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Ver Versão Completa : Dúvida BEEEEM simples sobre a TR4 automática...



sutt_uu
09/07/2015, 21:39
Pessoal, sou novo com minha TR4 automática e tenho uma dúvida bem simples: o painel não mostra em que marcha o carro está? O meu painel só mostra "D", "P", "R", etc... Mas quando eu colocasse em "D" ele não deveria indicar em algum lugar em que marcha o que carro está, tipo "1ª", "2ª", etc...? Tem como mostrar isso?? Obg!!

neilsonhenriques
10/07/2015, 07:01
Mas quando eu colocasse em "D" ele não deveria indicar em algum lugar em que marcha o que carro está, tipo "1ª", "2ª", etc...?

Rapaz, acho que nunca dirigi um carro automático que mostrasse a marcha ... :pensativo:
Até porque, a ideia do câmbio AT é que você não precise se preocupar com isso.

Borjaoo
10/07/2015, 09:48
carro automático só mostra quando vc põe no modo manual a troca, tipo na borboleta ou o toque na alavanca mesmo...

AirtonLieuthier
10/07/2015, 16:35
Pessoal, sou novo com minha TR4 automática e tenho uma dúvida bem simples: o painel não mostra em que marcha o carro está? O meu painel só mostra "D", "P", "R", etc... Mas quando eu colocasse em "D" ele não deveria indicar em algum lugar em que marcha o que carro está, tipo "1ª", "2ª", etc...? Tem como mostrar isso?? Obg!!

Olha.... na TR4, que eu saiba (antigas e mais novas) não tem isso não....
E são poucos os carros AT que mostram isso.... geralmente, só vai aparecer o D no painel... a não ser que ele tenha a opção de trocas manuais, aí aparecerá a indicação no painel.
Abraços

sutt_uu
11/07/2015, 11:28
Amigos, muito obrigado pelas informações! :palmas:

Tenho outras pequenas dúvidas:

1) A minha luz da reserva está acendendo e apagando (não é piscando!). É tipo assim, ela as vezes acende e as vezes apaga do nada, acredito que de acordo com o balanço ou posição do carro. Quando a reserva começa a piscar, ela também fica hora piscando, hora somente acesa, entenderam? É como se a luz indicativa da reserva (luz acessa) e da reserva da reserva (luz piscando) não estivessem muito precisas. Isso é normal na TR4 ou pode ser algum problema? Se for algo errado, o que pode ser? Levo na concessionária por ser algo específico (carro fora da garantira) ou outras oficinas podem saber? Seria muito caro pra reparar??

2) Estava precisando por um dos lameiros (quebra-barro) dianteiros. Achei a peça original na internet e comprei. Só que não tenho os parafusos para fixar. Pelo que vi são 3 parafusos com arruelas, certo? Queria saber onde acho esses parafusos ou se tem que ser um específico? E para instalar tem que tirar a roda?? Vi os 3 furinhos lá, mas sem os parafusos.

Agradeceria se pudessem me ajudar com essas duas dúvidas simples também, pois sou novato com a TR4!!

Muito obrigado amigos!!! :concordo:

Edmarcio
11/07/2015, 12:13
Amigos, muito obrigado pelas informações! :palmas:

Tenho outras pequenas dúvidas:

1) A minha luz da reserva está acendendo e apagando (não é piscando!). É tipo assim, ela as vezes acende e as vezes apaga do nada, acredito que de acordo com o balanço ou posição do carro. Quando a reserva começa a piscar, ela também fica hora piscando, hora somente acesa, entenderam? É como se a luz indicativa da reserva (luz acessa) e da reserva da reserva (luz piscando) não estivessem muito precisas. Isso é normal na TR4 ou pode ser algum problema? Se for algo errado, o que pode ser? Levo na concessionária por ser algo específico (carro fora da garantira) ou outras oficinas podem saber? Seria muito caro pra reparar??

2) Estava precisando por um dos lameiros (quebra-barro) dianteiros. Achei a peça original na internet e comprei. Só que não tenho os parafusos para fixar. Pelo que vi são 3 parafusos com arruelas, certo? Queria saber onde acho esses parafusos ou se tem que ser um específico? E para instalar tem que tirar a roda?? Vi os 3 furinhos lá, mas sem os parafusos.

Agradeceria se pudessem me ajudar com essas duas dúvidas simples também, pois sou novato com a TR4!!

Muito obrigado amigos!!! :concordo:

Prezado, com relação ao cambio e conforme já respondido, apenas câmbios automáticos ou automatizados que permitem trocas sequenciais lhe permitirão saber em que marcha está. Tiptronics em modo Sport em geral. Com o tempo você acaba se acostumando com as trocas e acaba sabendo ou tendo ideia de qual marcha está, por mera curiosidade.

