Ver Versão Completa : Qual o problema dos Koreanos? ( Por que não comprar Koreanos? )
Pessoal, eu tenho pesquisado sobre 4x4, e aos poucos a Sportage está ganhando um grande apreço em termos de aparência.
Porém vejo com frequência pessoal falando para evitar koreanos... Qual o problema afinal?
Só pra explicar, eu não farei trilhas médias/pesadas, talvez faça expedições mas em principio é um trajeto de +- 300km para o meu sitio (150km para ir, 150km para voltar).
estou com uma sportage 2003 diesel turbo interculer, a uns 30 dias ainda fazendo as revisões que estavam todas sem fazer pelo antigo proprietario então a primeira vai ficar um pouco cara mas depois fica o mesmo que outros carros por aí, até agora estou adorando o carro só alegria mesmo, e claro lendo muito o forum 4 x 4 pra aprender o que fazer.
Legal! Comprou com quantos km?
Você já chegou a fazer um teste do consumo dela?
Sem querer ser inxerido mas sendo: Pagou quanto? Investiu mais quanto em arrumação?
Pergunta muito vaga.
Pra quem só faz revisão em concessíonária é ruim mesmo, o alto custo de valor de peças e revisões.
Agora quem sabe se virar, sabe onde comprar peças é um carro como qualquer outro.
Pergunta muito vaga.
Pra quem só faz revisão em concessíonária é ruim mesmo, o alto custo de valor de peças e revisões.
Agora quem sabe se virar, sabe onde comprar peças é um carro como qualquer outro.
Oi rDuran! Eu concordo que a pergunta é vaga, mas é que o comentário que fazem é vago também. Não há uma argumentação fundamentada do tipo "Cara, todas as peças são importadas e a receita federal embassa tudo", é simplesmente um "evite".
E como sou novato, estou querendo sair da má-informação :)
Se souber um tópico falando da sportage e das caracteristicas dos modelos/anos agradeço, pois a busca do forum é beeeem meia boca :(
olha , eu tenho encontrado praticamente tudo aqui no forum, só tem que ter disposição pra ler e ler muito mesmo, praticamente sei tudo sobre o carro sem ter o manual somente o forum mesmo, e tambem pessoas como o Duran,e o Djalma de colombo tem ajudado quase que diretamente, nas minhas duvidas, comprei o carro sabendo que nao é um , gol,ou uno as peças são dificeis , mas nada impossivel, até mecanico o Duran ja me indicou, e pra vc ter uma ideia estou feliz até com o consumo estou fazendo 10 km por litro de diesel, a troca de oleo e todos os filtros nao gastei nem 300,00 tenho um idea adventure as vezes gastos até mais, vou fazer uma geral nela que vai dar uns R$ 4000 com os pneus tudo pra nao ter dor de cabeça, e depois é só ir comprando peças e guardando, adorei o carro acho que vai ser dificil eu vender um dia.
olha , eu tenho encontrado praticamente tudo aqui no forum, só tem que ter disposição pra ler e ler muito mesmo, praticamente sei tudo sobre o carro sem ter o manual somente o forum mesmo, e tambem pessoas como o Duran,e o Djalma de colombo tem ajudado quase que diretamente, nas minhas duvidas, comprei o carro sabendo que nao é um , gol,ou uno as peças são dificeis , mas nada impossivel, até mecanico o Duran ja me indicou, e pra vc ter uma ideia estou feliz até com o consumo estou fazendo 10 km por litro de diesel, a troca de oleo e todos os filtros nao gastei nem 300,00 tenho um idea adventure as vezes gastos até mais, vou fazer uma geral nela que vai dar uns R$ 4000 com os pneus tudo pra nao ter dor de cabeça, e depois é só ir comprando peças e guardando, adorei o carro acho que vai ser dificil eu vender um dia.
Interessante isso que vc citou Clausir... Essa parte de ir estocando peças eu não tinha ouvido ainda.
Estou interessado na Sportage pois gostei do visual e o valor é MUITO interessante... Por uns 15k consigo uma, colocando mais uns 5k para ajustes, está dentro de um orçamento interessante para mim...
Walter da Camper
13/07/2015, 12:57
Na minha opinião o problema está mais no mercado do que nos carros em si.
Geralmente a qualidade dos projetos é boa, mas a disponibilidade de peças e, principalmente acessórios, no caso de quem quer praticar off-road, é bem menor do que os modelos líderes de mercado.
Também é menor a quantidade de mecânicos que investem em capacitação e ferramentas especiais.
Depois vem o problema da desvalorização/dificuldade de revenda que, novamente, tem muito mais a ver com a psicologia do mercado do que com a qualidade dos carros.
No caso da Sportage o forum está repleto de informações sobre as virtudes, os problemas crônicos e suas soluções.
A melhor forma de pesquisar é pelo google, restringindo a pesquisa ao sub-forum específico, como abaixo, bastando mudar a última palavra (alvo da pesquisa):
site:www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/) aquecimento
Boa sorte.
Na minha opinião o problema está mais no mercado do que nos carros em si.
Geralmente a qualidade dos projetos é boa, mas a disponibilidade de peças e, principalmente acessórios, no caso de quem quer praticar off-road, é bem menor do que os modelos líderes de mercado.
Também é menor a quantidade de mecânicos que investem em capacitação e ferramentas especiais.
Depois vem o problema da desvalorização/dificuldade de revenda que, novamente, tem muito mais a ver com a psicologia do mercado do que com a qualidade dos carros.
No caso da Sportage o forum está repleto de informações sobre as virtudes, os problemas crônicos e suas soluções.
A melhor forma de pesquisar é pelo google, restringindo a pesquisa ao sub-forum específico, como abaixo, bastando mudar a última palavra (alvo da pesquisa):
site:www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/) aquecimento
Boa sorte.
Fala Walter! Já estava procurando usando o Google, mas não sabia desse truque de definir apenas um forum! Valeu!!!
Outro problema é que eu não sei os problemas que podem dar... então nem mesmo sei direito o que pesquisar :D
CarlAlberto
13/07/2015, 17:09
Pessoal, eu tenho pesquisado sobre 4x4, e aos poucos a Sportage está ganhando um grande apreço em termos de aparência.
Porém vejo com frequência pessoal falando para evitar koreanos... Qual o problema afinal?
Só pra explicar, eu não farei trilhas médias/pesadas, talvez faça expedições mas em principio é um trajeto de +- 300km para o meu sitio (150km para ir, 150km para voltar).
Meu caro,
Na minha experiência com carros, tenho a minha opinião quanto a sua pergunta: Todos os carros usados tem seus problemas, seja coreano, americano alemão etc... A questão é o quanto dispõe financeiramente para adquirir e para qual uso, além de que, há pessoas zelosas com seus carros e outros meramente esmerilhadoras ( usa o carro e não dá manutenção). Claro que há os carros que dão pouca manutenção más o preço no mercado é mais alto. Por exemplo: Uma Hilux SW 2000 está em torno de 40.000,00 e uma Sportage mesmo ano 20.000,00. Ambas dão manutenção, porém a Hilux é menos frequente, más e a diferença de preço? Então isso é relativo, vai da sua condição financeira e também para qual o uso, de qual o seu perfil, é zeloso ou esmerilhador?
