PDA

Ver Versão Completa : Altura do SPOA



Aderbal Atz
09/01/2004, 19:41
ja fiz algmas perguntas a respeito d altura em F-75 e estou convencido d q o SPOA é a melhor forma para deixa-la mais alta,porem axo q ficara alta demais. Queria saber se h'a algma forma d erguer a minha F-75 com o SPOA mas não d uma forma exagerada. O que posso fazer com o feixe d molas, etc.
VALEU !!! :wink: :wink: :wink:

Giovani
10/01/2004, 22:42
ja fiz algmas perguntas a respeito d altura em F-75 e estou convencido d q o SPOA é a melhor forma para deixa-la mais alta,porem axo q ficara alta demais. Queria saber se h'a algma forma d erguer a minha F-75 com o SPOA mas não d uma forma exagerada. O que posso fazer com o feixe d molas, etc.


:D Fala Aderbal!!!

:D Seja Bem vindo!!! Bom, para vc saber a altura, basta medir a expessura do eixo + a expessura do feixe de molas. Essa é a altura que vc vai ganhar... Vc pode tirar algumas lâminas do feixe, 1, 2 ou 3, as menores. Mas fazendo SPOA, o feixe de molas vai desarquear naturalmente, após algumas trilhas, baixando a altura... :wink:
[]'s

leopoldo
11/01/2004, 20:58
Caro Aderbal,

Como o Giovani descreveu, espere um relaxamento do arqueamento e então, não se esqueça de reapertar os grampos de fixação dos feixes, pois o torque das porcas realmente cedem devido a nova orientação das forças nos grampos.

Abraços.

Luciano R. Oliveira
12/01/2004, 09:21
:D Estou reformando meu CJ5 e pretendo no futuro fazer SPOA, pergunto o seguinte: Simplesmente jogando o eixo para baixo dos feixes de mola já deixo em condições de uso ? Não precisarei aumentar o tamanho dos eixos do cardã ? Não terei problemas na direção ? Imagino que os furos na lata para os pedais deverão ser revistos, estou certo ?

Obrigado pelas informções.

Giovani
12/01/2004, 21:18
:D Estou reformando meu CJ5 e pretendo no futuro fazer SPOA, pergunto o seguinte: Simplesmente jogando o eixo para baixo dos feixes de mola já deixo em condições de uso ? Não precisarei aumentar o tamanho dos eixos do cardã ? Não terei problemas na direção ? Imagino que os furos na lata para os pedais deverão ser revistos, estou certo ?

:D Fala Luciano!!!

:D Fazendo SPOA, vc deve aumentar os flexíveis de freio, que descem do chassi para os eixos. Ambos os eixos devem ficar com as cruzetas alinhadas com os cardãs, não sendo necessário alterar seu tamanho. Porém os munhões, no eixo dianteiros devem ser cortados, alinhados e ressoldados, senão as rodas "tombam" ao invés de girar... :wink: E esse serviço só deve ser feito por profissionais, com experiência anterior nesse tipo de serviço. Outro item que deve ser revisto é a direção, que deve ter os braços refeitos, baixando eles, para acompanharem o eixo, ou subindo o ponto de fixação dos mesmos aos munhões.
:D Quanto aos pedais, não alteram em nada, pois estes estão presos ao chassi, juntamente com a carroceria, e vc só vai mexer nos eixos... :wink:
[]'s

Luciano R. Oliveira
13/01/2004, 07:40
:D E ai Giovani tudo bem ? como vc vê continuo quebrando a cabeça com minha viatura, mas está ficando legal, muito obrigado pelo retorno, uma amigo tentou fazer sozinho este trabalaho e se deparou com esses problemas, estarei passando a ele as informações. Em breve estarei colocando no site as fotos de meu jipe, ainda estou tendo alguns problemas quanto aos freios, pois não consegui regula-los bem, quanto ao pedais consegui instala-los, só tive que adaptar um esticador, substituindo a "mandiocada" ali existente. :wink:

Um gd abraço !

