Ver Versão Completa : Kilometragem dos nossos Bugões!
Armindo Neto
20/07/2015, 23:10
BOA NOITE GALERA TROLLEIRA!!!
Rapazeada, minha intenção com esse tópico é que todos possam contribuir, falando qual Kilometragem de seu carro, qual ano de fabricação do mesmo, e se chegou até essa kilometragem sem problemas e qual o estado do motor.
Abração a todos e que o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó(O meu Deus) os abençoe!!
Armindo Neto
20/07/2015, 23:13
Opa, já vou deixar a minha própria contribuição...
O meu é um 2003/2004, com 128.500 kms rodados, sem problemas, e estado de zero km.
Abração a todos e que o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó(O meu Deus) os abençoe!!!
A.N
homerohermida
20/07/2015, 23:22
2008/2008 com 141.000 km. Do motor, só troquei a bomba d'água aos 128.000km.
Armindo Neto
20/07/2015, 23:32
Show!!
O seu está chipado, Homero?
homerohermida
21/07/2015, 00:34
Show!!
O seu está chipado, Homero?
Não. Nunca foi e nunca será!
Gustavo D
21/07/2015, 02:57
2006/2006 com 130 mil km. Do motor, o retentor da bomba d'água começou a dar vazamento aos 80 mil km. Bomba d'água perfeita. De preventiva, coloquei uma nova e guardei a antiga de reserva.
gustavo25
21/07/2015, 06:53
2011 - 47mil km
Fabio_Roberto
21/07/2015, 09:01
2005- 96000 km zero bala...
LucianoVeg
21/07/2015, 11:43
2007/2008 80k km, com corpinho de 15k km :)
2015 - 2.100km. Por enquanto, sem problemas...
Armindo Neto
21/07/2015, 12:10
2007/2008 80k km, com corpinho de 15k km :)
Hahahaha gostei!!
Armindo Neto
21/07/2015, 12:11
2005- 96000 km zero bala...
Tá uma criança ainda teu Troller... 2.8 com 96.000 kms... Zeradão!
Armindo Neto
21/07/2015, 12:12
Não. Nunca foi e nunca será!
Oxe, quanto ódio dos chips hahahahahahahahaha
Ricardo Filho
21/07/2015, 12:17
12/13 com 34K. Tudo ok.
welerson
21/07/2015, 12:22
2013/13 das ultimas unidades. Tá zero bala 13.000 km . este nunca acendeu luz de advertencia.
homerohermida
21/07/2015, 12:26
Oxe, quanto ódio dos chips hahahahahahahahaha
É puro medo... Original já não freia, imagine envenenado! Desculpas a parte mas não tenho nada contra.
Armindo Neto
21/07/2015, 12:37
É puro medo... Original já não freia, imagine envenenado! Desculpas a parte mas não tenho nada contra.
Hahahahaha Tô brincando!!!
Também não chiparia se eu tivesse um 3.0! Curto os motores originais, pois penso que são projetados para aquela determinada potência que vem de fábrica.
Abs
Armindo Neto
21/07/2015, 22:21
Alguém ja viu Troller com mais de 400.000 kms rodados sem abrir??
2015 - 4200km
Me preparando pra facada na revisão dos 5k.
Alguém ja viu Troller com mais de 400.000 kms rodados sem abrir??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas-post2134203.html#post2134203
Armindo, a km desse 3.0 hoje, deve estar a caminho de sair dos 6 dígitos. Nessa época que postei estava com mais de 600 mil km rodados em uso de roça, tendo sido abastecido algumas vezes com diesel S1800 e puxado muito reboque. De problemas no motor, nada. Na injeção, 1 bico travou aos 409 mil km (continuou funcionando com os outros 3 até ir pra retífica, e em 1 semana, estava de volta ao trabalho).
Meu 2007 está com ~250 mil km. Do motor, só troquei bomba d'água (ainda não coloquei a de metal). Na injeção, troquei 1 arruela de vedação do bico injetor (5 reais o jogo que paguei).
Armindo Neto
22/07/2015, 07:36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas-post2134203.html#post2134203
Armindo, a km desse 3.0 hoje, deve estar a caminho de sair dos 6 dígitos. Nessa época que postei estava com mais de 600 mil km rodados em uso de roça, tendo sido abastecido algumas vezes com diesel S1800 e puxado muito reboque. De problemas no motor, nada. Na injeção, 1 bico travou aos 409 mil km (continuou funcionando com os outros 3 até ir pra retífica, e em 1 semana, estava de volta ao trabalho).
