PDA

Ver Versão Completa : Vitara fazendo estalos na frente em 4x2: quebrou a roda-livre ou homocinética?



diegotmc
05/07/2015, 10:28
Bom dia pessoal,

Ontem, do nada, sem ter forçado o carro e sem ter usado 4x4 (apenas andando normalmente na rua), meu Vitara começou a dar uns estalos iguais quando aciona a roda-livre. Vou andando e fica estalando, as vezes para um pouco, as vezes fica bastante.
Fiz várias vezes os procedimentos de engatar e desengatar o 4x4 pra acoplar e desacoplar a roda-livre, mas o barulho persiste.

Alguma idéia do que pode ter acontecido? Existe alguma mangueira de vácuo que aciona a roda-livre do Vitara, e que pode ter escapado?

rodrigo.hoffman
05/07/2015, 13:00
Cara..

Na teoria todo o conjunto do diferencial dianteiro fica desligado com a alavanca na posição 4x2 e se o carro tiver rodas livres automáticas.. A não ser que as rodas livres estragaram e não estão desengatando.

Estranho fazer barulho no 4x2.. Pode ser outra coisa.. Rolamentos de roda, pastilhas, etc..

[ ]´s

diegotmc
05/07/2015, 14:38
Pois é, e o mais estranho é que eu estava andando normalmente em 4x2, nao engatei 4x4, e de repente esse barulho apareceu.

Rolamentos são todos zero, troquei no fim do ano passado e devem ter rodado 2000km no máximo. Pastilhas e discos tem 10000km.

Procurei ver se tinha algo preso, algum arame, galho... mas não tinha nada.

jorgeffn
05/07/2015, 14:39
Bom dia pessoal,

Ontem, do nada, sem ter forçado o carro e sem ter usado 4x4 (apenas andando normalmente na rua), meu Vitara começou a dar uns estalos iguais quando aciona a roda-livre. Vou andando e fica estalando, as vezes para um pouco, as vezes fica bastante.
Fiz várias vezes os procedimentos de engatar e desengatar o 4x4 pra acoplar e desacoplar a roda-livre, mas o barulho persiste.

Alguma idéia do que pode ter acontecido? Existe alguma mangueira de vácuo que aciona a roda-livre do Vitara, e que pode ter escapado?

Eu tive um problema com a roda livre automática no Vitara uma vez, mas foi após voltar de 4x4 para 4x2.. a roda livre não desengato e ficou fazendo barulho... tive que troca-la... coloquei AVM Manual...
mas no seu caso não me parece ser elas, já que não chegou a ativar.... como o colega acima disse... pode ser rolamentos, por exemplo. Ou alguma coisa ligada ao sistema da tração dianteira... que pelo seu relato, pode estar "tentando" engatar... o ideal é levantar o carro... girar as rodas para ver se o barulho vem delas ou de alguma outra parte do diferencial dianteiro... Homocinética também não parece ser... ela teoricamente sem trabalhar não iria quebrar do nada.... você fez alguma trilha recente?

abs!

diegotmc
05/07/2015, 14:46
Jorge, andei em um trecho com erosões e pedras no final de semana passado, onde eu usei 4x4. Um trecho que exige cuidado pra passar, mas nada de ficar preso nem forçando.
Depois só voltei a usar o carro na sexta, rodei 80km no asfalto, sem problemas.
Meu plano amanhã é esse mesmo: levantar o carro e girar as rodas pra ouvir direito.

jorgeffn
05/07/2015, 18:57
Jorge, andei em um trecho com erosões e pedras no final de semana passado, onde eu usei 4x4. Um trecho que exige cuidado pra passar, mas nada de ficar preso nem forçando.
Depois só voltei a usar o carro na sexta, rodei 80km no asfalto, sem problemas.
Meu plano amanhã é esse mesmo: levantar o carro e girar as rodas pra ouvir direito.

