PDA

Ver Versão Completa : Bonanza sulam



Troller-a-vista
01/07/2015, 11:58
Quase comprei essa sulam, mas nao rolou... Pq quase comprei?

Primeiro pq eh uma sulam, segundo pq o estado geral é muito bom, terceiro pq eh eh d20 claro, quarto pq a sulam é a melhor ja fabricada e adcionar alguns itens originais dela (como os carpetes etc) nao é nada dificil...

Pq nao comprei?

Pq a patroa encanou hehhehehe

Pq o foto que achei na net do motor estava meio feio, isso desanimou bastante, segundo pq as rodas nao sao originais da sulam, terceiro pq faltam os emblemas sulam na lateral e como estao abertos, ficaria feio assim, refazer funilaria soh por isso é besteira mas ficar uns buraquinhos eu nao ia gostar e achar um emblema é fora de questao, impossivel.

Se eu recomendo?

ALTAMENTE recomendavel, se eu tivesse um carro pro dia a dia , teria abracado, como seria o carro principal, preciso de tempo e dinheiro pra dar um trato, deixar do meu jeito, mas isso nao desabona o carro, longe disso, só nao é pro meu momento atual.

Mas é um erro claro,pq nao vou achar uma inteira assim nunca mais.

Seguem as fotos (se googlear acha a foto do motor um s4t (nao sei se eh turbo original ou nao, mas originalmente o motor dela deveria ser um perkins..)).


506082
506084506083

Troller-a-vista
01/07/2015, 11:59
506086

deu pau na hora de enviar as fotos ... mas estao todas ai...

Gerson 666
01/07/2015, 12:38
Se não comprou pois a patroa encanou, até entendo, o resto é frescura. Ela tá melhor que muita picape com 2, 3 anos de uso.

Samir Matheus
01/07/2015, 14:53
Coisa mais linda... se fosse eu, a patroa também me cortava!

Troller-a-vista
01/07/2015, 15:42
se tivesse outro carro, pra nao depender soh dele, e ela poder dirigir mais facilmente, estaria na garagem...

foto do motor pra qm se interessar.
506103

Troller-a-vista
01/07/2015, 21:34
506142506143506144506145a sulam q eu tive era dessa cor, mas sem esses aderecos gordos (ate nao desgosto mas originalmente era melhor e melhor que da bonanza), o vidro lateral era inteirico e nao com esse recorte e a tampa traseira era com um detalhe concavo mas sao soh detalhes... se essa ai fosse diesel seria show!
506141

é um verde volkswagen, muito bonito!

mvcmartins
02/07/2015, 08:21
Faltou dizer o preço e aonde está anunciando.É um carro bom pra trilha sem dó nem piedade e para não se preocupar com fechadas.

Walter da Camper
02/07/2015, 09:50
Trilha?!?!:shock: ... seria trilha sonora?:pensativo:


Faltou dizer o preço e aonde está anunciando.É um carro bom pra trilha sem dó nem piedade e para não se preocupar com fechadas.

Troller-a-vista
02/07/2015, 20:26
Faltou dizer o preço e aonde está anunciando.É um carro bom pra trilha sem dó nem piedade e para não se preocupar com fechadas.
T R I L H A ?!?!!? Jesus te perdoe !! Nem terra na esquina!
Essas máquinas sao de luxo, carpete de 30 mm de altura, muitos de felpudos acabamentos de veludo hehehe

Nao merecem esses usos, deixa pra bonanza.

Múcio Luiz
02/07/2015, 21:03
Nao merecem esses usos, deixa pra bonanza.

Ou pra Camper. Essa sim!

Com relação à cinzona, não conhecia Sulam com esse vidro traseiro interiço. Só conhecia a Topeka (a verde).

