PDA

Ver Versão Completa : Kart cross de baixo custo



SIGGA Reparação Automotiv
29/06/2015, 21:32
Olá galera do 4x4. Estou começando a montar meu primeiro kart cross. A minha intensão é montar algo de baixo custo mas com boa qualidade. Sou engenheiro mecatrônico e tenho uma oficina mecânica na grande SP. Meu sonho é montar um veículo de 2 lugar e motor central, mas decidi começar desenvolvendo um kart cross para saber lidar com dificuldades que certamente irão sugir, então decididamente acho que preciso começar com um projeto de baixo custo.
Não tenho um projeto a seguir, as idéias que tenho jogo no papel e vou seguindo. Vou usar um motor 125cc de honda CG, suspensão independentes nas 4 rodas, semi eixos de cruzeta deslizantes, rodas aro 10 amortecedores traseiros de CG na dianteira (alguém aí usa esses amortecedores na dianteira? São bons?) e vou priorizar o baixo centro de gravidade e baixo peso (próximo de 180-200 kg) , por isso estou desenvolvendo primeiro a suspensão e depois o quadro.
No momento estou em dúvida quanto a relação, pois apesar de usar um motor fraco eu vou fazer uso de rodas aro 10. Será que uma coroa de 44 dentes e pinhão de 13 fica legal? E os amortecedores dianteiros sugeridos? Dão conta do recado?
Desde já agradeço a ajuda da galera e logo mais postarei fotos do andamento do trabalho.

Flávio Cadore
29/06/2015, 22:01
Eu tenho um Kart cross com motor de Agrale e pneus aro 8, por serem pneus menores do que na moto eu uso a transmissão original, fica com força e velocidade final boa.
Vc pode usar a furação da coroa da CG e depois vc pode optar pela coroa da CG ou Xl ( xizelinha)que é maior.

SIGGA Reparação Automotiv
29/06/2015, 22:23
Obrigado pela dica Flávio. Só por curiosidade: qual o peso do seu kart cross?

JUNIOR FERRAREZE
29/06/2015, 22:24
Blz SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) acho que com esse peso que anunciou aí os amortecedores de cg deve dar certo sim, meu kar ta pesado então fiz o suporte na dianteira para receber 1 amortecedor da nxr bross pro-link ou 2 da cg, pois ambos de olho a olho tem a mesma medida, na trazeira vai ser da tornado (mt peso).

SIGGA Reparação Automotiv
29/06/2015, 22:35
Certo, o meu na traseira vou usar um de XLX de cada lado. Na dainteira notei que quanto mais pra fora da bandeja eu posicionar o amortecedor mais dura fica a suspensão e menos curso ela tem. Vou ter q achar o equilíbrio aí pq achei muito mole pra deixar pra dentro, e pouco curso pra deixar perto da roda dianteira.

JUNIOR FERRAREZE
29/06/2015, 22:51
É isso mesmo SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) tem que achar um meio termo, aqui irei deixar pouco + para duro e menos curso, estou usando caixa de direção do uno e fica meio que limitado o curso devido os terminais, mesmo com os braços da caixa bem paralelo, se der mt curso as rodas irá abrir ou fechar, caixa de carro é mt limitada não dá mt curso.

SIGGA Reparação Automotiv
29/06/2015, 23:01
É, nesse caso quanto maior as barras axiais (ou semelhante) menor é a variação da divergência/convergência em função da oscilação da suspensão.
Não vou usar caixa com cremalheira justamente por isso.

SIGGA Reparação Automotiv
30/06/2015, 13:30
segue algumas fotos do começo da brincadeira.

Flávio Cadore
30/06/2015, 21:28
O meu kart cross pesa uns 340 kg e a minha gaiola uns 700 kg.

JUNIOR FERRAREZE
30/06/2015, 21:28
Ok SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) mt bacana esse sistema, compartilha com a galera ok.

jsballarini
30/06/2015, 23:51
E ai SIGGA, beleza, também estou fazendo meu primeiro com o menor custo possível, e ja chego nos 6.000...

Tu está acompanhando algum projeto? Ou vai ser no olho mesmo? Vai postando fotos ai, to acompanhando...

Abraços

SIGGA Reparação Automotiv
01/07/2015, 07:34
Na verdade eu procuro simplificar ou achar soluções alternativas em tudo, mas não sigo um projeto pronto, conforme vou tendo as idéias vou rabiscando no papel e pronto kkk. Só por curiosidade eu estou usando rolamento nas articulações de todas as bandejas ao invés de buchas. Notei que fica bem mais livre os movimentos e zero de folga, alguém aí usa esse artifício também? Pq eu sei que o papel das buchas é absorver parte dos impactos longitudinais sofrido na roda. Será que com o tempo não vai sobrecarregar a estrutura? Já que não há buchas?

SIGGA Reparação Automotiv
01/07/2015, 09:54
segue uma foto de uma das bandejas roletadas.