Se você adquirir uma Sportage cujo dono anterior foi zeloso, pode ter certeza que será muito feliz, claro se der sequência a essa condição de uso. Quem fala mal de certos carros, às vezes é apenas por ter passado uma única experiência e ai fica detonando, até mesmo por alguns mecânicos que não conhecem a mecânica do veículo, ficam com má vontade em te atender e ficam dando opiniões. Tive uma TDI 2001 que o dono anterior não deu a devida manutenção , sofri más a deixei zerada. Vendi esse ano e estou com uma Ranger 2.8 power strike, más quer saber? Estou propenso a voltar para a Sportage. Um dos motivos: Peças muito cara, a suspensão na minha opinião nem se compara com a Sportage, embora claro, são estilos diferentes de carro, e estou descobrindo que também tem vários pontos fracos. Enfim todos os carros tem pontos de Aquiles. Sportage é zelo e atenção com os pontos fracos (sistema de refrigeração principalmente) nos mais é um dos melhores carros que já tive. Essa é apenas a minha opinião. Nunca tive dificuldades em encontrar peças e olha que fiz o motor dela.
Espero que tenha ajudado.
Abraço
Tambem comprei minha Sportage faz 2 meses TDI 2001 diesel estou gostando muito dela na revisao tive que trocar amortecedor traseiro e tambem cilindro mestre e auxiliar de embreagem, encontrei as peças aqui na minha cidade a preço bem acessivel .
Tambem comprei minha Sportage faz 2 meses TDI 2001 diesel estou gostando muito dela na revisao tive que trocar amortecedor traseiro e tambem cilindro mestre e auxiliar de embreagem, encontrei as peças aqui na minha cidade a preço bem acessivel .
Opa DarVon! Legal saber disso, pois também sou do sul (Floripa).
Eu estou gostando muito dessa conversa... a Sportage aqui na região está numa média de 15k, o que entra no meu bolso rsss
Como não farei trilhas (ainda mais agora que descobri que quase sempre algo quebra). Pretendo ter guincho para eventualidades do campo, mas nada além disto.
Pessoal, eu tenho pesquisado sobre 4x4, e aos poucos a Sportage está ganhando um grande apreço em termos de aparência.
Porém vejo com frequência pessoal falando para evitar koreanos... Qual o problema afinal?
Só pra explicar, eu não farei trilhas médias/pesadas, talvez faça expedições mas em principio é um trajeto de +- 300km para o meu sitio (150km para ir, 150km para voltar).
Tenho um americano e um japonês e não vejo nenhum motivo para não ter um koreano... Acredito que seja mero preconceito de quem afirma uma coisa dessas....mas se tivesse falando num francês....kkkkk
Tenho um americano e um japonês e não vejo nenhum motivo para não ter um koreano... Acredito que seja mero preconceito de quem afirma uma coisa dessas....mas se tivesse falando num francês....kkkkk
ahhahahahaa
Opa DarVon! Legal saber disso, pois também sou do sul (Floripa).
Eu estou gostando muito dessa conversa... a Sportage aqui na região está numa média de 15k, o que entra no meu bolso rsss
Como não farei trilhas (ainda mais agora que descobri que quase sempre algo quebra). Pretendo ter guincho para eventualidades do campo, mas nada além disto.
Eu tambem nao pretendo fazer trilha ,eu gostei do carro pelo preço e tambem pelo baixo consumo de combustivel , vou usar pra puxar uma carretinha quando vou pros lado da serra a trabalho, onde a terra é bastante acidentada e onde a tração 4x4 e a reduzida serao exigidos tornando o carro ainda mais atrativo.
Já tive uma Actyon Sports que nunca me deu problema. Fiquei uns 3 anos com ela.
Troller-a-vista
14/07/2015, 15:42
sao carros muito bonitos sem duvida, um marketing absolutamente perfeito no que tange ganhar status e só.
pós venda fraco, engenharia fraca, etc.
vai numa funilaria e pergunta oq ue acham dos hiunday por exemplo da vida, vai ver carro parado la por 6 meses tranquilamente.
alguns china/korea/xingling em geral, possuem defeitos graves de engenharia, chapas muito finas, problemas de ferrugem interna (as chapas nao tem tratamento de primeira e nao sao pintadas onde os olhos não veem, ai meu amigo, a ferrugem aparece).
procure pelos crash tests das marcas e vai se deparar com coisas assombrosas.
a despeito da hiunday que se faz como marca e luxo (UAEHuAheuAh piada... ) no BR, ela produz um dos carros mais baratos do mundo, no mesmo nivel que tata nano ... ou seja... ja imaginou uma mercedes fazendo o mesmo? nem volks se destina a tal proeza...
se vc ver um retrospecto dessas marcas, elas obtiveram um salto absurdamente gigantesco de proporcoes estratosféricas em seu design nas ultimas geracoes.
Isso é ótimo claro! Mas o visual foi conseguido buscando no mercado nomes consagrados do design, mas e a engenharia? Nao falo de motor pq motor vc monta o seu em proprio quintal, nao ha segredos, mas e zonas de deformacao, monobloco, seguranca, torção, suspensao??
se vc pegar um elantra atual e outro de 2000 por exemplo, ha uma disparidade de projeto absurdo. um corola por exemplo a diferenca nao é tao brutal assim. Nota-se que a empresa focou totalmente no design o que gerou ela esse status todo que vem conseguindo, mas .... sera q foi seguido por todo resto? no mundo da engenharia, negocios etc, nunca se conseguiu tanta diferenca assim em tao pouco tempo.
em termos de mola, amortecedor, etc, isso é facil de resolver, ate pq os fornecedores sao iguais aos de outras marcas, entao a diferenca sera minima. mas sera que o resto é igual?
VOVÔ DO TROLLER
14/07/2015, 19:22
sao carros muito bonitos sem duvida, um marketing absolutamente perfeito no que tange ganhar status e só.
pós venda fraco, engenharia fraca, etc.
vai numa funilaria e pergunta oq ue acham dos hiunday por exemplo da vida, vai ver carro parado la por 6 meses tranquilamente.
alguns china/korea/xingling em geral, possuem defeitos graves de engenharia, chapas muito finas, problemas de ferrugem interna (as chapas nao tem tratamento de primeira e nao sao pintadas onde os olhos não veem, ai meu amigo, a ferrugem aparece).
procure pelos crash tests das marcas e vai se deparar com coisas assombrosas.
a despeito da hiunday que se faz como marca e luxo (UAEHuAheuAh piada... ) no BR, ela produz um dos carros mais baratos do mundo, no mesmo nivel que tata nano ... ou seja... ja imaginou uma mercedes fazendo o mesmo? nem volks se destina a tal proeza...
se vc ver um retrospecto dessas marcas, elas obtiveram um salto absurdamente gigantesco de proporcoes estratosféricas em seu design nas ultimas geracoes.
