PDA

Ver Versão Completa : Triton Hpe 09/10 AT 3.2 - Dúvidas

Lucas Batista Barbosa
14/07/2015, 20:26
Fala galera, boa noite!

Comprei uma l200 Triton hpe 2009, caminhonete já com um km bem avançado ( 155.000km ).

Era de um conhecido, caminhonete bem cuidada, carro só de cidade, mas estou notando alguns defeitinhos que me incomodam, gostaria de saber de vcs se é normal do ano e do km dela, e possíveis soluções.

A luz do piloto automático não acende no painel, como peguei tem pouco tempo, ainda não testei pra saber se o piloto não funciona ou se o problema é só na luz de indicação, no mesmo ritmo a luz da 4x4 tbm não acende quando ela é acionada, nem na reduzida. As pastilhas de freio do lado direito estão dando uma trepidada no calçamento, ainda não levei para ver o que é, mas espero que seja coisa simples.

Sei que é uma boa caminhonete, mas confesso que estes defeitinhos logo de cara estão me desanimando da joia.

Alguém aí tem alguma próximo desse km e ano pra dar uma opinião sobre ela ?
Vale a pena gastar e arrumar estes detalhes, ou ela promete surpresas de agora em diante ?

Valeu galera, grande abraço a todos!

Borjaoo
14/07/2015, 22:02
Rapaz, em qualquer 4x4 tem que torcer pra quando a luz não acende ser coisa boba mas costuma ser algo um pouco mais complicado... também não pode dar estalos quando o 4x4 tiver funcionando...

o barulho das pastilhas provavelmente são as molas que seguram elas, tive a mesma coisa com a minha e gastei 35 reais de molas em cada roda dianteira pra arrumar mais um par de pastilhas.

o carro tem as revisões carimbadas no manual? até qual km? que aí da pra ver se trocaram oleo da transmissão automatica que se não me engano é meio caro e ficar de olho na correia (acho que é correia mesmo).

lfschmitz
15/07/2015, 06:04
155 mil km não é, de forma alguma, quilometragem avançada. Se a manutenção foi feita com um mínimo de critério, o carro ainda tem pelo menos mais 2/3 de sua vida útil pela frente (após isso, manutenções mais pesadas podem ser esperadas). Porém, tem alguns problemas relativamente comuns:

Piloto automático: mau contato na alavanca acionadora, onde ficam os botões. Passe um scanner OEM para checar.
Acionamento do 4x4: pode emperrar os solenóides por falta de uso, pois o acionamento a vácuo fica todo ressecado.

no caso do barulho das pastilhas, é importante checar, além das presilhas das pastilhas, se os discos não estão com espessura abaixo da mínima. Se ainda forem os discos originais, com essa quilometragem, eles devem estar beeeem gastos.

Dinho_BH
15/07/2015, 18:17
R... e ficar de olho na correia (acho que é correia mesmo).

Amigo,

Acho que qualquer motor 3.2 4M41 usado na Triton possui CORRENTE no comando.

Abraços.

LucasDias Triton Hpe 2009
14/08/2015, 18:27
Dinho, concordo com vc, ela possui sim corrente de comando.
Um cara aqui da minha cidade disse que ela deve ser trocada, mas não soube informar de quanto em quanto tempo. Isso procede?
Minha caminhonete está com 145 mil km, à um mês reparo um barulho mais agudo no motor. To pensando se pode ser ela.
Alguém sabe algo a respeito?

Sei que carros a gasolina que possuem o sincronismo por corrente, o fabricante pede à troca da mesma a partir dos 100 mil km.

lfschmitz
14/08/2015, 19:58
Dinho, concordo com vc, ela possui sim corrente de comando.
Um cara aqui da minha cidade disse que ela deve ser trocada, mas não soube informar de quanto em quanto tempo. Isso procede?
Minha caminhonete está com 145 mil km, à um mês reparo um barulho mais agudo no motor. To pensando se pode ser ela.
Alguém sabe algo a respeito?

Sei que carros a gasolina que possuem o sincronismo por corrente, o fabricante pede à troca da mesma a partir dos 100 mil km.

Salvo algum problema de manutenção ou dano causado por qualquer causa, as referências que se encontram em vários lugares são de durabilidade mínima entre 250mil km (ciclo Otto) e 400mil km (ciclo Diesel HSD). Se está em dúvida, cheque: a corrente apresenta folga com piora progressiva, perceptível à inspeção, e só rompe em caso de muita falta de atenção.

jacquesfreitas
14/08/2015, 22:02
(...) a luz da 4x4 tbm não acende quando ela é acionada, nem na reduzida (...)
Lucas,
Os interruptores podem ter outras referências, mas o básico é como a L200 comum, fiz esse vídeo sobre a minha.

https://www.youtube.com/watch?v=w53OHTRlcWg
LIGUE AS LEGENDAS

Dinho_BH
14/08/2015, 23:19
Lucas,

Conforme citado pelo lfschmitz, é improvável que seja a corrente.

De qualquer forma (vou verificar no manual) me parece que com 150.000 km deve-se fazer uma inspeção de rotina (normalmente sem troca de qualquer componente).

Abraços.

LucasDias Triton Hpe 2009
15/08/2015, 10:26
Pois é Dinho e lfschmitz. Acabei ligando hoje cedo na Mit em uma cidade aqui do Ceará e o chefe da oficina me disse que não existe troca programada da corrente, que nunca foi passado essa informação pra ele. Final desse mês vou na ccs fazer descarbonização da EGR, acho que nunca foi feito no meu carro, e aproveitar e pedir pra checar esse barulho. Muito obrigado

Você ou alguém já fez a descarbonização? o cara da mit me passou o valor de R$1000,00 para fazer o serviço completo, não sei o que é o completo dele, e ele mesmo disse que na oficina da mit só é desmontado o sistema e fazem a descarbonização em uma retifica conveniada, mas negaram a falar o nome da mesma.

Acham esse preço razoável?