Ver Versão Completa : Alargador de Para lamas para Bandeirante
fabiano r
29/06/2015, 14:26
Procurei e não encontrei um tópico específico sobre o assunto, então vamos lá.
Estou tendo dificuldades em encontrar um alargador de para-lamas de qualidade, bonito e resistente para instalar na band, já vi que o pessoal usa o para-lamas do MB 709 para fazer a adaptação mas este também não é barato e é difícil encontrar.
A poucos dias o CAPT GOTTLIEB postou uma foto de um modelo interessante comprado no site paulista4x4 mas já me adiantou que o acabamento é bem grosseiro que que deu trabalho ao funileiro para adaptar.
Hoje entrei em contato com o FIBER e fui informado que dentro de 30 dias "pode" estar em produção um modelo igual aos americanos, mas sei de amigos que já estão esperando desde o ano passado o inicio da produção e até agora nada.
Entrei em contato com o pessoal do site sport4x4.com.br eles tem uns modelos bem legais mas nada para bandeirante, falaram que eles precisam de um carro a disposição para poder desenvolver.
Quem já tem ou já fez e puder postar as fotos, fornecedor e custos desde já agradeceria pois tem muita gente querendo instalar e não encontra ou não sabe.
Um grande abraço a todos.
Fabiano
fabiano r
29/06/2015, 16:34
Adaptação do para lama do MB709
505962505963505964
Para o para lama dianteiro a solução seria alargar.
505965
fabiano r
29/06/2015, 16:38
Esse seria o modelo americano que ninguém fabrica ainda...
505966
pedrofarmacia
29/06/2015, 20:13
Bom tópico fabiano, também estou querendo um para colocar na minha band.
Sergio c
29/06/2015, 22:33
Essa de alargar o para lama dianteiro eu acho muito estranho.....Se for para alargar desse jeito, eu deixaria sem nada, ou colocaria aquelas borrachas tipo de correias de mineração.
Rodrigo-ce
29/06/2015, 22:36
minha contribuição.
Fabiano dá uma conferida no tópico da bandtoy, se não me engano o Marcio fala sobre esse modelo de alargador.
Um colega adaptou um bem legal, da bandtoy.
505990
O dele é muito bonito e parecido com os das bands americanas
505991
Mandei um "orçamento" para uma empresa de Fortaleza que fabrica SNORKEL's muito bonitos e para-lamas também.
O e-mail de confirmação de recebimento da mensagem da pagina deles já chegou
Creio que ate amanha me passem os valores.
Os produtos deles são bonitos só não sei a durabilidade deles..
fabiano r
30/06/2015, 09:58
Vamos ver se aparece alguma ideia interessante...
Pedro eu preciso adaptar algo com urgência pois na frente da empresa que trabalho é estrada de terra deu uma garoa tem barro até no teto da band.
Sergio eu muitas vezes faço serviço no interior e saio de uma estrada de terra para o asfalto o barro salta uma altura e depois a band vai batendo nas "pelotas" de barro que vão caindo, e se pegar aquela estrada que tem muita terra parece que estão jogando terra de apá na band rsrsrs então ou alargar (isso o bocó aqui devia ter pensando antes de acabar a reforma né) ou instalar algum alargador é necessário.
Rodrigo perguntei para o amigo AVIZBATISTA como ele fez a adaptação, vamos aguardar a resposta.
Maggion ficamos no aguardo, hoje vou passar em uma mecânica pesada para ver se o fornecedor deles tem o para lamas do 709 e saber quanto fica.
Abraço a todos e valeu pela colaboração.
Fabiano Raffo
Fabiano a empresa é esta aqui.
http://snorkelecia.com.br
Talvez o Rodrigo/CE possa ir pessoalmente ver os produtos ou até ver se eles podem usar a Band dele de molde (caso não tenham desenvolvido alargadores ainda).
O endereço deles é:
Rua Porfirio Sampaio, 1410
Rodolfo Teófilo - Fortaleza/Ce - CEP: 60430-540
Fone: (85) 8796-2763 / 9700-5442 / 3247-1832
CAPT GOTTLIEB
30/06/2015, 10:24
506011 Pessoal, acho que dá para perceber estes alargadores de paralamas. Uso rodas aro 16, 6 furos, offset -25 e pneus 265/75/R16. Estes alargadores são de fibra e comprei no site Paulista4x4. Todavia o acabamento é ruim e deu trabalho para o funileiro instalar. Sem dúvida o resultado final foi bom, mas deu um trabalhão para se chegar lá.