Isso é ótimo claro! Mas o visual foi conseguido buscando no mercado nomes consagrados do design, mas e a engenharia? Nao falo de motor pq motor vc monta o seu em proprio quintal, nao ha segredos, mas e zonas de deformacao, monobloco, seguranca, torção, suspensao??
se vc pegar um elantra atual e outro de 2000 por exemplo, ha uma disparidade de projeto absurdo. um corola por exemplo a diferenca nao é tao brutal assim. Nota-se que a empresa focou totalmente no design o que gerou ela esse status todo que vem conseguindo, mas .... sera q foi seguido por todo resto? no mundo da engenharia, negocios etc, nunca se conseguiu tanta diferenca assim em tao pouco tempo.
em termos de mola, amortecedor, etc, isso é facil de resolver, ate pq os fornecedores sao iguais aos de outras marcas, entao a diferenca sera minima. mas sera que o resto é igual?
Li e assino embaixo. Um amigo meu que tinha uma Sportage diesel, resolveu vendê-la, pois além da dificuldade de achar peças, não conseguia deixar ela "redonda". Sempre aparecia algum problema, mesmo após retificar o motor e trocar um bocado de peças. Partiu para um Suzuki e está feliz da vida. Realmente econômica ela é. E o resto?
P.s. já ia me esquecendo. Um primo teve uma Sportage a diesel . Fez algumas trilhas e o carro ficou moído. Teve que trocar todas as correias dentadas e quando soube do preço, quase caiu de costas. Vendeu rapidinho. Tanto o meu amigo, quanto o meu primo, não querem nem ouvir falar de carros coreanos.
VOVÔ DO TROLLER
14/07/2015, 22:10
Li e assino embaixo. Um amigo meu que tinha uma Sportage diesel, resolveu vendê-la, pois além da dificuldade de achar peças, não conseguia deixar ela "redonda". Sempre aparecia algum problema, mesmo após retificar o motor e trocar um bocado de peças. Partiu para um Suzuki e está feliz da vida. Realmente econômica ela é. E o resto?
P.s. já ia me esquecendo. Um primo teve uma Sportage a diesel . Fez algumas trilhas e o carro ficou moído. Teve que trocar todas as correias dentadas e quando soube do preço, quase caiu de costas. Vendeu rapidinho. Tanto o meu amigo, quanto o meu primo, não querem nem ouvir falar de carros coreanos.
PPS. Só retificando. Teve que trocar todas as correias, inclusive a dentada.
A sportage é um carro extremamente robusto, sua estrutura é resistente e subdimensionada, claro que tem suas limitaçoes como qquer carro.
Falar de ferrugem tendo em vista que qquer risquinho profundo ja é motivo pra enferrujar é besteira, principalmente pra quem faz trilha como eu, minha viatura esta toda riscada e com alguns amassados de leve mas nenhum ponto de ferrugem, estetica é uma questão de gosto, acho o novo troller horrivel, mas tem quem goste.
Realmente o suzuki é um carro muito bom, vejo muitos detonando nas trilhas, fazendo bonito, mas todos modificados, com eixo daquele carro, motor daquele outro, cambio do outro e por aí vai, mas original é a mesma coisa que a sportage.
Problema de engenharia toda montadora tem, inclusive as bem conceituadas e antigas no brasil, mas principalmente as que trazem carros de fora pra montar aqui e não refazem o projeto de suspensão e arrefecimento.
Dificuldade de achar peças? Só se for preguiçoso, não é como um popular, mas é facil e barato, evidentemente existem algumas peças que são mosca branca por ser importado e de baixa manutenção como diferenciais por exemplo, mas carros nacionais tbm ficam meses em concessionaria por falta de peças.
Trocar correias é moer o carro? Isso pra mim é manutenção normal e periodica, um jogo de correias incluindo a dentada com tensor e apoio por 400,00 não acho caro.
Tenho a minha a 8 anos, faço trilhas e viagem e só tenho elogios.
Minha opinião é que a sportage é um carro barato, apesar de ser um carro completo e de luxo tem preço de popular mas a manutenção é de carro de luxo, normalmente quem compra é quem tem baixo poder aquisitivo, esta acostumado com carros nacionais e não consegue fazer a devida manutenção, usa o carro até onde dá e qdo começa a dar problemas vende, o proximo dono pega uma bomba por relaxo do dono anterior e acaba difamando o carro.
Estou dizendo isso não só como proprietario de sportage, mas como mecanico especializado na sportage primeira geração, e tenho certeza que muitos concordam comigo e alguns não...
[]s
(DU)
Li e assino embaixo. Um amigo meu que tinha uma Sportage diesel, resolveu vendê-la, pois além da dificuldade de achar peças, não conseguia deixar ela "redonda". Sempre aparecia algum problema, mesmo após retificar o motor e trocar um bocado de peças. Partiu para um Suzuki e está feliz da vida. Realmente econômica ela é. E o resto?
P.s. já ia me esquecendo. Um primo teve uma Sportage a diesel . Fez algumas trilhas e o carro ficou moído. Teve que trocar todas as correias dentadas e quando soube do preço, quase caiu de costas. Vendeu rapidinho. Tanto o meu amigo, quanto o meu primo, não querem nem ouvir falar de carros coreanos.
Um exemplo de alguém que não conhece sportage falando.
E quando lojistas e mecânicos avaliam carros esse é o PRÉ-conceito deles.
Acho que antes de falar tem que conhecer o carro.
Faço trilha com sportage faz 3 anos, só quebrei 2 rodas livres, uma homocinética e um tampão traseiro, colegas meus com vitara, samurai e troller cada trilha quebra alguma coisa.
É por isso que não gosto desse tipo de tópico, com comparações, sempre cada um queredendo defender seu carro e carrinhos como o nosso sempre visto como lixo.
Djalma colombo
15/07/2015, 10:16
Concoro com o Duran e o Mestre Eduarte, qualquer carro que não se faça a manutenção periodica, quando forçar um pouco vai estourar tudo, tenho a minha a 5 anos e só me incomodou quando estava com gnv, instalado de modo incorreto, a única coisa ue faço é manutenção preventiva, e sempre gasto uma merreca e não pretendo me disfazer dela tão cedo! Até mesmo as famosas Land Rover tem suas limitações e seus problemas, até carro parado da manutencão, não quer gastar, não tenha carro!
Excelente tópico ... Acompanhando ... me fez lembrar um feliz comentário de um colega neste fórum, de que os japoneses, por exemplo, (hoje fabricantes de veículos de "griffe"), outrora, já foram tidos como fabricantes de produtos de segunda linha e que, a exemplo de outras marcas, também de "griffe", hoje "navegam na fama" (criada com méritos, sim), porém, hoje nos "esfolam" com os altos e injustificáveis preços de seus produtos, de boa qualidade sim, porém, incompatíveis com a tecnologia que embarcam em seus veículos e com o poder aquisitivo de nós brasileiros ... portanto, as coisas e os conceitos mudam com o tempo ... devemos, portanto, estar com nossas mentes sempre abertas a inovações e mantermos nossos sentidos sempre bem atentos aos parâmetros preço x qualidade x benefício das demais outras marcas, a exemplo daquelas de origem coreana ... Abraços a todos, obrigado e parabéns ao criador do tópico pela boa ideia de levantar esta interessante questão ...
Um exemplo de alguém que não conhece sportage falando.
E quando lojistas e mecânicos avaliam carros esse é o PRÉ-conceito deles.
Acho que antes de falar tem que conhecer o carro.
