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Ver Versão Completa : Cambio T4 2003/04 problemas?



amonluna
02/07/2015, 16:10
Olá pessoal, desculpa se já tinha um tópico sobre isso, mas procurei na busca e não encontrei oq precisava.
Seguinte tenho um T4 2003/04, sei q o Eaton 2305 não é o câmbio mais macio e facil de usar, mas algumas coisas estão me deixando com a suspeita q o meu câmbio precisa de uma revisão.
Primeiro: o antigo dono é amigo meu a alguns anos e lembro bem q em final de 2014 ele me falou q tinha trocado a embreagem + aneis sincronizadores, em maio desse ano ele disse q ia vender o carro e eu me interessei, dai ele disse q precisava dar uma regulada na embreagem antes de me entregar, q ela tava nova mas meio baixa, ele fez o serviço, peguei o carro a uns 2 meses e minha experiencia com o câmbio é a seguinte:
1 - a 1ª é dificil de entrar, as vezes parece q entrou e quando c solta a embreagem ou ela arranha mostrando q não encaixou direito ou solta com um tranco forte, já peguei a manha da profundidade q ela tem entrar p/ estar realmente engatada e agora raramente acontece de não engatar, mas tem q ir forçando aos poucos e esperando o cambio "aceitar" a mudança, outra forma dela entrar é passar a segunda e depois botar a 1ª, outra coisa é q noto q se não acelerar um pouco mais quando solto a embreagem o carro dá uma leve tremida, na marcha ré também dá essa leve tremida.
2 - a 2ª e a 4ª até q passam bem, mas mesmo assim precisa de paciência pro cambio "aceitar" a mudança, entra mais facil se ao invés de soltar totalmente o acelerador na hora de passar a marcha eu mantiver a rotação na faixa de 2 mil rpm
3 - a 3ª e a 5ª são mais dificeis, se forçar p/ passar rápido por exemplo numa ultrapassagem ela entra mas dá uma arranhada quando entra, geralmente não chega a fazer barulho, mas eu sinto na mão q rolou um atrito dentro do cambio, como uma tremida na alavanca. Se passar com calma esperando o cambio aceitar a mudança e mantendo a rotação em 2 mil rpm entra sem atrito.
4 - as vezes (bem raramente) quando venho de 3ª ou 5ª e aperto a embreagem p/ parar o carro, como num sinal, o cambio prende a marcha e fica dificil de soltar enquanto o carro está em movimento.
5 - notei q nos ultimos dias a ré tem dado umas raspadas q antes não notava.
6 - relembrando os relatos desse amigo, antigo dono, lembro q ele tinha trocado a embreagem e aneis em 2013, e em 2014 já precisou trocar novamente, na epoca ele reclamou q tinha quase certeza q o mecânico tinha roubado ele, não trocando as peças e dando algum tipo de reparo q logo foi pro saco, dai em 2014 ele trocou novamente dessa vez acompanhando tudo p/ ter certeza de q não ia ter rolo. Detalhe q esse amigo não faz trilha, assim não teria motivos p/ embreagem estragar tão rapido.
enfim, é isso mesmo esse cambio é assim mesmo tão impreciso ou ele tem algum problema mais sério q tá comendo a embreagem? se tiver alguem sabe qual tipo de problema dá esse sintoma?
minha preocupação é q esse é meu unico carro e parar ele implica em muito stress com a patroa q é quem usa ele p/ ir trabalhar, fazer mercado, levar os meninos na escola...eu mesmo só uso na hora do bem bom, curtição nos fins de semana, rodo mesmo é de bike pois não gosto de transito de cidade.
Abraço e desde já obrigado pelas ajudas.
Amon

Fabio_Roberto
02/07/2015, 16:27
Amigo

Vou te dar uma dica, o meu estava um pouco dificil de passar a 2° para a 3°, antes de trocar qualquer peça e esquentar a cabeça eu fiz o seguinte...

Regulei melhor e embreagem, tem duas regulagens uma uma é lá embaixo do jipe...
Usei o Bardahl G-A, na hora ja senti a diferença, depois de 1 semana problema resolvido...
506295

Estou te passando minha experiência com um problema parecido... não sei se resolve o seu caso, mas eu tentaria, usei 3 bisnagas, 300 ml.

Outra coisa, troque o fluido da embreagem, muita gente esquece disso é o mesmo fluido do freio.

Leandro-SC
02/07/2015, 17:11
O meu 2004 era bem semelhante ao seu problema ao engatar a primeira parado, é como se a marcha nao engatasse toda, no meu eu só engatava a marcha quando realmente ai andar( nao ficava segurando na embragem por ex. em uma sinaleira), entao é só segurar a alavanca que parece que ela puxa sozinho, quanto a tremida da alavanca teria que ver se nao tem um calço quebrado ou faltando parafuso, um pouco é normal tem que olhar em outro Troller. Quanto ao nao desengatar as marchas, tive um vectra com problema de embragem que era o mesmo sintoma. Mas depois de um tempo com o meu 2004 eu quase nao usava mais embragem, usava meio que como um caixa seca, só pra arracar. vc pode experimentar quando vc vem pra parar em um semaforo. quando vc tira o pe do acelerador ja puxa a alavanca antes do motor segurar o carro depois que pega é facil, no dia a dia arrancava normal e depois ia todas elas sem embragem, reduzir é mais dificil mas aumentar as marchas depois que pega o jeito parece que a alavanca puxa sozinho

Jorgao
02/07/2015, 17:39
Eu já andei em um 2003, que tem o mesmo câmbio. E sinceramente, não vi tantas diferenças pro meu 2007, que entra marchas suavemente, sem esforço.

O que já aconteceu muito nesse câmbio antigo, 2305, que equipa os trollers até 2004 é o uso de óleo errado. Já vi um monte de casos de gente colocando óleo do câmbio 2405, que é o DEXRON III.

O 2305 usa SAE 80W90 API GL-3, e pega 3,5 litros.

Eu sugiro entrar debaixo do troller com uma chave de caixa e desapertar o bujão de abastecimento. O óleo deve escorrer assim que retirar o bujão. Caso não escorra, não está no nível correto. Se não estiver no nível, já é um péssimo sinal. E estando ou não no nível, eu compraria 4 litros numa loja de óleo e trocaria logo. Feito isso, se não resolvesse, tentaria a regulagem da embreagem. Se não resolver, aí acho que só abrindo pra ver.