Albertosiano
30/06/2015, 13:44
506011 Pessoal, acho que dá para perceber estes alargadores de paralamas. Uso rodas aro 16, 6 furos, offset -25 e pneus 265/75/R16. Estes alargadores são de fibra e comprei no site Paulista4x4. Todavia o acabamento é ruim e deu trabalho para o funileiro instalar. Sem dúvida o resultado final foi bom, mas deu um trabalhão para se chegar lá.
Lembro de ver algo sobre fender de borracha usando em caminhoes ou onibus. O acabamento era muito bom alem de proteger.
jsuttili
30/06/2015, 18:27
Fabiano.. tenta entrar em contato com o pessoal da NSA FIBRAS... de Turvo/SC.. falei com eles um tempo atrás.. mas não conheço o produto..
marciorank@gmail.com
30/06/2015, 22:32
acompanhando o topico e com grande interese, ja comprei os sapatos 35 a quase um ano e não posso usar, pois aqui em são bento do sul S/C se os pneus passarem 1mm pra fora dos paralamas é apreendido na hora. ja estou quase pensando em fabricar mesmo os alargadores.
Julio Militão
01/07/2015, 23:38
Na minha uso 35" com alargador. Coloquei na traseira os para lamas do MB 710 invertidos, o da esquerda na direita e o da direita na esquerda. Ficou show de bola.
Na minha uso 35" com alargador. Coloquei na traseira os para lamas do MB 710 invertidos, o da esquerda na direita e o da direita na esquerda. Ficou show de bola.
opa essa dica e interessante.
explica qual a razão Julio Militão..
e se tiver fotos põe ai para vermos:concordo:
gabrielqueiroz
02/07/2015, 12:06
é esse??
http://www.universodocaminhao.com.br/produto/mercedes-benz/4301-paralama-da-cabine-do-mb-709710912-ferro
Porque não fazer de tubos?506184
fabiano r
02/07/2015, 13:43
é esse??
http://www.universodocaminhao.com.br/produto/mercedes-benz/4301-paralama-da-cabine-do-mb-709710912-ferro
Esse mesmo acho que vou acabar comprando e adaptando!
Sergio c
03/07/2015, 10:57
De tubos eu também acho interessante por serem mais resistentes, quase iguais aos estribos que protegem a lataria, pois o que eu já vi de pedaços de alargadores em trilhas mais fechadas não é brincadeira hehehehe
gabrielqueiroz
04/07/2015, 08:33
julio,
poderia postar fotos? e explicar como fez a adaptação?
abraços!
clebertgv
04/07/2015, 19:16
Bom tópico,quero alargadores para o godzilla também.
Julio Militão
04/07/2015, 20:43
julio,
poderia postar fotos? e explicar como fez a adaptação?
abraços!
Boa noite a todos.
Vi a dica aqui mesmo no fórum, você adapta colocando o do esquerdo no direito, vc pode dar acabamento perfeito. Meus aros tem off set -44 mm e alargador 10 mm, com pneus 35". Cobrem perfeitamente a banda.
Infelizmente os meus estão desmontados, pois estou a fazer uma reforma geral nela.
Um abraço
fabiano r
05/07/2015, 19:39
Comprei os para lamas do 709 do mercado livre, assim que chegar posto as fotos e conforme for fazendo a adaptação vou postando fotos.
Abs. Fabiano
Ola pessoal, tem estes alargadores no mercado livre... alguem ja comprou? sabe se e de quelidade... ??http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680827932-alargador-p-toyota-bandeirantes-by-dfm-racing-_JM
Ola pessoal, tem estes alargadores no mercado livre... alguem ja comprou? sabe se e de quelidade... ??http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680827932-alargador-p-toyota-bandeirantes-by-dfm-racing-_JM
O que têm de bonitos, têm de caros... R$ 400,00 está salgado! Mas o que me chamou a atenção na foto da Band do anúncio foi o snorkel: nunca tinha visto um com essa entrada vertical na lataria...