Se a sua TR4 for 2010 ou mais nova, existe um problema um pouco comum de acontecer com a boia ou sensor do tanque. Que eu saiba só trocando mesmo. A minha está com esse problema também e é possível ver o ponteiro mexendo.

Já precisei trocar o para barro traseiro e nele será necessário parafuso, arruela e porca. A porca é presa por trás e permitirá o aperto para segurar o parafuso. Só o parafuso não tem rosca para fixar. Retirar a roda irá ajudar muito no acesso, mas é possível instalar sem retirar. Não sei lhe informar o tipo do parafuso, porca e arruela e muito menos onde adquirir. Minha sugestão é procurar no concessionária ou com quem te vendeu o para barro, caso não tenha sucesso retire o conjunto de outro para barro e boa sorte em sua busca.

AirtonLieuthier
12/07/2015, 12:26
Prezado, com relação ao cambio e conforme já respondido, apenas câmbios automáticos ou automatizados que permitem trocas sequenciais lhe permitirão saber em que marcha está. Tiptronics em modo Sport em geral. Com o tempo você acaba se acostumando com as trocas e acaba sabendo ou tendo ideia de qual marcha está, por mera curiosidade.

Se a sua TR4 for 2010 ou mais nova, existe um problema um pouco comum de acontecer com a boia ou sensor do tanque. Que eu saiba só trocando mesmo. A minha está com esse problema também e é possível ver o ponteiro mexendo.

Já precisei trocar o para barro traseiro e nele será necessário parafuso, arruela e porca. A porca é presa por trás e permitirá o aperto para segurar o parafuso. Só o parafuso não tem rosca para fixar. Retirar a roda irá ajudar muito no acesso, mas é possível instalar sem retirar. Não sei lhe informar o tipo do parafuso, porca e arruela e muito menos onde adquirir. Minha sugestão é procurar no concessionária ou com quem te vendeu o para barro, caso não tenha sucesso retire o conjunto de outro para barro e boa sorte em sua busca.

Sobre o parabarro, existe uma espécie de "clip", que é uma porca que se prende a lataria (desculpem, mas o nome correto da porca me fugiu à mente)... com ela, vc encaixa ela na lataria e coloca o parafuso (de rosca soberba).
Eu tenho um parafuso aqui que está "sobrando", vou ver se acho as medidas dele e posto.

leojaz
12/07/2015, 16:49
O ideal é esse que o Airton falou, o com "clip", mas qualquer outro com a mesma espessura prenderá, porém poderá ir se soltando com o tempo e a trepidação.
Por acaso o para barro dianteiro (tr4 do meu pai) está faltando 1 parafuso e outro estava se soltando. O que estava se soltando é sem o " clip", e certamente terei que apertá-lo futuramente.

sutt_uu
12/07/2015, 19:08
Ok, obrigado pessoal!

Então quanto ao para-barro o ideal seria levar para colocar na concessionária? Já que eu não tenho nem sei onde vende esse tal parafuso com clip? Ou será que uma equipadora comum saberá prender?

Sobre o tanque de combustível, acredito que tenha algo errado. Fui abastecer e pedi pra encherem o tanque, mas só entrou 55 litros. A minha TR4 é 2013, o tanque é de 72 litros, né?

Ressalto que a luz da reserva hora ficava direto acessa, hora piscava e hora apagava. Ficou nesse ciclo por dois dias. No dia que abasteci, mesmo que o carro estivesse apenas no início da reserva (9 litros) era pra ter entrado 63 litros.

Como sei que existe uma margem, eu diria que se entrasse, pelo menos, 60 litros estava OK. No entanto só entrou 55 litros e a luz da reserva tinha horas que já estava piscando direto, como se estivesse no final da reserva.

Esse foi meu primeiro abastecimento com o carro, por isso não sei comparar. Mas achei bastante estranho. A luz da reserva é sem precisão assim mesmo ou será algum defeito? É melhor concessionária para ver isso?

Pessoal, tenho outra dúvida: minha TR4 já veio com a central multimídia porém sem câmera de ré. Queria instalar uma, mas a equipadora onde fui não soube fazer a câmera acionar ao engatar a ré (carro automático).

O rapaz disse que deveria ser um fio que vem do câmbio, mas ele não sabia qual e por isso não pode instalar. Alguém sabe dá uma dica sobre esse assunto? Será que pra ficar acionando ao engatar a ré só a câmera que põe na concessionária??