Meu 2007 está com ~250 mil km. Do motor, só troquei bomba d'água (ainda não coloquei a de metal). Na injeção, troquei 1 arruela de vedação do bico injetor (5 reais o jogo que paguei).
Pra retifica que você diz, o bico?
Armindo Neto
22/07/2015, 07:37
Caraca, Jorgão, agora que vi lá no tópico... Caraca, que doideira...
É chipado???
Armindo Neto
22/07/2015, 07:42
E eu achando que esse motores a Diesel da nova geração duravam pouco, hein?!
Será que o Mwm Sprint também chega a isso??
Daniel Yoshida
22/07/2015, 08:17
Troller 11/12 com 47800km
Troquei a bomba d`água com 46000km, de prevenção troquei a válvula termostática tbm.
[]s
thunderstorm
22/07/2015, 10:10
O meu é 2009 e esta com 90.000. É o meu carro do dia a dia e ate agora não tive maiores problemas. Foram trocados somente os itens de "consumo" mesmo (trocas de óleo, filtros, pastilhas , rolamentos... ) Motor, caixa e diferenciais estão como vieram de fabrica.
Eduardo Schaefer
22/07/2015, 12:58
O meu 2005 comprei em fevereiro com 67000, hoje tem 76000, trocado uma cruzeta traseira, retentor traseiro do pinhão, no mais zerado
Th Cerga
22/07/2015, 14:23
O meu é ano 2000 (RF capota lona) e esta com apenas 138.473 km rodados, e algumas peças de trocadas, ha 3 meses os retentores dos eixos, e ha 1 ano cruzetas.
amonluna
22/07/2015, 20:02
O meu é 2003, tá com 152 mil, comprei a poucos meses e troquei o cambio e o evaporador do AC. Antes de mim sei q os donos anteriores trocaram várias peças do cambio. sei tamb q bomba dagua furou a carcaça com uns 145 mil.
VOVÔ DO TROLLER
22/07/2015, 22:41
O meu 2010, adquirido em 2010, está com 85.000 km (95% de uso em estradas). Tirando os problemas de todo Troller, quando zero, depois de "arrumado", nenhum problema até agora. Embreagem e amortecedores originais e em ótimo estado de uso. Troquei as pastilhas originais, preventivamente aos 75.000 km, mas ainda estavam boas e acredito que aguentassem ainda mais de 15.000 km. As revisões são feitas à cada 10.000 km,tudo sempre, usando peças originais. Abs.Válter
Pra retifica que você diz, o bico?
Armindo, ele fez o serviço de retirada dos bicos numa retífica. Não retificou o motor não. Só aproveitou e trocou a corrente de comando do motor preventivamente aos 409 mil km, mas ainda estava boa. Aproveitou também e trocou logo os 4 bicos injetores por novos, pois se um bico recebeu diesel ruim e travou, sem dúvida os outros também receberam e poderiam travar.
O MWM 2.8 dura tanto quanto o 3.0 com certeza! Só é essencial ficar ligado na regulagem das válvulas do motor (no 3.0 é automático). A única diferença prática entre eles a longo prazo é a bomba injetora. A mecânica dá mais manutenção, exigindo regulagens periódicas e normalmente você faz ela antes de acabar com o motor. O ideal é verificar de 50 em 50 mil km e tomar muito cuidado com o diesel, pois ele é fundamental para a lubrificação de toda a bomba injetora mecânica do 2.8.
As bombas injetoras mecânicas que realmente aguentam qualquer coisa são as "em linha" que são lubrificadas com óleo de motor, e não com diesel, e aí sim, pode botar até óleo de pastel. Essas bombas são usadas em aplicações pesadas normalmente. Nos motores common rail, as bombas de alta pressão (bomba injetora), ao colocar diesel ruim, ferra 1 ou 2 válvulas que são lubrificadas com diesel também. Mas, os danos na bomba são bem menores, principalmente no custo do reparo. Em contrapartida, os bicos do common rail, que obviamente também sentem o diesel ruim, são mais caros do que os bicos antigos.
Mas, pra você ter uma ideia, já vi MWM 2.8 com 950 mil km, sem abrir. Parou pra fazer a bomba injetora completa nessa km. E era veículo de frota!
