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Ver Versão Completa : Troller 3.0 perdendo força na estrada.



Daniel Yoshida
29/06/2015, 14:25
Boa tarde Pessoal

Meu nome é Daniel, sou de Itapetininga, mais novo e feliz proprietário de um Troller 3.0 2012. Meu primeiro veiculo off road, e primeiro a diesel.

Esse fim de semana, andando na estrada, a uns 120km/h meu troller perdeu força, como uma pane seca, mas, mantendo a rotação em torno de 2000 giros, por alguns segundos e depois voltou ao normal.

Hoje aconteceu a mesma coisa. Sangrei o filtro de combustível, mas não tinha água.

Devo trocar o filtro de combustível como teste. Alguém tem outra sugestão?


Obrigado!

homerohermida
29/06/2015, 14:55
Refaça o teste com o ar ligado na estrada. Se durante o "corte" o ar parar de gelar, ficando somente ventando, pode trocar a bomba d água.

Gerson 666
29/06/2015, 15:32
Não entendi muito bem, vc tava andando a 120km/h, o carro morreu, ou a rotação baixou pra 2000 giros e depois voltou ao normal? Seu filtro de combustível não tinha água, mas tinha diesel dentro ou tava seco?

Daniel Yoshida
29/06/2015, 22:26
Boa Homerohermida. Farei o teste amanhã!
Obrigado.

Daniel Yoshida
29/06/2015, 22:28
Gerson. Não morreu, ele perdeu força. Não passava de 2000 giros. Depois de alguns segundos. Volta ao normal.

Sangrei o filtro. E saiu somente diesel.

Abraços n

homerohermida
29/06/2015, 23:17
Gerson. Não morreu, ele perdeu força. Não passava de 2000 giros. Depois de alguns segundos. Volta ao normal.

Sangrei o filtro. E saiu somente diesel.

Abraços n
Filtro entupido geralmente a luz da injeção acende durante a falha e basta aliviar o pé que o carro normaliza instantaneamente. Na bomba d'água quebrada, leva alguns segundos, ou minutos, para normalizar pois leva mais tempo para esfriar. Além do compressor do ar desligando e luz da injeção desligada.

Daniel Yoshida
30/06/2015, 07:10
Homero.

Os sintomas são esses mesmo.
Não ascende a luz e demora um pouco para voltar ao normal.

Mas meu carro tem somente 45.000km.

A bomba d'Água estraga rápido assim?

Abraços.

homerohermida
30/06/2015, 09:01
Homero.

Os sintomas são esses mesmo.
Não ascende a luz e demora um pouco para voltar ao normal.

Mas meu carro tem somente 45.000km.

A bomba d'Água estraga rápido assim?

Abraços.
É possível que estrague rápido sim. Mas tem que refazer o teste com o ar ligado e ter a sensibilidade de perceber que o compressor desarmou, fazendo sair apenas vento pelas aletas do painel.

Daniel Yoshida
30/06/2015, 09:32
Homero, acho que vc acertou em cheio.

Acabei de sair no meu mecanico, ele da pane nos 112 graus, esfria, volta ao normal.

Segunda feira encosto trocar.

Muito obrigado!

Gerson 666
30/06/2015, 09:40
Daniel, a meu ver, a bomba d'agua antes de abrir o bico, ela costuma vazar pelo selo, se parar de funcionar e vc continuar andando, vai ferver o motor. Não vejo uma associação entre bomba dágua e rotação do motor. Esses sintomas, parecem mais com alguma falha no sistema de injeção, seja por obstrução de filtro, dutos ou até mesmo de alguma sujeira no tanque, visto que geralmente esses sistemas de injeção eletrônica, existe uma bomba que puxa o diesel diretamente no tanque. Troca o filtro de diesel, caso persista, aí terá que recorrer a alguém que mexa em injeção.

Gerson 666
30/06/2015, 09:47
Estranho, bomba d'agua com problema era pra travar e a água ferveria, ou abrir o selo e vazar líquido. Vc consegue verificar se o líquido do arrefecimento tá retornando pro reservatório de expansão?

Daniel Yoshida
30/06/2015, 09:59
Gerson, vou verificar se o liquido está retornando.

Passei o computador nele, e não acusa nenhum erro.

Somente, qndo esquenta, chegando perto dos 112 graus, da a pane ate esfriar.