Faço trilha com sportage faz 3 anos, só quebrei 2 rodas livres, uma homocinética e um tampão traseiro, colegas meus com vitara, samurai e troller cada trilha quebra alguma coisa.
É por isso que não gosto desse tipo de tópico, com comparações, sempre cada um queredendo defender seu carro e carrinhos como o nosso sempre visto como lixo.
Como é que alguém pode levar em consideração, opinião sobre qualidade veicular, de um dono de Troller? Parece até piada neh?!?
Não tenho koreano mas os caras estão com tudo no mercado....Quem não conhece a história da Hyundai deveria ler e pesquisar mais. Olha as carroças da fiat, vw, gm e ford...afff
CarlAlberto
15/07/2015, 16:32
A sportage é um carro extremamente robusto, sua estrutura é resistente e subdimensionada, claro que tem suas limitaçoes como qquer carro.
Falar de ferrugem tendo em vista que qquer risquinho profundo ja é motivo pra enferrujar é besteira, principalmente pra quem faz trilha como eu, minha viatura esta toda riscada e com alguns amassados de leve mas nenhum ponto de ferrugem, estetica é uma questão de gosto, acho o novo troller horrivel, mas tem quem goste.
Realmente o suzuki é um carro muito bom, vejo muitos detonando nas trilhas, fazendo bonito, mas todos modificados, com eixo daquele carro, motor daquele outro, cambio do outro e por aí vai, mas original é a mesma coisa que a sportage.
Problema de engenharia toda montadora tem, inclusive as bem conceituadas e antigas no brasil, mas principalmente as que trazem carros de fora pra montar aqui e não refazem o projeto de suspensão e arrefecimento.
Dificuldade de achar peças? Só se for preguiçoso, não é como um popular, mas é facil e barato, evidentemente existem algumas peças que são mosca branca por ser importado e de baixa manutenção como diferenciais por exemplo, mas carros nacionais tbm ficam meses em concessionaria por falta de peças.
Trocar correias é moer o carro? Isso pra mim é manutenção normal e periodica, um jogo de correias incluindo a dentada com tensor e apoio por 400,00 não acho caro.
Tenho a minha a 8 anos, faço trilhas e viagem e só tenho elogios.
Minha opinião é que a sportage é um carro barato, apesar de ser um carro completo e de luxo tem preço de popular mas a manutenção é de carro de luxo, normalmente quem compra é quem tem baixo poder aquisitivo, esta acostumado com carros nacionais e não consegue fazer a devida manutenção, usa o carro até onde dá e qdo começa a dar problemas vende, o proximo dono pega uma bomba por relaxo do dono anterior e acaba difamando o carro.
Estou dizendo isso não só como proprietario de sportage, mas como mecanico especializado na sportage primeira geração, e tenho certeza que muitos concordam comigo e alguns não...
[]s
(DU)
Li e assino embaixo Eduarte. Seu comentário acrescentou e muito no que eu queria expor no comentário que fiz.
VOVÔ DO TROLLER
15/07/2015, 20:11
Um exemplo de alguém que não conhece sportage falando.
E quando lojistas e mecânicos avaliam carros esse é o PRÉ-conceito deles.
Acho que antes de falar tem que conhecer o carro.
Faço trilha com sportage faz 3 anos, só quebrei 2 rodas livres, uma homocinética e um tampão traseiro, colegas meus com vitara, samurai e troller cada trilha quebra alguma coisa.
É por isso que não gosto desse tipo de tópico, com comparações, sempre cada um queredendo defender seu carro e carrinhos como o nosso sempre visto como lixo.
Eu jamais disse que conheço a Sportage. No post está bem claro que eu relatei apenas aquilo que ocorreu com o meu amigo e o meu primo. Não demonstrei, nem insinuei, qualquer conhecimento sobre o carro, e nem tampouco opinei sobre o dito cujo Sportage. Quem falou sobre o carro, e o problemas que eles apresentaram, foram eles ,os proprietários, que até onde eu sei, são pessoas confiáveis e não iriam inventar tais fatos. Com relação à devida manutenção e uso indevido dos veículos, também não tenho qualquer informação . Saudações e boa sorte com os coreanos de vocês.
VOVÔ DO TROLLER
15/07/2015, 20:16
A sportage é um carro extremamente robusto, sua estrutura é resistente e subdimensionada, claro que tem suas limitaçoes como qquer carro.
Falar de ferrugem tendo em vista que qquer risquinho profundo ja é motivo pra enferrujar é besteira, principalmente pra quem faz trilha como eu, minha viatura esta toda riscada e com alguns amassados de leve mas nenhum ponto de ferrugem, estetica é uma questão de gosto, acho o novo troller horrivel, mas tem quem goste.
Realmente o suzuki é um carro muito bom, vejo muitos detonando nas trilhas, fazendo bonito, mas todos modificados, com eixo daquele carro, motor daquele outro, cambio do outro e por aí vai, mas original é a mesma coisa que a sportage.
Problema de engenharia toda montadora tem, inclusive as bem conceituadas e antigas no brasil, mas principalmente as que trazem carros de fora pra montar aqui e não refazem o projeto de suspensão e arrefecimento.
Dificuldade de achar peças? Só se for preguiçoso, não é como um popular, mas é facil e barato, evidentemente existem algumas peças que são mosca branca por ser importado e de baixa manutenção como diferenciais por exemplo, mas carros nacionais tbm ficam meses em concessionaria por falta de peças.
Trocar correias é moer o carro? Isso pra mim é manutenção normal e periodica, um jogo de correias incluindo a dentada com tensor e apoio por 400,00 não acho caro.
Tenho a minha a 8 anos, faço trilhas e viagem e só tenho elogios.
Minha opinião é que a sportage é um carro barato, apesar de ser um carro completo e de luxo tem preço de popular mas a manutenção é de carro de luxo, normalmente quem compra é quem tem baixo poder aquisitivo, esta acostumado com carros nacionais e não consegue fazer a devida manutenção, usa o carro até onde dá e qdo começa a dar problemas vende, o proximo dono pega uma bomba por relaxo do dono anterior e acaba difamando o carro.
Estou dizendo isso não só como proprietario de sportage, mas como mecanico especializado na sportage primeira geração, e tenho certeza que muitos concordam comigo e alguns não...
[]s
(DU)
Acredito que o caro colega forista Du, quis dizer , estrutura superdimensionada e não subdimencionada. Saudações.
VOVÔ DO TROLLER
15/07/2015, 20:28
Como é que alguém pode levar em consideração, opinião sobre qualidade veicular, de um dono de Troller? Parece até piada neh?!?
Não tenho koreano mas os caras estão com tudo no mercado....Quem não conhece a história da Hyundai deveria ler e pesquisar mais. Olha as carroças da fiat, vw, gm e ford...afff
Caro colega forista Sr. Duda. Eu não opinei nada. Apenas relatei a experiência que o meu primo e o meu amigo passaram com o carro (já relatado em outro post). Com relação à desconsideração, deselegância e soberba do colega, menosprezando o dono de um Troller, não tenho mais idade e paciência para entrar no mérito , pois este tópico não é adequado para tal. Faço votos que seja muito feliz com o seu Wrangler e outros carros que tem ou venha a adquirir e realize muitas trilhas e passeios com os mesmos. Saudações.
p.s. encerro aqui as minhas postagens neste tópico.
