PDA

Ver Versão Completa : Suspensão mais confortável para o Jimny

Rodrigo-nit
06/07/2015, 14:19
Prezados, boa tarde!

Possuo um Jimny 4all 2015 e ele é o meu 1o 4x4. Já imaginava uma grande diferença em relação a um carro de passeio, mas achei que a suspensão traseira "balança" muito. Estou rodando com a calibragem correta, então tenho certeza que não seria causado por esse motivo, e sim por uma característica de suspensão (Eixo rigido). Percebi que o carro fica mais confortável quando está com peso na parte traseira, ficando mais macio.

Li muitas informações no tópico "Levantando a suspensão do Jimny", porém não consegui chegar uma conclusão. A questão é: Qual a receita para deixar o Jimny com uma suspensão mais confortável? Troca de Molas, amortecedores?

Em tempo: Comprei um kit de lift de 1,5" (calços para mola + adaptadores para amortecedor) da Tempus Ferramentaria, mas ainda não instalei.

jorgeffn
06/07/2015, 17:19
Prezados, boa tarde!

Possuo um Jimny 4all 2015 e ele é o meu 1o 4x4. Já imaginava uma grande diferença em relação a um carro de passeio, mas achei que a suspensão traseira "balança" muito. Estou rodando com a calibragem correta, então tenho certeza que não seria causado por esse motivo, e sim por uma característica de suspensão (Eixo rigido). Percebi que o carro fica mais confortável quando está com peso na parte traseira, ficando mais macio.

Li muitas informações no tópico "Levantando a suspensão do Jimny", porém não consegui chegar uma conclusão. A questão é: Qual a receita para deixar o Jimny com uma suspensão mais confortável? Troca de Molas, amortecedores?

Em tempo: Comprei um kit de lift de 1,5" (calços para mola + adaptadores para amortecedor) da Tempus Ferramentaria, mas ainda não instalei.

Rodrigo, no seu caso o ideal seria trocar as molas e amortecedores por outras que tivesse uma configuração mais "macia", existem alguns kits importados, porém não sei sobre como fica o comportamento do carro após a instalação, alguns usuários aqui no fórum tem kits instalados e podem dar um feedback....

agora, o conforto pode melhorar um pouco, mas não será nada exagerado, dado as característica do carro, o engraçado é que eu tenho mais problemas com a suspensão dianteira.. acho q ela soca mais... a traseira acho muito tranquilo... nunca me incomodou... Porém venho de outros 4x4... e o Jimny por ser mais novo, tem uma conforto muito bom na minha opinião... hehehehe

e o kit não vai alterar nada no conforto... já que mantém as molas e amortecedores...

abs!!

Rodrigo-nit
06/07/2015, 21:22
Rodrigo, no seu caso o ideal seria trocar as molas e amortecedores por outras que tivesse uma configuração mais "macia", existem alguns kits importados, porém não sei sobre como fica o comportamento do carro após a instalação, alguns usuários aqui no fórum tem kits instalados e podem dar um feedback....

agora, o conforto pode melhorar um pouco, mas não será nada exagerado, dado as característica do carro, o engraçado é que eu tenho mais problemas com a suspensão dianteira.. acho q ela soca mais... a traseira acho muito tranquilo... nunca me incomodou... Porém venho de outros 4x4... e o Jimny por ser mais novo, tem uma conforto muito bom na minha opinião... hehehehe

e o kit não vai alterar nada no conforto... já que mantém as molas e amortecedores...

abs!!