Valcenio kartcross
01/07/2015, 11:43
Ola, SIGGA voce vai usar esse modelo de bandejas mais voce vai seguir o projeto ou ta fazendo pelo que você ta inventando mesmo ? :eek:

SIGGA Reparação Automotiv
01/07/2015, 12:30
Valcenio na verdade parece que "estou começando a casa pelo teto" pq ainda não fiz a estrutura, mas sei como ela vai ser, já tenho um escopo do projeto, assim como tinha das bandejas e estão todas prontas. mas respondendo a sua pergunta: Não tenho um projeto completo e pronto pra seguir, faço assim: projeto da suspensão dianteira/projeto da suspensão traseira/projeto dos semi-eixos/projeto da direção e etc e vou ligando um ao outro.

jsballarini
01/07/2015, 21:44
Tipo, baixa um projeto pra vc seguir as idéias, senão tu vai acabar tendo retrabalho... Vi tuas balanças, não tem inclinação, as rodas vão ficar pra dentro ou o carro vai ficar baixo para que as rodaa fiquem retas, no teu eixo traseiro, terá de usar 6 mancais, 2 para cada roda e 2 para caixa de transmissão... As tuas luvas parecem ser frágeis, recomendado é usar numero 002 de implementos agrícolas...

Não sei, se tu seguir um projeto, a chance de acertar é bem maior que fazer no olho, tu vai acabar gastando mais tendo que refazer algumas peças...

Minha opinião...

JUNIOR FERRAREZE
01/07/2015, 22:54
Blz vai aí o que o amigo JSBALLARINI e valcenio kartcross disse....
esta segunda imagem as bandejas estão de ponta cabeça ok (virada)
coloquei os links do projeto motor lateral e motor trazeiro, baixa eles que irá ter uma idéia do angulo, no projeto mostra

506149506150
http://kartcrossrs.blogspot.com.br/2...r-lateral.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fkartcrossrs.blogspot.com.br %2F2012%2F11%2Fprojeto-kart-cross-motor-lateral.html)

http://kartcrossrs.blogspot.com.br/2...ro-ingles.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fkartcrossrs.blogspot.com.br %2F2012%2F11%2Fprojeto-kart-cross-motor-traseiro-ingles.html)

SIGGA Reparação Automotiv
01/07/2015, 23:08
Sobre a inclinação do pino mestre da bandeja, vou colocar a foto da bandeja finalizada amanhã quando eu acessar pelo pc. A foto que posteriormente não estava finalizada, somente "ponteada" para definição do vão livre e KPI, mas isso já foi corrigido. E sobre os mancais, serão 4, dois UCP (internos) e dois UCF (externos).
O meu problema com projetos prontos é a pergunta que pode surgir depois de finalizado: "será que ficaria melhor se tivesse feito da outra maneira?" kkkk
Fico muito contente com o apoio de vcs, aqui onde moro nunca vi um kart cross. Vcs são minha regência.
Logo mais postarei mais fotos ;)

JUNIOR FERRAREZE
01/07/2015, 23:23
Blz SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) estamos aqui para aprender também, juntando as opiniões vamos levando avante o KART CROSS.

SIGGA Reparação Automotiv
01/07/2015, 23:29
Jsballarini oq seria as luvas q vc citou?

jsballarini
02/07/2015, 00:23
Sigga, as luvas sao as peças que tem a cruzeta no meio:506159
Nos projetos, eles recomendam o número 002 de implementos agrícolas:
506160

SIGGA Reparação Automotiv
02/07/2015, 08:34
segue a foto da bandeja quase finalizada (falta o link do amortecedor e pintar)

uma dúvida: posso deixar o motor o mais próximo possivel do eixo de transmissão? ou terei algum problema?
meu intuito é deixar a corrente mais curta possível.
lembrando q meu kart terá motor central-traseiro e semi-eixos independentes.

SIGGA Reparação Automotiv
02/07/2015, 17:57
hoje iniciei as bandejas traseiras, soldei e instalei os rolamentos traseiros, fiz os teste de articulação (conforme as fotos) e resistência (4 toneladas por 3 horas na prensa). Embora o esforço real esteja longe das 4t simulado na prensa, preferi testar assim pra não correr o risco, mas tbm não quero pecar pelo excesso. Depois do teste de resistência desmontei e verifiquei que tudo estava nos conformes: não houve empenamentos, trincas ou quebras de rolamentos (não há buchas nas bandejas).Fiquei extremamente satisfeito com o resultado. Amanhã darei continuidade.

tuna
07/07/2015, 18:06
Acompanhando aqui, parabéns pela iniciativa...

[]'s

JUNIOR FERRAREZE
07/07/2015, 21:53
Blz SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) ta ficando mt legal, compartilha as etapas ok.

Flávio Cadore
08/07/2015, 09:56
hoje iniciei as bandejas traseiras, soldei e instalei os rolamentos traseiros, fiz os teste de articulação (conforme as fotos) e resistência (4 toneladas por 3 horas na prensa). Embora o esforço real esteja longe das 4t simulado na prensa, preferi testar assim pra não correr o risco, mas tbm não quero pecar pelo excesso. Depois do teste de resistência desmontei e verifiquei que tudo estava nos conformes: não houve empenamentos, trincas ou quebras de rolamentos (não há buchas nas bandejas).Fiquei extremamente satisfeito com o resultado. Amanhã darei continuidade.


