PDA

Ver Versão Completa : Pontos fracos do Engesa



valmor
11/02/2006, 19:33
Estou ha um tempo "vanculhando" o topico ENGESA ( meu sonho de adolescente ....) ja que possuo um CJ5.

Soube das inumeras vantagens do Engesão mas como na vida nada é perfeito pergunto :

Quais são os "pontos fracos" ou "defeitos" do Engesa ? :pensativo:

Kim
11/02/2006, 21:45
Caro Valmor!

Falam as más linguas que seria o freio, mais eu particularmente acho que o defeito é não ter $$$$$$$ para comprar outro... :mrgreen: :mrgreen:

Abraços...

Kim.

Eduardo Velo
12/02/2006, 17:16
No meu os freios são originais e não tenho problema ...
Algumas coisas que pecam no Engesa , que lembro ...

- Limpador de parabrisas - qqer fase .
- Ruido da cx de transf. - F1
- Faróis deficientes - qqer fase
- Caixas de reforço abaixo do assoalho e lateral - F2/3 as travessas não podem ficar sem tampão
- Extersa pouco - qqer fase
- Não tem cx de reduzida - qqer fase

valmor
13/02/2006, 11:38
São "comuns" , como acontece na maioria dos CJ5 , trincas e soldas no chassi ???
Quais são "aceitaveis" e onde devo ter especial atenção em verivicar ?

[]´s Duvidosos.....

Eduardo Valaretto
13/02/2006, 12:25
Caro EduVelo,

Porque disse que as travessas não podem ficar sem os Tampões?
Já teve algum problema com eles ou elas?

Obrigado pela atenção,

Eduardo Valaretto.

Vítor Martins
13/02/2006, 18:03
Amigo, pontos fracos todos os 4x4 tem. Duvido que em algum dos veículos ainda disponíveis à nossa realidade, exista algum perfeito. Vamos lá: Jeep: chassis, motor, suspensão, etc. JPX: motor, diferenciais; Gurgel: 4x2, espaço interno, etc; Land Rover: espaço interno, custo/benefício, etc; Suzuki: peças, espaço interno, etc. E por aí vai. Qto ao Engesa tenho certeza que se a fábrica tivesse ido pra frente, teríamos hoje um carro ideal, mas, infelizmente, todo sonho brasileiro tem vida curta. Exportamos talentos humanos e materiais e ficamos a ver navios. Qto aos aspectos negativos do nosso Engesa, posso citar somente o problema do freio (tenho um Fase II), o qual persiste também no Marruá, em menor escala, mas é fator de preocupação, uma vez que o carro tem uma boa arrancada (ótimo motor), mas o seu centro de gravidade e peso tende à parte frontal quando de uma frenagem, ficando a parte traseira comprometida e desequilibrada (tive oportunidade de ficar com um Marruá por um dia em test drive). Agora, nada obsta que você possa melhorar o veículo de forma que ele possa atender a nível de ótimos veículos disponíveis no mercado. :concordo: Bem, é isso aí. Um abraço, Vitor Martins

Eduardo Velo
13/02/2006, 20:00
Valareto , não são só os tampões , a tampa que protege de barro a lanterna tras. tb é raro de se ver nos engesas , por isso aparece sempre cupim de ferro naquela região ...
Sem os tampões entra barro e conserva umidade e umidade é ideal pra cupim de ferro , no meu caiu o tampão da travessa transversal e não percebi , acabou criando 2 rombos de ferrugem , deixei sem tampão agora , pq os tampões menores que ficam nas cxs laterais tem ligação com a travessa transversal ...

dentro do fase 2/3 tem tampão na cx de ar serve pra limpeza , mas sem ela o ventilador fica sem função ...

[]s ...

