PDA

Ver Versão Completa : Roadtrip de carro alugado - Bolívia-Chile-Argentina-Bolívia (Dezembro/2015)

503!
13/07/2015, 10:19
E aí, pessoal, tudo tranquilo?

Depois de muito ver pessoas fazendo estas rotas e de ler seus relatos, finalmente bati o pé e decidir começar de fato o meu planejamento de viagem. Pretendo aproveitar o recesso do Judiciário (de 20/12/2015 a 20/01/2016) aproveitando a suspensão dos prazos processuais (sou advogado), minimizando as complicações pela ausência no meu escritório. Tenho, portanto, pouco mais de 5 meses para planejamento e execução do roteiro.

Possuo um Suzuki Jimny e inicialmente pensava em levá-lo até a fronteira (Foz do Iguaçu), atravessando o Paraguai e começando a rota pela Argentina, por Fiambalá. Depois de cotar os custos iniciais de envio do carro por cegonha ao Paraná e levar um susto, terminei por desistir desta opção (ida e volta dariam quase R$ 5.000,00, fora minhas passagens para pegá-lo no destino e para voltar a Natal).

Cogitei, então, a possibilidade de ir dirigindo até lá. Fiz um cálculo por cima de quanto combustível gastaria, custos com alimentação e hospedagem, e mais uma vez descartei a opção, principalmente pelo tempo que eu perderia das minhas limitadas férias em um deslocamento perigoso e cansativo antes sequer de começar a viagem.

Lendo um relato em específico, deste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/136133-10-dias-na-bolivia-uyuni-salar-de-uyuni-reserva-eduardo-avaroa-sucre-etc.html), busquei a Biz Rent a Car (Boliviana) e lá encontrei uma opção viável de alugar um Suzuki Jimny para fazer somente o percurso turístico, direto e sem deslocamentos desnecessários. Em uma cotação simples, o preço semanal do aluguel sai a 490 bolivianos (aproximadamente R$ 230,00) com 1000km inclusos.

Já entrei em contato com a empresa e estou aguardo um retorno do orçamento total de 28 dias entre 20/12/2015 e 17/01/2016, inclusa a documentação para saída à Argentina e ao Chile.

Pois bem. A imagem abaixo representa o meu roteiro inicial (sei que vou alterar muita coisa ainda, retirar vários destinos, incluir outros, etc.), que é basicamente retirar o carro em Sucre (Bolívia), passando por Uyuni, atravessar o litoral do Chile e intercalar as travessias das cordilheiras à Argentina, indo e vindo pelos Paso Sico, Paso de Jama e Paso San Francisco. No final, pela Argentina, subiria à Bolívia para devolver o carro e voltar para o Brasil.

O roteiro basicamente seria o seguinte:

Sucre - Uyuni - Ollague - Calama - Antofagasta - Taltal - Copiapió - Paso San Francisco - Fiambalá - Tinogasta - Cafayate - Paso Sico - San Pedro de Atacama - Paso de Jama - Susques - Potosí (Ruta 14) - Sucre

507028

O percurso total chega perto dos 4.500km a serem rodados, e estudo reduzir a rota do litoral chileno - o objetivo principal são as travessias entre a Argentina e o Chile, e não o litoral propriamente dito.

Peço opiniões acerca de pontos a serem deixados de lado, pontos a serem incluídos e eventuais conselhos sobre os trechos acima mencionados que serão estudados ao longo desses meses que ainda faltam para minhas férias.

Vale a pena descartar a travessia de Copiapió a Fiambalá, deixando só os pasos próximos a San Pedro de Atacama?

Outro ponto a considerar é que não encontrei vôos de Natal a Sucre (na verdade até para La Paz é muito difícil), exceto com 3, 4 conexões e a custos totais de quase R$ 5.000,00. O aluguel de carro na Argentina (destino bem mais barato saindo de Natal) é caríssimo e termina ficando uma coisa pela outra. Preciso achar um meio de alugar carro na Argentina ou Chile que custe pouco, ou um meio de chegar a Sucre sem ser voando à Bolívia.

Vão ser estudadas várias outras formas de viagem, como voar ao Chile/Argentina em vez da Bolívia, me deslocando de ônibus até o local de retirada do carro, como alugar carro na Argentina ou Chile fazer somente a rota das cordilheiras, trocando a estrada da Bolívia por um dos pacotes de turismo ao Uyuni contratáveis em San Pedro de Atacama... Enfim.

Deixo aqui meu esboço de viagem para que os colegas possam opinar.

Abraços!

Vicente Guimaraes
13/07/2015, 11:08
Olá amigo "501!" qual seu nome?

A opção avião-carro alugado geralmente é mais econômica mesmo, estou planejando uma viagem para o mesmo período (Rio - Acre - Peru - Machu Pichu - Nasca - Lima). Inicialmente pensei em fazer com o meu carro, mas são 8 dias de ida e volta até Rio Branco... São 8 dias a menos de viagem e calculei que nesses 8 dias devo gastar uns R$ 4.500 (R$ 800 com hospedagem, R$ 800 com comida, R$ 2500 com combustível, R$ 300 com pedágios, mais outros valores menores). Só vale a pena se for uma família ou grupo de amigos...

Além do valor financeiro... são 8 dias a menos nas férias só de deslocamento. Agora já penso em fazer Rio - La Paz na Bolívia e alugar o carro lá para passear no Peru.

Sobre a sua viagem, legal o roteiro

Acho que a opção que ficará mais em conta será mesmo Natal - SP - Santa Cruz de La Sierra - Sucre.

O aluguel na Argentina é caro, no Chile mais ainda... Se quiser economizar para 28 dias de aluguel tem que ser na Bolívia mesmo.

Uma opção seria ir até Corumbá de avião e seguir de trem até Santa Cruz de La Sierra (trem da morte) e de lá de avião até Sucre (de S.Cruz até Sucre a passagem é bem em conta, tipo US$ 50...). Dependendo do trecho Natal-Corumbá pode ser a opção mais em conta.

Veja nesse as informações sobre esse trem
http://www.machupicchu.com.br/tudosobre/tm/tm.html

Eu faria "Uyuni - Atacama" indo pela Laguna Verde, vai passar pela Laguna Colorada, Deserto de Siloli, etc. paisagens imperdíveis. O caminho é mais "aventureiro" e off road, veja este link do meu blog
http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/2014/03/viagem-uyuni-e-bolivia-6-dia-laguna.html

507040

Outra dica é ir um pouco mais ao Sul de Fiambalá, até a cidade de Villa Union e conhecer os parques Ishigualasto e Talampaya (dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia)

Vc já viu o meu blog? tem muita informação sobre essa região... Bolívia, Atacama e Norte da Argentina.
http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

Vicente Guimaraes
13/07/2015, 13:17
O trecho Rio-SãoPaulo-Santa Cruz de La Sierra com "milhas" do cartão de crédito fica em 26.000 milhas (ida e volta) pela Gol

Vc não tem milhas? Geralmente este trecho é bem em conta.

503!
13/07/2015, 13:20

A opção avião-carro alugado geralmente é mais econômica mesmo, estou planejando uma viagem para o mesmo período (Rio - Acre - Peru - Machu Pichu - Nasca - Lima). Inicialmente pensei em fazer com o meu carro, mas são 8 dias de ida e volta até Rio Branco... São 8 dias a menos de viagem e calculei que nesses 8 dias devo gastar uns R$ 4.500 (R$ 800 com hospedagem, R$ 800 com comida, R$ 2500 com combustível, R$ 300 com pedágios, mais outros valores menores). Só vale a pena se for uma família ou grupo de amigos...

Além do valor financeiro... são 8 dias a menos nas férias só de deslocamento. Agora já penso em fazer Rio - La Paz na Bolívia e alugar o carro lá para passear no Peru.

Acho que a opção que ficará mais em conta será mesmo Natal - SP - Santa Cruz de La Sierra - Sucre.

O aluguel na Argentina é caro, no Chile mais ainda... Se quiser economizar para 28 dias de aluguel tem que ser na Bolívia mesmo.

Uma opção seria ir até Corumbá de avião e seguir de trem até Santa Cruz de La Sierra (trem da morte) e de lá de avião até Sucre (de S.Cruz até Sucre a passagem é bem em conta, tipo US$ 50...). Dependendo do trecho Natal-Corumbá pode ser a opção mais em conta.

Eu faria "Uyuni - Atacama" indo pela Laguna Verde, vai passar pela Laguna Colorada, Deserto de Siloli, etc. paisagens imperdíveis. O caminho é mais "aventureiro" e off road, veja este link do meu blog
http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/2014/03/viagem-uyuni-e-bolivia-6-dia-laguna.html

507040

Outra dica é ir um pouco mais ao Sul de Fiambalá, até a cidade de Villa Union e conhecer os parques Ishigualasto e Talampaya (dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia)

Vc já viu o meu blog? tem muita informação sobre essa região... Bolívia, Atacama e Norte da Argentina.

Vicente, muito obrigado pela colaboração!

Me chamo Filipe. Pensei do mesmo modo ao descartar a possibilidade de ir dirigindo. Além dos custos quase se equipararem ao trecho aéreo, o tempo perdido é o pior prejuízo.

Confesso que acho o roteiro bastante longo, fiquei empolgado com os atrativos da região e quis matar tudo numa viagem só. Não sei se dá certo fazer tudo de uma vez, tanto pelo tempo quanto pelo dinheiro.

Por tal motivo, agora no início do planejamento ainda cogito diminuir o roteiro pela metade, fazendo apenas o trecho superior, deixando o litoral do chile de lado, para uma próxima oportunidade. Seria, nessa hipótese, apenas Sucre - Uyuni- San Pedro de Atacama -Susques - San Pedro de Atacama - Uyuni - Sucre.

O trecho de Copiapió a Fiambalá seria infelzimente adiado. Será que vale a pena? Li que esse é um dos melhores locais.

Vou pesquisar a possibilidade de entrar por Corumbá, apesar de o trem da morte não ser muito atrativo, hehe.

Outro grande dilema da viagem é o tempo em si. 28 dias. Como se planejar com o tempo em cada cidade, em cada deslocamento? Por segurança, o ideal é ter passagem de volta já comprada, mas um pouco me assusta a possibilidade de, por algum percalço, se aproximar a data do voo de volta e eu ainda estar na estrada. Ou o contrário, retornar bem antes do planejado.

Certamente lerei o seu blog. Muito obrigado mais uma vez.

503!
13/07/2015, 13:21
O trecho Rio-SãoPaulo-Santa Cruz de La Sierra com "milhas" do cartão de crédito fica em 26.000 milhas (ida e volta) pela Gol

Vc não tem milhas? Geralmente este trecho é bem em conta.

Excelente! Possuo o plano da Tam Fidelidade. Não sei dizer se o cartão converte também ao Smile da Gol. Vou me informar.

Realmente um "preço" excelente para evitar o pagamento em dinheiro.

