Conectar

Ver Versão Completa : Manutenção preventiva

MarcoSJC
13/07/2015, 08:34
Bom dia, pessoal.

Comprei uma Band há alguns meses e estou muito satisfeito. Trata-se de uma 91 curta.

É um prazer dirigir o jipe. Uso ele diariamente como carro principal com a sorte de pegar estrada de terra todo dia (uns 4 km) rsrs.

Mecanicamente o bicho tá perfeito - o motor tá muito bom.

Mas eu ainda não tenho 100% de confiança na Band porque ela tem me pego de surpresa com pequenas coisas:

- o miolo da chave saiu na minha mão

- o cabo do acelerador arrebentou

- a bateria morreu (mas isso foi bobeira minha)...

- aprendi que pneus, mesmo estando com ótima aparência, morrem de velhice...

Então estou aprendendo levando estes sustos mas quero agir mais preventivamente então revisei a elétrica, troquei todos os retentores (inclusive das rodas), fiz todo o óleo e filtros, e botei pneus novos.

Como sou novato, gostaria de saber de vocês, que outras coisas devo ver para evitar surpresas. Exemplo:

- já que o cabo do acelerador arrebentou, será que eu deveria substituir os cabos de freio e embreagem também?

Quais são os outros itens que eu devo ficar atento?

Abraços!

hercilio.neto
13/07/2015, 09:09
Bom dia, pessoal.

Comprei uma Band há alguns meses e estou muito satisfeito. Trata-se de uma 91 curta.

É um prazer dirigir o jipe. Uso ele diariamente como carro principal com a sorte de pegar estrada de terra todo dia (uns 4 km) rsrs.

Mecanicamente o bicho tá perfeito - o motor tá muito bom.

Mas eu ainda não tenho 100% de confiança na Band porque ela tem me pego de surpresa com pequenas coisas:

- o miolo da chave saiu na minha mão

- o cabo do acelerador arrebentou

- a bateria morreu (mas isso foi bobeira minha)...

- aprendi que pneus, mesmo estando com ótima aparência, morrem de velhice...

Então estou aprendendo levando estes sustos mas quero agir mais preventivamente então revisei a elétrica, troquei todos os retentores (inclusive das rodas), fiz todo o óleo e filtros, e botei pneus novos.

Como sou novato, gostaria de saber de vocês, que outras coisas devo ver para evitar surpresas. Exemplo:

- já que o cabo do acelerador arrebentou, será que eu deveria substituir os cabos de freio e embreagem também?

Quais são os outros itens que eu devo ficar atento?

Abraços!
Marcos,
Toyota Bandeirante não tem cabo de embreagem, o sistema usa circuito hidráulico semelhante ao freio.
No freio, só há cabo no freio de mão, que não costuma dar problemas (o cabo, porque o freio de mão em si é problema eterno).
Quanto às partes a serem revisadas, preste atenção na direção. Revise os terminais (inclusive o castanha), o pino central (prefira com rolamento) e o braço bumerangue (tem de aço).

MarcoSJC
13/07/2015, 10:32
Obrigado, Hercílio!!

A DH será a revisão da vez então!

Abraço!

Denise Ávila
13/07/2015, 11:26
Oi Marcos!
Eu costumo fazer o seguinte: Ao comprar, na primeira revisão (chamo de revisão de compra), eu reviso TODOS OS ITENS conforme consta no Manual. Daí em diante parto do zero e vou seguindo o Manual, conforme as recomendações de quilometragem.
Assim não tem como errar.
Bjcão

adauto
14/07/2015, 22:37
ola Marcos, tambem sou de sjc,
o meu miolo tambem ja saiu na mão, já ate me acostumei,
se quiser alguem de referencia para revisoes ou manutenções, procure o Ronaldo ( TOCA DO DINO), aqui da cidade, ele é um otimo profissional( se já nao o conhece já deve ter ouvido falar dele)
e se precisar estamos por ai.

helder.dir
15/07/2015, 00:38
Marcos, basta voce seguir o que Denise disse que nao tem erro!Qto ao miolo tbm ja aconteceu comigo, e era aquele ritual toda vez ao desligar, com uma mao segurava o miolo e com a outra puxava a chave....kkk Foi assim até eu trocar.A minha, quando comprei em janeiro de 2013, eu olhei os niveis dos fluidos, oleos e etc, fui de sao paulo (capital) até votuporanga (interior), depois e logo de cara, em menos de uma semana eu ia, e fui, de Votuporanga/sp até Novo Progresso/PA, alguns "mir" kms...kkk Eu troquei:Oleo de motor, filtros, mangueiras do radiador e do hidraulico, conferi oleo do cambio, diferencial e etc, troquei todas as mangueirinhas do tanque (relacionada com o diesel), troquei pastilhas e cilindro do freio traseiro (conferindo todos os que nao necessitavam de troca), fiz reparos em toda eletrica (funcionava duas luzes apenas, e cruzado, uma milha e um farol), troquei todos terminais de direçao (pq precisavam) coloquei pneus, alinhei e fiz balanceamento, uma bateria de 150 amp, e estradaaaaaa..., rodei mais de 2 mil km..., e a tortura foi esquecer (pq ja tinha provado na viagem de SP a VTP) de solucionar o barulho da vibraçao da alavanca da tração em contato com o guia existente ou lataria....., foi zica....kkkkkNa viagem, qdo eu desengatava (a vibraçao do motor diminuia e o barulho acabava) o meu pai descansava e tirava o pé da alavanca (q segurava pra nao vibrar e fazer barulho...kkk)....Resumindo, basta fazer tua/nossa parte que a band faz a dela!Abraçoo e boa vibe toyoteira