Entendi Diego..... é o jeito é levantar mesmo para tentar achar o que pode ter sido
no caso de ser a roda livre automática, eu tenho as que tirei do Vitara, a que deu problema foi do lado esquerdo, ou seja, a do lado direito está boa, posso te enviar ela.... estão paradas aqui!

abs!!!

dirtyal
06/07/2015, 11:04
Sem tração ligada deve ser a roda livre autoamatica, o meu problema era esse. Pra estalar homocinetica, interna ou da roda, acho qeu so com tração, que é o problema que esta ocorrendo no meu Vitara atualmente.

GustavoR
06/07/2015, 23:32
Bom dia pessoal,

Ontem, do nada, sem ter forçado o carro e sem ter usado 4x4 (apenas andando normalmente na rua), meu Vitara começou a dar uns estalos iguais quando aciona a roda-livre. Vou andando e fica estalando, as vezes para um pouco, as vezes fica bastante.
Fiz várias vezes os procedimentos de engatar e desengatar o 4x4 pra acoplar e desacoplar a roda-livre, mas o barulho persiste.

Alguma idéia do que pode ter acontecido? Existe alguma mangueira de vácuo que aciona a roda-livre do Vitara, e que pode ter escapado?

O vitarinha não tem nenhum tipo de compressor para acionamento da 4x4. Muito embora você tenha trocado os rolamentos externos, você trocou os rolamentos de agulha da luva de encaixe da ponteira da homocinetica? Geralmente eles não são trocados. Custam barato, algo em torno de 70 reais e mais uns 100, no máximo, de mão de obra. É difícil de encontra, mas o pessoal no makoto sabe onde. Veja lá.

Tive um problema similar e era meu rolamento de agulha.

Renan Gustavo
07/07/2015, 08:24
Sem ouvir o barulho é difícil dizer qual o problema. Mas pelo seu relato é a Homocinética!

diegotmc
07/07/2015, 08:42
Ontem levantei a frente do carro e girei as rodas com a mão, não ouvi nada. Tirei as rodas, não achei nada de errado.
Curiosamente o barulho parou!
Vou sair com ele agora pra ver se continua ok.

diegotmc
10/07/2015, 10:14
Bom, não tinha resolvido sozinho não. E achei o problema: roda livre esquerda (lado do motorista).

Acho que vou partir pras manuais mesmo. Alguém indica um lugar pra comprar?

dirtyal
10/07/2015, 11:02
Comprei as minhas no mercado livre, a high performance AVM.

dirtyal
10/07/2015, 11:10
Aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666355412-roda-livre-manual-avm-suzuki-samurai-vitara-grand-vitara-_JM

jorgeffn
10/07/2015, 13:03
Bom, não tinha resolvido sozinho não. E achei o problema: roda livre esquerda (lado do motorista).

Acho que vou partir pras manuais mesmo. Alguém indica um lugar pra comprar?

Diego, comprei na época as AVM na Jeeperia... foi tudo muito tranquilo!

partir para as manuais é a melhor solução mesmo.... evita ter problemas futuros com isso!

abs!

diegotmc
10/07/2015, 19:48
Acabei pegando na Trilha 4x4 Parts (diz ser distribuidor autorizado AVM).
Comprei a 438 normal, acabamento polido, por 285 reais.

padovanieduardo
04/09/2015, 18:29
Pesoal, boa tarde.

Vendo o relato de todos me preocupei com meu vitarinha.
Faz pouco tempo que comprei e estou reformando inteiro, esses dias andando percebi uma barulho na roda do lado esquerdo como se fosse a ponta de um cabo de aço raspando, ou melhor, barulho parecido com aquele quando colocávamos um pedaço de copo de plastico nos raios da bicicleta.
Será que pode ser a roda livre? Vou ver se amanhã consigo levantar o jipinho para verificar.
Como eu posso detectar se o problema é a roda livre?
abraço à todos

Paulo Gaião
27/11/2016, 15:40
Estou com um problema semelhante, no meu vitara, só que o barulho acontece qdo a tração esta acionada. Ela dá uns estalidos secos, alguém pode ajudar??