Ver Versão Completa : Dúvidas técnicas sobre Land Rover Discovery 2
evandro_fm
20/07/2015, 16:47
Land Rover Discovery 2
Pessoal, vamos tentar em um novo tópico reanimar o pessoal e esclarecer algumas duvidas e dificuldades encontradas nos últimos 2 anos referente as Discos...
Contamos com a colaboração dos "discóbulos" do grupo...
*óleo no reservatório de agua - verifique o trocador de calor, (oil cooler) ou radiador de óleo, fica abaixo do coletor da turbina em um compartimento dentro do motor, é uma peça de alumínio que fica submersa a agua do sistema de arrefecimento e por dentro dela circula óleo para que seja resfriado, ele oxida pela ação da agua e fura permitindo o óleo se misturar com a agua...
*mangueira de agua furada ou estourada - em casos de vazamento de oleo do oil cooler, o sistema de arrefecimento precisa ser limpo o mais breve possível, pois o óleo contamina a borracha causando o desprendimento das emendas... costuma ocorrer na top hose, que é a mangueira superior de agua, e mais facil ainda em mangueiras de baixa qualidade (baratas)
*vazamento de gases pelo coletor de escape - problema cronico pelo mal dimensionamento do coletor, o coletor empena, levando alguns prisioneiros junto com ele... retire o coletor, aplaine e troque as juntas
*aquecimento - verifique o conjunto de arrefecimento, bomba d agua, válvula termostática e radiador de água, se ainda usa o conjunto todo original, corra... não espere mais para trocar o conjunto... lembrando, o desempenho do conjunto não se mede por km rodados e sim por tempo de vida... pois mesmo com o carro parado na garagem o conjunto ainda estará submerso... se for agua a situação ainda piora... não caia no golpe de comprar um radiador feito sob medida pela bagatela de 2 mil reais.... por esse preço mesmo importando você renova o conjunto todo...
*suspensão a ar - recomendo sempre ter bolsas de ar de reserva caso não queira ter algum $u$to na hora de pagar a conta... mas a suspensão não são somente as bolsas... no conjunto principal temos, o compressor de ar, os sensores de peso e as bolsas de ar... o elemento mais vulnerável são as bolsas q na maioria das vezes fura... caso queira remover e colocar molas, busque pelas molas da defender, você também vai precisar dos assentos das molas e das bases superiores...
*3 amigos (malditos) - luzes no painel, TC - ABS - Descent Hill - possui dois pontos críticos, solenoide do módulo ABS - (Suttle Valve) e sensores do abs das rodas, a solenoide custa US$60 e cada sensor do abs algo em torno de US$10, na maioria das vezes o problema esta na Suttle Valve que fica abaixo do modulo ABS próximo ao reservatório de óleo do ACE. a troca pode ser feita sem a retirada do modulo todo... não é um processo complicado
*ACE - Active Cornering Enhancement - (controle de estabilidade) - Sistema complexo que visa segurança e conforto, principais partes - Bomba hidráulica (LUK), 2x atuadores, buchas da barra estabilizadora e dos atuadores, válvula de bloqueio, filtro de óleo, tubos e conexões de óleo pressurizado. sobre o ACE daria aqui um tópico gigante... depois relato em partes...
*catalisador do escapamento - remova... caso seja "puritano" existem kits universais de catalisadores, substitua... a sujeira nos gases entope o catalisador... deve ser trocado de tempos em tempos...
*EGR - se possível anule... pela frente do motor você pode ver um cano vindo do coletor do escapamento e entrando pelo coletor de admissão, EGR serve para o reaproveitamento dos gases de escape... ou seja... joga o ar já queimado novamente para dentro do motor...
*Intercooler - se nunca o fez... limpe... retire a grade, as buzinas, os suportes de fixação do intercooler e do radiador de ar condicionado, retire as mangueiras do intercooler, puxe o intercooler para cima, sem mesmo remover o radiador de agua, limpe internamente com gasolina ou diesel, externamente com produto de limpeza e um jato de agua e feito...
*turbina - cuide do seu filtro de ar... já descuidei do meu e travei minha turbina... foi substituído o miolo todo dela... não adianta correr na Garrett q vai ouvir o que não quer...
*cruzeta do cardã dianteiro - sintoma, barulho de rolamento seco embaixo do carro, grilado... são 3, se possível substitua por cruzetas com graxeira, são as mesmas da defender, disco1, disco2 e f-1000, se ainda não trocou troque... me custaram R$35 cada uma... e se o cardã arrebenta o estrago é enorme...
*polia do damper - harmonic balancer - pulley damper - polia do virabrequim - sintoma, barulho de ferro batendo sem nenhuma sincronia, na parte da frente do motor, difícil identificar de onde vem o barulho, pois se propaga por toda frente do carro, a borracha se rompe e o metal fica batendo... única solução, importar uma nova... algo em torno de 85 libras... e pesa uns 15kilos... mas ainda importar é a solução mais barata...
*conjunto de freios - pastilhas e discos, fremax, fabricação nacional e barato...
*filtros - filtros básicos para a versão Td5 - filtro de combustível, filtro de óleo rotativo, filtro de óleo do motor e filtro de ar. Não possui filtro de ar-condicionado, somente uma espuma q vai fixada junto a grelha logo no final do capô.
titanium
20/07/2015, 16:53
Land Rover Discovery 2
Pessoal, vamos tentar em um novo tópico reanimar o pessoal e esclarecer algumas duvidas e dificuldades encontradas nos últimos 2 anos referente as Discos...
