Ver Versão Completa : Motor Hilux desliga.
henrique_68
09/07/2015, 06:55
Ola,
tenho uma Hilux 2006 3.0 D4D diesel automática com 180.000 km, e na primeira vez que saio com ela no dia, depois de uns 15 minutos o motor perde rotação e simplesmente apaga, mesmo que eu esteja acelerando, talvez seja coincidência mas sempre depois de uma leve inclinação da rua. Ligo e ela funciona como se nada tivesse acontecido, e então esse problema não aparece mais. O diagnostico não apontou nada, e o filtro de combustivel é novo e o tanque está quase cheio.
Alguém ja passou por isso com a Hilux?
Emerson Höpner
09/07/2015, 12:16
Liga a luz do motor no painel? Pode ser a válvula EGR ou a admissão entupidos...
henrique_68
09/07/2015, 17:30
Liga a luz do motor no painel? Pode ser a válvula EGR ou a admissão entupidos...
Grato pela dica. A luz do motor não acendeu em nenhuma das vezes...
Semana passada a s10 de um amigo meu simplesmente apagou no meio da rua, era o cabo de aterramento solto, só que era s10 flex, não sei se diesel também tem esse cabo?
feitosac
10/07/2015, 01:11
Redib,
Todos os carros tem cabo de aterramento.
Concordo com o Emerson, talvez esteja na hora de descarbonizar o coletor e a EGR, um amigo meu teve o s mesmos sintomas com uma Hilux com 150.000km
Abs.
ecoperegrino
10/07/2015, 04:06
Comece pelo óbvio: diesel contaminado com água. Ainda que o filtro seja novo , o combustível pode estar contaminado na última abastecida. A segunda hipótese é ar no sistema. Em último caso alguma falha na parte eletrônica.
O manual da Hilux tem um capítulo de diagnóstico de falhas na partida e funcionamento. Dê uma conferida nele
henrique_68
11/07/2015, 08:35
Ola pessoal,
a EGR foi descarbonizada, mas infelizmente não adiantou, ela continua desligando. Vou ver se tem ar no sistema, alguém sabe se a bomba em cima do filtro de combustivel é suficiente para tirar todo o ar do sistema?
Obrigado pelas dicas!
guilhermeabreu
12/07/2015, 22:09
Ola pessoal,
a EGR foi descarbonizada, mas infelizmente não adiantou, ela continua desligando. Vou ver se tem ar no sistema, alguém sabe se a bomba em cima do filtro de combustivel é suficiente para tirar todo o ar do sistema?
Obrigado pelas dicas!
Sim retira todo o ar , mas se acontecer de ter ar de novo é pq esta entrando por algum lugar .
henrique_68
13/07/2015, 21:07
Ola pessoal,
desmontei o filtro de combustivel e vi que tinha um pouco de agua no fundo, depois da limpeza a Hilux nao morreu mais.
Obrigado pelas dicas!
Olá, bom dia a todos!
Estava andando na Hilux, uma SRV 2006 3.0 4x4 automática, após uns 05 minutos, do nada o motor veio a desligar sozinho na estrada, em seguida dei partida novamente e funcionou, daí um minuto depois desligou e funcionou novamente, e assim continua ora desliga ora não, todos os filtros foram trocados recente.
Gostaria de saber se alguém sabe me dizer o que está acontecendo ou se já passou por isso.
Obrigado!
Emerson Höpner
17/01/2018, 12:15
Olá, bom dia a todos!
Estava andando na Hilux, uma SRV 2006 3.0 4x4 automática, após uns 05 minutos, do nada o motor veio a desligar sozinho na estrada, em seguida dei partida novamente e funcionou, daí um minuto depois desligou e funcionou novamente, e assim continua ora desliga ora não, todos os filtros foram trocados recente.
Gostaria de saber se alguém sabe me dizer o que está acontecendo ou se já passou por isso.
Obrigado!
Verifica a válvula EGR. Provavelmente está muito suja.
Tem vários tópicos no fórum sobre isto, dá uma pesquisada.
Olá gente, boa tarde.
Quero aqui agradecer o comentário postado, muito boa a dica. Porém o problema da caminhonete que estava com o motor morrendo já foi resolvido de maneira mais simples.
A última vez que ocorreu percebí que as luzes do painel desligaram, daí tive a ideia que seria por falta de corrente elétrica, lembrei do sensor de presença e anti furto que poderia estar com problema, pedi o relojoeiro para dar uma olhada nas pilhas e era justamente elas que estavam fracas, foi só subtistitui-las e acabou o problema.
