PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2008 Eletronic Velocímetro



LeandroFC
07/07/2015, 22:41
Olá amigos do fórum essa é minha primeira postagem (já pesquisei pelo assunto no fórum, mas sem resultados satisfatórios).

Comprei uma ranger 2008, XL (sem abs, airbag) CS 4x4, faz menos de 1 mês.
Meu problemas são os seguintes:
O velocímetro e o hodômetro dela não funcionam (nunca funcionaram comigo).
O 4x4 High engata, mas o Low não.

Bom, comecei minha via crussis lendo aqui no fórum http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/45779-esquema-eletrico-do-motor-de-tracao-da-ranger-7.html e passando os diagramas elétricos para o eletricista (muito dedicado por sinal).
Depois, imprimi o manual de serviços elétricos disponível nesse link 4shared aqui do fórum: http://www.4shared.com/folder/7v1D9PBs/002/MANUAIS-APOSTILAS_RANGER.html?detailView=true&sortAsc=true&sortsMode=NAME e aqui também http://www.4shared.com/folder/-MDaXCvm/002/Ranger.html

Tomei o cuidado de imprimir o manual com o esquema elétrico e deixei com o eletricista.

O carro está parado a mais de 15 dias sem solução no auto elétrico (moro em Bofete/SP, na esquina com o fim do mundo) e ninguém sabe resolver o problema.

O problema é que o eletricista não consegue entender se entre o sensor que vai no diferencial e o painel tem um relé ou módulo para o painel fazer a leitura.
Um dos pontos está justamente atrás do porta-luvas, ele não sabe o que ocorreu pois o chicote do carro tem alguns fios soltos naquele ponto.
Para ilustrar o problema, vou postar as fotos:

https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/ranger.jpg?w=480
https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/ranger2.jpg?w=480https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/ranger3.jpg?w=480



Detalhe dos fios "soltos":
https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/ranger4.jpg?w=480
https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/ranger5.jpg?w=480https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/ranger6.jpg?w=480

Perceberam o senaizinho que o eletricista está fazendo, né? :)

Diante de tudo isso, aqui vai meu pedido de ajuda:

Se alguém puder mandar fotos do chicote, especialmente desse ponto de trás do porta-luvas ou outro material que possa dar um norte pra gente resolver o problema, ficaria muito grato a ponto de servir de guia para as trilhas de jipe e moto aqui na cuesta em Bofete, Pardinho e Botucatu.

Moisés S.M
07/07/2015, 23:14
Esse velocímetro que está nela veio com ela ou vc colocou pra testar?Pois a Ranger 2008 vem com outro velocímetro,esse da foto vem só a partir de 2010,são bem parecidos os 2, porem se a sua é 2008 é bem provável que por algum motivo o velocímetro tenha sido trocado é essa seja a causa de não funcionar.

LeandroFC
07/07/2015, 23:26
Esse velocímetro que está nela veio com ela ou vc colocou pra testar?Pois a Ranger 2008 vem com outro velocímetro,esse da foto vem só a partir de 2010,são bem parecidos os 2, porem se a sua é 2008 é bem provável que por algum motivo o velocímetro tenha sido trocado é essa seja a causa de não funcionar.

Esse velocímetro veio com ela já - não foi trocado não. Vou verificar com o eletricista e dou retorno em breve.

Moisés S.M
08/07/2015, 00:40
Não sei se ele é a causa do problema,mas como é uma peça do modelo 2010 é de se suspeitar.

LeandroFC
18/07/2015, 01:21
O problema foi resolvido, depois de muita pesquisa da minha parte e suor, decifrando manuais e pesquisando em foruns gringos etc.

A questão é que a Ranger estava sem o módulo vss que liga o sensor de velocidade do diferencial ao painel.

É esse sensor o responsável pelo velocímetro, hodômetro e é ele que dá o sinal de "ok" para engate da tração "low", por isso que a minha pickup apresentava tais problemas.