Eduardo Valaretto
13/02/2006, 23:34
Interessante voce ter observado sobre os tampôes.
Meu engesa é praticamente novo (50.000 Km) mas ficou um tempo sem um dos tampões e apereceu ferrugem dentro da longarina e no assoalho. Fiquei puto pois jamais pensaria em fazer serviço com maçarico em um carro tão perfeito. Estou pensando em retirar a parte do assoalho enferrujada e encher a longarina de antiruste para finalmente cobrir o assoalho com uma pequena tampa de inox (tudo para não utilizar maçarico).
Com relação as caixas de roda, já utilizo este procedimento, elas estão untadas de antiruste na parte interna (ferrugem aí é impossível).

Abraços,

Eduardo.

valmor
14/02/2006, 16:42
Soube , aqui mesmo no forum , sobre um certo "defeito" nas pontas de eixo , ou seja quebrariam com uma certa "facilidade"....não lembro exatamente qual .... :pensativo: :pensativo: :pensativo:

AndersonPoa
14/02/2006, 18:42
As limitacoes (nao chamaria de defeitos) ja foram amplamente citadas, mas na minha experiencia, existem 3 delas que sao dificeis de conviver:

- sistema de freio original no uso urbano (subdimensionado, o peso do carro vai para a frente e o carro tende a sair de traseira)
- barulho insuportavel da cx de transferencia nos Fase I (ate 1988 aprox)
- para off-road pesado, os eixos originais podem ser caracterizados como fracos

Acredite, todas tem solucoes relativamente simples (nem sempre baratas, entretanto), e como ja foi dito, estariam incorporadas nas versoes atuais caso a Engesa nao tivesse encerrado suas operacoes .

valmor
14/02/2006, 19:07
As limitacoes (nao chamaria de defeitos) ja foram amplamente citadas, mas na minha experiencia, existem 3 delas que sao dificeis de conviver:

1- sistema de freio original no uso urbano (subdimensionado, o peso do carro vai para a frente e o carro tende a sair de traseira)
2- barulho insuportavel da cx de transferencia nos Fase I (ate 1988 aprox)
3- para off-road pesado, os eixos originais podem ser caracterizados como fracos
.

Desculpe minha ignorancia "Engesistica" .....mas ...
Qual seria a solução em cada caso??
Onde encontro maiores detalhes sobre os defeitos no eixo , aqui no forum ?

Muito obrigado e []´s

:: Fernando ::
22/02/2006, 22:25
Valmor, eu descobri sem querer um negócio que faz uma puta diferença no barulho da transmissão (pelo menos no nosso jipe)...Eu coloquei a mão na alavanca da tração sem querer e o barulho diminui pra caramba!! deu até pra conversar!! depois eu amarrei um elástico na alavanca e melhorou pra caramba...
Verifica aí se aconteceu a mesma coisa com o teu Engesa...

Aqui no forum se não me engano você pode encontrar um tópico falando dos defeitos no eixo do Engesa...

Vítor Martins
22/02/2006, 22:50
Já me deram o macete para colocar Molykote no óleo da caixa de transmissão e transferência, que melhora muito e muito mesmo. Esse detalhe de amarrar alavanca, acontece muito nos Willys. Um abraço, Vitor Martins

CAVESO
23/02/2006, 09:55
Fernando,

Uma alavanca de câmbio jamais deve ser forçada.
Se você observar, todos os manuais de veículos alertam para não dirigir com a mão na alavanca.
No seu caso o barulho pode ter diminuido, mas andar com elástico pode fazer com que os garfos da caixa esbarrem (mesmo que de leve) nas engrenagens, causando um grande prejuízo futuro.
Verifique se sua alavanca não tem excesso de folga ou se o pino-trava não está gasto.

Abraços

Vítor Martins
23/02/2006, 10:48
Amigos, reafirmo: para diminuir em muito o ranger dos dentes: Molykote!!!
Um abraço a todos. Vitor Martins

valmor
23/02/2006, 11:59
Amigos, reafirmo: para diminuir em muito o ranger dos dentes: Molykote!!!
Um abraço a todos. Vitor Martins

O Molykote tem alguma especificação ou é só pedir pela nome ???