Sergio c
22/07/2015, 18:50
Essa band é de um amigo aqui de Flores da Cunha-RS, ele colocou esse alargadores há uns três meses na cidade de Caxias do sul, vizinha, e parecem ser bem fortes, mas nunca dei uma olhada mais de perto. Assim que der, posso dar uma olhada.
Francisco Bicalho
22/07/2015, 19:33
O que têm de bonitos, têm de caros... R$ 400,00 está salgado! Mas o que me chamou a atenção na foto da Band do anúncio foi o snorkel: nunca tinha visto um com essa entrada vertical na lataria...
Salgado mesmo, 100 pratas por unidade. um pouco demais para peças em injeção de plástico... alguém sabe onde são fabricados?
jsuttili
23/07/2015, 08:21
São de fibra... são fabricados em Caxias do Sul/RS...
https://www.facebook.com/pages/By-DFM-Racing/453889547983521
Francisco Bicalho
23/07/2015, 16:57
Juliano, você tem certeza que são de fibra? Acho complexo (e uma má idéia em ternos de produção) fazer em fibra com todas aquelas entradas para parafusos. À propósito, eles não tem site não? Procurei e não achei.
jsuttili
23/07/2015, 17:18
Juliano, você tem certeza que são de fibra? Acho complexo (e uma má idéia em ternos de produção) fazer em fibra com todas aquelas entradas para parafusos. À propósito, eles não tem site não? Procurei e não achei.
Certeza eu não tenho pq não usei ainda.. mas na descrição do produto do mercado livre ta escrito isso..
Produto Fabricado em Fibra de Vidro com design que contribui na qualidade e durabilidade do produto;
> Produto com design Americano Hammer.
> O jogo 4 peças pesa em torno de 6 Kg, com expessura que varia de 4mm a 5mm.
> Fabricado com mão de obra qualificada e as melhores matérias primas, resultando em um produto com muita qualidade e resistência.
Então concluí q é fibra.... eles não tem site.. só facebook.
O Fabiano comprou um jogo desses hoje.. vamos esperar pra ver o que ele fala.
fabiano r
12/08/2015, 09:55
Bom dia pessoal! Depois de comprar os paralamas do 709 e os mesmos não chegarem cancelei a compra e comprei os de fibra do cara de Caxias do Sul. O jogo chegou depois de muita demora, reclamação no ML desculpas sem fundamento do vendedor mas chegou, só que não era aquilo que eu esperava.
Agora não sei se instalo ou não! Não tem encaixe por baixo do para lama é parafusado na lata e ainda não fecha exatamente com a curvatura do para lamas, para ficar bom acho que teria que cortar um pedaço, vou ter que ver nesse final de semana o que eu faço, fico meio com o pé atras de furar a lateral mesmo que os furos não sejam para dentro da carroceria.
Segue duas fotos da parte interna e externa dos alargadores traseiros, assim que puder tiro outra com eles apoiados na band.
509412509413
Francisco Bicalho
12/08/2015, 10:06
Fabiano
É para depoimentos como o seu que esses fórums se prestam. E, quem sabe o cara que fabrica lê seu texto acima, e resolve melhorar o produto...
obrigado;
Chico
fabiano r
12/08/2015, 10:22
Chico o cara que fabrica não respondia nem os e-mails, mas pior que estive em contato com o pessoal da Fiber e não sei se o deles não será parecido, a pessoa certa lá para me passar a informação não estava mas me falaram que era para estar no face deles mas como não tenho face não sei dizer.
Um grande abraço!
Fabiano
Chico o cara que fabrica não respondia nem os e-mails, mas pior que estive em contato com o pessoal da Fiber e não sei se o deles não será parecido, a pessoa certa lá para me passar a informação não estava mas me falaram que era para estar no face deles mas como não tenho face não sei dizer.
Um grande abraço!
Fabiano
Fabiano a FIBER ja colocou as fotos sim.
260 o par com 11cm de largura.
Sergio c
12/08/2015, 10:58
Se for esse o preço, eu colocaria esses da FIBER, pelas fotos parece bem mais bem acabado. Agora, tem que ver o prazo de entrega e o transtorno tb.
jsuttili
12/08/2015, 11:00
Fabiano a FIBER ja colocou as fotos sim.
260 o par com 11cm de largura.
Eles são presos por baixo ou tem q furar a lata pela lateral?