Pois é, agora não sei se é a suspensão dianteira que é mais molenga e acaba fazendo o carro sacolejar demais ou se é a traseira.

sandro-natal
07/07/2015, 16:10
Não é fácil mexer na suspensão do Jimny!
Mudar de qualquer jeito, qualquer meca zé ruela faz. Ele até pode "garantir", mas quase sempre é conversa fiada!
Comece lendo o tópico pertinente aqui do forum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/68957-jimny-levantando-suspensao.html
Não acredite em soluções fantásticas e desconfie dos kits existentes no mercado.
Geralmente há dois caminhos:
1. mais macio e menos estável;
2. mais estável e mais duro.

jorgeffn
07/07/2015, 16:59
Pois é, agora não sei se é a suspensão dianteira que é mais molenga e acaba fazendo o carro sacolejar demais ou se é a traseira.

Rodrigo, na verdade eu acho a suspensão meio dura, não considero ela molenga.... mas como o Sandro disse, a suspensão mais macia vai dar ainda mais a impressão de "moleza".....

e Sandro, citei os kits completos, com amortecedor e molas, se bem instalados e com todos os componentes necessários também instalados (dependendo da tamanho, tem q alterar buchas, links, prolongar algumas coisas no sistema de freio... etc) não vejo problemas nos kits... Acho que na gringa tem muita coisa de qualidade (OME, Procomp, por exemplo)....

agora, realmente alterações mais profundas na suspensão necessitam de projeto e pessoas experientes para executar... mas no caso da troca de molas e amortecedores (o que já pode resolver o problema do Rodrigo) não acho tanto problema não....

abs!!!

NelsonB
19/07/2015, 19:00
Rodrigo,
por curiosidade, qual pneu está usando e qual calibragem?
abraço

MATOSWR
19/07/2015, 21:11
Suspensão do Jimny nunca vai ser confortável. Ela é simples e robusta e o carro é muito pequeno e alto, isso vai contra todas as regras de estabilidade e conforto. Mas em todo caso você pode tentar mudar os amortecedores, são eles que deixam a suspensão mais macia ou dura. Mas tentar ajudar a calibragem do pneu pode ajudar muito.

NelsonB
05/09/2015, 13:31
O melhor dos dois mundos (estabilidade e conforto), ok, estou em fase de testes, rsrsrsrs

511105511107511115511109511111511113511114

Leo BA
08/09/2015, 19:47
Não só fica mais confortável, o flex melhora bastante!

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/IMG-20150907-WA0007_zps0khaejmf.jpeg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/IMG-20150907-WA0007_zps0khaejmf.jpeg.html)
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/IMG-20150907-WA0005_zpsfqg6a8n8.jpeg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/IMG-20150907-WA0005_zpsfqg6a8n8.jpeg.html)

NelsonB
08/09/2015, 23:44
Prezado Leo,

Ainda chego ai nesse patamar,
ainda não consegui sair na terra com ele, infelizmente. Mas hj, ao entrar no ed garagem e fazer curva bem fechadinha na ladeira, fez um barulhão debaixo do carro. Acontece no seu? O que pode ser?

abraços

Não só fica mais confortável, o flex melhora bastante!

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/IMG-20150907-WA0007_zps0khaejmf.jpeg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/IMG-20150907-WA0007_zps0khaejmf.jpeg.html)
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/IMG-20150907-WA0005_zpsfqg6a8n8.jpeg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/IMG-20150907-WA0005_zpsfqg6a8n8.jpeg.html)

Rodrigo-nit
09/09/2015, 00:26
O melhor dos dois mundos (estabilidade e conforto), ok, estou em fase de testes, rsrsrsrs

Nelson, boa noite!

O q tem achado do kit? Estou pensando em comprar pro meu carro. Poderia me passar o contato do local onde comprou?

Leo BA
09/09/2015, 06:12
"Ainda chego ai nesse patamar,
ainda não consegui sair na terra com ele, infelizmente. Mas hj, ao entrar no ed garagem e fazer curva bem fechadinha na ladeira, fez um barulhão debaixo do carro. Acontece no seu? O que pode ser?"