Esses 2 câmbios da eaton são bem resistentes. São eles os usados nos veículos top de linha de competições internacionais como sertões e dakar e veículos militares. Então sinceramente, acredito que houve má manutenção ou mau uso do equipamento por parte do seu amigo, ainda mais levando em conta que ele não faz trilha, a não ser que esse troller já esteja realmente muito rodado (mas, muito mesmo, pois o motor deveria acabar antes do câmbio).

amonluna
02/07/2015, 20:38
Amigo

Vou te dar uma dica, o meu estava um pouco dificil de passar a 2° para a 3°, antes de trocar qualquer peça e esquentar a cabeça eu fiz o seguinte...

Regulei melhor e embreagem, tem duas regulagens uma uma é lá embaixo do jipe...
Usei o Bardahl G-A, na hora ja senti a diferença, depois de 1 semana problema resolvido...
506295

Estou te passando minha experiência com um problema parecido... não sei se resolve o seu caso, mas eu tentaria, usei 3 bisnagas, 300 ml.

Outra coisa, troque o fluido da embreagem, muita gente esquece disso é o mesmo fluido do freio.

Obrigado Fábio, valeu mesmo a disponibilidade em ajudar, me permita fazer umas perguntas, esse bardal g-a usa como? mistura no fluido da embreagem? com relação a trocar o fluido acho q deve ter sido trocado quando foram trocadas as peças q falei, não faz nem 6 meses, ou teria como trocar essas peças sem esgotar o fluido?

Muuito obrigado mesmo!




O meu 2004 era bem semelhante ao seu problema ao engatar a primeira parado, é como se a marcha nao engatasse toda, no meu eu só engatava a marcha quando realmente ai andar( nao ficava segurando na embragem por ex. em uma sinaleira), entao é só segurar a alavanca que parece que ela puxa sozinho, quanto a tremida da alavanca teria que ver se nao tem um calço quebrado ou faltando parafuso, um pouco é normal tem que olhar em outro Troller. Quanto ao nao desengatar as marchas, tive um vectra com problema de embragem que era o mesmo sintoma. Mas depois de um tempo com o meu 2004 eu quase nao usava mais embragem, usava meio que como um caixa seca, só pra arracar. vc pode experimentar quando vc vem pra parar em um semaforo. quando vc tira o pe do acelerador ja puxa a alavanca antes do motor segurar o carro depois que pega é facil, no dia a dia arrancava normal e depois ia todas elas sem embragem, reduzir é mais dificil mas aumentar as marchas depois que pega o jeito parece que a alavanca puxa sozinho

Valeu também Leandro, a tremida q falei é bem pouco, e se tiver uma rotação mais alta não sinto nada, uma pergunta essa forma de condução,sem usar a embreagem não prejudica o sistema, desde criança ouço falar dessa coisa de passar as marchas no tempo, mas nunca nem arrisquei fazer, sou meio cagão de estragar uma coisa cara como um cambio de um automovel...um amigo meu q aprendeu a dirigir numa D20 antiga me falou a mesmo coisa q se souber usar o cambio puxa a marcha...tô começando a achar q sou muito prego mesmo...kkk, vou pedir p/ esse amigo dar uma volta com o jipe p/ ver se ele me ensina esse truque.
Muito obrigado pela atenção!



Eu já andei em um 2003, que tem o mesmo câmbio. E sinceramente, não vi tantas diferenças pro meu 2007, que entra marchas suavemente, sem esforço.

O que já aconteceu muito nesse câmbio antigo, 2305, que equipa os trollers até 2004 é o uso de óleo errado. Já vi um monte de casos de gente colocando óleo do câmbio 2405, que é o DEXRON III.

O 2305 usa SAE 80W90 API GL-3, e pega 3,5 litros.

Eu sugiro entrar debaixo do troller com uma chave de caixa e desapertar o bujão de abastecimento. O óleo deve escorrer assim que retirar o bujão. Caso não escorra, não está no nível correto. Se não estiver no nível, já é um péssimo sinal. E estando ou não no nível, eu compraria 4 litros numa loja de óleo e trocaria logo. Feito isso, se não resolvesse, tentaria a regulagem da embreagem. Se não resolver, aí acho que só abrindo pra ver.

Esses 2 câmbios da eaton são bem resistentes. São eles os usados nos veículos top de linha de competições internacionais como sertões e dakar e veículos militares. Então sinceramente, acredito que houve má manutenção ou mau uso do equipamento por parte do seu amigo, ainda mais levando em conta que ele não faz trilha, a não ser que esse troller já esteja realmente muito rodado (mas, muito mesmo, pois o motor deveria acabar antes do câmbio).

Jorgão muito obrigado pela ajuda! acabei de olhar aqui no manual e c ta 100% certo o oleo da cx de marchas é o SAE 80W90 API GL3, esse Dexron III é o oleo da caixa de transferência e da direção hidráulica, como não sei oq tem lá dentro vou trocar e botar esse ai, se não melhorar vou experimentar botar o Bardal GA q o amigo fábio roberto recomendou.

Acho dificil o último dono ter feito mal uso do jipe, ele é bem cuidadoso, mas facil ele já ter pego o carro com o cambio meio ruim e como a fama é de ser um cambio meio duro ele ter achado q tava tudo normal. Sou o quarto dono, vai saber oq já aconteceu com esse bugão...o bixo tem 150 mil km rodados, pela idade nem é tanto, mas é o suficiente p/ ter estragado um cambio em caso de negligência na manutenção ou coisa pior...mas fora isso o bixo até agora tá muito bom, motor forte, reduzida funcionando bem, alguns acessórios legais...enfim tô feliz com ele, só quero não dar mole de deixar passar algum defeito q pode ser corrigido logo e piorar a situação ou acontecer o pior, tipo quebrar no meio do mato com esposa e duas crianças dentro.
Abraçao e obrigado mesmo a todos q estão me ajudando a conhecer melhor esse jipe.

Fabio_Roberto
02/07/2015, 22:16
O fluido da embreagem é um reservatório que fica próximo ao fluido do freio, o Bardahl vc adiciona ao óleo da caixa de marcha não confunda... Se não da m...... Kkkk aproveita e troca o óleo como o amigo disse aí acima, vai que colocaram o óleo errado.

qq duvida pergunta.. Abraço.

Sandrãobh
02/07/2015, 23:49
O meu é 03/04 também e posso te garantir que apenas a 1ª é um pouco dura para encaixar... o resto encaixa quase igual a do 08 que também dirigi.!!!! Podendo ser trocadas sem o uso da embreagem, não o faço com constância porque meu meca falou que pode danificar os sincronizadores (não sei se é verdade, mas acatei o conselho) ...

