PDA

Ver Versão Completa : Psi / bfg at / 265-75-16



Francisco Bicalho
06/07/2015, 13:54
Caros amigos

Acabei de receber os meus novos BF Goodrich AT 265-75-16.

Tenho um Bandeirante curto e gostaria de saber se vocês podem me dar dicas de pressão, rodízio, enfim, não sei nada sobre esses pneus.

Vou chutar para o asfalto uns 35 PSI, normalmente ponho a mesma pressão nos 4 pneus, mas todas as dicas são bem vindas.

Obrigado e abraços a todos;
Chico

Diogo_Vargas
06/07/2015, 14:38
Oi Francisco, não uso os BF ainda, mas logo comprarei para minha BandRED... Mas uso a mesma medida num pneu AT igual aos que compraste. Uso 30 na frente e atrás e rodo tranquilo.
Vamos esperar os mais entendidos.
Uma pergunta: quanto pagou? comprou em loja ou na internet? aqui no sul está na casa de 1090,00 cada um.

Abraço.

Francisco Bicalho
06/07/2015, 16:18
Oi Diogo

Depois de rodar preço em todos os lados, acabei comprando na Americanas.com pagando no boleto bancário R$832,00 com R9,90 o frete. Melhor preço disparado.

Abraço
Chico

Dimasi
06/07/2015, 17:42
Fala chico.
Uso exatamente esses pneus. 35 pula demais. Normalmente uso 32 PSI, Se for rodar muito em estradas de terra boto 25/26. Trilhas 22, areia fofa 15.
Abs

Francisco Bicalho
06/07/2015, 19:05
Obrigado Dimasi

Era essa a dica que eu queria. Você está gostando desses pneus? Sonho com eles a anos, e mais anos, e estou louco pra botar eles na terra e ver como se comportam.

Acabei de acabar com um jogo de Scorpion ATR que estão fininhos após 80 mil km de bons serviços, como eles são 245-75 vou ter que mexer na redução do velocímetro porque essa banda vai bagunçar a marcação.

Você comparece aos encontros cariocas da COBAL? se for, me avisa porque eu estou sem o site to Toyoteiros Rio.

Abraço grande;
Chico

adauto
06/07/2015, 21:39
ola, aproveitando o topico, sem querer atrapalhar,
e os BF 33X12,5R15
qual a calibragem recomendada par uso misto, digo isso pois acabei de colocar na e band e fiquei na duvida de com quanto deixar eles.

Dimasi
07/07/2015, 01:01
Grande Chico. Estou gostando dos pneu. Por enquanto tenho usado eles basicamente no asfalto com bom desempenho inclusive em velocidades altas. No asfalto molhado deixa um pouco a desejar, mas o normal para um AT. Vc pode conferir o visual na minha que está no joão em Itaipava. O velocímetro marca - 5%. Os encontros são na última 3a do mês. Dia 28/7 estarei lá.

Adauto, coloca 30 que fica bom.

Francisco Bicalho
07/07/2015, 09:37
Dimasi, onde é o 'João em Itaipava'? Não seria talvez o 'Jorge de Correas'? É o seu que está retificando o motor, que tem a turbina Biaggi e guincho Ekron?

Fui no posto Remon (Ipiranga com Laranjeiras) para orçar a montagem e me deram esses valores para cada roda:

Desmontar e montar: R$ 25
Balancear R$ 21
Bico: R$ 8

O somatório dá R$ 216, achei muito puxado no sal. É isso mesmo? Será que tem algum outro lugar menos caro?

Vou tentar comparecer na COBAL dia 28!

Abraço;
Chico

Diogo_Vargas
07/07/2015, 10:27
Bom dia pessoal.

Estava lendo aqui no fórum algumas expedições pela ARGENTINA, CHILE, e vi um comentário de uma pessoa agora que não me lembro que recomenda usar sempre com a calibragem adequada, em torno de 30, mesmo em trilhas e estradas de terra, pois ele baixou a calibragem na terra e rasgou a lateral do pneu e apareceu mais gente falando que a lateral dos BF são um pouco fracas e cortam fácil. Na areia não vejo problemas, mas estradas com pneu um pouco barrigo e pegar uma pedra já era o pneu. Fica a dica.