Armindo Neto
23/07/2015, 18:20
Armindo, ele fez o serviço de retirada dos bicos numa retífica. Não retificou o motor não. Só aproveitou e trocou a corrente de comando do motor preventivamente aos 409 mil km, mas ainda estava boa. Aproveitou também e trocou logo os 4 bicos injetores por novos, pois se um bico recebeu diesel ruim e travou, sem dúvida os outros também receberam e poderiam travar.
O MWM 2.8 dura tanto quanto o 3.0 com certeza! Só é essencial ficar ligado na regulagem das válvulas do motor (no 3.0 é automático). A única diferença prática entre eles a longo prazo é a bomba injetora. A mecânica dá mais manutenção, exigindo regulagens periódicas e normalmente você faz ela antes de acabar com o motor. O ideal é verificar de 50 em 50 mil km e tomar muito cuidado com o diesel, pois ele é fundamental para a lubrificação de toda a bomba injetora mecânica do 2.8.
As bombas injetoras mecânicas que realmente aguentam qualquer coisa são as "em linha" que são lubrificadas com óleo de motor, e não com diesel, e aí sim, pode botar até óleo de pastel. Essas bombas são usadas em aplicações pesadas normalmente. Nos motores common rail, as bombas de alta pressão (bomba injetora), ao colocar diesel ruim, ferra 1 ou 2 válvulas que são lubrificadas com diesel também. Mas, os danos na bomba são bem menores, principalmente no custo do reparo. Em contrapartida, os bicos do common rail, que obviamente também sentem o diesel ruim, são mais caros do que os bicos antigos.
Mas, pra você ter uma ideia, já vi MWM 2.8 com 950 mil km, sem abrir. Parou pra fazer a bomba injetora completa nessa km. E era veículo de frota!
Agora, eu fiquei surpreso. Teve uma época que desanimei do Diesel, depois que começaram a falar que só duravam 300.000 kms.
Se isso fosse verdade, não compensaria mais comprar carro a Diesel, pois ao me ver essa era a grande vantagem do Diesel.
Eu lamento muito o fato de o ex dono do meu 2.8 ter aberto a BI, pois consequentemente isso acarreta uma redução mesmo que pequena da vida útil do motor, não?
Eu tinha muito medo de trocar o meu 2.8 num 3.0, até ler o seu relato, isso me faz repensar.
Agora, essa parada dos bicos... Se usar Diesel S10 não vai travar né?
E aquela história da colar os bicos? De dar pau na Bomba d'água? E da tampa da cx de distribuição?
Não acompanhei do desfecho dessa história...
Se puder me esclarecer quanto a isso, eu agradeço.
abs e fique com Deus!
antonio raicik
23/07/2015, 19:31
Olá, tenho um troller 2000 rf e minha caixa tremec deu defeito, você sabe onde encontro as flanges de adaptação para o motor apXcaixa e caixaXreduzida?
Spectreman
24/07/2015, 01:22
Ano 2013 - 42.000 km.
Líquido de arrefecimento baixando aos 17.000 km. Problema resolvido na autorizada.
No mais, sem problemas.
alexvale2001
24/07/2015, 10:47
2004 - 2.8 com 230k e subiiindo rsrsrsrsr:euforico:
Zerado. Nunca mexi no motor. Se não me engano quando comprei já estava com mais meia volta na bomba.
inté...
Th Cerga
24/07/2015, 14:39
Olá, tenho um troller 2000 rf e minha caixa tremec deu defeito, você sabe onde encontro as flanges de adaptação para o motor apXcaixa e caixaXreduzida?
Antonio, da um busca !!
Tem mais de 30 tópicos sobre o Tremec.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/119454-meu-troller-nao-engata-mais-ajuda-por-favor.html?highlight=tremec
http://www.4x4brasil.com.br/forum/compram-se-pecas-e-acessorios/125943-compro-cambio-troller-gasolina-tremec.html?highlight=tremec
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/146144-cambio-eaton-troller-rf-99-a.html?highlight=tremec
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/105839-oleo-caixa-de-cambio-tremec.html?highlight=tremec
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/90032-cambio-troller.html?highlight=tremec
Obs. Joga no google Brasil kit de upgrade Tremec T5, tem um cara no RJ que traz dos EUA...tem de varios preços...dependendo da quantidade de peças a serem substituidas
Abraço e boa sorte...