Há um tempo atrás a 1ª estava ainda mais difícil de encaixar, então olhei por baixo e notei um merejamento (que não pingava no chão) no cilindro auxiliar (mesmo da toyota bandeirantes), trocado e problema solucionado!!!
Fluído 5.1, óleo indicado (o 80w) e um kit de embreagem com 4 anos de uso...Sem problemas!!!

abç.

amonluna
03/07/2015, 10:24
O fluido da embreagem é um reservatório que fica próximo ao fluido do freio, o Bardahl vc adiciona ao óleo da caixa de marcha não confunda... Se não da m...... Kkkk aproveita e troca o óleo como o amigo disse aí acima, vai que colocaram o óleo errado.

qq duvida pergunta.. Abraço.

Valeu novamente Fábio, foi bom mesmo c avisar, pois eu não tava entendendo bem onde colocar esse G-A, agora entendi, ele é p/ aditivar o 80W90. Muito obrigado mesmo!



O meu é 03/04 também e posso te garantir que apenas a 1ª é um pouco dura para encaixar... o resto encaixa quase igual a do 08 que também dirigi.!!!! Podendo ser trocadas sem o uso da embreagem, não o faço com constância porque meu meca falou que pode danificar os sincronizadores (não sei se é verdade, mas acatei o conselho) ...

Há um tempo atrás a 1ª estava ainda mais difícil de encaixar, então olhei por baixo e notei um merejamento (que não pingava no chão) no cilindro auxiliar (mesmo da toyota bandeirantes), trocado e problema solucionado!!!
Fluído 5.1, óleo indicado (o 80w) e um kit de embreagem com 4 anos de uso...Sem problemas!!!

abç.

Valeu a ajuda Sandrão, no meu não tem nada vazando, o atual mecânica pediu p/ eu lavar o motor e a parte baixa do carro exatamente p/ ver algum vazamento e não tem nada, dá p/ ver q o diferencial foi aberto pelas pontas de cola q foi usada como junta, mas tá tudo limpo, tá rolando vazamento apenas na ponta do eixo direito, o retentor tá meio cansado, mas mesmo assim durante a semana não vaza, no fim de semana quando eu uso a tração dai pinga um pouco mas logo depois para. Mas se após eu trocar o oleo a coisa não melhorar vou levar o carro num especialista em caixa de marchas, e aproveitar p/ ver esses cilindros de embreagem, não só o auxiliar mas também o mestre.
Amigo uma pergunta esse fluido 5.1 é da embreagem né? isso é DOT 5.1? se não em engano no manual fala DOT 4, tem mesmo vantagem em usar o 5?

Pessoal, tô muito contente em receber tantas ajudas, realmente esse forum é extraordinário, sou forista a muito tempo do Pedal.com.br e mesmo lá, entre os ciclistas, dificilmente um novato é tão bem tratado! o pessoal do Pedal é muito solícito, mas p/ ganhar atenção o cara tem q merecer, se entrosar com a galera, aqui é muito mais facil!!! Obrigado mesmo!!! talvêz não seja maldade, é q como bike é muito mais barato q 4x4 o número de pedidos de ajuda de gente q já chega dando trabalho sem querer pesquisar antes é muito alto. mas nada tira o mérito de vocês!
valeu e espero no futuro poder retribuir.
Amon

homerohermida
03/07/2015, 10:37
Alguns Trollers se beneficiam com o uso do fluido DOT 5.1 na embreagem. Principalmente na dificuldade em engrenar a primeira marcha. Mas atenção: DOT 5 não é compatível, apenas o 5.1 pode ser usado.

amonluna
03/07/2015, 10:45
Alguns Trollers se beneficiam com o uso do fluido DOT 5.1 na embreagem. Principalmente na dificuldade em engrenar a primeira marcha. Mas atenção: DOT 5 não é compatível, apenas o 5.1 pode ser usado.

valeu o toque Homero! tá anotado!
mais uma vez obrigado! vocês são 1000%

Sandrãobh
03/07/2015, 11:04
Valeu a ajuda Sandrão, no meu não tem nada vazando, o atual mecânica pediu p/ eu lavar o motor e a parte baixa do carro exatamente p/ ver algum vazamento e não tem nada, dá p/ ver q o diferencial foi aberto pelas pontas de cola q foi usada como junta, mas tá tudo limpo, tá rolando vazamento apenas na ponta do eixo direito, o retentor tá meio cansado, mas mesmo assim durante a semana não vaza, no fim de semana quando eu uso a tração dai pinga um pouco mas logo depois para. Mas se após eu trocar o oleo a coisa não melhorar vou levar o carro num especialista em caixa de marchas, e aproveitar p/ ver esses cilindros de embreagem, não só o auxiliar mas também o mestre.
Amigo uma pergunta esse fluido 5.1 é da embreagem né? isso é DOT 5.1? se não em engano no manual fala DOT 4, tem mesmo vantagem em usar o 5?



Amon, não era um vazamento com V maiúsculo, era um merejamento na ''sanfona'' dele, o que fazia ele perder um pouco da atuação... Mas se o seu não tem vazamento, isso é bom, menos uma coisa para olhar !!!!
O fluído 5.1 (não é 5) é melhor que o 4, mantendo as propriedades em regime de trabalho pesado, ele esquenta menos... Deve ser usado nos freios também...
Voltando ao óleo do câmbio, um amigo colocou um frasco (200 ml) de Militec no câmbio e disse que até a 1ª ficou melhor, estou propenso a colocar também o Militec ou Alfa X (são condicionadores de metal), aproveito a próxima troca de óleo do motor e colocarei até nos diferenciais...

Este vazamento na roda dianteira direita é crônico, tem um retentor com uma bucha de tecnil que soluciona, quando for trocar o retentor pesquise sobre isso, e cuidado com áreas alagadas, pois se o óleo está saindo é sinal que água está entrando!!! Se você passeou em áreas alagadas, sugiro que troque o óleo , pois pode danificar seu diferencial...

No mais aproveite....

abç.

amonluna
03/07/2015, 11:24
Amon, não era um vazamento com V maiúsculo, era um merejamento na ''sanfona'' dele, o que fazia ele perder um pouco da atuação... Mas se o seu não tem vazamento, isso é bom, menos uma coisa para olhar !!!!
O fluído 5.1 (não é 5) é melhor que o 4, mantendo as propriedades em regime de trabalho pesado, ele esquenta menos... Deve ser usado nos freios também...
Voltando ao óleo do câmbio, um amigo colocou um frasco (200 ml) de Militec no câmbio e disse que até a 1ª ficou melhor, estou propenso a colocar também o Militec ou Alfa X (são condicionadores de metal), aproveito a próxima troca de óleo do motor e colocarei até nos diferenciais...

