Ver Versão Completa : Relato: Noroeste da Argentina (NOA) e sudoeste da Bolívia (Reserva Avaroa e Uyuni)
Foram 26 dias e aproximadamente 10.150Km com o Jacaré, nossa Pajero Full 4 portas, diesel, 2004.
Este é o primeiro de uma série de posts. Traremos informações que julgamos relevantes para novos aventureiros – e, sim, famílias! Fotos. Relatos. Dados como preço do combustível. Quais cidades, estradas e vilas sugerimos visitar. Quais mapas sugerimos comprar. Quais equipamentos para levar. Que roupas. E assim por diante.
Mais do que um relato voltado a nós, que viajamos, esta será uma série para incentivar novos viajantes e famílias. Para auxiliar com informações. Tudo isso sabendo, claro, de nossas limitações.
Saímos de brasília-df no dia 28 de março de 2015. Valter (63), Carol (29) e eu (38), além, claro, do Jacaré (11).
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150329_062741.jpg?w=225&h=170 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150329_062741.jpg)valter, carol, eu – e o jacaré ao fundo
Carol não tinha qualquer experiência com esse tipo de viagem. Valter já rodou a américa latina inteira de carona, de ônibus, com sua antiga brasília e, mais recentemente, com seu Land Rover Defender 110. Eu sempre gostei de viajar. Porém detesto fazer turismo. Leia-se, ir pra Disney, Nova Iorque, Beto Carrero World, Águas Lindas e afins. Prefiro lugares onde há pessoas. Pessoas para compartilhar. Para trocar. Para aprender. Para vivenciar. Para sair de nossas bolhas. Para ver o mundo real. Tendo a preferir Jalapão-TO (https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=video&cd=9&cad=rja&uact=8&ved=0CEMQtwIwCA&url=https%3A%2F%2Fvimeo.com%2F95811030&ei=PBOGVcyfIeH9sAS57Z_YCg&usg=AFQjCNFYykESb8VE0Zo1VdtlFAoheT4wag&bvm=bv.96339352,d.eXY) (vídeo de nossa viagem), Chapada Diamantina, vilarejos na beira da estrada, Ilha do Bananal, Xingu, periferia. E amo estrada. Eu costumava viajar sozinho para lugares como Irã, Síria, Turquia, Líbano. Estive no Irã durante as eleições presidenciais de 2009. Participei das manifestações. Fotografei e documentei aqui no ViaFoCo (em inglês). Gosto de conhecer culturas, comidas, religiões e pessoas. Gosto de aprender com gente simples.
Como de costume, fizemos muitos estudos antes de sair. Valter e eu somos aficionados por mapas. Devoramos vários.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150620_215331.jpg?w=225&h=126 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150620_215331.jpg)mapa NOA argentina com relevo montanhoso
Estes ao lado foram sem dúvida os melhores. Compramos num posto de gasolina na ARG. Tem por toda parte. Gostei muito porque possuem mais detalhes. Como são divididos em duas partes, Noroeste da Argentina (NOA) Norte e Noroeste da Argentina (NOA) Sul, a escala era maior e, portanto, os detalhes também. Mas o que mais me satisfez foi o fato de o mapa misturar estradas com relevo montanhoso. Isso é essencial, principalmente na região NOA, onde é possível ir de um ponto a outro pelo plano, ou atravessando uma enorme cadeia montanhosa. É essencial saber se estamos subindo, descendo, cruzando ou percorrendo ao redor de uma grande cadeia montanhosa que pode estar 1.000m a 2.000m mais alta do que a estrada onde estamos transitando. Saber isso faz uma diferença enorme. Porque o tempo de viagem é outro. As dificuldades, também. E, claro, as lindas paisagens.
Antes, tínhamos comprado estes outros (vermelhos). São bons também. Mas pecaram, no meu ver, por não possuírem qualquer indicação de relevo – o que, nesta região montanhosa, é essencial.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150620_215348.jpg?w=225&h=126 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150620_215348.jpg)mapas sem relevo montanhoso
Escolhemos fazer uma rota não muito usual. Decidimos conhecer o extremo oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, antes de entrar na argentina. Foz do Iguaçu não estava nos planos – mas Carol quis porque quis ir; então demos uma boa desviada, visitamos e voltamos pra rota original, pra contornar a “perninha” da argentina por fora, seguindo pelo extremo oeste da Terra Brasilis.
No primeiro dia descemos de brasília-df paramartinópolis-SP. Foram uns 1.000Km. Nada extraordinário.
No segundo dia rodamos mais 1.000Km, de martinópolis-SP, para lindoeste-PR.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150331_072319.jpg?w=450&h=254 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150331_072319.jpg)névoa ao amanhecer (lindoeste-PR)
No terceiro dia, fomos de lindoeste-PR, paraDos de Mayo, na argentina. Rodamos apenas 300Km. Foi lindo, lindo, lindo!!
Casinhas de madeira, estilo antigo, com influência da imigração europeia. Muitos morros. Uma névoa lindíssima ao amanhecer (foto ao lado). Em praticamente todas as casinhas, famílias sentadas na varanda tomando chimarrão. Compramos nossa cuia e entramos no ritmo local. Delícia aquele amarginho! Fizemos a travessia do brasil para a argentina de balsa, cruzando um rio, pela fronteira chamada El Soberbio (Porto Soberbo é como é chamada no brasil). Foi bem pitoresto. Compramos pesos argetinos do oficial do posto de imigração brasileiro.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150331_135302.jpg?w=450&h=254 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150331_135302.jpg)extremo oeste do brasilhttps://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150331_1700072.jpg?w=225&h=126 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150331_1700072.jpg)balsa entrando na ARG – Paso El Soberbio
No quarto dia, saímos de Dos de Mayo e seguimos até Las Breñas. Foram 750Km pelos “chacos” argentinos. A província de Resistência é horrível. Feia. Passamos pelos Rios Paraná e Uruguai.
No quinto dia, saímos de Las Breñas e acabamos chegando, aproximadamente 1,5h antes do pôr-do-sol, num lugar, este sim, incrivelmente soberbo!!! Um lugarejo no topo da montanha, chamado Portezuelo. Rodamos 600Km neste dia.
Subimos de 300m de altitude para 2.000m em aproximadamente 2h. Antes de iniciarmos a subida, paramos no posto de combustível YPF Fernandez. Havia muitos motoqueiros e filas de carro para abastecer. Era véspera de feriado. Compramos os mapas vermelhos da foto acima e encontramos um brasileiro, bahiano, radicado na argentina havia mais de 10 anos. Falava português (baianês) com sotaque dos hermanos. Uma figura!! Muitos postos de combustível na argentina possuem máquinas de água quente, pra abastecermos as cuias pra fazer chimarrão / mate.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150401_101628.jpg?w=126&h=225 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150401_101628.jpg)máquina de água quente p/ mate
Rodamos por montanhas e pastagens montanhosas, com vacas, cabras e coelhos selvagens, por estradinhas de terra, num lugar bem pitoresco e ermo. Avistamos aHostería de montaña Polo Giménez – Cuesta del Portezuelo (http://www.hosteriapologimenez.com.ar/), do dono Maxi, um cara bem bacana. Valter e Carol queriam continuar, porque logo abaixo da montanha, aos nossos pés, se encontrava Catamarca, que seria, de fato, o marco inicial da viagem – no extremo sul do noroeste da argentina (NOA).
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/img_6136.jpg?w=225&h=170 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/img_6136.jpg)a caminho da hostería Polo Giménezhttps://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/img_6132.jpg?w=225&h=170 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/img_6132.jpg)a caminho da hostería Polo Giménezhttps://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/img_6143.jpg?w=225&h=170 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/img_6143.jpg)a caminho da hostería Polo Giménezhttps://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_173714.jpg?w=225&h=170 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_173714.jpg)carol, eu e valter
Insisti para pararmos o Jacaré e darmos uma espiada.
Ficamos deslumbrados. Que vista incrível!