SIGGA, as bandejas preferencialmente deveriam ser em A ( /\ assim aumenta a resistência ).
Quanto aos rolamentos, eu já pensei em colocar na minha gaiola mas os rolamentos não couberam no suporte das bandejas, teve um outro cara que iria colocar mas perdi contato com ele. Eu queria colocar o rolamento do roda traseiro do Uno, que é bem maior que este seu.

SIGGA Reparação Automotiv
08/07/2015, 11:33
Na verdade Flávio o formato em "a" se deve ao fato de que é mais fácil entrar com parte da bandeja dentro da roda se ela tiver esse formato, e quanto maior a parte que fica presa do chassis maior é a resistência da bandeja aos esforços e as reações normais longitudinal quando receber uma carga na roda.

Flávio Cadore
08/07/2015, 12:36
Quanto aos rolamentos, eu usei nesta gaiola do meu avatar no pino do amortecedor que vai na bandeja, usei 4 rolamentos em cada pino do amortecedor. No meu kart cross eu também usei no olhal do amortecedor e está lá a mais de 15 anos.

jsballarini
08/07/2015, 18:19
Eu sou leigo no assunto, mas entendendo um pouco de física, a Duplo A não é apenas para caber dentro da Roda, ela é mais resistente devido ao formato triangular, questão de aplicação de força.

Terá que reforçar bastante esse braço para que uma pedra ou um buraco não entorte os braços...

Procura no google por "PIRCV Rear Suspension", parece que é o que está tentando fazer.

Flávio Cadore
08/07/2015, 18:53
Meu kart cross tem uma bandeja com um furo feito por uma pedra ( parede 2,65 na frente ).

SIGGA Reparação Automotiv
10/07/2015, 08:29
bom galera, nesse feriado mandei as ideias que estavam no papel para o computador e depois para o torno. vai algumas fotos do andamento.
Os amortecedores não serão na posição das imagens, irei mudar. e os rolamentos traseiro serão os que estão na minha mão e os suportes serão essas peças torneadas.
abraços

SIGGA Reparação Automotiv
11/07/2015, 15:22
revisãozinha básica no motor e cesta de peças chegando :D

JUNIOR FERRAREZE
11/07/2015, 22:33
Blz SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) está ficado mt legal o projeto. :curtir:

NegrinidoTJK
12/07/2015, 09:41
opa, posta tudo hem , já estou acompanhando e parabéns Sigga!

SIGGA Reparação Automotiv
17/07/2015, 20:31
Alguém sabe me informar se os amortecedores trazeiros de Twister (pró-link) funcionam quando montados invertido???

Flávio Cadore
17/07/2015, 23:11
Não funcionam invertido, tem que ser na mesma posição que está na moto, com a haste do amortecedor para baixo. Se inverter o gás vai passar pelo êmbolo e falhar.

SIGGA Reparação Automotiv
18/07/2015, 07:31
Entendi. Obrigado pela dica Flávio.

SIGGA Reparação Automotiv
22/07/2015, 12:36
boa tarde Galera 4x4. Segue as fotos do andamento: estrutura toda "ponteada" na solda.
(os amortecedores só estão aí pra foto sair bonita kkkk)

JUNIOR FERRAREZE
22/07/2015, 21:50
Blz SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) já está tomando forma o prjeto, parabéns!

SIGGA Reparação Automotiv
09/08/2015, 18:29
Bom galera, esse final de semana eu fixei o motor, fiz o escapamento e coloquei os amortecedores/molas traseiras. Tá aí as imagens.

JUNIOR FERRAREZE
09/08/2015, 20:38
Blz SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) ta ficando mt bom mesmo, estamos acompanhando...

A. Richard
11/08/2015, 20:10
Bom galera, esse final de semana eu fixei o motor, fiz o escapamento e coloquei os amortecedores/molas traseiras. Tá aí as imagens.

Tá show cara parabens, só devia mudar o escape, nao deixar por baixo, assim qualquer coisa ja vai arrancar fora.

Mas é só minha opiniao, parabens pelo andamento do kart !

BrunoCosta
12/08/2015, 11:23
Concordo com o Richard!!
Se voce for andar somente em pista esse escape talvez nao atrapalhe. Mas se brincar em um terreno bem acidentado pode ser que voce fique engatado!
Mas essa concepção ficou bem original...eu nao tinha visto kart cross assim ainda!!rsrsr
Talvez um ajuste melhor ou somente o cano da ponta do escape, protegido com alguma carenagem...rsrs
Parabens, o kart está ficando bem legal...e faz jus ao topico...baixo custo...Concepçao simples porem com um bom resultado!
Boa sorte no projeto!!

BrunoCosta
12/08/2015, 11:30
A proposito...voce ja pensou em como vai fazer o sistema de direção?
Ao garimpar na net ontem achei algo simples, que aparentemente parece funcionar e até deixar a direção leve.
Eu nao tinha visto deste tipo ainda.
O cara colocou um sistema de coroas. Estou postando o video abaixo, achei diferente o sistema. Alguem ja usou isso? funciona??
Achei meio "genioso demais", mas pelo meno nao usa caixa de direção velha que pode dar folga!