Se alguém está com situações aparecidas fica aí essa dica.
Obrigado!
Gersonjapah
16/02/2018, 21:10
A minha hilux 2003 está com esse mesmo problema de desligar sozinha , será que ela tem esse sensor de presença tmbm ? Ou é problema na bomba injetora ? Os filtros foram trocados tmbm
aricardopc
30/10/2018, 11:26
Estou com esse mesmo problema. Hilux SRV 2008 3.0
- Fiz limpeza de tanque
- Troca de filtros
- No scanner não acusa nada.
JoBezerr@
01/12/2019, 22:51
Silas35
Onde ficam o anti furto e o sensor de presença da Hilux??
Boa tarde!! Conseguiu resolver o problema? O que era?
Olá!! Estou com minha caminhonete morrendo do nada em baixa velocidade, não ascende nenhuma luz no painel e no scaner não dá nada. Alguém já passou por isto?
Olá!! Estou com minha caminhonete morrendo do nada em baixa velocidade, não ascende nenhuma luz no painel e no scaner não dá nada. Alguém já passou por isto?
Bom dia Mestre, acho q podemos ir por partes neste caso:
* descarbonizar o coletor e a EGR
* verificar se ha presença de ar no sistema
* esta instalado algum sistema antifurto? se sim seria interessante verifica-lo
essas dicas "roubei" aqui do forum ja q nao passei por nada parecido com a minha, espero poder ajudar e caso consiga resolve-lo compartilhe conosco!
Otimo domingo
Bom dia!! Valeuuu....estou levando amanhã para descarbonização o coletor...
Bom dia!! Valeuuu....estou levando amanhã para descarbonização o coletor...
deu certo com a descabonização? Manda uma noticia para nos
Opaaa... então troquei a válvula reguladora da bomba de alta, limpeza do tanque e descarbonização. Resolveu..
Opaaa... então troquei a válvula reguladora da bomba de alta, limpeza do tanque e descarbonização. Resolveu..
que bom mestre que conseguiu resolver, semana q vem estarei dando umas bandas ai pela tua regiao....um abraço!
Roberto298382
25/04/2025, 13:42
Após abastecer em um posto de combustível, coloquei diesel s500 e tudo bem, dias depois, de manhã quando fui ligar o motor em um dia frio, ele começou a fazer um barulho chato (Tack tack tack tack) que as vezes diminui e as vezes aumentava, ele só parava quando o motor estava quente e na temperatura de trabalho ideal. Detalhes: O barulho começa quando a camioneta está fria, ou quando você diminui o RPM, por exemplo você ira parar em um semáforo, logo depois se você ficar muito tempo parado, a camioneta começa a tremer e parece que "engasgar" e simplesmente se desliga e aponta luz de Injeção, bateria e óleo.
De vez em quando ela forçava a se desligar quando esta em movimento, por exemplo, você está a 60km/h em uma descida e não está acelerando, ela forçava a se desligar tremendo enquanto descia (um total perigo porque o volante trava)
Acredito que os bicos tenham entupido totalmente, ou as velas estão horríveis
Outro detalhe: Ja troquei o óleo antecipadamente antes da data prevista para se trocar e troquei a bateria também, acredito que agora seja alguma coisa com a injeção
Roberto, os sintomas são típicos de combustível contaminado. Procure retirar todo o combustível que está no tanque, do contrário, não adianta revisão do sistema. Desengate a mangueira entre a BI e o tanque e sopre o " combustível" que está na linha de alimentação. Após isso, retire o filtro de combustível e esvazie, encha_ o com combustível novo e instalei, ponha uns 20 litros de combustível no tanque. Abra os bicos pra permitir a saída de combustível ruim que está entre a BI e os bicos ( se a sua for a diesel) . Dando a partida, o motor vai ratear um pouco, até entrar o combustível novo e, vai segurando a lenta. Nesse momento comece a fechar os bicos, a lenta deve estabilizar e os sintomas sumirem. Caso persista, mesmo depois de fazer estes procedimentos, neste caso, a BI ou os bicos podem estar com problemas. Mas..... claro, a entrada de ar no sistema pode tbem trazer todos estes sintomas. Inspecione as braçadeiras e possíveis entradas de ar pra só depois seguir o plano descrito. Infelizmente, no caso do diesel existe muita adulteração.