Nelson;
Por enquanto, não esquente....!
A suspa ta acomodando e pode dar ums estalos, vez em quando...
Observe e aproveite!
Abs

NelsonB
09/09/2015, 09:56
Rodrigo,
ainda rodei pouco e só em asfalto, mas o carro está outro, muito melhor! Comprei no importador e representante para o Brasil, a Tecmin, de Lages, SC. http://www.tecmin.com.br/4x4/. Anexo, um teste comparativo, embora não seja feito com o Jimny, e limitado ao uso de amortecedores (a mola é a mesma em todoso os testes).
abraço,

Nelson Brügger

Nelson, boa noite!

O q tem achado do kit? Estou pensando em comprar pro meu carro. Poderia me passar o contato do local onde comprou?

Lejose
13/11/2015, 10:05
Salve Rodrigo, tudo bem ?

Você instalou o Kit da Tempus ?
Que achaou?
Eu estou com 2`` de Calço na Carroceria e quero subir um pouco a mais.

Abraço

Prezados, boa tarde!

Lejose
23/03/2016, 16:45
Salve Rodrigo, tudo bem ?

Você instalou o Kit da Tempus ?
Que achaou?
Eu estou com 2`` de Calço na Carroceria e quero subir um pouco a mais.

Abraço

manepipoca
31/08/2016, 09:17
Olá a todos! sou novo no mundo Jimny e uma das coisas que gostaria de fazer um Upgrade é a suspensão.

Nelson, em comparação com a original, fica mais macio?

outra dúvida é saber se o antigo dono mexeu no carro, pois parece que já está com Lift. Como sei se a suspensão é original?

Obrigado!

NelsonB
31/08/2016, 17:48
Manepipoca, Ficou muiiiiiiiiiiiiiiito mais confortável!

E nunca mais deu final de curso atrás!(o que era comum com 4 no carro em estradas de terra).
Qual seu ano e modelo? Alguns midelos vinham com calço de carroceria (4 calços de cada lado). Para ver se foi posto calço depois, veja em cima das molas (calço de molas).

braços

Nelson

Olá a todos! sou novo no mundo Jimny e uma das coisas que gostaria de fazer um Upgrade é a suspensão.

Nelson, em comparação com a original, fica mais macio?

outra dúvida é saber se o antigo dono mexeu no carro, pois parece que já está com Lift. Como sei se a suspensão é original?

Obrigado!

manepipoca
31/08/2016, 18:08
Puts que bacana! Está então na minha lista de prioridades essa suspensão aí!
Você usou a OME certo? Seria esses daqui:
Amortecedor Old Man Emu Dianteiro Suzuki Jimny R$ 592 cada - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/OME-028/amortecedor-old-man-emu-dianteiro-suzuki-jimny-r-592-cada-deposito)
Amortecedor Old Man Emu Traseiro Suzuki Jimny R$ 592 cada - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/OME-029/amortecedor-old-man-emu-traseiro-suzuki-jimny-r-592-cada-deposito)

Você chegou a usar o amortecedor de direção?
Amortecedor de Direção Suzuki Jimny (acompanha o kit de instalação ou fixação) R$ 244 - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/DIRECAOJIMNY/amortecedor-de-direcao-suzuki-jimny-acompanha-o-kit-de-instalacao-ou-fixacao-r-244-deposito)

O calço não tem não! É que nunca tive carro alto e pra mim já é bem alto rs.
Mas chacoalha demais, absurdamente demais! Por isso estou procurando algo que suavize.

Obrigado pelas informações!

Manepipoca, Ficou muiiiiiiiiiiiiiiito mais confortável!

E nunca mais deu final de curso atrás!(o que era comum com 4 no carro em estradas de terra).
Qual seu ano e modelo? Alguns midelos vinham com calço de carroceria (4 calços de cada lado). Para ver se foi posto calço depois, veja em cima das molas (calço de molas).

braços

Nelson

Cleo
01/09/2016, 07:44
Só urubuservando.