Observe o detalhe no video


https://www.youtube.com/watch?v=dv4mG4xZ_ZY

até mais!

luizdemog
12/08/2015, 15:42
Sistema interessante este que o BrunoCosta mostrou.
Aqui tem algo semelhante, porem todo com engrenagens.
Pode ser visto no tempo 1:20 do video.

https://youtu.be/eUEFTV9K-PU

SIGGA Reparação Automotiv
12/08/2015, 19:40
Boa noite galera, então, sobre o escapamento eu coloquei ali pq vai ficar entre o disco e a coroa, na mesma altura (postarei fotos quando terminar de tornear as flanges e colocar no lugar). Meu kart cross tá tomando uma proporção de 30% kart e 70% cross (e eu to gostando) kkkkkkkk
Sobre a caixa de direcao, eu gostei da ideia. O kit de corrente de comando do motor CHT cai como uma luva nesse sistema, além de contribuir para o baixo peso (até o momento das últimas fotos estava com 89kg.
Aaaah, eu agradeço o apoio de cada um de vocês. Obrigado mesmo.

A. Richard
13/08/2015, 12:35
A proposito...voce ja pensou em como vai fazer o sistema de direção?
Ao garimpar na net ontem achei algo simples, que aparentemente parece funcionar e até deixar a direção leve.
Eu nao tinha visto deste tipo ainda.
O cara colocou um sistema de coroas. Estou postando o video abaixo, achei diferente o sistema. Alguem ja usou isso? funciona??
Achei meio "genioso demais", mas pelo meno nao usa caixa de direção velha que pode dar folga!

Observe o detalhe no video


https://www.youtube.com/watch?v=dv4mG4xZ_ZY

até mais!


Então amigo, esse sistema é só para deixar a direção reduzida somente isso, é so mais "peso extra" pro kart, caixas de direçao do buggy fapinha compensam mais, ou usar de carro com sistema completo reduzido,

Redução na caixa e cremalheira, braços alongado e suporte do pivo do braço no cubo inferior a 8cm

Esse sistema ai e do outro vídeo eu NAO CONFIO hahah se alguem tem e confia ai nao sei, qualquer pedra ali ja trancaria o sistema todo, mesmo com proteção tb poderia atrapalhar, ai ja ERA hehehe mato na curva.


Abraço , e novidades manda ai !

BrunoCosta
14/08/2015, 13:21
Sistema interessante este que o BrunoCosta mostrou.
Aqui tem algo semelhante, porem todo com engrenagens.
Pode ser visto no tempo 1:20 do video.

https://youtu.be/eUEFTV9K-PU

Gosto demais deste kart Crazy frog. Já vi alguns videos dele. Até pedi para o cara do video se ele tinha o projeto, mas ele ja tinha comprado pronto e só fez os ajustes dele. tem um video dele passando por dentro de um rio.
Esse kart eh mais um daqueles pequeno que voce nao sabe como conseguem tirar tanta força com um motor pequeno.

BrunoCosta
14/08/2015, 13:25
Boa noite galera, então, sobre o escapamento eu coloquei ali pq vai ficar entre o disco e a coroa, na mesma altura (postarei fotos quando terminar de tornear as flanges e colocar no lugar). Meu kart cross tá tomando uma proporção de 30% kart e 70% cross (e eu to gostando) kkkkkkkk
Sobre a caixa de direcao, eu gostei da ideia. O kit de corrente de comando do motor CHT cai como uma luva nesse sistema, além de contribuir para o baixo peso (até o momento das últimas fotos estava com 89kg.
Aaaah, eu agradeço o apoio de cada um de vocês. Obrigado mesmo.

Pois é SIGGA. Gostei da tua iniciativa de fazer algo focando o custo. Tem muita gente querendo fazer um kart e esbarra em peças caras.
Tem muito "inspetor bugiganga" criativo por esse mundo. Os camaradas fazem coisas que nem imaginamos mas funciona!!
Nem todo mundo tem grana sobrando...um exemplo sou eu!!
Se eu contar minha historia pra um mendigo ele me dá 10 conto de dó!!!rssr
até!!

BrunoCosta
19/08/2015, 12:04
Novidades do Kart SIGGA?

Busatto10
19/08/2015, 17:33
Tarde galera 4x4, estou nessa de custo também, comecei esta fim de semana a construção de um kart cross visando o baixo custo, o problema é que minha região poucas pessoas trabalham com este tipo de veiculo, então terei de dar uma de "inspetor bugiganga" em muitas partes, assim que possível começarei a postar fotos da construção....

A. Richard
19/08/2015, 18:24
Tarde galera 4x4, estou nessa de custo também, comecei esta fim de semana a construção de um kart cross visando o baixo custo, o problema é que minha região poucas pessoas trabalham com este tipo de veiculo, então terei de dar uma de "inspetor bugiganga" em muitas partes, assim que possível começarei a postar fotos da construção....

Legal legal, muitas peças vc pode usar de carro, ficam mais baratas, até acha em ferro velho peças boas. Mas cuidado nas partes principais do carrinho, a SEGURANÇA. Nessa parte vc nao pode pensar em $$$ . Fica a dica. Boa sorte do projeto.