Será q tem os dianteiros tbm ou só os traseiros?
fabiano r
12/08/2015, 11:02
a Fiber só vai fazer os traseiros e são parafusados por dentro do alargador na lata.
esse modelo e com parafusos EMBUTIDOS.(na foto 2 pode-se notar o parafuso de fixação)
segue a explicação da FIBER.
p dianteira só teria a opção de para-lamas MAIS LARGOS pelo menos ate agora.
talvez mais p frente eles desenvolvam algo
Francisco Bicalho
12/08/2015, 14:03
mas como não tenho face não sei dizer.
Hahaha! você é dos meus! ODEIO FACEBOOK!
hercilio.neto
13/08/2015, 00:57
Hahaha! você é dos meus! ODEIO FACEBOOK!
Também não tenho.
fabiano r
13/08/2015, 13:44
mais fotos do bendito...
509518509519509520509521509522509523
fabiano r
13/08/2015, 13:46
terei que cortar um pedaço veja na foto 2 como ficaria se usar sem cortar
Diogo_Vargas
13/08/2015, 15:14
Bah Fabiano... Bem ruim mesmo as medidas desse alargador... Vai dar trabalho hein...
Na foto 4 mostra que ele não fica bem encostada na lataria, é bem torto todos eles?
Bom trabalho.
Abraço.
fabiano r
13/08/2015, 15:35
Bah Fabiano... Bem ruim mesmo as medidas desse alargador... Vai dar trabalho hein...
Na foto 4 mostra que ele não fica bem encostada na lataria, é bem torto todos eles?
Bom trabalho.
Abraço.
Diogo ali estava segurando com mão, se colocar os parafusos ele encosta mas o produto não é nem de longe o que eu esperava, deveria ter um acabamento melhor onde fica encostado na lata, esse final de semana se der coragem vou mexer neles, não queria furar a lata mas pelo que vi os da fiber também tem que furar, ninguém pensou em fazer um para encaixar por baixo do para lamas.
vlw
Eu coloquei na minha bande aqueles alargadores de borracha. Já ajudaram bastante pra não jogar barro pra cima e ainda em caso de batidas em trilha não quebra nada.
Abs
fabiano r
13/08/2015, 16:06
Eu coloquei na minha bande aqueles alargadores de borracha. Já ajudaram bastante pra não jogar barro pra cima e ainda em caso de batidas em trilha não quebra nada.
Abs
Daew Fábio tudo bem amigo!
Problema dos de borracha que em alguns locais a PRF apreende o veículo se o pneu sair p fora da lataria e não aceitam alargadores de borracha eles exigem que tenha proteção rígida.
Abraço!
Dessa eu não sabia Fabiano....
Os pneus sem os alargadores saem um pouco da lata, mas com os alargadores eles estão dentro... kkk
Quantos cm os pneus estão pra fora da lata na sua band?
Abs
fabiano r
13/08/2015, 17:12
Dessa eu não sabia Fabiano....
Os pneus sem os alargadores saem um pouco da lata, mas com os alargadores eles estão dentro... kkk
Quantos cm os pneus estão pra fora da lata na sua band?
Abs
os traseiros em torno de 5cm já os dianteiros não sei só sei q dia de chuva dá p ver a água saltando p cima no asfalto kkk e se tiver barro ferrou suja tudo outro dia tive que ir no interior desci da band olhei a porta só tinha o sinal da maçaneta por baixo do barro grudado. Além de poder ter complicações com a PRF qq barrinho já suja tudo a band.
Deverias ter aproveitado a reforma do toyotão e feito esses alargadores de lata... kkkk :tomate:
Grande abraço!!
fabiano r
13/08/2015, 17:38
Deverias ter aproveitado a reforma do toyotão e feito esses alargadores de lata... kkkk :tomate:
Grande abraço!!
Aqueles dias estava de cabeça quente não pensei nisso e tú nem para me lembrar kkkkkkkkkkkkk:cry:
hercilio.neto
13/08/2015, 23:34
Não curto muito alargadores na Band, mas se os pneus ficam para fora do paralama, a legislação exige.
Esse aí do Fabiano eu achei bem legal. Tem um visual meio rústico com parafusos aparentes que casa muito bem com a Band.
Eu não vejo problema em furar a lata para aparafusar. Apenas achei que a cava do parafuso vai ficar longe da lata, acho que vai ter que calçar com arruelas plásticas para compensar essa diferença talvez.
