Ver Versão Completa : XTerra - motor desliga e luz amarela acende no painel
nissanrangel4x4
10/07/2015, 20:47
Boa noite, colegas!
Tenho uma Xterra 2005/06 - motor MWM 2.8SE - primeiro ano das "eletronicas", e recentemente fiz a troca do volante bimassa pelo volante rigido (MWM) troquei também a embreagem, atuador, cilindro mestre (peças originais).
O carro ficou nota 10, nenhuma vibração, dirigibilidade boa, apenas o torque na "baixa" ficou um pouco mais forte.
O carro é bem conservado e uso mais para viajar a passeio, algumas vezes no ano.
Ando pouco na cidade com esta viatura. Tenho outro veiculo menor, GOL no GNV para andar no dia-a-dia na cidade.
Acontece que o conserto na Xterra foi feito há mais de um mês e o carro estava funcionando bem.
De uma semana para cá aconteceu de enquanto estou dirigindo o carro desliga o motor sozinho, perde a d.h. e fica pesadão para manobrar o que demanda de perícia do motorista para evitar colisão em via publica.
Na hora que o motor desliga acende uma luz amarela no painel que de acordo com o Manual da Xterra, essa luz amarela com desenho de um "motor" é indicadora de "mal funcionamento do controle do motor".
A orientação do manual é recolher o veiculo para a oficina. Como hoje é sexta-feira, o Mecânico combinou de consertar o carro na segunda feira.
Estou tranquilo.
Esse fato de o carro desligar o motor sozinho, aconteceu algumas vezes de uma semana para cá. Andei pouco com o carro, uma 2 ou 3 vezes e como o problema não sumiu, recolhi o carro na minha garagem.
PERGUNTA:
- Alguem saberia dar uma dica ou parecer do que esta acontecendo???
- Será que tem algo a ver com o volante rígido (MWM) que coloquei?
- Alguem já viu alguma postagem aqui no Forum com esse assunto?
OBS.- O carro está revisado, mas os filtros estão perto da data da troca.
Aceito dicas e sugestões, se possivel, antes da segunda-feira próxima (13/07) para quando da ida ao Mecanico eu já ter em mãos alguma idéia do que estaria acontecendo.
Agradecido,
Rangel
A XTerra tem o problema de o tanque de combustível ser de metal e apresentar ferrugem com o passar do tempo.
Pelo menos esse é o relato de casos parecidos.
Em conseqüência disto pode ocorrer entupimento no filtro de combustível ou danos nos bicos injetores.
Verifique isto.:concordo:
nissanrangel4x4
11/07/2015, 09:51
Agradecido pelo retorno. Vc acha que devo remover o tanque para esvaziar? Existe necessidade disso no caso de ter ferrugem nas paredes do tanque? Como fazer a limpeza da ferrugem? Ou bastaria limpar ou TROCAR os bicos e os filtros? Considerando sua dica de o tanque ter alguma ferrugem, então, o que fazer para solucionar e evitar a "reincidência" da ferrugem no tanque no caso do "desligamento" do motor? Pensei: se trocar os bicos e os filtros, mas a ferrugem continuar dentro do tanque, então, depois de algum tempo terei que trocar essas peças de novo + mão de obra. Existe algum produto "anti-ferrugem" com o qual se possa "lavar" o tanque deixado-o livre da ferrugem? Alguma dica? O que vc faria nesse caso, qual a sequência dos passos que vc adotaria?
Agradecido pelo retorno. Vc acha que devo remover o tanque para esvaziar? Existe necessidade disso no caso de ter ferrugem nas paredes do tanque? Como fazer a limpeza da ferrugem? Ou bastaria limpar ou TROCAR os bicos e os filtros? Considerando sua dica de o tanque ter alguma ferrugem, então, o que fazer para solucionar e evitar a "reincidência" da ferrugem no tanque no caso do "desligamento" do motor? Pensei: se trocar os bicos e os filtros, mas a ferrugem continuar dentro do tanque, então, depois de algum tempo terei que trocar essas peças de novo + mão de obra. Existe algum produto "anti-ferrugem" com o qual se possa "lavar" o tanque deixado-o livre da ferrugem? Alguma dica? O que vc faria nesse caso, qual a sequência dos passos que vc adotaria?
