Ver Versão Completa : Pajero 4x2... O que pode ser feito de Off-Road?
Rodrigo_Alcanza
14/07/2015, 22:59
Olá,
Sou novo no fórum assim como meu interesse no mundo 4x4. Recentemente adquirir uma Pajero TR4 4x2 AT Flex 2012 e foi por causa desse veículo que ressurgiu meu envolvimento com o Off-Road. Mas a verdade é que eu não conheço nada do assunto e já cultivei muitas informações erradas. Por exemplo, quando comprei o carro, eu optei pelo 4x2 porque sabia que teria 95% de asfalto, mas acreditava que se desejasse o 4x4 bastava apenas "instalar" essa mecânica no carro. Obviamente o interesse aconteceu e acabei descobrindo que infelizmente não posso converter a TR4 4x2 para 4x4. Eu teria, então, que comprar um veículo com 4x4 de fábrica, coisa que não vou poder fazer por uns dois anos.
Assim, gostaria de saber o que eu poderia fazer com esse carro em termos de off-road? Há algum evento que tenha um light para carros como o meu? O pouco que testei dele fora da estrada, percebi que mesmo não sendo 4x4, a TR4 se saiu muito melhor do que outros carros da categoria (que não seja 4x4). Talvez por sua tração traseira, altura e potência.
Desde ja, obrigado!
Sei que existem uns raids (passeios) e ralis de regularidade para carros 4x4 mas que por serem light, aceitam 4x2, VC teria que se enturmar com o pessoal que corre rali de regularidade multimarcas.
A Mitsubishi tem o "Mitsubishi Outdoor", que ocorrem várias etapas no sul e sudeste onde não é necessário 4x4; entre no site da MIT que tem as datas, e as inscrições são limitadas em número de participantes.
Já vi pessoas em carros 4x2 operarem em dunas, mas já com experiência.
Rodrigo_Alcanza
17/07/2015, 00:34
Obrigado! Bom saber... Sou do Rio, vou correr atrás então.
Outra coisa sobre esse tema é que algumas pessoas falaram sobre a possibilidade de converter certos veículos de tração 4x2 em tração 4x4, e a TR4 estaria inclusa. Alguém sabe algo a respeito? Quanto custa? É seguro?
Eu encontrei especialistas que aprovavam e outros que desaprovavam, então perguntei diretamente em uma concessionária da Mitsubishi e eles falaram que não faziam, pois o custo benefício não compensava, e que era melhor comprar uma TR4 4x4 de fábrica. Depois disso me ofereceram uma que tinham lá no estoque.
MARCELO VITARA SUBMARINO
17/07/2015, 08:24
Ir para o Shopping!! Desculpe a brincadeira, mais não resisti!!
Em tempo, bem vindo ao Fórum!! Em pouco tempo vc trocará por um 4x4!!
Abs
Olá,
Sou novo no fórum assim como meu interesse no mundo 4x4. Recentemente adquirir uma Pajero TR4 4x2 AT Flex 2012 e foi por causa desse veículo que ressurgiu meu envolvimento com o Off-Road. Mas a verdade é que eu não conheço nada do assunto e já cultivei muitas informações erradas. Por exemplo, quando comprei o carro, eu optei pelo 4x2 porque sabia que teria 95% de asfalto, mas acreditava que se desejasse o 4x4 bastava apenas "instalar" essa mecânica no carro. Obviamente o interesse aconteceu e acabei descobrindo que infelizmente não posso converter a TR4 4x2 para 4x4. Eu teria, então, que comprar um veículo com 4x4 de fábrica, coisa que não vou poder fazer por uns dois anos.
Assim, gostaria de saber o que eu poderia fazer com esse carro em termos de off-road? Há algum evento que tenha um light para carros como o meu? O pouco que testei dele fora da estrada, percebi que mesmo não sendo 4x4, a TR4 se saiu muito melhor do que outros carros da categoria (que não seja 4x4). Talvez por sua tração traseira, altura e potência.
Desde ja, obrigado!
Rodrigo_Alcanza
17/07/2015, 18:38
Tudo bem Marcelo pela brincadeira, eu mesmo brinco com isso.
leojaz... Obrigado! Mas a Mitsubishi Outdoor acabou de me informar que não são permitidos veículos 4x2. Uma pena! O próximo será aqui perto, em Penedo. Bem, se alguém souber de algum evento e puder informar, agradeço.