O meu 3.2 2013 estah com 42.000km. Os problemas foram aqueles surgidos antes do recall, motor entrando em de seguranca.
Hoje abri um topico falando de um ronco estranho no motor, parecido com arrastar de mesa, quando mesmo eh acelerado.
Gostaria de algumas opinioes.
Agora, eu fiquei surpreso. Teve uma época que desanimei do Diesel, depois que começaram a falar que só duravam 300.000 kms.
Se isso fosse verdade, não compensaria mais comprar carro a Diesel, pois ao me ver essa era a grande vantagem do Diesel.
Eu lamento muito o fato de o ex dono do meu 2.8 ter aberto a BI, pois consequentemente isso acarreta uma redução mesmo que pequena da vida útil do motor, não?
Eu tinha muito medo de trocar o meu 2.8 num 3.0, até ler o seu relato, isso me faz repensar.
Agora, essa parada dos bicos... Se usar Diesel S10 não vai travar né?
E aquela história da colar os bicos? De dar pau na Bomba d'água? E da tampa da cx de distribuição?
Não acompanhei do desfecho dessa história...
Se puder me esclarecer quanto a isso, eu agradeço.
abs e fique com Deus!
Armindo, o 3.0 pode rodar com diesel S1800, S500, S50 ou S10. Tanto faz. Mesma coisa pro 2.8. Tem gente que diz que o S10 e S50 causam problema de lubrificacao no 2.8. Se isso é verdade, ele causa problema (em grau menor) no 3.0, devido a 2 valvulas da bomba de alta que necessitam da lubrificacao do diesel. Se é verdade, nao sei. Eu acredito que nao.
Os problemas do 3.0 se resumem a 2: Bomba d'água e bicos que colam no cabecote.
A tampa da caixa de distribuicao foi adicionado um dreno a partir de 2008, pra evitar acumulo de agua ali. Porém, isso nao resolveu problema nenhum, pois continuaram aparecendo casos isolados, na mesma proporcao, mesmo com o dreno. Isso só demonstrou que o problema nao é acumulo de agua no local! O que acarreta essa corrosao é a lavagem do motor com desengraxante, o que infelizmente, acontecia até mesmo nas concessionárias troller, na lavagem após revisao. Provavelmente em algumas lavagens, o desengraxante adentrava o vao que permite a entrada de fluidos, iniciava uma corrosao na tampa, do lado interno, e em medio a longo prazo, o estrago aparecia para o dono. Mas, ainda assim, frente ao numero de motores produzidos, foram pouquissimos casos. O que tambem deve ser feito sempre que se lava o motor, é usar o veículo para esquentar o motor e evaporar qualquer agua empoçada e jamais usar produtos agressivos na lavagem. No maximo um sabao neutro mesmo. Isso nao é um problema do motor, e sim manutençao incorreta.
Os bicos, apos o ano de 2008, passaram a receber graxa na montagem. Isso minimizou o grude no cabecote. Em 2010, fizeram mais um upgrade, adicionando guarda-pos aos bicos, evitando acumulo de sujeira na tumba. A retirada desses bicos, no inicio era muito dolorosa. Hoje, já fizeram ferramentas especiais para extracao dos bicos desse motor e com o uso de graxa na montagem, tudo ficou mais facil. Porem, mesmo os antigos, sem graxa, com o uso da ferramenta e um mecanico experiente, nao causam mais nenhum temor. E para os mais exigentes, nao faz diferenca, pois seguindo a orientacao da MWM, uma vez removidos os bicos, eles devem ser trocados por novos, jamais reutilizados (o que nao acontece na maioria das vezes - todo mundo reutiliza quando o bico está bom)
A Bomba d'água de alguns veículos tem baixa durabilidade mesmo. No caso do 3.0, a bomba d'água original tem um rotor de plástico que quebra com o tempo. Usando agua desmineralizada e aditivo na proporcao correta, ela dura facilmente mais de 100 mil km, porém é fato que um dia irá quebrar. No 2.8, a bomba d'água pode durar facilmente uns 300 mil km tendo o aditivo em dia. Mas, se ela vier a quebrar, voce certamente ira perder seu motor caso nao perceba imediatamente e chame um guincho para rebocar o veículo. Isso nao costuma ser preocupacao para os donos de 3.0, pois o NGD 3.0 mesmo com o rotor da bomba d'água quebrado (sem circular água no motor) ele consegue rodar a 90 km/h em temperatura ambiente amena. Você pode rodar assim indefinidamente e quando exigir do motor, ele irá cortar giro e limitar o seu funcionamento até que a temperatura do motor volte a esfriar. Inclusive alguns mecanicos apanhavam antigamente pra identificar o problema, uma vez que nao é gravado nenhum erro na central quando isso acontece. Em geral, 99% das vezes que um 3.0 entrar em modo de seguranca, se ele nao for chipado, ou é filtro de combustivel saturado ou é bomba d'agua quebrada. Esse motor nao dá outro problema, senao esse da bomba d'água. No mercado paralelo, há algum tempo já existe a bomba d'água toda em ferro para o NGD 3.0 e algumas pessoas estao usando. Muitos nao usam por receio de nao ser uma peca original, porem, como esse motor roda ate sem bomba d'agua, eu nao vejo problema.