Aos nossos pés ficava Catamarca. Entre nós e ela, a famosa Cuesta de El Portezuelo. Uma estradinha de asfalto, super sinuosa, com curvas em “U” e já uns cactus na paisagem. Mas esta parte fica pro próximo post.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_190918.jpg?w=810&h=456 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_190918.jpg)hostería Polo Giménezhttps://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_173043.jpg?w=225&h=126 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_173043.jpg)valter e os dogs da hosteríahttps://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_165224.jpg?w=225&h=126 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_165224.jpg)dog na hostería e vista incrívelhttps://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/img_6153.jpg?w=810&h=608 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/img_6153.jpg)côndorhttps://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_171154_hdr.jpg?w=810&h=403 (https://viafoco.files.wordpress.com/2015/06/p_20150402_171154_hdr.jpg)Catamarca abaixo e o Sierro de Ambato c/ 4.552m de altitude à nossa frente
Descemos do carro e quando nos deparamos com a vista,Catamarca estava lá embaixo, e uma cadeia montanhosa gigantesca do outro lado, à nossa frente. Ficamos deslumbrados. Um côndor sobrevoou o terraço da hostería. Magestoso. Enorme. Resolvemos nos hospedar lá. Foi um luxo, se comparado com os hoteizinhos de beira de estrada – muito simples e aconchegantes – nos quais vínhamos nos hospedando no brasil.
Os relatos estão sendo feitos no meu Blog: ViaFoCo - https://viafoco.wordpress.com/
O primeiro (este acima) está aqui: https://viafoco.wordpress.com/2015/06/21/noroeste-da-argentina-e-sudoeste-da-bolivia-de-4x4-parte-1/
Sugestões e críticas são bem-vindas! :safari-rig:
[]s
Belo relato, vou visitar seu blog!
Parabéns pela aventura!
Quanto a viatura, algum contratempo durante a viagem?
José Paschoal Neto
21/07/2015, 11:33
Bom dia...
Parabéns....
Abraços...
Aí vai o relato dos dias 6-7 :grin:
Acordamos com o raiar do sol entrando pelas amplas janelas de vidro da Hostería Polo Gimenez, em Portezuelo.
Fomos para a varanda, no mirante, apreciar aquele lindo amanhecer. Monte Ambato (5.500m) à nossa frente.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/66.jpg?w=720&h=540 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F66.jpg)Hostería Polo Gimenez
Café da manhã com doce de leite – uma delícia. Isso porque não gosto de doce de leite. Mas estava divino!!
Trocamos Reais por Pesos com o dono da Hostería na noite anterior – que todo ano visita Florianópolis. Ele nos deu dicas sobre NOA e sugeriu que fôssemos até Antofagasta de la Sierra, que não estava em nossos planos iniciais.
Vimos fotos em livros dele. Achamos incrível. Passaríamos da paisagem verde, para paisagem com cactos, depois arbustos e aí deserto completo. Ficamos empolgados. Poderíamos avistar vicuñas, um camelício das altitudes Andinas, protegido por lei. Estava decidido: sairíamos da rota inicial para conhecer esse lugar diferente.
Iniciamos a descida da Cuesta de Portezuelo. Asfaltada. Cheia de curvas negativas. Linda vista! Paramos diversas vezes para fotos e para mirar os cactos já aparecendo na paisagem.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/56.jpg?w=572&h=1024 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F56.jpg)https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/42.jpg?w=720&h=960 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F42.jpg)
já viram placa com curva negativa?
Decidimos não parar em Catamarca, que ficava logo abaixo da Cuesta. Nosso foco na viagem era a naturaleza, os animais, montanhas, comidas típicas, habitantes locais.
Seguimos norte pela Ruta 1. Paramos em Vila Las Pirquitas, para um piquenique na beira do rio.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/64.jpg?w=720&h=540 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F64.jpg)
parada pra almoçar na beira do rio, próx. Las Pirquitas
Passamos por La Puerta até El Bolsón, por asfalto. Daí em diante, seguimos por terra.
A região de Las Chacritas, com morros, pastagens, casas de adobe (tijolo de barro), placas solares fotovoltaicas para geração de energia elétrica, foi uma passagem lindíssima!! Paramos numa casinha na beira da estrada porque avistamos alguma macieiras. Batemos palmas e conversamos com o morador local – não foi fácil compreendê-lo, devido ao seu sotaque bem carregado. Ele gentilmente nos autorizou a colher algumas maçãs. Na verdade, ele mesmo trepou nas macieiras e colheu frutas até encher uma sacola – apesar de eu já ter dito listo (pronto, está bom) por diversas vezes.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/72.jpg?w=720&h=405 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F72.jpg)
Las Chacritas
Seguimos. Curtimos a paisagem. Só nós. Não passava veículo algum. Talvez uns 3 durante o percurso inteiro. Depois de passar por Alumbreras, fomos para uma sequência charmosa de vilas: Buena Vista, El Lindero e mais umas três outras.
Dalí seria possível seguir por uma cuesta para sair na Ruta 38, que seguiria sentido norte para Tafí del Valle. Essa era nossa ideia inicial. Mas fomos convencidos pelo dono da Hostería Polo Giménez a seguir para o noroeste (Antofagasta de La Sierra) ao invés de para o nordeste (Tafí del Valle).
Mas já era final de dia e dormimos em Buena Vista. De fato, havia vista magnífica para o Aconquija (5.500m) todo nevado no topo. Estávamos bem perto dele. Nesse dia eu completava 38 anos de vida. Teve bolinho de limão no hotel.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/131.jpg?w=720&h=540 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F131.jpg)https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/121.jpg?w=720&h=540 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F121.jpg)
No dia seguinte retornamos um pouquinho. No raiar do sol vimos flores, águias e cores lindas.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/19.jpg?w=720&h=405 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F19.jpg) https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/181.jpg?w=720&h=405 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F181.jpg)
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/17.jpg?w=720&h=405 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F17.jpg)
Valter lavando maçãs colhidas em Las Chacritas
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/211.jpg?w=720&h=405 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F211.jpg)
Aconquija ao fundo
Em seguida passamos pela lindíssima (!!!!) Cuesta La Chilcha, com profundos e verdes vales, côndores plainando soberbos e alguns cactos – também por estrada de chão, mas muito boa.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/231.jpg?w=720&h=540 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F231.jpg)
carro pequenino no canto esquerdo
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/261.jpg?w=720&h=540
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F261.jpg)
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/301.jpg?w=572&h=1024 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F301.jpg)
estrada muito sinuosa https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/311.jpg?w=572&h=1024 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F311.jpg)
cactos
Passamos pela feia Andalgalá e seguimos em direção oeste até Belén, passando antes pela Cuesta de Belén.
Algumas serpentes atravessando a estrada – comum em lugar com certa aridez.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/331.jpg?w=720&h=540
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F331.jpg)
flores e cobras no caminho Impressionante como as estradas argentinas são bem sinalizadas. Muitas placas sobre rodagem, mas também, e para nosso deleite, várias placas sobre pontos turísticos e/ou de interesse ou informativos. Como os nomes das serras pelas quais passávamos, os tipos de animais silvestres na área, os parques, as altitudes, e assim por diante.
Paramos em Belén, onde fizemos outro piquenique – na praça central. Costumávamos comprar sucos, frutas, pães, alfajores, geléias com frutas muito diferentes locais. É uma forma bacana de conhecer os sabores locais, economizar dinheiro e desfrutar dos locais públicos e ao ar livre. Tinham uns motoqueiros argentinos fazendo o mesmo; um baita piquenique na praça central, arborizada e agradável. Há posto de combustível em Belén.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/361.jpg?w=720&h=960 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F361.jpg)
Seguimos norte até El Eje, agora por asfalto, pela famosa Ruta 40!! Há um pequeno posto de combustível no trevo de El Eje.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/371.jpg?w=720&h=405 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F371.jpg)
Ruta 40
De El Eje seguimos por 26Km por estrada de chão até Villa Vil, um vilarejo no início das montanhas. Chegamos no início do escurecer. Demos carona para uma jovem mãe com filho de colo e a avó deste. Em Villa Vil elas logo nos indicaram uma casinha que vende hojas de coca. Compramos 10 pesos, que deu um saquinho bom que rendeu quase que a viagem inteira. O sabor é esquisito e levemente amargo no início. A saliva que vai formando é incômoda, mas logo se acostuma – e é melhor do que ter dor de cabeça.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/381.jpg?w=720&h=405
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F381.jpg)
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/391.jpg?w=720&h=405 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F391.jpg)
compramos as primeiras folhas de coca Dormimos na Hostería Municipal.