Sobre os selos, estao todos intactos, nw tem vazamento nenhum...

abraços

Vermeio
30/06/2015, 10:59
Daniel, a meu ver, a bomba d'agua antes de abrir o bico, ela costuma vazar pelo selo, se parar de funcionar e vc continuar andando, vai ferver o motor. Não vejo uma associação entre bomba dágua e rotação do motor. Esses sintomas, parecem mais com alguma falha no sistema de injeção, seja por obstrução de filtro, dutos ou até mesmo de alguma sujeira no tanque, visto que geralmente esses sistemas de injeção eletrônica, existe uma bomba que puxa o diesel diretamente no tanque. Troca o filtro de diesel, caso persista, aí terá que recorrer a alguém que mexa em injeção.

Gerson, acho que estas enganado.
Se a bomba d´agua nao esta funcionando perfeitamente, o motor esquenta.
se o motor esquenta, a injeção identifica e corta giro do motor como proteção ate a temperatura voltar ao normal de funcionamento.

Gerson 666
30/06/2015, 11:13
Sim, entendo, faz sentido.

homerohermida
30/06/2015, 11:49
Estranho, bomba d'agua com problema era pra travar e a água ferveria, ou abrir o selo e vazar líquido. Vc consegue verificar se o líquido do arrefecimento tá retornando pro reservatório de expansão?
Eu sei que é difícil de acreditar mas é assim mesmo. A bomba quebra mas o Troller não ferve. Eu mesmo já andei 650km viajando com ela quebrada. Há "n" casos aqui no fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/146249-bomba-dagua-troller-3-0-a.html?highlight=Bomba+d%27%E1gua+troller

Daniel Yoshida
30/06/2015, 14:06
A bomba d`agua com problema, pode fazer o ar quente do carro nao funcionar?

Abraços

homerohermida
30/06/2015, 15:01
A bomba d`agua com problema, pode fazer o ar quente do carro nao funcionar?

Abraços
Como a água não circula a contento, acredito ser possível sim. Mas confesso que nunca fiz este teste.

pauloalberto
01/07/2015, 14:42
Daniel, aproveita e troca a válvula termostatica também.
Sou meio neurotico com bomba dagua e valvula termostatica!!!!

Daniel Yoshida
01/07/2015, 15:05
Bem lembrado Paulo...

abraços

Bandinho
01/07/2015, 20:04
Homero tá certo bomba dágua, troquei do meu 2010 com 60.000km. O sintoma é esse mesmo, quando força corta potência caindo a rotação pra próximo de 2000rpm, marcador da temperatura não sobe, esfriou um pouco volta ao normal. Quando comprar outra bomba procure com rotor de metal + ou - R$390,00. Aproveite e troque todo o liquido de arrefecimento.
Abs.

homerohermida
01/07/2015, 21:47
Homero tá certo bomba dágua, troquei do meu 2010 com 60.000km. O sintoma é esse mesmo, quando força corta potência caindo a rotação pra próximo de 2000rpm, marcador da temperatura não sobe, esfriou um pouco volta ao normal. Quando comprar outra bomba procure com rotor de metal + ou - R$390,00. Aproveite e troque todo o liquido de arrefecimento.
Abs.
Nunca vi esta bomba metálica. Na MWM só tinha a de plástico.

Daniel Yoshida
02/07/2015, 08:11
Me falaram dessa bomba!
Mandaram eu procurar a da RANGER.

Comprei, mas nw chegou.

Assim que chegar tiro fotos.

[]s

homerohermida
02/07/2015, 09:05
Me falaram dessa bomba!
Mandaram eu procurar a da RANGER.

Comprei, mas nw chegou.

Assim que chegar tiro fotos.

[]s
Comprei pra Ranger, mas era idêntica a que saiu. De plástico. Provavelmente essas de metal são pararelas. Mas como nunca vi, não tenho opinião.

Jorgao
02/07/2015, 13:39
O NGD 3.0 é um motor que trabalha frio, difícil de aquecer. Além disso, o arrefecimento dos trollers é superdimensionado.
Você consegue rodar a 90 km/h em estrada com temperatura ambiente amena, mesmo sem circular água no motor com a bomba d'água quebrada.
Nas Rangers, você roda a um pouco menos, devido a não ter um arrefecimento tão superdimensionado quanto dos trollers.

