PDA

Ver Versão Completa : Falta de estabilidade do jimny

Hadykian
09/07/2015, 20:38
Olá, estou pensando em comprar um jimny para uso urbano, pois não aguento mais meu carro batendo na buraqueira da minha cidade. Ultimamente tenho visto tantos relatos de tombamento, capotamento até em baixa velocidade, meu deus . . . Será mesmo tão perigoso assim?

guilhermejcp
10/07/2015, 00:16
Olá, estou pensando em comprar um jimny para uso urbano, pois não aguento mais meu carro batendo na buraqueira da minha cidade. Ultimamente tenho visto tantos relatos de tombamento, capotamento até em baixa velocidade, meu deus . . . Será mesmo tão perigoso assim?

Só vi um relato até hoje e porque um cachorro entrou na frente do carro. Onde viu esses relatos?

Realmente é um carro que não se pode abusar. Não dá pra andar como se anda num carro (lembrando que o Jimny é um autêntico jipe com eixo rígido na frente. Mas ele mais assusta que é perigoso como está dizendo. Já viu o João Bobo, é a mesma coisa, balança mas não cai.

rfsilva
10/07/2015, 11:27

Quando peguei meu Jimny, no início eu tomava uns sustos por não ser acostumado com esse tipo de carro. Estranhei bastante, mas me acostumei e estou gostando bastante.

Acho que a suspensão meio molenga no início do curso dá essa impressão de instabilidade, pois ele de fato nunca tentou sair de traseira ou deu sinal de tombamento.

Mas lembre-se que o Jimny é mais jipe do que carro de passeio. Vai ter que aprender os limites do carro.

Abraço

acbrz
11/07/2015, 13:02

Bom dia!

Estou com o meu Jimny há pouquíssimo tempo, mas pelo que pude notar realmente ele é bem alto e com posição ótima de dirigir.
Com relação à estabilidade, digo que depende muito mais do condutor ser CONSCIENTE e não abusar (isso vale para qualquer carro, não apenas para o Jimny).
Na próxima semana eu estarei viajando de Recife para São Paulo e assim que chegar eu farei um relatório completo para o pessoal aqui do forum.
Já fiz essa mesma viajem antes só que de Punto Sporting 1.8, então vou ter fatos reais para comparação.

Abraço

Leo BA
11/07/2015, 16:53
O Jimny é um jipe old school, virador como todos, e projetado para oferecer adrenalina a 40 km/h.
O meu é um japa final de 2012, com 90 mil km rodados, e a unica vez em que corri o risco de tombar, estava pendurado numa duna a 25 km/h.
A condução será sempre diferente de um sedã.

scampos
11/07/2015, 21:38
Acho que a suspensão meio molenga no início do curso dá essa impressão de instabilidade, pois ele de fato nunca tentou sair de traseira ou deu sinal de tombamento.

Ele não vai tentar sair de traseira, pois tem tração traseira. O que ele faz é "cismar" de fazer a curva mais aberta do que você gostaria, em condições em que outros carros tentam sair de traseira. Na primeira vez que isto aconteceu comigo tomei um susto e tanto. Mas somente aconteceu porque eu estava testando o carro, fazendo uma curva à 120kmh na estrada (estrada boa). Lição aprendida, nunca mais aconteceu novamente, mesmo em situações semelhantes, porque agora eu já sabia o que esperar.

Uma outra coisa que aconteceu foi pegar umas irregularidades na pista, e diferente de outros carros, ele pula por inteiro, você não sente a roda batendo, mas sim o carro inteiro pulando. Uma vez visto isto, prestei mais atenção e não aconteceu novamente.

Bem, mas no dia a dia, o carrinho é danado de bom. Bom de estrada também, sempre se comportou bem, quando ocorreu o que falei acima qualquer carro teria dado um aviso. Não dá impressão nenhuma de que vai virar, tem até um vídeo no youtube em que eles testaram o carro nos EUA e nunca virou.

Quanto à buraqueira, não tem nada de melhor, você passa a nem prestar atenção mais a buracos na rua, o carro nem nota. Ele pula muito, sim, mas se você se acostuma com isto (a mim não incomoda), a cidade fica muito mais agradável de dirigir. E você sabe que estes buraquinhos de brinquedo não vão afetar seu carro de forma alguma. Foi esta a principal razão porque comprei, e não me arrependo.