Abraço.

Dimasi
07/07/2015, 11:34
É isso mesmo Chico. Devido ao adiantado da hora eu confundi tudo.:screwy:
Tô achando o preço do balanceamento puxado, mas vai saber com esses preços loucos.

Com 26 PSI não embarriga muito e o conforto aumenta consideravelmente. Numa trilha só com lama dá para botar 22, mas se tiver pedras é bom não baixar dos 25 mesmo.
Obs : Valores empíricos, baseado no meu uso. Já vi comentários que o motor MB pesa 250 kg a mais que o 14b :shock: se for verdade deve ir um pouco mais de pressão nos dianteiros

Francisco Bicalho
07/07/2015, 12:08
Bom dia pessoal.

Estava lendo aqui no fórum algumas expedições pela ARGENTINA, CHILE, e vi um comentário de uma pessoa agora que não me lembro que recomenda usar sempre com a calibragem adequada, em torno de 30, mesmo em trilhas e estradas de terra, pois ele baixou a calibragem na terra e rasgou a lateral do pneu e apareceu mais gente falando que a lateral dos BF são um pouco fracas e cortam fácil. Na areia não vejo problemas, mas estradas com pneu um pouco barrigo e pegar uma pedra já era o pneu. Fica a dica.

Abraço.

Diogo

Isso está parecendo uma situação recorrente com pessoas que cometem o erro de baixar a pressão na terra (20 - 25 lb) e depois pegam o asfalto com o pneu baixo e sentam a bota rodando a 100, 120 km/h. O que acontece é que o pneu aquece muito e a deformidade do flanco causa danos irreversíveis ao pneu. É clássico. Nesses casos, o flanco (que você chamou de 'lateral') se deteriora rapidamente, e as pessoas culpam o fabricante. Claro que se você baixar para 10 lbs e pegar uma estrada cheia de rípio novo (pedras afiadas) também pode causar (rasgos) danos ao flanco do pneu, mas o BFG AT tem um dos flancos mais resistentes do mercado, não é verdade que sejam 'um pouco fracas' como falaram para você.

Essa galera que alegou isso não sabe como usar o pneu corretamente. 1º não se deve baixar a calibragem demais no rípio, e sobretudo não se deve rodar em velocidade com pneu baixo em hipótese nenhuma, é o beijo da morte para um pneu, mesmo os novos em folha, e essa 'estatística' que você ouviu na Argentina e no Chile é provavelmente pela ubiquidade dos BFG AT, isso porque essa turma destruía qualquer marca de pneu com a má utilização. Então vai aí outra dica. Se abaixar a pressão é melhor saber o que está fazendo.

Abraços;
Chico

Francisco Bicalho
07/07/2015, 12:18
É isso mesmo Chico. Devido ao adiantado da hora eu confundi tudo.:screwy:
Tô achando o preço do balanceamento puxado, mas vai saber com esses preços loucos.

Com 26 PSI não embarriga muito e o conforto aumenta consideravelmente. Numa trilha só com lama dá para botar 22, mas se tiver pedras é bom não baixar dos 25 mesmo.
Obs : Valores empíricos, baseado no meu uso. Já vi comentários que o motor MB pesa 250 kg a mais que o 14b :shock: se for verdade deve ir um pouco mais de pressão nos dianteiros

Então você é o Fabiano? hahaha! a gente fica nos pseudônimos e acaba não sabendo direito os nomes. O Thiago que assina como "Thefranca" eu me comuniquei um tempão achando que era outra pessoa. Acho que seu carro fica pronto em pouco tempo. O meu que quase virou mobília urbana lá da oficina do Jorge eu peguei sexta passada, estou reaprendendo a dirigir o jipão...

Pois é, como na postagem minha acima, tenho receio de baixar muito a pressão dos pneus, vou ficar no 32 psi como você recomendou e numa situação extrema baixo para 25. e mesmo com 25 não passo de 60 na estrada. Meus Scorpion ATR duraram 85 mil km sempre cheios e tratados com cuidado.