O único histórico de troller 3.0 aquecendo é com relação a reprogramação (chips) das últimas unidades produzidas, ou seja, de 2010/2011 em diante.
Infelizmente, o radiador dos trollers 2010/2011 em diante tiveram sua capacidade diminuída, ficando com uma capacidade semelhante a das rangers (que não são ruins) e pude confirmar na oficina comparando o radiador do meu 2007 com o de um 2010.

Os anos anteriores, mesmo com reprogramações violentas, não apresentam aquecimento sob nenhuma hipótese, sem importar se tem aditivo ou não. Falo isso pois sou testemunha ocular de um 3.0 2006 com 268CV que nem usa aditivo no radiador e deixa o meu 3.0 2007 original literalmente comendo fumaça, e não aquece nem afundando o pé em subida íngrime.

E com relação a bomba d'água, a com rotor metálico não é mesmo original. É um fabricante paralelo, e aparentemente, tem qualidade o produto. Substitui bem a original.

Daniel Yoshida
02/07/2015, 13:55
506191

506192

Realmente, a original, não é de ferro...

[]s

Bandinho
02/07/2015, 14:02
Quando comprei em Friburgo veio com rotor de metal, tá funcionando blz.
abs.

homerohermida
02/07/2015, 14:21
Quando comprei em Friburgo veio com rotor de metal, tá funcionando blz.
abs.
De que marca?

homerohermida
02/07/2015, 14:22
506191

506192

Realmente, a original, não é de ferro...

[]s
Já desmontou a sua?

Jorgao
02/07/2015, 14:33
Segue a bomba d'água toda em metal:
Marca: PERFECT
Preço: Em média R$ 100,00 mais barato que a original

506239

http://www.master4x4.com.br/pecas-por-veiculo/troller2012-12-14-16-59-58/motor/bomba-d-agua-troller-ngd-3-02013-02-26-20-07-13-detail

http://www.especialista4x4.com.br/catalogo/motor-troller/bomba-de-gua-troller-30-

homerohermida
02/07/2015, 14:37
Segue a bomba d'água toda em metal:
Marca: PERFECT
Preço: Em média R$ 100,00 mais barato que a original

506239

http://www.master4x4.com.br/pecas-por-veiculo/troller2012-12-14-16-59-58/motor/bomba-d-agua-troller-ngd-3-02013-02-26-20-07-13-detail

http://www.especialista4x4.com.br/catalogo/motor-troller/bomba-de-gua-troller-30-
Nunca ouvi falar… será que presta? Feito onde?

Jorgao
02/07/2015, 17:45
Nunca ouvi falar… será que presta? Feito onde?

Não faço a mínima ideia de onde é fabricada. Conheço 1 troller que está usando há 1 ano mais ou menos.

Como os trollers rodam até sem bomba d'água... eu não teria medo de colocar não.

homerohermida
02/07/2015, 18:05
Não faço a mínima ideia de onde é fabricada. Conheço 1 troller que está usando há 1 ano mais ou menos.

Como os trollers rodam até sem bomba d'água... eu não teria medo de colocar não.
Isso você tem razão...😀

Daniel Yoshida
03/07/2015, 00:18
Ainda não.
Encosto segunda feira.
Abraços.

Glaicon
03/07/2015, 06:39
Não faço a mínima ideia de onde é fabricada. Conheço 1 troller que está usando há 1 ano mais ou menos.

Como os trollers rodam até sem bomba d'água... eu não teria medo de colocar não.
É uma fábrica brasileira, em Mogi das Cruzes - SP.
Produzem de tudo na área automobilística.
Baixei catálogo completo para olhar: 51 MB de arquivo e 184 páginas!:shock:
Tem o código e a foto de cada peça.
Ao olhar bomba d´água para Troller, só apareceu para o motor 2.8.
Talvez esteja desatualizado.
Mas, sendo fabricado no Brasil, devem ser peças de qualidade.
Muito melhor que as chinesas, certamente é.
Segue o link para o site da empresa:concordo:
http://www.perfectbrasil.com.br/

Daniel Yoshida
06/07/2015, 20:04
Homero acertou em cheio.

506559
506560

E como sugerido pelo amigo ai de cima estou aproveitando para trocar a válvula termostatica.