Trocar o 2.8 para o 3.0 é um bom negócio, desde que isso não te custe muito investimento, pois o 2.8 já é uma mecânica boa, simples e que vai durar décadas. No 3.0 você vai ver menos oficina, pois nao precisa regular bomba injetora, nao precisa regular valvula do motor, nao precisa regular tensionamento da correia de servico, nao precisa sangrar bico na troca do filtro (no 3.0 voce sangra no proprio filtro, nas mangueiras, o ar é removido automaticamente do resto) e de quebra vai ganhar muitos cavalos e torque a mais. É um motor simples de funcionamento, e simples de fazer manutencao e extremamente confiável (qualquer problema, ele vai entrar em modo de seguranca, evitar prejuizo e te levar pra casa ao mesmo tempo): modéstia a parte, eu resumi tudo nesse post, nao precisa saber nada além do que escrevi aqui.
Com relacao a abrir a bomba do 2.8, com certeza gera influencias sobre a vida util da bomba e do motor. Mas, originalmente, os motores saem meio capados de fabrica pra atender as exigenciais ambientais. O 2.8 provavelmente deveria chegar perto dos 130-140 cvs liquidos originalmente se o "meio ambiente" nao fosse uma preocupacao. Mesma coisa pro 3.0, que com certeza originalmente deveria ter uns 220 cvs sem prejuizo de durabilidade do motor, apenas pro meio ambiente. Sendo assim, uma pequena abertura na bomba, ou uma pequena reprogramacao no 3.0, talvez nao gere mesmo nenhum prejuizo significativo de durabilidade (embora com certeza gere prejuizos ao meio ambiente).
thunderstorm
25/07/2015, 10:51
Armindo, o 3.0 pode rodar com diesel S1800, S500, S50 ou S10. Tanto faz. Mesma coisa pro 2.8. Tem gente que diz que o S10 e S50 causam problema de lubrificacao no 2.8. Se isso é verdade, ele causa problema (em grau menor) no 3.0, devido a 2 valvulas da bomba de alta que necessitam da lubrificacao do diesel. Se é verdade, nao sei. Eu acredito que nao.
Os problemas do 3.0 se resumem a 2: Bomba d'água e bicos que colam no cabecote.
A tampa da caixa de distribuicao foi adicionado um dreno a partir de 2008, pra evitar acumulo de agua ali. Porém, isso nao resolveu problema nenhum, pois continuaram aparecendo casos isolados, na mesma proporcao, mesmo com o dreno. Isso só demonstrou que o problema nao é acumulo de agua no local! O que acarreta essa corrosao é a lavagem do motor com desengraxante, o que infelizmente, acontecia até mesmo nas concessionárias troller, na lavagem após revisao. Provavelmente em algumas lavagens, o desengraxante adentrava o vao que permite a entrada de fluidos, iniciava uma corrosao na tampa, do lado interno, e em medio a longo prazo, o estrago aparecia para o dono. Mas, ainda assim, frente ao numero de motores produzidos, foram pouquissimos casos. O que tambem deve ser feito sempre que se lava o motor, é usar o veículo para esquentar o motor e evaporar qualquer agua empoçada e jamais usar produtos agressivos na lavagem. No maximo um sabao neutro mesmo. Isso nao é um problema do motor, e sim manutençao incorreta.