Contamos com a colaboração dos "discóbulos" do grupo...
*óleo no reservatório de agua - verifique o trocador de calor, (oil cooler) ou radiador de óleo, fica abaixo do coletor da turbina em um compartimento dentro do motor, é uma peça de alumínio que fica submersa a agua do sistema de arrefecimento e por dentro dela circula óleo para que seja resfriado, ele oxida pela ação da agua e fura permitindo o óleo se misturar com a agua...
*mangueira de agua furada ou estourada - em casos de vazamento de oleo do oil cooler, o sistema de arrefecimento precisa ser limpo o mais breve possível, pois o óleo contamina a borracha causando o desprendimento das emendas... costuma ocorrer na top hose, que é a mangueira superior de agua, e mais facil ainda em mangueiras de baixa qualidade (baratas)
*vazamento de gases pelo coletor de escape - problema cronico pelo mal dimensionamento do coletor, o coletor empena, levando alguns prisioneiros junto com ele... retire o coletor, aplaine e troque as juntas
*aquecimento - verifique o conjunto de arrefecimento, bomba d agua, válvula termostática e radiador de água, se ainda usa o conjunto todo original, corra... não espere mais para trocar o conjunto... lembrando, o desempenho do conjunto não se mede por km rodados e sim por tempo de vida... pois mesmo com o carro parado na garagem o conjunto ainda estará submerso... se for agua a situação ainda piora... não caia no golpe de comprar um radiador feito sob medida pela bagatela de 2 mil reais.... por esse preço mesmo importando você renova o conjunto todo...
*suspensão a ar - recomendo sempre ter bolsas de ar de reserva caso não queira ter algum $u$to na hora de pagar a conta... mas a suspensão não são somente as bolsas... no conjunto principal temos, o compressor de ar, os sensores de peso e as bolsas de ar... o elemento mais vulnerável são as bolsas q na maioria das vezes fura... caso queira remover e colocar molas, busque pelas molas da defender, você também vai precisar dos assentos das molas e das bases superiores...
*3 amigos (malditos) - luzes no painel, TC - ABS - Descent Hill - possui dois pontos críticos, solenoide do módulo ABS - (Suttle Valve) e sensores do abs das rodas, a solenoide custa US$60 e cada sensor do abs algo em torno de US$10, na maioria das vezes o problema esta na Suttle Valve que fica abaixo do modulo ABS próximo ao reservatório de óleo do ACE. a troca pode ser feita sem a retirada do modulo todo... não é um processo complicado
*ACE - Active Cornering Enhancement - (controle de estabilidade) - Sistema complexo que visa segurança e conforto, principais partes - Bomba hidráulica (LUK), 2x atuadores, buchas da barra estabilizadora e dos atuadores, válvula de bloqueio, filtro de óleo, tubos e conexões de óleo pressurizado. sobre o ACE daria aqui um tópico gigante... depois relato em partes...
*catalisador do escapamento - remova... caso seja "puritano" existem kits universais de catalisadores, substitua... a sujeira nos gases entope o catalisador... deve ser trocado de tempos em tempos...
*EGR - se possível anule... pela frente do motor você pode ver um cano vindo do coletor do escapamento e entrando pelo coletor de admissão, EGR serve para o reaproveitamento dos gases de escape... ou seja... joga o ar já queimado novamente para dentro do motor...
*Intercooler - se nunca o fez... limpe... retire a grade, as buzinas, os suportes de fixação do intercooler e do radiador de ar condicionado, retire as mangueiras do intercooler, puxe o intercooler para cima, sem mesmo remover o radiador de agua, limpe internamente com gasolina ou diesel, externamente com produto de limpeza e um jato de agua e feito...
*turbina - cuide do seu filtro de ar... já descuidei do meu e travei minha turbina... foi substituído o miolo todo dela... não adianta correr na Garrett q vai ouvir o que não quer...
*cruzeta do cardã dianteiro - sintoma, barulho de rolamento seco embaixo do carro, grilado... são 3, se possível substitua por cruzetas com graxeira, são as mesmas da defender, disco1, disco2 e f-1000, se ainda não trocou troque... me custaram R$35 cada uma... e se o cardã arrebenta o estrago é enorme...
*polia do damper - harmonic balancer - pulley damper - polia do virabrequim - sintoma, barulho de ferro batendo sem nenhuma sincronia, na parte da frente do motor, difícil identificar de onde vem o barulho, pois se propaga por toda frente do carro, a borracha se rompe e o metal fica batendo... única solução, importar uma nova... algo em torno de 85 libras... e pesa uns 15kilos... mas ainda importar é a solução mais barata...
*conjunto de freios - pastilhas e discos, fremax, fabricação nacional e barato...
*filtros - filtros básicos para a versão Td5 - filtro de combustível, filtro de óleo rotativo, filtro de óleo do motor e filtro de ar. Não possui filtro de ar-condicionado, somente uma espuma q vai fixada junto a grelha logo no final do capô.
Evandro,
Quebra esses assuntos POR TÓPICO!!!!! Senão vai ficar um tópico monstro igual ao "Discovery 1, Discovery 2" e ninguém acha nada naquilo!
kkkkkkkkkkkkkk
Mas é isso aí!