Este vazamento na roda dianteira direita é crônico, tem um retentor com uma bucha de tecnil que soluciona, quando for trocar o retentor pesquise sobre isso, e cuidado com áreas alagadas, pois se o óleo está saindo é sinal que água está entrando!!! Se você passeou em áreas alagadas, sugiro que troque o óleo , pois pode danificar seu diferencial...

No mais aproveite....

abç.

Beleza Sandrão, tão anotadas as dicas, já entendi q o 5.1 e o 5 são coisas diferentes, vou olhar com cuidado tamb essa safona, ver se não tem nenhum minimo sinal, pois como c falou, se o vazamento for minimo, após a lavagem deve demorar uns dias p/ poder ser notado e eu só olhei embaixo do carro no dia seguinte à lavagem, depois não olhei mais, capaz de agora já ter alguma coisa nova q possa ser observada. Boa dica!

Esse Militec ou Alfa tem a mesma função q o Bardal G-A q o Fábio citou? qual seria a vantagem deles no diferencial?

Com relação ao vazamento do eixo por coincidência quando falei disso com o meca tinha um senhor bem experiente (Bob) do Serjeep Off Road na oficina e ele disse exatamente isso, q é bem comum, pelo q entendi o retentor trabalha forçado pelo eixo ou algo assim, só sei q a solução q ele sugeriu foi outra, parece q os trolleiros do Serjeep OffRoad fazem uma modificação no sistema, novamente pelo q EU entendi é colocado mais um rolamento q tira a pressão do retentor e este passa a atuar apenas segurando o óleo...sai 70 reais de material por roda+mão de obra e se aplica apenas ao eixo dianteiro.
Abraços

Sandrãobh
03/07/2015, 12:12
Não pesquisei sobre o Bardahl, mas os que eu citei são condicionadores de metal e ''dizem'' que usados no motor criam uma ''capa protetora'' para as partes metálicas diminuindo atrito e aumentando a durabilidade... que dá até para rodar um pouco sem o óleo do motor em caso de vazamento!!! Mas é tudo dizem, da fabricante, com alguns vídeos no Youtube!!! Então só deve fazer bem para as engrenagens do câmbio e dos diferenciais...Testarei, se não quebrar nada te digo...rsrsrsrsrs

Existe mesmo essa ''técnica do rolamento'', se não me engano ele é colocado dentro da bola do diferencial, mas, de novo, ''dizem'' ter alguns contras, se a tubeira estiver empenada(o que é bem provável) o semi eixo trabalha forçado ou forçando as homos e as rodas livres, li algo a respeito há muito tempo atrás e agora não posso te falar com precisão.... eu uso a bucha de tecnil em conjunto com o retentor e não tive mais problemas de vazamento...
Esse assunto é antigo... http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/12061-retentor-do-semi-eixo-dianteiro-36.html

abl.

chuvinho4x4
05/07/2015, 19:03
Boa tarde amigos...tb estou enfrentando problemas com o cambio do troller/04...comecou com a 1º arranhando, nao dei muita bola pois era so passar a 2º antes que nao arranhava mais. So que agora a re nao quer mais engatar, tenho que engatar uma outra marcha e dar um tranco pra frente que depois a re entra. Junto com problema da re, tb comeram a escapar a 2º e a 3º quando estou reduzindo. Vou ter que abrir o cambio, nao tem geito.
Alguem ja comprou os aneis sincronizados anunciados na TorOffRoad, estao com um preço bem mais em conta que os originais.

Fabio_Roberto
05/07/2015, 21:00
Eu uso o Bardahl no óleo e achei que facilitou bem o engate das marchas, também uso o fluido 5.1 na embreagem e freios, só vi diferença no freio a embreagem não vi diferença.

amonluna
09/07/2015, 23:06
É pessoal me dei bem mal, fui trocar o oleo do cambio numa loja de troca de fluidos e quando tiraram o bujão vinheram alguns dentes de engrenagens grudadas pois o bujão tem um imã...

pessima noticia, fui num especialista em cambios e ele tava cheio de serviço e me encaminhou p/ outro mecanico, resultado quando abriu o cambio tinham várias engrenagens parcialmente quebradas, todas da quinta marcha e da ré, as demais estavam legais, apesar de ter uma folga geral numa peça central.

Além disso o mecanico mostrou q outras engrenagens q trabalham junto dos aneis sincronizadores tinham sido fresados p/ facilitar o angate da quinta e da ré, com certeza pelo antigo mecanico do dono anterior, resultado as partes ficaram frágeis e se quebraram ou foram desgastadas, essa primeira parte do cambio tava realmente ruim, mesmo eu q sou 100% leigo percebi q as peças tavam ruins...

resultado ele condenou todas as engrenagens e outras peças dessa seção do cambio (quinta e ré) e disse q são caras e dificeis de achar aqui em aracaju, pra piorar eu tava de viagem marcada na segunda p/ estrear o carro nas estradas da chapada diamantina, puta frustação.

ele disse q acha melhor trocar todo o cambio por um q ele tem de ranger 2011, disse q era de uma caminhonete q capotou, eu ví o cambio e ele nunca foi aberto, não tem vestigios de cola nas junções, e a parte q tem as engrenagens q no meu ta bixado, tá com um aspecto otimo, só q é o 2405A, diferente do 2304B original do troller, dizem q é melhor, mas eu tenho sérias duvidas se ele vai conseguir fazer a adaptação com a tranquilidade q ele falou.

isso tudo aconteceu hoje, ele disse q deve acabar a adaptação amanhã e me devolver o carro, mas já tô me preparando p/ coisa ser mais lenta e eu perder minha viagem...agora a bomba R$ 4 mil...fora a cola e o oleo...pra piorar parece q esse cambio usa o Dexron III e não o 80W90...mas ainda não sei se ele vai montar o cambio 2405 completo ou vai usar alguma parte do meu na adaptação e assim nem sei qual oleo usar nesse franstein q vai ser criado...

Me ferrei de verde amarelo...isso q comprei o troller achando q como é um carro bruto e eu não pretendo fazer uso pesado iria ter poucos custos...tomara q pelo menos fique bom!

olha os cacos q tavam dentro do cambio


Abraços

Fabio_Roberto
10/07/2015, 10:38
É pessoal me dei bem mal, fui trocar o oleo do cambio numa loja de troca de fluidos e quando tiraram o bujão vinheram alguns dentes de engrenagens grudadas pois o bujão tem um imã...

pessima noticia, fui num especialista em cambios e ele tava cheio de serviço e me encaminhou p/ outro mecanico, resultado quando abriu o cambio tinham várias engrenagens parcialmente quebradas, todas da quinta marcha e da ré, as demais estavam legais, apesar de ter uma folga geral numa peça central.