Obrigado pela ajuda de todos!!

homerohermida
07/07/2015, 07:21
Homero acertou em cheio.

506559
506560

E como sugerido pelo amigo ai de cima estou aproveitando para trocar a válvula termostatica.

Obrigado pela ajuda de todos!!
Guarde o silicone de vedação para alguma eventualidade.

Daniel Yoshida
07/07/2015, 20:34
Bomba e valvula temostatica trocada.

Segundo o OBD tudo ok! Temperatura media de 85 a 90 graus!

Até o ar quente voltou a funcionar, mas achei que ainda esta estranho, ele esquenta mais na estrada, qndo se está acelerando, em marcha lenta, nao esquenta tanto.

Talvez a valvula do ar quente precise ser trocada tbm.

Muito obrigado a todos

Walter da Camper
07/07/2015, 22:55
Daniel, qual scanner OBD você está utilizando?

Daniel Yoshida
07/07/2015, 23:04
Walter.

Meu mecânico que ligou um a cabo. Não sei a marca.

Nao é aqueles Bluetooth. Tbm estou procurando um compatível mas não estou achando nenhum plug and play.

Somente fazendo o cabo.

Abracos

Fabio_Roberto
08/07/2015, 18:11
Walter.

Meu mecânico que ligou um a cabo. Não sei a marca.

Nao é aqueles Bluetooth. Tbm estou procurando um compatível mas não estou achando nenhum plug and play.

Somente fazendo o cabo.

Abracos

Aqui tem muita coisa sobre esse assunto...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/116992-scanner-elm-327-bluetooth-no-motor-mwm-3-0-ngd-troller.html

Rodrigo Botelho
24/07/2016, 12:16
Meu troller 2010 está com 92.000 Km e apresentou problemas de aquecimento, perda de potência e desativação automática do ar condicionado nessas condições de alta temperatura. Minha dúvida agora é como identificar se o problema é na bomba d água ou na embreagem viscosa da ventoinha?
Obs. 1) Não percebo o barulho do disparo do ventilador.
2) Antes de perceber o problema verifiquei que o nível de água no reservatório estava sempre baixando.

BACANÃO
02/08/2016, 18:01
Meu Troller 3.0 2010 vinha apresentado perda de potencia, não descobria o problema até a turbina começar a assobiar, agora tenho que comprar outra nova ou trocar o reparo da velha. Sei que a nova custa 4.500.00 e para trocar o reparo fica em 1600,00. É aconselhável trocar o reparo? Fica bom e a vida útil é boa? Att

BACANÃO
02/08/2016, 18:09
No texto anterior cometi um equivoco, a turbina nova custa 2500.00 no ML e para trocar o reparo fica em 1600.00. Diz o mecânico que o reparo é original GARRETT, existe reparo original?? Fica bom???

JPX97
01/06/2017, 21:50
Entao existe a possibilidade de o mostrador do painel mostrar uma temperatura baixa mesmo com o motor estando quente? a injecao le a temperatura em um ponto e o painel em outro? Da pra inverter essas leituras ?

homerohermida
01/06/2017, 23:40
Entao existe a possibilidade de o mostrador do painel mostrar uma temperatura baixa mesmo com o motor estando quente? a injecao le a temperatura em um ponto e o painel em outro? Da pra inverter essas leituras ?
Isto sempre acontece e não há como evitar ou trocar um pelo outro. Alguns colocam um sensor extra preso no cabeçote mas nunca tive a oportunidade de ver funcionando.

Walter da Camper
02/06/2017, 12:57
O sensor do painel fica no cano que leva água para a válvula do ar-quente na lateral esquerda ao lado do último cilindro, enquanto o sensor da ECU fica no lugar tradicional próximo à válvula termostática. É por isso que quando liga o ar quente o ponteiro cai rapidamente.

Inverter as leituras não é aconselhável porque fará a ECU trabalhar com leituras incorretas de temp.
A forma mais eficaz de controlar a temp é instalar um termômetro digital com sensor específico fixado na parte metálica do cabeçote. Assim terá uma leitura confiável, mesmo que vazar toda a água do circuito (situação em que o termômetro cai enquanto o motor frita).


Entao existe a possibilidade de o mostrador do painel mostrar uma temperatura baixa mesmo com o motor estando quente? a injecao le a temperatura em um ponto e o painel em outro? Da pra inverter essas leituras ?