O que te incomoda nas ruas após ter um Jimny são os outros motoristas "lerdos" que param o carro por causa de qualquer buraquinho... :-)

Hadykian
12/07/2015, 01:04
Era isso qie esperava do carro. Pego na proxima semana. Obrigado.

ESTEBAN
12/07/2015, 17:10
Atenção em estrada de terra com costelas , eixo rígido acima de 60 exige pericia ou tirar o pé . No asfalto é só bom senso .prudência.

scampos
12/07/2015, 19:24

Legal, acho que você vai gostar. Nos diga depois o que achou. Não se esqueça de fazer umas trilhas e não somente brincar no asfalto.

acbrz
26/07/2015, 10:56
Bom dia pessoal!

Conforme os dados no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/148686-infeliz-dono-de-um-jimny-10.html
Fiz uma viagem tranquila, apesar da distância e do cansaço normal.
Com relação ao tópico principal daqui que é a estabilidade, posso dizer que o Jimny me surpreendeu bastante.
As curvas eu fazia por volta de 60Km/h (salvo se a sinalização dizia/recomendava outra velocidade e também se as condições do tráfego no momento assim o exigia); Em momento algum o Jimny gerou alguma sensação de descontrole e/ou insegurança.
Confesso que logo no início eu estava um pouco tenso, pois como esse é meu primeiro 4x4, eu não sabia e/ou não tinha experiência nenhuma de dirigir um veículo com centro de gravidade mais alto em estradas.
Mas com o passar dos Km, fui me adequando ao estilo do jipinho e estou pra lá de satisfeito com o danadinho!
Um outro quesito que me preocupava no início foi que o tanque de combustível tem apenas 40 litros, então adotei o mesmo raciocínio que sempre utilizo em viagens em trajetos que não conheço ou tem muito tempo que já passei e as condições podem estar diferentes: assim que chegava na metade do tanque eu parava no próximo posto (com "bandeira", para reduzir a chance de abastecer com um combustível de má qualidade e/ou adulterado).
Resumo:
ESTABILIDADE: muito boa.
CONFORTO: não me decepcionou nada (parava a cada 2 horas para esticar as canelas e tomar uma água, por um período de 5 a 10 minutos no máximo).
CONSUMO: ao meu ver foi muito bom (basta ver a tabela no link acima)
SATISFAÇÃO: "não tem preço" :euforico:
Abraços!

Sfranco
28/07/2015, 14:53
Exato!

Senti isso na carretera austral qdo quase vi o mundo invertido ao baixar um pouco o pé em trecho cheio de costelas..frio na espinha forte! hahahaha...

mais de 4 anos com o jipinho..vai ficar comigo até desmanchar...

Atenção em estrada de terra com costelas , eixo rígido acima de 60 exige pericia ou tirar o pé . No asfalto é só bom senso .prudência.

Biaaa
28/07/2015, 18:33
Sim... Em estradas d Terra enquanto as caminhonetonas sentam o chinelo eu vou na manha com esse cabritinho pulador hehe deixa elas, na lama e nas pirambeiras nóis se acerta! :)

Carro com tração traseira é outra coisa pra dirigir, muito mais emocionante! E comparando com outros carros altos q já vi por aí achei o jimny bem estável! Tudo depende do motorista estar em sintonia com o seu veículo, cada um respeitando seus limites...

mario de paula pinto
09/02/2016, 22:01
Assista ao vídeo dos 2 Jimnys no rali dos sertões .A categoria é aquela onde o carro só pode ter alterações nos itens de segurança.Depois vamos ver quem é capaz de falar mal da estabilidade dos caixotinhos .No meu, como rodo muito em terra de costelas (vide januaria/chapada gaucha,dentre outras...) e como não tenho a pericia dos pilotos de rali uso espaçadores de 32mm e ando até a 80/90km/h.O perigo é cair ou desviar de buracos,rsrs.E tem mais o sport 2013 já tá com 55K e nunca deu nada,alem de alinhamento e balanceamento.