Muito obrigado!!!!!

leduardo
13/07/2015, 15:24
Isso seria simples, é só identificar o fio que acende a luz de ré, certo? Bom, se a pessoa que instala disse não saber, não deve ser tão simples, mas é uma dica hahaha, talvez um medidor de corrente e colocar e tirar a alavanca da ré também ajudaria.

Quanto ao indicador da reserva, a minha também é bem complicada, como tenho GNV, vejo claramente isso. O carro entra na reserva, eu passo pro gás, ele entra e sai da reserva algumas vezes até resolver sair e é isso. Até eu rodar mais um pouco na gasolina e tudo acontece de novo.

Edmarcio
13/07/2015, 16:28
Ok, obrigado pessoal!

Então quanto ao para-barro o ideal seria levar para colocar na concessionária? Já que eu não tenho nem sei onde vende esse tal parafuso com clip? Ou será que uma equipadora comum saberá prender?

Sobre o tanque de combustível, acredito que tenha algo errado. Fui abastecer e pedi pra encherem o tanque, mas só entrou 55 litros. A minha TR4 é 2013, o tanque é de 72 litros, né?

Ressalto que a luz da reserva hora ficava direto acessa, hora piscava e hora apagava. Ficou nesse ciclo por dois dias. No dia que abasteci, mesmo que o carro estivesse apenas no início da reserva (9 litros) era pra ter entrado 63 litros.

Como sei que existe uma margem, eu diria que se entrasse, pelo menos, 60 litros estava OK. No entanto só entrou 55 litros e a luz da reserva tinha horas que já estava piscando direto, como se estivesse no final da reserva.

Esse foi meu primeiro abastecimento com o carro, por isso não sei comparar. Mas achei bastante estranho. A luz da reserva é sem precisão assim mesmo ou será algum defeito? É melhor concessionária para ver isso?

Pessoal, tenho outra dúvida: minha TR4 já veio com a central multimídia porém sem câmera de ré. Queria instalar uma, mas a equipadora onde fui não soube fazer a câmera acionar ao engatar a ré (carro automático).

O rapaz disse que deveria ser um fio que vem do câmbio, mas ele não sabia qual e por isso não pode instalar. Alguém sabe dá uma dica sobre esse assunto? Será que pra ficar acionando ao engatar a ré só a câmera que põe na concessionária??

Muito obrigado!!!!!

Amigo, eu troquei apenas o para-barro traseiro do meu carro (2010) e nele é preso por parafuso e porca (quadrada). Só para ficar claro o para barro seria aquela "borracha" que fica balançando nos caminhões ok.

Quando instalei a câmera de ré na minha, o instalador pegou o sinal da ré na própria luz de ré. Ele me comentou que alguns carros quando o porta malas está aberto a luz não se acende, mas não sei te dizer se na TR4 é assim. De qualquer forma ele deverá fazer a instalação "padrão", pegando o sinal da lanterna de ré mesmo.

Obs.: a câmera do meu é dessas genéricas e padrão mesmo.

sutt_uu
13/07/2015, 21:55
Ok, valeu pessoal! Com as dicas de vocês consegui que instalassem a câmera, tudo certo. O para-barro (ou lameiro para alguns) eu vou levar para fixarem mesmo, já que eu nem tenho os parafusos e nem prática.

Agora a questão da luz da reserva está me deixando cismado. Não entendo o comportamento dela. Levei na concessionária disseram que teria que passar um período com o carro para analisar. Mas será que isso é o "normal" dele ou tem algo errado? A de vocês também faz isso?

Ah, aproveito para perguntar sobre a infiltração nas lanternas traseiras. Já pesquisei aqui no fórum e vi que esse problema é crônico! Vi algumas soluções envolvendo furos no acrílico da lanterna, vocês recomendam? Alguém tem uma outra sugestão? Alguém sabe porque a água entra, pra começo de conversa?

Valeu colegas! :concordo:

Borjaoo
13/07/2015, 22:11
amigo, ja cogitou defeito no painel? minha triton tava com as luzes de bateria e agua no filto piscando juntas e aleatoriamente, piscavam rapido, era defeito no painel...

Borjaoo
14/07/2015, 18:18
amigo, ja cogitou defeito no painel? minha triton tava com as luzes de bateria e agua no filto piscando juntas e aleatoriamente, piscavam rapido, era defeito no painel...

me enganei, achei que meu defeito tinha sido sanado mas as benditas piscaram denovo...

sutt_uu
15/07/2015, 12:11
Não, no meu caso é só a luz da reserva mesmo. E ela não fica "piscando" o tempo todo, é intermitente. E só acontece quando o tanque está com aproximadamente 1/4 de sua capacidade.

Alguém tem alguma idéia do que possa ser??