E. Mac
13/07/2015, 17:19
Filipe Nóbrega

Em 2011 eu fui de Motocicleta boa parte desse roteiro (do Chile, em SPA, fui para o Peru) e a minha mulher me alcançou em Sucre fazendo São Paulo - Santa Cruz de la Sierra pela GOL, e de Santa Cruz para Sucre foi por uma empresa aérea Boliviana. Comprei a passagem por meio do DECOLAR com boa antecedência e esse trecho, com duração de 45 minutos, custou US $ 50,00.

Dimas Offx4
13/07/2015, 20:48
Filipe (vulgo 503):

Quanto aos dias de viagem, fiz um roteiro semelhante ao seu em 30 dias (tá certo que sai e voltei de/para SP).
Mas 28 dias dá tranquilo.
O meu roteiro foi: Entrada na Argentina por Uruguaiana/Paso de Los Libres, e depois rumo a Mendoza.
Subi para o Chile via Uspallata e fui apenas até Los Andes (1ª cidade do Chile).
Depois voltei para Mendoza (Los Caracoles novamente) e subi para Fiambalá, via San Juan e Chilecito.
De Fiambalá, fiz o Paso de San Francisco chegando em Copiapó, depois asfalto até Antofagasta, Calama e São Pedro de Atacama.
Depois Paso Jama até Tilcara e Salta, rumando ao Brasil via Foz do Iguaçu.
O Paso San Fancisco realmente vale a viagem, mas, de fato acho que ficou um tanto "esticado" para você.
De qualquer modo, é bom que tem motivo para voltar um dia; estas viagens são feitas para serem apreciadas.
Somos viajantes e não turistas.
Abraços...boa sorte.
Dimas

Dimas Offx4
13/07/2015, 20:55
Filipe:
Quando eu disse: "fiz um roteiro semelhante ao seu" em 30 dias, eu quis dizer que a minha vontade era fazer tudo, mas principalmente Los Caracoles, e então estava num drama semelhante ao seu: fazer apenas parte do que eu tinha no percurso e bem apreciar ou fazer todo o meu roteiro e seja como der...
Eu acho que a minha viagem foi um tanto apressada; teria preferido fazer mais devagar (rodei 10.000 em 30 dias, fora a Serra do Rio do Rastro que fiz no Brasil)).
A minha próxima será Patagônia e estou planejando para não ser corrida.
Boa sorte.

503!
13/07/2015, 23:26
Filipe Nóbrega

Em 2011 eu fui de Motocicleta boa parte desse roteiro (do Chile, em SPA, fui para o Peru) e a minha mulher me alcançou em Sucre fazendo São Paulo - Santa Cruz de la Sierra pela GOL, e de Santa Cruz para Sucre foi por uma empresa aérea Boliviana. Comprei a passagem por meio do DECOLAR com boa antecedência e esse trecho, com duração de 45 minutos, custou US $ 50,00.

Boa noite, amigo. Obrigado pela dica.

Estou dando uma pesquisada em preços de passagens, e na época que planejo está circulando por volta dos R$ 600,00 cada trecho saindo de SP até Santa Cruz (mais ou menos R$ 1.400,00 já com taxas ida e volta), e o trecho Santa Cruz - Sucre só achei por U$ 164,00.

O trecho mais caro está saindo Natal-SP, por incrível que pareça.

Vou continuar monitorando.

503!
13/07/2015, 23:32
Filipe:
Quando eu disse: "fiz um roteiro semelhante ao seu" em 30 dias, eu quis dizer que a minha vontade era fazer tudo, mas principalmente Los Caracoles, e então estava num drama semelhante ao seu: fazer apenas parte do que eu tinha no percurso e bem apreciar ou fazer todo o meu roteiro e seja como der...
Eu acho que a minha viagem foi um tanto apressada; teria preferido fazer mais devagar (rodei 10.000 em 30 dias, fora a Serra do Rio do Rastro que fiz no Brasil)).
A minha próxima será Patagônia e estou planejando para não ser corrida.
Boa sorte.

Dimas, muito obrigado pela colaboração.

De fato a rota toda me parece bastante estrada pra se rodar de uma só vez. Por outro lado, considerando os quase 30 dias, acredito que seja bem possível.

Como estou na fase inicial do planejamento, ainda pretendo ler sobre cada uma das cidades pelas quais passarei, determinando onde devo passar direto, onde vale a pena parar, onde precisarei dormir (independente de atrativo turístico da cidade, à noite) e onde passarei alguns dias para conhecer tudo.

Hoje, que ainda não conheço exatamente as possibilidades de visitas nesta rota, confesso que tenho receio de terminar o trajeto antes do previsto, ficando "de bobeira" em Sucre antes do dia da viagem de volta.

Abraços!

503!
14/07/2015, 09:14

507040

Vicente, bom dia.

Amigo, por favor, é possível descer direto da Reserva Eduardo Avaroa para o Chile, continuando o caminho destacado nessa imagem? Pelos mapas que tenho estudado o "caminho" traçado é desfeito após a Laguna Colorada. Neste caso teria que retornar à ruta 701 na Bolívia para só então me dirigir a Ollague no Chile.

Caso haja como ir direto das Lagunas, na reserva, ela se conecta direto à ruta 27, voltando para San Pedro de Atacama? Há aduana chilena por lá? Preciso mostrar a documentação para entrada no país...

geovanih
14/07/2015, 18:25
Vicente, permina-me responder essa rs.

Felipe, vc pode sair da BO pela Eduardo Avaroa. Tem o paso Cajon, lá vc da saída da BO e somente na cidade de SPA da entrada no Chile. OBS: 1)Cuidado com os horários aduaneiros. 2) O mesmo vale para o paso Sico.

E sobre ficar de bobeira, te garanto que não há a menor chance disso acontecer nesse perímetro.

Abs
Geovani

503!
15/07/2015, 10:46
Vicente, permina-me responder essa rs.

Felipe, vc pode sair da BO pela Eduardo Avaroa. Tem o paso Cajon, lá vc da saída da BO e somente na cidade de SPA da entrada no Chile. OBS: 1)Cuidado com os horários aduaneiros. 2) O mesmo vale para o paso Sico.

E sobre ficar de bobeira, te garanto que não há a menor chance disso acontecer nesse perímetro.

Abs
Geovani

Amigo Geovani, obrigado pela dica!

Acabei de dar uma pesquisada sobre as rotas e vi pelo Google Earth/Wikiloc que há, de fato, essa conexão direto rumo a San Pedro de Atacama. Certamente a usarei ao invés de subir novamente para entrar por Ollague.

Até agora a rota (completa) está a seguinte:

BOLÍVIA:
Sucre - Uyuni (Cemiterio de trens) - Colchani - Salar de Uyuni - Isla del pescado - Reserva Eduardo Avaroa (arbol de piedra, sol de la mañana, laguna colorada, laguna verde) - Paso Hito Cajon

CHILE:
San Pedro de Atacama - Calama - Antofagasta - Taltal - Copiapió - Paso San Francisco

ARGENTINA:
Fiambalá - Tinogasta - Cafayate - Paso Sico

CHILE:
San Pedro de Atacama - Paso de Jama

ARGENTINA:
Susques - Ruta 09 em direção à Bolívia

BOLÍVIA
Seguir pela ruta 14 até Potosí - Ruta 5 até Sucre

Estou um pouco preocupado com o percurso interno na Bolívia, principalmente nesse retorno pela ruta 14 até potosí. Li alguns relatos de ocorrências de assaltos e inospitalidade pelas pequenas cidades da Bolívia. A ruta 5 pelo que li é toda asfaltada e mais movimentada.

Uma dúvida besta, mas pertinente: é fácil achar galões de 5 ou 10 litros para vender nas cidades por lá? Minha ideia é sair com no mínimo 20 litros extras de combustível desde Sucre.

Pretendo reabastecer o carro em Colchani, antes de me dirigir ao salar, e acho que seria necessário encher novamente no retorno à rodovia que separa o salar da reserva Eduardo Avaroa.

O próximo ponto de abastecimento fica só em San Pedro de Atacama, e com certeza darei algumas voltas perdidas pela reserva em busca de sol de la mañana e arbol de piedra.

503!
17/07/2015, 10:31
Pessoal, estou mantendo contato com a locadora do carro na Bolívia, e eles afirmam que autorizam sem complicações a saída do veículo para o Chile (fazem apenas a autorização de saída e o seguro SOAPEX, suponho).

Me pediram tempo para averiguar, entretanto, os documentos necessários à entrada do carro boliviano na Argentina junto à embaixada deles.

Sei que será necessário fazer a Carta Verde (pelo que vi, desde que expressamente estendida ao Chile, substitui o SOAPEX) e levar os equipamentos de segurança (kit de socorros, extintor, dois triângulos e cambão).

Alguém sabe informar, entretanto, as exigências legais para entrada no país quando o documento do carro não está no nome do condutor? Uma declaração de autorização da empresa bastaria?

GuilhermeAdolf
21/07/2015, 20:06
Amigo Geovani, obrigado pela dica!

Acabei de dar uma pesquisada sobre as rotas e vi pelo Google Earth/Wikiloc que há, de fato, essa conexão direto rumo a San Pedro de Atacama. Certamente a usarei ao invés de subir novamente para entrar por Ollague.

Até agora a rota (completa) está a seguinte:

BOLÍVIA:
Sucre - Uyuni (Cemiterio de trens) - Colchani - Salar de Uyuni - Isla del pescado - Reserva Eduardo Avaroa (arbol de piedra, sol de la mañana, laguna colorada, laguna verde) - Paso Hito Cajon

CHILE:
San Pedro de Atacama - Calama - Antofagasta - Taltal - Copiapió - Paso San Francisco

ARGENTINA:
Fiambalá - Tinogasta - Cafayate - Paso Sico

CHILE:
San Pedro de Atacama - Paso de Jama

ARGENTINA:
Susques - Ruta 09 em direção à Bolívia

BOLÍVIA
Seguir pela ruta 14 até Potosí - Ruta 5 até Sucre

Estou um pouco preocupado com o percurso interno na Bolívia, principalmente nesse retorno pela ruta 14 até potosí. Li alguns relatos de ocorrências de assaltos e inospitalidade pelas pequenas cidades da Bolívia. A ruta 5 pelo que li é toda asfaltada e mais movimentada.

Uma dúvida besta, mas pertinente: é fácil achar galões de 5 ou 10 litros para vender nas cidades por lá? Minha ideia é sair com no mínimo 20 litros extras de combustível desde Sucre.

Pretendo reabastecer o carro em Colchani, antes de me dirigir ao salar, e acho que seria necessário encher novamente no retorno à rodovia que separa o salar da reserva Eduardo Avaroa.

O próximo ponto de abastecimento fica só em San Pedro de Atacama, e com certeza darei algumas voltas perdidas pela reserva em busca de sol de la mañana e arbol de piedra.

Filipe, os galões são facilmente encontrados nos postos e mercados municipais.
Quanto ao abastecimento, se não me engano, havia como abastecer em San Cristobal, uma cidade relativamente grande, na ruta 701, que dá na Reserva.

Eu realmente não sei qual o consumo do jimny, mas é algo a se preocupar mesmo. Uma outra coisa é estepe, EU não voltaria na reserva sem dois estepes. NÃO precisei de nenhum, mas a quantidade de pedras afiadas é enorme, o risco de cortar um pneu é muito grande. Tente negociar na agência um segundo estepe.

