:27
E agora segue foto com o endereço para o envio do pen drive a Brasília, com um telefone de contato.

Sergio c
06/02/2018, 16:32
E qualquer coisa tem os colegas do fórum que residem em Brasília, quando puderem, poderiam dar uma passada nesse órgão e falar com o pessoal, talvez elimine mais algumas dúvidas do pessoal, agora que tem o endereço exato.

Walter da Camper
06/02/2018, 23:40
Sergio, muito úteis suas informações.Essa sistemática vai funcionar melhor quando a ciência inventar um meio de comunicação que permita enviar arquivos de computador à distância (fotos, laudos e docs scaneados). Aí não vai mais precisar enviar o pendrive pelo correio.

Sergio c
08/02/2018, 08:29
É verdade Walter, mas tudo no Brasil tem que ter alguma dificuldade hehehe.
Sergio, muito úteis suas informações.Essa sistemática vai funcionar melhor quando a ciência inventar um meio de comunicação que permita enviar arquivos de computador à distância (fotos, laudos e docs scaneados). Aí não vai mais precisar enviar o pendrive pelo correio.

sallespickup
11/02/2018, 11:19
link da portaria que é do RS
http://www.detran.rs.gov.br/conteudo/48144/561

sallespickup
11/02/2018, 11:23
o que não fica claro é a tal taxa

BAND.RE
09/03/2020, 00:43
Eu tinha meu registro no fórum e depois de um longo período estou de volta, fico agradecido pelas informações...
Putz ....tô acabando a reforma do meu caminhão EE-15, quero ver se esse ano eu emplaco, depois vou reformar a EE-34 com calma...

TreiscBr
09/11/2020, 12:51
Muito bom. Agradeço a hospitalidade de cada um neste grupo, mas vamos aos fatos. As informações que forneço são para que possam saber a quantas anda o mercado brasileiro, claro que cada um faz de um modo, e existem estados que permitem alguma coisa, que outro estado não permite, mas, no frigir dos ovos nós que somos engenheiros temos que seguir os procedimentos das normalizações, regulamentações, e não podemos fazer meia boca, isto não nos é permitido, assim os engenheiros são vigiados não podem fazer nada fora do contexto, ou seja, o Brasil é altamente um país consumidor, assim a vertente de tudo isto é impedir que façam veículos artesanais. Deste modo as grandes empresas não querem deixar de vender seus produtos, e a legislação cai a favor deles, e é acirrada, tributa, cobra, exige de quem quer algum tipo de veículo e dificulta o caminho não das pedras, mas de espinhos. Nas inspeções veiculares que trabalhei lá não passava algo meia boca, era dado ao camarada 30 dias para regularizar, e muita gente chorava e sofriam muito, por que os que não tinham condições financeiras, acabavam perdendo seu serviço, no caso de caminhoneiro destes que fazem fretes de mudanças urbanas, andavam com caminhões todo estropiado, fora da legislação, é triste comentar este tipo de fato, mas nós seguíamos ordem do Inmetro, do Detran, não tínhamos como aprovar algum veículo e não aceitávamos propinas, poderia ser demitido já que a legislação brasileira é altamente exigente. Já de quem tinha condições ia em oficinas e refaziam o que tinham feito de errado, mas gastavam o dobro, o triplo por que eram leigos, com dinheiro, e assim a gente dava 30 dias, nas inspeções veiculares nada passa.

ben_john7
07/12/2020, 06:15
Muito bom. Agradeço a hospitalidade de cada um neste grupo, mas vamos aos fatos. As informações que forneço são para que possam saber a quantas anda o mercado brasileiro, claro que cada um faz de um modo, e existem estados que permitem alguma coisa, que outro estado não permite, mas, no frigir dos ovos nós que somos engenheiros temos que seguir os procedimentos das normalizações, regulamentações, e não podemos fazer meia boca, isto não nos é permitido, assim os engenheiros são vigiados não podem fazer nada fora do contexto, ou seja, o Brasil é altamente um país consumidor, assim a vertente de tudo isto é impedir que façam veículos artesanais. Deste modo as grandes empresas não querem deixar de vender seus produtos, e a legislação cai a favor deles, e é acirrada, tributa, cobra, exige de quem quer algum tipo de veículo e dificulta o caminho não das pedras, mas de espinhos. Nas inspeções veiculares que trabalhei lá não passava algo meia boca, era dado ao camarada 30 dias para regularizar, e muita gente chorava e sofriam muito, por que os que não tinham condições financeiras, acabavam perdendo seu serviço, no caso de caminhoneiro destes que fazem fretes de mudanças urbanas, andavam com caminhões todo estropiado, fora da legislação, é triste comentar este tipo de fato, mas nós seguíamos ordem do Inmetro, do Detran, não tínhamos como aprovar algum veículo e não aceitávamos propinas, poderia ser demitido já que a legislação brasileira é altamente exigente. Já de quem tinha condições ia em oficinas e refaziam o que tinham feito de errado, mas gastavam o dobro, o triplo por que eram leigos, com dinheiro, e assim a gente dava 30 dias, nas inspeções veiculares nada passa.
O que quis dizer com isso?

Melito
26/01/2021, 16:51
Eu tinha meu registro no fórum e depois de um longo período estou de volta, fico agradecido pelas informações...
Putz ....tô acabando a reforma do meu caminhão EE-15, quero ver se esse ano eu emplaco, depois vou reformar a EE-34 com calma...

Alguém teria uma atualização sobre este tramite de regularizar veículos comprados do Exercito?

Sergio c
27/01/2021, 09:19
Pelo que eu sei, tem que juntar toda a papelada, ir até o Detran, fazer a vistoria do veículo e conferência dos papéis, mandar tudo p DENATRAN em Brasilia p um pré cadastro na base de dados nacionais e se estiver tudo certo, volta p Detran e aí sim o veículo é registrado em seu nome, recebendo uma placa atual.
Alguém teria uma atualização sobre este tramite de regularizar veículos comprados do Exercito?