Ótima ideia!
Simbora catalogar o knowhow da turma por aqui!
Abraços
evandro_fm
20/07/2015, 16:53
ai, ja aumentou vc respondendo com citação.... kkkk
pessoal estou precisando de bronzina de biela medida 0,25 para o motor td5 e não acho alguem pode me ajudar
titanium
21/07/2015, 23:29
Criszw,
transcrevendo a mesma resposta que dei a sua pergunta no outro tópico (na sessão frota).
Você está procurando mas não vai encontrar 0,25.
O que vai encontrar é no máximo medida 0,10.
Estou fazendo o motor da minha com 185 mil km e o virabrequim é standard! Não precisou mudar a medida dele (e nem se deve).
Sugiro que leve numa outra retífica para verificar se ele saiu da medida padrão de fábrica pois é bem possível que ainda esteja STD.
Encontrará peças no site
http://www.turnerengineering.co.uk/acatalog/TD5.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.turnerengineering.co.uk %2Facatalog%2FTD5.html)
E na DLS-UK.co.uk
Na DLS mande um e-mail para o Paul e peça cotação dos itens que procuras.
Alguns links que irão te ajudar a entender mais sobre o motor:
1 - Repositório com inúmeros manuais técnicos e de usuário da Discovery 2.
https://drive.google.com/drive/u/0/f...WlsYlRLWVlxa0E (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fdrive.google.com%2Fdrive%2 Fu%2F0%2Ffolders%2F0ByowCQJyC-KzfktmcXNBMmFFRXBnSnVzZFB6VVkwXzRiMU1ST1VEVnpMTWls YlRLWVlxa0E)
2 - Manual de Oficina da Defender com motor TD5, que é o manual de oficina que explica a retificar completamente o motor TD5 (tanto das Discoverys 2 quanto das Defenders).
https://drive.google.com/open?id=0By...DIwN1V3d0NXejg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fdrive.google.com%2Fopen%3F id%3D0ByowCQJyC-KzaDIwN1V3d0NXejg)
3 - Link para o tópico da minha Discovery 2, que no momento estou fazendo a retífica completa do motor.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...mbinho-17.html (Land Rover Discovery II - TD5 Automática - Chumbinho) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/147905-land-rover-discovery-ii-td5-automatica-chumbinho-17.html)
O que houve realmente com sua Disco?
evandro_fm
22/07/2015, 11:12
... continuando...
* bomba de combustível - acesso fácil por baixo do carpet do porta malas, abre a tampa, vai ver 4 canos com cores diferentes, não inverta a posição... remova a bomba e coloque uma nova, caso apresente falha, originais são da VDO... existem outras marcas... não recondicione, não vale a pena... us$100 uma nova da all makes - miami british
* imobilizador - alarme - caso não tenha anotado em seu cartão de segurança, trate de procurar o EKA CODE de sua disco, esse código é importante caso você tenha uma falha no alarme ou controle do alarme e precise desativar o alarme de forma manual... no manual do proprietário diz todo o procedimento para um desarme manual, mas você precisa do eka code para que possa efetuar o procedimento, o eka é vinculado ao numero do chassis do veiculo, existe um site inglês q "vende" o código.. já imobilizei a minha e precisei fazer o procedimento.
*vazamento de água no radiador de diesel - abra o bendito, retire os o-rings, vá ate uma loja de borracha e compre novos...
*rodas - furação 5x120 - disponível originalmente em 16´´ e 18´´ , possível usar da range rover p38, Discovery 3 , D4, BMW e Amarok com abertura de 2mm no center bore.
titanium
22/07/2015, 11:23
... continuando...
*vazamento de água no radiador de diesel - abra o bendito, retire os o-rings, vá ate uma loja de borracha e compre novos...
NÃO seria "Vazamento de Óleo para dentro no sistema de arrefecimento do motor (água) em função de furo no radiador de óleo ou o'ring estragado"???
Se esse for o problema que você mencionou, realmente o o'ring basta comprar em loja especializada.
Recomendo utilizar o'ring da PARKER, pois são resistentes a óleo/água e o material é de primeiríssima qualidade.
É recomendado trocar também a junta e as arruelas de cobre do parafuso que prende o radiador às mangueiras de óleo.
evandro_fm
22/07/2015, 12:13
não, radiador de diesel eh aquele q fica externo ao motor, próximo ao reservatório de agua... quando vaza pinga bem em cima do coxim do motor...
evandro_fm
22/07/2015, 12:26
Bem lembrado...