Luciano R. Oliveira
13/01/2004, 15:07
:D Professor Giovani, pegando as dicas por ai, consegui esta foto em um site, quanto a questão de resoldar os eixos, este tipo de cardã não eliminaria o este problema ? Na verdade não conheço nada do assunto, mas tenho grande interesse em aprender, derrepente estou colocando algo que é estupido, mas é minha dúvida :oops: Penso que desta forma o diferencial poderia ficar da mesma forma eliminando assim a necessidade de resoldagem. Porém não tenho a mínima idéia de custo desse cardã, estou certo ou estou fazendo "mandiocada" :?:

Luciano R. Oliveira
13/01/2004, 15:17
:( Tentei colocar as fotos mas não sei pq cargas dágua não deu certo, estou encaminhando o site para consulta :oops:
http://www.highangledriveline.com/1350_constant_velocity_joint.htm

Mauro B.
14/01/2004, 02:19
jQueria saber se h'a algma forma d erguer a minha F-75 com o SPOA mas não d uma forma exagerada. O que posso fazer com o feixe d molas, etc.
Oi Aderbal !!! :D

Eu só vou complementar as respostas já postadas!

O ganho de altura direto que vc vai ter vai ser:

o diâmetro do eixo
+
a distância entre a sapata antiga ao eixo
+
a distância entre a sapata nova ao eixo
+
a espessura do feixe.

Vc não poderá alterar o diâmetro do eixo nem a distância entre a sapata antiga ao feixe. Restou, então, a sapata nova e o feixe para vc mexer!

A sapata nova vc deve fazê-la o mais "baixinha" possível, ou seja, que o eixo quase encoste em sua chapinha superior.

O feixe: cada lâmina tem mais ou menos 4,76mm de espessura. Tirando as tres menores vc abaixa diretamente 1,5cm da altura. Só que vc não abaixa só isso, pois vc deixou o feixe mais "fraco" e ele vai segurar menos o peso da F-75, abaixando mais um pouco.

Para deixar mais baixa que isso só mexendo nos suportes do jumelo e do feixe, mas é melhor vc esperar arriar mesmo, o que vai demorar pouco! :wink:


Fazendo SPOA, vc deve aumentar os flexíveis de freio, que descem do chassi para os eixos.
Oi Giovani !!! :D

No meu jipe, o dianteiro nem precisou. O que eu fiz foi mudar a forma com que o flexível é preso no eixo, explico: o flexível chega até uma "pecinha" que é parafusada no eixo. Dela saem dois canos, um para cada roda. Essa "pecinha" horiginalmente é fixada de forma que o flexível chegue a ele por baixo. O que eu fiz foi invertê-la, fazendo o flexível chegar por cima! Isso já bastou! :wink: Vejam o desenho abaixo.

No eixo traseiro, comprei outro flexível e roqueei no antigo, pois não sei de outro mais comprido que possui as mesmas pontas! :P Se alguem souber...

[]'s

Giovani
14/01/2004, 18:41
:D Professor Giovani, pegando as dicas por ai, consegui esta foto em um site, quanto a questão de resoldar os eixos, este tipo de cardã não eliminaria o este problema ? Na verdade não conheço nada do assunto, mas tenho grande interesse em aprender, derrepente estou colocando algo que é estupido, mas é minha dúvida :oops: Penso que desta forma o diferencial poderia ficar da mesma forma eliminando assim a necessidade de resoldagem. Porém não tenho a mínima idéia de custo desse cardã, estou certo ou estou fazendo "mandiocada" :?:

:D Grande Luciano!!!

:D É o cardã CV. Ele equipa as Cherokee Sport e Wrangler. Mesmo nos desmanches, não sai barato... Novo passa longe das 1.000 latas... Funciona, é o que os gringos usam. Mas pelo preço de 1 desses, viro 10 carcaças de eixo por aqui... :lol: É sério, com 100 latas o torneiro vira o eixo. :wink: E já acho caro, pra um serviço de 1/2 hora... :o
:D Essa "ressoldagem" é o seguinte: o corte é feito onde há uma solda original do eixo, depois do serviço pronto, vc nem percebe se é original ou modificado... :wink: E não há o menor problema de resistência...
[]'s


No meu jipe, o dianteiro nem precisou. O que eu fiz foi mudar a forma com que o flexível é preso no eixo, explico: o flexível chega até uma "pecinha" que é parafusada no eixo. Dela saem dois canos, um para cada roda. Essa "pecinha" horiginalmente é fixada de forma que o flexível chegue a ele por baixo. O que eu fiz foi invertê-la, fazendo o flexível chegar por cima! Isso já bastou!

:D Grande Mauro!!!