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/401.jpg?w=720&h=405 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F401.jpg)
Nosso trajeto foi este aqui abaixo – com cidades e vilas circuladas:
https://viafoco.files.wordpress.com/2015/07/00.jpg?w=720&h=960 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.files.wordpress.co m%2F2015%2F07%2F00.jpg)
Portezuelo – Catamarca – Chacritas – Aconquija – Buena Vista – Cuesta la Chilca – Cuesta de Belén – Belén – Vila Vil
O original está aqui no Blog ViaFoCo: https://viafoco.wordpress.com/2015/0...ste-argentina/ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fviafoco.wordpress.com%2F20 15%2F07%2F23%2Frelato-dias-6-7-noroeste-argentina%2F)
[]s
Marcelo J Manente
23/07/2015, 18:58
Acompanhando.
Show de relato...
Acompanhando.
O Titanium, de Brasília, me perguntou neste fórum de planejamento (http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/144472-expedicao-noa-noroeste-argentino-e-atacama-de-sw4-4.html) se eu planilhei a viagem:
citando Titanium:
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Excelente Piotrek! :palmas:
Você planilhou a viagem?
- KMs rodados
- Litros de diesel gastos
- Custo com diesel
- Custo com Hotel
- etc..
Se puder compartilhar (mesmo que seja por MP), agradeço!
Abraços
PU4DMS
Discovery 2, Facelift, TD5, automática... por enquanto, original - a CHUMBINHO.
Ex: Band CD - Lendinha.
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Sim, anotamos quase tudo! ;-)
Rodamos aproximadamente 10.150Km, partindo de Brasília.
A Pajero Full fez uma média absurdamente constante, de 10Km/litro. Teve uma vez que fez 9,5km/litro e umas 2-3 vezes que fez mais de 11Km/litro.
Portanto, gastamos aproximadamente 1.015 litros de diesel S500 - e umas poucas vezes S1500 na Bolívia.
O diesel está com o preço pau a pau com o do Brasil. Na Argentina está na casa dos R$ 3/litro. Na Bolívia, está mais barato, mas o preço oficial, com base em lei, é 3x mais caro para carros com placa de fora da Bolívia - o que achamos correto, se fosse para carros de fora da América Latina, já que o poder aquisitivo dos europeus e estadosunidenses é substancialmente maior do que o nosso; mas para nós, do Mercosul ou do cone sul, não achamos que seja uma política inteligente, porque afasta muitos viajantes que poderiam gastar muita grana com alimentação, hospedagem, suvenirs e assim por diante. Portanto, é uma política tola. Além disso, pelo menos em 80% das vezes que íamos abastecer o frentista vinha com a desculpa de que a pessoa responsável por assinar o documento (precisa-se preencher um formulário específico para abastecer veículos estrangeiros) iria demorar uns 10 min. pra chegar. Então eles perguntavam se queríamos aguardar ou se gostaríamos de abastecer pelo dobro - e não pelo triplo, que é o preço oficial. Ou seja, a grana que aparecia na bomba iria pro posto de combustível, e a outra parte iria pro bolso deles.... eu ficava P da vida com isso!!! Acho um tremendo absurdo. Num dia percorremos mais de 1 hora de posto em posto, pra tentar abastecer da forma oficial.
Voltando ao assunto preço do diesel na Bolívia, com o preço 3x acima do praticado aos locais, o preço final fica ligeiramente acima de R$ 3 o litro.
Sobre hospedagem, costumávamos dar prioridade para casas de família ou hosterías que se assemelhassem a casa de família - tanto pelo aconchego, como pelo preço.
Nos posts vamos colocando os preços pagos.
[]s
titanium
30/07/2015, 21:18
O Titanium, de Brasília, me perguntou neste fórum de planejamento (http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/144472-expedicao-noa-noroeste-argentino-e-atacama-de-sw4-4.html) se eu planilhei a viagem:
citando Titanium:
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Excelente Piotrek! :palmas:
Você planilhou a viagem?
- KMs rodados
- Litros de diesel gastos
- Custo com diesel
- Custo com Hotel
- etc..
Se puder compartilhar (mesmo que seja por MP), agradeço!
Abraços
PU4DMS
Discovery 2, Facelift, TD5, automática... por enquanto, original - a CHUMBINHO.
Ex: Band CD - Lendinha.
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Sim, anotamos quase tudo! ;-)
Rodamos aproximadamente 10.150Km, partindo de Brasília.
A Pajero Full fez uma média absurdamente constante, de 10Km/litro. Teve uma vez que fez 9,5km/litro e umas 2-3 vezes que fez mais de 11Km/litro.
Portanto, gastamos aproximadamente 1.015 litros de diesel S500 - e umas poucas vezes S1500 na Bolívia.
O diesel está com o preço pau a pau com o do Brasil. Na Argentina está na casa dos R$ 3/litro. Na Bolívia, está mais barato, mas o preço oficial, com base em lei, é 3x mais caro para carros com placa de fora da Bolívia - o que achamos correto, se fosse para carros de fora da América Latina, já que o poder aquisitivo dos europeus e estadosunidenses é substancialmente maior do que o nosso; mas para nós, do Mercosul ou do cone sul, não achamos que seja uma política inteligente, porque afasta muitos viajantes que poderiam gastar muita grana com alimentação, hospedagem, suvenirs e assim por diante. Portanto, é uma política tola. Além disso, pelo menos em 80% das vezes que íamos abastecer o frentista vinha com a desculpa de que a pessoa responsável por assinar o documento (precisa-se preencher um formulário específico para abastecer veículos estrangeiros) iria demorar uns 10 min. pra chegar. Então eles perguntavam se queríamos aguardar ou se gostaríamos de abastecer pelo dobro - e não pelo triplo, que é o preço oficial. Ou seja, a grana que aparecia na bomba iria pro posto de combustível, e a outra parte iria pro bolso deles.... eu ficava P da vida com isso!!! Acho um tremendo absurdo. Num dia percorremos mais de 1 hora de posto em posto, pra tentar abastecer da forma oficial.
Voltando ao assunto preço do diesel na Bolívia, com o preço 3x acima do praticado aos locais, o preço final fica ligeiramente acima de R$ 3 o litro.
Sobre hospedagem, costumávamos dar prioridade para casas de família ou hosterías que se assemelhassem a casa de família - tanto pelo aconchego, como pelo preço.
Nos posts vamos colocando os preços pagos.
[]s
Beleza Piotrek!
Muito obrigado pelo retorno!
Essa situação na Bolívia é desconfortável... na verdade algumas questões me deixam pensativos em viajar pela america latina.... os policiais querendo propina e a "malandragem" com os turistas por parte de alguns "mal elementos".
Mas Tenho muita vontade de viajar pela América Latina, mas por enquanto estou preparando a família em viagens menores aqui no Brasil mesmo.
Quando adquirirmos experiência de longas viagens em estrada e a condição financeira permitir, faremos essas expedições.
Só para explicar um pouco mais o raciocínio... fazer viagens longas exige muita experiência, por mais que alguns possam não se dar conta disso... especialmente quando é com mulher e filhos... O desconforto de estar "longe de casa" é grande e nem todos lidam bem com isso de início.
Mas enfim, quero muito viajar mas por enquanto apenas planos.
Muito bacana seus relatos e fotos!
Siga postando que nós estamos gostando e anotando as informações ajudar em nosso planejamento!
rsrsrsrsr
:pipoca:
Abraços!
Bela viagem Piotrek! compartilho com vcs esse encanto pelo noroeste Argentino, tao perto, belo e acessivel praticamente
por qualquer tipo de veiculo, parabens pelas fotos inspiradoras! o efeito colateral agora [meu caso...]e ficar fuçando
os mapas e sonhando com as rotas e a vontade voltar pra la mais uma vez hehehe!