NelsonB
01/09/2016, 23:46
Manepipoca e Urubservadores de plantão!:-)

no link do site da Sigma, não dá pra saber o part number do amortecedor e molas da OME-ARB. :pensativo:

É importante vc determinar o part number,:news-coffee: pq são diferentes os tamanhos de molas traseiras da OME para dos Jimnys com direção à direita (UK) e direção esquerda (Br). Nos jimnys com direção à direita, a mola traseira direita tem 335mm e a esquerda 315mm de altura (part number 2966) nos de direção esquerda (nós), as molas tem a mesma altura (325mm) (Part number 2967).

ATENÇÃO: já vi vendendo as part number 2966 no Brasil E nos EUA eles não sabem o que é um Jimny!:parede:

Também, há molas dianteiras para uso com menos peso (part number 2963) e mais peso (part number 2965). Ambas, têm a mesma "resistências de compressão" (146lbf/inch), mas as para uso com maior carga (part number 2965) tem 365mm de altura, contra 350mm da 2963 (ver pag 133, specifications - coil springs do OME Guide). As minhas são as 2965 e a SUSPA fica melhor quando o carro está carregado!

Caso tenha, ou pretenda ter para choque de aço (pesado) e guincho (pesado) na frente, pode ser melhor:semideia pedir as molas dianteiras dos modelos a diesel (part number 2969), que têm 170lbf/inch, embora sejam 5mm mais baixas. Eu acho que vou me arrepender de não ter pedido estas, quando chegar a hora do para choque+guincho.:putz:

Um par de molas part number : 2965
Um par de molas part number: 2967
O part number das molas é para o par!:???:

2 amortecedores part number OME 028
2 amortecedores part number OME 029
O part number dos amortecedores é individual!:confused:

2 niveladores (um calço pequeno que eles cham de Trim Packer) partnumber OMESJR10 (são para nivelar pequenos caimentos antero-posterior, ou latero-lateral. Eu, não usei...ainda, mas custam uma merreca, melhor encomendar junto que ter de esperar depois...

Não tenho amortecedor de direção, nem nunca usei um. A OME não faz para o Jimy (tem pro samurai).

Tem uma outra marca, alemoa de suspa pro Jimny, chamada trailmaster by maas. Os gringos falam tri bem dela e as molas são mais robustas ainda. Mas não tem importador para o Brasil e deve ser ainda mai$ pesado.....
Anexo os catálogos da ARB.
ufa, é isso!

braços:safari-rig:

Puts que bacana! Está então na minha lista de prioridades essa suspensão aí!
Você usou a OME certo? Seria esses daqui:
Amortecedor Old Man Emu Dianteiro Suzuki Jimny R$ 592 cada - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/OME-028/amortecedor-old-man-emu-dianteiro-suzuki-jimny-r-592-cada-deposito)
Amortecedor Old Man Emu Traseiro Suzuki Jimny R$ 592 cada - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/OME-029/amortecedor-old-man-emu-traseiro-suzuki-jimny-r-592-cada-deposito)

Você chegou a usar o amortecedor de direção?
Amortecedor de Direção Suzuki Jimny (acompanha o kit de instalação ou fixação) R$ 244 - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/DIRECAOJIMNY/amortecedor-de-direcao-suzuki-jimny-acompanha-o-kit-de-instalacao-ou-fixacao-r-244-deposito)

O calço não tem não! É que nunca tive carro alto e pra mim já é bem alto rs.
Mas chacoalha demais, absurdamente demais! Por isso estou procurando algo que suavize.

Obrigado pelas informações!

manepipoca
02/09/2016, 10:58
Legal! obrigado, tudo bem mastigado! rs
Uma última pergunta, onde você comprou tudo isso? Molas + amortecedores + niveladores? Veio de fora? Demora muito?
E com esse conjunto, ele sobe mais o jipinho ou mantém a altura original?

Obrigado!