Além disso o mecanico mostrou q outras engrenagens q trabalham junto dos aneis sincronizadores tinham sido fresados p/ facilitar o angate da quinta e da ré, com certeza pelo antigo mecanico do dono anterior, resultado as partes ficaram frágeis e se quebraram ou foram desgastadas, essa primeira parte do cambio tava realmente ruim, mesmo eu q sou 100% leigo percebi q as peças tavam ruins...

resultado ele condenou todas as engrenagens e outras peças dessa seção do cambio (quinta e ré) e disse q são caras e dificeis de achar aqui em aracaju, pra piorar eu tava de viagem marcada na segunda p/ estrear o carro nas estradas da chapada diamantina, puta frustação.

ele disse q acha melhor trocar todo o cambio por um q ele tem de ranger 2011, disse q era de uma caminhonete q capotou, eu ví o cambio e ele nunca foi aberto, não tem vestigios de cola nas junções, e a parte q tem as engrenagens q no meu ta bixado, tá com um aspecto otimo, só q é o 2405A, diferente do 2304B original do troller, dizem q é melhor, mas eu tenho sérias duvidas se ele vai conseguir fazer a adaptação com a tranquilidade q ele falou.

isso tudo aconteceu hoje, ele disse q deve acabar a adaptação amanhã e me devolver o carro, mas já tô me preparando p/ coisa ser mais lenta e eu perder minha viagem...agora a bomba R$ 4 mil...fora a cola e o oleo...pra piorar parece q esse cambio usa o Dexron III e não o 80W90...mas ainda não sei se ele vai montar o cambio 2405 completo ou vai usar alguma parte do meu na adaptação e assim nem sei qual oleo usar nesse franstein q vai ser criado...

Me ferrei de verde amarelo...isso q comprei o troller achando q como é um carro bruto e eu não pretendo fazer uso pesado iria ter poucos custos...tomara q pelo menos fique bom!

olha os cacos q tavam dentro do cambio


Abraços

Que pena heim... que acontece que com a ré é que ela é mais fragil, o pessoal fica puxando e desatolando carros de ré, isso ferra tudo. Mas não achei caro a solução por 4k, agora não sei quanto a resistência do cambio da ranger no troller, tem um pessoal fera aqui no forum que vai logo mais dar opinião. De cara eu diria que não é resistente quanto o seu, mas para trilha leve e passeios não será problema.
Esse tipo de coisa só reforça meu pensamento... o troller não quebra, nós é que acabamos por fazer alguma alteração que acaba quebrando ele. no seu caso creio que foi o desgaste da engrenagem..

Eu optaria em consertar a caixa original, mas se não for possível, guarde a carcaça e as peças boas pq tem mercado para venda das peças, assim ameniza um pouco o prejuízo!!

PS: tem um grupo bacana whatsaap do pessoal que tem o 2.8, só proprietário mesmo, galera gente fina, posso te incluir se quiser, todos os dias estão falando sobre manutenção, peças e upgrades...... vou te mandar uma msg inbox aqui no forum.

Abraço...

Fabio_Roberto
10/07/2015, 10:41
Não consegui enviar, vc tem que alterar as configurações das mensagens..


amonluna escolheu não receber mensagens particulares ou não tem permissão para usá-las. Assim, você não pode enviar sua mensagem a amonluna.

Vermeio
10/07/2015, 11:08
É pessoal me dei bem mal, fui trocar o oleo do cambio numa loja de troca de fluidos e quando tiraram o bujão vinheram alguns dentes de engrenagens grudadas pois o bujão tem um imã...

pessima noticia, fui num especialista em cambios e ele tava cheio de serviço e me encaminhou p/ outro mecanico, resultado quando abriu o cambio tinham várias engrenagens parcialmente quebradas, todas da quinta marcha e da ré, as demais estavam legais, apesar de ter uma folga geral numa peça central.

Além disso o mecanico mostrou q outras engrenagens q trabalham junto dos aneis sincronizadores tinham sido fresados p/ facilitar o angate da quinta e da ré, com certeza pelo antigo mecanico do dono anterior, resultado as partes ficaram frágeis e se quebraram ou foram desgastadas, essa primeira parte do cambio tava realmente ruim, mesmo eu q sou 100% leigo percebi q as peças tavam ruins...

resultado ele condenou todas as engrenagens e outras peças dessa seção do cambio (quinta e ré) e disse q são caras e dificeis de achar aqui em aracaju, pra piorar eu tava de viagem marcada na segunda p/ estrear o carro nas estradas da chapada diamantina, puta frustação.

ele disse q acha melhor trocar todo o cambio por um q ele tem de ranger 2011, disse q era de uma caminhonete q capotou, eu ví o cambio e ele nunca foi aberto, não tem vestigios de cola nas junções, e a parte q tem as engrenagens q no meu ta bixado, tá com um aspecto otimo, só q é o 2405A, diferente do 2304B original do troller, dizem q é melhor, mas eu tenho sérias duvidas se ele vai conseguir fazer a adaptação com a tranquilidade q ele falou.

isso tudo aconteceu hoje, ele disse q deve acabar a adaptação amanhã e me devolver o carro, mas já tô me preparando p/ coisa ser mais lenta e eu perder minha viagem...agora a bomba R$ 4 mil...fora a cola e o oleo...pra piorar parece q esse cambio usa o Dexron III e não o 80W90...mas ainda não sei se ele vai montar o cambio 2405 completo ou vai usar alguma parte do meu na adaptação e assim nem sei qual oleo usar nesse franstein q vai ser criado...