Quanto a Bolivia, triste dizer isso, afinal se trata de um belo pais com uma cultura e folclore unicos, mas tenho
acompanhado os amigos que viajam bastante de moto e todos acham que nao e hora de incluir a Bolivia
nos roteiros lamentavelmente. a dois anos um conhecido meu passou um perrengue desses, foi agredido
covardemente e so se safou porque tinha uma outra chave escondida no paralama da gs.
Titanium, vc esta certo, quanto mais se viaja, mais se aprende, mas saindo de casa com tudo ajeitadinho, carro,
grana, documentos etc, agindo sempre com educaçao e bom senso, dificilmente algo dara errado e te digo uma
coisa, vc nunca mais sera o mesmo hehehe e so começar e vira uma coceira... que ataca ao menos uma vez por ano!
...e nao tem vacina que resolva!
abraçoss!
titanium
04/08/2015, 07:13
Bela viagem Piotrek! compartilho com vcs esse encanto pelo noroeste Argentino, tao perto, belo e acessivel praticamente
por qualquer tipo de veiculo, parabens pelas fotos inspiradoras! o efeito colateral agora [meu caso...]e ficar fuçando
os mapas e sonhando com as rotas e a vontade voltar pra la mais uma vez hehehe!
Quanto a Bolivia, triste dizer isso, afinal se trata de um belo pais com uma cultura e folclore unicos, mas tenho
acompanhado os amigos que viajam bastante de moto e todos acham que nao e hora de incluir a Bolivia
nos roteiros lamentavelmente. a dois anos um conhecido meu passou um perrengue desses, foi agredido
covardemente e so se safou porque tinha uma outra chave escondida no paralama da gs.
Titanium, vc esta certo, quanto mais se viaja, mais se aprende, mas saindo de casa com tudo ajeitadinho, carro,
grana, documentos etc, agindo sempre com educaçao e bom senso, dificilmente algo dara errado e te digo uma
coisa, vc nunca mais sera o mesmo hehehe e so começar e vira uma coceira... que ataca ao menos uma vez por ano!
...e nao tem vacina que resolva!
abraçoss!
Salve salve Meccano!
Eu lembro desse relato do seu amigo motociclista que se salvou graças a chave escondida!
Compartilho esse relato nas rodas de amigos jipeiros/expedicionários para que tomem cuidados ao planejar uma viagem, em especial aquelas que vão incluir a bolívia no roteiro.
Mas é engraçado...
Ao mesmo tempo que vejo relatos semelhantes a este que aconteceu com seu amigo, vejo amigos de são paulo que deram uma boa explorada na Bolívia e nada lhes ocorreu. (QUE BOM!!)
De toda forma, ainda prefiro tomar cuidado com a Bolívia e com a Venezuela.
..
Em relação à Coceira expedicionária eu já sinto ela... a mulher já está com coceira leve, meu filho mais velho foi "picado" há pouco e já começa a sentir incomodo... minha filha mais nova ainda está longe....
Com viagens pequenas eu pretendo ir acostumando eles a curtir a estrada, a paisagem... a apreciar o "Novo" que se anuncia a cada virada de curva na estrada... a apreciar cada Ar que respiramos à medida que nos deslocamos... a admirar e a respeitar a cultura do povo que vamos conhecendo pelo meio do caminho... a deliciar com a comida regional.. e principalmente: verificar quais itens de conforto mínimo são necessários para cada um dos membros da família.
Ex: minha esposa necessita de um banho quente; eu preciso de um banheiro! rsrsrs; meu filho gosta que vá outras crianças e de jogos onde todos jogam (tipo WAR, UNO, etc), minha filha eu ainda não descobri o que para ela é "item de essencial/conforto" em uma viagem...
..
Mas você falou TUDO: o importante é colocar o pé na estrada e Viver a Vida!
:torcendo:
Simbora!
:safari-rig:
Abração a todos!
Marcelo J Manente
08/08/2015, 14:14
Galera,
Mesmo com essa alta absurda do dólar no Brasil ainda está muito bom levar dólares para a Argentina.
O dolar blue (cambistas - arbolitos) está a Ar$ 14,15 por U$ 1,00.
Fazendo as contas:
Para comprar U$ 1.000,00 (em Curitiba) paga-se R$ 3.700,00
Com U$ 1.000,00 vc vai comprar AR$ 14.150,00.
Fazendo a conversão do Peso para o Real é como se vc tivesse levado + - R$ 5.375,00 ou seja R$ 1.675,00 a mais. Isso dá quase 46% a mais de poder de compra na terra dos hermanos.
Pensem nisso ao viajar.
Abraços.
Marcelo J Manente
09/08/2015, 21:06
Piotrek,
Manda logo o resto do relato por favor, quero ver mais belas fotos para me inspirar.
Abraço.
Piotrek,como está as condições das estradas na reserva avaroa?dá para ir com uma toyota rav4 4x4? pergunto pq ela é bem mais baixa que a sua pajerovc foi de san pedro do atacama a Uyuni ou entrou por outro caminho e qual a distância, tem algum posto de combustível nesse trajeto até uyuni, precisa levar um galão?
Piotrek,como está as condições das estradas na reserva avaroa?dá para ir com uma toyota rav4 4x4? pergunto pq ela é bem mais baixa que a sua pajerovc foi de san pedro do atacama a Uyuni ou entrou por outro caminho e qual a distância, tem algum posto de combustível nesse trajeto até uyuni, precisa levar um galão?
Edumc,
Na Reserva Eduardo Avaroa na verdade praticamente não há estrada. São trilhas que vão mudando ao longo dos meses.
Ou vc segue um carro turístico, ou vc vai com GPS que aceite incluir mapas. Aí trace a rota antes de ir (como fiz) e siga o mapa do GPS. Tem vezes que há 2, ou 3, ou até uma meia dúzia de caminhos marcados no chão. Praticamente todos levam pro mesmo lugar. Seguem em paralelo, às vezes ficam relativamente longe um do outro (por vezes, kilômetros de distância), mas acabam levando ao mesmo lugar.
Em Maimará, Noroeste da ARG, encontramos por acaso um Subaru Forester com 4 pessoas (incríveis) de Londrina-PR. Fizemos logo amizade. São uns queridos. Aí dissemos a eles que iríamos fazer Avaroa e Uyuni. Eles queriam muito, mas não iam sozinhos pq a) estavam com medo, b) não tinham GPS off-road igual ao nosso. Como nós tínhamos tudo traçado de antemão, eles seguiram viagem antes, foram pra SPA, ficaram 2-3 dias e aí nos encontramos pra seguirmos juntos pra Avaroa e Uyuni.
A Forester seguiu tranquilamente conosco. Pra não dizer que foi tudo perfeito com eles, o que te digo é que a Pajero Full, com pneu 285/70R17, passa por cima de tudo. Em alguns poucos trechos passamos por cima de muitas pedras. Então tive de ir umas 4x mais devagar do que eu iria, pq a Forester estava nos seguindo. Mas eles, ao fim, vieram atrás. Devagar, mas vieram. Essa parte foi pra chegar ao vulcão Ollague. Na verdade, eu tracei uma rota ruim. Depois é que fomos perceber que tinha uma estrada, que liga o Chile ao Uyuni, na qual trafegam caminhões enormes a 80 ou 100Km/h. Ou seja, errei no traçado e seguimos por pedras.
Resumo: dá sim pra ir com Rav 4x4 tranquilo. Geralmente são pedras pequenas, um pouco de areia (nada muito fofo) e só às vezes umas pedras maiores. Mas vc vai bem; não tenha receio por isso. A aventura vale.
De SPA pra Uyuni entramos pelo Paso Cajones (ou Cajon). Vc subirá se não estou enganado 2.000m de SPA até a fronteira. Subi fácil. Tive na verdade de parar e aguardar. A Subaru borbulhou a gasolina e não subia. A Full, como é turbo, foi fácil. A cabeça irá sentir a diferença de pressão. Vimos saquinhos de salgadinho estufados. Nosso cérebro ficou igual. Dormimos com toca apertada. Dia seguinte a toca tava folgada. Doeu. hehe
Posto de combustível em SPA. Super caro.