*radiadores
Radiador de diesel - (fuel cooler) seguindo a linha de combustível, próximo a válvula de pressão de combustível
Radiador de óleo do motor - (oil cooler) compartimento anexo ao motor abaixo do coletor de escapamento
Radiador da EGR - euro3 - fica a frente do motor refrigera os gases que voltam do escapamento para o intake
Radiador de agua - é o maior deles fica a frente a hélice do motor
Radiador de ar - (intercooler) - fica a frente do radiador de agua
Radiador de óleo da caixa de cambio - fica abaixo do intercooler
Radiador do ar condicionado - fica a frente do intercooler
para modelos euro3 com cambio automatico
evandro_fm
22/07/2015, 16:10
*filtros
Filtro do compressor de ar - por dentro da lanterna traseira do lado do motorista
Filtro do ACE - embaixo da valve block, por fora do carro embaixo do banco do passageiro
Filtro de diesel - por dentro da caixa de roda traseira lado direito
Filtro de óleo do motor - abaixo da turbina
Filtro de óleo rotativo (rotor) - compartimento entre a turbina e o coletor de escape
Filtro de óleo da caixa de cambio - dentro da caixa de transmissão
Filtro de ar - a frente do carro do lado do motorista
Filtro de cabine - é uma espuma que vai na grelha, peça que fica entre o capo e o parabrisa
Filtro da Bomba de combustível - uma pequena tela que fica na bomba de diesel
*perinha do regulador de pressão - uma pequena tela de metal que fica na entrada do regulador de pressão
posso ter esquecido de algum...
complementem...
Boa tarde, estou negociando a compra de uma Disco 2 2003, quanto vale um carro desses em boas condições.
titanium
30/07/2015, 07:10
Boa tarde, estou negociando a compra de uma Disco 2 2003, quanto vale um carro desses em boas condições.
Cleo,
De 38 a 60 mil reais você encontra Discovery 2.
Existem modelos 5 ocupantes, sem controle de inclinação lateral (estabilidade) e (ACHO) que também sem teto solar.
Essas são mais simples e mais baratas.
Existem modelos 7 ocupantes, com controle de inclinação lateral e com 2 tetos solares. Um luxo!
Naturalmente um pouco mais caras...
Existem alguns modelos que saíram com bloqueio na caixa de transferência.
A discovery 2 é concorrente direta da Toyota Land Cruiser PRADO, que também é um carro maravilhoso! Com exceção do motor que é o 1kzt-e.
Esse motor Toyota costuma dar problema nas Hiluxs SW4.
E apesar de ser Toyoteiro de coração, eu não pegaria uma Prado justamente por conta do Motor e de a Discovery ter mais opcionais de fábrica, como controle de tração, controle de descida.
A Discovery 2 saiu com duas motorizações: uma V8 e uma Diesel.
O motor diesel é o TD5, projeto Land Rover muito bem feito.
Motor robusto e muito durável SE A TROCA de óleo e filtro for feita da forma adequada.
- Se usar diesel comum e rodar na cidade (dia-a-dia), de 5 em 5 mil km.
- Se usar diesel S10 e rodar apenas em passeios (mais em estradas), de 20 em 20 mil km segundo o manual (mas como o diesel no Brasil não é lá essas "Brastemps", acho confiável trocar de 10 em 10 mil).
Se o regime de troca do dono anterior foi esse descrito acima, o motor tende a estar em ordem.
O problema das discoverys não são as discoverys... são os donos que elas tiveram...
São carros fantásticos, mas que exigem cuidados.
Ex: o sistema de controle de inclinação lateral (ACE) tem um filtro que praticamente nunca ninguém mandou trocar ele.
Ex 2: o filtro rotativo em certas localidades não se encontra facilmente. Aí simplesmente o proprietário não sabe que precisa trocar ou não troca por que não achou......
Ex 3: esse carro é MUITO sensível a diesel ruim... e tem gente que só abastece com diesel tranqueira.
Pequenos detalhes vão deteriorando qualquer carro... mas a Discovery 2 foi feita para rodar o mais dentro dos parâmetros originais possível.
Aí vem a pergunta: Então vale a pena comprar uma Disco 2???
Sim, vale!
Mas a sugestão é aquela: pegue a melhor possível, por mais que o preço esteja "elevado". Pois manutenção adequada é o diferencial do carro.
BTMHO!
É apenas o que constatei depois de meses pesquisando...
Aqui um link para o REPOSITÓRIO de Manuais Técnicos (de Oficina) e de Usuário.
Tem manuais do veículo, manuais do sistema de SOM, esquema elétrico, etc.
OBS: só lembrando que o Manual de Oficina da Discovery 2 com motor TD5, o que trata ESPECIFICAMENTE DO MOTOR TD5, está no workshop manual da Defender TD5.
Abraços!
titanium
30/07/2015, 09:21
Link para o repositório de manuais Land Rover Discovery
https://drive.google.com/folderview?id=0ByowCQJyC-KzfktmcXNBMmFFRXBnSnVzZFB6VVkwXzRiMU1ST1VEVnpMTWls YlRLWVlxa0E&usp=sharing
Valeu Titanium. Vou pesquisar mais sobre o veículo em vista. Tendo mais informações sobre a versão do mesmo volto a perturbar.
Mano wel
03/02/2016, 12:36
Pessoal, sou novo por aqui, adquiri um discovery 2, já com expectativa de problema na caixa de transferência, só não esperava ser tão rápido. No sábado fiz uma viagem de São José dos Campos SP para o Rio, e voltei tranquilo.
No último domingo andei cerca de 200 km, 3 horas de viagem, na volta a luz de temperatura do óleo da caixa acendeu, parei o carro, aguardei esfriar andei o restante, 30 km. Agora o carro patina muito e a luz acende logo no inicio. Confesso que estou bem aborrecido, muito aborrecido comigo mesmo. Perdi o carro ou tem esperança?
É possível retificar com qualidade e passar a ter confiança no carro?