Aqueles dias estava de cabeça quente não pensei nisso e tú nem para me lembrar kkkkkkkkkkkkk:cry:
Desculpa aí Fabiano, a culpa é minha!!
Eu só não queria esquentar ainda mais a sua cabeça! kkkkk
E quando você vem pra minha região? Quero ver essa azulona de perto!
Grande abraço!
fabiano r
14/08/2015, 10:30
Desculpa aí Fabiano, a culpa é minha!!
Eu só não queria esquentar ainda mais a sua cabeça! kkkkk
E quando você vem pra minha região? Quero ver essa azulona de perto!
Grande abraço!
Fabio tu sabe que vontade não falta... o que falta mesmo é tempo e grana lá em casa é eu a patroa e duas filhas uma com 9 anos outra com 3, tudo fica mais complicado mas deixa mais para o final do ano que dai tem uns dias de folga e férias das crianças dai a gente combina alguma coisa.
Agora quando a reforma foi rateada mesmo não fazer os alargadores e aumentar os para lamas! Eu só queria acabar a reforma consertar o que eu podia e por para andar foquei nisso e não vi mais nada.:parede:
AVIZBATISTA
14/08/2015, 13:09
Minha Bandeirante tem o modelo inspirado no Wrangler antigo, e pretendo fabricar um modelo similar para a dianteira. A exemplo da foto a seguir...
509625
Meu Bandeirante com alargador de fibra de vidro na traseira...
509624
Modelo q vale a pena copiar...
fabiano r
14/08/2015, 13:44
Minha Bandeirante tem o modelo inspirado no Wrangler antigo, e pretendo fabricar um modelo similar para a dianteira. A exemplo da foto a seguir...
509625
Meu Bandeirante com alargador de fibra de vidro na traseira...
509624
Modelo q vale a pena copiar...
Esse aqui para nós é lenda afffffffff ninguém consegui importar umas peças dessas? Hercilio é com vc! kkkk
Diogo_Vargas
14/08/2015, 14:44
Só pra apimentar um pouco, achei os alargadores gringos no Ebay... mas sai os dois rins o preço, hehehehe...
Quem tem coragem de importar?
Olhem aí:
http://www.ebay.com/itm/OFF-ROAD-4x4-Fender-Flares-Wheel-Arches-TOYOTA-LAND-CRUISER-FJ40-BJ40-40-Series-/151489780265?pt=LH_DefaultDomain_15&hash=item23457e9a29&vxp=mtr
Abraços.
AVIZBATISTA
15/08/2015, 23:08
Esse aqui para nós é lenda afffffffff ninguém consegui importar umas peças dessas? Hercilio é com vc! kkkk
509727
Quase chega lá... Quando fabricavam esse alargador aí (da foto), recomendei um igual ao q indiquei na foto anterior, mas, meu amigo preferiu esse aí. Com um pouco mais de esforço dá pra sair uma cópia 100% igual a essa da band azul...
fabiano r
17/08/2015, 10:25
Depois de tanta decepção resolvi instalar mesmo assim os alargadores, os dianteiros precisou de buchas de borracha entre o alargador e o para lama pelo menos mas pontas, não coloquei em todos os parafusos pq não tinha as buchas em casa, nos traseiros um furo de um lado e dois do outro pegaram dentro da band.
509821509822509823509824
estyvybeykr
17/08/2015, 13:27
Fabiano aqui vai minha pitada de abobrinha: Creio que vc criou um excelente local pra acumular barro nos paralamas dianteiros, que ocasionará corrosão com certeza.
Mas ficou bonito não tem como negar.
fabiano r
17/08/2015, 13:36
Fabiano aqui vai minha pitada de abobrinha: Creio que vc criou um excelente local pra acumular barro nos paralamas dianteiros, que ocasionará corrosão com certeza.
Mas ficou bonito não tem como negar.
Boa tarde Estevão!
Que vai parar barro ali vai mas se lavar a água tira se não lavar quero ver barro que consiga ficar agarrado ali com a vibração da band kkkkk.
Já até pensei em isolar a lata e preencher com fibra esse espaço, mas por enquanto vai ficar assim para ver o que acontece.
Abração!