Guto F-1000
02/07/2015, 21:37
Top demais, tirando os adereços . Meu sonho de consumo entre outros é a Bonanza, deve ser um conforto absurdo e prazer em dirigir, pena nunca ter andado em uma

Troller-a-vista
02/07/2015, 21:47
mucio, ambas sao topekas , inicialmente a ideia da sulam era com vidro interico, e opcionalmente vieram as com esse quebra vento ai ... depois inverteu, a vidro inteirico ficou como opcional. foi uma forma de diferenciar da bonanza e da brasinca q tinha um modelo parecido.

pra mim inteirico é muito mais bonito, alem de nao ter o ressalto no teto nao existir. acho mais harmonico tb.

tb vieram com o tempo os body kits. inicialmente as sulam vinham dessa forma, com farol de milha integrado ao farol mas quadrado (os concorrentes tinham peças separadas), e com o parachoque dianteiro de aço, com o estepe pra fora e o detalhe concavo na parte do porta malas:
506331
506332506335506336

Troller-a-vista
02/07/2015, 22:00
guto a bonanza era muuuuiiitoo diferente da sulam, a comecar por detalhes tecnicos, por exemplo a caixa de roda traseira NAO era cortada, assim ficando muito alto, oq ue inviabilizou colocar o banco sobre eles, na sulam essa caixa era rebaixada e o banco colocado sobre as caixas, o que gerava um espaco final de mais um passageiro com folga (sulam cabem 4 com folga, na bonanza 3 suficientemente). Tb essa altura maior, gerava um conforto maior pois suas pernas ficavam ergonomicamente posicionadas, alem de alguns cm a mais pras pernas (nao q a bonanza seja apertado nesse quesito).

A porta traseira tb era completamente diferente em seu desenho, fechamento etc, internamente era o mesmo q comparar um gol com um land rover, as bonanzas eram espartanas, havia o metal em toda cabine, aquele vinil tosco cobrindo portas, chao, bancos, e um tecido muito simples. praticamente uma d20 de trabalho com banco traseiro.

a sulam tinha isolamento acustico, toda forrada com veludo de qualidade, soh havia metal aparente nas portas, no resto nenhum outro ponto. Haviam tonalidades diferentes em detalhes de bancos e forracoes, o carpete tinha 30 mm de altura no minimo, coisa de outro nivel, o acabamento era primoroso, por exemplo olhando o porta malas da bonanza ha um vao de 20 cm entre o banco o chao, na sulam era tudo fechado com o tal carpete.

Havia ainda no porta malas um estojo de carpete imenso onde tinha uma maleta completa de ferramentas, teto solar rente a carroceria, bancos recaro, rodas bbs ou jolly oou rodao (as melhores da epoca).

Havia tb a possibilidade de 3 bancos na frente recaro ou uma geladeira entre os bancos dianteiros (a minha eram 3 bancos) o que gerava possibilidade de levar 7 pessoas com muito conforto.

Enfim, muito diferente os carros embora visualmente parecidos, eram sem duvida exemplares de luxo. Materiais parecidos soh tenho visto das Range Rovers...

PS: o corte na caixa de roda nao causava problemas, pois essas caixas eram originais da d20, proprias para grandes cargas e chassi maiores, na blazer mesmo super carregadas ate o teto com 7 pessoas nao chegava a encostar os pneus nas caixas... Enfim a GM economizou muito na hora de fazer a bonanza.

Guto F-1000
02/07/2015, 22:05
Trolle, não sabia dessa extensa diferenças pra mim a Sulan era um pouco maior e mais nada. A GrandBlazer se assemelha mecanicamente a qual Bonanza ou Sulam? Pois é outro sonho de consumo, hehehehehehe, e tá aparecendo umas por aí

Troller-a-vista
02/07/2015, 22:30
bom vamos la, sulam e bonanza tem as mesmas medidas de chassi e carroceria, na realidade, é uma d20 encurtada 20 cm (d20 cabine simples, a cabine dupla sao 20 cm a mais que a CS).

ambas possuem a base mecanica a d20, com seus motores , chassi e suspensao, enfim, exatamente uma d20 (inclusive a GM dava garantia de fabrica na sulam com assistencia em concessionarias na epoca).

Ja as grand blazer sao com base na silverado , fabricada na argentina, sao grandes maquinas, um pouco menos larga que as d20 mas um pouco maior em extensão. A silverado usa muitos elementos da d20 (que veio por sua vez da d10), mas com algumas melhorias.

Nao foram bem aceitas na [epoca por causa do preco altissimo e tb pq brasileiro é metido a asno mesmo, na epoca elas vieram com uma inovacao, ao inves de soldagem da carroceria em muitos pontos era aplicado um adesivo especial, que diminuia barulhos por rangidos e atritos, mantinha a ferrugem longe e era muito mais prático para funilaria... Mas aqui no BR ficou conhecida como : carro de chiclete .... Diziam que bastaria durepoxi pra deixar original ... é muita burrice pra pouco carro e isso queimou um pouco a epoca.