A Arbol de Piedra não tem erro, fica no 'caminho'. O Sol de la Manana que é mais difícil, achei por um acaso enquanto procurava a aduana boliviana. Use o Viajeros Mapas no GPS, ele tem boas rotas!

Abraço

503!
22/07/2015, 11:09
Filipe, os galões são facilmente encontrados nos postos e mercados municipais.
Quanto ao abastecimento, se não me engano, havia como abastecer em San Cristobal, uma cidade relativamente grande, na ruta 701, que dá na Reserva.

Eu realmente não sei qual o consumo do jimny, mas é algo a se preocupar mesmo. Uma outra coisa é estepe, EU não voltaria na reserva sem dois estepes. NÃO precisei de nenhum, mas a quantidade de pedras afiadas é enorme, o risco de cortar um pneu é muito grande. Tente negociar na agência um segundo estepe.

A Arbol de Piedra não tem erro, fica no 'caminho'. O Sol de la Manana que é mais difícil, achei por um acaso enquanto procurava a aduana boliviana. Use o Viajeros Mapas no GPS, ele tem boas rotas!

Abraço

Guilherme, obrigado (mais uma vez) pela ajuda! hehe

Realmente vi que há abastecimento em San Cristóbal. O amigo Vicente passou esse detalhe no blog, relatando a viagem que fez na Bolívia. Certamente passarei lá antes de entrar na reserva.

Quanto ao consumo do Jimny, aqui em Natal, ao nível do mar, o carro fazia 10km/L na cidade e 12,5km/L na estrada. No percurso da viagem, entretanto, pelo ar mais rarefeito e pelos aclives constantes, não estou muito otimista que o consumo passe dos 8 ou 9 km/L. A autonomia do tanque também não é das melhores (40L dos quais cerca de 6L já são da reserva). O galão extra é obrigatório.

Ainda lendo os relatos de Vicente, também vi que a Biz (locadora) já oferece um pacote para longas viagens, incluindo no bagageiro de teto do carro um segundo estepe e alguns galões de combustível.

Sua bandeirante usava pneus BF Goodrich, não era? Uso no meu Jimny e eles são bem mais duros que os originais (Bridgestone Dueler H/T), que certamente estarão ainda mais suscetíveis a rasgos e furos.

Obrigado e um abraço!

diegotmc
22/07/2015, 12:42
Filipe, vc já tem um levantamento dos lugares pra se hospedar?

Eu fui pesquisar um pouco sobre fazer essa viagem com o meu carro, e fui me desanimando ao ler sobre a sacanagem que é as autoridades bolivianas, como confiscarem seu carro em Sta Cruz de La Sierra por falta de documentos (na fronteira dizem que é pra vc ir até Sta Cruz pra solicitar os documentos, e aí desconversam e confiscam), cobrarem 300% a mais pra brasileiro abastecer... aí junta com essa hospitalidade ruim em cidades pequenas e assaltos.
O que vc tem achado nessas conversas com a locadora e outros? Fica a dúvida no ar ainda sobre se aventurar ou dá pra ficar tranquilo?

503!
22/07/2015, 13:38
Filipe, vc já tem um levantamento dos lugares pra se hospedar?

Eu fui pesquisar um pouco sobre fazer essa viagem com o meu carro, e fui me desanimando ao ler sobre a sacanagem que é as autoridades bolivianas, como confiscarem seu carro em Sta Cruz de La Sierra por falta de documentos (na fronteira dizem que é pra vc ir até Sta Cruz pra solicitar os documentos, e aí desconversam e confiscam), cobrarem 300% a mais pra brasileiro abastecer... aí junta com essa hospitalidade ruim em cidades pequenas e assaltos.
O que vc tem achado nessas conversas com a locadora e outros? Fica a dúvida no ar ainda sobre se aventurar ou dá pra ficar tranquilo?

Diego, a Bolívia é um país complicado para ir com carro próprio.

Os relatos são vastos e repetitivos no sentido de que as autoridades orientam errado de propósito, e quem não espera ou insiste para pegar a declaração jurada de ingresso no país termina por perder o carro na hora de tentar sair. De toda forma, tomadas as devidas cautelas (documentação toda OK para viajar com o carro, localização exata das aduanas e paciência para esperar abrir, caso fechada esteja, etc.), eu acho válido ir com o carro próprio. Só não vou no meu porque a distância de Natal à fronteira impossibilita (pelo tempo) ir dirigindo e torna inviável (pelo preço) o envio de cegonha.

Quanto ao combustível, parece que o próprio governo determina que os postos cobrem um preço muito acima do comum para carros com placas estrangeiras. Já vi relatos até de recusa em venda para carros de fora do país... Mas acho que com jogo de cintura tudo dá certo. O preço, mesmo triplicado pra gringo, fica quase mesma coisa do preço aqui do Brasil.

O aluguel do carro lá fica "barato" se comparado aos preços do Brasil (tratando-se de 4x4, que aqui seriam os carros de luxo das locadoras) e aos do Chile e Argentina, que também oferecem carros para essas expedições. Ainda assim, sai uns 1500 reais por semana de aluguel do Jimny. Não é à toa que eu já reduzi meu cronograma inicial de 28 dias para uns 15 a 20 dias, no máximo.

A locadora não menciona esse detalhe documental da entrada/saída e confisco porque como as placas já são bolivianas nada acontece. Estão estudando muito bem, entretanto, a documentação que precisa para eu entrar na Argentina. Ainda estou aguardando resposta da carta verde que precisam emitir pro chile (substituindo o SOAPEX) e argentina, bem como a declaração autorizando a saída do carro da empresa dirigido por um terceiro (eu).

No que tange à hospedagem, para ser sincero, eu achei tudo bem caro.

Vou com a pretensão de dormir sempre que possível no carro, usando banheiros pagos avulsos pelo caminho, em postos, albergues ou o que for aparecendo. Água, pasta de dente, sabonete, lenços umedecidos, toalhas, papel higiênico e etc. com certeza irão comigo no carro para salvar em emergências.

A única hospedagem certa é a do albergue de Sucre na noite da chegada, já que só retiro o carro no outro dia pela manhã. Dei uma olhada no Booking.com e achei albergues desde 8 até uns 40 dólares por diária. No salar de Uyuni, o único hotel da região (palácio de sal) é caríssimo, coisa de mais de 100 dólares a noite, então vou dormir no carro mesmo, próximo à Isla Incahuasi, acredito, para ver o sol nascer no outro dia e seguir rumo à Reserva Eduardo Avaroa.

Em San Pedro de Atacama, já no Chile, onde passarei mais de uma vez, só encontrei quartos a partir de 40 dólares em albergues bem simples (até os campings são nessa faixa de preço), também achei caro e vou preparado para dormir no carro e usar banheiros avulsos.

Na cidade de Chorrillos, na Argentina, onde vou passar uma noite entre os Pasos Sico e Paso de Jama, albergues ficam pelos 50 dólares a noite... Dependendo da receptividade da cidade eu decido entre me hospedar ou não.

Faço isso porque meu orçamento é limitado, se tivesse "alguns" mil reais a mais disponíveis eu me daria ao luxo de dormir toda noite em uma cama quente.

marcilio lemos de araujo
22/07/2015, 20:12
Caro amigo, fiz esta viagem: avião ate calama, depois taxi ate São pedro de atacama, que é o segundo polo turistico do Chile, perde somente para a ilha de pascoa, cidade muito simples, depois atravessamos a reserva Eduardo Avaroa, laguna colorada, inca yassi, salar do yunni, cemiterio de trens,ilhas flutuantes, lago titicaca, N senhora de copacabana, ilha do sol,fomos subindo ate cusco, donde fomos á pé 5 dias de caminhada ate machu pichu, sugiro que deixe seu carro na garagem e vá descansar dessa árdua vida de advogado, desistir da carreira, jeep é muito melhor, abs, boa viagem.

Marcelo J Manente
23/07/2015, 18:56
Pretendo ir para a mesma região em dezembro dia 26 e fazer um roteiro de 30 dias.
No momento estou sozinho na minha viatura. Ainda estou guardando grana para tentar ir.

Vamos ver.

Por enquanto fico acompanhando o seu planejamento.

Abraço.

IsmaelMatos
24/07/2015, 02:06
Prezados,

Para quem pensa em passear pela Bolívia, é bom acompanhar as notícias locais, pois a situação por lá anda tensa e o combustível parece escasso:

- http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2015/07/22/explosao-atinge-embaixada-alema-em-disturbio-na-bolivia.htm

- http://www.elpotosi.net/2015/07/23/1112.php

- http://www.elpotosi.net/2015/07/23/114.php

- http://www.elpotosi.net/2015/07/23/115.php

Saludos,

Marcelo J Manente
25/07/2015, 11:43
Prezados,

Para quem pensa em passear pela Bolívia, é bom acompanhar as notícias locais, pois a situação por lá anda tensa e o combustível parece escasso:

- http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2015/07/22/explosao-atinge-embaixada-alema-em-disturbio-na-bolivia.htm

Saludos,

É Ismael,

Tem q ter cuidado mesmo. E Potosi é apenas 204 Km de Uyuni.

Abraço.

503!
03/08/2015, 10:18
Prezados,

Saludos,

Amigo, obrigado pelo alerta!

Vou me informar melhor acerca da situação. Se daqui para o final do ano permanecerem tais tumultos e falta de combustível certamente adiarei a viagem.

No momento estou mantendo contato com a locadora e ainda aguardando retorno da embaixada argentina na bolívia para que eles possam saber o custo para emitir a documentação.

Marcus C.
16/11/2015, 13:59
Felipe,

Também tenho um Jimny aqui em Recife e também tenho vontade de seguir um roteiro parecido. Estou acompanhando e torcendo por você.

Abraços,
Marcus

503!
16/11/2015, 17:01
Felipe,

Também tenho um Jimny aqui em Recife e também tenho vontade de seguir um roteiro parecido. Estou acompanhando e torcendo por você.

Abraços,
Marcus

Marcus, tudo bem?

Meus planos estão pausados no momento. Procurei a respeito da crise de abastecimento na Bolívia que o colega apontou há pouco e vi que procedia, estavam com escassez de gasolina e de diesel, e considerando a política de veto à venda para estrangeiros, pude supor que seria arriscado em demasia fazer a rota com tal situação.

Na verdade, mais recentemente a alta da gasolina brasileira e do próprio dólar me fizeram colocar os planos de molho. A gasolina a R$ 3,70 tornou bem mais oneroso ir rodando até a fronteira, e o dólar a R$ 3,80 (baixando dos quase R$ 4,20 há algumas semana) tornou difícil o aluguel do Jimny a U$ 480,00 por semana. É muita grana só pro carro, fora combustível, alimento, hospedagem, imprevistos...

Continuo planejando, qualquer novidade atualizo por aqui.

Você está no grupo do Whatsapp dos JimneirosNE? Temos uma galera do Nordeste... Já se aproximam dos 100 membros (RN, CE, PE, PB, BA, AL...).

Abraço!

Marcus C.
24/11/2015, 19:58
Realmente, os custos não estão nada convidativos.