Saudações.
Acredito que o caro colega forista Du, quis dizer , estrutura superdimensionada e não subdimencionada. Saudações.
Grato pela correção.
[]s
(DU)
Liga não,
Se eu tivesse pago 100k num jipinho de fibra, e ver carro coreano passando em atoleiro que ele não passa, eu também falaria asneiras em foruns por ai.
mflaviorodrigues
16/07/2015, 20:35
liga não,
se eu tivesse pago 100k num jipinho de fibra, e ver carro coreano passando em atoleiro que ele não passa, eu também falaria asneiras em foruns por ai.
nussss...... Fatality
RENATO CANASTRA
17/07/2015, 11:11
Exelente forum para quem tem Sportage e para quem quer se informar sobre ela. Uma viatura pauleira para trilhas de todos os tipos, é um 4x4, e também excelente para uso urbano. Não acreditava que fazia trilhas pesadas, subiu morro com pedras soltas e muito cascalho, pulou que nem cavalo em rodeio. Pensei que teria que ir ao mecanico, mas não precisou de nada e mesmo assim fui para confirmar. A minha é a gasolina 99, e o único problema persistente é com bateria descarregando constantemente, só isso.
Exelente forum para quem tem Sportage e para quem quer se informar sobre ela. Uma viatura pauleira para trilhas de todos os tipos, é um 4x4, e também excelente para uso urbano. Não acreditava que fazia trilhas pesadas, subiu morro com pedras soltas e muito cascalho, pulou que nem cavalo em rodeio. Pensei que teria que ir ao mecanico, mas não precisou de nada e mesmo assim fui para confirmar. A minha é a gasolina 99, e o único problema persistente é com bateria descarregando constantemente, só isso.
Ou é bateria colando placa ou tenta tirar o fusivel principal e com um multiteste veja se continua baixando carga se permanecer é os reguladores de voltagem do alternador, o reparo é um kit bem barato, qualquer auto eletrecista troca pra você, ou você mesmo.
Liga não,
Se eu tivesse pago 100k num jipinho de fibra, e ver carro coreano passando em atoleiro que ele não passa, eu também falaria asneiras em foruns por ai.
Não ligo, já vai tarde. Os Koreanos tão de parabéns pelos produtos que trazem ao mercado. Os carros são mto bons, tem uma boa rede de revendas e sao reconhecidos mundialmente como produtos que possuem qualidade.
Não me importa a minima se a 30 anos atras os carros eram mais ou menos, o que importa eh que hoje eles brigam de igual para igual com todas as outras montadoras centenarias.
Djalma colombo
21/07/2015, 11:15
Pergunta!
_ O que um dono de troller ta fazendo num forum de sportage? Só to curioso, não se ofenda! kkkkkk..
Leonardo Nunes Zerbone
21/07/2015, 14:08
R: Acho que o problema dos coreanos são os brasileiros. Mas isto vem mudando!
Sportage é um carro e tanto. Quando adquiri a minha, estava cheia de problemas (pela péssima manutenção do antigo dono) e, inclusive, com um motor fundido (o EDuarte é prova viva disto). Mas, com o tempo, estou a deixando "redondinha"!
Mas, sei lá (...) acho que gosto é gosto. Eu sou palmeirense (e muito!), mas tem gente que é corinthiano ou "bambi"; eu sou médico, mas tem gente que é engenheiro; eu gosto da Sportage e tem gente que curte o Troller. O que deve prevalecer, sempre, é um papo fluente, menos cáustico e inteligente sobre as nossas máquinas aqui no fórum 4x4.
Abração;
mfdomingues
30/07/2015, 15:46
Boa tarde a todos, concordo com o Leonardo, acho que o problema dos Koreanos não são os veículos e sim os proprietários brasileiros. Adquiri a minha SPTG Grand há cerca de 3 meses, pesquisei muito para adquirir e minhas opções eram 2 japas e 1 korea, enfim, por problemas de espaço e consumo optei pela Korea, quando adquiri estava totalmente ciente (inclusive o antigo dono foi muito espontâneo e justo neste ponto) de tudo que tinha para fazer, todos os problemas típicos de SPTG e os não típicos que vieram com ela, mas enfim sabia onde estava entrando. Meu mecânico se apossou dela por 1 mês para corrigir tudo o que havia de errado, lembrando que não uso peças xing ling e preso muito pelo serviço bem feito. Atualmente tenho andando com ela em viagens curtas (150km a 500km) e posso dizer que o veiculo é muito bom e se comporta muito bem na estrada, na cidade e terrenos acidentados (estrada de terra, não faço trilhas). Os problemas existe mesmo, todo veiculo os possui, meu Civic era baixo para as ruas brasileiras, meu palio (melhor nem comentar) enfim, discutir pontos negativos e positivos e fazer uma lista de quem tem mais é fácil mas não produtivo.
Vejo muitos reclamando e formando opiniões sobre veículos (estou falando de modo geral e de todos os veículos) sem ao menos ter chego perto de tal modelo ou fabricante. Peguei uma ladeira na serra da Mantiqueira conhecida na região por ter um bolsão no topo, sabem porque? Todo mundo ferve nesta subida, é subir e parar para apreciar a vista como capô aberto para esperar o fôlego voltar, quando subi tinha de tudo la em cima, omega, gol, onix, uma tracker (essa estava com motor pedindo velório) e eu subi com a minha e só abri o vidro para olhar o sol no horizonte.
Quanto ao avanço estético que alguém comentou acima, pode ser estratégia de venda de tais fabricantes, mesmo porque imagino que estamos falando de SPTGs de 1º e 2º geração, todos concorda que estética não é o ponto forte, agora falar que tal fabricante optou por privilegiar a estética em detrimento de engenharia, bem, podemos interpretar de formas diferentes lembrem que muitos destes veículos são lançados no mercado americano e Europeu, onde o consumidor é muito mais exigente com tudo e não durariam muito tempo. Agora podemos pensar um pouco fora da caixa? Posso muito bem, depois do meu nome consolidado no segmento investir pouco em estética e manter o mesmo padrão de engenharia, assim maximizar os lucros e garantir um segmento de mercado mais "conservador" que esteja disposto a gastar mais a ter que mudar pouco?
Certa vez vi um relato de uma pessoa aqui sobre a SPTG tdi ele, com problemas, ele estava no RJ e tinha que ir para SC (era Catarina) e muitos problemas até que enfim conseguiu partir para o Sul e qual foi a solução para todos os problemas dele? “Vou vender logo que chegar lá”, provavelmente (não estou afirmando) os problemas vou estourar na mão de alguém que com certeza no calor da emoção pro ter feito o negocio da china vai voltar aqui falando tudo o que sabemos do veiculo, agora pergunto que culpa a SPTG tem nesta parada?
Faça uma pesquisa de popularidade do prefeito depois que ele resolver desapropriar sua casa, você vai querer saber se aquela linha de metro vai beneficiar toda a Zona Leste de SP e inclusive você?
E não vamos levar em consideração o Mkt investido por algumas fabricantes e não só mo Mkt direto, vejam o mkt indireto através de “revistas especializadas” ou de “jornalistas idôneos”.