:D É vero... fazendo isso já basta! :wink:
[]'s

leopoldo
14/01/2004, 19:30
Mauro, você escreveu:

[A sapata nova você deve fazê-la o mais "baixinha" possível, ou seja, que o eixo quase encoste em sua chapinha superior.]

Só não se esqueça que tem de ter espaço para a cabeça do espigão que êle vai ter de inverter ou vai ter que furar a tubeira depois.

Assim é melhor colocar a mesma sapata.

Mauro B.
14/01/2004, 20:08
A sapata nova você deve fazê-la o mais "baixinha" possível, ou seja, que o eixo quase encoste em sua chapinha superior.
Só não se esqueça que tem de ter espaço para a cabeça do espigão que êle vai ter de inverter ou vai ter que furar a tubeira depois.
Oi Leopoldo! Vc tem razão...mas foi por isso que eu disse " que quase encoste"! :P


Assim é melhor colocar a mesma sapata
Deixar as sapatas antigas no lugar não atrapalham em nada, e é tão fácil fazer sapatas novas :shock:

[]'s

Leandro
15/01/2004, 14:45
Olá PessoALL :D :D
Nossa... olhem o esquema da criança, alem de SPOA.. uns calços entre os feixes e o eixo 8) .
[ ]s bem altos e estaveis :shock:

Giovani
15/01/2004, 14:56
Olá PessoALL :D :D
Nossa... olhem o esquema da criança, alem de SPOA.. uns calços entre os feixes e o eixo 8) .
[ ]s bem altos e estaveis :shock:

:D Grande Leandro!!!

:D É... São grandes mesmo! Mas repare bem: existem 2 tirantes embaixo do eixo (cor laranja), que são os responsáveis pela façanha! Simplesmente pôr os calços, vai dar mer**! Numa arrancada o eixo vai girar sobre si mesmo, arrancando os grampos e aqueles calços, quebrando o cardã... Os tirantes impedem esse movimento, só assim é possível. :wink:
:D IHMO, não considero a melhor maneira de ganhar altura... Se é pra fazer, então mude tudo! Tendo que pôr 2 tirantes embaixo, basta pôr outro triangular em cima, para poder usar molas espirais em metro se quiser... :lol:
[]'s

Leandro
15/01/2004, 15:10
Grande Giovani :D
Verdade... oq manda ali são os tirantes :oops: :D
mas e aí... como anda o jeep do brother??? não tem umas fotos de como ele está agora???
[ ]s

Mauro B.
15/01/2004, 15:13
Mas repare bem: existem 2 tirantes embaixo do eixo (cor laranja), que são os responsáveis pela façanha! Simplesmente pôr os calços, vai dar mer**! Numa arrancada o eixo vai girar sobre si mesmo, arrancando os grampos e aqueles calços, quebrando o cardã... Os tirantes impedem esse movimento, só assim é possível. :wink:
Aee Giovani !!! :D

Só para tu teres um enfarte, olha essa foto do "KIT RANGER" da JR4X4....nada mais nada menos que um calço de 23cm!!!!!!!!!!!!!!! :o :o :o


IHMO, não considero a melhor maneira de ganhar altura... Se é pra fazer, então mude tudo! Tendo que pôr 2 tirantes embaixo, basta pôr outro triangular em cima, para poder usar molas espirais em metro se quiser... :lol:
Apoiado! E tbm, eu acho que o cara poderia ter invertido a posição do jumelo, fazendo o feixe pegar na sua parte de baixo, e não na de cima. :wink:

[]'s

Leandro
15/01/2004, 15:33
Aee Giovani !!! :D

Só para tu teres um enfarte, olha essa foto do "KIT RANGER" da JR4X4....nada mais nada menos que um calço de 23cm!!!!!!!!!!!!!!! :o :o :o
[]'s

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Giovani
15/01/2004, 19:51
mas e aí... como anda o jeep do brother??? não tem umas fotos de como ele está agora???

:D Grande Leandro!!!

:D Tá quase... O Brother ficou de me enviar elas até amanhã... Assim que tiver elas mando pra cá! :wink:

[]'s

Pedro Bachir
16/01/2004, 00:42
E ae??? :)

Só uma perguntinha, esses tirantes são presos no chassi??? :?

flw :)

Marcio Vargas
23/01/2004, 16:44
Esses caras da JR são anormais...