Fazer trilha com você é garantia de voltar pra casa, porque aquele Ekron tira qualquer um da encrenca, voei, amigos, sogra, papagaio...

Pois é, $216 eu achei forte pra o serviço, vou ver se acho mais melhorzinho.

abraço grande;
Chico

thefranca
07/07/2015, 13:22
Chico, eu mesmo, quando estava com os BFG AT na band, rodava com 30, 32 ... dependia da temperatura externa. Muito quente eu baixava um pouco, 30.

Fabiano, obrigado pela indicação da band para o Marcel. Tomara que ele consiga logo fazer parte dos Toyoteiros.

Abraço grande para vocês!!!

Dimasi
07/07/2015, 13:46
É isso. acho que na Quinta dou uma passada lá para ver como estão os finalmentes.
Abs

PP5GAS
12/07/2015, 14:19
Chico.
Também instalei os BF na Band e mantenho em 32 psi. Ótimos pneus.

ROCKINRIO
14/07/2015, 23:24
Chico,

Também tive a mesma dúvida quando troquei meus pneus. Na Pneus Fácil, tem um tira dúvida, que te enviam por email a pressão indicada (baseado no modelo do carro, informando as medidas originais), eles informam certinho.

http://www.pneusfacil.com.br/encontra_calibragem_pneu.php

Gde abraço,

Vitor.

PS. Fabiano, final do ano devo 'descer' de Toyota para ver meus pais e já anotei a última terça do mês na Cobal, Leblon ou Botafogo?

ROCKINRIO
14/07/2015, 23:29
E um quebra-galho...

https://www.youtube.com/watch?v=84YXtewIPvU


https://www.youtube.com/watch?v=itEf5aTqJGU

Francisco Bicalho
15/07/2015, 07:52
Obrigado, Vitor, vou olhar o site. Instalei os pneus seguindo a recomendação das 32 lbs e ficou excelente. Eu havia esquecido como o Pirelli ATR é um pneu duro, principalmente com as 36 lbs que eu rodava. E como era 245-75 e já estava bem fininho a redução do diâmetro da banda acentuava o desconforto. Agora com os BFG AT 265-75 é outro mundo, o pneu rola melhor sobre pequenas depressões sem tantos solavancos e é muito mais macio. O carro é outro, e outro muito melhor.

Passei 3 horas mexendo na aferição do velocímetro para ajustar ao diâmetro maior do BF e foi uma trabalheira, mas lá vai para quem gosta de um velocímetro preciso. Para Bandeirante com relação 12x35,ma redução da VDO (3 engrenagens) é a 7250 para 265-75-16 (tel:265-75-16) e a redução 7500 é para 245-75-16 (tel:245-75-16).

Ainda não rodei com o carro na terra batida, mas imagino que a melhora seja ainda mais acentuada do que no asfalto. Esses BFG AT valem cada centavo.

abraços,
chico

PS: Vitor, já tinha visto outros filmes dessa técnica de encher pneu no aro. Fico me perguntando quem foi o maluco que descobriu isso!

Dimasi
15/07/2015, 19:26
Chico,

Também tive a mesma dúvida quando troquei meus pneus. Na Pneus Fácil, tem um tira dúvida, que te enviam por email a pressão indicada (baseado no modelo do carro, informando as medidas originais), eles informam certinho.

http://www.pneusfacil.com.br/encontra_calibragem_pneu.php

Gde abraço,

Vitor.

PS. Fabiano, final do ano devo 'descer' de Toyota para ver meus pais e já anotei a última terça do mês na Cobal, Leblon ou Botafogo?

Cobal de Botafogo no restaurante Rota 66 a partir das 19:30. Estando no Rio de um alô.
PS. Vc faz parte da lista nacional ?

dudarj
15/07/2015, 20:09
Qual a classificação de peso do seu BF? Pergunto isso pq há diferenças entre eles. Uso BF A/T 265/70r17 classe E no meu carro e meu irmão BF A/T 265/70r17 classe D no dele. Mesma marca, mesma medida e mesmo modelo de pneus, com capacidade de cargas diferentes. Temos o mesmo carro e usamos pressões diferentes. Eu uso um pouco menos de pressão do que ele.

