Ver Versão Completa : Diferença entre HPE e HPE/VGTi ...
Edimar_Oliveira
20/07/2015, 09:52
Prezados não entendo de mecânica, mas gosto de ler sobre o assunto que me interessa, para pelo menos compreender melhor as explicações de mecânicos.
Adquiri há poucos dias uma Pajero Sport 2010/2011 e sei que seu motor é um tanto melhorado em relação às Sport 2.5 diesel, 2009 e anteriores, salvo engano. Mas ainda não consegui encontrar explicações mais "palatáveis" sobre a diferença introduzida com o VGT-i no sistema propulsor das mais novas.
O que é o HPE e o VGT-i? Qual a diferença/aplicação entre ambos?
Abraços,
lfschmitz
20/07/2015, 10:31
HPE é a designação que a Mit usa nas versões topo de linha dos utilitários.
VGT significa variable geometry turbo. O turbo com esse recurso permite uso de turbinas um pouco maiores sem sacrificar o desempenho do motor em baixas rotações e permitindo maior potência máxima, associada na maioria dos casos à redução do turbo lag (atraso na resposta do motor pela inércia do turbo). Por isso o motor tem 150cv ante 141cv das versões anteriores, que usam turbina simples.
Edimar_Oliveira
20/07/2015, 14:34
Mas o HPE não é o nome de algum tipo de "módulo" que melhora o desempenho da viatura?
Na verdade, pelo menos no CRLV é 143 cv. Então os 7 cv são conseguidos "apenas" mediante o recurso de aumentar a turbina? É como se a turbina abrisse mais ou menos dependendo da rotação/exigência do motor?
Abraços,
lfschmitz
20/07/2015, 14:52
https://m.youtube.com/watch?v=KgVrpiFfp8U
Edimar_Oliveira
20/07/2015, 15:14
:concordo:
maikpenner
09/11/2015, 01:06
As VGTi a partir de 2009 também tem o mesmo problema de aquecimento do motor das HPE entre 2005 e 2008?
A partir da Sport já vinha com VGT/TGV, o que muda dos 141 pros 150 pode ser a regulagem da BI eletrônica. O aquecimento foi bem resolvido, pelo menos na minha experiência e de alguns colegas. Aqui onde trabalho tem uma GL 2009 com uns 380 mil e nunca aqueceu, e olha que é carro de repartição publica, que viaja direto com vários motoristas.
maikpenner
09/11/2015, 19:08
Netão, sabe me dizer a partir de que ano o problema de aquecimento foi resolvido?
Netão, sabe me dizer a partir de que ano o problema de aquecimento foi resolvido?
Ouve diversas mudanças no motor, eu presenciei dois aquecimentos, um quando meu tio comprou uma Outdoor zero, dai veio com Radiador furado, mas não chegou a aquecer, logo na saída ele viu a temperatura subir.
Outro numa Outdoor de um cliente, que na verdade era o sensor de temperatura com defeito.
Na Savana 2010 daqui de casa, ela roda com 141 cv's e está com 170 mil, sem aquecimentos e tudo perfeito.
Deve ter aquecimento sim, em caso de donos que não façam manutenção, dai queimam o veiculo.
Luiz Leme
11/11/2015, 23:40
Prezados não entendo de mecânica, mas gosto de ler sobre o assunto que me interessa, para pelo menos compreender melhor as explicações de mecânicos.
Adquiri há poucos dias uma Pajero Sport 2010/2011 e sei que seu motor é um tanto melhorado em relação às Sport 2.5 diesel, 2009 e anteriores, salvo engano. Mas ainda não consegui encontrar explicações mais "palatáveis" sobre a diferença introduzida com o VGT-i no sistema propulsor das mais novas.
O que é o HPE e o VGT-i? Qual a diferença/aplicação entre ambos?
Abraços,
Amigos, é isto e mais um pouco.
A Mitsubishi Motors acaba de disponibilizar ao mercado as versões mecânica e automática do utilitário esportivo com propulsor a diesel.
O veículo vem equipado com motor VGT-i Electronic de 2,5 litros com bomba eletrônica de combustível, Intercooler e turbina de rotor variável (VGT – Variable Geometry Tubocharger), e desenvolve 141 cavalos de potência a 4.000 rpm e torque de 30,6 kgf.m a baixíssima rotação: 2.000 rpm. Proporciona o máximo de rendimento nas mais diferentes faixas de rotação e atende a todas as normas ambientais de emissão de poluentes.
smarcelc
17/11/2015, 20:57
Como saber se a minha é VGT? Meu pai comprou uma 2007 e veio com a plaquetinha VGT no paralama
AirtonLieuthier
17/11/2015, 22:02
Boa noite a todos...
um amigo comprou uma L200 MT 2009, diesel...
Será que existe a possibilidade do motor dele ter problemas de aquecimento?
Abraços
SavioBatista
17/11/2015, 22:32
Só sei que já tive Sport 2003, 2005 e 2010, e a 2005 andava muuuito mais que a 2010, era impressionante a diferença.
Tanto que lembro ter passado pouco mais de 1 ano com essa 2010, das 3 que tive foi a pior.
Falando de aquecimento dessas so tive problema com a 2003 que esquentou na estrada e levei um grande Preju, mas como tinha comprado usada não sei se foi defeito do antigo dono ou pelo meu uso, dai não posso condenar.