Ola amigos da Discovery2, inicialmente quero agradecer a ajuda que recebo deste site maravilhoso.
Estou quase virando mecanico particular da minha nave! Obrigado
titanium
04/02/2016, 20:21
Pessoal, sou novo por aqui, adquiri um discovery 2, já com expectativa de problema na caixa de transferência, só não esperava ser tão rápido. No sábado fiz uma viagem de São José dos Campos SP para o Rio, e voltei tranquilo.
No último domingo andei cerca de 200 km, 3 horas de viagem, na volta a luz de temperatura do óleo da caixa acendeu, parei o carro, aguardei esfriar andei o restante, 30 km. Agora o carro patina muito e a luz acende logo no inicio. Confesso que estou bem aborrecido, muito aborrecido comigo mesmo. Perdi o carro ou tem esperança?
É possível retificar com qualidade e passar a ter confiança no carro?
"Mano wel", seja bem vindo ao fórum!
Não se desespere!!!
Essa caixa a que você se refere Não é a caixa de Transferência.... mas sim o câmbio automático...
Estou fazendo essa pequena observação por que caixa de transferência significa a caixa que vai acoplada na saída do câmbio que faz o 4x4 funcionar. É nessa caixa de transferência que os cardãns estão ligados.
Bom, mas vamos ao câmbio.
O câmbio da D2 automática é um câmbio alemão, da ZF.
O código dele é o ZF4HP22. Nas versões americanas (que foram para os EUA) saíram câmbios zf4hp24, mas não precisa se preocupar com isso... o seu com quase absoluta certeza é o zh4hp22.
Bom, esse tal 4hp22 é praticamente o mesmo câmbio do opala.
Explico: um dos câmbios utilizados em opala automático foi o 4hp22... só não é exatamente igual por que tem algumas diferenças externas entre o câmbio aplicado na LR e o mesmo câmbio aplicado no Opala. Mas os componentes internos são QUASE todos os mesmos....
O kit de reparo é o mesmo!! Os discos, a bomba, as juntas, etc são todas as mesmas...
O que provavelmente irá mudar são as solenóides e os itens externos, como já ffalei.
Esse câmbio também saiu nas Range Rovers código p38... também saiu em BMW e em diversos outros carros
Veja tabela completa aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission
E clicando nesses dois links você tem acesso ao manual técnico / manual de oficina completo do câmbio zf4hp22:
https://drive.google.com/open?id=0B6UJQEcVdwwhZmlzZ2g3bFcxMVE
https://www.automaticchoice.com/Catalogue/zf4hp22.pdf
Nesse outro link você tem acesso a um manual de como revisar o Corpo de Valvulas do câmbio.
https://fullmachines.com/c/jjunior/land-rover-discovery-2/revisao-corpo-de-valvulas
E como esse assunto foi discutido em um tópico próprio, você pode postar mais detalhes da sua empreitada de recuperação do câmbio aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/126949-disco-ii-td5-cambio-automatico-zf4hp22.html
Por fim, devo dizer que vale a pena você procurar um bom profissional para fazer esse serviço.
Bom não significa CARO.
O câmbio não é bicho de sete cabeças... e é o mesmo de discoverys 2 com motor v8 automática. então se você encontrar uma v8 batida com baixa KM, talvez compense pegar o câmbio e instalar na sua.
LEMBRE-SE que esse câmbio merece um óleo sintetico DENTRO da especificação, ou seja, DEXRON III ou superior.
Se botar óleo mineral, terá que trocar a cada 40 mil km.
Se colocar sintético, a cada 80 mi km.
Como o procedimento de troca de óleo é trabalhoso, recomendo o sintetico.
Ola amigos da Discovery2, inicialmente quero agradecer a ajuda que recebo deste site maravilhoso.
Estou quase virando mecanico particular da minha nave! Obrigado
ALIBI, a ideia é essa!
Uns ajudam os outros!
E quanto mais informações publicamos aqui sobre nossas viaturas, mais fácil e barato fica de mantê-las em ordem.
Por isso peço que tudo que for fazendo na discovery, compartilha aqui com fotos e informações! Isso ajuda MUITO!
Abraços a todos!
Mano wel
05/02/2016, 08:25
Titanium, obrigado pela ajuda e pelos esclarecimentos.
Abraços
Mano wel
05/02/2016, 16:23
Pessoal,
estou a caça de um cambio, se alguém souber de um. Farei também orçamentos para retificação por aqui e vi alguns anúncios de retificado. Mas no momento....seguro morreu de velho.
abraços
CHCastro
16/04/2016, 20:45
Ótimo tópico Evandro.
Tenho uma discovery2 2003/4 e estou fazendo as revisões para poder fazer viagens longas. Evandro tem me ajudado no WhatsApp.
Cleo o caro é muito bom, mas é preciso acertar o descuido dos donos anteriores. Boa sorte na compra.
Acompanhando e aprendendo
...vai que um dia minha D1 evolua pra D2 ...
oficinassp
19/12/2016, 13:08
Sobre diferencial traseiro, tem alguma tópico a respeito também?
Acompanhando e aprendendo
...vai que um dia minha D1 evolua pra D2 ...
D1 para D2 é INVOLUÇAO....
joaopereira1000
12/01/2017, 11:28
Quanto mais leio esse fórum, mais fico apaixonado pela "paixão" e pela ajuda desses landeiros.