SIGGA Reparação Automotiv
19/08/2015, 19:59
O Richard tem razão, segurança em primeiro lugar. Na minha região tbm não tem mercado pra isso, na verdade nunca vi um kart cross na minha vida. Mas usar peças de carro pode ser uma saída de baixo custo sim, embora eu evito ao máximo por conta do peso, prefiro desenhar e mandar tornear, como estou fazendo com os cubos/rolamentos traseiros e dianteiros. Sobre as novidades Bruno, montei o esquema da troca de marcha (no volante) e instalei as flanges que finalmente ficaram prontas no eixo. Logo mais postarei as fotos.

SIGGA Reparação Automotiv
19/08/2015, 20:36
Vai algumas imagens ae: o sistema de troca de marcha é por cabo, ficou muito macio e preciso. O volante esta fase de acabamento,ele esta sendo feito em MDF e tem uma chapa de metal por tras,falta arredondar as laterais e escapar em couro, o painel ao centro é pequeno mas tem tudo oq preciso: velocidade, distância total e parcial, aviso de manutenção, velocidade média e maxima etc etc além de esconder o parafuso de fixação. E o meninão aí da foto é meu filhote já pegando gosto pela coisa kkk

SIGGA Reparação Automotiv
19/08/2015, 20:39
Detalhe: eu desenhei o volante numa folha de sulfite e recortei, colei n placa de MDF e pintei varias, para caso eu errar em alguma coisa. Daí em diante foi oq aparece nas imagens.

BrunoCosta
20/08/2015, 11:58
O Richard tem razão, segurança em primeiro lugar. Na minha região tbm não tem mercado pra isso, na verdade nunca vi um kart cross na minha vida. Mas usar peças de carro pode ser uma saída de baixo custo sim, embora eu evito ao máximo por conta do peso, prefiro desenhar e mandar tornear, como estou fazendo com os cubos/rolamentos traseiros e dianteiros. Sobre as novidades Bruno, montei o esquema da troca de marcha (no volante) e instalei as flanges que finalmente ficaram prontas no eixo. Logo mais postarei as fotos.

Legal!!
Quando puder posta detalhes do sistema de troca de marchas. Usasse MDF? na foto parede compensado naval. Se molhar nao terá problema? Talvez se voce fizer ele mais fino e cobrir com fibra de vidro ou alguma resina nao estufe. MDF só de olhar agua incha igual sapo...rsrs

Bom trabalho...ta ficando legal demais!

SIGGA Reparação Automotiv
20/08/2015, 12:30
É MDF mesmo, é ele tá revestido com uma resina hidrofóbica e massa plástica (falta re revestir em couro).

Busatto10
20/08/2015, 18:16
Maneiro o projeto do volante aehh

SIGGA Reparação Automotiv
25/08/2015, 18:12
Boa noite galera 4x4. Segue as imagens do volante finalizado.
Custo MDF: zero (recolhi sobra na marcenaria do bairro)
Custo da base de metal: aproximadamente R$5 com sucata de ferro.
Custo do painel: $24,90
Custo da massa plastica: R$ 9,60
Custo da resina hidrofóbica: zero (consegui com um amigo q trabalha no porto de santos)
Custo do serviço com o couro: R$ 30 (terceirizei)
Custo total do volante: R$ 64,5

sinceramente acredito que o resultado ficou extremamente satisfatório (principalmente o custo-benefício, foco de todo o projeto).
oque os senhores acharam?

JUNIOR FERRAREZE
25/08/2015, 18:55
É isso SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) lhe digo que ficou mt perfeito e bem elaborado, esportivo e vai chamar atenção, acabamento 10, meu volante e cubo ficou em 180,00 comprado em loja aqui ok, então lhe digo que gostei + desse projeto seu do que do meu, devido ao custo e praticidade e bem projetado, PARABÉNS!!! (troca de marcha super esportiva)

Busatto10
26/08/2015, 07:20
Parabéns pela idéia é desenvolvimento, show de bola o volante, ficou bonito e barato.....

SIGGA Reparação Automotiv
03/09/2015, 08:16
bom dia galera, ontem eu fiz as pedaleiras (fixa, mas com regulagem dos pedais), ficou tudo no tamanho ideal e com as molas de retorno funcionando muito bem.
os amortecedores dianteiros me deram trabalho, pois tive que alterar a pré-carga da mola e a densidade do fluido do amortecedor para se adequar a proposta. Mas tbm ficou bom. segue as imagens.

A. Richard
03/09/2015, 17:47
bom dia galera, ontem eu fiz as pedaleiras (fixa, mas com regulagem dos pedais), ficou tudo no tamanho ideal e com as molas de retorno funcionando muito bem.
os amortecedores dianteiros me deram trabalho, pois tive que alterar a pré-carga da mola e a densidade do fluido do amortecedor para se adequar a proposta. Mas tbm ficou bom. segue as imagens.

Show, usamos no Scorpion um modelo parecido deste seu amortecedor ali, no nosso caso tivemos que mandar fazer outra mola espiral sob medida para suportar mais carga, pq fechava o curso por via do peso do kart.

E tb tinha e ainda tem um problema de peso entre o volante e o assento kkkkkkkk.