Troller tem cara de jipe (alias o novo não tem mais), nunca tive um não sei opinar sobre este veiculo, mas, aqui no fórum mesmo vi muitos falando muito mal (proprietários) inclusive um relato de um que entrou na água e as pás da hélice furaram o radiador, e isto acontece somente com o troller? Ta vendo minha opinião está contaminada por algo que li e nem sei ao certo se é fato, não vou emitir minha opinião para ninguém que queria comprar um, mas no fundo da minha mente quando ver um troller vou lembrar das pás batendo no radiador dentro d’agua....]
Abs a todos
Leonardo Nunes Zerbone
07/08/2015, 12:41
Sportage puxando Troller atolado no barro!
https://www.youtube.com/watch?v=vG40LyIjqRY
http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/08/novo-sportage-mostra-futura-cara-da-kia.html
http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,flagra-eis-o-novo-kia-sportage,25549,0.htm
Leoliveira
21/08/2015, 19:29
Olá a todos.
Antes de relatar minha experiência com o veículo em questão, gostaria de parabenizar o criador do fórum pela iniciativa. Acredito que este fórum possa ser muito útil não só para proprietários de Sportage como também para aqueles que estejam pensando em adquirir um.
Comprei o meu Sportage TDI 2001 em julho do ano passado (2014) com o propósito de fazer dele o segundo veículo da família. Antes neste posto eu tinha uma motocicleta de baixa cilindrada que eu utilizava quase que exclusivamente para me deslocar até o meu local de trabalho. Cansado das limitações de uma motocicleta e agora com espaço na garagem para dois carros, resolvir fazer a troca por um veículo que não só seria utilizado para ir ao trabalho mas também em passeios à praia com a família.
A escolha do Sportage foi baseada em dois aspectos principais. O primeiro e o mais importante deles foi o preço. Acredito que o sportage é o veículo a diesel mais barato do mercado. E o fato do veículo ser a diesel era aspecto importante para mim por razão óbivia: economia de combustível (razão esta que não se confirmou plenamente já que o meu Sportage faz apenas 8 km/l na cidade enquanto a maioria de proprietários de Sportage falam em 9 ou 10 km/l). O segundo aspecto considerado foi a aparência. Na minha opnião o Sportage é um dos SUV’s mais bonitos entre os fabricados naquela época, se não o mais bonito. E mesmo quando comparado aos veículos fabricados hoje acho que sua aparência se sobressai como a de um legítimo veículo utilitário. Aliás, muitos dos veículos ditos utilitários fabricados hoje nem são de fato utilitários legítimos em minha opinião, pois sequer possuem tração 4x4. Mas, como disse meu xará em outro post neste fórum, gosto é gosto, e aparência é apenas uma questão de opnião pessoal.
Meus problemas começaram logo na revisão que fiz assim que peguei o veículo. Eu não tinha um mecânico que conhecesse bem o Sportage. Na verdade, eu não tinha mecânico algum devido a estar usando carros novos já havia 10 ou 12 anos. Procurei um mecânico que fazia muito serviço para mim e para minha família alguns anos atrás, apesar das advertências que me fizeram sobre a conduta deste profissional nos últimos tempos. Investi 4 mil reais nesta revisão e entre serviços pagos e não executados, serviços mal executados e peças novas roubadas, pouco ou nada deste investimento ficou no veículo, conforme fui descobrindo ao longo dos meses. A embreagem continuava dura e ruidosa (comprei kit original de uma marca coreana conhecida), as rodas traseiras travaram devido a vazamento de óleo do cilindro de freio mesmo eu tendo comprado novo, entre outros problemas. Encontrei outro mecânico para corrigir os defeitos que iam aparecendo, que até era bom profissional e honesto, mas que não gostava do carro e vivia falando mal do veículo, da dificuldade de encontrar peças no mercado local, que o motor dele é ruim e de manutenção cara. Ele chegou a tentar me convencer a vender o Sportage e comprar um Susuki de um outro cliente dele, dizendo que para o Susuki não havia falta de peças originais no mercado, que era um carro melhor, etc.
Mas o pior ainda estava por vir. Em uma das frequentes visitas ao segundo mecânico, desta vez para tentar outra vez resolver um problema de vazamento de óleo hidráulico (numa primeira tentativa troquei cilindro auxiliar de embreagem e o vazamento continuou na mesma intensidade que antes) constatou-se vazamento de óleo do motor que parecia vir da tampa do balancim e escorria por todo o motor. Mas como este mecânco havia feito a troca de óleo do motor dias antes colocando 6 litros de óleo quando o correto seria 5,8 litros (na verdade como eu estava utilizando filtro menor que o original a quantidade de óleo deveria ser ainda menor) achei que era só excesso de óleo do motor. E como o mecânico me recomendou trocar outra vez o cilindro auxilar de embreagem para resolver o problema de vazamento do óleo hidráulico, resolvi procurar outro mecânico ( o terceiro em menos de 1 ano) que me foi recomendao por um vizinho que tem Sportage da primeira geração assim como o meu (tremenda concidência ter um vizinho com este carro já que na minha cidade estes carros se tornaram muito raros). Este mecânico sim é o mecânico certo para o carro. Ele trabalhou como mecânico em concessionária autorizada Kia no tempo em que o Sportage de primeira geração era fabricado. Conhece tudo sobre o carro e inclusive tem um. Não só resolveu o problema do vazamento de óleo hidráulico (era o cilindro mestre de freio que vazava óleo sobre o cilindro auxiliar de embreagem que fica abaixo) como constatou que o motor estava prestes a bater. O vazamento de óleo do motor que eu achei que fosse por excesso de óleo na verdade era consequência de desgate já em estágio avançado. Os aneis não vedavam mais e quando tirávamos a vareta de prova deóleo com o motor em funcionamento dava para ver o óleo sendo cuspido por ali. O resultado todo mundo já sabe: prejuízo alto (próximo dos oito mil). Troquei tudo no motor exceto bloco, bielas e vira brequim. Até bomba de óleo, que acreditamos tenha sido a causadora do problema, foi trocada. Devido ao mau funcionamento deste componente, que não chegou a parar de funcionar, a baixa pressão de óleo não levou a luz de pressão de óle a acender no painel. E quando o problema foi constatado já era tarde demais.
Um a das conclusões que eu cheguei com esta minha experiência é que você tem que conhecer muito bem o terreno onde pisa. Seja qual for o 4x4 que resolva comprar (coreano ou não), se for um carro com muitos anos de uso, todo cuidado é pouco. Tem que levantar muito bem a verdadeira situação do veículo. Não basta fazer uma simples inspeção como a que geralmente se faz quando se compra um carro comum com poucos anos de uso. É necessário fazer uma inspeção muito mais apurada e cuidadosa que te permita fazer uma boa estimativa de quanto vai ter que investir na manutenção do veículo para só então avaliar se a compra vale a pena ou não. E é claro que para isso você tem que ter um mecânico bom e de confiança. Ainda assim você não vai estar livre de surpresas desagradáveis como a minha. Hoje o meu investimento neste veículo, entre o valor da compra e a despesa com manutenção, está em torno de 35 mil e deve aumentar com outros pequenos reparos que ainda tenho que fazer. O total gasto com manutenção já alcançou 2/3 do valor pago na compra do veículo. Certamente não vou consegui reaver este investimento se for vender o carro. Embora ainda não tenha me decidido, penso em ficar com o veículo para tentar usufruir de tudo que investi nele. A questão é que tenho receio de continuar tendo problemas e aumentar ainda mais meu prejuízo. Imagine por exemplo um problema no diferencial traseiro! Peças de motor você ainda encontra, mas diferencial... acho que só em ferro velho e olhe lá. Embora digam que problema em diferencial deste veículo não seja comum, quem garante que não possa acontecer?