Como que tem a capacidade de fazer essas coisas,,, Pq não contratam o Bill como consultor??? ahahaha

Falando serio agora, ainda bem que tem esse forum, pelo menos serão algumas pessoas a menos para eles enganarem,,,

[ ]'s

Mauro B.
24/01/2004, 00:59
Só uma perguntinha, esses tirantes são presos no chassi???

Sim! :D

[]'s

Thiago Rodeghel
24/01/2004, 11:34
E aí Galera :D

Vcs acham q isso é uma m*rda :P , bom já vi piores... :roll:

Outro dia fui na oficina aqui em SBC, q o cara adapta motores nos Jeeps, e tinha um CJ5 com uma suspenção, q vcs acho q nunca virão tanta besteira, acho q foi o proprietário q mandou fazer, pq o mecanico é muito bom :roll:

Ele pegou 1 simples feixe, seria a mola mestre, acho q é de alguma pickup, cortou ele no meio :shock: , ou seja, iria ser preso apenas em um único suporte no chassis, aquele q fica atrás dos eixos :roll:

Bom fez isso dos dois lados :shock: e na traseira tbm no mesmo esquema :P , aí ele fixou nos eixos normalmente :roll: e depois colocou aquele kit Fess :shock: :shock: :shock: :!: :!: :!: E fez os tirantes nos eixos :shock: :?

Aí eu perguntei para ele: "Que é isso???", e o mecanico: "É uma suspenção q eu tô projetando" :shock: aí eu falei: "É o primeiro assim q vc fez" e ele "É sim"... Pensei eu, será q o proprietário não se liga??? Fazer o Jeep de cobaia, principalmente com algo sério :shock:

E o mecanico falou q era bom aquela suspenção :shock: , então pq ele fez uma suspenção totalmente diferente no CJ3 dele :roll: :? Tava querendo vender aquela bagaça para mim :evil: Até parece :D

[s]Espertos

Mauro B.
24/01/2004, 14:48
Ele pegou 1 simples feixe, seria a mola mestre, acho q é de alguma pickup, cortou ele no meio :shock: , ou seja, iria ser preso apenas em um único suporte no chassis, aquele q fica atrás dos eixos :roll:
Oi Thiago !!! :D

Eu já ví uma suspensão dessas ser contruída. Mas no meu caso, não era feixe de picape não, é feixe de caminhão mesmo. O cara que tava fazendo disse que era do caminhão Mercedes. Imagino ser do 1113. Eu pequei as dimensões do feixe. Ele tem 80mm da largura por 12mm de espessura. Eu seja, fraquinho fraquinho não é! :D

As molas helicoidais não eram do kit fess, eram maiores. Foram usadas as traseiras do Opala.

As lâminas pela metade são presas no meio da chassis, como os cj3, só que mais para o meio. Se faz então um triângulo por cima do eixo que evita seu deslocamento lateral, assim como tbm evita que ele gire.

Eu particularmente, quando vi a suspensão não gostei. Achei que iria ocorres Spring-Wrap. Não cheguei a ver o jipe andando. Porém, na internet, eu encontrei um outro jipe aqui do sul que é assim. Baixei um videozindo dele para ver como ele se comportava. Pelo menos não quebrou!!! :D

O vídeo tá em anexo!

Tenho foto de um sistema semelhante numa toyota bandeirante. Só que a lâminas acho que não são as mesmas e as molas helicoidais tbm não são. A triângulo dá pra ver no canto da foto.

[]'s

Thiago Rodeghel
24/01/2004, 16:11
Fala aí Mauro :D

Era isso mesmo q vi :shock:
E tinha esse triangulo por cima dos eixos, não conferi mais pq já fiquei meio desconfiado daquilo :shock: tinha os tirantes soldados no eixo e uma barra estabilizadora :)

Mesmo sendo de caminhão, acho ainda fica fraco, só usando 1 ponto de fixação da mola mestre!!! :? e ainda com o kit fess, essas molas não foi feita para trabalhar dessa maneira... Pq acho q nesse sistema o peso mesmo é todo nas 4 molas e para manter manter o curso de suspenção dele :shock: Me diga se estiver errado :P

[s]ainda desconfiado

Giovani
25/01/2004, 13:15
[Só para tu teres um enfarte, olha essa foto do "KIT RANGER" da JR4X4....nada mais nada menos que um calço de 23cm!!!!!!!!!!!!!!! :o :o :o

:shock: :shock: :o :o :? :x :P Putz, cheguei me engasgar... :lol:

:D Só agora que fui ver essa foto! Não recebi resposta desse tópico...
:D Cara, que loucura! Isso é caso de polícia! Como é que permitem esses abusados fazerem isso???? :evil:
[]'s

Giovani
25/01/2004, 13:27
Mesmo sendo de caminhão, acho ainda fica fraco, só usando 1 ponto de fixação da mola mestre!!! :? e ainda com o kit fess, essas molas não foi feita para trabalhar dessa maneira... Pq acho q nesse sistema o peso mesmo é todo nas 4 molas e para manter manter o curso de suspenção dele :shock: Me diga se estiver errado :P

:D Fala Thiago!!!!