SIGGA Reparação Automotiv
03/09/2015, 18:34
Kkkkk problema de peso entre o volante e o assento foi boa Richard

A. Richard
05/09/2015, 19:31
Kkkkk problema de peso entre o volante e o assento foi boa Richard

É rsrsrsrsr faz parte da brincadeira né !

SIGGA Reparação Automotiv
12/09/2015, 15:12
Galera, preciso da ajudo dos senhores para definir o conjunto roda/pneu a ser usado no meu projeto. Estou em duvida se faço uso de uma roda de carro com pneu 175/70R13 ou uso o pneu de quadriciclo 22-10 aro 10. o diâmetro dos dois é quase a mesma, portanto pouco vai interferir nesse quesito. O peso de um pneu 13 fica em torno de 6kg (a roda + uns 3kg), preciso saber dos senhores se um conjunto roda pneu 22-10-10 de quadriciclo pesa menos ou mais que um conjunto roda/pneu 175/70R13 (+- 9kg). Se o peso também for aproximado, a escolha cai basicamente sobre o custo x estetica, embora é sabido q a largura do pneu tbm influência na digiribilidade/estabilidade.
Se alguém poder me ajudar com essa infomacao eu agradeço.

jsballarini
14/09/2015, 12:09
E ai SIGGA, tá ficando muito bacana teu projeto...

Tenho uma curiosidade, qual o valor do teu orçamento até agora? eu tenho lutado muito pra baixar meu orçamento, estou conseguindo resultados muito bons, pessoal aqui no fórum tem ajudado bastante.

Gostei deste seu amortecedor e queria saber quanto lhe custou.

SIGGA Reparação Automotiv
14/09/2015, 17:26
olha, até agora (momento da imagem abaixo) gastei em torno de R$ 1450,00. Se eu pudesse fazia até o serviço de mineração e economizaria mais kkkk
brincadeira a parte, mas muita coisa que a galera compra ou manda fazer eu faço, (volante, pedaleira, tanque, semi-eixo etc.) outras coisas eu desenho e meu primo torneia aos finais semana. Como tenho oficina mecânica fica fácil a mão de obra tbm.
aaaah amortecedores dianteiros saiu por R$ 199,00 o casal (no mercado livre), mas tive que refazer ele inteiro, nada nele tava nos conformes. Nem a carga da mola, nem a densidade do fluido)
e vai mais algumas imagens dos detalhes.

A. Richard
16/09/2015, 14:50
Galera, preciso da ajudo dos senhores para definir o conjunto roda/pneu a ser usado no meu projeto. Estou em duvida se faço uso de uma roda de carro com pneu 175/70R13 ou uso o pneu de quadriciclo 22-10 aro 10. o diâmetro dos dois é quase a mesma, portanto pouco vai interferir nesse quesito. O peso de um pneu 13 fica em torno de 6kg (a roda + uns 3kg), preciso saber dos senhores se um conjunto roda pneu 22-10-10 de quadriciclo pesa menos ou mais que um conjunto roda/pneu 175/70R13 (+- 9kg). Se o peso também for aproximado, a escolha cai basicamente sobre o custo x estetica, embora é sabido q a largura do pneu tbm influência na digiribilidade/estabilidade.
Se alguém poder me ajudar com essa infomacao eu agradeço.


Aros 10 e pneus de quadri sao bem mais leves, so que um jogo de aro 10 e mais pneus vai ser bem bem bem mais salgado que pneus de carro.

E sendo esse ai 22x10 r10, sao bem mais largos que um pneu 175 de carro.

O nosso scorpion tem 19x9.50 r8 e são mais largos que os 215/65 r16 do nosso carro.

A. Richard
16/09/2015, 15:05
19x9,50x8 23,5 cm de largura 46,5 de altura
175/70 de carro quase 18cm de largura e quase 56 cm de altura
22/10x10 são quase 25,5 cm de largura e 55,5 cm de altura

De carro sao mais altos mais mais estreitos, e o visual de um de quadri pra um de carro nao tem comparação.

Ai vai de seu bolso.

Na nossa região aki e até mesmo pela internet achamos muito caro pneus r10, e optamos por aros r8, o preço bem mais atraente hehehe.

512073

No projeto do 600 usamos dois jogos, r13 com pneus garrudos e r14 com lisos.
512075512076512077

Com esse jogo de pneus 13" o motor sente um pouco na brincadeira. Esses assim somenta para trilha.
Pra diversão nada melhor q pneus de carro.

SIGGA Reparação Automotiv
16/09/2015, 16:53
então, aqui na grande SP nem existe kart cross, peças então é mosca branca de olho azul que voa pra traz.
eu consegui esses dois aqui na internet (Santa Catarina) por R$80 o par, comprei e vou testar, se ficar legal eu mando recapar.
pneu 13 e 14 tenho de monte, mas de quadriciclo/kart cross niguem tem nem "pra remédio".

JUNIOR FERRAREZE
16/09/2015, 22:16
Blz SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) estamos acompanhando ta ficando "10" Abraço!!!