É torcer pro dólar baixar e pra essa crise de combustível passar. O roteiro é muito bom. Talvez se você conseguir um carona pra dividir os custos do aluguel do carro a conta fique ainda melhor.
De qualquer forma, desejo boa sorte nessa aventura futura.

Faço parte de um grupo aqui de PE, o @SuzukiclubePE. Vi o JimneirosNE no instagram e achei bem legal. Não sabia que tinha o grupo no WhatsApp. Gostaria de participar do grupo, como faço?

Abraço,
Marcus

503!
26/11/2015, 18:27
Realmente, os custos não estão nada convidativos.

É torcer pro dólar baixar e pra essa crise de combustível passar. O roteiro é muito bom. Talvez se você conseguir um carona pra dividir os custos do aluguel do carro a conta fique ainda melhor.
De qualquer forma, desejo boa sorte nessa aventura futura.

Faço parte de um grupo aqui de PE, o @SuzukiclubePE. Vi o JimneirosNE no instagram e achei bem legal. Não sabia que tinha o grupo no WhatsApp. Gostaria de participar do grupo, como faço?

Abraço,
Marcus

A ideia é ir com um amigo no meu carro, dividindo custo de gasolina pela metade. Por enquanto o intuito é dormir no carro mesmo. Os bancos traseiros vão ser retirados pra ocasião. O ideal mesmo era ir acompanhado por outro carro, com mais duas pessoas, para transmitir mais segurança quanto a quebras ou demais imprevistos... Mas acho que é otimismo demais, são poucos os que topam uma viagem dessas...

Me passe seu número por aqui ou por MP, peço para te adicionarem.

503!
26/11/2015, 22:36
Atualizando as informações e compartilhando minhas dúvidas...

Hoje recebi da Biz Rent a Car (locadora de Sucre, Bolívia) a informação sobre expedição dos documentos para entrada no Chile e na Argentina. Segundo a locadora, a emissão de autorizações ao Chile é rotineira, fácil e rápida, sendo opção de muitos dos turistas viajar até San Pedro de Atacama. O custo de tal documento é U$ 200,00 (dólar hoje R$ 3,75. Total R$ 750,00).

Para a Argentina, após imensa espera de uma resposta (tiveram que consultar a embaixada argentina para orientação), me deram um valor de U$ 250,00. Mais R$ 940,00 pra conta da simples documentação.

Considerando o custo de duas semanas para fazer o percurso menor (sem o Paso San Francisco), já teria um total de U$ 980,00 (aluguel), mais U$ 450,00 de documentos. Já são R$ 5.300,00 só de aluguel do carro. Acho pouco tempo, qualquer imprevisto seria uma confusão para voltar logo e não perder o voo da volta. Se quiser uma semana adicional de aluguel para estender a rota ou para tranquilizar, são mais R$ 1.800,00. Totalizaria só o ALUGUEL R$ 7.100,00.

Fora o kit extra da locadora para expedições (segundo estepe, galões de gasolina, etc). Fora a gasolina em si. Fora alimentação. Fora imprevistos. Fora hospedagens eventuais. Fora passagem aérea (mais uns 3 mil sendo otimista). Achei bem caro.

Comecei a cogitar, então, a opção de ir rodando no meu carro. A ideia parece mais interessante, mas também há gastos adjacentes inúmeros.

São médios 5.000km de Natal/RN até Salta, na Argentina, saindo do Brasil por Foz do Iguaçu e atravessando o Paraguai por Assunção até a Argentina. Com o consumo médio de 10km/L do Jimny, serão uns 500 litros de gasolina, que com o litro a R$ 3,70 resultam em R$ 1.850,00 de combustível. R$ 3.700,00 ida e volta. Ok. Como a ideia é ir com um amigo, o custo cai pela metade para cada um, bem melhor.

Teria que comprar os itens obrigatórios e os necessários à viagem por fora: segundo estepe, cambão, segundo triângulo, pranchas desatoladoras, bagageiro (meu carro não tem)... Mais uns R$ 2.500,00, suponho. Quiçá divido com o carona, de igual modo. A vantagem é que, voltando ao Brasil, teria tudo isso já pago, para reutilizar, ou para revender, para guardar... Os demais gastos seriam os mesmos (alimentação, hospedagem, gasolina, imprevistos...).

Ir de carro - prós:
-Custo zero com aluguel.
-Pouco mais barato que passagem aérea se for sozinho
-Bem mais barato que passagem indo com segundo passageiro
-Facilidade em levar mantimentos (estudar proibições alfandegárias)
-Sem limite de prazo para devolver veículo
-Sem custo adicional por quilometragem
Ir de carro - contras:
-Tempo na estrada em deslocamento até o início da viagem internacional (uns 10 dias perdidos, ao total?)
-Risco na estrada brasileira
-Custos com equipamentos, bagageiro, estepe, pranchas, etc.

Ir de avião - prós:
-Tempo economizado
-Menor risco
Ir de avião - contras:
-Custo altíssimo com aluguel do carro
-Custo da passagem individual bem mais alto que ir dirigindo
-Prazo limite para retornar e devolver veículo
-Custo adicional a cada KM excedente dos 1000km por semana alugada

A opção de ir rodando vai saindo mais vantajosa...

Considerações?

E. Mac
26/11/2015, 23:42
Filipe,

Veja qual o custo de vc despachar o carro para Porto Alegre via transportador.
E as passagens aéreas talvez consiga alguma promoção ou comprar por milhagem.

Abs.

Evanio Machado

Marcelo J Manente
27/11/2015, 06:44
Caramba 503!

O meu Yoda (SW4 2.7 96) faz quase o mesmo q o Jimny na estrada??? Estou fazendo 9,5 Km/l.

Abç.

503!
27/11/2015, 09:10
Filipe,

Veja qual o custo de vc despachar o carro para Porto Alegre via transportador.
E as passagens aéreas talvez consiga alguma promoção ou comprar por milhagem.

Abs.

Evanio Machado

Evanio, já fiz a cotação uma vez e o custo ficou em R$ 2.500,00 por trecho. Cinco mil pela ida e volta do carro aténo Paraná. Teria que ir de avião buscar e não sei se dá certo enviar o carro com todos os equipamentos dentro ou teria que levar comigo no avião...

Caramba 503!

O meu Yoda (SW4 2.7 96) faz quase o mesmo q o Jimny na estrada??? Estou fazendo 9,5 Km/l.

Abç.

Fui pouco otimista, na verdade. Prefiro me surpreender positivamente do que me decepcionar...

Ele faz 10km/l na cidade.

Na estrada, respeitando o ritmo dele, faz uns 12km/l. A faixa econômica em estrada é entre 80 e 90km/h. Acima de 110km/h ele começa a beber mais, lutando contra o vento por ser quadradão.

E. Mac
27/11/2015, 21:13
[QUOTE=503!;2333832]Evanio, já fiz a cotação uma vez e o custo ficou em R$ 2.500,00 por trecho. Cinco mil pela ida e volta do carro aténo Paraná. Teria que ir de avião buscar e não sei se dá certo enviar o carro com todos os equipamentos dentro ou teria que levar comigo no avião...

Filipe, em julho e setembro de 2015 eu enviei de Brasília até Curitiba um Ecosport (R$ 850,00) e uma Hilux CD (R$ 1.000,00) pela Transpax. Realmente os acessórios vc tem que ver como funciona. A orientação que me passaram era não deixar nada visível no carro.

Abs.

Evanio Machado

503!
02/12/2015, 18:21
Evanio, já fiz a cotação uma vez e o custo ficou em R$ 2.500,00 por trecho. Cinco mil pela ida e volta do carro aténo Paraná. Teria que ir de avião buscar e não sei se dá certo enviar o carro com todos os equipamentos dentro ou teria que levar comigo no avião...

Filipe, em julho e setembro de 2015 eu enviei de Brasília até Curitiba um Ecosport (R$ 850,00) e uma Hilux CD (R$ 1.000,00) pela Transpax. Realmente os acessórios vc tem que ver como funciona. A orientação que me passaram era não deixar nada visível no carro.

Abs.

Evanio Machado

Obrigado pela dica, Evanio, vou pesquisar outras transportadoras. Cotei apenas com uma.

Na verdade estou duvidando que saia mais em conta que ir dirigindo, principalmente pelas passagens aéreas até a fronteira, mas não custa fazer o orçamento.

E a questão dos acessórios/equipamentos de fato é delicada. A lista é longa e a maioria não é aceita nas bagagens de um voo, acredito eu.

É preciso levar óleo de motor, fluido de arrefecimento, alicates, chaves de fenda, parafusos, porcas, latas de wd40, desengripantes, correias, arames, silvertape, cordas, durepox, abraçadeiras, cabo de chupeta, cambão, galões de gasolina... Todo tipo de ferramenta para uma eventual gambiarra e para evitar um prego...

A alternativa seria buscar o carro e só então comprar tais equipamentos, mas faz parte do planejamento e o ideal é comprar tudo com calma e bastante antecedência.

Abs

Marcus C.
08/12/2015, 10:49
A ideia é ir com um amigo no meu carro, dividindo custo de gasolina pela metade. Por enquanto o intuito é dormir no carro mesmo. Os bancos traseiros vão ser retirados pra ocasião. O ideal mesmo era ir acompanhado por outro carro, com mais duas pessoas, para transmitir mais segurança quanto a quebras ou demais imprevistos... Mas acho que é otimismo demais, são poucos os que topam uma viagem dessas...

Me passe seu número por aqui ou por MP, peço para te adicionarem.

Opa Felipe, vou mandar meu número via MP.

Abraços.

503!
17/02/2016, 12:06
Salve, galera!

Mesmo estando sumido do tópico não desfiz meus planos de viagem. Vai acontecer este ano, e a saída está programada para o início de dezembro.

Depois de tanto pesquisar passagens, cegonhas, locação, documentos e etc, decidi mudar a ideia inicial, e vou no meu próprio carro. Já comecei a prepará-lo e a comprar os equipamentos para a viagem.

Instalei um bagageiro de teto no Jimny, fiz um lift de suspensão de 1,5", instalei um protetor da caixa de redução (o Jimny tem o plug elétrico da redução bem exposto, a proteção evita que galhos ou pedras partam os fios, o que impossibilitaria o ligar e desligar a 4x4/4x4L) e dois faróis auxiliares.

Comecei a comprar os "apetrechos" que me serão necessários: três galões de 20L para gasolina; GPS Garmin (instalei e atualizarei os mapas do viajeros); compressor de ar para os pneus; segundo triângulo exigido na Argentina; chave de roda em X e um kit de reparo de pneu (igual aos de borracheiros, com os "macarrões"); cinta de reboque de 6ton. com manilhas; cabo de chupeta; um "socorro" (luz de emergência ligada na bateria); mangueira transferidora de ar (transfere do estepe para um pneu baixo, por exemplo); um kit de abraçadeiras grossas ("enforca gato"); rolo de silvertape; faca de camping; bomba manual para galão d'água de 20L (que vai no carro); fios diversos e fita isolante; uma pá; galão de fluido de radiador, além de outras miudezas...