FGexpeditions
15/07/2015, 17:33
Ok, valeu pessoal! Com as dicas de vocês consegui que instalassem a câmera, tudo certo. O para-barro (ou lameiro para alguns) eu vou levar para fixarem mesmo, já que eu nem tenho os parafusos e nem prática.

Agora a questão da luz da reserva está me deixando cismado. Não entendo o comportamento dela. Levei na concessionária disseram que teria que passar um período com o carro para analisar. Mas será que isso é o "normal" dele ou tem algo errado? A de vocês também faz isso?

Ah, aproveito para perguntar sobre a infiltração nas lanternas traseiras. Já pesquisei aqui no fórum e vi que esse problema é crônico! Vi algumas soluções envolvendo furos no acrílico da lanterna, vocês recomendam? Alguém tem uma outra sugestão? Alguém sabe porque a água entra, pra começo de conversa?

Valeu colegas! :concordo:

Amigo,
Sobre a infiltração nas lanternas eu resolvi o problema nas minhas da seguinte maneira:
Esperei sair todo o vapor de dentro após vários dias de sol.
Tirei as lanternas e limpei externamente, passei uma fina camada de silicone na junta entre o plástico transparente e a parte de trás, seguindo por toda a junta.
Coloquei de volta e nunca mais tive problemas com isso.

É bem simples, não precisa fazer furo para a água sair. Se você fizer, vai entrar ar com umidade também e vai embaçar do mesmo jeito.

sutt_uu
15/07/2015, 19:50
Amigo,
Sobre a infiltração nas lanternas eu resolvi o problema nas minhas da seguinte maneira:
Esperei sair todo o vapor de dentro após vários dias de sol.
Tirei as lanternas e limpei externamente, passei uma fina camada de silicone na junta entre o plástico transparente e a parte de trás, seguindo por toda a junta.
Coloquei de volta e nunca mais tive problemas com isso.

É bem simples, não precisa fazer furo para a água sair. Se você fizer, vai entrar ar com umidade também e vai embaçar do mesmo jeito.

Que parte é essa que vc fala pra passar silicone? É entre o acrílico transparente externo e que outra parte? Entre a lanterna e o carro precisaria vedar também? Se puder mostrar uma foto... :concordo:

Eu notei que meu carro já tem um furo numa das lanternas, que esta suja por dentro, mas não embaça e nem acumula água. Já a do lado esquerdo (que está sem furo) não chega a acumular água, mas embaça muito. :pensativo:

sutt_uu
15/07/2015, 19:53
Aproveito para perguntar, alguém sabe de algum tapete universal de borracha que sirva bem na TR4? Que tapete vocês usam nas de vocês? Originais só achei de carpete. Achei um de borracha específico pra TR4 na internet, mas bem salgado.

FGexpeditions
16/07/2015, 08:57
Amigo,
É a parte transparente da lanterna junto com a parte de plástico que fica atrás.
Entre o carro e a lanterna não precisa fazer nada.
Fiz isso e resolveu, não furei a lanterna.

507328

sutt_uu
16/07/2015, 09:26
Amigo,
É a parte transparente da lanterna junto com a parte de plástico que fica atrás.
Entre o carro e a lanterna não precisa fazer nada.
Fiz isso e resolveu, não furei a lanterna.

507328
Ah, entendi. Então a água deve entrar por entre a parte de acrílico e esse fundo preto de plástico, né?

Muito obrigado pela dica, amigo!! Vou tentar fazer no meu. :concordo:

sutt_uu
21/07/2015, 21:35
Pessoal, estou tentando resolver o problema da infiltração na minha lanterna. Alguém sabe se tem como separar a parte transparente de acrílico da lanterna desse fundo de plástico preto? É porque queria limpar a parte refletiva da lanterna que está suja por causa da água que entrou.

Outra coisa, a minha lanterna de um dos lados já tem um furo na parte de baixo. Esse lado, inclusive, fica bem menos embaçado que o outro (o que me faz pensar que o furo é eficaz). A minha dúvida é será que presta pra vedar com silicone essa que já está furada? Será que o silicone vai conseguir vedar o furo? Qual o tipo de silicone que vocês indicam?

Enfim, será alguém tem mais alguma dica sobre esse problema tão crônico nas TR4...?

Valeu! :concordo:

florim
22/07/2015, 09:51
Amigo, só vai caber 70 e poucos litros se a sua for a Long Range, se for a normal, é 53 litros mesmo o tanque. Abraços!

Wildmark
12/07/2024, 20:38
Boa noite ! minha tr4 nao esta indicando no painel a posiçao L do cambio, alguem pode me ajudar ?
A mesma encata normal porem nao mosta no painel!