Sérgio Augusto Mendes
17/07/2015, 21:24
Rodrigo, dia 13 de setembro terá em Petrópolis o tradicional Rallye Caça ao Currasco, vai ser a edição de número 34 e tem a categoria 4x2 tb, se quiser informações os telefones são: 24 98854-5313 e 24 99235-3624, é só falar com o Márcio que é o idealizador do Rallye que ele te passa todas as informações. Realmente a Mitsubishi não permite as viaturas que não sejam 4x4, eu estarei em Penedo para fazer o Outdoor. Abraços
Logo logo o pessoal dos rallys vão postando por aki ( no fórum) os eventos, tem lugar específico p a divulgação.
E sobre transformar a 4x2 em 4x4, acredito queno custo supere o benefício de se comprar uma 4x4 de fábrica.
henrique wamser
19/07/2015, 20:54
Infelizmente,4x2 quase nada
Abraço
Edimar_Oliveira
20/07/2015, 10:11
Rodrigo, o TR4, no meu ponto de vista, só é uma ótima viatura se for 4x4. Se você opta por um 4x2, é preferível algum SUV que há no mercado que certamente é mais macio e roda melhor no asfalto. O TR4 é um "gp" (general purpose) no mais puro e original conceito, é duro e pula como um cabrito e não rende no asfalto. Mas na terra ele se transforma e duvido que haja outro igual, com as dimensões e força bruta que ele tem.
Quando lançaram o 4x2 MT, a maioria dos fãs dele sabia que esta versão seria um "mico", não serviria para o propósito original.
Realmente se você quer um 4x4 terá que buscar outro, já original de fábrica.
Abraços,
Amatinho
20/07/2015, 10:30
Bem vindo Rodrigo.
Realmente, o 4x2 não vai fazer muita coisa OFF mesmo, pelo menos na visão de um monte de gente aqui. Veja bem, não é crítica a você nem ao pessoal, mas é que para uma grande parte de participantes do fórum, OFF ROAD é subir uma pedra de 20m com ângulo de 45ºde inclinação, entrar num Barreiro que se estiver a pé, afunda até o pescoço, passar por um rio, que muitos só passariam de barco, levar 10 horas para fazer 2 Km de caminho de terra.. Resumindo, OFF ROAD messsssssssmo, no limite do carro e do piloto.
O carro está comprado, maravilha, show. Não vá se sentir desestimulado pelas críticas ou opiniões, de um ou de outro e vá "queimar" o carro para trocar por uma 4x4. Realmente, mesmo sendo 4x2, ela vai fazer um monte de coisas que carros normais não fazem. Os segredos do carrinho, além de altura e tração traseira, são também, ter uma relação ótima entre distâncias de rodas. É um carro curto, distância entre eixos pequena e largura , fazendo que as quatro rodas quase formem um quadrado. É bem equilibrado, pequeno.
Vá ganhando experiência, fazendo percursos leves e de preferência, acompanhado de outros carros. Um bom piloto pode tirar a deficiência de ser 4x2 no braço, mas isso Até certo ponto. Um piloto sem experiência pode atolar qualquer 4x4 super preparado com pneus mud, lift e blocantes . Aprenda a conhecer o seu limite e o do carro e quando ele não te satisfazer mais, junte a grana e troque por um 4x4. O ponto bom disso, é que se aprender direito, quando pegar um 4x4, não terá obstáculos que não possa passar. Ao meu ver, por enquanto o que limita mesmo é falta de experiência, não o carro ser 4x2. Ninguém nasceu sabendo e se não fizer ou tentar, nunca saberá até onde pode chegar.
Certa vez vi um fusquinha sem nenhuma preparação passar por uma estrada de barro como se estivesse no asfalto, levando 30s para fazer o percurso. Eu estava de S10, alta, pneus para barro e levei 30min, não era carro para aquilo mas era o único caminho.