Diogo_Vargas
16/07/2015, 10:58
Obrigado, Vitor, vou olhar o site. Instalei os pneus seguindo a recomendação das 32 lbs e ficou excelente. Eu havia esquecido como o Pirelli ATR é um pneu duro, principalmente com as 36 lbs que eu rodava. E como era 245-75 e já estava bem fininho a redução do diâmetro da banda acentuava o desconforto. Agora com os BFG AT 265-75 é outro mundo, o pneu rola melhor sobre pequenas depressões sem tantos solavancos e é muito mais macio. O carro é outro, e outro muito melhor.

E aí Francisco tudo bem?
Tu teria umas fotinhos de como era antes e de como ficou o visual da Band com os novos pneus? Não ficou muito perto da parte interna da caixa de roda traseira? Qual aros você usa?

Um abraço.

Francisco Bicalho
16/07/2015, 11:20
Tu teria umas fotinhos de como era antes e de como ficou o visual da Band com os novos pneus?

Oi Diogo

Segunda feira da semana que vem eu posto as fotos do antes e depois.


Não ficou muito perto da parte interna da caixa de roda traseira? Qual aros você usa?

Não porque eu tenho espaçadores de rodas (AVM) em 38 mm, mas o que acontece é que a banda passa da lataria uns 3 cm, e a poucos milímetros do vão do paralama. O aro é 16 e o diâmetro total do pneu é 31.5". Não gosto de alargadores de paralamas, só resta saber se na vistoria vão encrencar, e se encrencarem tiro os espaçadores de roda para a vistoria e depois coloco de volta. Ou isso ou molho a mão do filho da puta e pronto. Só no Brasil mesmo que inventaram do pneu não poder estar fora do limite da lataria, e isso é só porque nos anos '70 playboy de fusca, corcel e puma botava a roda 30 cm para fora da lata. Na Europe e nos EUA não existe essa proibição, primeiro porque as pessoas são sensatas e não exageram, segundo porque eles sabem que a bitola maior aumenta a segurança. Mas o Brasil é o país do 'tudo errado', inclusive muitas coisas que as 'autoridades' acham certas.

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
19/07/2015, 17:06
E aí Francisco tudo bem?
Tu teria umas fotinhos de como era antes e de como ficou o visual da Band com os novos pneus?

Oi Diogo

Seguem as fotos do antes e depois. Os pneus anteriores são Pirelli Scorpion ATR 245-75-16 com 87.000 km de uso, ou seja, bem fininhos. or BF Goodrich são 265-75-16 com 20 km de uso.

Um abraço;
Chico

Diogo_Vargas
21/07/2015, 15:38
Oi Diogo
Seguem as fotos do antes e depois. Os pneus anteriores são Pirelli Scorpion ATR 245-75-16 com 87.000 km de uso, ou seja, bem fininhos. or BF Goodrich são 265-75-16 com 20 km de uso.
Um abraço;
Chico

Boa tarde.

Está linda a Band. Parabéns pela viatura.
Então são essas as famosas rodas do Engesa, li em um outro tópico seu, ficou linda.
Você disse que precisa usar espaçador nas quatro rodas, isso é por causa do offset da roda não ser compatível com a Band?
Quando trocar meus pneus pelos Bf vou deixar com as letras brancas para o lado de fora, acho bem bacana.

Um abraço.

Francisco Bicalho
21/07/2015, 19:09
Oi Diogo

Obrigado pelo elogio. O carro está simples do jeito que eu gosto, inclusive um pouco retro, porque a frente é de um modelo anterior, com o clássico visual da Land Cruiser FJ40 que tem a moldura dos faróis redonda.

Essas rodas das fotos com o BFG não são as mesmas das fotos com o Pirelli. As do Pirelli tem 5" de bitola e as do BFG são as do exército que tem 6" e comportam o pneu mais largo. Não poderia instalar o 265-75 na de 5", e mesmo as de 6" ficam um pouco apertadas com o 265, mas usáveis. Inclusive ficam menos apertadas do que as de 5" com o 245-75 dos Pirelli.