Uma foto do módulo:
https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/modulo-sensor-processador-de-dados-marca-original-ford-codigo-do-produto-peca-cod-sku-5l5514b557aa.jpg?w=480
Achei originalmente a peça aqui nesse site:

http://autopecasfordonline.com.br/Produto.aspx?CM=10&CV=109&ANO=2008&CG=23&CP=130549&NOME_PRODUTO=MODULO_SENSOR_PROCESSADOR_DE_DADOS_-_MARCA:_ORIGINAL_FORD_-_CODIGO_DO_PRODUTO:_5L5514B557AA

Mas acabei comprando numa auto peças especializada em Ranger por R$150,00 aqui:
https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/especializada-ranger-sc3a3o-paulo.jpg?w=480

Ainda bem que não citei o nome do meu eletricista "esforçado".

Além de ficar com o carro quase 15 dias sem solução, sendo que eu encontrei a solução (ninguém sabia nem da existência do módulo VSS), comprei a peça, mandei para o endereço da loja do cara, e ele me cobrou R$800,00 pelo serviço.

Falei para o cara justificar o preço absurdo, ele disse que o serviço foi "complexo" que ele teve que desmontar o chicote do carro, etc, mas na prática eu e a torcida do Corinthians inteira sabe que ele pegou o módulo VSS que eu mandei, ligou os fios e fim de papo. Furaram meus olhos, mas como não fui eu quem levou o carro para arrumar (foi meu pai), tive que engolir o sapo. Esse não me pega nem com milho mais.

Matagato
24/01/2017, 07:58
O problema foi resolvido, depois de muita pesquisa da minha parte e suor, decifrando manuais e pesquisando em foruns gringos etc.

A questão é que a Ranger estava sem o módulo vss que liga o sensor de velocidade do diferencial ao painel.

É esse sensor o responsável pelo velocímetro, hodômetro e é ele que dá o sinal de "ok" para engate da tração "low", por isso que a minha pickup apresentava tais problemas.

Uma foto do módulo:
https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/modulo-sensor-processador-de-dados-marca-original-ford-codigo-do-produto-peca-cod-sku-5l5514b557aa.jpg?w=480
Achei originalmente a peça aqui nesse site:

MODULO SENSOR PROCESSADOR DE DADOS - ORIGINAL FORD - - Unidade - <B>FORD Ranger de 2005 até 2012</B> - Cod. SKU: 5L5514B557AA MÓDULOS - 2008 Ranger FORD (http://autopecasfordonline.com.br/Produto.aspx?CM=10&CV=109&ANO=2008&CG=23&CP=130549&NOME_PRODUTO=MODULO_SENSOR_PROCESSADOR_DE_DADOS_-_MARCA:_ORIGINAL_FORD_-_CODIGO_DO_PRODUTO:_5L5514B557AA)

Mas acabei comprando numa auto peças especializada em Ranger por R$150,00 aqui:
https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/especializada-ranger-sc3a3o-paulo.jpg?w=480

Ainda bem que não citei o nome do meu eletricista "esforçado".

Além de ficar com o carro quase 15 dias sem solução, sendo que eu encontrei a solução (ninguém sabia nem da existência do módulo VSS), comprei a peça, mandei para o endereço da loja do cara, e ele me cobrou R$800,00 pelo serviço.

Falei para o cara justificar o preço absurdo, ele disse que o serviço foi "complexo" que ele teve que desmontar o chicote do carro, etc, mas na prática eu e a torcida do Corinthians inteira sabe que ele pegou o módulo VSS que eu mandei, ligou os fios e fim de papo. Furaram meus olhos, mas como não fui eu quem levou o carro para arrumar (foi meu pai), tive que engolir o sapo. Esse não me pega nem com milho mais.


Amigo, saberia indicar onde consigo esse modulo? nas principais lojas da internet eu não consegui.

Muitoobrigado.

LeandroFC
24/01/2017, 08:34
Amigo, saberia indicar onde consigo esse modulo? nas principais lojas da internet eu não consegui.

Muitoobrigado.

Liga lá no centro ford que o cara tem.
04111982079027 o nome do cara é Deni.

Espero ter ajudado.

Matagato
05/03/2017, 21:29
Liga lá no centro ford que o cara tem.
04111982079027 o nome do cara é Deni.

Espero ter ajuda do.


Consegui a peça mas não resolveu. Infelizmente vou penar verificando a fiação.

Valeu a força