Os bicos, apos o ano de 2008, passaram a receber graxa na montagem. Isso minimizou o grude no cabecote. Em 2010, fizeram mais um upgrade, adicionando guarda-pos aos bicos, evitando acumulo de sujeira na tumba. A retirada desses bicos, no inicio era muito dolorosa. Hoje, já fizeram ferramentas especiais para extracao dos bicos desse motor e com o uso de graxa na montagem, tudo ficou mais facil. Porem, mesmo os antigos, sem graxa, com o uso da ferramenta e um mecanico experiente, nao causam mais nenhum temor. E para os mais exigentes, nao faz diferenca, pois seguindo a orientacao da MWM, uma vez removidos os bicos, eles devem ser trocados por novos, jamais reutilizados (o que nao acontece na maioria das vezes - todo mundo reutiliza quando o bico está bom)
A Bomba d'água de alguns veículos tem baixa durabilidade mesmo. No caso do 3.0, a bomba d'água original tem um rotor de plástico que quebra com o tempo. Usando agua desmineralizada e aditivo na proporcao correta, ela dura facilmente mais de 100 mil km, porém é fato que um dia irá quebrar. No 2.8, a bomba d'água pode durar facilmente uns 300 mil km tendo o aditivo em dia. Mas, se ela vier a quebrar, voce certamente ira perder seu motor caso nao perceba imediatamente e chame um guincho para rebocar o veículo. Isso nao costuma ser preocupacao para os donos de 3.0, pois o NGD 3.0 mesmo com o rotor da bomba d'água quebrado (sem circular água no motor) ele consegue rodar a 90 km/h em temperatura ambiente amena. Você pode rodar assim indefinidamente e quando exigir do motor, ele irá cortar giro e limitar o seu funcionamento até que a temperatura do motor volte a esfriar. Inclusive alguns mecanicos apanhavam antigamente pra identificar o problema, uma vez que nao é gravado nenhum erro na central quando isso acontece. Em geral, 99% das vezes que um 3.0 entrar em modo de seguranca, se ele nao for chipado, ou é filtro de combustivel saturado ou é bomba d'agua quebrada. Esse motor nao dá outro problema, senao esse da bomba d'água. No mercado paralelo, há algum tempo já existe a bomba d'água toda em ferro para o NGD 3.0 e algumas pessoas estao usando. Muitos nao usam por receio de nao ser uma peca original, porem, como esse motor roda ate sem bomba d'agua, eu nao vejo problema.
Trocar o 2.8 para o 3.0 é um bom negócio, desde que isso não te custe muito investimento, pois o 2.8 já é uma mecânica boa, simples e que vai durar décadas. No 3.0 você vai ver menos oficina, pois nao precisa regular bomba injetora, nao precisa regular valvula do motor, nao precisa regular tensionamento da correia de servico, nao precisa sangrar bico na troca do filtro (no 3.0 voce sangra no proprio filtro, nas mangueiras, o ar é removido automaticamente do resto) e de quebra vai ganhar muitos cavalos e torque a mais. É um motor simples de funcionamento, e simples de fazer manutencao e extremamente confiável (qualquer problema, ele vai entrar em modo de seguranca, evitar prejuizo e te levar pra casa ao mesmo tempo): modéstia a parte, eu resumi tudo nesse post, nao precisa saber nada além do que escrevi aqui.
Com relacao a abrir a bomba do 2.8, com certeza gera influencias sobre a vida util da bomba e do motor. Mas, originalmente, os motores saem meio capados de fabrica pra atender as exigenciais ambientais. O 2.8 provavelmente deveria chegar perto dos 130-140 cvs liquidos originalmente se o "meio ambiente" nao fosse uma preocupacao. Mesma coisa pro 3.0, que com certeza originalmente deveria ter uns 220 cvs sem prejuizo de durabilidade do motor, apenas pro meio ambiente. Sendo assim, uma pequena abertura na bomba, ou uma pequena reprogramacao no 3.0, talvez nao gere mesmo nenhum prejuizo significativo de durabilidade (embora com certeza gere prejuizos ao meio ambiente).
Jorgao parabéns pelo post!! Muito esclarecedor :D Agora, realmente não sabia que o 3.0 era tão durável e de manutenção simples como o 2.8. Acho ele um baita motor em termos de potencia e torque, mas em durabilidade ficava com um pé atras... Mas agora vejo que o bicho é bom mesmo! Até porque já estou com o meu bugão a quase 3 anos e nada de "mexer" no motor.