Vai comigo minha caixa de ferramentas completa, com chaves de fenda, de boca, em L, martelo, serras, parafusos e etc.

Vou providenciar, quando mais próximo: arame; isqueiro; silicone para vedação; kit para troca de óleo (chave saca-filtro, filtro de óleo + 4L de óleo 5w30 + filtro de ar do motor); lâmpadas sobressalentes; segundo estepe (vou pegar emprestado); remédios diversos (para dor, febre, alergia, antibióticos, relaxante muscular, gaze, esparadrapo etc.); mapas impressos da região.

Estou procurando quem faça, aqui em Natal, um par de pranchas de desatolagem (muito caras no mercado, pelo que vi).

Em Outubro farei uma revisão geral no carro (não aproximei muito da viagem para que eventuais falhas de montagem ou defeitos de peças se manifestem antes da saída, e não durante o percurso), revisando, além do básico (correias, filtros, óleos, fluidos) também o corpo de borboleta, os bicos, os cabos e velas, o alternador, o motor de arranque, os freios, a validade do extintor e etc., aproveitando para trocar a bateria por uma nova.

Estou projetando uma prancha em mdf para revestir com um colchonete e deixar os bancos rebatidos planos, possibilitando uma dormida razoável dentro do carro. Os bancos traseiros serão retirados para a ocasião. A ideia é dormir nele sempre que possível.

O roteiro final terá aproximados 14.000km, saindo de Natal-RN e seguindo até Foz do Iguaçu-PR, de onde atravessarei o Paraguai entrando na Argentina. Ficou assim:

522874

https://www.google.com.br/maps/dir/Natal,+RN/Assun%C3%A7%C3%A3o,+Paraguai/Salta,+Argentina/Copiap%C3%B3,+Chile/Antofagasta,+Chile/San+Pedro+de+Atacama,+Chile/San+Antonio+de+los+Cobres/Uyuni,+Potos%C3%AD,+Bol%C3%ADvia/Natal,+RN/@-23.0623378,-67.0151897,6z/data=!4m81!4m80!1m10!1m1!1s0x7b2fffe144c508b:0xe0b bded8ff561818!2m2!1d-35.2009026!2d-5.7792649!3m4!1m2!1d-54.6051854!2d-25.4951768!3s0x94f69ab3905bb0a3:0xd9a4885ea02e0815 !1m5!1m1!1s0x945da8076e69dbf5:0xaceb7a46bf1936c9!2 m2!1d-57.575926!2d-25.2637399!1m10!1m1!1s0x941bc3a35151b7f9:0xa5cd992 cd587f206!2m2!1d-65.4231976!2d-24.7821269!3m4!1m2!1d-67.5715523!2d-28.0716245!3s0x969e0ff8709dca1f:0xee7d07b4140b5c33 !1m5!1m1!1s0x9698040b2d316d71:0xf80596c0f1a40f7a!2 m2!1d-70.3321587!2d-27.3665763!1m5!1m1!1s0x96a58a1999656469:0x9fbe15f4 4d1e6f96!2m2!1d-70.3975022!2d-23.6509279!1m10!1m1!1s0x96a84c7aa92abf3f:0x7af4614 cacf997d1!2m2!1d-68.1997156!2d-22.9087073!3m4!1m2!1d-67.834033!2d-23.8769539!3s0x96a873eaed4687ad:0x436421a5cdc43f89 !1m10!1m1!1s0x941cec19a050ee49:0x6b8669f7771473fe! 2m2!1d-66.3211702!2d-24.2191898!3m4!1m2!1d-68.1793972!2d-22.8857278!3s0x96a975cea6004f8d:0x79ec1f12c9f165d! 1m10!1m1!1s0x93ffbad958d3f2bd:0x1455841e2c4e6653!2 m2!1d-66.8260649!2d-20.4603534!3m4!1m2!1d-54.8397475!2d-25.4577495!3s0x94f67efb3f6b9c1d:0xeff4d45ecb1f35d5 !1m5!1m1!1s0x7b2fffe144c508b:0xe0bbded8ff561818!2m 2!1d-35.2009026!2d-5.7792649!3e0

Estou na fase de estudo da malha rodoviária brasileira, para estudar quais as estradas melhores a serem tomadas. Digo, talvez precise desviar por caminhos mais longos em vez de optar por aquele mais direto, mas em precárias condições.

O ritmo será de entediantes 80-90 km/h, faixa na qual o carro faz até 15km/L na estrada (medi em uma última viagem de 380km, no carnaval). O preço da gasolina que não para de aumentar é um belo incentivo para não ter pressa, sem contar o fator estabilidade, considerando o peso extra no bagageiro.

Abraços

Acreano
17/02/2016, 19:51
Salve, galera!

Mesmo estando sumido do tópico não desfiz meus planos de viagem. Vai acontecer este ano, e a saída está programada para o início de dezembro.

O ritmo será de entediantes 80-90 km/h, faixa na qual o carro faz até 15km/L na estrada (medi em uma última viagem de 380km, no carnaval). O preço da gasolina que não para de aumentar é um belo incentivo para não ter pressa, sem contar o fator estabilidade, considerando o peso extra no bagageiro.

Abraços

É isso ai! Está bem encaminhado o planejamento e não terá problemas se for assim. Acho que o único nó vai ser o real se ainda estiver valendo alguma coisa até o fim do ano. Mas fazer o que??
Estou indo para Natal na próxima semana e devo ficar um mês por ai. Quem sabe não nos encontramos para um bate-papo.

EduTrierweiler
18/02/2016, 08:47
Salve, galera!

Depois de tanto pesquisar passagens, cegonhas, locação, documentos e etc, decidi mudar a ideia inicial, e vou no meu próprio carro. Já comecei a prepará-lo e a comprar os equipamentos para a viagem.

Instalei um bagageiro de teto no Jimny, fiz um lift de suspensão de 1,5", instalei um protetor da caixa de redução (o Jimny tem o plug elétrico da redução bem exposto, a proteção evita que galhos ou pedras partam os fios, o que impossibilitaria o ligar e desligar a 4x4/4x4L) e dois faróis auxiliares.

Comecei a comprar os "apetrechos" que me serão necessários: três galões de 20L para gasolina; GPS Garmin (instalei e atualizarei os mapas do viajeros); compressor de ar para os pneus; segundo triângulo exigido na Argentina; chave de roda em X e um kit de reparo de pneu (igual aos de borracheiros, com os "macarrões"); cinta de reboque de 6ton. com manilhas; cabo de chupeta; um "socorro" (luz de emergência ligada na bateria); mangueira transferidora de ar (transfere do estepe para um pneu baixo, por exemplo); um kit de abraçadeiras grossas ("enforca gato"); rolo de silvertape; faca de camping; bomba manual para galão d'água de 20L (que vai no carro); fios diversos e fita isolante; uma pá; galão de fluido de radiador, além de outras miudezas...

Vai comigo minha caixa de ferramentas completa, com chaves de fenda, de boca, em L, martelo, serras, parafusos e etc.

Vou providenciar, quando mais próximo: arame; isqueiro; silicone para vedação; kit para troca de óleo (chave saca-filtro, filtro de óleo + 4L de óleo 5w30 + filtro de ar do motor); lâmpadas sobressalentes; segundo estepe (vou pegar emprestado); remédios diversos (para dor, febre, alergia, antibióticos, relaxante muscular, gaze, esparadrapo etc.); mapas impressos da região.

Estou procurando quem faça, aqui em Natal, um par de pranchas de desatolagem (muito caras no mercado, pelo que vi).

Em Outubro farei uma revisão geral no carro (não aproximei muito da viagem para que eventuais falhas de montagem ou defeitos de peças se manifestem antes da saída, e não durante o percurso), revisando, além do básico (correias, filtros, óleos, fluidos) também o corpo de borboleta, os bicos, os cabos e velas, o alternador, o motor de arranque, os freios, a validade do extintor e etc., aproveitando para trocar a bateria por uma nova.

Estou projetando uma prancha em mdf para revestir com um colchonete e deixar os bancos rebatidos planos, possibilitando uma dormida razoável dentro do carro. Os bancos traseiros serão retirados para a ocasião. A ideia é dormir nele sempre que possível.

O roteiro final terá aproximados 14.000km, saindo de Natal-RN e seguindo até Foz do Iguaçu-PR, de onde atravessarei o Paraguai entrando na Argentina. Ficou assim:

522874

https://www.google.com.br/maps/dir/Natal,+RN/Assun%C3%A7%C3%A3o,+Paraguai/Salta,+Argentina/Copiap%C3%B3,+Chile/Antofagasta,+Chile/San+Pedro+de+Atacama,+Chile/San+Antonio+de+los+Cobres/Uyuni,+Potos%C3%AD,+Bol%C3%ADvia/Natal,+RN/@-23.0623378,-67.0151897,6z/data=!4m81!4m80!1m10!1m1!1s0x7b2fffe144c508b:0xe0b bded8ff561818!2m2!1d-35.2009026!2d-5.7792649!3m4!1m2!1d-54.6051854!2d-25.4951768!3s0x94f69ab3905bb0a3:0xd9a4885ea02e0815 !1m5!1m1!1s0x945da8076e69dbf5:0xaceb7a46bf1936c9!2 m2!1d-57.575926!2d-25.2637399!1m10!1m1!1s0x941bc3a35151b7f9:0xa5cd992 cd587f206!2m2!1d-65.4231976!2d-24.7821269!3m4!1m2!1d-67.5715523!2d-28.0716245!3s0x969e0ff8709dca1f:0xee7d07b4140b5c33 !1m5!1m1!1s0x9698040b2d316d71:0xf80596c0f1a40f7a!2 m2!1d-70.3321587!2d-27.3665763!1m5!1m1!1s0x96a58a1999656469:0x9fbe15f4 4d1e6f96!2m2!1d-70.3975022!2d-23.6509279!1m10!1m1!1s0x96a84c7aa92abf3f:0x7af4614 cacf997d1!2m2!1d-68.1997156!2d-22.9087073!3m4!1m2!1d-67.834033!2d-23.8769539!3s0x96a873eaed4687ad:0x436421a5cdc43f89 !1m10!1m1!1s0x941cec19a050ee49:0x6b8669f7771473fe! 2m2!1d-66.3211702!2d-24.2191898!3m4!1m2!1d-68.1793972!2d-22.8857278!3s0x96a975cea6004f8d:0x79ec1f12c9f165d! 1m10!1m1!1s0x93ffbad958d3f2bd:0x1455841e2c4e6653!2 m2!1d-66.8260649!2d-20.4603534!3m4!1m2!1d-54.8397475!2d-25.4577495!3s0x94f67efb3f6b9c1d:0xeff4d45ecb1f35d5 !1m5!1m1!1s0x7b2fffe144c508b:0xe0bbded8ff561818!2m 2!1d-35.2009026!2d-5.7792649!3e0

Estou na fase de estudo da malha rodoviária brasileira, para estudar quais as estradas melhores a serem tomadas. Digo, talvez precise desviar por caminhos mais longos em vez de optar por aquele mais direto, mas em precárias condições.

Abraços

Bom dia!

Lendo seu planejamento, comecei a me lembrar de quando fui pro Atacama, a experiência é única mesmo!