Manepipoca e Urubservadores de plantão!:-)

no link do site da Sigma, não dá pra saber o part number do amortecedor e molas da OME-ARB. :pensativo:

É importante vc determinar o part number,:news-coffee: pq são diferentes os tamanhos de molas traseiras da OME para dos Jimnys com direção à direita (UK) e direção esquerda (Br). Nos jimnys com direção à direita, a mola traseira direita tem 335mm e a esquerda 315mm de altura (part number 2966) nos de direção esquerda (nós), as molas tem a mesma altura (325mm) (Part number 2967).

ATENÇÃO: já vi vendendo as part number 2966 no Brasil E nos EUA eles não sabem o que é um Jimny!:parede:

Também, há molas dianteiras para uso com menos peso (part number 2963) e mais peso (part number 2965). Ambas, têm a mesma "resistências de compressão" (146lbf/inch), mas as para uso com maior carga (part number 2965) tem 365mm de altura, contra 350mm da 2963 (ver pag 133, specifications - coil springs do OME Guide). As minhas são as 2965 e a SUSPA fica melhor quando o carro está carregado!

Caso tenha, ou pretenda ter para choque de aço (pesado) e guincho (pesado) na frente, pode ser melhor:semideia pedir as molas dianteiras dos modelos a diesel (part number 2969), que têm 170lbf/inch, embora sejam 5mm mais baixas. Eu acho que vou me arrepender de não ter pedido estas, quando chegar a hora do para choque+guincho.:putz:

Um par de molas part number : 2965
Um par de molas part number: 2967
O part number das molas é para o par!:???:

2 amortecedores part number OME 028
2 amortecedores part number OME 029
O part number dos amortecedores é individual!:confused:

2 niveladores (um calço pequeno que eles cham de Trim Packer) partnumber OMESJR10 (são para nivelar pequenos caimentos antero-posterior, ou latero-lateral. Eu, não usei...ainda, mas custam uma merreca, melhor encomendar junto que ter de esperar depois...

Não tenho amortecedor de direção, nem nunca usei um. A OME não faz para o Jimy (tem pro samurai).

Tem uma outra marca, alemoa de suspa pro Jimny, chamada trailmaster by maas. Os gringos falam tri bem dela e as molas são mais robustas ainda. Mas não tem importador para o Brasil e deve ser ainda mai$ pesado.....
Anexo os catálogos da ARB.
ufa, é isso!

braços:safari-rig:

NelsonB
02/09/2016, 13:06
Comprei tudo aqui no Brasil,
no importador (Tecmin) que é perto de onde moro. Demorou uns 2 meses. Pode valer a pena, pelo frete, comprar em uma loja, principalmente se a loja/oficina montar pra vc.

Sim, levanta aprox 40-45mm.

bração

Legal! obrigado, tudo bem mastigado! rs
Uma última pergunta, onde você comprou tudo isso? Molas + amortecedores + niveladores? Veio de fora? Demora muito?
E com esse conjunto, ele sobe mais o jipinho ou mantém a altura original?

Obrigado!

manepipoca
02/09/2016, 14:05
Show!! Obrigado!

Comprei tudo aqui no Brasil,
no importador (Tecmin) que é perto de onde moro. Demorou uns 2 meses. Pode valer a pena, pelo frete, comprar em uma loja, principalmente se a loja/oficina montar pra vc.

Sim, levanta aprox 40-45mm.

bração

manepipoca
04/09/2016, 08:56
Coloquei amortecedor de direção da Cofap e re-balanceei as 4 rodas pois estavam péssimas. Ficou 10!
Fiz tudo na oficina Sigma4x4. Serviço de primeira qualidade, recomendo.

O carro está muito mais macio, como não mexi na suspensão original, claro que ainda quica e trepida, mas ficou bem mais tranquilo de dirigir na buraqueira aqui de São Bernardo kkkkk

Recomendo o serviço de lá.

jorgeffn
05/09/2016, 21:05
Coloquei amortecedor de direção da Cofap e re-balanceei as 4 rodas pois estavam péssimas. Ficou 10!
Fiz tudo na oficina Sigma4x4. Serviço de primeira qualidade, recomendo.