Não sei se é viável modificar a sua. Precisa ter um bom mecânico e tentar reduzir custos, talvez comprando um carro destruído. Não sei na documentação como aparece, mas no histórico do carro sempre vai constar que é uma 4x2 e para mudar isso, precisa ter nota de tudo, fazer vistorias. Será que vale a pena??? Pode correr o risco de quando for vender o carro ficar com um "mico" na mão. Acho que consegue instalar um blocante de diferencial no eixo traseiro e isso já seria um UP incrível no "fora de estrada".
Vá curtindo seu carro, aprendendo, juntando dinheiro e se realmente chegar ao limite dele, troque por algo que satisfaça.
Boa sorte
Edimar_Oliveira
20/07/2015, 14:21
Apenas completando o raciocinio do Amatinho - muito bem colocado por sinal. Eu aprendi a dirigir em estradas de chão e muito barro com Fusca, Brasília e Variant. Todos passam até bem em estradas ruins, aliás, muito melhor do que muita S-10 conforme ele comentou. Se colocar correntes nas rodas então ... E todos têm apenas tração traseira. Passam? Passam ... Mas a que custo ... Viajava com meu pai sempre tenso imaginando que no próximo barro não ia passar. Ele eh da escola de "meter o sarrafo". Eu já fui aprendendo que muito barro você passa acelerando o menos possível e com a marcha mais longa possível ... Enfim, coisas que só a experiência vai ti proporcionar. Entre um TR4 4x4 e um 4x2, é claro que você vai ter mais recursos com o 4x4. Mas ainda confirmando o que ele disse, se você não tiver experiência, pode estar no melhor 4x4 que não vai passar num simples atoleiro. O TR4, sabendo usar, até com pneu careca você acaba conseguindo sair.
Se você aprendeu a dirigir num Jeep Willys, qualquer estrada que você pegar num bom 4x2 ou 4x4 você vai se sair muito melhor do que quem aprendeu a dirigir num Ônix com câmbio automático, por exemplo. Portanto, faça como o Amatinho sugeriu, treine bastante no seu, de preferência com gente mais experiente. Quando puder passar para um 4x4, vai ser só alegria!!
Abraços,
lfschmitz
20/07/2015, 14:41
Sempre a velha máxima: mais vale um bom motora num 4x2 com pneus MT do que um motora de shopping num 4x4 com pneus HT.
Rodrigo_Alcanza
20/07/2015, 17:59
Obrigado a todos pelas palavras!
Leojaz, eles colocam no fórum ou na área do site para eventos? Parece ter pouca coisa no link para eventos.
Sérgio,obrigado! Vou ligar para tentar entrar no Rally Caça ao Churrasco. Petrópolis e bem perto da minha casa e conheço bem o caminho.
Amatinho e Edimar, agora eu entendo bem o que vocês querem dizer. De fato, muita coisa eu só entendi depois de ter comprado. Mas muito obrigado pelas palavras! Eu estava procurando uma orientação como está. Realmente estava desanimando, mas essas últimas mensagens me emocionaram. Eu não sabia explicar muito bem o queria entender ou fazer com o carro, e vocês me ajudaram muito. Valeu mesmo!
Eu só tive carro 4x2 hatch ou sedan, e esses dias peguei um caminho de barro e lama que tem em Mauá (Magé) onde eu sempre passei com esses veículos. A TR4 passou muito fácil... bem melhor do que meus antigos veículos. Eu só pensava em como seria se o carro fosse 4x4, mas ao mesmo tempo, estava inconformado com a ideia de que esse carro só serviria no asfalto... não depois do que o vi fazendo no Off. Nada hardcore como vejo os 4x4 fazendo, mas ainda acima dos 4x2 “normais”.
Quero realmente fazer como o Amatinho sugeriu, pegando trilhas mais leves, acompanhado de gente mais experiente, assistir aos grandões nas competições... talvez fazer uns cursos, etc. depois então eu troco por um 4x4, pois também já entendi que não rola adaptar isso nesse TR4.
Queria agora entender duas coisas:
O que foi a mudança que vi em algum lugar que a Mitsubishi fez no aro das rodas do TR4? Agora é 17, mas parece que era 16. Na verdade, vi o pessoal reclamando... mas porque? Mais caro? Desempenho inferior?
Outra coisa..., como instalo um blocante de diferencial, como o Amatinho sugeriu?