Nós vínhamos pelo NOA, paramos em Susques pra dormir e seguir atravessando a fronteira ARG - CHI no dia seguinte. Em Susquem tem posto de combustível. Encha até o máximo lá. É mais caro que no restante da ARG, mas é menos caro que no CHI. O posto fica na estrada, 500m passando Susques. O cara fala português, de tanto motoqueiro brazuca que passa por lá.
Sim, leve galão. Eu levei (apesar de eu ter autonomia de 900Km) e a Subaru tbm levou. Ambos usamos. Eles, pq o tanque é menor. Nós, pq peguei uma pedra de uns 40cm que amassou o tanque e quebrou o ponteiro de marcador de nível. Então ficamos sem combustível no meio do deserto!!!!! Por sorte, os bolivianos tem hábito de ter galões em suas casas e alojamentos. Na Lago Colorada tinha diesel, onde abasteci por BOL $ 6 o litro. Foi o que nos salvou. Mas os 4x4 de turismo rodam gasolina, não diesel. Então tive sorte de ter diesel por lá.
Distância, de cabeça, não me recordo. Em casa eu tenho anotações. No relógio, deve levar umas 2h de SPA até Paso Cajón.
Estou ferrado no trabalho, então não tenho tido tempo de continuar os relatos. Mas vou tentar em breve dar continuidade nas fotos e relatos ;-)
Edumc,
Na Reserva Eduardo Avaroa na verdade praticamente não há estrada. São trilhas que vão mudando ao longo dos meses.
Ou vc segue um carro turístico, ou vc vai com GPS que aceite incluir mapas. Aí trace a rota antes de ir (como fiz) e siga o mapa do GPS. Tem vezes que há 2, ou 3, ou até uma meia dúzia de caminhos marcados no chão. Praticamente todos levam pro mesmo lugar. Seguem em paralelo, às vezes ficam relativamente longe um do outro (por vezes, kilômetros de distância), mas acabam levando ao mesmo lugar.
Em Maimará, Noroeste da ARG, encontramos por acaso um Subaru Forester com 4 pessoas (incríveis) de Londrina-PR. Fizemos logo amizade. São uns queridos. Aí dissemos a eles que iríamos fazer Avaroa e Uyuni. Eles queriam muito, mas não iam sozinhos pq a) estavam com medo, b) não tinham GPS off-road igual ao nosso. Como nós tínhamos tudo traçado de antemão, eles seguiram viagem antes, foram pra SPA, ficaram 2-3 dias e aí nos encontramos pra seguirmos juntos pra Avaroa e Uyuni.
A Forester seguiu tranquilamente conosco. Pra não dizer que foi tudo perfeito com eles, o que te digo é que a Pajero Full, com pneu 285/70R17, passa por cima de tudo. Em alguns poucos trechos passamos por cima de muitas pedras. Então tive de ir umas 4x mais devagar do que eu iria, pq a Forester estava nos seguindo. Mas eles, ao fim, vieram atrás. Devagar, mas vieram. Essa parte foi pra chegar ao vulcão Ollague. Na verdade, eu tracei uma rota ruim. Depois é que fomos perceber que tinha uma estrada, que liga o Chile ao Uyuni, na qual trafegam caminhões enormes a 80 ou 100Km/h. Ou seja, errei no traçado e seguimos por pedras.
Resumo: dá sim pra ir com Rav 4x4 tranquilo. Geralmente são pedras pequenas, um pouco de areia (nada muito fofo) e só às vezes umas pedras maiores. Mas vc vai bem; não tenha receio por isso. A aventura vale.
De SPA pra Uyuni entramos pelo Paso Cajones (ou Cajon). Vc subirá se não estou enganado 2.000m de SPA até a fronteira. Subi fácil. Tive na verdade de parar e aguardar. A Subaru borbulhou a gasolina e não subia. A Full, como é turbo, foi fácil. A cabeça irá sentir a diferença de pressão. Vimos saquinhos de salgadinho estufados. Nosso cérebro ficou igual. Dormimos com toca apertada. Dia seguinte a toca tava folgada. Doeu. hehe
Posto de combustível em SPA. Super caro.
Nós vínhamos pelo NOA, paramos em Susques pra dormir e seguir atravessando a fronteira ARG - CHI no dia seguinte. Em Susquem tem posto de combustível. Encha até o máximo lá. É mais caro que no restante da ARG, mas é menos caro que no CHI. O posto fica na estrada, 500m passando Susques. O cara fala português, de tanto motoqueiro brazuca que passa por lá.
Sim, leve galão. Eu levei (apesar de eu ter autonomia de 900Km) e a Subaru tbm levou. Ambos usamos. Eles, pq o tanque é menor. Nós, pq peguei uma pedra de uns 40cm que amassou o tanque e quebrou o ponteiro de marcador de nível. Então ficamos sem combustível no meio do deserto!!!!! Por sorte, os bolivianos tem hábito de ter galões em suas casas e alojamentos. Na Lago Colorada tinha diesel, onde abasteci por BOL $ 6 o litro. Foi o que nos salvou. Mas os 4x4 de turismo rodam gasolina, não diesel. Então tive sorte de ter diesel por lá.
Distância, de cabeça, não me recordo. Em casa eu tenho anotações. No relógio, deve levar umas 2h de SPA até Paso Cajón.
Estou ferrado no trabalho, então não tenho tido tempo de continuar os relatos. Mas vou tentar em breve dar continuidade nas fotos e relatos ;-)
Muito obrigado Piotrek
fiquei mais animado agora, em 2014 eu fiz uma viagem com a rav4 entrado no acre e fui até o pacifico, cheguei a uma altitude de quase 4.900m, e entrei na bolivia e fiz o salar e sai em mato grosso, na epoca queria ter feito a reserva e o deserto do atacama, mas não tinha tempo, agora vou tentar ano que vem fazer os passeios do atacama.
José Oliveira
23/09/2015, 16:00
Boa tarde amigos.
Pretendo fazer uma viagem de Troller em Outubro-2015 para o Ushuaia e Chile e gostaria de saber como está a oferta de Diesel S-10 nesses países, principalmente nas regiões mais remotas.
Obrigado e abraço a todos.
José Oliveira
Marcelo J Manente
03/10/2015, 16:06
Galera,
Já não vale mais a pena levar dólares para a Argentina.
Vejam:
com R$ 1,00 compra-se AR$ 4,00 no paralelo na Arg.
Com R$ 4,17 compramos no Brasil U$ 1,00 que no paralelo da Argentina vale AR$ 16,00.
Com R$ 4,17 compramos no paralelo na Argentina AR$ 16,68
Abraços
Marcelo J Manente
04/10/2015, 17:01
Piotrek,
Colega, estou aguardando ansiosamente os novos capitulos.
Abraços.
Marcelo J Manente
28/10/2015, 11:20
Tem alguém aI?????
Marcelo J Manente
22/11/2015, 22:03
Cade o relato companheiro?????
Marcelo J Manente
20/02/2016, 16:47
Piotrek cade vc???????????????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????????????? ???????
Marcelo J Manente
24/04/2016, 23:27
Alguém conhece o Piotrek?
O que será q ocorreu?
marcioth81
01/06/2016, 20:31
Que pena que ele sumiu...
Iremos em dez viaturas 4x4 para o Atacama e Uyuni no final deste ano e queria mais informações sobre a burocracia para dirigir carros brasileiros na Bolívia e se existem postos entre S. P. de Atacama e Uyuni. Alguém sabe?
Siqueira fsac
01/06/2016, 21:03
Que pena que ele sumiu...
Iremos em dez viaturas 4x4 para o Atacama e Uyuni no final deste ano e queria mais informações sobre a burocracia para dirigir carros brasileiros na Bolívia e se existem postos entre S. P. de Atacama e Uyuni. Alguém sabe? Já li alguns relatos que vc tem que pegar autorização, na verdade é um aviso de entrada de veículo na Bolívia se não o veículo provavelmente será confiscado, parece que aqui no Brasil só em Barsília, mas vi um relato faz um tempo que uma cidade próxima a reserva de Avaroa vc consegue preencher/declarar o ruim é ser parado antes por uma patrulha e dar zebra.
Siqueira fsac
01/06/2016, 21:06
Que pena que ele sumiu...