Obviamente é exatamente o contrario e hoje grande parte dos carros de aluminio ou fibra de carbono basicamente é todo colado. Alem de ser mais leve é muito mais rígido e durável.

Tem uns topicos aqui no forum falando das grandblazer, sao muito confortaveis e tem alguns probleminhas cronicos mas nada absurdo. Aquele motorzao é lindo , muito conforto e alta velocidade.

Eh comum pagar menos nas GB do que nas Bonanza e menos ainda nas sulam por puro desconhecimento do que é uma sulam (Brasil é mesmo magnifico nao?).

Se tiver a oportunidade de pegar um GB estara muitissimo bem servido

Guto F-1000
02/07/2015, 22:41
Valeu pelas informações. Meu Véio já teve uma Silver MWM sprint, a bicha andava muito e não bebia, deixava minha F1000 comendo fumaça, mas era dura e apertada perto da F. Eu tenho 4 sonhos desde muleque, A F1000 X-10 4x4 esse eu realizei , Bonanza, Grand Blazer e D20 St4 plus das últimas. Vou dar uma olhada nos tópicos da Grand blazer

Troller-a-vista
02/07/2015, 22:44
po... o cara eh pescador... atirador... medico... e tem um baita bom gosto!!! se fosse mulher eu casava! ehehhe

Guto F-1000
02/07/2015, 23:27
po... o cara eh pescador... atirador... medico... e tem um baita bom gosto!!! se fosse mulher eu casava! ehehhe
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

RoadRunner
02/07/2015, 23:41
:pipoca:


Vish ....

Múcio Luiz
03/07/2015, 09:18
Uma dúvida: sabemos que a Bonanza é mais curta que a D-20. E a Sulam, era o mesmo comprimento da D-20 ou também era mais curta?

Walter da Camper
03/07/2015, 09:29
Legal saber que ainda tem gente que mantém uma cultura de conhecimento sobre a época das pick-ups transformadas por empresas brasileiras, quando as importações eram proibidas e não havia SUVs no mercado nacional.
Foi uma época de criatividade e empreendedorismo que acabou sucumbindo após a abertura dos portos.
Tive uma D-20 e considero um dos melhores veículos já fabricados no Brasil. Se a GM a tivesse equipado com um bom sistema de tração (tirando as moscas brancas 4x4 entre 88 e 89), seria o carro perfeito.

Troller-a-vista
03/07/2015, 10:11
mucio, expliquei isso no post sobre a grandblazer, acima... mas resumindo: sulam topeka e bonanza tinham o mesmo tamanho, com chassi encurtado em 20 cm em relacao a d20 cabine simples.

a titulo de informacao, a d20 cabine dupla, sao 20 ou 25cm a mais que a cabine simples, nao me recordo com precisao mas era proximo a isso.

Troller-a-vista
03/07/2015, 10:19
tirei da net os numeros, devem estar corretos e eu errado mesmo:
a Bonanza mereceu um só dela, por mais que a base também fosse a irmã de caçamba. De 323 cm, o entre-eixos encolhia para 259 cm.

D20

Comprimento
Cab. simples: 4.820 mm
Cab. dupla: 5.340 mm




mas a bonanza e a sulam eram muito proximas, se houve diferenca era só alguns cm..

Coophamat
08/07/2015, 07:55
Essa não e sulan mas eu achei muito bonita, inclusive eu vi pessoalmente.
http://www.shopcar.com.br/mobile/veiculo_view.php?id=595506

Troller-a-vista
08/07/2015, 08:33
coop: ta bonita a brasinca mesmo.

a brasinca era uma entre outras tantas na epoca que faziam a transformacao. Bem feita por sinal, note nesse link que o banco traseiro assim como a sulam ocupa todo o espaco entre as laterais e nao como nas bonanzas que fica entre as caixas de rodas.

essa brasinca, se NAO estou ENGANADO, dava pra tirar essa capota traseira, deixando o carro um "semi-conversivel" . Problema era recolocar isso direito depois ehehehe, tb com o tempo essa capota saia do lugar e ia perdendo a vedacao, ai ja viu neh?

A porta traseira era abertura em duas partes, um recurso pra baratear o projeto. Embora bem vedada, de vez em qdo tb entrava agua e poeira...