SIGGA Reparação Automotiv
22/09/2015, 18:16
testando a posição dos pedais e das borboletas de troca de marcha :D

JUNIOR FERRAREZE
22/09/2015, 19:09
Muito bom! exelente, compartilha aí ok

Busatto10
29/09/2015, 13:10
Sigga, se tu conseguir entrar em contato com o Filipe Challange, me passa os valores do orçamento que ele te passar ou ate mesmo o contato dele, pois aqui no fórum ainda não posso mandar MP, assim não consigo contatar o mesmo e tenho interesse em comprar as pecas para mudar a suspensão traseira do meu kart.

Filipe_Challenge
29/09/2015, 15:20
Sigga, se tu conseguir entrar em contato com o Filipe Challange, me passa os valores do orçamento que ele te passar ou ate mesmo o contato dele, pois aqui no fórum ainda não posso mandar MP, assim não consigo contatar o mesmo e tenho interesse em comprar as pecas para mudar a suspensão traseira do meu kart.

Fala, Busatto,tudo certo?

Qualquer coisa estou no e-mail que é bem mais fácil de me encontrar. Meu e-mail filipeldsouza@gmail.com e meu Whats 48 9667 9070, qualquer coisa fico a disposição. Valeu.

jsballarini
29/09/2015, 17:41
Show de bola ver a galera se ajudando...

SIGGA Reparação Automotiv
29/09/2015, 18:42
Então Felipe, as cruzetas q eu tava usando arrebentaram no primeiro teste hehe, agora eu preciso saber o peso de um cardã com cruzeta n°03 pra saber se é muuuuito mais leve que homocinéticas ou nem tanto, pq se for pouca coisa mais leve eu uso homocinéticas mesmo.

jsballarini
30/09/2015, 08:43
e Ai SiGGA, no. 003 é grande não ?

Eu estou usando a 002 é já acho grande...

SIGGA Reparação Automotiv
30/09/2015, 10:05
Qual é o tamanho da número 2?

jsballarini
30/09/2015, 10:21
Mede ~9 cm cada Luva, e é bem robusto, segundo o projeto, aguenta até motor de 1.000cc de moto...
o eixo utilizado é de 1" 3/8 estriado com 6 estrias que encaixam perfeitamente nas luvas, no lugar das homocinéticas, estou usando eixo telescópico triangular, mesmo utilizado no projeto original, foi difícil de encontrar, mas encontrei com o Filipe Challenge.

Todas as peças são de implementos agrícolas, é para força.

Acredito que não terei problemas, pois meu motor está subdimensionado para o projeto, estou colocando um motor de 250cc, projeto pede 500cc a 1000cc (mais além faço um upgrade) hehehe

Por ter colocado um motor mais fraco, reduzi o tamanho dos pneus e é bem provável que eu mude a relação, aumente a coroa para dar mais torque em detrimento da velocidade... vamos ver no que vai dar, ainda estou longe de terminar.

SIGGA Reparação Automotiv
30/09/2015, 11:40
Ta ficando legal o seu projeto hein, legal. Mas acho que vou aderir as homocinéticas mesmo pq aqui na região é muuuito difícil encontrar essas luvas.

jsballarini
30/09/2015, 12:03
Então SiGGA, eu comprei de outro estado, aqui estava muito caro... mesmo com o frete, valeu muito a pena.

SIGGA Reparação Automotiv
30/09/2015, 12:10
Sábado fiquei umas 8 horas no torno fazendo as pontas de eixo das imagens abaixo com todo carinho do mundo, e essas porcarias de cruzetas q tava usando não aguentaram (alguém aqui no site já tinha me alertado, mas agora não lembro quem foi).
Eu prefiro os cardans por serem mais leves q as homocinéticas, mas aqui na minha região não existe, eu teria q comprar pela internet e só gosto de comprar pela net quando já sei q vai dar certo, então vou partir pras homocinéticas mesmo, já tenho um monte aqui na oficina, só vou tornear as pontas/encaixes e encurtar os eixos. logo mais postarei fotos da "obra" kk.

jsballarini
30/09/2015, 15:56
Ta muito legal teu projeto, tá ficando bem bacana mesmo, eu havia lhe alertado que as cruzetas eram frágeis para este fim, as homocinéticas são uma alternativa boa para substituir as cruzetas, se tu tens algumas aí, aproveite...

Com relação ao rolamento, acredito que teras de trocar o mancal que usou, a homocinética é outro principio, mas se for manter o mancal, acredito que 1 seja pouco para sustentar os trancos do carrinho, vai detonar este rolamento, falta apoio para o eixo.

513124

Acredito que tu tenha que ter um segundo apoio para aguentar a pressão do peso do carrinho sob o eixo e o rolamento.

Veja no projeto que estou fazendo:

513126

SIGGA Reparação Automotiv
30/09/2015, 16:54
Na verdade existe outro rolamento por trás, na imagem só apareceu um pq o suporte "esconde" o outro (mandei outras imagens pra vc ver).
aproveito e mando tbm a imagem das homocinéticas montadas, gostei do resultado, mas acho que acrescentou uns 5 kg ao total :/

jsballarini
30/09/2015, 17:01
Entendi... deu pra ver o outro agora...