VOVÔ DO TROLLER
25/07/2015, 12:29
Armindo, o 3.0 pode rodar com diesel S1800, S500, S50 ou S10. Tanto faz. Mesma coisa pro 2.8. Tem gente que diz que o S10 e S50 causam problema de lubrificacao no 2.8. Se isso é verdade, ele causa problema (em grau menor) no 3.0, devido a 2 valvulas da bomba de alta que necessitam da lubrificacao do diesel. Se é verdade, nao sei. Eu acredito que nao.
Os problemas do 3.0 se resumem a 2: Bomba d'água e bicos que colam no cabecote.
A tampa da caixa de distribuicao foi adicionado um dreno a partir de 2008, pra evitar acumulo de agua ali. Porém, isso nao resolveu problema nenhum, pois continuaram aparecendo casos isolados, na mesma proporcao, mesmo com o dreno. Isso só demonstrou que o problema nao é acumulo de agua no local! O que acarreta essa corrosao é a lavagem do motor com desengraxante, o que infelizmente, acontecia até mesmo nas concessionárias troller, na lavagem após revisao. Provavelmente em algumas lavagens, o desengraxante adentrava o vao que permite a entrada de fluidos, iniciava uma corrosao na tampa, do lado interno, e em medio a longo prazo, o estrago aparecia para o dono. Mas, ainda assim, frente ao numero de motores produzidos, foram pouquissimos casos. O que tambem deve ser feito sempre que se lava o motor, é usar o veículo para esquentar o motor e evaporar qualquer agua empoçada e jamais usar produtos agressivos na lavagem. No maximo um sabao neutro mesmo. Isso nao é um problema do motor, e sim manutençao incorreta.
Os bicos, apos o ano de 2008, passaram a receber graxa na montagem. Isso minimizou o grude no cabecote. Em 2010, fizeram mais um upgrade, adicionando guarda-pos aos bicos, evitando acumulo de sujeira na tumba. A retirada desses bicos, no inicio era muito dolorosa. Hoje, já fizeram ferramentas especiais para extracao dos bicos desse motor e com o uso de graxa na montagem, tudo ficou mais facil. Porem, mesmo os antigos, sem graxa, com o uso da ferramenta e um mecanico experiente, nao causam mais nenhum temor. E para os mais exigentes, nao faz diferenca, pois seguindo a orientacao da MWM, uma vez removidos os bicos, eles devem ser trocados por novos, jamais reutilizados (o que nao acontece na maioria das vezes - todo mundo reutiliza quando o bico está bom)
A Bomba d'água de alguns veículos tem baixa durabilidade mesmo. No caso do 3.0, a bomba d'água original tem um rotor de plástico que quebra com o tempo. Usando agua desmineralizada e aditivo na proporcao correta, ela dura facilmente mais de 100 mil km, porém é fato que um dia irá quebrar. No 2.8, a bomba d'água pode durar facilmente uns 300 mil km tendo o aditivo em dia. Mas, se ela vier a quebrar, voce certamente ira perder seu motor caso nao perceba imediatamente e chame um guincho para rebocar o veículo. Isso nao costuma ser preocupacao para os donos de 3.0, pois o NGD 3.0 mesmo com o rotor da bomba d'água quebrado (sem circular água no motor) ele consegue rodar a 90 km/h em temperatura ambiente amena. Você pode rodar assim indefinidamente e quando exigir do motor, ele irá cortar giro e limitar o seu funcionamento até que a temperatura do motor volte a esfriar. Inclusive alguns mecanicos apanhavam antigamente pra identificar o problema, uma vez que nao é gravado nenhum erro na central quando isso acontece. Em geral, 99% das vezes que um 3.0 entrar em modo de seguranca, se ele nao for chipado, ou é filtro de combustivel saturado ou é bomba d'agua quebrada. Esse motor nao dá outro problema, senao esse da bomba d'água. No mercado paralelo, há algum tempo já existe a bomba d'água toda em ferro para o NGD 3.0 e algumas pessoas estao usando. Muitos nao usam por receio de nao ser uma peca original, porem, como esse motor roda ate sem bomba d'agua, eu nao vejo problema.