Iremos em dez viaturas 4x4 para o Atacama e Uyuni no final deste ano e queria mais informações sobre a burocracia para dirigir carros brasileiros na Bolívia e se existem postos entre S. P. de Atacama e Uyuni. Alguém sabe? Desse jeito também acontece, mas não é garantido, policiais da fronteira lhe deixam entrar para vc fazer a declaração na próxima cidade, se nçao me engano esse tópico tem boas dicas, faz uns quatro meses que dei uma boa pesquisada e agora não me lembro quais eram os melhores: Bolivia de Carro: tudo o que voce precisa saber (http://www.penaestrada.blog.br/bolivia-de-carro-tudo-o-que-voce-precisa-saber/)
Opa tem oficial: http://santacruz.itamaraty.gov.br/pt-br/dirigindo_na_bolivia.xml
marcioth81
01/06/2016, 21:12
Já li alguns relatos que vc tem que pegar autorização, na verdade é um aviso de entrada de veículo na Bolívia se não o veículo provavelmente será confiscado, parece que aqui no Brasil só em Barsília, mas vi um relato faz um tempo que uma cidade próxima a reserva de Avaroa vc consegue preencher/declarar o ruim é ser parado antes por uma patrulha e dar zebra.
Exato, Siqueira. No site do Consulado Brasileiro na Bolívia, eles dizem que se você estiver sem a Declaracion jurada de ingreso y salida de vehiculos de uso privado para turismo, o carro pode ser confiscado pelo governo boliviano. Minha esperança é conseguir esse tal documento na aduana, próximo à Eduardo Avaroa. Alguém entrou no país por lá?
Siqueira fsac
01/06/2016, 21:37
Exato, Siqueira. No site do Consulado Brasileiro na Bolívia, eles dizem que se você estiver sem a Declaracion jurada de ingreso y salida de vehiculos de uso privado para turismo, o carro pode ser confiscado pelo governo boliviano. Minha esperança é conseguir esse tal documento na aduana, próximo à Eduardo Avaroa. Alguém entrou no país por lá?
Rapaz vi em relato a 4 meses atrás que tem uma cidade logo depois da Reserva (uns 80km, não me lembro) que vc faz a declaração, mas fica naquele pindura se vai ser parado ou não, no lado da Argentina acredito que não tenha nada que vc possa fazer, outra opção um pouco mais segura é vc ficar hospedado na reserva ou campings e tentar ir na cidade mais próxima sem o veículo (de ônibus ou carro alugado) fazer a declaração (se é que pode ser feito assim), se não achar nada na net, tente entrar em contato com os hotéis da bolívia que ficam na reserva.
GuilhermeAdolf
02/06/2016, 23:25
Exato, Siqueira. No site do Consulado Brasileiro na Bolívia, eles dizem que se você estiver sem a Declaracion jurada de ingreso y salida de vehiculos de uso privado para turismo, o carro pode ser confiscado pelo governo boliviano. Minha esperança é conseguir esse tal documento na aduana, próximo à Eduardo Avaroa. Alguém entrou no país por lá?
Amigo, leia esse relato meu:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/148130-roadtrip-paraguai-argentina-chile-e-bolivia-12600-km-sozinho-de-bandeirante.html
Tem todas as informações necessárias para o Atacama e Bolívia, entrando pelo paso hito cajón.
Abraços
Atila Cesar
02/08/2016, 16:30
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpgSEGUE O RELATO DA MINHA VIAGEM A COCHABAMBA - BOLIVIA
Saída do Brasil: a PF de Caceres começa atender para visto de saida as 8 hs - cheguei as 7:45 - portão fechado, fui pegar informações com o segurança, de imediato, com boa vontade pediu a RG e se dispôs a ir pegar p visto antes de abrir. Seguimos 90 km ate a divisa, no caminho o exército nos atacou solicitando os doc - para quem estava voltando, revistavam tudo mas para nos, só os docs. Chegamos na Receita Federal, 3 soldados do exercito olharam os docs - junto a Receita tem umas instalações ao lado fica um posto da Aduana Boliviana, mas não tinha ninguém - fiquei meio que sem saber o q fazer - resolvi seguir, logo a uns 500 m, tem um posto da Policia Brasileira. Expliquei a falta de gente na Aduana e se eu podia seguir viagem? um bombadinho metido q só, no lugar de me dar informações, falou q o problema era meu, se eu quisesse seguir podia ir e que ele nao tinha nada a ver com isso e que nao podia fazer nada pela falta de gente na aduana. Resolvi voltar e pegar melhores informações com alguém q estivesse por la - encontrei um segurança, falou q eu podia seguir e pegar os docs em San Matias - IMPORTANTE: a aduana do posto do lado do Brasil, nao da o PERMISSO, sem estar com o visto de turista da migração de San Matias - de qualquer forma não conseguiria nada no lado do Brasil sem o visto da migração - passei pelo bombadinho metido novamente , liberou minha passagem, como quem diz, "vai se ferrar"!
Logo mais uns metros, cheguei na cancela do exército boliviano, pediram p aonde ia, abriram o porta -malas - perguntaram o que estava levando e o que ia fazer - expliquei q era passeio de turismo - so apalparam as bagagens e que estava tudo bem - fechei o porta-malas, em dois chegaram mais perto e pediram uma CONTRIBUICION kkkkkkkkk dei 20 reais, ficaram feliz da vida - segui, mais uns 7 km cheguei em San Matias, fui direto no centro da cidade pegar o vista na migracion - rapidinho, resolvido sem custo nenhum - passei numa casa de cambio, troquei por bolivianos (1,8) , e segui na saida da cidade para a aduana - na aduana uma senhora muito simpática, me explicou como eu podia adiantar o processo pela net - olho pela janela o tipo de carro - uma Vagoneta kkkkk - precisa levar copia dos docs, inclusive do visto da PF e da migracion - me entregou num papelzinho o horarios que a aduana funciona, e que para na volta nao sair sem pegar o visto de saida - me desejou boa viagem, pronto, podia seguir sossegado ..........
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image003.jpgIniciando o primeiro trecho de estrada que em primeira vista seria ótima kkkkkk , de San Matias a San Ignacio de Velasco - 312 km.
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image004.jpgSegundo informações os primeiros 80 km seria estrada cascalhada e depois continuaria em estrada arenosa - uns trechos conseguia andar a 50 km/h e outros a 10 ou 20, raras a vezes andava a 60 - apos andar 130 km, cheguei num vilarejo chamado Ascencion,
Mais uma cancela do exército, logo pensei, CONTRIBUICION outra vez, mas que nada, somente perguntou qual o destino? Passei, segui uns 10 km, passei algo que parecia um mercado, resolvi parar para perguntar sobre a estrada, encontrei um brasileiro cheio de boa vontade, me explicou que esse caminho que eu estava fazendo era igual o que eu tinha passado, mas se topasse pegar uma estrada de fazendas, seria a estrada com menos cascalho e menos movimentada e encurtaria o meu destino em 60 km - como se essa que eu estava andando tinha muito movimento kkkkkkkk - voltei ate Ascencion - no lugar de passar em San Ignacio, mudei o destino para San Rafael ( a 190 km)- pois o meu destino final era San Jose dos Chiquitos (a 315 km) isso nao alterou, so mudei o trajeto - entrei nesse estradão estreito e arenoso
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image006.jpgfile:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image008.jpg
- nunca vi tanta Hilux sem placa, nem sei por que? Kkkkkkkkkk - vi por onde andam as que somem do Brasil - é de chorar - me faltou coragem para fotografar muitas e todas novas kkkkkk - ja havia andado uns 70 km, começou chover, o carro se comportou bem ate uma certa altura, aí começou a escorregar na pista a ponto de eu parar achando q tinha pneu furado - nao era pneu - mas notei que quando derrapava muito, acendia a luz no painel do ESP, desliguei o ESP, nao sei se tem alguma coisa a ver mas ajudou muito - outro detalhe, o freio mal eu tocava, parecia que a pastilha estava no rebite ou uma pedra entre o disco e a pastilha - como se entrasse direto no ABS e esse San Rafael nao chegava nunca kkkkkk - ate que enfim cheguei na cidade - cidade bem pequena, a praça e a linda igreja
e só, nada massssss - cansado, precisava dormir, um hotel, simples, bem simples, mas uma sujeira impressionante ! Precisávamos jantar - perguntei a moça do hotel onde poderíamos comer alguma coisa - no outro lado da praça - la fomos nos procurar o dito restaurante, um monte de gente em volta de um carrinho de espetinho, feio - nao deu coragem de comer - ainda bem que ainda tínhamos os lanches que trouxemos de casa, passamos em um, tipo mercado, compramos 02 cervejas Pacenha a 10 bols cada😩 e fomos dormir - deitei antes das 8 hs 😡 - realmente nao tinha o que fazer!