Filipe_Challenge
30/09/2015, 17:11
Na verdade existe outro rolamento por trás, na imagem só apareceu um pq o suporte "esconde" o outro (mandei outras imagens pra vc ver).
aproveito e mando tbm a imagem das homocinéticas montadas, gostei do resultado, mas acho que acrescentou uns 5 kg ao total :/


Olá tudo certo, acho que esses seu sistema sobre dois rolamento juntos não vai funcionar, por que querendo ou nao voce colocou junto, vai acabar quebrando o rolamento. Acho que teria que deixar a suspensão como segue o projeto com um pequeno grau. Mais afasta um pouco os rolamentos. Boa sorte e o tubo 20x20 que você colocou é galvanizado, que geralmente nao passa de 1.25 de parede, sera que colocando um mais forte não sera melhor?

Qualquer coisa precisando, da um toque.

SIGGA Reparação Automotiv
30/09/2015, 17:29
então felipe, na verdade os dois rolamentos estão alí como uma peça só, pq ele são auto-ajustáveis, então tem q ser dessa forma, e sobre os tubos 20x20 os meus são de 1.25 sim, mas pelos testes que fizemos aqui, vai dar pro gasto.
logo logo vamos verificar na prática kkkk

Filipe_Challenge
01/10/2015, 08:35
então felipe, na verdade os dois rolamentos estão alí como uma peça só, pq ele são auto-ajustáveis, então tem q ser dessa forma, e sobre os tubos 20x20 os meus são de 1.25 sim, mas pelos testes que fizemos aqui, vai dar pro gasto.
logo logo vamos verificar na prática kkkk

Sigga, seguinte eu sou projetista mecânico, alguma coisa entendo. Sei que sai ajustaveis, mais vamos lá:

Esses rolamentos sao pra ficar rodando e nao pra aguentarem peso como alavancas.

Rolamentos juntos fazer a função de um rolamento normal, só que são ajustaveis voce teve que colocar dois.

Os amortecedores estao fazendo muita força.

A roda ta reta e a balança nao poderia ser reta teria que ter uma certa "cambagem".

Bem boa sorte com seu projeto, espero que no final de tudo certo. Mais garanto que o meu ta com muito menos custo que o seu rs... Ate agora R$340,00 rs... Valeu...

yancarlos
06/10/2015, 21:47
amigo sera q seria possivel vc passar o dimensionamento completo do seu chassi ?gostei bastante do modelo que vc criou e pretendo fazer um igual

SIGGA Reparação Automotiv
07/10/2015, 17:08
Passo sim Yancarlos, deixa seu e-mail aí que vou tentar "digitalizar" esse chassis no fds e te passo quando ficar pronto.

JhonyKart
19/10/2015, 21:07
Gente, eu possuo um projeto em mente, mas não consigo criar um post, alguém pode me ajudar?? Desde já obrigado!

Flávio Cadore
19/10/2015, 21:44
Gente, eu possuo um projeto em mente, mas não consigo criar um post, alguém pode me ajudar?? Desde já obrigado!

Jhony, no canto superior direito tem "ferramentas fórum", postar novo tópico".

Freiremodel
19/10/2015, 22:13
O amigo poderia me dar uma ideial sobre o diferencial, ou seja, toda tração ( sobre a montagem ) e quais amortecedores dianteiro e traseiro seria ideal?
Estou com dificuldades em ter um ponto de vista tecnico eficaz, para depois de pronto nao ficar nada a desejarl. Estou já a procura das peças de carro e moto.

SIGGA Reparação Automotiv
20/10/2015, 13:15
falaê Freiremodel, blz?
Cara, no meu projeto eu não faço uso de diferencial, como o Kart Cross é um veículo muuuuito leve, ele vai bem com as duas rodas tracionado junto mesmo no asfalto (recomendo aro 10 ou 8) vc pode simplesmente tornear duas flanges pra coroa e disco de freio e instalar no eixo, que pode ser rigido ou articulado, dependendo do projeto.
Sobre a suspensão, é ela que vai definir a "alma" do seu kart e vai depender basicamente do seu conhecimento na construção e da sua saúde financeira kkk particularmente prefiro suspensao independente (duplo A na traseira), mas já ví alguns amigos aqui do forum montarem com motor lateral por exemplo e ficar show de bola. vai da tua ideia e doque vc quer.
Sobre os amortecedores fica difícil falar, pq ele vai depender do restante do projeto, ja ví alguns kart com os amortecedores que tentei usar no meu e não deu certo, depende de uma série de fatores (curso da suspensao, se vc quer ele mais firme ou mais "mole", distribuição de peso) pra não ficar com a frente mole e a traseira dura, por exemplo ou vice e versa.
no meu caso, eu uso os da CB300 na traseira e na dianteira tive que usar o amortecedor traseiro do corsa com molas de moto, e os primeiros testes dinamicos me surpreenderam.
qlqr dúvida pergunte, se eu puder ajudar, ajudarei com certeza.

JUNIOR FERRAREZE
20/10/2015, 22:08
SIGGA Reparação Automotiv (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99564-sigga-reparacao-automotiv/) está caprichado o kart cross, parabéns pelo projeto.....

SIGGA Reparação Automotiv
20/10/2015, 22:56
Obrigado júnior, estou me esforçando pra fazer valer a pena.

nilto viana
11/11/2015, 01:22
boa noite a todos..... tem muitos projetos bacanas rolando aeheimmm