Francisco Bicalho
18/08/2015, 11:31
Depois de tanta decepção resolvi instalar mesmo assim os alargadores, os dianteiros precisou de buchas de borracha entre o alargador e o para lama pelo menos mas pontas, não coloquei em todos os parafusos pq não tinha as buchas em casa, nos traseiros um furo de um lado e dois do outro pegaram dentro da band.
E quanto custa mesmo o produto? Fico pasmo, mas não surpreso, que empresas vendam produtos meia-bomba, mal acabados, mal resolvidos e cobrem um valor muito acima do normal.
A solução que você deu foi excelente.
Lama? Mas lama não é um fator intrínseco na vida de um Bandeirante?
; º )
abraço;
Chico
fabiano r
18/08/2015, 13:39
E quanto custa mesmo o produto? Fico pasmo, mas não surpreso, que empresas vendam produtos meia-bomba, mal acabados, mal resolvidos e cobrem um valor muito acima do normal.
A solução que você deu foi excelente.
Lama? Mas lama não é um fator intrínseco na vida de um Bandeirante?
; º )
abraço;
Chico
Chico o custo fora frete é 399,90 muito caro pela falta de acabamento do produto mas em relação a um par de para lamas do 709 para adaptar na traseira custa no minimo 320,00, se o fabricante fizesse um mínimo a mais no acabamento o produto ficaria ótimo, mas o negócio é vender nem que seja uma unica vez, infelizmente é isso.
O caso da lama no momento a vida está muito corrida não tenho muito tempo, mas pretendo fazer um perfil plástico e arrebitar por baixo da volta do para lamas e assim vai cobrir esse vão e impedir o acumulo de barro mas isso vai ser um dia. Até hoje não consegui deixar no tapeceiro para refazer a forração do assoalho, esse final de semana daria mas apareceu uma pescaria e larguei tudo o que tinha para fazer reagendei alguns compromissos e to indo pq de ferro é só a band e ainda quebra as vezes kkkkk.
Grande abraço!
Fabiano
mas pretendo fazer um perfil plástico e arrebitar por baixo da volta do para lamas e assim vai cobrir esse vão e impedir o acumulo de barro mas isso vai ser um dia.
Fabiano faz com uma tira de Câmara de ar velha. É fácil de fazer, fica maleável então não terá problema de criar um barulho por vibração, e nas torções da band não correrá o risco de quebrar p alargador (o que pode acontecer caso essa tampa que você pretende fazer seja rígida)
hercilio.neto
18/08/2015, 21:17
Uma opção é a espuma expansiva.
Só tem que usar bem longe da Band, porque o negócio é grudento demais.
É bom pintar depois porque fica uma espécie de esponja que pode juntar umidade.
Francisco Bicalho
19/08/2015, 06:53
Uma opção é a espuma expansiva.
Só tem que usar bem longe da Band, porque o negócio é grudento demais.
É bom pintar depois porque fica uma espécie de esponja que pode juntar umidade.
Boa idéia Hercílio. Talvez antes mesmo de instalar, fazer um mockup com as peças presas a um pedaço de compensado de cabeça para baixo, o problema é que depois de aparar o excesso (a espuma expansiva é quase um alien que cresce descontroladamente) ela fica muito porosa e acumularia lama de uma forma mais estranha ainda...
Ironia que nós estamos pensando num meio de melhorar o produto caro e mal parado dessa empresa. Por 400 pratas esses alargadores tinham que vir prontinhos para o uso.
HEITOR VARELA NETO
03/01/2021, 21:13
Caro Fabiano
Estou querendo adaptar os para lamas da 709 em minha bandeirante longa, 1989. Preciso pelo menos da largura de 12 cm para encobrir os pnesu. Ficou bom o serviço que você realizou? posso comprar? onde voce os comprou? Abraços, grato
fabiano r
13/01/2021, 15:29
Caro Fabiano
Estou querendo adaptar os para lamas da 709 em minha bandeirante longa, 1989. Preciso pelo menos da largura de 12 cm para encobrir os pnesu. Ficou bom o serviço que você realizou? posso comprar? onde voce os comprou? Abraços, grato
Boa tarde Heitor! Desculpe a demora, quase não tenho olhado o fórum! A Fiber 4x4 tem os alargadores em fibra muito bons, também tem o Gusman no Chuy que fabrica porém não tenho mais o contato dele, os meus tinha comprado no mercado livre de um fabricante de Caxias do Sul porém o produto não é muito bom, mais fácil comprar da fiber!