[]´s

Vítor Martins
23/02/2006, 12:46
Nenhuma. Ele vem num saquinho/pacotinho pequeno, tipo de catchup. É um óleo tipo grafitado que aumenta a viscosidade. Se vc não conseguir, me avise que vou pegar a especificação. Um abraço, Vitor Martins

:: Fernando ::
23/02/2006, 17:50
Carlos Augusto, você se refere quando a alavanca está ativada ou quando está no 4x2?...Ou nos dois jeitos?

Eduardo Velo
23/02/2006, 22:03
Vou dar meu cent nesse papo ...
Se a alavanca da tração que estava causando ruido é pq existe folga nos guias ou nos eixos ...
O molycote num cambio de dentes retos (F1) é uma solução anti ruido , mas ele causa um dano tb ... aumenta a espessura do filme de óleo entre os dentes das engrenagens forçando um pouco o conjunto ... ja vi cambio que o camarada só usava molycote com desgaste grande nos eixos e no diam. interno das engrenagens ... , deu pra perceber que não sou muito fã de molycote né ... mas ele é bom qdo a caixa é nova pra ajustar as engrenagens , depois é bom trocar por óleo 90 comum mesmo ...
Engrenagens de dente reto tem muito mais resistência que dentes helicoidais , mas tem que aguentar o ruido ...
Na minha opinião o melhor seria colocar mantas anti ruido no assoalho e no tapete .

Kim
23/02/2006, 22:17
Quanto de manta :?:
Acho que no meu daria para colocar uns 150m :shock:
Cara o ruido é muito alto :pensativo:
Ja desmontei a t-case, troquei os rolamentos, revisei tudo e nada :oops:

Um abraço a todos...

Kim.

CAVESO
23/02/2006, 22:33
Edu,

Aproveitando o ensejo, o que você acha do óleo "80 (ou 85) w 140" para cambio, transferência e diferenciais?

abraços

:: Fernando ::
24/02/2006, 13:58
Um amigo falou que a manta pode corroer a caixa de transferência e dar problemas futuros...(Não tenho certeza se é a caixa de transferência mesmo) mas o que importa é que o bacana colocou assoalho de ônibus para a manta asfáltica não bater no local em que ela deve cobrir para não acontecer esse problema...

Beto Lacerda
24/02/2006, 16:41
Engrenagens de dente reto tem muito mais resistência que dentes helicoidais , mas tem que aguentar o ruido

:discordo: Edu , um gringo mal educado me disse que isso é errado

Esta frase não poderia estar mais errada, é exatamente o oposto. Engrenagens helicoidais aguentam muito mais que retas porque a carga está distribuida em várias dentes.

[]'s

:: Fernando ::
24/02/2006, 17:28
Dentes helicoidais?? :? :? as engrenagens ou são retas ou são cônicas...não é??

Segundo o dicionário Aurélio, HELICOIDAL: Semelhante a hélice, helicoide HELICOIDE: Que tem a forma de hélice HELICE: Propulsor de navio, que substituiu as rodas; peça propulsora dos aviões: espiral

Existe dentes helicoidais?? na caixa de tranferência?? quando meu pai abriu aquilo lá deu pra ver que era tudo reto... :? :?

Beto Lacerda
24/02/2006, 17:36
:: Fernando ::, da um desconto o Falcon é gringo .. ele estava se referindo aos dentes "diagonais" inventados pelo citroën ... iguais a este de uma t-case hilux por ex http://www.marlincrawler.com/docs/470install/4896_500.jpg
e os de tcase de engesa são retos tipo este
http://content.answers.com/main/content/wp/en/thumb/5/57/200px-Gears_large.jpg
[]'s

Beto Lacerda
24/02/2006, 17:52
p/ enriquecer o topico

:: Fernando ::
24/02/2006, 18:17
Valeu cara!! tava confuso :lol: após um imenso sacrifio consegui baixar o arquivo...bem interessante, parabéns :palmas:

Beto Lacerda
24/02/2006, 18:27
Valeu cara!! tava confuso após um imenso sacrifio consegui baixar o arquivo...bem interessante, parabéns

acontece ... sobre o arquivo é que eu postei como pdf .. vou postar como zip fica mais facil de baixar ..
interessante né ... faz um tempão que um cara da facu me mandou isso ...
acho que veio da puc a apostila sei lá ... foi util na epoca e guardei
[]'s

:: Fernando ::
24/02/2006, 19:09
Você fez engenharia mecanica?