Complementando os itens, não esqueça dos obrigatórios nos países, como certificado de registro (se o carro não está no seu nome), cambão, triângulo adicional, carta verde, SOAPEX (para o chile), PID (permissão internacional para dirigir), carteira de vacinação internacional (não me pediram, mas acho que na bolívia é necessário p/ febre amarela).
Adicionaria aí também, líquido de arrefecimento, DH, freio e fusíveis (nunca se sabe).

Sobre a velocidade, a 80-90, acredito que você conseguirá fazer cerca de 600km/dia ao máximo, pois levaria +- 8 horas.

Boa sorte!!

503!
19/02/2016, 16:03
É isso ai! Está bem encaminhado o planejamento e não terá problemas se for assim. Acho que o único nó vai ser o real se ainda estiver valendo alguma coisa até o fim do ano. Mas fazer o que??
Estou indo para Natal na próxima semana e devo ficar um mês por ai. Quem sabe não nos encontramos para um bate-papo.

Verdade, amigo! O dólar subiu de um jeito que foi tornando cada vez mais difícil fazer a viagem de avião + aluguel de carro. Agora que vou por terra o problema é outro: inflação e preço da gasolina. Estou me preparando para o "pior" e daqui pra outubro espero ter uma boa reserva para evitar dor de cabeça com o orçamento.

Quando vier a Natal avise, marcamos uma trilha por aqui!

Bom dia!

Lendo seu planejamento, comecei a me lembrar de quando fui pro Atacama, a experiência é única mesmo!

Complementando os itens, não esqueça dos obrigatórios nos países, como certificado de registro (se o carro não está no seu nome), cambão, triângulo adicional, carta verde, SOAPEX (para o chile), PID (permissão internacional para dirigir), carteira de vacinação internacional (não me pediram, mas acho que na bolívia é necessário p/ febre amarela).
Adicionaria aí também, líquido de arrefecimento, DH, freio e fusíveis (nunca se sabe).

Sobre a velocidade, a 80-90, acredito que você conseguirá fazer cerca de 600km/dia ao máximo, pois levaria +- 8 horas.

Boa sorte!!

Tem razão! Não mencionei a documentação, mas está tudo programado. Carteira internacional, vacinação (setembro vou tomar, pois alguns países exigem o tempo de "imunização" do corpo após o recebimento), seguro carta verde e soapex, além de meu próprio passaporte (que vence em setembro - só renovo lá, pois, já que não vou sair do país antes, "perderia" alguns meses caso renovasse antes).

Triângulo adicional já comprei. Cambão já está na lista de compras para abril (fiz um cronograma do que comprar/providenciar a cada mês até outubro). Líquido de arrefecimento já tenho (cerca de 1L) mas vou levar um outro galão de 4L quando viajar.

Fusíveis estão na lista junto com um multímetro (preciso aprender a usar - de nada adianta ter fusível se não souber qual substituir) para as compras de março.

Quanto à velocidade, realmente é um problema, fico entre a cruz e a espada: se for mais rápido, percorro maior distância, mas o carro bebe até 40% mais (a 110km/h faz uns 10km/L, a 90km/h faz 14km/L). Até o ar-condicionado pretendo desligar sempre que não se fizer absolutamente necessário. O conforto/luxo fica em casa (junto com uma cama decente para dormir) e reencontro na volta.

Minha ideia inicial é dirigir enquanto houver sol, com paradas de 4 em 4 horas ou sempre quando/se a coluna reclamar, mas só a prática vai dizer exatamente quanto tempo dá pra conduzir. Indo em 2 pessoas (como pretendo), reveza-se o volante.

Ao longo do ano vou fazer pequenas expedições pelo Brasil, que servirão como mini-test-drives: Chapada Diamantina/BA e Canoa Quebrada/CE, até agora.

EduTrierweiler
19/02/2016, 17:03
Verdade, amigo! O dólar subiu de um jeito que foi tornando cada vez mais difícil fazer a viagem de avião + aluguel de carro. Agora que vou por terra o problema é outro: inflação e preço da gasolina. Estou me preparando para o "pior" e daqui pra outubro espero ter uma boa reserva para evitar dor de cabeça com o orçamento.

Quando vier a Natal avise, marcamos uma trilha por aqui!

Tem razão! Não mencionei a documentação, mas está tudo programado. Carteira internacional, vacinação (setembro vou tomar, pois alguns países exigem o tempo de "imunização" do corpo após o recebimento), seguro carta verde e soapex, além de meu próprio passaporte (que vence em setembro - só renovo lá, pois, já que não vou sair do país antes, "perderia" alguns meses caso renovasse antes).

Triângulo adicional já comprei. Cambão já está na lista de compras para abril (fiz um cronograma do que comprar/providenciar a cada mês até outubro). Líquido de arrefecimento já tenho (cerca de 1L) mas vou levar um outro galão de 4L quando viajar.

Fusíveis estão na lista junto com um multímetro (preciso aprender a usar - de nada adianta ter fusível se não souber qual substituir) para as compras de março.

Quanto à velocidade, realmente é um problema, fico entre a cruz e a espada: se for mais rápido, percorro maior distância, mas o carro bebe até 40% mais (a 110km/h faz uns 10km/L, a 90km/h faz 14km/L). Até o ar-condicionado pretendo desligar sempre que não se fizer absolutamente necessário. O conforto/luxo fica em casa (junto com uma cama decente para dormir) e reencontro na volta.

Minha ideia inicial é dirigir enquanto houver sol, com paradas de 4 em 4 horas ou sempre quando/se a coluna reclamar, mas só a prática vai dizer exatamente quanto tempo dá pra conduzir. Indo em 2 pessoas (como pretendo), reveza-se o volante.

Ao longo do ano vou fazer pequenas expedições pelo Brasil, que servirão como mini-test-drives: Chapada Diamantina/BA e Canoa Quebrada/CE, até agora.

Realmente, a diferença de consumo compensa no teu caso, mas vai ter dias que você vai estar de "saco cheio" de dirigir muito tempo em 90km/h e vai pisar, te garanto! kkkkkkkkk.
4 em 4 horas é um bom tempo para descanso, mas novamente, depende de quanto já tiver andado. Exemplo, as 4 primeiras, sempre é barbada, mas depois parece uma eternidade.

Na minha trip, em um dia fiz 1.400 kms; saí às 07h de Purmamarca-AR e fui até Uruguaiana-RS, chegando às 21h (média de 110-130 km/h, mas peguei alguns engarrafamentos). Mas não recomendo tanta quilometragem, no outro dia para voltar pra casa foi bem mais cansativo.

Não desista sobre o dólar e inflação, crise etc.. é uma viagem única, procure um bom câmbio, às vezes até na fronteira compensa (embora que tenha chance de pegar nota falsa), mas pesquise bem antes da contratação, pois a gasolina sinceramente o maior preço que paguei foi R$5/l convertido, aqui no RS tem posto à R$ 4,00 já, sendo que lá é Gasolina 95 ou 98 octanas, o carro fica outra coisa e levemente mais econômico.

PS: Esqueci de mencionar sobre o Chile também, que agora solicita um colete refletor, tipo de moto táxi (caso tenha alguma emergência e tenha que sair do carro). No mercado livre tem para vender..

Caio Martins da Costa
17/05/2016, 18:17
Eai 503! Tudo tranquilo! Estou aqui acompanhando sua organização! Me causa muita inveja essa organização tão prévia! Fiquei mais estarrecido quando percebi que a viagem não seria pra dez/2015 kkkkk Vou mostrar minha ideia inicial pra você poder criticar.

Cara, na última semana nasceu o interesse em fazer uma viagem parecida, partindo de BH. Tbm sou adv, iria na mesma época que você! Tenho uma tracker 2007, toda original. Ou seja, pneu barriga de cobra (wrangler goodyear). O meu plano é não fazer nenhuma alteração no carro (pneu, lift, proteções, faróis, segundo estepe e etc). Apenas preparação para o longo trajeto, pensando nos itens normais de manutenção e desgaste. No máximo um bagageiro, pq eu já tenho um "thule" que talvez seja suficiente. Pensei em destinar essas despesas que não teria e que não são poucas - só a troca do pneu pra AT (BF) ficaria R$3.500,00 com os lift's) - para alugar um carro preparado na Bolívia por poucos dias apenas pro Salar, que eu entendo que talvez seja o momento mais crítico desse roteiro. O que acha?

Obvio que não estaria perdendo dinheiro com as preparações, mas é que eu não preciso delas pro meu uso. Pensando inclusive em consumo de gasolina e etc...

Existe a possibilidade de contratar um desses passeios o Salar, mas não abriria mão de dirigir lá!kkk

Tenho visto tanto relato de gente fazendo a viagem toda em "carro popular brasileiro" que eu criei essa coragem. Claro que eles contrataram passeio pra ir no salar.

Enfim, quero acompanhar esse tópico!

503!
22/06/2016, 22:02
Realmente, a diferença de consumo compensa no teu caso, mas vai ter dias que você vai estar de "saco cheio" de dirigir muito tempo em 90km/h e vai pisar, te garanto! kkkkkkkkk.
4 em 4 horas é um bom tempo para descanso, mas novamente, depende de quanto já tiver andado. Exemplo, as 4 primeiras, sempre é barbada, mas depois parece uma eternidade.

Na minha trip, em um dia fiz 1.400 kms; saí às 07h de Purmamarca-AR e fui até Uruguaiana-RS, chegando às 21h (média de 110-130 km/h, mas peguei alguns engarrafamentos). Mas não recomendo tanta quilometragem, no outro dia para voltar pra casa foi bem mais cansativo.

Não desista sobre o dólar e inflação, crise etc.. é uma viagem única, procure um bom câmbio, às vezes até na fronteira compensa (embora que tenha chance de pegar nota falsa), mas pesquise bem antes da contratação, pois a gasolina sinceramente o maior preço que paguei foi R$5/l convertido, aqui no RS tem posto à R$ 4,00 já, sendo que lá é Gasolina 95 ou 98 octanas, o carro fica outra coisa e levemente mais econômico.

PS: Esqueci de mencionar sobre o Chile também, que agora solicita um colete refletor, tipo de moto táxi (caso tenha alguma emergência e tenha que sair do carro). No mercado livre tem para vender..

Amigo, realmente o custo vem aumentando, mas os planos estão caminhando e vou apertar o cinto nas finanças para manter a viagem de pé, como está. Minha ideia é rodar médios 1.000km por dia, considerando, claro, condições de clima e da pista, revezando o volante com o carona (é muito tempo para uma coluna só kkkkkk).

A velocidade realmente quem vai ditar é o humor, estou saindo de casa com calma e paciência para não tornar a viagem apressada ou tensa de forma alguma. Acredito que os 30 dias que disponho são suficientes para uma ida e volta tranquila!

Li também sobre o colete refletor (além de segundo triângulo, cambão etc.) e já está na lista de compras.

Abraço!

503!
22/06/2016, 22:11
Eai 503! Tudo tranquilo! Estou aqui acompanhando sua organização! Me causa muita inveja essa organização tão prévia! Fiquei mais estarrecido quando percebi que a viagem não seria pra dez/2015 kkkkk Vou mostrar minha ideia inicial pra você poder criticar.