Outra conclusão importante diz respeito à importância de monitorar muito bem este tipo de veículo. Pretendo instalar no meu Sportage um manômetro para medir a pressão de óleo lubrificante e outro para medir a pressão do turbo, termômetro para água do sistema de arrefecimento e atéum voltímetro para acompanhar bateria e alternador. Se tivesse investido nestes acessórios antes talvez eu pudesse ter evitado tanto prejuízo. E por falar nisso, se alguém souber onde conseguir este tipo de acessório para Sportage (kit de 3 ou 4 relógios com suporte para fixação na coluna do parabrisa) eu agradeço.
Para encerrar, pude constatar ao longo dos últimos 12 meses como proprietário de Sportage que de fato há certa dificuldade em encontrar peças de qualidade para o veículo. O atual mecânico do meu carro que, como disse antes, é especialista em Kia e proprietário de Sportage, confirmou que tem ficado mais difícil encontrar peças para este carro. E um funcionário de uma loja para peças de veículos importados da qual comprei a maioria das peças para fazer o motor do meu veículo disse que a procura de peças para Sportage de primeira geração caíu muito. E se a demanda cai a oferta tende a acompanhar. Temo que daqui a alguns anos seja muito difícil encontrar peças para o carro. Acho que este é um aspecto importante a se considerar na compra de qualquer veículo.
Apesar de tudo gosto muito do veículo. É muito confortável, espaçoso, gostoso de dirigir. E olha que estou dizendo isto mesmo tendo dirigido o carro o ano todo com embreagem extremamente pesada. Quando o motor foi desmontado pude confirmar a desonestidade do primeiro mecânico. A embreagem que se encontrava no carro estava enferrujada e desgastada e certamente não era o kit novo e original que eu havia comprado um ano antes. Mas, enfim, não posso culpar o veículo pelos problemas que tenho enfrentado. Como disse antes é importante saber o que se está fazendo quando se compra um carro destes e eu certamente não sabia. Quero acreditar que meus problemas vão terminar com os reparos do motor e a substituição do kit de embreagem e que eu finalmente vou poder usufruir do carro, que é certamente um ótimo carro.
Bom, espero com este relato poder ajudar, principalmente a marinheiros de primeira viagem como eu, que eventualmente busquem informções no site 4x4 Brasil como eu mesmo fiz na ocasião em que comprei meu Sportage.
Me desculpem por ter me estendido demais.
510215510214
Olá a todos.
Antes de relatar minha experiência com o veículo em questão, gostaria de parabenizar o criador do fórum pela iniciativa. Acredito que este fórum possa ser muito útil não só para proprietários de Sportage como também para aqueles que estejam pensando em adquirir um.
Comprei o meu Sportage TDI 2001 em julho do ano passado (2014) com o propósito de fazer dele o segundo veículo da família. Antes neste posto eu tinha uma motocicleta de baixa cilindrada que eu utilizava quase que exclusivamente para me deslocar até o meu local de trabalho. Cansado das limitações de uma motocicleta e agora com espaço na garagem para dois carros, resolvir fazer a troca por um veículo que não só seria utilizado para ir ao trabalho mas também em passeios à praia com a família.
A escolha do Sportage foi baseada em dois aspectos principais. O primeiro e o mais importante deles foi o preço. Acredito que o sportage é o veículo a diesel mais barato do mercado. E o fato do veículo ser a diesel era aspecto importante para mim por razão óbivia: economia de combustível (razão esta que não se confirmou plenamente já que o meu Sportage faz apenas 8 km/l na cidade enquanto a maioria de proprietários de Sportage falam em 9 ou 10 km/l). O segundo aspecto considerado foi a aparência. Na minha opnião o Sportage é um dos SUV’s mais bonitos entre os fabricados naquela época, se não o mais bonito. E mesmo quando comparado aos veículos fabricados hoje acho que sua aparência se sobressai como a de um legítimo veículo utilitário. Aliás, muitos dos veículos ditos utilitários fabricados hoje nem são de fato utilitários legítimos em minha opinião, pois sequer possuem tração 4x4. Mas, como disse meu xará em outro post neste fórum, gosto é gosto, e aparência é apenas uma questão de opnião pessoal.
Meus problemas começaram logo na revisão que fiz assim que peguei o veículo. Eu não tinha um mecânico que conhecesse bem o Sportage. Na verdade, eu não tinha mecânico algum devido a estar usando carros novos já havia 10 ou 12 anos. Procurei um mecânico que fazia muito serviço para mim e para minha família alguns anos atrás, apesar das advertências que me fizeram sobre a conduta deste profissional nos últimos tempos. Investi 4 mil reais nesta revisão e entre serviços pagos e não executados, serviços mal executados e peças novas roubadas, pouco ou nada deste investimento ficou no veículo, conforme fui descobrindo ao longo dos meses. A embreagem continuava dura e ruidosa (comprei kit original de uma marca coreana conhecida), as rodas traseiras travaram devido a vazamento de óleo do cilindro de freio mesmo eu tendo comprado novo, entre outros problemas. Encontrei outro mecânico para corrigir os defeitos que iam aparecendo, que até era bom profissional e honesto, mas que não gostava do carro e vivia falando mal do veículo, da dificuldade de encontrar peças no mercado local, que o motor dele é ruim e de manutenção cara. Ele chegou a tentar me convencer a vender o Sportage e comprar um Susuki de um outro cliente dele, dizendo que para o Susuki não havia falta de peças originais no mercado, que era um carro melhor, etc.
Mas o pior ainda estava por vir. Em uma das frequentes visitas ao segundo mecânico, desta vez para tentar outra vez resolver um problema de vazamento de óleo hidráulico (numa primeira tentativa troquei cilindro auxiliar de embreagem e o vazamento continuou na mesma intensidade que antes) constatou-se vazamento de óleo do motor que parecia vir da tampa do balancim e escorria por todo o motor. Mas como este mecânco havia feito a troca de óleo do motor dias antes colocando 6 litros de óleo quando o correto seria 5,8 litros (na verdade como eu estava utilizando filtro menor que o original a quantidade de óleo deveria ser ainda menor) achei que era só excesso de óleo do motor. E como o mecânico me recomendou trocar outra vez o cilindro auxilar de embreagem para resolver o problema de vazamento do óleo hidráulico, resolvi procurar outro mecânico ( o terceiro em menos de 1 ano) que me foi recomendao por um vizinho que tem Sportage da primeira geração assim como o meu (tremenda concidência ter um vizinho com este carro já que na minha cidade estes carros se tornaram muito raros). Este mecânico sim é o mecânico certo para o carro. Ele trabalhou como mecânico em concessionária autorizada Kia no tempo em que o Sportage de primeira geração era fabricado. Conhece tudo sobre o carro e inclusive tem um. Não só resolveu o problema do vazamento de óleo hidráulico (era o cilindro mestre de freio que vazava óleo sobre o cilindro auxiliar de embreagem que fica abaixo) como constatou que o motor estava prestes a bater. O vazamento de óleo do motor que eu achei que fosse por excesso de óleo na verdade era consequência de desgate já em estágio avançado. Os aneis não vedavam mais e quando tirávamos a vareta de prova deóleo com o motor em funcionamento dava para ver o óleo sendo cuspido por ali. O resultado todo mundo já sabe: prejuízo alto (próximo dos oito mil). Troquei tudo no motor exceto bloco, bielas e vira brequim. Até bomba de óleo, que acreditamos tenha sido a causadora do problema, foi trocada. Devido ao mau funcionamento deste componente, que não chegou a parar de funcionar, a baixa pressão de óleo não levou a luz de pressão de óle a acender no painel. E quando o problema foi constatado já era tarde demais.