Beto Lacerda
24/02/2006, 19:14
Você fez engenharia mecanica?

fazia ... mas no mackenzie de noite só eng. de materiais dai semestre passado mudei de curso :parede:
[]'s

billj
24/02/2006, 19:49
da um desconto o Falcon é gringo .. ele estava se referindo aos dentes "diagonais" inventados pelo citroën ...
[]'s


Desconto lá na PQP. Se seus mulas quiserem insistir en chamar engrenagens helicoidais como "diagonais", fiquem a vontade. Continuem na sua burrice............ :parede:
:roll:




:mrgreen:

Abraços,

Beto Lacerda
24/02/2006, 19:56
billj, qto amor no coração :flipf2: pena que num temos ele né ... :mrgreen:
[]'s

Eduardo Velo
26/02/2006, 21:40
Engrenagens de dente reto tem muito mais resistência que dentes helicoidais , mas tem que aguentar o ruido

:discordo: Edu , um gringo mal educado me disse que isso é errado

Esta frase não poderia estar mais errada, é exatamente o oposto. Engrenagens helicoidais aguentam muito mais que retas porque a carga está distribuida em várias dentes.

[]'s

Betão , não sei explicar , mas sei que o pessoal de arrancada troca as engrenagens de dentes helicoidais por dentes retos pq aguentam melhor o tranco e a cx do Fase 1 é famosa pela resistencia . Os tratores antigos usam cx de dentes retos e estão boas até hj ...
Prefiro dentes helicoidais por causa do barulho ...

[]s ...

Eduardo Velo
26/02/2006, 21:46
Edu,
Aproveitando o ensejo, o que você acha do óleo "80 (ou 85) w 140" para cambio, transferência e diferenciais?
abraços

Sempre é melhor seguir o que o fabricante recomenda , se inventar tem que saber o que ta fazendo - o óleo é SAE 90 - ta no manual , só uso ele ...

[]s ...

Kim
26/02/2006, 23:53
Fico com uma dúvida!?????? :?:
A engrenagem que o citroën inventou não tem a seguinte forma /\ ?
/\
/\
Que inclusive é a logomarca dos carros?

Kim.

Beto Lacerda
01/03/2006, 12:30
Kim, o logo se dá pela vista em planta de duas engrenagens .
Eduardo Velo, engrenagens helicoidais dividem melhor a força em mais dentes por isso são mais fortes , o pessoal de arrancada pode usar dentes retos por ser mais barato produzir engrenagens reforçadas sob medida retas que helicoidais , vai saber... mas que as helicoidais são mais resistentes não há duvidas
[]'s

Eliseu
01/03/2006, 14:12
Quanto de manta Interrogação
Acho que no meu daria para colocar uns 150m Chocado
Cara o ruido é muito alto Pensativo
Ja desmontei a t-case, troquei os rolamentos, revisei tudo e nada Envergonhado