Um item de design unico das brasincas eram os parachoques body kits e esse vidro que subia pelo teto, bastante unico. Era tipo ame ou odeie.

Quem gostava do design nao se importava que o sol entrava com gosto na cabine e nos ocupantes nem o medo de ter o vidro quebrado e nunca mais achar outro hehehe mas era sem duvida uma diferenciacao que fez ela se destacar.

Edison37
10/12/2015, 18:24
Olá amigo! Deixou de comprar um carro muito bonito! Tenho uma brasinca com motor Perkins turbinado! Muito bom o carro!

azeredo_jr
24/02/2019, 23:30
Olá, companheiros de fórum.
Bom, sou novo por aqui e no quesito a carros a diesel, também. Rs.
Gostaria que vocês me ajudassem a distinguir qual modelo dessa D-20 e se suas características foram muito alteradas. Sou um apreciador de originalidade. Rs.
Um conhecido da minha cidade me ofereceu o carro e fiquei apaixonado ao dirigi-lo. Forte, imponente, a diesel e antigo. Disse que era D-20 Sulan, porém ela possui Deluxe na lateral e não encontrei nenhuma D-20 Sulan na internet. Creio que seja um equívoco dele.
Ele me informou que possui manual, chave reserva, segundo dono e o carro está apenas com 67.000 km rodados (quilometragem autêntica). O ano é 1986.
O custo de manutenção é alto? Fácil de encontrar peças? E o consumo?
Desde já, muito obrigado por quem puder me ajudar a solucionar minhas duvidas.
Abraço! 564743564744564745564746564747

sallespickup
28/02/2019, 08:16
Azeredo, coisa facil, esse carro, é realmente uma sulan, que vinha no paralamas escrito blazer , ai tem de ver pelo numero de chassi, se era uma D20 ou uma C20, quanto as faixas, são da D20 moderna, e ai o deluxe vem por isso, só um toque, essa de 65 mil não existe, pois com 100 mil o velocimetro volta a zero, mais isso não quer dizer que o carro seja ruim, apenas que duvido muito que tenha apenas isso, jaa comprei D20 com 600 mil zerada

azeredo_jr
28/02/2019, 11:47
Azeredo, coisa facil, esse carro, é realmente uma sulan, que vinha no paralamas escrito blazer , ai tem de ver pelo numero de chassi, se era uma D20 ou uma C20, quanto as faixas, são da D20 moderna, e ai o deluxe vem por isso, só um toque, essa de 65 mil não existe, pois com 100 mil o velocimetro volta a zero, mais isso não quer dizer que o carro seja ruim, apenas que duvido muito que tenha apenas isso, jaa comprei D20 com 600 mil zerada


Entendi, Sallespickup. Eu percebi que o Sulam está escrito no vidro traseiro. E essa do velocímetro zerar após 100.000 km tô impressionado, muito pouco o "limite".
É um bom carro? A manutenção é tranquila? A revenda é boa, caso eu sinta vontade? Quantos km/l?
Muito obrigado pelo esclarecimento.

sallespickup
01/03/2019, 20:46
sse tiver em ordem o carro é bom, revenda Pessima, pelo menos aqui em sp

Stuntman Rafael
07/03/2019, 08:57
Se não quiser, eu quero!

azeredo_jr
07/04/2019, 19:33
Se não quiser, eu quero!
Então... Ele está pedindo 30.000 reais. E ainda faz questão de uma análise no mecânico de confiança do comprador.
Eu estava louco para comprar, porém estou descapitalizado no momento, infelizmente. Mas qualquer coisa entre em contato comigo então.
Grande abraço!

JefersonSulamNevada
17/07/2019, 16:17
Boa tarde a todos... sou novo aqui... mais sempre gostei das pickup... mais um admirador das Sulam... procurei muito para achar uma Sulam Nevada... não é a que eu queria... mais aos poucos estou refazendo ela... para realizar mais um sonho de criança... já tive Silverado 4.2 MWM diesel... já tive F250 4.2 MWM diesel... já tive Ranger dupla 4X2 2.5 gasolina... já tive S10 dupla 2.5 maxion diesel... já tive F1000 4X4 MWM diesel... agora estou com a Sulam e na caça de uma D20 S4T Plus... de todas que tive até agora todas elas tiveram seus pos e seus contras... mais o importante mesmo é matar a vontade de ter e o prazer em dirigir estas máquinas...