:safari-rig:
"Mano wel", seja bem vindo ao fórum!
Não se desespere!!!
Essa caixa a que você se refere Não é a caixa de Transferência.... mas sim o câmbio automático...
Estou fazendo essa pequena observação por que caixa de transferência significa a caixa que vai acoplada na saída do câmbio que faz o 4x4 funcionar. É nessa caixa de transferência que os cardãns estão ligados.
Bom, mas vamos ao câmbio.
O câmbio da D2 automática é um câmbio alemão, da ZF.
O código dele é o ZF4HP22. Nas versões americanas (que foram para os EUA) saíram câmbios zf4hp24, mas não precisa se preocupar com isso... o seu com quase absoluta certeza é o zh4hp22.
Bom, esse tal 4hp22 é praticamente o mesmo câmbio do opala.
Explico: um dos câmbios utilizados em opala automático foi o 4hp22... só não é exatamente igual por que tem algumas diferenças externas entre o câmbio aplicado na LR e o mesmo câmbio aplicado no Opala. Mas os componentes internos são QUASE todos os mesmos....
O kit de reparo é o mesmo!! Os discos, a bomba, as juntas, etc são todas as mesmas...
O que provavelmente irá mudar são as solenóides e os itens externos, como já ffalei.
Esse câmbio também saiu nas Range Rovers código p38... também saiu em BMW e em diversos outros carros
Veja tabela completa aqui: ZF 4HP22 transmission - Wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission)
E clicando nesses dois links você tem acesso ao manual técnico / manual de oficina completo do câmbio zf4hp22:
ZF_4_HP-22_Repair_Manual.zip - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=0B6UJQEcVdwwhZmlzZ2g3bFcxMVE)
https://www.automaticchoice.com/Catalogue/zf4hp22.pdf
Nesse outro link você tem acesso a um manual de como revisar o Corpo de Valvulas do câmbio.
https://fullmachines.com/c/jjunior/land-rover-discovery-2/revisao-corpo-de-valvulas
E como esse assunto foi discutido em um tópico próprio, você pode postar mais detalhes da sua empreitada de recuperação do câmbio aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/126949-disco-ii-td5-cambio-automatico-zf4hp22.html
Por fim, devo dizer que vale a pena você procurar um bom profissional para fazer esse serviço.
Bom não significa CARO.
O câmbio não é bicho de sete cabeças... e é o mesmo de discoverys 2 com motor v8 automática. então se você encontrar uma v8 batida com baixa KM, talvez compense pegar o câmbio e instalar na sua.
LEMBRE-SE que esse câmbio merece um óleo sintetico DENTRO da especificação, ou seja, DEXRON III ou superior.
Se botar óleo mineral, terá que trocar a cada 40 mil km.
Se colocar sintético, a cada 80 mi km.
Como o procedimento de troca de óleo é trabalhoso, recomendo o sintetico.
ALIBI, a ideia é essa!
Uns ajudam os outros!
E quanto mais informações publicamos aqui sobre nossas viaturas, mais fácil e barato fica de mantê-las em ordem.
Por isso peço que tudo que for fazendo na discovery, compartilha aqui com fotos e informações! Isso ajuda MUITO!
Abraços a todos!
gilsantos89
02/09/2017, 17:44
Boa tarde pessoal,
estou pensando em comprar uma Disco 2 2004 Diesel. Quais cuidados devo ter ao comprar? Alguém indica um bom local para uma revisão em Brasília.Está com 280.000 km, estando em boas condições ainda é um bom carro para viagens e trilhas leves? Se ainda tiver vaga no grupo do whats e puderem me incluir: 61 98186-4689
Discovery_Clube_BR
21/03/2018, 08:47
ótimo post... vale a leitura pessoal...
titanium
23/03/2018, 07:24
Boa tarde pessoal,
estou pensando em comprar uma Disco 2 2004 Diesel. Quais cuidados devo ter ao comprar? Alguém indica um bom local para uma revisão em Brasília.Está com 280.000 km, estando em boas condições ainda é um bom carro para viagens e trilhas leves? Se ainda tiver vaga no grupo do whats e puderem me incluir: 61 98186-4689
Nessa KM é bom verificar se o motor não está vazando compressão dos Anéis para o carter.
Como se vê isso?
Simples... com o carro frio, de preferência a primeira partida do dia, verifique se pega com facilidade. Esse motor é bateu, virou, pegou... tudo de primeira.
Feito isso, abra o capô e tire a tampa por onde se insere óleo no motor (com o motor ligado) e veja se o volume de fumaça que sai de lá é muito grande (a ponto de empurrar a tampa de óleo e ela sair do buraco e cair).
Se estiver nesse ponto, é por que o motor está com camisas e/ou anéis gastos. Mais provável que sejam camisas gastas, pois elas foram feitas de material mais macio mesmo.
Se esse ponto estiver OK, uma dor de cabeça já foi.
Verifique se o câmbio demora a passar marchas ou se ele passa marchas com trancos fortes.
Se sim, possivelmente está com nível de óleo baixo e/ou problemas nas solenoides entupidas (meio que tradicional nesse câmbio).
Normalmente uma troca de óleo e limpeza do corpo de válvulas resolve. Serviço que você consegue fazer, caso tenha habilidades com mecânica e coragem e tempo para encarar o serviço, que é demorado.