Rodrigo_Alcanza
20/07/2015, 19:53
Ah, esqueci de acrescentar que vi há algum tempo um pessoal fazendo Off Road (light) com Tucson somente com tração dianteira. Achei interessante e nem tão impossível. O que pensam disso?
Amatinho
20/07/2015, 22:58
Ah, esqueci de acrescentar que vi há algum tempo um pessoal fazendo Off Road (light) com Tucson somente com tração dianteira. Achei interessante e nem tão impossível. O que pensam disso?
Mas depende do modelo de Tucson, pq existe a V6 Top que é 4x4 integral e ainda por cima tem Blocante. Apesar de não ser um carro off road, se for necessário, basta blocar a transmissão e o carro sobe parede. Mas mesmo com esses itens, não é um carro para trilha.
Amatinho
20/07/2015, 23:11
Apenas completando o raciocinio do Amatinho - muito bem colocado por sinal. Eu aprendi a dirigir em estradas de chão e muito barro com Fusca, Brasília e Variant. Todos passam até bem em estradas ruins, aliás, muito melhor do que muita S-10 conforme ele comentou. Se colocar correntes nas rodas então ... E todos têm apenas tração traseira. Passam? Passam ... Mas a que custo ... Viajava com meu pai sempre tenso imaginando que no próximo barro não ia passar. Ele eh da escola de "meter o sarrafo". Eu já fui aprendendo que muito barro você passa acelerando o menos possível e com a marcha mais longa possível ... Enfim, coisas que só a experiência vai ti proporcionar. Entre um TR4 4x4 e um 4x2, é claro que você vai ter mais recursos com o 4x4. Mas ainda confirmando o que ele disse, se você não tiver experiência, pode estar no melhor 4x4 que não vai passar num simples atoleiro. O TR4, sabendo usar, até com pneu careca você acaba conseguindo sair.
Se você aprendeu a dirigir num Jeep Willys, qualquer estrada que você pegar num bom 4x2 ou 4x4 você vai se sair muito melhor do que quem aprendeu a dirigir num Ônix com câmbio automático, por exemplo. Portanto, faça como o Amatinho sugeriu, treine bastante no seu, de preferência com gente mais experiente. Quando puder passar para um 4x4, vai ser só alegria!!
Abraços,
Imagina a minha cara, com uma S10 de um amigo, que me passou o volante do carro por não saber da arte da lama e pior, tinha medo. Apanhando para passar pelo Barreiro de uns 30 metros , com aquela "trolha", pois S10 e barro não combinam, engatando ré, voltando, acelerando, indo com calma, fazendo de tudo para o carro não ficar atolado e conseguir passar.
Logo que saio da lama, Passa um fusca, bem "cansado" com aquele barulhinho característico , traseira que balançava como gangorra de parque infantil e aqueles bons e velhos pneus de "bicicleta" característicos do modelo , sem fazer força nenhuma, sem muito embalo como se estivesse no estacionamento de shopping.... Com um tiozinho que ainda me mandou um "Jóia" nos deixando para trás.
Edimar_Oliveira
21/07/2015, 08:37
Rodrigo, até onde sei, de 2009 ou 2010 prá cá o aro passou a ser 17. Isso dificulta encontrar pneus. Para o aro 16 é mais fácil. Sei lá, acho que a altura do pneu compatível com o aro 16 é mais adequada para aguentar pancadas. Não sei se há outros "senões".
Amatinho, meu pai hoje tem um Tracker e vive grilado com a largura dos pneus. Acha que não servem para barro, e que o certo é pneu estreito como o dos Fuscas. Não deixa de ter alguma razão, por que um Fusca com pneus de Tracker ia "boiar" no barro ... rrrsss ...
Abraços,
Rodrigo_Alcanza
24/07/2015, 18:44
Edimar, a que se refere quando fala em rendimento no asfalto? Consumo... desempenho...segurança? Eu entendo bem o que é falado sobre o “propósito” do veículo, e concordo com isso. Muita coisa sobre 4x4 eu ainda to por fora, mas entendo razoavelmente de carros no geral, e acredito que agradar ao comprador é também um propósito válido. Então quando optei pelo TR4 4x2 foi, além da proposta toda do negócio (preço do carro, valor oferecido no meu antigo veiculo, financiamento, etc), contou muito meu gosto pelo carro. Cheguei a cogitar sim outros SUVs, como o Tucson, por exemplo: ele é um pouco mais espaçoso e talvez mais confortável. Agora, acontece que adoro os modelos Pajero, e mesmo sabendo que seria 95% asfalto, escolhi o TR4.