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image010.jpgfile:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image012.jpg
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image013.gif
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image013.gif
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file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image013.gif
Ultimo trecho até Cochabamba - café da manha no hotel em San Rafael kkkkkkkkkkk agua quente, nescafé, uma peça de queijo frescal e uma especie de biscoitão açado com queijo dentro e só - ultimos 125 km de chão - uma estrada toda cascalhada em otima conservação - consegui manter uma velocidade tranquila de 80 km/h sem problemas - muito boa mesmo - ufa, fim do chão - ops, mais uma cancela - pagar 10 bols por ter usado a estrada de chão kkkkkk
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image017.jpg file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image019.jpg
Chegando em San Jose dos Chiquitos fui procurar um posto para abastecer, pedi informações e me mandaram para um posto na entrada da cidade de quem vem de Corumbá, la chegando a moça logo veio me falando "no ai diesel" - começou o meu martírio kkkkkk olhei no marcador , um pouco mais q 1/4 - perguntei pelo proximo posto - na saida da cidade a uns 5 km - cheguei no proximo posto, uma moça, sem levantar da posição que estava, nem sentado, nem deitado - "no ai sistema" - mas como eu poderia fazer, pois estava ficando sem combustível - no ai sistema - perguntei para um motorista de caminhão, qual o proximo posto - em tres cruzes q fica a 160 km dali - olhei para marcador, fiz uns calculos - vamos adiante para ver ate onde chega - passei num pedágio 12 bols - liguei o piloto a 90 km/h e deixei correr - uma pavimentação que e um espetáculo , muito boa mesmo –
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controlando o marcador de combustivel - entrou na reserva - fiz os calculos, faltavam 41 km ainda - acho q da - chegando num vilarejo, um caminhao encostado na pista, perguntei por diesel , segundo ele no mercado do outro lado da rodovia venderiam combustivel- chegando no mercado, so havia gasolina mas q havia diesel a uns 4 km adiante - mentira, é uma fazenda enorme, me deu a impressão de ser de uma instituição americana, tipo os mormons ou coisa parecida - o q fazer, nao tinha alternativas - segui com o caração na mão, contando os paços - no caminho, ate ha umas placas (posto a 1 km) kkkkk nao achei esses postos - ufa, avistei o tal posto de tres cruzes - la chegando, ponteiro nao marcava mais nada😳 - uma simpática moça me atendeu com um sorriso - no ai sistema para carros internacional - to frito kkkkkk - falei para ela que teria que encostar o carro, pois não tinha combustível para mais nada - depois de muita insistência, falou para eu colocar o carro longe da câmaras de vigilância do posto que ela veria o q poderia fazer - IMPORTANTE - o posto precisa ter uma licença especial para abastecer veículos estrangeiros, e que o proprietario nao tinha essas autorização e que somente posto grandes tinham - por fim, me vendeu 60 l com o preço boliviano ($2,35 reais) - ja tinha combustível p chegar ate Cochabamba - aliviado, segui viagem - chegando em Santa Cruz , um monte de ruas sendo reformadas, GPS entrando em parafuso kkkkk - com muito custo consegui pegar o rumo para seguir - cheguei em mais uma cancela - mandaram encostar o carro e me dirigir a uma casa no outra lado - pediu todos os docs - nesse momento quem estava dirigindo era minha companheira de viagem - pediu habilitação - IMPORTANTE - alegou que eu nao havia incluido ela no PERMISSO e como ela nao tinha permissão para dirigir eu tinha que dar uma CONTRIBUICION kkkkkk dei 20 bols - me liberam com a condição de que eu deveria seguir dirigindo - passamos por diversos pedagios de 10 bols, mas somente paga no primeiro, nos demais so carimba o ticket - passamos por algumas cidades e vilarejos em todas na beira da rodovia, um monte de barracas de venda de tudo um pouco, inclusive gl de gasolina - como eu havia abastecido bem, nao me preocupei com isso- falha minha 😡 - a rodovia do padrão brasileiro - cheio de remendos - trajeto bonito em termos de paisagens naturais - cheguei a serra ja anoitecendo - file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image023.jpgum chuvisqueiro constante
- um monte da carros e caminhão quebrados no caminho, e nao tomam conhecimento não, onde quebra fica kkkkkk - nas curvas mais acentuada, no lugar de asfalto, revestem a rodovia com pedras de rio - um trecho cansativo e desgastante - o combustível que tinha sobrando ja começou a me preocupar - a uma certa altura, simplesmente travou tudo - mais de hora parado - combustível entra na reserva, e nada de posto - ate que enfim acabou a serra e avistamos as luzes de Cochabamba - pelo GPS, faltavam ainda 35 km - mas me tranquilizou - só descida - cheguei por volta de 10:30 da noite - agora era descansar e se preocupar em conseguir combustível somente no outro dia.
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Retorno:
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image025.jpgfile:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image027.jpgDepois das dificuldades de abastecimento remediavelmente superados, tanque cheio e com um tambor de 20 l vazio no carro - me preparei para o retorno – fui me despedir de um novo amigo boliviano, rodolfo - chegando, não se encontrava, somente a esposa, mas assimque estava saindo ela nos falou que houvera 8 deslizaamentos na serra e o retorno para santa cruz estava fechado e sem previsão de abrir – qual a opção que eu tinha? Mudar a rota! Segundo informações, uns 90 km a mais, mas a estrada era boa! Bonita sim, mas boa??
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Os primeiros quilometros, estrada boa e lindas paisagens , mas ai começou a estrada de chão – serra em estrada de chão, uma curva dentro da outra – logo depois de Tiraque , até Comarapa-bo - chegamos em Comarapa, por volta de 9 hs da noite e olha que saimos de cochabamba as 12 hs – até que enfim asfalto – no pedagio, perguntei para o sujeito que estava cobrando: qual a distancia até santa cruz? Ele falou que o problema não era a distancia, mas que era uma viagem de no minimo 5 hs – pois a estrada era muito perigosa, cheio de curvas e mal conservada – por volta de uma hora da madruga, um posto policial a frente, manda parar, pede os documentos e a autorização de trafego interno – o que é isso? – mandou descer e me mostra, tipo um recibo onde consta uma autorização para eu me deslocar dentro da bolivia – me cobrou 30 bols (peso boliviano) e me deu a dita autorização – falou que com os documentos que eu tinha agora, ninguem iria mais me perturbar, e foi o que aconteceu – rodei mais uma hora e cheguei em santa cruz de la sierra – na procura do hotel pelo gps, me enfiou no meio de uma feira – graças a um policial , consegui sair da feira mais rapido, pois do contrario ninguem dava passagem – enfim o hotel, eu estava um caco!