Cara, na última semana nasceu o interesse em fazer uma viagem parecida, partindo de BH. Tbm sou adv, iria na mesma época que você! Tenho uma tracker 2007, toda original. Ou seja, pneu barriga de cobra (wrangler goodyear). O meu plano é não fazer nenhuma alteração no carro (pneu, lift, proteções, faróis, segundo estepe e etc). Apenas preparação para o longo trajeto, pensando nos itens normais de manutenção e desgaste. No máximo um bagageiro, pq eu já tenho um "thule" que talvez seja suficiente. Pensei em destinar essas despesas que não teria e que não são poucas - só a troca do pneu pra AT (BF) ficaria R$3.500,00 com os lift's) - para alugar um carro preparado na Bolívia por poucos dias apenas pro Salar, que eu entendo que talvez seja o momento mais crítico desse roteiro. O que acha?

Obvio que não estaria perdendo dinheiro com as preparações, mas é que eu não preciso delas pro meu uso. Pensando inclusive em consumo de gasolina e etc...

Existe a possibilidade de contratar um desses passeios o Salar, mas não abriria mão de dirigir lá!kkk

Tenho visto tanto relato de gente fazendo a viagem toda em "carro popular brasileiro" que eu criei essa coragem. Claro que eles contrataram passeio pra ir no salar.

Enfim, quero acompanhar esse tópico!

Fala, Caio, beleza? Desculpe a demora em responder, passei um tempo sem acessar o fórum... hehehe

E então, acredito que a Tracker vá tranquilamente numa viagem dessas.

O lift é muito interessante quando se observa o entre-eixos longo do carro 4p (comparando ao jimny, por exemplo), e é relativamente barato (4 calços de mola em tecnil + 4 prolongadores de amortecedor não saem por mais de R$ 400,00 aqui em Natal - sei que o ideal é a troca de molas e amortecedores, mas a experiência que eu tenho no meu carro, tais quais as dos amigos que aqui fizeram o mesmo é unânime quanto ao excelente custo x benefício. Cuidado com exageros na altura para não prejudicar as homocinéticas pelo ângulo!)

Os pneus BF são excelentes (AT) para o uso em viagens como esta por ir bem no asfalto, em terra, areia ou mesmo lama, tendo alta durabilidade e sendo muito parrudos quanto a furos e rasgos, se comparados a pneus de uso urbano. A alta do dólar aumentou muito o preço deles, mas ainda vejo como um bom investimento (em 2014, no meu antigo jimny, paguei R$ 460,00 por cada pneu. Hoje o preço circula pelos R$ 650,00 cada!). Os meus (infelizmente) estão meia-vida, com 30.000km rodados (no Jimny, pelo baixo peso, duram 80.000km até se acabarem completamente) e estou estudando a troca antes da saída (com dor no coração pela grana...).

Bagageiro Thule, se for dos fechados, terá problemas somente para levar combustível, eu acho, dependendo do tamanho do galão, mas acredito que seja suficiente para qualquer tipo de bagagem, quiçá até um segundo estepe.

No que atine ao aluguel do carro pro salar, acho desnecessário. Pelo que li, há rotas certas e seguras (sem pontos profundos, quando com água) para que se siga até a isla incahuasi/isla del pescado sem problemas, bem como descendo para a ruta asfaltada ao sul também. Eu mesmo farei o percurso no meu carro mesmo. O solo é duro, desde que se siga o traçado certo, não vejo como a "preparação" do outro carro alugado vá tornar mais seguro... Se for pra ir em outro carro talvez seja melhor ir nos passeios contratados mesmo, mesmo sofrendo por não estar dirigindo... hehehe

Pelo que vi até agora, o único trecho realmente offroad é na bolívia (deserto de sioli e o salar), pois o noroeste argentino e o próprio atacama tem rotas muito boas, suficiente até para carros populares como muita gente usa!

Vamos mantendo contato! Abraço!

Paulo André BR
23/06/2016, 19:41
Felipe (503!)

Fiz trajeto semelhante em 2014/2015 com meu Jimny HR.

Não vejo necessidade de lift para isso, aliás isso aumenta o consumo, mas o carro fica legal! Lembre-se que está adicionando parafusos para se soltarem, e na Bolívia tem muuuuuuita costela de vaca e isso desmonta tudo! Eu saí ileso, mas imagino eu, pq nada nunca havia sido desmontado nele (estava na época com uns 30.000Km).

Off Road tem na Bolívia e no Atacama (Moais de Tara e ao sul tem uma trilha para uma cratera...)
Na Bolívia, se cair fora da rota no Salar, não há preparação de veículo que vai te tirar de lá, somente com outro dando apoio.
No trecho do Salar, tenha condições de pernoite ao menos para 3 dias, com roupas para frio, água, comida... Os riscos existem e mesmo que tenha 99% de chances de passar ileso, esse 1% caso venha te presentear, poderá te deixar em situação complicada. Existem relatos sobre isso...

1.000Km por dia?! Esqueça!
Mesmo se fosse tudo rodovia em boas condições, não vai aproveitar nada!
Se seu roteiro está com essa média, esqueça, só vai passar nervoso por nunca cumprir a meta do dia.

Saiba que as fronteiras te tomam muito tempo, entrei por Corumbá, foram 8 horas!
Saí por Villazón / La Quiaca, foram rápidos, só 4 horas...
Na bolívia fizemos 480Km em quase 14 horas... Não teve parada por quebra, nem almoço, somente condição da estrada...
Fronteira Arg / Chile, rápidos e profissionais, só 2 horas....

Nas fronteiras os galões reservas tem que estar vazios!
Eu acho 3 galões de 20L (como disse que pretende levar) um pouco exagero, mas se conseguir acomodar, ótimo... Eu levei 2 do modelo militar, deitados no Rack da Newtrack, foram muito bem, não vazaram uma gota. Só precisei e foi por precaução, pois quando passamos por Potosí a frentista se recusou a abastecer meu carro... (estrangeiro na Bolívia paga mais caro e eles tem que preencher informações do passaporte), como tinha gasolina no teto, mandei um beijo pra frentista e segui viagem, provavelmente chegaria no destino, mas numa parada para apreciar a vista acabei colocando o galão no tanque...
Aliás a gasolina deles é muito boa, o carro fica outro e o consumo melhora, minha esposa, sem eu falar nada até comentou depois do primeiro abastecimento na Bolívia, que o carro estava com outro barulho! Só não ter álcool já ajuda.

Enfim, com inveja boa de seu planejamento e tendo boas recordações dessa bela viagem!

Ah! Coloque na lista aqueles selantes para radiador, caso fure com pedras. Outra coisa prática que funciona e não precisa colocar fluidos estranhos dentro do motor é massa plástica, no caso de um furo aparente, faça a catalização da massa bem mole e dá uma "espatulada" tipo pedreiro chapando massa na parede, ela vai secar rápido e estancar seu furo.

531359

Foto em Purmamarca - note os galões no Rack

T+

Arildo MT
23/06/2016, 22:27
1000 km por dia? já fiz mais que isso, mas mesmo em uma ''BR'' conhecida é difícil, pode fazer, mas não aproveita nada, mal consegue olhar pro lado durante a viajem, é muito puxado, cansativo, estressante.

503!
24/06/2016, 10:21
Felipe (503!)

Fiz trajeto semelhante em 2014/2015 com meu Jimny HR.

Não vejo necessidade de lift para isso, aliás isso aumenta o consumo, mas o carro fica legal! Lembre-se que está adicionando parafusos para se soltarem, e na Bolívia tem muuuuuuita costela de vaca e isso desmonta tudo! Eu saí ileso, mas imagino eu, pq nada nunca havia sido desmontado nele (estava na época com uns 30.000Km).

Off Road tem na Bolívia e no Atacama (Moais de Tara e ao sul tem uma trilha para uma cratera...)
Na Bolívia, se cair fora da rota no Salar, não há preparação de veículo que vai te tirar de lá, somente com outro dando apoio.
No trecho do Salar, tenha condições de pernoite ao menos para 3 dias, com roupas para frio, água, comida... Os riscos existem e mesmo que tenha 99% de chances de passar ileso, esse 1% caso venha te presentear, poderá te deixar em situação complicada. Existem relatos sobre isso...

1.000Km por dia?! Esqueça!
Mesmo se fosse tudo rodovia em boas condições, não vai aproveitar nada!
Se seu roteiro está com essa média, esqueça, só vai passar nervoso por nunca cumprir a meta do dia.

Saiba que as fronteiras te tomam muito tempo, entrei por Corumbá, foram 8 horas!
Saí por Villazón / La Quiaca, foram rápidos, só 4 horas...
Na bolívia fizemos 480Km em quase 14 horas... Não teve parada por quebra, nem almoço, somente condição da estrada...
Fronteira Arg / Chile, rápidos e profissionais, só 2 horas....

Nas fronteiras os galões reservas tem que estar vazios!
Eu acho 3 galões de 20L (como disse que pretende levar) um pouco exagero, mas se conseguir acomodar, ótimo... Eu levei 2 do modelo militar, deitados no Rack da Newtrack, foram muito bem, não vazaram uma gota. Só precisei e foi por precaução, pois quando passamos por Potosí a frentista se recusou a abastecer meu carro... (estrangeiro na Bolívia paga mais caro e eles tem que preencher informações do passaporte), como tinha gasolina no teto, mandei um beijo pra frentista e segui viagem, provavelmente chegaria no destino, mas numa parada para apreciar a vista acabei colocando o galão no tanque...
Aliás a gasolina deles é muito boa, o carro fica outro e o consumo melhora, minha esposa, sem eu falar nada até comentou depois do primeiro abastecimento na Bolívia, que o carro estava com outro barulho! Só não ter álcool já ajuda.

Enfim, com inveja boa de seu planejamento e tendo boas recordações dessa bela viagem!

Ah! Coloque na lista aqueles selantes para radiador, caso fure com pedras. Outra coisa prática que funciona e não precisa colocar fluidos estranhos dentro do motor é massa plástica, no caso de um furo aparente, faça a catalização da massa bem mole e dá uma "espatulada" tipo pedreiro chapando massa na parede, ela vai secar rápido e estancar seu furo.

531359

Foto em Purmamarca - note os galões no Rack

T+

Paulo, muito obrigado pela colaboração!

O ritmo de 1000km/dia seria somente no deslocamento dentro do Brasil, o passo após entrar na Argentina será outro. De todo modo, realmente quem dita a velocidade é a rodovia.

O lift na verdade não acrescentou nada ao conjunto de suspensão que não os calços de mola (que são moderados, de apenas 1,5") e os prolongadores de amortecedor. Já uso no carro há cerca de um ano e nunca vi dar problema com os colegas da região que fazem trilhas e viagens por aqui, acho bastante confiável.

Também acho 60L muito e cogito levar apenas dois galões (na verdade mais pelo fator espaço e peso), estou comprando as cintas de amarração de carga para testar a acomodação e fixação de galões cheios + estepe sobre o bagageiro.