Verifique que tipo de manutenção o dono dava.
O checklist de manutenções da D2 indica que com 150 mil milhas (salvo engano é essa km) o reservatório de óleo do ACE e DH deve ser substituído. E entendo que é o momento para revisar as mangueiras que saem desse reservatório.
Veja se foi realizado esse procedimento.
Fluído de freio precisa ser totalmente substituído também a cada 60 mil km, se não me engano. Mas caça o checklist de manutenção que postei esses dias que lá explica direitinho.
Em resumo é verificar se o carro está alinhado.
Se não tiver alinhado, verifique se o problema são terminais de direção ou se são cubos de roda indo para o espaço.
Cubo de roda tem muita gente não troca. Ok ok, eles duram uma vida! Então capaz de estarem ok ainda.
No mais é verificar se o proprietário substituiu os pivôs e se o desempenho do carro está Ok, ou seja, numa subida, se pisar ela tem que subir bem.
Se não estiver com desempenho bom, pode ser que seja sensores. MAS são sensores específicos da LR e é fundamental pegar outros de boa qualidade (VDO) para garantir um correto funcionamento.
Verifique se ele já trocou o Crankshaft Posicion Sensor (Sensor de Posição do Virabrequim), pois ele é o único sensor que faz esse carro literalmente parar.
Se não tiver trocado, é bom providenciar um imediatamente. No UK tem de várias qualidades.
Muitas peças já estão disponíveis no Pecas e Acessorios para Veiculos Land Rover GETSETPARTS - Pecas Land Rover (http://www.getsetparts.com.br/) (aqui no Brasil)
Em Brasília você pode levar no Patrick, no SOF Sul. Não lembro o endereço.
ronaldo gabina
10/04/2018, 10:10
Bom dia, pessoal!
Também estou de olho numa D2,câmbio manual. Tem 250mil rodados...Dá pra pegar, mesmo com essa km toda?
Abraços a todos, especialmente ao papa Titanium!
Discovery_Clube_BR
10/04/2018, 10:52
deve ser a do cotrin..
esta no rj ou sp?
Bom dia, pessoal!
Também estou de olho numa D2,câmbio manual. Tem 250mil rodados...Dá pra pegar, mesmo com essa km toda?
Abraços a todos, especialmente ao papa Titanium!
titanium
10/04/2018, 18:28
Bom dia, pessoal!
Também estou de olho numa D2,câmbio manual. Tem 250mil rodados...Dá pra pegar, mesmo com essa km toda?
Abraços a todos, especialmente ao papa Titanium!
Se essa KM foi rodada por proprietários que trocaram óleo na periodicidade certa (a cada 5 mil km para uso diário com trânsito ou a cada 10 mil km se usar diesel S10 com uso rodoviário sem trânsito), sem problema algum!
É carro para mais de 500 mil km sem grandes novidades... apenas uma troca de corrente e eventual regulagem de balancins...
PS: nada de Papa! Papa, só o Francisco! Gente finíssima esse, por sinal!
Abraços
claudiobrutus
02/05/2018, 18:14
Pessoal tenho uma Discovery 2 e dou a partida ele gira o motor não liga e começou a piscar o alerta. Oque será?
claudiobrutus
02/05/2018, 18:16
Pessoal tenho uma Discovery 2 e dou a partida ele gira o motor não liga e começou a piscar o alerta. Oque será?
Aí desliguei a bateria e liguei parou de piscar, aí vou dar a partida não liga e começou de novo piscar o alerta, não sei oque faço.
Discovery_Clube_BR
02/05/2018, 19:49
cara, esta imobilizado...
Pessoal tenho uma Discovery 2 e dou a partida ele gira o motor não liga e começou a piscar o alerta. Oque será?
titanium
03/05/2018, 07:27
Aí desliguei a bateria e liguei parou de piscar, aí vou dar a partida não liga e começou de novo piscar o alerta, não sei oque faço.
Tenta busca no google por "discovery 2 immobilizer problem".
Veja esse tópico no fórum Immobiliser Problem Disco 2 TD5 Auto '02. - Discovery Forum - LR4x4 - The Land Rover Forum (https://forums.lr4x4.com/topic/97665-immobiliser-problem-disco-2-td5-auto-02/)
Muito provavelmente é problema de bateria com pouca carga.
troque a bateria do carro e do controle da chave (para desativar alarme).
Tente também desconectar os polos da bateria, e com eles DESCONECTADOS da bateria encostar uma ponta do cabo na outra (ponta do cabo positivo com ponta do cabo negativo), dizem que isso zera alguns erros na ECU... não sei se é verdade...
Abraço
JesusMenj
07/01/2020, 11:12
Cleo,
De 38 a 60 mil reais você encontra Discovery 2.
Existem modelos 5 ocupantes, sem controle de inclinação lateral (estabilidade) e (ACHO) que também sem teto solar.
Essas são mais simples e mais baratas.
Existem modelos 7 ocupantes, com controle de inclinação lateral e com 2 tetos solares. Um luxo!
Naturalmente um pouco mais caras...
Existem alguns modelos que saíram com bloqueio na caixa de transferência.
A discovery 2 é concorrente direta da Toyota Land Cruiser PRADO, que também é um carro maravilhoso! Com exceção do motor que é o 1kzt-e.