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image031.jpgPassei reveilon em santa cruz, fecham uma avenida e os restaurantes cercam um espaço e vendem as mesas, nem tão caro, mas como sou viajante, aluguei umas cadeiras e fiquei na rua mesmo – dia seguinte visitamos um parque, muito interessante – recomendo –Guembe Biocentro & Resort (http://www.biocentroguembe.com) - entrada para boliviano 80 bols, para estrangeiro 150 bols – kkkkk – essas entradas para estrangeiro, sempre mais caro - dia seguinte, almoçamos no shoping e seguimos viagem, so para variar um pouco o gps me levou novamente para saida a cochabamba, sorte que tem as praças de pedágio em todas as saída, antes de pegar, pergunta para onde esta indo – falei concepcion - a moça rapidamente me falou que estava na direção errada – Voltei e tomei o rumo certo – asfalto remediável mas com pouco movimento – Paisagens, intercalando, lavouras e fazendas – em todas as cidades tinha a dita cancela com soldados do exercito, mas sem problema, só mostrar a documentação e seguir – Paramos um pouco em San Javier para fazer um lanche e apreciar a bela igreja! – Proximo destino, Concepcion. Estrada asfaltada estreita, poucos buracos, nos dois lados da pista, bonitas fazendas, inclusive uma só de criação de búfalos. Chegamos em Concepcion, fomos direto a praça principal. Sempre uma bonita praça e uma igreja espetacular – já avistamos um hotel com boa aparência – Gran Hotel Concepcio – limpo e conchegante.
file:///C:/Users/ATILA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image033.jpgNo dia seguinte saímos mais tarde, já que nossa previsão era andar somente até San Ignacio de Velasco, a 170 km dali –
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somente estrada de chão, boa, mas pegamos muita chuva – andamos tranqüilo, sem pressa – chegamos por volta de 16 hs – Saimos para os últimos 300 km de chão, bem cedo, pois tínhamos que chegar antes das 16 hs, pois horário que a aduana fecha – estrada razoável até Asencion, mas os últimos 120 km foram de soltar as ultimas juntas que ainda persistiam em nosso corpo – chegamos por volta de 15 hs em San Matias – direto na migracion, onde fomos atendidos rapidamente, pois estavam de saída p/o velório de uma colega da migracion que um fdp brasileiro tinha matado por ela não ter concedido o visto a ele – mas nos liberou e enfim a divisa, mas ainda faltava a liberação do veiculo pela aduana – chegando na aduana, também estava fechada pelo mesmo motivo – fiquei sem dar baixa no documento (permisso) do veiculo
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
CARTEIRA DE IDENTIDADE OU PASSAPORTE ATUALIZADOS
HABILITAÇÃO – NORMAL (NÃO PEDEM A INTERNACIONAL)
DOCUMENTO DO CARRO ESTAR NO NOME DE UM DOS PASSAGEIROS
SELO VERDE(SEGURO) – NÃO EXIGEM
PARA O CARRO: PRIMEIROS SOCORROS – EXTINTOR – 2 TRIANGULOS – ESTEPE - (TUDO ISSO PRECISA, MAS NÃO FUI COBRADO EM MOMENTO ALGUM)
AO PASSAR A DIVISA:
PRIMEIRO PASSAR NA MIGRAÇÃO, PEGAR O VISTO E DEPOIS PASSAR NA ADUANA (COM CÓPIA DE TODOS OS DOCUMENTOS, INCLUSIVE DO VISTO DA MIGRAÇÃO – RETIRAR O PERMISSO - NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NOME DE TODOS QUE IRÃO DIRIGIR – TODOS OS MOTORISTAS PRECISAM DE AUTORIZAÇÃO ESCRITA
OUTRO DOCUMENTO QUE ME COBRARAM NA BARREIRA DE SANTA CRUZ DE LA SIERRA – ORDEM DE TRANSLADO (EMITIDO E PAGO NA PROPRIA BARREIRA) - PAGUEI 30 BOLS – É UM DOCUMENTO QUE TE AUTORIZA FICAR ANDANDO COM O CARRO PELA BOLIVIA – DEPOIS DISSO, NÃO TIVE MAIS PROBLEMA EM NENHUMA BARREIRA, E OLHA QUE TEM UM MONTE
PEDAGIO ( EM TODAS TEM, ATÉ NAS DE TERRA) – VOCE PAGA SÓ O PRIMEIRO DE CADA TRECHO, NOS DEMAIS VOCE SÓ CARIMBA
COMBUSTIVEL: OS POSTOS PRECISAM TER UMA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA VENDER COMBUSTIVEL PARA CARROS ESTRANGEIROS E POUCOS TEM – MELHOR LEVAR UM GALÃO DE 20 L E DEIXAR O CARRO NO LADO E IR A PÉ ENXER O GALÃO. – QUANDO É GASOLINA, PROXIMOS AS CIDADES, SEMPRE TEM PESSOAS VENDENDO NA BEIRA DAS ESTRADAS
MEU ROTEIRO: IDA – CUIABA – CACERES(BR) – SAN MATIAS – ACENSION – SAN RAFAEL – SAN JOSÉ DO CHIQUITO – SANTA CRUZ DE LA SIERRA –MONTERO - COCHABAMBA
VOLTA – COCHABAMBA – COMARAPA – SANTA CRUZ DE LA SIERRA – SAN JULIAN – SAN RAMON – SAN JAVIER – CONCEPCION – SAN IGNACIO DE VELASCO – ACENSION – SAN MATIAS – CACERES – CUIABA
NÃO ESQUECER DE DAR BAIXA NA SAIDA NO PERMISSO – NÃO SAIA DO PAIS SEM DAR ESSA BAIXO – NÃO TEM COMO CORRIGIR DEPOIS
Galera, perdão por ter sumido por meses... :-(
Várias questões pessoais. Mas tá tudo bem :-)
Perguntaram se há combustível entre SPA e Uyuni. Tem um posto com combustível bem caro logo antes da última fronteira na Argentina, antes de descer pra SPA. Depois, subindo de SPA pra a Reserva Eduardo Avaroa, não tem nada, não.
E dentro da Reserva até a cidade de Uyuni tbm não tem posto. Mas nos alojamentos o pessoal vende combustível. Mas aconselho levar reserva: vai saber se o combustível tá bom nos barris...
Eu tive de comprar diesel num alojamento, pq meu ponteiro tinha quebrado e não dei conta que tinha acabado o combustível. Correu tudo bem.
Sobre documentação, tem de pegar declaração jurada na própria fronteira, aduana, entrando no Paso Cajón (ou Cajones). Bem tranquilo foi conosco.
Não fiz mais relato algum, pessoal. Realmente não tive tempo algum. Tenho outras viagens iradas, como pra Alter do Chão (PA), passando pela Trans Uruará, mas tbm não tive tempo de fazer relatos, infelizmente. Eu adoraria, mas não estou com tempo :-( Perdão.
No mais, é isso. Ah... moro em Brasília - perguntaram se alguém me conhece. E fiz 2 trips com amigo que tem Land 110, que tbm é aqui de Brasília.
abraços!
Marcelo J Manente
27/09/2016, 21:53
Galera, perdão por ter sumido por meses... :-(
Várias questões pessoais. Mas tá tudo bem :-)
Perguntaram se há combustível entre SPA e Uyuni. Tem um posto com combustível bem caro logo antes da última fronteira na Argentina, antes de descer pra SPA. Depois, subindo de SPA pra a Reserva Eduardo Avaroa, não tem nada, não.
E dentro da Reserva até a cidade de Uyuni tbm não tem posto. Mas nos alojamentos o pessoal vende combustível. Mas aconselho levar reserva: vai saber se o combustível tá bom nos barris...
Eu tive de comprar diesel num alojamento, pq meu ponteiro tinha quebrado e não dei conta que tinha acabado o combustível. Correu tudo bem.
Sobre documentação, tem de pegar declaração jurada na própria fronteira, aduana, entrando no Paso Cajón (ou Cajones). Bem tranquilo foi conosco.
Não fiz mais relato algum, pessoal. Realmente não tive tempo algum. Tenho outras viagens iradas, como pra Alter do Chão (PA), passando pela Trans Uruará, mas tbm não tive tempo de fazer relatos, infelizmente. Eu adoraria, mas não estou com tempo :-( Perdão.
No mais, é isso. Ah... moro em Brasília - perguntaram se alguém me conhece. E fiz 2 trips com amigo que tem Land 110, que tbm é aqui de Brasília.
abraços!
FAla colega viajante,
Estava preocupado com vc.
Espero que as coisas tenham se estabilizado.
Abraço.
dicazuza
18/04/2017, 01:05
Boa noite Pirotek.
Parabéns pelos relatos.
Sou de BSB mas morando atualmente em Goiânia. Estou querendo trocar meus carros por uma Full 2008 no mínimo. Pelas suas histórias parece que ela é o carro pra esse tipo de viagem.
Minha pergunta... No início vc foi bem mais abaixo de Foz do Iguaçú. Algum motivo específico? Pq vc não foi por Salta?
Abs
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