De fato, o único problema foi esse súbito interesse no Off que se tivesse escolhido o 4x4 tava perfeito. Mas tirando isso, estou muito satisfeito com o carro. Acredito que algumas coisas sejam questão de perspectiva. Ou seja, depende do seu conhecimento de outros carros, de quais veículos a pessoa já teve etc. Como é meu primeiro carro desse porte, pois venho de modelos populares, to adorando a maquina, rsrsrs. Provavelmente que tem Land Hover deve achar até a Pajero Full aquém dos seus critérios.
Amatinho, conhecia esse modelo de Tucson, mas sabia se era tão monstro como imaginava. Mas pelo que você falou... é sim! Agora o modelo que eu vi fazendo Off Road (light) era o 2.0 tração dianteira. Não era nada incrível, ao nível competição esportiva, mas pareceu o suficiente para ter segurança num passeio de fim de semana se seguir por estradas de barro, com erosões, lama e alagados nível easy.
Agora sobre o que vocês falaram sobre a S10 vs o Fusca, qual é a explicação para a vitoria do Fusca na situação que vocês relataram?
Rodrigo_Alcanza
24/07/2015, 18:46
Uma coisa que gostaria de entender sobre a tração 4x4 é com relação ao torque. O veiculo com a tração 4WD desligada não teria mais potencia no eixo tracionado do que dividindo entre os dois eixos? Tipo, no caso da TR4, quando desligado o 4WD? Claro que não estou falando das vantagens da aderência do 4x4, mas de força pura. Ou na verdade é o oposto que ocorre? Desculpa se acabou fazendo uma pergunta não muito inteligente.
Por fim, sobre o blocante... alguém conhece um lugar confiável no Rio de Janeiro que faz esse serviço? E o que vocês preferem... bloqueio automático ou manual?
Edimar_Oliveira
26/07/2015, 21:07
Rodrigo, francamente, você andar num TR4 a 100/110 km/h parece um verdadeiro sacrifício prá ele. Mas é uma impressão pessoal, claro que muito dono de TR4 viaja centenas, milhares de km com ele e está muito satisfeito. É uma questão de gosto mesmo. Todavia, independente do gosto pessoal, não é uma viatura para se abusar em curvas no asfalto.
Eu posso de falar de Fusca, S-10 não conheço, mas entendo que ela é ruim de barro por que tem uma traseira muito leve. Como a tração é traseira, não dá aderência suficiente para sair de um trecho ruim. Já o Fusca, embora com tração traseira, como o peso maior é na traseira, onde fica o motor, o peso promove maior aderência.
Abraços,
Lesimeao
17/09/2023, 00:29
Boaaa meus amigos..galera uma dúvida, estou querendo fazer parte do mundo 4x4..
Estou em busca de alguns carros do seguimento...preferencia Pajero.
a sport V6 4x2 gasolina serve para trilhas ? E esse modelo é bom??..manutenção, consumo eu pesquisei sei que é alto.. geralmente um motor a gasolina aguenta qntos km
Lesimeao
17/09/2023, 00:33
Boaaa meus amigos..galera uma dúvida, estou querendo fazer parte do mundo 4x4..
Estou em busca de alguns carros do seguimento...preferencia Pajero.
a sport V6 4x2 gasolina serve para trilhas ? E esse modelo é bom??..manutenção, consumo eu pesquisei sei que é alto.. geralmente um motor a gasolina aguenta qntos km
Ano seria 2000 a 2002
agulhas_negras
11/10/2023, 05:25
Ano seria 2000 a 2002
Tração traseira e altura grande do solo te permite se enfiar em várias situações off-road. O que aguenta ou não é questão sua e do carro. Carros grandes sofrem mais nessas situações. Quanto menor, melhor
Considere um jogo de corrente para pneus e colocar uma chapa de aço embaixo para proteger o câmbio.
eu não mexeria com motor V6, me parece um pesadelo de custo operacional (manutenção e consumo). Iria de diesel
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