Quero aqui fazer uma observação: o carro desliga completamente, voce volta a fazer ligar na chave de ignição, e como ele retorna a funcionar? tem falhas na marcha lenta? ele volta a funcionar com dificuldade? penso eu que, o motivo da parada repentina do motor seria pelo tanque com sujeira, ferrugem, SOMENTE SE TIVER FALHA AO RELIGAR ELE, AO COLOCAR ELE EM FUNCIONAMENTO NOVAMENTE! vamos acompanhar os resultados. Grato pela atenção.
nissanrangel4x4
11/07/2015, 14:38
Boa tarde! Em resposta: o carro desliga completamente quando a luz amarela acende. Então espero 30 segundos e religo o motor que funciona normal. Na marcha lenta está ok. Mas a primeira vez que aconteceu isso foi quando acionei o 4x4 e a reduzida na intenção de lubrificar o "motor" da tração. Foi a primeira vez após a troca do volante bimassa pelo volante rígido (MWM). O carro andou alguns km e de repente desligou o motor e a luz amarela acedeu no painel. Religuei o carro e funcionou normal, andei mais alguns metros e desligou o motor de novo. Religuei e desativei a tração e no modo normal ao chegar perto de casa (sem tração) o carro morreu de novo. Acionei e ligou o motor normal, coloquei na garagem onde ele está desde então, isso aconteceu esta semana. TALVEZ seja algum sensor eletrônico, o que vc acha? O sensor do filtro de combustível está "ruim", estava mesmo pra comprar os filtros novos este mês, vc acha que poderia ser falta de combustível? Ou mensagem "errada" do sensor?
Boa tarde! Em resposta: o carro desliga completamente quando a luz amarela acende. Então espero 30 segundos e religo o motor que funciona normal. Na marcha lenta está ok. Mas a primeira vez que aconteceu isso foi quando acionei o 4x4 e a reduzida na intenção de lubrificar o "motor" da tração. Foi a primeira vez após a troca do volante bimassa pelo volante rígido (MWM). O carro andou alguns km e de repente desligou o motor e a luz amarela acedeu no painel. Religuei o carro e funcionou normal, andei mais alguns metros e desligou o motor de novo. Religuei e desativei a tração e no modo normal ao chegar perto de casa (sem tração) o carro morreu de novo. Acionei e ligou o motor normal, coloquei na garagem onde ele está desde então, isso aconteceu esta semana. TALVEZ seja algum sensor eletrônico, o que vc acha? O sensor do filtro de combustível está "ruim", estava mesmo pra comprar os filtros novos este mês, vc acha que poderia ser falta de combustível? Ou mensagem "errada" do sensor?
Obrigado pelo relato completo da situação, lamento o que está acontecendo ! estou interpretando o que nos passou, vou discutir o assunto com conhecidos da área aqui em minha cidade para ver o que dizem á respeito. Troque os filtros que são necessários para a revisão estar em dia, e descartamos qualquer dúvida sobre uma possível falta de combustível. Sucesso na manutenção. Para mim está sendo um aprendizado. Abs.
nissanrangel4x4
12/07/2015, 19:41
Ok. Grato pelo retorno. Vamos aprender mais sobre Xterra, rsrs... estou tranquilo, tenho um carro reserva pra andar na cidade. Vou relatar os próximos acontecimentos. Boa noite, Rubao e outros colegas. Boa semana para todos!
nissanrangel4x4
22/07/2015, 19:16
Colegas! Resolvi o problema do motor que desligava sozinho... era a bomba de alta. Fiz a troca dos reparos e do filtro da bomba e ficou nova, paguei: 220,00 (reparos e filtro originais) + 100,00 (aparelho) + 100,00 (ida e volta do mecânico a minha casa onde o carro não pegava o motor nem com "reza".) total: 420,00 a vista. Achei o serviço bom, atendimento bom, boa vontade 10, e preço justo. Depois com calma eu escrevo a novela de como consegui consertar, esse histórico é importante para outros "Xterras" usarem o "mapa de atitudes" para consertar "mistérios" que aconteçam em viaturas a diesel. Abraço, Rangel.
OLá Srs.
A minha Xterra é tmbém desta safra 05/06 e estava apagando o motor, mas quando era exigida!
ex: subidas em alta. Acendia a luz amarela e cortava. Não conseguia religar imediatamente.
Precisava esperar 1 min ~
Fiz a revisão e bomba alta ok, filtros trocados ok, limpeza do tanque ok, bomba elétrica ok, ..... Problema persistindo...
por fim o mecânico suspeitou da "pressão da turbina" que quando é excessiva a central apaga o motor.... Acho que para preservar.
Foi regulada e a Xterra ficou ótima!:concordo:
Andarilho 4x4
16/09/2015, 15:02
Oi Colegas!
Agradeço as respostas e dicas, o problema era mesmo a bomba de alta, e foi corrigido, a frenagem tambem foi corrigida com alinhamento, cambagem e caster. tudo ok. Vou viajar, boas ferias!!!
nissanrangel4x4
16/09/2015, 15:05
Oi Colegas!
Agradeço as respostas e dicas, o problema era mesmo a bomba de alta, e foi corrigido, a frenagem tambem foi corrigida com alinhamento, cambagem e caster. tudo ok. Vou viajar, boas ferias!!!