Me ferrei de verde amarelo...isso q comprei o troller achando q como é um carro bruto e eu não pretendo fazer uso pesado iria ter poucos custos...tomara q pelo menos fique bom!

olha os cacos q tavam dentro do cambio


Abraços

as relações entre estas duas caixas são iguais. só muda a quinta aonde a B é um pouco mais curta.
de força pelo que diz no manual do cambio é a mesma.
https://onedrive.live.com/redir?resid=35767F9FEC8D9674!966&authkey=!AIcxTqvFZiPZDYA&ithint=file%2cpdf

agora, na adaptação, mudanças na carcaça, furação, fixação e tudo mais nao tenho informações.

boa sortet

na toroffroad, tem engrenagens de caixa. da pra olhar o preço.

amonluna
10/07/2015, 13:09
A coisa piorou, a caixa q eu ia pegar tá sem a tampa traseira pois já tinha sido vendida, o mecanico achou q a minha tampa serviria, mas são diferentes...ou seja, voltei a estaca zero, achei as peças da ré e quinta novas pro meu cambio mas custam só elas 5 mil...não sei se vale a pena gastar 5 mil nesse cambio, fora mão de obra...vai q mais p/ frente outra coisa estraga, deu p/ ver q ele já foi bem mexido.
Enfim tô mais ferrado q ontem e sem esperança de voltar a ter o carro na mão, já tô até pensando em desfazer o negocio, já q peguei o carro faz menos de 3 meses...
agora à tarde vou rodar atras de um cambio inteiro p/ trocar, dando o meu na volta.
Abraços

Vermeio
10/07/2015, 16:00
http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=4

Fabio_Roberto
10/07/2015, 16:32
A coisa piorou, a caixa q eu ia pegar tá sem a tampa traseira pois já tinha sido vendida, o mecanico achou q a minha tampa serviria, mas são diferentes...ou seja, voltei a estaca zero, achei as peças da ré e quinta novas pro meu cambio mas custam só elas 5 mil...não sei se vale a pena gastar 5 mil nesse cambio, fora mão de obra...vai q mais p/ frente outra coisa estraga, deu p/ ver q ele já foi bem mexido.
Enfim tô mais ferrado q ontem e sem esperança de voltar a ter o carro na mão, já tô até pensando em desfazer o negocio, já q peguei o carro faz menos de 3 meses...
agora à tarde vou rodar atras de um cambio inteiro p/ trocar, dando o meu na volta.
Abraços

Se comprou em lojista e da para desfazer.... faça rápido, pelo visto a tendencia é piorar... o troller não costuma dar prejuizo, mas se pagar uma bomba ai vc esta ferrado.. o gasto não tem fim..

Leandro-SC
10/07/2015, 16:55
5 mil achei meio demais em duas engrenagens, dei uma pesquisada rapida e parece que a silverado usa este mesmo cambio

Se de fato for estas duas engrenagens que vc procura custa +/- R$450 cada no mercado livre agora se for mesmo o da silverado vale vc comprar uma no ferro velho inteira e montar no seu casco caso os susportes forem diferentes

alguns sites listão como silverado/ eaton 2305

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656847677-engrenagem-5-marcha-silverado-3342208-eaton-2305-_JM

http://www.glautopecas.com.br/produto/anel-sincronizador-1%BA-e-2%BA-e-3%BA-e-4%BA-marcha-%252d-eaton-%252d-caixa-eaton-2305-%7B47%7D-chevrolet-silverado-%7B47%7D-jeep-troller.html

da uma olhada melhor pq 5 mil em duas engrenagens é bem puxado

amonluna
10/07/2015, 17:44
COmprei de um amigo, acredito q ele já tenha comprado o cambio bixado e não percebeu, eu q sou cricri e comecei a fuçar até descobrir q tava ruim, hoje conversei com o 2º dono do carro, eu sou o 4º, ele disse q já tinha trocado o sincronizador da 5ª e ré. Eu acredito q deve ter sido nessa epoca q o cambio foi aberto q o mecanico fresou as engrenagens p/ elas melhorarem, mas com o tempo elas se partiram.

Não são 2 engrenagens, são 3 e mais o sincronizador, o sincronizador tava com 3 seções sem dentes, uma engrenagem da 5ª perdeu um pedaço de dente, a outra da 5ª foi fresada e o mecanico condenou porq disse q assim ela pode detonar as outras e uma das de ré perdeu alguns dentes.

esse valor q falei foi em consulta numa loja de caminhões, mas na Tor achei todas elas bem mais barato, segue a lista:

Sincronizador re/5 3342466 – 500
engrenagem ré 3342559 – 430
engrenagem da 5º – 3342563 - 392
engrenagem da 5ª – 3342208 - 423
anel sincronizador re – 3342575 –86
anel sincronizador 5ª – 3342557 - 57

os numeros intermediários são os codigos (foram conferidos com os q tem gravados nas laterais das peças) e os finais são os valores na Tor, ficam em R$ 1.800,00.

os aneis estão bons mas como são baratos valem a pena ser trocados, tem também 2 rolamentos q não são baratos mas não tem código gravado e fiquei na duvida.

Parece q surgiu uma esperança da coisa voltar ao plano inicial, usar a caixa da ranger 2405A, o 2º dono do carro me passou um telefone de um ferro velho q tinha a caixa inteira da ranger, meu mecanico ligou lá e conseguiu comprar a tampa q faltava na caixa q ele tem, dai vamos voltar a tentar adaptar o cambio 2405A, só espero q as caixas sejam iguais...se Deus quiser Chega de Zica!!!

no final vai ficar 4 mil, caixa 2405A + mão de obra, mas vou deixar meu cambio velho pro mecanico, espero q tudo dê certo e q pelo menos o 2405A seja realmente melhor q o 2305B, segundo a Eaton a 5ª é mais longa e isso deve dar um folego na estrada, talvêz até reduza o consumo a 100zão.

abraços e obrigado pelo apoio!

amonluna
10/07/2015, 17:49
Não consegui enviar, vc tem que alterar as configurações das mensagens..


amonluna escolheu não receber mensagens particulares ou não tem permissão para usá-las. Assim, você não pode enviar sua mensagem a amonluna.

Fábio não é q eu não queira receber mensagens é q ainda não tenho 50 mensagens postadas, parece q o forum só libera essa função pra usuários com mais de 50 posts.

de qualquer forma não uso what's up. mas valeu d+ a intenção!

Jorgao
10/07/2015, 21:23
no final vai ficar 4 mil, caixa 2405A + mão de obra, mas vou deixar meu cambio velho pro mecanico, espero q tudo dê certo e q pelo menos o 2405A seja realmente melhor q o 2305B, segundo a Eaton a 5ª é mais longa e isso deve dar um folego na estrada, talvêz até reduza o consumo a 100zão.

abraços e obrigado pelo apoio!

Amigo,

Primeiramente, saiba que todos os câmbios 2405 são melhores que os 2305. E essa é a razão de muitos gostarem dos Trollers 2005 com motor 2.8, que são os únicos 2.8 que saíram com caixa 2405, no caso a 2405B, que também equipa os Trollers 3.0 2006 e as L200 ER e L200 RS que são surradas de todas as maneiras possíveis no rally dakar e sertões. Essas caixas aguentam um baita desaforo! O óleo dessas caixas é o Dexrom III, fácil de encontrar, além de já ser o óleo usado na caixa de transferência e direção hidráulica.