Esse motor Toyota costuma dar problema nas Hiluxs SW4.
E apesar de ser Toyoteiro de coração, eu não pegaria uma Prado justamente por conta do Motor e de a Discovery ter mais opcionais de fábrica, como controle de tração, controle de descida.
A Discovery 2 saiu com duas motorizações: uma V8 e uma Diesel.
O motor diesel é o TD5, projeto Land Rover muito bem feito.
Motor robusto e muito durável SE A TROCA de óleo e filtro for feita da forma adequada.
- Se usar diesel comum e rodar na cidade (dia-a-dia), de 5 em 5 mil km.
- Se usar diesel S10 e rodar apenas em passeios (mais em estradas), de 20 em 20 mil km segundo o manual (mas como o diesel no Brasil não é lá essas "Brastemps", acho confiável trocar de 10 em 10 mil).
Se o regime de troca do dono anterior foi esse descrito acima, o motor tende a estar em ordem.
O problema das discoverys não são as discoverys... são os donos que elas tiveram...
São carros fantásticos, mas que exigem cuidados.
Ex: o sistema de controle de inclinação lateral (ACE) tem um filtro que praticamente nunca ninguém mandou trocar ele.
Ex 2: o filtro rotativo em certas localidades não se encontra facilmente. Aí simplesmente o proprietário não sabe que precisa trocar ou não troca por que não achou......
Ex 3: esse carro é MUITO sensível a diesel ruim... e tem gente que só abastece com diesel tranqueira.
Pequenos detalhes vão deteriorando qualquer carro... mas a Discovery 2 foi feita para rodar o mais dentro dos parâmetros originais possível.
Aí vem a pergunta: Então vale a pena comprar uma Disco 2???
Sim, vale!
Mas a sugestão é aquela: pegue a melhor possível, por mais que o preço esteja "elevado". Pois manutenção adequada é o diferencial do carro.
BTMHO!
É apenas o que constatei depois de meses pesquisando...
Aqui um link para o REPOSITÓRIO de Manuais Técnicos (de Oficina) e de Usuário.
Tem manuais do veículo, manuais do sistema de SOM, esquema elétrico, etc.
OBS: só lembrando que o Manual de Oficina da Discovery 2 com motor TD5, o que trata ESPECIFICAMENTE DO MOTOR TD5, está no workshop manual da Defender TD5.
Abraços!
Amigos, estou olhando uma Discovery II, segundo o proprietário, modelo Storm, 2000, precisando trocar o rolamento do lado direito. Não conheço esse modelo, nem achei nada a respeito, mas vi que tem uma variedade grande de modelos dust storm, fire storm, etc, mas não encontrei nada sobre esse. Segundo ele, é o segundo dono e ela vem como molas originais, não tem bolsa de ar nem ACE. Eis minha dúvida: seria melhor uma com ACE ou sem, já que dá tanto problema? Essa viatura está no RJ, ele disse que usa diariamente. Alguem conhece?
titanium
13/01/2020, 18:17
Se quer conforto e simplicidade, vai nessa!
Sistema ACE na minha opinião era bom novo... hoje manter ele em ordem pode nao representar um bom custo x benefício... e não compromete segurança.
Eliuson Martins
29/05/2020, 00:07
Boa noite pessoal recém adicionado ao grupo e com vontade de adquirir uma D2 diesel, vi uma aqui 2000 e estou bastante interessado e aqui estou lendo e aprendendo. A minha intenção é utilizar para viagens longas com possíveis trilhas vc recomendam?
fabianozutin
22/12/2022, 18:56
Link para o repositório de manuais Land Rover Discovery
Update your browser to use Google Drive, Docs, Sheets, Sites, Slides, and Forms - Google Drive Help (https://drive.google.com/folderview?id=0ByowCQJyC-KzfktmcXNBMmFFRXBnSnVzZFB6VVkwXzRiMU1ST1VEVnpMTWls YlRLWVlxa0E&usp=sharing)
Titanium, pode me ajudar com uma questão ?
O câmbio da TD5 é igual ao da V8 ?
A minha é uma TD5 automática 2004 e o câmbio quebrou, encontrei um pra comprar de uma Discovery 2 V8, servirá na minha ?
Chiquinho Disco 2 300 TDI
09/11/2023, 12:07
Ops meu DDD é 11 e nao 19
Senhores, sou novo no grupo, acabo de me cadastrar, tenho uma Discovery 2 com motor 300 TDI e Câmbio Manual. Meu Atuador da Barra estabilizadora está vazando. Li as considerações no grupo e pergunto, alguém já tentou reparar o atuador como se faz com amortecedores normais à óleo?
bahteles
10/12/2023, 09:56
Senhores, sou novo no grupo, acabo de me cadastrar, tenho uma Discovery 2 com motor 300 TDI e Câmbio Manual. Meu Atuador da Barra estabilizadora está vazando. Li as considerações no grupo e pergunto, alguém já tentou reparar o atuador como se faz com amortecedores normais à óleo?
Acredito que deva ter reparo sim, leve para uma oficina especializada em hidraulica que eles devem resolver.
A minha infelizmente quebrou o atuador e uma usada estava na faixa de R$1.000 entao resolvi remover o sistema todo pois como rodou sem oleo por um tempo provavelmente teve danos na bomba hidraulica.
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