PDA

Ver Versão Completa : Antena quebrada



Giovany
12/02/2006, 03:56
Caros companheiros,

Possuo uma antena Aquário 470A na calha do meu Troller e, recentemente, dei uma ré em cima de um galho de uma arvore baixa que acabou danificando a antena.
No início pensei que fosse só encaixar e pronto, mas o rádio não ficou o mesmo (algumas freqüências ficaram silenciosas - só sobraram as mais potentes).
Fui analisar com calma a antena e verifiquei que um fio de cobre em sua base estava rompido (vejam as fotos).
A pergunta é: tem solução?

Grande abraço a todos!

Wallace
12/02/2006, 20:22
Vou dizer que não.

marcelino
14/02/2006, 14:12
Senhores,

O fio rombido é justamente o contato elétrico do positivo da antena, ou seja o irradiante. O uso nestas condições além de não permitir uma boa recepção dos sinais pode, no caso da transmissão, ocasionar danos aos estágios de potencia do rádio.

Aconselho, também ao baixo custo da antena, que se substitua a antena completa.

Um abraço a todos,

Giovany
16/02/2006, 00:34
Obrigado, pessoal.
Inclusive já encomendei outra: uma VHS 5/8 com mola (pra não quebrar novamente!). E aí vai mais uma dúvida: eu posso conectar a nova e sair usando o rádio, ou devo ter cuidado com algum tipo de ajuste?

Grade abraço fraterno a todos.

marcelino
16/02/2006, 08:17
Senhores,

Realmente a antena com mola é mais viável para as viaturas, somente um cuidado: observe que dentro da mola existe uma malha metálica que garante a continuidade do contato do irradiante vertical, em algumas ocasiões onde há colisão com a antena (aliviada a tensão pela mola) esta se rompe e prejudica o rádio, principalmente em movimento. Vale a dica.

Observe se a base é identica pois variam em muito de um fabricante a outro e aconselho sempre que se verifique com um wattimetro a potencia refletida para os devidos ajustes da antena nova. Este procedimento, ou seja verificar a potencia refletida e a direta deve ser efetuado preventivamente para evitarmos danos aos circuitos de potencia do rádio e melhorar o alcance do equipamento. Onde achar um wattimetro? Dê uma pesquisada no clube de radioamadores da região, o pessoal geralmente ajuda numa boa....(se existirem jipeiros então nem se fala).

Um abraço,