A última letra do câmbio, 2405A, 2405B, 2405E, etc só indica uma mudança na relação do câmbio, sendo, em geral, a 1, 2, e 5 marchas mais fortes(curtas) ou mais fracas(longas). Ser curta ou longa tem a ver com a rotação do motor com aquela marcha. A longa se dá com rotações menores e a curta com rotações maiores. O problema como você mesmo já percebeu é o "encaixe" da caixa que costuma ser bem diferente.

Pra referência:

Troller 2001-2004 usa 2305B
Troller 2005-2006 usa 2405B
Troller 2007-2014 usa 2405E

Veja a tabela retirada do catálogo da Eaton do câmbio 2305 e 2405.

506894506895

Veja que a relação de marchas da 2405A é praticamente idêntica a da 2405B e da 2305B, só sendo mais longa na marcha 5 (overdrive). Ou seja, seu troller terá uma quinta marcha longa, o que pode ocasionar uma economia de combustível na estrada. Pra efeito de comparação, sua quinta marcha será uma quinta marcha de Troller 3.0 2007-2012 e Troller 3.2 TGV 2013-2014. O MWM 2.8 também tem ótimo torque e pode se aproveitar dessa quinta longa tão bem quanto os 3.0 e 3.2 TGV aproveitam. O resto das marchas será completamente idêntico a do seu câmbio original (2305B). Seu Troller ficará parecido com um 2005 2.8, porém com a quinta marcha de troller 3.0 e não acredito que essa quinta marcha mais longa será um problema pro 2.8.

Não há nenhum demérito em usar essa caixa no troller, a não ser pelo encaixe, que deve exigir adaptação. A qualidade dessa adaptação vai determinar o sucesso dessa empreitada.

Mas, eu me preocuparia com o estado geral desse troller. Se o câmbio está assim, como será que está a caixa de transferência? Será que nunca trocaram o óleo desse câmbio? Ou colocaram óleo errado? E o resto? Caixa de transferência, diferenciais, motor, bomba injetora, etc, se houver tamanha negligência também nesses itens, o prejuízo será muito grande. Se for continuar com o troller, faça imediatamente a troca de absolutamente TODOS os fluidos do veículo:

Freio e embreagem (DOT4)
Câmbio 2405, caixa de transferência, direção hidráulica (Dexrom III)
Diferencial dianteiro (85W-140)
Diferencial traseiro (85W-140 LS)

Além de motor e filtros originais. Considere fazer uma limpeza no tanque de combustível, usar algum aditivo de diesel para limpar o sistema de injeção, revisar/regular bomba injetora, regular válvulas do motor (muito importante), entre outras manutenções preventivas. Tenha em mente que esse troller foi bem surrado, não em trilhas. Trilhas não causam tanto prejuízo quanto manutenção negligenciada por quase 1 década. E é exatamente isso que está parecendo ser o caso desse troller.

Mas, fique tranquilo, pois depois de ajeitado, seguindo as manutenções, você tem uma mecânica pra mais de 30 anos. Seus netos e bisnetos vão aproveitar esse jipão e a fibra ainda vai estar brilhando após as lavagens, parecendo que saiu da concessionária no dia anterior.

homerohermida
10/07/2015, 21:39
Dá vontade de encerrar o tópico depois desta aula...

amonluna
10/07/2015, 22:25
Amigo,

Primeiramente, saiba que todos os câmbios 2405 são melhores que os 2305. E essa é a razão de muitos gostarem dos Trollers 2005 com motor 2.8, que são os únicos 2.8 que saíram com caixa 2405, no caso a 2405B, que também equipa os Trollers 3.0 2006 e as L200 ER e L200 RS que são surradas de todas as maneiras possíveis no rally dakar e sertões. Essas caixas aguentam um baita desaforo! O óleo dessas caixas é o Dexrom III, fácil de encontrar, além de já ser o óleo usado na caixa de transferência e direção hidráulica.

A última letra do câmbio, 2405A, 2405B, 2405E, etc só indica uma mudança na relação do câmbio, sendo, em geral, a 1, 2, e 5 marchas mais fortes(curtas) ou mais fracas(longas). Ser curta ou longa tem a ver com a rotação do motor com aquela marcha. A longa se dá com rotações menores e a curta com rotações maiores. O problema como você mesmo já percebeu é o "encaixe" da caixa que costuma ser bem diferente.

Valeu Jorgão, uma ótima aula gratis sobre os cambios, Obrigado:concordo:

Primeiro deixa eu atualizar as noticias, depois do ultimo post fui a oficina ver se a tampa q conseguimos realmente serviu na caixa q o mecânico tinha, e p/minha grande alegria não só serviu como o cambio já estava sendo colocado, ou melhor, eles já estavam adaptando os suportes da caixa de transmissão/redução e o cambio já estava parafusado no lugar certo!

c não imagina minha alegria, sai da oficina pela manhã bem desanimado devido ao fato de q a tampa traseira da minha caixa nãos serviu na caixa da ranger como o mecanico pensou...e pior ainda ele já tinha ligado em todos os ferro velho e ninguem tinha a tampa original da ranger...pra piorar ninguem tinha as engrenagens estragadas p/ pronta entrega e eu teria q pedir pela net, esperar chegar e torcer p/ vim tudo certo.

minha sorte foi ter passado em frente a loja do segundo dono do carro, ele me passou varios telefones de gente q mexe com caminhonetes e jipes, e um deles tinha a caixa completa, com tampa, de inicio pensei em comprar a caixa dele, mas meu mecanico conseguiu comprar só a tampa e esse custo ficou p/ ele, já q proposta original dele era me entregar tudo no lugar por 4mil e assim está sendo até agora.

Como você falou realmente o encaixe é diferente do cambio da ranger, as estrias são mais grossas, mas o mecanico já sabia disso e já tinha trocado a parte da frente do cambio da ranger ontem à noite pela de outra caixa de troller mais moderno q ele também tinha (ele é filho de um dono de ferro velho tamb), mas tava sem algumas engrenagens q ele já tinha vendido, inclusive as famigeradas quinta e ré e a tampa traseira, só sei que no final o cambio ficou assim, a primeira parte, q fica parafusada na embreagem tem a carcaça do troller q usa o 2405, a carcaça intermediária e a tampa q vai parafusada na transmissão é a da ranger. por dentro é tudo da caixa da ranger 2011 q ele tinha e me ofereceu desde o primeiro dia. ele não usou a carcaça inteira do troller por q na parte intermediária ela tava rachada e já tinha sido depenada de muitas engrenagens.