Instalei os espaçadores de roda por uma questão de segurança para melhorar a estabilidade do carro, aumentando um pouco mais a bitola entre as rodas.

As rodas de ferro do Engesa são idênticas as do Bandeirante em todos os aspectos (tanto as de 5" quanto as de 6" do Xingú), a única diferença é que as do Engesa tem 6 aberturas e eu acho elas mais harmoniosas, mas se não tivesse comprado as do Engesa, certamente ficaria com as originais, que também gosto muito.

Com relação as letras e nome de empresa, prefiro o pneu todo preto, para mim combina melhor com o meu carro (sleeper) que não tem muito penduricalho. Gosto de coisas discretas.

um abraço;
Chico

ROCKINRIO
23/07/2015, 22:00
Oi Chico,

Desculpe a ausência, fiquei fora do ar por uns tempos, mas estou de volta.

Cara, o jipão ficou muito clean, mas parrudo, tipo 'é comigo mesmo'. A minha CD também é do mesmo estilo, só com Biselli de fábrica e um quebra mato, com os faróis de milha no centro - não sei a origem, quando a comprei em 95, já veio no pacote.

Em dezembro coloquei o Wrangler RT/S 265/75-16 - usava o 245 e realmente é outro carro. Só não corrigi o odômetro. Baixei de 35 para 32 libras, melhorou a 'sintonia fina' do conjunto. Um ponto que vc chamou minha atenção é para tala, não sei se é 5" ou 6". Vou checar amanhã. E quem 'botou fogo' no pneu, deveria estar num sufoco danado, ou o meliante entendia muuuuito de reação físico-química.

Gde abraço, irmão.

Pegando uma carona: Fabiano, a lista nacional que vc se refere é Toyoteiros? Abs.

Francisco Bicalho
25/07/2015, 12:32
Tirando a ponta da descarga que tem 4", por fora o carro está bem discreto, rodando parece 100% caretinha e original, daqueles que atrapalha o trânsito porque não passa de 80. Temos o mesmo gosto para o Bandeirante, inclusive o meu também é '89, só que a moldura dos faróis faz ele parecer um '78. Coincidentemente, comprei em '94, ou seja, até nisso os dois carros são parecidos!

E com relação a aferição do velocímetro, eu faço por preciosismo, e, claro, também por conta dos pardais, e para saber quando fazer a manutenção de troca de filtros e óleos. Agora, isso é uma arte que está morrendo, junto com os tacógrafos de caminhão mecânicos que estão sendo substituídoe pelos digital que não requerem manutenção. Como são os mesmos tėcnicos que fazem esse serviço, essa criatura está entrando em extinção. O meu, que fica em Areal (RJ) já parou de encomendar engrenagens, ou seja, foi a última aferição que fiz. Agora, o serviço fica cravado quando bem feito; voltei pra casa e batia certinho com todas as placas de Km na BR-040 durante mais de 25 km, deu até para saber se tinha uma ou outra placa ligeiramente fora do lugar.

A tala da roda em geral fica gravada no aro perto do bico, no caso do meu diz 6K x 16

A lista do Toyoteiros tem gente que frequenta lá e aqui, tem gente que não acessa aqui, e tem gente como eu que só lê e não participa. Durante muito tempo a Toyoteiros era composta por uma "panelinha" que me desagradava, não era como aqui que as pessoas são mais cordiais umas com as outras, rolava muita abobrinha e muita briga, por isso vazei. Todo mundo que importa, como o Elmer, o Tounda e o Russo (meus mestres) acessam aqui e lá, portanto fico aqui que só tem gente educada.

Abraço,
Chico

MarcioNatal
25/07/2015, 18:37
Chico, boa noite.

Tem muita gente boa, a maioria, diga-se de passagem, mas a "panelinha" continua. Mas, se você não fizer parte do grupo dos "donos do tempero", ou sai cru ou frito! É melhor deixar isso pra lá.

Um abraço.

Márcio Humberto

Francisco Bicalho
25/07/2015, 19:45
Marcio, eu desisti de participar do Toyoteiros a muitos anos. Ocasionalmente eu dou uma olhada rápida mas é raro alguma coisa me interessar. Estou bem aqui.

Abraço
chico