PDA

Ver Versão Completa : Trocando Agile 1.4 LTZ por Ranger 2.5 CD IC 2001 (Maxion)



ranieryoliveira
03/07/2015, 21:18
Fala galera, beleza?

Então, sou de Natal/RN, sou novo aqui e esse é meu primeiro post, mas já andei dando umas lidas em vários tópicos daqui e achei fuderosa a ajuda da galera.

A minha situação é a seguinte: tenho um Agile 1.4 LTZ 2012/2013, novinho, com 28.000km, mas sempre sonhei em ter uma 4x4, mas não tinha condições de arcar com manutenção e tudo mais. Agora estou trabalhando e ganhando mais ou menos, pensei em buscar uma mais antiga, consequentemente mais mecânica do que eletrônica, para não ter tantas dores de cabeça com peças e também pelo fator preço do carro em si.

Agora em questão da Ranger. Encontrei uma Ranger 2.5 CD IC 2001 (Maxion) com 210.000km aqui mesmo no condomínio onde moro. Conheci o carro, dei uma volta, conversei com o dono, ela tá extra. Levei um primo meu que entende de mecânica pra dar uma olhada nela e ele disse que tá show. O dono sempre teve cuidado e as peças são até originais ainda, ela tava até meio parada por uns tempos por causa que ele tava usando outro carro e tudo mais.

A minha maior dúvida, mesmo depois de ter lido milhares de tópicos, é saber se vale a pena eu fazer essa troca (de um carro popular novo para um 4x4 antigo) e também quais seriam os pontos que eu teria que me atentar e que vou ter que passar a me ligar, se vou gastar bem mais do que gastaria com as peças do meu (tendo em vista que tem mais partes eletrônicas do que a Ranger e tals).

Qualquer informação que não tenha ficado clara ou que precise ser esclarecida, é só me perguntar que respondo, to precisando desse conselho externo haha

Abraço!

@Edit
Esqueci de mencionar. Para fazer essa troca, eu venderia o meu no particular, por 30~31mil, e a Ranger tá por 26.500 (pneus novos, santo antônio, corta-mato, capota marítima, "deck" de subida <esqueci o nome dessa peça, da lateral do carro pra apoiar o pé na subida).

leoss
04/07/2015, 10:35
Ola Raniery a Ranger 2.5 turbo é uma otima pickup, só que temos alguns pontos que devem ser observados.
Provavelmente você não tem muita manutenção no seu carro, afinal é umcarro novo. A RANGER É um carro mais rodado usado, por mais que o dobo antigo cuidou em carro assim sempre há alguma coisa a ser feita.
As pecas da ranger não são um absurdo de caro, mas é um pouco mais caro qie as peças do seu carro atual.
vc precisa de uma caminhonete diesel e 4x4? Ou é mais por gosto mesmo?
Eu meamo sonho em ter uma Ranger igual essa qie vc está vendo, mas nesse momento pra mim é inviável, pelofato de nao ter garagem grande e usar um carro desses em grandes cidades é muito complicado mas um dia na hora certa terei uma.
analise se vc está realmente a fim de ter um carro desses, pois ele requer tempo e dinheiro, de inicio sempre você vai gastar uma grana em um carro dessa idade até deixar ele totalmente confiável, pra andar sem medo . Agora ela é um otimo carro sim e vale cada centavo

rfdex
04/07/2015, 13:13
RANIERY,

a primeira coisa a ter em mente: você não estará com um carrinho de plástico que é só abastecer e quando lembrar trocar o óleo. A Ranger é um utilitário e ainda mais por já ser usada com certeza terá uma coisinha ou outra a reparar. O que é normal! Não importe com a quilometragem de painel. E sim com o estado geral do veículo. Este motor tem uma fama não muito boa, mas derivada dos mecânicos que não conhecem bem sua manutenção. Procure referências para ter um mecânico que conheça e goste deste motor. É um motor bom, basta saber usar e cuidar! Faça como eu: sempre que compro um veículo (nunca comprei e espero nunca comprar um carro 0km na minha vida) já guardo 2-4 mil reais para dar aquela revisada geral inicial. E aos poucos vou fazendo a manutenção preventiva que forem surgindo - o que também é normal! Conselho: venda seu veículo e GUARDE este dinheiro na poupança ou debaixo do colchão. Até fale para a esposa que trocou pau a pau para não ter desculpa do dinheiro. E depois que estiver com a pickup em mãos elabora uma lista do que é necessário reparar, estabeleça as prioridades e mãos à obra. Terá um veículo confiável, robusto e econômico. Poste fotos dela com o máximo de detalhes possível, estamos curiosos. Seja bem vindo. Abraço.

ranieryoliveira
04/07/2015, 17:13
Fala rfdex e leoss, obrigado pelos comentários e pela disposição em ajudar.

No caso, não seria por necessidade, mas apenas por gosto mesmo, pelo sonho. Também abririam possibilidades, pois como aqui tem praia, seria já uma aventura nova para desbravar.

Sobre a grana, eu pensei nisso na venda do meu carro. Vendendo ele e comprando a Ranger, eu teria R$3.500,00 para eventuais problemas, mas ainda estou muito pensativo. O fator que mais me deixa na dúvida é justamente os gastos.

Pelo que vocês falaram e pelo que li, acredito que valha mais a pena eu esperar alguns anos, quando meu carro estiver mais velho e quanto eu tiver mais grana livre, para poder fazer essa troca (podendo ser até mesmo por um modelo mais novo da pkp). Porque é como o RFDEX disse, o meu carro eu abasteço, troco óleo quando chega perto da KM e pronto, o resto vai demorar pra dar problema e eu não tenho dores de cabeça inesperadas.

A título de informação, quanto é o gasto médio anual que eu teria? Sei que é difícil dizer assim, mas apenas uma média para eu me basear e tal.

rfdex
05/07/2015, 00:27
É difícil dizer o gasto anual. Eu recomendo voce vender seu carro. Compre um popular basico para dia a dia e uma ranger a gasolina para ir pegando o gosto e o jeito.A ranger vai virar seu brinuqedo, hobby. Aprendera muito. Tire da ideia que carro novo nao da problema. Da sim. E quando da a vontade eh morrer de raiva. Ultimamente a moda sao as panes eletronicas que ninguem descobre. Um abraco