Pra referência:

Troller 2001-2004 usa 2305B
Troller 2005-2006 usa 2405B
Troller 2007-2014 usa 2405E

Veja a tabela retirada do catálogo da Eaton do câmbio 2305 e 2405.

506894506895

Veja que a relação de marchas da 2405A é praticamente idêntica a da 2405B e da 2305B, só sendo mais longa na marcha 5 (overdrive). Ou seja, seu troller terá uma quinta marcha longa, o que pode ocasionar uma economia de combustível na estrada. Pra efeito de comparação, sua quinta marcha será uma quinta marcha de Troller 3.0 2007-2012 e Troller 3.2 TGV 2013-2014. O MWM 2.8 também tem ótimo torque e pode se aproveitar dessa quinta longa tão bem quanto os 3.0 e 3.2 TGV aproveitam. O resto das marchas será completamente idêntico a do seu câmbio original (2305B). Seu Troller ficará parecido com um 2005 2.8, porém com a quinta marcha de troller 3.0 e não acredito que essa quinta marcha mais longa será um problema pro 2.8.

ontem mesmo eu já tinha dado essa pesquisada e achei aqui mesmo no forum esses dados (isso aqui é uma fonte inesgotavel de informações :palmas:) , fiquei contente em saber q minha, se Deus quiser, futura quinta marcha vai ser mais longa.


Não há nenhum demérito em usar essa caixa no troller, a não ser pelo encaixe, que deve exigir adaptação. A qualidade dessa adaptação vai determinar o sucesso dessa empreitada.

pois é, vendo a oficina do cara, tudo organizado, limpo, nenhum carro velho abandonado, e pelo jeito geral dele trabalhar tô bem esperançoso de tudo ficar 100%, acho q dei sorte e achei um cara competente, mas não vou cantar vitória antes do tempo, vamo ver oq vai dar. até agora ele já adaptou o encaixe do "novo" cambio na embreagem, vi ele cortar o suporte da caixa de transferencia e ficou bem certinho no lugar, pois o cambo 2405 não é exatamente do mesmo tamanho do 2305, ele é besteira mais longo. quando tudo estiver montado ele falou q vai testar p/ ver como as coisas se comportam, talvez precise alongar o cardã dianteiro...


Mas, eu me preocuparia com o estado geral desse troller. Se o câmbio está assim, como será que está a caixa de transferência? Será que nunca trocaram o óleo desse câmbio? Ou colocaram óleo errado? E o resto? Caixa de transferência, diferenciais, motor, bomba injetora, etc, se houver tamanha negligência também nesses itens, o prejuízo será muito grande. Se for continuar com o troller, faça imediatamente a troca de absolutamente TODOS os fluidos do veículo:

Freio e embreagem (DOT4)
Câmbio 2405, caixa de transferência, direção hidráulica (Dexrom III)
Diferencial dianteiro (85W-140)
Diferencial traseiro (85W-140 LS)

mais uma vez uma aula...valeu, disso ai já fiz quase tudo, inclusive foi na troca de óleo do cambio q tudo começou, troquei o fluido da caixa de transferencia, tava escuro mas não tinha nenhuma limalha, botei o dexronIII da shell, troquei o oleo do diferencial dianteiro q tá vazando, esse tava contaminado com agua, botei o 85W140 GL5, o diferencial traseiro não troquei porq falaram q tava em bom estado e porq logo q voltar da viagem vou parar o carro p/ arrumar os retentores do eixo dianteiro, dai vou trocar os oleos dos dois diferenciais juntos p/ ficar mais facil acompanhar as futuras trocas, fazer tudo junto.

os fluidos da direção, freio e embreagem também vou trocar quando fizer os retentores, daqui a 15 dias. vou usar o DOT 5.1 q me falaram ser melhor q o 4. e já tô atento q o diferencial traseiro é o LS.


Além de motor e filtros originais. Considere fazer uma limpeza no tanque de combustível, usar algum aditivo de diesel para limpar o sistema de injeção, revisar/regular bomba injetora, regular válvulas do motor (muito importante), entre outras manutenções preventivas. Tenha em mente que esse troller foi bem surrado, não em trilhas. Trilhas não causam tanto prejuízo quanto manutenção negligenciada por quase 1 década. E é exatamente isso que está parecendo ser o caso desse troller.

sei q tamb preciso fazer isso tudo, mas acho q essas vão ter q esperar um pouco mais, a R$$$ ta curta, ainda mais depois desse golpe do cambio, p/ tentar amenizar o rombo vou tentar vender o guincho e a base q vinheram nele, se alguem interessar me avisa, dois mil tudo.


Mas, fique tranquilo, pois depois de ajeitado, seguindo as manutenções, você tem uma mecânica pra mais de 30 anos. Seus netos e bisnetos vão aproveitar esse jipão e a fibra ainda vai estar brilhando após as lavagens, parecendo que saiu da concessionária no dia anterior.

assim espero foi com essa intenção q comprei o bugão!

abraços a todos, especialmente os q me ajudaram a passar essa tormenta, relatar aqui as desventuras é uma forte ajuda e receber apoio e dicas é muito melhor!!!

Valeu Jorgão, Fábio, Leandro, Vermeio, Homero, Chuvinho, Sandrão e todos do Forum!:concordo:

amonluna
22/07/2015, 21:01
Olá pessoal, graças a Deus conseguimos visitar a chapada diamantina, peguei o carro na segunda por volta das 15:00 e a viagem foi ótima, o cambio "novo" tá melhor q o antigo, as marchas passam de forma parecida, tem q esperar o tempo, mas um pouco mais suave q o outro, porém nada absurdamente melhor, se forçar ainda dá umas raspadas, enfim tá funcionando e espero q se der qualquer pepino o mecânico não vai querer me vender outro...
mas a sensação é q esse 2405 tamb deve ser um cambio bem judiado...gostei foi da relação mais longa, em 3 mil RPM o carro roda a pouco mais de 120 km/h.
a adaptação foi relativamente simples, tem q mudar a fixação da caixa de transmissão pois ela mudou de lugar, a patilha da caixa de marcha também precisou ser trocada, usamos de Ranger, teve q cortar um pedaço do console porq o trambulador da caixa 2405 é uns 10 centímetros mais à frente q a 2305, a alavanca tamb teve q mudar p/ caber embaixo do painel, mas o mecânico foi adaptando as coisas com certa facilidade.

Então está assim a novela do cambio do meu jipe, tô com o cambio 2405A, pelo q pude perceber também já judiado, mas rodando, vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

quem quiser acompanhar novidades segue o link, tem até umas fotos da Chapada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/150625-troller-2003-04-filho-unico-2.html?posted=1#post2298783
Abraços