Trocar o 2.8 para o 3.0 é um bom negócio, desde que isso não te custe muito investimento, pois o 2.8 já é uma mecânica boa, simples e que vai durar décadas. No 3.0 você vai ver menos oficina, pois nao precisa regular bomba injetora, nao precisa regular valvula do motor, nao precisa regular tensionamento da correia de servico, nao precisa sangrar bico na troca do filtro (no 3.0 voce sangra no proprio filtro, nas mangueiras, o ar é removido automaticamente do resto) e de quebra vai ganhar muitos cavalos e torque a mais. É um motor simples de funcionamento, e simples de fazer manutencao e extremamente confiável (qualquer problema, ele vai entrar em modo de seguranca, evitar prejuizo e te levar pra casa ao mesmo tempo): modéstia a parte, eu resumi tudo nesse post, nao precisa saber nada além do que escrevi aqui.
Com relacao a abrir a bomba do 2.8, com certeza gera influencias sobre a vida util da bomba e do motor. Mas, originalmente, os motores saem meio capados de fabrica pra atender as exigenciais ambientais. O 2.8 provavelmente deveria chegar perto dos 130-140 cvs liquidos originalmente se o "meio ambiente" nao fosse uma preocupacao. Mesma coisa pro 3.0, que com certeza originalmente deveria ter uns 220 cvs sem prejuizo de durabilidade do motor, apenas pro meio ambiente. Sendo assim, uma pequena abertura na bomba, ou uma pequena reprogramacao no 3.0, talvez nao gere mesmo nenhum prejuizo significativo de durabilidade (embora com certeza gere prejuizos ao meio ambiente).
Valeu Jorgao. Ótimas informações.Abs
Armindo Neto
01/08/2015, 14:38
Obrigado pela ajuda, Jorgão!!
Abs e que Deus lhe abençoe.
Bom dia Moçada!
O meu ta chegando aos 120mil km, 12/13. 3.2 tgv.
Ultimo recall com +/- 50 mil de la pra cá só sucesso.
homerohermida
02/08/2015, 16:59
Bom dia Moçada!
O meu ta chegando aos 120mil km, 12/13. 3.2 tgv.
Ultimo recall com +/- 50 mil de la pra cá só sucesso.
120.000km no TGV é uma excelente marca!
O meu 2010 esta com 180000 novo, parece zerado. Nao faz barulho, macio, nao desvia na estrada. Agora, faço manutençao preventiva. Troquei a bomba dagua aos 170000 sem que apresenrasse defeito. Aos 180000 troquei a embreagem. O resto apenas substituiçoes de disco, pastilha e mais nada.
Fabio_Roberto
03/08/2015, 10:17
O meu 2010 esta com 180000 novo, parece zerado. Nao faz barulho, macio, nao desvia na estrada. Agora, faço manutençao preventiva. Troquei a bomba dagua aos 170000 sem que apresenrasse defeito. Aos 180000 troquei a embreagem. O resto apenas substituiçoes de disco, pastilha e mais nada.
Jaime, apenas curiosidade... qual o tamanho dos pneus que vc usa?
GuilhermeACC
03/08/2015, 22:58
Comprei uma 2009 com 50.500km final do ano passado, andei pouco (está com 58.300km agora), estava meio receoso com o estado dela pois a última revisão havia sido com 20.000km quando o dono anterior ainda morava em Fortaleza. Aqui no MS não tem concessionária e não sei até que ponto foram feitas as manutenções periódicas. Levei recentemente pra uma revisão e felizmente nenhuma surpresa, só os itens já esperados. Agora estou mais tranquilo, já sei que dá pra levar a patroa pra viajar por aí sem grandes dores de cabeça.
Optei pela Troller depois de andar na do meu padrasto (2009 também), ele já rodou bem mais com a dele (está com pouco mais de 100.000km agora) e até agora não teve grandes dores de cabeça. Os problemas que ele encontrou até agora foram combustível ruim (estava com borra no tanque e entupiu um filtro), um pequeno vazamento num dos bicos injetores, uma falha na embreagem viscosa da ventoinha e quebra do rotor de plástico da bomba d'água.
Uso o 2.65x70 15. O original eh 2.60x75 15. A diferencça eh pequena
andres-tavares
07/08/2015, 10:51
Eu acabei de rodar 6300 km com o meu (SP-RJ-ES-BA-MG-SP). O bixinho ja ta com humildes 115k, 2008 unico dono e taca-lhe pau!
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