Kim, acabei de fazer este serviço no meu FI. :D Como ele tem capota rígida, comprei manta anti-térmica (parece uma mistura de espuma com isopor, pois é maleável com a aprencia do isopor) e forrei o teto, laterais, túnel do motor e a parede de fogo(dianteira da carroceria com o motor). Depois fiz o acabamento com uma forração normal de couro sintético. Eu vizava dimunuir a temperatura interna, para facilitar o serviço do QAC, e ganhei de sobra um eficiente isolamento acústico. Não que o meu fosse muito barulhento(uso Maxxion S4T, caixa original e T-case da Bandeirante) mas fiquei muito impressionado com o resultado. O material é o chamado Isolamento Térmico para residências, 2 cm de espessura. Deu um trabalhão recortar todos os cantos, parafusos, pois ele é vendido em metro(o meu comprei com doi metros de largura e 4 de comprimento). Deu certinho. Gastei uma lata(galão) de 3,6 litros de cola de sapateiro. O ruim foi aguentar a gozação da galera pelo cheiro nos 1°s dias, mas nada que umas voltas não tirassem(como carro novo!!!!!!) :concordo: :concordo:

Franco
06/03/2006, 17:54
Engrenagens de dente reto tem muito mais resistência que dentes helicoidais , mas tem que aguentar o ruido

:discordo: Edu , um gringo mal educado me disse que isso é errado

Esta frase não poderia estar mais errada, é exatamente o oposto. Engrenagens helicoidais aguentam muito mais que retas porque a carga está distribuida em várias dentes.

[]'s

Betão , não sei explicar , mas sei que o pessoal de arrancada troca as engrenagens de dentes helicoidais por dentes retos pq aguentam melhor o tranco e a cx do Fase 1 é famosa pela resistencia . Os tratores antigos usam cx de dentes retos e estão boas até hj ...
Prefiro dentes helicoidais por causa do barulho ...

[]s ...

Edu e Beto

Essa mania de trocar os dentes helicoidais por dentes retos é primeiro porque ningume tem o maquinário preciso o sufuiciente, nem uma cheivadeira, para deixar os dentes helicoidais precisos o suficienete ao ponte de poder garantir transferência de torque na mesma intensidade entre os varios dentes em contato. Isto em termos de preparadores, fussadores e oficinas por ai.....

Dentes helicoidais são , como o Beto ja falou, mais fortes porque engatam ao mesmo tempo mais de um dente e por isso minimiza os impactos e isso gera suavidade. Em contrapartida são muito mais sensíveis a desalinhamentos e folgas.

O mito dos dentes retos serem mais fortes vem do fato de que uma mesma engrenagem com diâmentro primitivo constantes, obrigatóriamente tera um modulo de dente em termos helicoidais menor que o seu semelhante de dente reto, isto é O DENTE É MAIOR, mas não a resistência. A helicoidal tem que usar um modulo menor porque senão falta espaço. mrgreen: mrgreen: mrgreen:

E a razão dos tratores agriculos antigos usarem muito dente reto reside simplesmente no fato de que dente reto de fato é muito mais barato de fabricar inclusive quanto ao alojamento, que não precisa de apoio axial. As maquinas operatizes que as fabricam, são mais simples e por isso mais baratas, são mais econômicas em manutenção e um trator que ronca, tambem não tem importância...

O segredo da precisão do helicoidal é vital para o correto funcionamento de um cambio, por isso é muito complicado fabricar algo que aguente de verdade. Quem fabrica helicoidais com qualidade normalmente cobra caro, portanto não confia em engrenagens de reposição baratas, pois muito provavelmente não tem precisão e ainda por cima vão danificar as engrenagens boas.

Beto, volta pra aula seu rato, não aprendeu tudo ainda.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :

Eduardo Velo
09/03/2006, 19:00
Valeu a explicação Mestre ...
A galera que faz arrancada usa dentes retos e dizem que aguentam muito mais que as helicoidais , talvez a explicação esteja mesmo na usinagem ...