:D Também já vi essas suspensões... Na região da Serra Gaúcha tem muitas, alguém lá de Caxias do Sul tava fabricando... Fraca não é, estranha, com certeza! A suspensão dianteira de alguns caminhões, como o Ford Cargo, usa essas meia-molas como tirantes, em conjunto com um feixe sem fixação nas pontas. É claro que no caminhão, esse eixo não traciona, e nos jeeps, tendo o triângulo em cima, tá morta a cobra. No eixo dianteiro do jeep, é muito difícil pôr o triângulo, então eles devem estar usando 2 tirantes superiores paralelos, em conjunto com uma barra Panhard. Eu diria que é apenas um tirante "esquisito"... :lol: Existem maneiras melhores de fazer isso... :wink:
[]'s

Thiago Rodeghel
25/01/2004, 14:00
:D Fala Thiago!!!!

. É claro que no caminhão, esse eixo não traciona, e nos jeeps, tendo o triângulo em cima, tá morta a cobra. No eixo dianteiro do jeep, é muito difícil pôr o triângulo, então eles devem estar usando 2 tirantes superiores paralelos, em conjunto com uma barra Panhard.
[]'s

É isso mesmo Giovani :D

São dois tirantes paralelos :) , acabei nem olhando direito o esquema da panhard :roll: , já fiquei desconfiado na hora :shock: ... E vc tá certo, pra caminhão é uma coisa, o eixo não traciona :roll: , mas nem quando são tracionados na dianteira, são presos por 2 suportes os feixes, não é mesmo :P ?

Sei lá, algumas vezes o pessoal exagera nas suspenções, e inventa cada coisa loka :P , a não ser q seja uma coisa bem feita, q é o caso do próprio mecânico, tem uma suspenção, q ele me falou, é baseado na do Engesa :P

Sei lá ainda não me conformei com essa suspenção

[s]

Giovani
25/01/2004, 14:10
... mas nem quando são tracionados na dianteira, são presos por 2 suportes os feixes, não é mesmo :P ?

:D Grande Thiago!!!

:D É, se o caminhão fôr tracionado no eixo dianteiro, usará um feixe de molas normal, como nos Jeeps. :wink:
[]'s

Mauro B.
25/01/2004, 16:16
Mesmo sendo de caminhão, acho ainda fica fraco, só usando 1 ponto de fixação da mola mestre!!! :?... Pq acho q nesse sistema o peso mesmo é todo nas 4 molas
Sim, o peso vai todo para as helicoidais. As meia-mestras trabalham só como tirantes, não fazem o trabalho de molas :D


Putz, cheguei me engasgar...
Achei na net algo parecido...olhe a foto...pelo menos tem tirantes! :twisted:


No eixo dianteiro do jeep, é muito difícil pôr o triângulo, então eles devem estar usando 2 tirantes superiores paralelos, em conjunto com uma barra Panhard. Eu diria que é apenas um tirante "esquisito"... Existem maneiras melhores de fazer isso...
No caso desta band que eu mandei aquela foto, na suspensão dianteira ele colocou o triângulo pela parte da frente, daí a suspensão fica "semelhante"(!) ao do JPX! Olha a foto!

Eu tbm acho que fazer um tirante "normal" é melhor! :D

[]'s

Cotrim
26/01/2004, 10:43
Acho que vocês tão sendo preconceituosos. Isso seria ideal para fazer no Ford Ka da minha mãe, assim, ela não ia amassar mais o carro e nem ralar o para-choques.

HE HE HE

[]'s ainda não acreditando na estupidez humana.

Giovani
26/01/2004, 19:15
Achei na net algo parecido...olhe a foto...pelo menos tem tirantes! :twisted:

:P Ridículo! :lol:

:D Parece uma lata de jeep em cima de uma pilha de gravetos... :lol:

[]'s