O carro está muito mais macio, como não mexi na suspensão original, claro que ainda quica e trepida, mas ficou bem mais tranquilo de dirigir na buraqueira aqui de São Bernardo kkkkk

Recomendo o serviço de lá.

Só tenha em mente, que mesmo trocando as molas e amortecedores por mais "macios", o Jimny tem suas características particulares... seu entre eixo curto não permitem muitos ganhos de conforto, é um jipe. Mas claro que há configurações que deixam o carro um pouco mais macio, como relatado aí pelo colega Nelson. No meu, coloquei molas trail master e amortecedores Doesch Tech... fico ainda mais duro :safari-rig:

abs!

NelsonB
06/09/2016, 01:13
Jorgefnn,

fale mais sobre a sua configuração. Vi relatos muito positivos da Trail master. Qual as molas que escolheste? Pq não ficou com amortecedor trail master também?

abraços

Nelson

jorgeffn
06/09/2016, 06:32
Nelson, comprei usado. Aí olhando pelas referências das molas, elas parecem ser as do Jimny diesel na Europa. Suspeito ser isso que a torna mais dura um pouco. E os amortecedores eu não cheguei a pesquisar pelo código, mas acho que foram comprados de acordo com o tamanho, não sei se são exatamente configurados para o Jimny. E estou usando pneus 235, o carro ficou mais duro mas bem mais firme, e o ganho offroad foi notável. Vou ver se dou uma pesquisada melhor sobre esses amortecedores Doesch Tech.

Abs!

manepipoca
06/09/2016, 08:42
Ah sim! entendo isso e já li muito a respeito. Minha intenção não é deixar tipo um carro de passeio!
O problema maior é que onde moro o asfalto é extremamente ruim, todo remendado e o carro pulava trepidava e todo esse esforço era jogado para o volante, terminava um trajeto curto e parecia que tinha ido à academia pois os braços doíam muito! hahahhaha

Depois do amortecedor de direção o esforço não é mais jogado ao volante ficando mais "macio" de dirigir. Mas o carro ainda quica, trepida etc. Isso nem é problema pra mim!

Só tenha em mente, que mesmo trocando as molas e amortecedores por mais "macios", o Jimny tem suas características particulares... seu entre eixo curto não permitem muitos ganhos de conforto, é um jipe. Mas claro que há configurações que deixam o carro um pouco mais macio, como relatado aí pelo colega Nelson. No meu, coloquei molas trail master e amortecedores Doesch Tech... fico ainda mais duro :safari-rig:

abs!

Gil Vicente
19/07/2017, 21:16
Nelson, uma pergunta: pq vc decidiu trocar tanto as molas quanto os amortecedores pela marca OME? Não pensou em trocar só os amortecedores primeiro pra ver como ficava e depois, se fosse o caso, trocar tb as molas?

NelsonB
04/08/2017, 21:53
Pois é, como a empresa desenvolve o conjunto suspensão, optei por trocar tudo. Aliás, tenho duvidas se não há risco de o amortecedor OME ter problemas com as molas originais, menores. Pq ele ia trabalhar "fechado" e se desse fim de curso....

ltertok
19/06/2018, 21:27
Alguem ja usou essa marca AMORTECEDOR FX5 da OffShox ? https://offlimits.com.br/produto/jimny-2010-em-diante/

rafard
25/06/2018, 20:00
tem fotos do kit ome intalado?

jorgeffn
25/06/2018, 20:06
tem fotos do kit ome intalado?

Nesse tópico tem fotos, mas tem que procurar lá, tem uma ampla discussão sobre suspensão no Jimny.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/68957-jimny-levantando-suspensao-68.html

abs!