[]s ...

paje_tapuya
04/06/2006, 12:09
Ja é a terceira vez que a caixa de transferência do meu engesa quebra e agora eu decidique não conserto mais. Vou rodar 4x2 e vender ele assim mesmo. Não gostei da esperiência com esse carro. Desde 93 meus carros sempre foram 4x4, ja tive Bands, jeeps, e meuo ultimo foi uma defender 110 que tive que vender por problemas financeiros. Comprei esse engesa turbo diesel (sempre quis ter um) e me decepcionei muito com o carro, pois alem da falta de reduzida a caixa de transferência é fraca e quebra atoa.
Quem quizer está a venda e mando fotos.
Um Abraço a todos...
Flávio Albuquerque

Wallace
04/06/2006, 14:53
Vou dizer que não é a caixa de transferencia que é fraca; ela deve ser até forte para o motor original do Engesa, o 2.5 a gasolina 4 cilindros do opala.
Ai inventam de colocar motor diesel com muito mais torque e acham que a caixa de transferencia tem que aguentar.
Eu sinceramente acho que o melhor engesa é o 4 cilindros original, no maximo passando o motor de 2.3 para 3.0 ou quase isso.
Colocar um diesel ou mesmo o 6 cilindros 4.1 tira muito do bom equilibrio do original e vai exagerando no peso. E é claro, vai deixando as outras partes mais fracas.

NeRo
04/06/2006, 18:19
Paje, volta pra Jeep
Abraços de quem já teve Engesa. :D

Wallace, x2 :mrgreen:

haundrich
04/06/2006, 23:20
São "comuns" , como acontece na maioria dos CJ5 , trincas e soldas no chassi ???

[]´s Duvidosos.....

Difícil, heim?

haundrich
04/06/2006, 23:36
Kim, o logo se dá pela vista em planta de duas engrenagens .
Eduardo Velo, engrenagens helicoidais dividem melhor a força em mais dentes por isso são mais fortes , o pessoal de arrancada pode usar dentes retos por ser mais barato produzir engrenagens reforçadas sob medida retas que helicoidais , vai saber... mas que as helicoidais são mais resistentes não há duvidas
[]'s

Como fica o esquema de lubrificação nessas helicoidais, quando exigidas em alta rotação, se comparadas com as de dente reto?

paje_tapuya
12/06/2006, 22:00
Olha galera, retiro o que disse, a peça que eu havia recebido é que era fraca. A engrenagem central da t-case F-I não tinha têmpera!!! Porém assim que o problema foi identificado o pessoal da Universal memandou uma que até agora não deu mais problema. Nem Chia mais...
Porém ainda quero vende-lo. Nossas energias são inversas e ele não foi com minha cara (nem eu com a dele)... Esse final de semana ele tentou me matar: me mordeu com a tampa do capô. Resultado: boca arrebenteda, um galo na nuca e uma luxação nas costas. To puto!
Quem se interessar mande-me um e mail.

CAVESO
13/06/2006, 19:36
Que o Engesa é um Jipe brabo, Valente, Animal, Feroz, forte e etc. eu já sabia! Só não sabia que mordia o próprio dono! :lol:

Brincadeira meu caro Pajé!

O meu não me mordeu ainda, mas me arranhou com suas garras afiadas e fiquei com uma cicatriz no peito até hoje por causa de uma ponta de parafuso enferrujado que quase me arranca o peito fora!

Mas também, para que um homem precisa de um peito? :pensativo:

Insista com seu engesa 4 (portas), vai valer à pena!

haundrich
14/06/2006, 19:01
Nero

Que violência foi essa de largar engesa?

[ ]'s - Até Boing 737 tem seus pontos fracos... :putz:

Ralado/SP
21/06/2006, 18:16
eu acho que vc não deve vender seu engesa 4 portas... sou novo aqui, mas achei muuuito legal o seu carro. Pena que não tenho $$$$

Abraços


Ralado

haundrich
22/06/2006, 08:58
Soube , aqui mesmo no forum , sobre um certo "defeito" nas pontas de eixo , ou seja quebrariam com uma certa "facilidade"....não lembro exatamente qual .... :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Basta usar pneus superiores as medidas de projeto que qualquer carro terá suas pontas de eixos mais fragilizadas.
O engesa, se eu não estiver enganado, permite o uso do pneu até 7,50, que seria o equivalente ao 33 pols. Quanto a largura, não tenho esses dados.