Quanto à necessidade de estarem vazios, pode me falar mais? Saindo do Chile, partindo de San Pedro de Atacama e entrando na Bolívia pelo Paso Hito Cajon, por exemplo, subir à reserva Eduardo Avaroa com galões vazios seria um grande problema, vendo-se que não há abastecimento até perto de San Cristóbal, já na ruta 701. O tanque do Jimny sozinho não dá conta.

Ótimas dicas para o radiador, anotadas!

503!
24/06/2016, 10:28
1000 km por dia? já fiz mais que isso, mas mesmo em uma ''BR'' conhecida é difícil, pode fazer, mas não aproveita nada, mal consegue olhar pro lado durante a viajem, é muito puxado, cansativo, estressante.

Arildo, realmente é muito. A intenção é esticar o quanto puder à luz do dia no Brasil, revezando o volante com o carona. Dependeremos das condições da estrada, da disposição, clima, coluna... hehehe

Arildo MT
24/06/2016, 13:33
Já fiz 1400 km em 01 dia (12 horas) em uma viajem e em estradas que não conhecia, no outro dia em estradas rotineiras tinha tanta zica na estrada que em 18 horas não rodei mais que 500 km, mas hoje digo que foi loucura, mas saindo cedo e com 02 motoristas os 1000 km fica mais possível de atingir.

Marcelo J Manente
24/06/2016, 16:52
Eu acredito que mil Km por dia é viável por 2, no máximo 3 dias. Depois disso fica muito sacrificante para as pessoas envolvidas.
Eu rodei uma vez de Curitiba a Santana do Livramento em um dia, 1100 Km. E tbm de Artigas-UR a Palhoça SC 1120 Km.
Mas é cansativo.

Paulo André BR
27/06/2016, 11:12
Filipe (503!)

Galão com combustível:

Oficialmente, creio que não pode atravessar com o galão cheio, mas fazem visitas grossa

Brasil x Argentina - sem erro
Argentina x Brasil - sem erro
Argentina x Chile - olham e nem perguntam
Chile x Argentina - vai depender do local mas sem grandes problemas.

Onde realmente fui questionado, e aí sim faz mais sentido, foi saindo da Bolívia, pois lá o combustível é subsidiado, por isso nós estrangeiros pagamos mais caro, sendo assim eles não querem deixar você sair com gasolina extra.

Por quê?!

Por que na Bolívia, abastecer o tanque do carro, paga-se valor de estrangeiro, mas abastecer o galão, paga-se preço de local (mais barato). Essa é a lógica Boliviana, que é não ter lógica, e quanto mais quiser entender, menos vai entender. Faça como os Bolivianos, aceite e pronto. Em alguns postos o próprio frentista recomendava abastecer o galão para eu pagar mais barato (e ele não ter que preencher formulário - demorei para entender isso), mas para isso, seu carro tem que estar fora das imagens do sistema de câmeras...
Cada posto tinha sua própria tática e lógica, mas fique atento ao fazer essa economia (boba), pois se no posto tiverem policiais, vc poderá arranjar problema, vc não pode colocar a gasolina do galão no tanque do carro, dentro do posto após abastecer o galão, só para economizar uns trocos...

Resumindo, entrar com o galão cheio de gasolina na Bolívia, não será problema. Seu problema será na saída da Bolívia, que aí sim vão olhar seu galão e provavelmente pedir para esvaziar, mas nesse caso é só administrar o tanque e deixar espaço para esvaziar o galão dentro, antes de chegar na fronteira, se for o caso.

Enfim, vá sem medo, mas com providência!

ps. quanto aos 1000km/dia, no Brasil ainda sim e por dois, três dias, mas lá fora, esqueça...

T+

503!
30/06/2016, 09:25
Já fiz 1400 km em 01 dia (12 horas) em uma viajem e em estradas que não conhecia, no outro dia em estradas rotineiras tinha tanta zica na estrada que em 18 horas não rodei mais que 500 km, mas hoje digo que foi loucura, mas saindo cedo e com 02 motoristas os 1000 km fica mais possível de atingir.

Acredito ser possível também, com dois condutores. O trecho dentro do Brasil precisa ser feito no menor tempo possível, guardados os limites (do corpo, da rodovia, clima, trânsito, imprevistos...), para que o destino possa ser bem aproveitado.

Eu acredito que mil Km por dia é viável por 2, no máximo 3 dias. Depois disso fica muito sacrificante para as pessoas envolvidas.
Eu rodei uma vez de Curitiba a Santana do Livramento em um dia, 1100 Km. E tbm de Artigas-UR a Palhoça SC 1120 Km.
Mas é cansativo.

Cansativo será, sem dúvidas, hehehe. O pior nesse rojão de 1000km/dia é a dormida no carro. Dependendo da coluna busco uma pousada simples pra esticar as costas em um colchão de verdade.

Filipe (503!)

Galão com combustível:

Oficialmente, creio que não pode atravessar com o galão cheio, mas fazem visitas grossa

Brasil x Argentina - sem erro
Argentina x Brasil - sem erro
Argentina x Chile - olham e nem perguntam
Chile x Argentina - vai depender do local mas sem grandes problemas.

Onde realmente fui questionado, e aí sim faz mais sentido, foi saindo da Bolívia, pois lá o combustível é subsidiado, por isso nós estrangeiros pagamos mais caro, sendo assim eles não querem deixar você sair com gasolina extra.

Por quê?!

Por que na Bolívia, abastecer o tanque do carro, paga-se valor de estrangeiro, mas abastecer o galão, paga-se preço de local (mais barato). Essa é a lógica Boliviana, que é não ter lógica, e quanto mais quiser entender, menos vai entender. Faça como os Bolivianos, aceite e pronto. Em alguns postos o próprio frentista recomendava abastecer o galão para eu pagar mais barato (e ele não ter que preencher formulário - demorei para entender isso), mas para isso, seu carro tem que estar fora das imagens do sistema de câmeras...
Cada posto tinha sua própria tática e lógica, mas fique atento ao fazer essa economia (boba), pois se no posto tiverem policiais, vc poderá arranjar problema, vc não pode colocar a gasolina do galão no tanque do carro, dentro do posto após abastecer o galão, só para economizar uns trocos...

Resumindo, entrar com o galão cheio de gasolina na Bolívia, não será problema. Seu problema será na saída da Bolívia, que aí sim vão olhar seu galão e provavelmente pedir para esvaziar, mas nesse caso é só administrar o tanque e deixar espaço para esvaziar o galão dentro, antes de chegar na fronteira, se for o caso.

Enfim, vá sem medo, mas com providência!

ps. quanto aos 1000km/dia, no Brasil ainda sim e por dois, três dias, mas lá fora, esqueça...

T+

Obrigado pelas dicas, amigo.

Quando você diz "sem erro" quer dizer que passa tranquilo com combustível ou que não há jeito de passar?

Dado o tamanho do tanque do Jimny vou ter que arriscar, não posso me dar ao luxo de cruzar longas estradas com uma autonomia de 350km, sobretudo na Bolívia. Vou ter que trabalhar na conversa com os trabalhadores das aduanas.

Paulo André BR
30/06/2016, 18:22
Quando você diz "sem erro" quer dizer que passa tranquilo com combustível ou que não há jeito de passar?

Dado o tamanho do tanque do Jimny vou ter que arriscar, não posso me dar ao luxo de cruzar longas estradas com uma autonomia de 350km, sobretudo na Bolívia. Vou ter que trabalhar na conversa com os trabalhadores das aduanas.

Sim, "sem erro", significa que vai passar com o galão cheio e ninguém vai encher por isso - dá até um trocadilho :lol:...

Vai ver que gasolina sem cachaça deixa o carro bem melhor, e melhora a autonomia...
Minha pior média, andando com pé embaixo, 4x4 e eventualmente a reduzida (não por necessitar velocidade, mas sim força) em função do cascalho fofo e altitude, foi de 11,5Km/L - só lembrando Jimny HR em 2 adultos mais malas e dois galões no teto.

O único trecho onde os galões se farão necessário será na Bolivia, entrando pelo Chile e fazendo as Lagunas/Salar/Uyuni...

Terá sempre autonomia fácil de 400Km, mas lembre-se, mantenha sempre o tanque cheio, considere meio tanque como "reserva", e nessa condição se passar por um posto e não tem ideia de quando será o próximo, abasteça...

Abraço,

T+

anselmopantoja
04/07/2016, 10:34
Olá Felipe! entrei agora no Forum 4X4 e gostaria de saber se vc fez a viagem pela Bolivia e Peru.....

Cordialmente

Anselmo Pantoja - Belem Pará

guimajc
04/07/2016, 16:42
em janeiro fiz São José (SC) a Lavras (MG) em 18 horas, sendo umas 14 horas rodando... Foram quase 1100 km de jimny. É um tanto cansativo, mas pra cobrir longas distâncias de vez em quando é necessário...

renataduarte
28/12/2016, 14:30
Olá, primeira vez por aqui....rsss
Alguém sabe me informar se consigo cruzar a fronteira do Chile c a Bolívia num carro alugado?
Minha viagem inclui Atacama e Uyuni, por meios próprios, mas estou preocupada em não conseguir passar pela fronteira...
Desde já, agradeço!

wagner4wd
12/03/2017, 18:23
Olá, primeira vez por aqui....rsss
Alguém sabe me informar se consigo cruzar a fronteira do Chile c a Bolívia num carro alugado?
Minha viagem inclui Atacama e Uyuni, por meios próprios, mas estou preocupada em não conseguir passar pela fronteira...
Desde já, agradeço!

Seja bem vinda ao forum

pelo que eu sei se vc for alugar no chile eles so preparam a papelada com autorizaçoes para atravessar para a argentina...bolivia acho que não rola...Alias esse pais é uma frescura só...pretendo fazer uma viagem ao chile e argentina...bolivia cogitei mas desisti depois de ler varios relatos de viajantes terem problemas nesse pais com carro proprio...se puder pegue um onibus e alugue na bolivia mesmo, ai é sem problemas tem locadoras acho que em sta cruz de la sierra que aluga jimny..não é caro..

Sem contar que as locadoras no chile cobram taxas exorbitantes para atravessar para argentina com carro alugado e so liberam carros de categorias intermediarias, ou seja se quiser augar o mais barato para ir pra argentina nao liberam..ficava tao caro que somando as passagens aereas SP x Santiago X SP e aluguel do carro compensava ir com o meu mesmo...

Biasassaki
23/07/2017, 12:42
Olá, estou querendo fazer essa rota entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Gostaria de saber se você á fez e como foi a entrada da bolivia para o atacama com carro alugado, pois essa é a minha unica opção. Vou e volto com milhas para La Sierra e a ideia é alugar o carro lá e rodar para o uyuni e o atacama.

BADIA
24/10/2017, 21:04
Buenas,
Pelo que saiba, o tal Mercosul ficou apenas no papel em relação a carros alugados, tipo da Argentina não entram no Peru ou no Chile, ou no Paraguai, nem lembro mais.
Este foi o problema que encontrei em 2011.
Mas esta é a idéia mais economica.
Vale pesquizar nas grandes locadoras americanas, Hertz entre outras.
Abs
Badia