Um a das conclusões que eu cheguei com esta minha experiência é que você tem que conhecer muito bem o terreno onde pisa. Seja qual for o 4x4 que resolva comprar (coreano ou não), se for um carro com muitos anos de uso, todo cuidado é pouco. Tem que levantar muito bem a verdadeira situação do veículo. Não basta fazer uma simples inspeção como a que geralmente se faz quando se compra um carro comum com poucos anos de uso. É necessário fazer uma inspeção muito mais apurada e cuidadosa que te permita fazer uma boa estimativa de quanto vai ter que investir na manutenção do veículo para só então avaliar se a compra vale a pena ou não. E é claro que para isso você tem que ter um mecânico bom e de confiança. Ainda assim você não vai estar livre de surpresas desagradáveis como a minha. Hoje o meu investimento neste veículo, entre o valor da compra e a despesa com manutenção, está em torno de 35 mil e deve aumentar com outros pequenos reparos que ainda tenho que fazer. O total gasto com manutenção já alcançou 2/3 do valor pago na compra do veículo. Certamente não vou consegui reaver este investimento se for vender o carro. Embora ainda não tenha me decidido, penso em ficar com o veículo para tentar usufruir de tudo que investi nele. A questão é que tenho receio de continuar tendo problemas e aumentar ainda mais meu prejuízo. Imagine por exemplo um problema no diferencial traseiro! Peças de motor você ainda encontra, mas diferencial... acho que só em ferro velho e olhe lá. Embora digam que problema em diferencial deste veículo não seja comum, quem garante que não possa acontecer?
Outra conclusão importante diz respeito à importância de monitorar muito bem este tipo de veículo. Pretendo instalar no meu Sportage um manômetro para medir a pressão de óleo lubrificante e outro para medir a pressão do turbo, termômetro para água do sistema de arrefecimento e atéum voltímetro para acompanhar bateria e alternador. Se tivesse investido nestes acessórios antes talvez eu pudesse ter evitado tanto prejuízo. E por falar nisso, se alguém souber onde conseguir este tipo de acessório para Sportage (kit de 3 ou 4 relógios com suporte para fixação na coluna do parabrisa) eu agradeço.
Para encerrar, pude constatar ao longo dos últimos 12 meses como proprietário de Sportage que de fato há certa dificuldade em encontrar peças de qualidade para o veículo. O atual mecânico do meu carro que, como disse antes, é especialista em Kia e proprietário de Sportage, confirmou que tem ficado mais difícil encontrar peças para este carro. E um funcionário de uma loja para peças de veículos importados da qual comprei a maioria das peças para fazer o motor do meu veículo disse que a procura de peças para Sportage de primeira geração caíu muito. E se a demanda cai a oferta tende a acompanhar. Temo que daqui a alguns anos seja muito difícil encontrar peças para o carro. Acho que este é um aspecto importante a se considerar na compra de qualquer veículo.
Apesar de tudo gosto muito do veículo. É muito confortável, espaçoso, gostoso de dirigir. E olha que estou dizendo isto mesmo tendo dirigido o carro o ano todo com embreagem extremamente pesada. Quando o motor foi desmontado pude confirmar a desonestidade do primeiro mecânico. A embreagem que se encontrava no carro estava enferrujada e desgastada e certamente não era o kit novo e original que eu havia comprado um ano antes. Mas, enfim, não posso culpar o veículo pelos problemas que tenho enfrentado. Como disse antes é importante saber o que se está fazendo quando se compra um carro destes e eu certamente não sabia. Quero acreditar que meus problemas vão terminar com os reparos do motor e a substituição do kit de embreagem e que eu finalmente vou poder usufruir do carro, que é certamente um ótimo carro.
Bom, espero com este relato poder ajudar, principalmente a marinheiros de primeira viagem como eu, que eventualmente busquem informções no site 4x4 Brasil como eu mesmo fiz na ocasião em que comprei meu Sportage.
Me desculpem por ter me estendido demais.
510215510214
Leo, legal isso que você falou... é o tipo de coisa que eu esperava ler e não sabia :)
Só uma dúvida: você lembra com quantos km você comprou a sportage?
E concordo com o que você falou sobre a aparência dela... Acho muito bonita também.
Leoliveira
03/09/2015, 08:51
Leo, legal isso que você falou... é o tipo de coisa que eu esperava ler e não sabia :)
Só uma dúvida: você lembra com quantos km você comprou a sportage?
E concordo com o que você falou sobre a aparência dela... Acho muito bonita também.
Sid, quando peguei o veículo estava com 186000. Atualmente está com 195000 e 0 km de motor. Retirei da oficina no último sábado. Está meio pesada, o que é normal por estar amaciando o motor, mas bonita como sempre e mais macia que nunca agora que, finalmente, está com kit de embreagem novo.
... minha experiência com o veículo em questão ...
...
...
Agradecimentos ao nobre colega pela generosidade em nos agraciar com este belo relato acima, com riqueza de detalhes e muito esclarecedor ... Abs.
http://www.autossegredos.com.br/2015/09/02/novos-detalhes-do-kia-sportage-2016-revelados/
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/pre-estreia/kia-revela-interior-do-novo-sportage/11291
Cezaramp
03/09/2015, 21:32
Meus amigos, e a tucson 4x4 alguém tem informações a respeito do seu desempenho como off road?
Djalma colombo
03/09/2015, 21:49
Meus amigos, e a tucson 4x4 alguém tem informações a respeito do seu desempenho como off road?
Descarte pra off road, é como a duster, um amigo compro e caiu na besteira de testar numa trilha, resumo da história: quase 3 mil só de manutenção com caixa e suspensão, e a garantia não cobriu!
mfdomingues
04/09/2015, 10:52
Meus amigos, e a tucson 4x4 alguém tem informações a respeito do seu desempenho como off road?
Bom dia, não caia nesta, vi uma vez na oficina uma que o cliente fez a mesma coisa, comprou, trocou os pneus e colocou na trilha, acabou com o SUV, levou na Hyundai e a garantia não cobriu, morreu com R$ 4 K e vendeu, não vale a pena.
mvcmartins
10/09/2015, 05:03
Só para constar,a hyundai conquistou o último prêmio best cars satisfação do cliente.Ultrapassando Honda e Toyota.
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